News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 05/12

Started by Bruno3429, 05 de December de 2014, 08:35

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Inventivo para o dérbi na EB 1 do Bairro da Misericórdia
Joana Russo Belo

Vestidos a rigor, mais de 80 crianças da EB 1 do Bairro da Misericórdia receberam os craques Rafa e Marcelo Goiano. Entre cânticos, bandeiras e cachecóis, não faltou apoio e incentivo aos guerreiros, numa mensagem em jeito de tónico para o dérbi minhoto de domingo, com o Vitória de Guimarães.
"Estas crianças são todas adeptas do Sp. Braga, mesmo doentes pelo clube, sempre que há jogos no dia seguinte não se fala em outra coisa. Tinha feito a promessa de trazer cá os jogadores" , explicou Júlia Barroso.

A coordenadora da escola lembra que os jogadores "são exemplos" para os mais novos, numa "loucura" e "paixão" fruto de serem todos "bracarenses de gema". "Para eles, o Sp. Braga é melhor do que Benfica ou FC Porto. Esta zona é muito pobre e o futebol é a grande atracção, as vivências deles são a escola e o futebol, daí toda esta euforia. Quis dar-lhes esta alegria e foi um momento muito esperado".


Sp. Braga: "Fazer tudo para ganhar"
Joana Russo Belo

Voltar a marcar e fazer tudo para vencer. Rafa está confiante para o dérbi de domingo, com o V. Guimarães, a contar para a 12.ª jornada da I Liga e deixou claro que o jogo da Taça de Portugal serve de referência, tal como o golo apontado na cidade berço.

"Repetir o golo? Claro que sim, vai ser bom se puder voltar a fazer isso com o Vitória. O jogo serve de referência para o que fizemos de bom, o que acabámos por fazer mal vamos melhorar, para não cometermos qualquer erro", sublinhou o interna- cional à margem da visita à EB 1 do Bairro da Misericórdia, rejeitando a ideia de ser um encontro diferente.

"O jogo conta tanto como o da Taça, estamos na luta para nos juntarmos aos lugares cimeiros, que é o nosso objectivo. O Vitória é o nosso próximo adversário e vamos fazer tudo para vencer o jogo", frisou Rafa.

O extremo recusa o rótulo de homem do momento na equipa - "o colectivo é que faz uma equipa, não um só jogador" - e confessa que está a atingir a melhor forma depois de um "início de época sempre complicado para qualquer jogador".

Quanto ao adversário, Rafa espera um Vitória "igual", com o intuito "de ganhar": "todas as equipas jogam para ganhar, mas vai apanhar um Sp. Braga pela frente, temos uma equipa muito boa e vai ser um bom jogo. Jogar em casa faz sempre a equipa ter mais posse de bola, mas vamos adoptar o mesmo sistema e fazer de tudo para ganhar o jogo".

Apesar de temerem "a equipa do Vitória", Rafa foi claro: "são 11 contra 11 e todos fazem a diferença à sua maneira. Temos é de nos focar em nós. Estamos motivados e somos fortes em casa, como se tem visto".
O internacional revelou ainda que tem o sonho de "subir na carreira", contudo garantiu estar focado no Sp. Braga, clube com o qual renovou, em Agosto, até 2019. "Foi o reconhecimento do meu trabalho do ano passado."

Correio do Minho

Bruno3429

Tiago Gomes mantém lugar
Redação 

Tiago Gomes tem presença certa no onze que vai subir ao relvado para defrontar o Vitória de Guimarães. De acordo com A BOLA, o internacional português é o lateral-esquerdo escolhido para marcar uma das maiores ameaças do jogo vimaranense: Hernâni.

