News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/12

Started by JotaCC, 02 de December de 2014, 07:41

Previous topic - Next topic

JotaCC


JotaCC

Ruben Micael a tempo do dérbi

LESIONADO num joelho, o médio não jogou em Penafiel, onde o Braga ganhou por 6-1, na 11.ª jornada da Liga. Será reavaliado, hoje, no início da semana de treinos para o desafio da próxima ronda do campeonato, a disputar com o rival Vitória de Guimarães, no domingo, no Estádio Municipal de Braga.
Rúben Micael foi desmobilizado em cima da hora do jogo de Penafiel, por ter sentido uma dor num joelho. Por precaução, o " playmaker" madeirense foi poupado e já deverá estar apto para o jogo com o Vitória. O jogador deverá voltar aos treinos de forma condicionada, para se verificar como reage ao esforço.
Para o dérbi com o Vitória é certa a ausência de Zé Luís, baixa de longa data. O atacante cabo-verdiano continua a recuperar de uma lesão muscular e deverá continuar em tratamentos e trabalho de ginásio. Já os laterais esquerdos Tiago Gomes e Djavan estão completamente recuperados.

JN

JotaCC

PARDO PROCURA RECORDE PARA SEDUZIR PEKERMAN
BRAGA Atacante fez três golos em três jogos e precisa de marcar no dérbi para bater marca
pessoal


"Na Colômbia só se fala no Pipe quando marca. (...) Precisa de chegar à seleção para ser reconhecido"
Caça talentos do Deportivo de Cali


Parte da explicação está, segundo o caça talentos que o recomendou ao Deportivo de Cali, Agustin Garizabalo, na atenção que Felipe Pardo recebe no país que o viu nascer. "Só se fala nele quando marca, mas não tanto como merecia. Não tem o protagonismo do Montero, por exemplo", sustentou a O JOGO o olheiro. Da resposta, contudo, resulta outra dúvida: porquê? "O Pipe foi um jogador que nunca se destacou muito na Colômbia. Com o Cuadrado passou-se o mesmo no início; ninguém sabia quem ele era. Só lhe começaram a dar o devido valor quando chamou à seleção. Falta uma chamada ao Pipe para acontecer o mesmo", justificou.
Vontade de representar a principal seleção cafetera é coisa que não falta a Pardo, como o próprio revelou numa entrevista publicada na última edição da revista do clube. No entanto, nem o facto de levar quatro golos apontados esta época – só Éder leva mais (cinco) – o levou a ser pré-convocado para um jogo. "Seria importante que a equipa técnica da Colômbia o começasse a ver. Pelas boas épocas que tem feito em Portugal, já deveria ter sido levado em conta. Pelo menos para um amigável", vincou Agustin Garizabalo, mesmo sabendo que a concorrência é muita. "Existe Pipe mantém a ambição de jogar na seleção cafetera e Agustin Garizabalo, o homem que o descobriu, considera que o extremo já merecia uma oportunidade. Contudo, falta-lhe ser mais reconhecido
"Nestor Pekerman, não sei se sabe, mas Felipe Pardo é colombiano". A chamada de atenção ao selecionador da Colômbia é de um dos seguidores do atacante do Braga no Twitter, deslumbrado com o momento de forma que este atravessa. Pardo marca há três jogos consecutivos – Gil Vicente (I Liga), V. Guimarães (Taça de Portugal) e Penafiel (I Liga), respetivamente – e, se faturar no dérbi de domingo, com os vimaranenses, estabelecerá um novo máximo da carreira. Por isso, sobra uma pergunta: por que motivo tem sido ignorado por Pekerman?
Agustin Garizabalo o Teófilo [Gutierrez], o Bacca, o Jackson, o Falcao, o Cuadrado... Não é fácil. Existem muito bons jogadores para o ataque. Mas ele é jovem e alguns deles poderão deixar a seleção em breve", referiu.
Face à parca exposição de Pardo em território colombiano, Garizabalo considera que só lhe resta uma possibilidade de continuar a ser falado. "Tem de marcar golos. Quanto mais marcar, melhor", indicou, satisfeito por ver que Sérgio Conceição está a tirar o máximo de um jogador que ainda hoje descreve como "um goleador". "Aqui foi muito criticado porque marcava pouco, mas nunca tiveram paciência para que ele evoluísse. Portugal foi o melhor que lhe podia ter acontecido", rematou.



