News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/01

Started by JotaCC, 28 de January de 2015, 08:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Aílton chega ao Sp. Braga com rótulo de jovem promessa

Uma jovem promessa para reforçar o ataque da equipa B. O Sp. Braga assegurou, ontem, a contratação de Aílton, ex-júnior do Gil Vicente, um dos jogadores em destaque na campanha da equipa gilista esta temporada no campeonato nacional.
Aos 19 anos, o jovem avançado cabo-verdiano é aposta de futuro do clube bracarense e irá rodar, numa primeira fase na equipa B do Sp. Braga, com a perspectiva de saltar, posteriormente, para o plantel principal.
As boas relações entre os dois clubes e os presidentes António Salvador e António Fiúsa - que esta semana acordaram o empréstimo de Yazalde ao Gil Vicente - facilitaram a transferência de Aílton para Braga.
O ponta-de-lança estreou-se, recentemente, pela equipa principal dos gilistas, no jogo da Taça da Liga, frente ao Marítimo, tendo entrado aos 65 minutos, mas o percurso de Aílton está associado, acima de tudo, esta temporada, à caminhada histórica dos gilistas no escalão de juniores. Pela primeira vez na história, o Gil Vicente assegurou presença na fase final de apuramento de campeão no nacional de juniores, feito para o qual o avançado contribuiu com oito golos e oito assistências.
Há um ano e meio em Portugal, Aílton é um jogador na peugada de Zé Luís, compatriota de Cabo Verde, e um dos jogadores que mais poderá ajudar à integração do avançado em Braga.
Aílton passa, assim, a ser uma mais-valia para o técnico Fernando Pereira, na equipa B, e uma arma de fogo para ajudar o grupo a sair dos últimos lugares da tabela classificativa da II Liga. Aílton junta-se a Geraldo, médio de 22 anos, como reforços de Inverno.

Central Santos acelera recuperação

Santos continua a treinar à parte dos restantes colegas, mas o central acelera na recuperação tendo em vista o jogo com o Moreirense. O defesa sofreu um traumatismo lombar e, para já, é a única dúvida de Sérgio Conceição. Apesar de trabalhar na companhia do fisioterapeuta, Francisco Miranda, o brasileiro deverá estar apto. Recuperação assume-se como prioritária, uma vez que André Pinto vai cumprir castigo.
Já Pardo, faz trabalho no relvado, de forma condicionada.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

REGISTO FORA ATRASA CORRIDA PELO QUARTO
CONTRASTE Se em casa construiu uma fortaleza, na condição de visitante o Braga é a equipa que mais perde entre as da frente

Ao bom desempenho caseiro, o Braga não tem dado a melhor sequência nos jogos fora, contraste que mantém a equipa afastada da meta principal estabelecida para esta época, o quarto lugar

Plantel do Braga prepara a receção ao Moreirense, tentando ultrapassar mais uma derrota num jogo fora
Dos oito primeiros classificados da I Liga, o Braga é o que mais perde na condição de visitante. A equipa treinada por Sérgio Conceição já foi batida quatro vezes fora de casa, a última das quais no domingo, no Estádio do Bessa, frente ao Boavista, por 1-0. Antes já tinha somado desilusões em Arouca (1-0), Dragão (2-1) e Barreiros (2-1). Este registo deixa a desejar, em função das ambições da equipa, e tem abrandado a corrida pelos quatro primeiros lugares, que estão agora à distância de quatro pontos.
Se, em casa, o Braga tem sido uma das equipas mais produtivas e elogiadas – até ao jogo como V. Guimarães, na 12ª jornada, era a única cem por cento vitoriosa nesta condição –, fora a história é bem diferente. Em dez partidas, os arsenalistas venceram três: Penafiel (1-6), Belenenses (0-1) e V. Setúbal (1-3). Este é mesmo o pior pecúlio entre as equipas que atualmente estão em zona europeia. De resto, o Braga demorou bastante tempo até ganhar fora pela primeira vez; a estreia foi na 11.ª jornada, em Penafiel (1-6). Os minhotos somam ainda três empates fora, com Moreirense (0-0), Nacional (1-1) e Académica (1-1). Contas feitas, 19 dos 31 pontos foram conquistados no Estádio Municipal de Braga, isto apesar de terem jogado como anfitriões menos duas vezes do que na condição de visitantes (8-10).
Após ter batido em casa o Paços de Ferreira, na 14.ª jornada (3-0), o Braga subiu ao terceiro lugar, mas logo a seguir perdeu na Madeira, com o Marítimo, e caiu para o quinto posto, onde se mantém – um exemplo sintomático de como o desempenho extramuros tem impedido a equipa de se fixar entre os quatro da frente. Mesmo no Bessa, onde era amplamente favorito, o Braga não aproveitou o empate do V. Guimarães com o Gil Vicente e até se atrasou ainda mais em relação ao quarto lugar. A equipa tenta agora uma reação imediata ante o Moreirense, valendo-se do fator casa: soma seis vitórias, um empate e uma derrota na Pedreira.