A Bola

Bruno3429

#2
Lisboa, Madeira, Minho: três dérbis numa jornada, por dentro

Num fim-de-semana com três duelos regionais, o Maisfutebol falou com um dos poucos jogadores que se pode gabar de ter jogado todos esses jogos
Francisco Sousa

Aos 35 anos, Luís Filipe será um dos poucos jogadores que se poderá gabar de ter jogado dérbis de vários tipos e rivalidades. Desde o Minho a Lisboa, passando pela ilha da Madeira ou região Centro, o lateral-direito, tem uma carreira vasta e com uma imponente representação ao nível de clubes. Académica, Atlético de Madrid, Sp. Braga, Sporting, U. Leiria, Marítimo, Benfica, V. Guimarães e Olhanense. A lista é longa, as emoções de grandes e apaixonantes jogos também.

Dentro desses jogos, destacam-se naturalmente vários dérbis, entre os quais aqueles que coincidem na jornada da Liga deste fim-de-semana: Benfica-Belenenses, Sp. Braga-V. Guimarães e Nacional-Marítimo. Luís Filipe participou em todos estes desafios e o facto enche-o, inevitavelmente, de orgulho:

«Ter jogado assim tantos dérbis é muito bom, para mim. São sempre jogos que se vivem com uma intensidade enorme e disputados numa atmosfera especial», refere o defesa. Na sua memória, estão muitos jogos, embora, garanta, «acima de tudo fiquem as vitórias»: «Em tantos dérbis jogados, ganhei vários e perdi alguns também. Curiosamente, a título individual não houve nenhum no qual me tenha destacado, mas ao nível coletivo tive vários jogos marcantes».

Luís Filipe lembra aquele que, no entanto, viveu com maior vibração, sobretudo por se tratar de um jogo de enorme rivalidade regional, com alguns episódios de violência à mistura, inclusivamente:

«O dérbi entre Sp. Braga e V. Guimarães, o qual vivi dos dois lados, é, sem dúvida, o mais especial e aquele no qual existe mais rivalidade dos três», refere. «Por tudo. Os adeptos vivem aquilo com grande intensidade, sobretudo do lado de Guimarães. Lá há puro fanatismo», acrescenta Luís Filipe, lamentando porém alguns episódios mais negativos: «Já vivi episódios de violência nesses dérbis mas, apesar de tudo, prefiro recordar o espetáculo dentro do espetáculo, com partidas sempre bem disputadas e intensas».

Luís Filipe teve também a oportunidade de jogar os dérbis entre Benfica e Belenenses e o duelo madeirense entre Marítimo e Nacional. O lateral natural de Cantanhede explica que não há grandes diferenças de região para região ou, neste caso, do continente para a ilha.

«O dérbi da Madeira é um dérbi como outro qualquer. É verdade que são clubes rivais desde há muito tempo e que existe uma atmosfera especial à volta do jogo, mas não há grandes diferenças para todos os outros dérbis que joguei. Para mim, todos estes encontros foram vividos muito intensamente», menciona o lateral.

Benfica-Belenenses perdeu a grandeza de antigamente


Os três dérbis do fim de semana já tiveram preponderâncias diferentes ao nível do futebol nacional. Tempos houve em que os clubes madeirenses tinham pouca ou nenhuma representatividade nacional e o dérbi minhoto era um jogo especial, mas sobretudo de dimensão regional. O Benfica-Belenenses, esse sim, era um jogo grande, como também refere Luís Filipe: «Em termos históricos, é um jogo especial. São dois rivais que já foram mais próximos e cujo dérbi até teve outra importância».

E quanto a prognósticos? Luís Filipe procurou fazer uma análise sensata, constatando que o dérbi entre os «encarnados» e os «azuis» do Restelo não terá o equilíbrio e a vibração doutros tempos: «O Benfica-Belenenses será, em teoria, o jogo onde o favoritismo de uma equipa é maior. Hoje em dia, pela diferença que existe entre as duas equipas, aposto no Benfica para vencer o jogo».

Sobre os dérbis do Minho e da Madeira, apostar numa equipa vitoriosa é, para Luís Filipe, uma tarefa bem mais complicada, até porque o equilíbrio entre as equipas é, em teoria, maior do que no dérbi lisboeta.