É aos vizinhos que mais fatura

O ambiente dos dérbis do Minho parece despertar a veia goleadora de Felipe Pardo, uma vez que os vizinhos Gil Vicente e Vitória de Guimarães constituem as principais vítimas do atacante do Braga. Os gilistas encaixaram três golos do colombiano – um deles esta temporada –, enquanto os vitorianos dois – o último no recente encontro da Taça de Portugal. Além destes, Pardo também já faturou contra Paços de Ferreira (estreia), Olhanense, Marítimo, Arouca, Beira-Mar, Académica, Rio Ave e Penafiel.



TREINO OPERAÇÃO DÉRBI COMEÇA HOJE

Depois de dois dias de folga, o plantel do Braga começa esta tarde a preparar o dérbi com o Vitória de Guimarães, agendado para domingo, no qual os responsáveis da SAD contam com uma assistência a rondar as 20 mil pessoas. O treino está marcado para as 15 horas e espera-se que dele já faça parte Rúben Micael, que não alinhou em Penafiel, no sábado, devido a uma lesão num joelho.



SAUDADES MOSSORÓ NÃO ESQUECE BRAGA

A experiência na Turquia não fez Mossoró esquecer Braga, ao qual ainda se refere como "uma segunda casa". "Tive cinco anos fantásticos que marcaram a minha vida. Acredito que deixei uma imagem muito boa lá. O clube tem um cantinho muito especial no meu coração", referiu o médio do Istambul BB à Imprensa turca, sem esconder que "deixar o Braga foi uma surpresa".



ONZE ALAN VOLTOU DOIS MESES DEPOIS

Considerado como um dos intocáveis desde que em 2008 chegou a Braga, Alan tem experimentado uma nova condição (suplente) neste arranque de época. O jogo em Penafiel foi apenas o quinto como titular na I Liga e o primeiro num espaço de dois meses na prova. A última vez que o capitão havia gozado de tal estatuto havia sido em setembro, com o Nacional.



PENAFIEL RAFA FOI O MELHOR PARA OS FÃS

A redescoberta do caminho da baliza por parte de Rafa não passou ao lado dos seguidores do Braga no Facebook, que distinguiram o médio-ofensivo como o "Melhor Guerreiro da Partida" pela exibição realizada em Penafiel. O internacional luso, recorde-se, marcou o primeiro golo dos bracarenses e ainda fez a assistência para o terceiro, da autoria de Pardo.

O JOGO

JotaCC


Zav

Levante segue Pardo

O clube da I Liga espanhola anda interessado nas qualidades do colombiano do Braga

O Levante, segundo dá esta terça-feira à estampa o "Superdeporte", está interessado em Pardo. O jornal de Valência faz manchete de uma eventual investida pelo extremo colombiano, que vai na segunda época ao serviço do Braga.

Pardo, de 24 anos, foi estrela no último dérbi minhoto, ao marcar o golo que eliminou o V. Guimarães da Taça de Portugal. Titular da equipa de Sérgio Conceição em sete jogos da I Liga, o avançado marcou três golos.

Proveniente do Independiente de Medellín, Pardo fez um total de 30 jogos como primeira opção em todas as competições na época passada, e apontou nove golos.

OJOGO

JotaCC

Pardo interessa ao Levante

Felipe Pardo, que está a cumprir a segunda temporada no SC Braga, é notícia em Espanha por estar na lista de possíveis contratação do Levante, equipa que o 15.º posto do principal escalão do futebol do país vizinho.