DERROTAS 4
O Braga perdeu nos redutos de Arouca, FC Porto, Marítimo e Boavista. Em casa, foi batido apenas pelo Sporting, após seis vitórias e um empate



3 QUESTÕES A JOSÉ NUNO AZEVEDO
"Atitude competitiva não é a mesma"

1 Como justifica o desempenho do Braga como visitante, condição em que é a equipa com mais derrotas entre os oito primeiros classificados?
—Não há uma explicação lógica, mas houve jogos, principalmente no início, em que o facto de a equipa entrar a perder condicionou. Nesta fase, isso não tem acontecido; o que tem acontecido é uma ineficácia ofensiva que tem penalizado muito a equipa. Não tem conseguido materializar as jogadas ofensivas que cria, algo que foi uma evidência, por exemplo, no último jogo, com o Boavista. Mesmo não fazendo jogos com a mesma qualidade que apresenta em casa, o Braga poderia nesta altura ter outra pontuação fora.

2 A abordagem tática nos jogos fora também pode ser uma das razões que expliquem este registo muito inferior ao que tem sido obtido em casa?
—Não me parece que, do ponto de vista tático e estratégico, o Braga se apresente de forma diferenciada fora e em casa. O que me parece é que, por este ou aquele motivo, o sucesso não tem sido o mesmo que tem sido obtido em casa. É difícil de explicar. Parece-me que falta talvez a mesma atitude competitiva. Não é que os jogadores não façam por isso, mas sentem-se mais confiantes e são mais atrevidos a jogar em casa; arriscam eventualmente mais.Mas sobretudo, repito, tem faltado eficácia fora de casa.


3 De que forma Sérgio Conceição e a equipa poderão dar a volta a esta situação na segunda metade do campeonato?
—É preciso que a equipa perceba que os pontos fora ou em casa valem o mesmo. Se a equipa tem qualidade e desempenhos para fazer todos estes pontos em casa, também tem de o apresentar fora. O comportamento tático não é diferenciado, mas a verdade é que o rendimento não é o mesmo. Apesar de algumas vezes se ouvir dizer que as equipas se sentem pressionadas pela massa associativa nos jogos em casa, é muito mais confortável, na minha opinião, jogar em casa. Há quem sinta o contrário, mas eu sentia-me mais confortável a jogar no nosso estádio.
José Nuno Azevedo Comentador, treinador e jogador com mais jogos pelo Braga na I Divisão



PARTIZAN MILJKOVIC PODE VOLTAR A CASA

Sem espaço no plantel de Sérgio Conceição, Miljkovic só ainda jogou duas vezes, esta época, pela equipa B dos arsenalistas, a última das quais em novembro passado, e pode estar de saída. Existe, nesta altura, a forte possibilidade de o lateral-direito sérvio, de 24 anos, ser emprestado ao Partizan, o clube que representava antes de assinar, em 2013, por quatro épocas pelo Braga.



SAÍDA RAMBÉ COBIÇADO NA I LIGA

Além de Miljkovic, Rambé também pode abandonar a equipa B do Braga para ganhar rodagem noutras paragens. O avançado caboverdiano, de 25 anos, contratado esta época ao Belenenses, é muito pretendido por clubes da I Liga, que o podem receber por empréstimo. Rambé contabiliza 18 jogos na II Liga esta temporada e tem quatro golos marcados.



TREINO PARDO EM TRATAMENTO

Três meses depois, Sérgio Conceição voltou a abrir as portas do treino do Braga à comunicação social. Numa sessão seguida atentamente pelo presidente António Salvador, Santos e Pardo (na foto) trabalharam à parte. O colombiano fez tratamento à lesão no joelho esquerdo, tendo ainda mais três semanas de recuperação pela frente; já Boly não foi visto no relvado.



MERCADO À ESPERA DE UM AVANÇADO

Com o mercado a aproximarse a passos largos do encerramento, o Braga continua sem contratar o ponta de lança desejado por Sérgio Conceição para concorrer com Éder e Zé Luís. Essa é a grande expectativa dos adeptos nos próximos dias, sendo este o janeiro mais tranquilo das últimas épocas no clube: até agora, houve apenas uma saída (Custódio) e uma entrada (Pedro Monteiro).