«É complicado avançar com um prognóstico a propósito do Sp. Braga-V. Guimarães ou do Nacional-Marítimo. São partidas de bastante igualdade. O Vitória está numa boa fase mas ainda recentemente, o Sp. Braga ganhou em Guimarães e provou que está a crescer», refere, acrescentando a propósito do dérbi da Madeira: «O Nacional em casa é sempre forte, mas o Marítimo vem de uma vitória motivadora. Será um jogo emocionante e de resultado incerto.»

Maisfutebol

JotaCC


JotaCC


JotaCC

RAFA VÊ RENOVAÇÃO COMO RECOMPENSA
A crescer de forma, o médio revela que pretende voltar a marcar no dérbi e que sonha subir na carreira. No entanto, diz-se feliz pela extensão da ligação ao clube

O dérbi com o V. Guimarães promete ser seguido por olheiros de clubes importantes e o internacional português, que tem uma cláusula de 25 milhões de euros, espera captar a atenção dos presentes

Rafa espera voltar a marcar ao Vitória de Guimarães, depois de ter contribuído para o triunfo na Taça de Portugal
Com 21 anos e uma presença num Mundial no currículo, Rafa ainda tem muitos sonhos por cumprir. E mesmo não sendo fácil enumerá-los, o médio do Braga admite que ambiciona "subir na carreira". Em Portugal ou no estrangeiro tanto faz. "Não posso estar a dizer que quero ficar ou ir para fora.O que vier será bem-vindo", admitiu o internacional luso, embora se confesse "focado no Braga".Aliás, o prolongamento do contrato com o clube até 2019 deixou-o "muito satisfeito". "Foi o reconhecimento do trabalho que realizei na última época. Este convite foi muito importante para mim", assegurou.
Depois de um início de época complicado, Rafa tem vindo a crescer e nos últimos dois jogos acabou por fazer o gosto ao pé. Contudo, recusa assumir-se como o homem do momento no Braga. "Um jogador não faz a equipa. Agora, trabalho sempre para ajudar da melhor maneira possível", afiançou o vila-franquense, desejoso de repetir, domingo, a façanha do primeiro jogo da temporada frente ao vizinho da Cidade-Berço. "Espero voltar a marcar, porque é sempre bom marcar ao V. Guimarães", indicou.
Há duas semanas, no D. Afonso Henriques, a partida foi a eliminar, pelo que as duas equipas estavam obrigadas a vencer. No de domingo, sendo para a I Liga, não há essa obrigatoriedade. No entanto, Rafa garante a mesma atitude. "Este jogo vale o mesmo que o anterior. Estamos a jogar para nos juntarmos às equipas que seguem nos primeiros lugares, que é o nosso objetivo, e, por isso, tudo faremos para ganhar o jogo", prometeu.



EB1 Bairro da Misericórdia parou

Há muito ambicionada, a visita de Marcelo Goiano e Rafa fez parar a EB1 do Bairro da Misericórdia. Além das habituais oferendas ao estabelecimento de ensino, os dois atletas distribuíram autógrafos a mais 80 crianças.



LIMITADOSUSPENSE À VOLTA DE MICAEL

A disponibilidade de Rúben Micael para a receção ao V. Guimarães está envolvida num manto de dúvidas. O que no início da semana era dado como garantido não parece ser assim tão certo a três dias do jogo. As informações sobre o estado clínico do jogador são poucas e as que saem da Pedreira dão conta de ainda não foi ontem que o médio fez a totalidade dos exercícios com os colegas.



ADEPTOS EUFORIA MAIOR QUE EM 13/14

A vitória em Guimarães e a goleada em Penafiel deixaram os adeptos do Braga eufóricos, daí que a procura de ingressos para o dérbi de domingo, com os vimaranenses, seja intensa. Os responsáveis arsenalistas preferem não fazer previsões, mas esperam uma casa bem mais preenchida do que na última época, em que o jogo foi visto por apenas 12 577 espectadores.