De acordo com o que escreve o Superdeporte, os bracarenses podem receber em breve uma proposta para negociar o avançado colombiano de 24 anos, que tem sido importante na equipa orientada por Sérgio Conceição.

Esta temporada, Felipe Pardo foi utilizado pelo treinador dos arsenalistas em dez partidas para o campeonato e marcou três golos. Além disso, o jogador contratado na época passada ao Independiente Medellín também já atuou em dois jogos para a Taça de Portugal, tendo marcado um golo.

ZEROZERO

JotaCC

Clubes sem dinheiro para ajudar Liga
Liga paga 4500 euros por cada jogo do campeonato.

A maioria dos clubes informou a Liga de que não tem dinheiro para ajudar a pagar a organização dos jogos dos campeonatos profissionais de futebol. Segundo soube o CM, apenas alguns clubes, como o Benfica, FC Porto e Sp. Braga, terão manifestado a intenção de emprestarem parte dos 1,5 milhões de euros que a Liga lhes pediu há pouco mais de 15 dias. Contudo, até ontem, não tinha entrado qualquer verba no organismo liderado por Luís Duque, que, como o CM já revelou, teve de recorrer a um empréstimo bancário para pagar cerca de um milhão de euros a árbitros, assistentes, preparadores físicos e técnicos de arbitragem, que estavam em atraso. O CM soube, ainda, que Duque avisou os clubes de que não tem condições para continuar a pagar, na totalidade, a organização de mais de 900 jogos por temporada (I Liga, II Liga e Taça da Liga). Pergunta CM Costuma ver jogos da Liga Portuguesa de Futebol? SIM NÃO Aos sábados e domingos, cada partida custa 4500 euros, verba que sobe para 5500 nos outros dias. Em 2011/12, a Liga organizava cerca de 450 jogos.

CM

Zav

SC Braga é uma das incógnitas deste campeonato

O SC Braga versão 14/15 é uma das grandes incógnitas deste campeonato. Isto porque ainda não se percebeu bem até que bragapatamar pode subir a equipa orientada por Sérgio Conceição, onde não falta matéria-prima de qualidade. Uma coisa é certa: depois de uma temporada transacta a todos os níveis decepcionantes, parece que os Guerreiros do Minho – que têm o melhor plantel depois dos três ´grandes´ – estão finalmente de volta à luta pelos lugares cimeiros da classificação.
Quando Sérgio Conceição foi apresentado como o novo técnico do SC Braga, após terem falhado as negociações com Nuno Espírito Santo, eram mais as dúvidas que as certezas. Questionava-se a competência do treinador escolhido, a qualidade do plantel e até as opções de António Salvador e a influência de Jorge Mendes no clube. Mantendo a mesma base da época anterior, a ida ao mercado foi criteriosa, até porque o afastamento das competições europeus aconselhava contenção orçamental.  Matheus, Pedro Tiba, Tiago Gomes e Wallace (foi para o Mónaco no fecho do mercado sem fazer um jogo oficial pelos minhotos, num negócio ´estranho´) eram os nomes mais sonantes. Depois estava um médio de 18 anos, chamado Danilo, em quem poucos falavam mas que se ia dizendo nas entrelinhas ser um craque.

Quando a bola começou a rolar, as notícias não foram particularmente boas. A equipa minhota estava claramente a necessitar de construir uma identidade nova e de romper com o passado recente.  O empate em Moreira de Cónegos e na Choupana e a derrota em Arouca, com exibições a roçar o sofrível, lançaram a preocupação nas hostes bracarenses. Os problemas eram bem visíveis: Rafa e Éder estavam em claro sub-rendimento (o avançado chegou a sentar-se no banco de suplentes), André Pinto não é o parceiro ideal de Santos, Custódio não é o mesmo de há três épocas, Alan já sente o peso da idade e Rúben Micael continuava ´desaparecido´ em combate.