Salvador segura promessa Aílton
Arsenalistas contrataram o jovem avançado cabo-verdiano do Gil Vicente

O Braga não perdeu tempo e agarrou já uma das principais figuras da equipa de juniores do Gil Vicente. A boa relação entre Salvador e Fiusa facilitou a transferência
Autor de oito golos e oito assistências no Nacional de Juniores, competição em que o Gil Vicente tem brilhado – vai disputar pela primeira vez a fase de Apuramento de Campeão, ao contrário do Braga, campeão em título –, Aílton deu o salto para o clube arsenalista, onde vai integrar a equipa B. O jovem cabo-verdiano, de 19 anos, chegou há precisamente um ano ao Gil Vicente e esta época despertou o interesse de vários clubes. A boa relação entre os presidentes, António Salvador e António Fiusa, facilitaram o negócio. Recorde-se que o Braga emprestara Luís Silva e Yazalde ao Gil Vicente.
Nandinho, treinador dos juniores dos gilistas, analisa o jogador: "Acho que pode vir a ser um caso sério. É esguio, tem uma excelente capacidade técnica, joga com os dois pés e joga bem de costas. Apesar de ser franzino, sabe usar o corpo para proteger a bola e, acima de tudo, tem um critério, em termos de definição, de muita classe. É um ponta de lança móvel mas também o utilizei a extremo e a dez. Até pela forma de estar, acredito que vai dar jogador".



Santos dá sinais positivos

A recuperar da contusão lombar que sofreu com o FC Porto, na semana passada, Santos começou a fazer corrida, tendo trabalhado com o fisioterapeuta Francisco Miranda. O defesa-central falhou a visita ao Boavista e permanece em dúvida para a receção ao Moreirense, mas dá sinais positivos a Sérgio Conceição, que está privado do totalista André Pinto, a cumprir castigo. Caso Santos não possa jogar, Pedro Monteiro irá estrear-se com a camisola do Braga.

O JOGO

JotaCC

Sub-19 do Gil para a "pedreira" na troca por Yazalde

AÍLTON SILVA, atacante de 19 anos, destacado no Nacional de Juniores A, pelo Gil Vicente, reforça o Braga. O ponta de lança cabo-verdiano chega à "pedreira" incluído no acordo de empréstimo de Yazalde ao clube de Barcelos.
Recentemente lançado por José Mota na equipa principal do Gil, no jogo da Taça da Liga, com o Marítimo, havia muito que Aílton era cobiçado e ainda mais desde que, em janeiro, na Zona Norte do campeonato sub-19, deixou marca em Braga, com a vitória (2-0) que começou a desenhar o histórico apuramento dos gilistas para a fase final do Nacional de Juniores A.
Nesse desafio, Aílton impressinou os "olheiros" do Braga, que rapidamente trataram de encaminhar o relatório para a SAD. "É um jogador de potencial enorme. É um ponta de lança, goleador, ambidestro, que cai nas alas e que também joga muito bem a 10, porque define com muita classe. Não tenho a menor dúvida de que o Braga leva um jogador de enorme futuro", diz Nandinho, treinador dos juniores do Gil.

JN

JotaCC


brigada da relote

Conceição aguarda por um goleador
FALHAS NA FINALIZAÇÃO SÃO SINAL DE ALARME


Faltam cada vez menos dias para fechar a reabertura de mercado de janeiro e Sérgio Conceição ainda continua à espera que a SAD lhe contrate um goleador. O pedido do treinador é antigo e António Salvador tem feito um esforço para lhe dar uma alternativa de peso a Éder e Zé Luís. Até este momento, sem o mínimo de sucesso.

A necessidade de o Sp. Braga assegurar mais um homem de área ficou bem evidente nas duas últimas partidas. Diante do FCPorto, para a Taça da Liga, e com o Boavista, para o campeonato, os minhotos criaram oportunidades de golo suficientes para vencer, mas não tiveram um jogador com capacidade para finalizar. Alan marcou de penálti frente a uns azuis e brancos reduzidos a nove unidades e o empate deitou por terra quase todas as possibilidades dos minhotos seguirem em frente numa prova que até já venceram;poucos dias depois era quase obrigatório vencer para não deixar fugir o V.Guimarães e o 4.º lugar, mas, mais uma vez, nenhum dos sete remates levaram a pontaria desejada. E a pantera festejou mais um triunfo.

Baixas

Caso a SAD não consiga aproveitar esta janela de transferências, Sérgio Conceição terá mesmo de atacar o topo da classificação e a final da Taça de Portugal com apenas dois pontas-de-lança. Éder já marcou 7 golos e Zé Luís 4, mas claro que há outros que também sabem fazer o gosto ao pé. Pardo é um deles, só que uma lesão afastou-o das opções do treinador. E ainda havia Sami, que está suspenso e de saída.

RECORD

JotaCC