O JOGO

JotaCC

Rafa e o dérbi: "Vitória? Espero uma boa vitória..."
Atacante marcou na Taça e quer repetir a dose no campeonato, depois de amanhã

FAZ DUAS SEMANAS, Rafa abriu caminho ao triunfo do Braga em Guimarães ( 2- 1), para a Taça. Os rivais reencontramdepois de amanhã, para a Liga, na "pedreira", e o médio braguista está com ideias. "Seria bom voltar a marcar ao Vitória", afirma.

Marcelo Goiano e Rafa fizeram a alegria da pequenada na Escola Básica 1 do Bairro da Misericórdia, em Braga
"É claro que gostava muito de voltar a marcar, mas eu trabalho é para ajudar o Braga. O importante é o coletivo, independentemente de quem marque. Estamos motivados e vamos dar tudo para ganhar o jogo", afirma Rafa, que não distingue o próximo dérbi do de há duas semanas
"É para ganhar. Agora, é para o campeonato, mas é para ganhar na mesma, porque queremos muito chegar aos lugares da frente. Se o jogo da Taça serve de referência será só para corrigirmos as coisas que estiverem menos bem. O que espero do Vitória? Espero uma boa vitória... Acredito que o Vitória tenha a mesma intenção, só que, deste lado, estará uma equipa, a nossa, muito determinada", disse o internacional português, à margem de uma visita à EB1 da Misericórdia, na qual foi acompanhado por Marcelo Goiano, para gáudio das oito dezenas de alunos da escola.
Com contrato até 2019, Rafa diz-se "focado no Braga" e alheio a tudo o que se diz sobre a cobiça de outros clubes. "Não ligo nada a essas notícias. Sonhos? Uiiii!...", exclama Rafa, disparando um remate infalível": "O futuro mostrará o que aí vem".


MARSELHA ESPIA NA "PEDREIRA"

O Olympique envia um "olheiro" ao dérbi do Minho, depois de amanhã. François Brisson, futebolista internacional francês dos anos 1970, vem observar jogadores de ambas as equipas. Pedro Tiba, médio do Braga, é só um dos craques que estão na mira dos recrutadores do OM.

JN

JotaCC

"Braga-Vitória de Guimarães é jogo grande da jornada"
O presidente da Associação de Futebol de Braga espera um grande espectáculo, sem incidentes. Manuel Machado elogia aproximação entre direcções.

Num fim-de-semana de clássicos como Boavista-Sporting, Benfica-Belenenses e Académica-FC Porto, e "derby" madeirense, entre Nacional e Marítimo, há um outro desafio que Manuel Machado destaca como o jogo grande da jornada: o Sporting de Braga-Vitória de Guimarães.

"É um jogo de impacto nacional, porque são duas equipas de impacto nacional. Os 'derbies' entre eles têm sido jogos ao nível das grandes e melhores equipas, como se verificou na última eliminatória da Taça. Considero que é o jogo mais importante da jornada. Não só por tudo o que referi, mas também atendendo às boas campanhas das duas equipas, é indiscutivelmente o jogo da jornada", observou o presidente da AF Braga, em entrevista à Renascença.

O dirigente minhoto aproveitou para sustentar a ideia nos resultados que Braga e Vitória têm obtido nos últimos anos, com destaque para os dois títulos conquistados em 2012/13. A Taça de Portugal, pela equipa de Guimarães, e a Taça da Liga, pelos arsenalistas.

Manuel Machado deseja que o jogo de domingo seja um bom espectáculo e espera que não haja qualquer incidente, à imagem do que tem acontecido nos últimos desafios entre os grandes do Minho. "O reatar das relações institucionais levou a que houvesse a ponderação de que a rivalidade é sadia, desde que não extravase para situações de conflito", justifica o dirigente, elogiando a postura de Júlio Mendes e António Salvador.

O Sp. Braga-Vitória de Guimarães, a contar para a 12ª jornada do campeonato, realiza-se este domingo, às 20h15.

RR