Nessa fase, só as vitórias na Pedreira, uma ´casa-fortaleza´ do SC Braga, iam permitindo ao Braga manter uma distância aceitável para o pelotão da frente. Mas aos poucos a realidade foi-se alterando ao ritmo de um novo meio-campo. Conceição relegou Custódio para o banco e lançou Tiba e Danilo para o onze, dois jogadores com qualidade técnica e de passe que fazem um intercâmbio posicional no processo defensivo. Mais à frente, Rúben Micael renasceu e pegou o ´virús´ a Rafa e a Éder, que ganhou uma segunda vida com a lesão de Zé Luís. Até Tiago Gomes parece ter melhorado com a experiência de vestir a selecção nacional.

O ´boost´ de confiança que se seguiu à boa exibição no Dragão, apesar da derrota, e à vitória diante do Benfica terá sido determinante para esta curva ascendente do SC Braga. A equipa parece ter começado a acreditar verdadeiramente nas suas potencialidades.

Ao ver o SC Braga sente-se que estamos perante um conjunto que tem muito por onde evoluir na sua forma de jogo, especialmente na fase de organização ofensiva com bola e na consolidação de rotinas defensivas no meio-campo que evite alguns desequilíbrios que são notórios – Tiba e Danilo estão a ´conhecer-se´. Por vezes, estranhamente, a equipa encolhe-se e joga ´à pequeno´, escondendo o seu real valor e levantando desconfianças nos adeptos e nos próprios jogadores.

Essa confiança, já se sabe, vem com as vitórias e, se continuar nesta senda e a poucos pontos das equipas da frente, o SC Braga pode voltar a ser um intruso a lutar pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões.

GRANDECIRCULO

JotaCC

Árbitros da 12.ª jornada: Manuel Oliveira no Benfica-Belenenses
Jorge Sousa no Bessa, para o Boavista-Sporting


O árbitro portuense Manuel Oliveira foi nomeado para o Benfica-Belenenses, em partida da 12.ª jornada marcada para sábado, às 17h, na Luz.

Manuel Oliveira, de 37 anos, estreia-se esta época em jogos do Benfica e do Belenenses.

Nas nomeações do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol destaque ainda para as escolhas do também portuense Jorge Sousa para a visita do Sporting ao Boavista, esta sexta-feira (20.30h).

No Académica-FC Porto (sábado, 20.15h), em Coimbra, estará o árbitro bracarense Manuel Mota.

O dérbi minhoto Sp. Braga-V. Guimarães (domingo, 20.15h), vai estar Carlos Xistra. Para o Nacional-Marítimo, segunda-feira, foi nomeado João Capela


Nomeações dos árbitros:

Liga, 12.ª jornada:

Boavista-Sporting, Jorge Sousa (Porto)

Rio Ave-Gil Vicente, Bruno Paixão (Setúbal)

Benfica-Belenenses, Manuel Oliveira (Porto)

Estoril-Vitória Setúbal, Jorge Tavares (Aveiro)

Académica-FC Porto, Manuel Mota (Braga)

Arouca-Penafiel, Vasco Santos (Porto)

Moreirense-Paços de Ferreira, Nuno Almeida (Algarve)

Sp. Braga-Vitória Guimarães, Carlos Xistra (Castelo Branco)

Nacional-Marítimo, João Capela (Lisboa)

MAIS FUTEBOL


JotaCC

Pardo na mira do Levante

O extremo Felipe Pardo, do SC Braga, é um dos alvos equacionados pelo Levante para reforçar o ataque da equipa durante o mercado de janeiro, avança o diário 'Superdeporte'.

O jogador de 24 anos, que chegou ao Minho em 2012 proveniente dos colombianos do Independiente Medellín, tem estado em destaque esta época, na qual já leva quatro golos em jogos oficiais.

A BOLA