News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 17/09

Started by JotaCC, 17 de September de 2014, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Tertúlia assinalou centenário do Sp. Braga

Ontem foi celebrado, por um grupo de sócios, adeptos e simpatizantes, o 100.º aniversário do Sporting Clube de Braga. A Tertúlia 'Sporting Clube de Braga 16-09-1914' reuniu-se no Largo do Pópulo, junto à estátua do Marechal Gomes da Costa, o local onde se realizou o primeiro jogo de futebol em Braga.

Ao longo do último ano, este grupo de amantes do Sp. Braga reuniu-se para organizar uma série de iniciativas, que culminaram com o dia de ontem, com o objectivo de alertar a massa associativa do clube e também a sociedade civil para as descobertas realizadas e que, para além de levarem à comemoração do centenário do clube, enriquecem também a história do Sp. Braga e do desporto bracarense e português em geral.

Para Evandro Lopes, o investigador que descobriu as primeiras notícias sobre a fundação do clube, tendo como provas as cópias das edições do jornal Echos do Minho e também das revistas comemorativas de vários aniversários do clube, faz todo o sentido que a data oficial do nascimento do clube seja rectificada nos estatutos do mesmo.

"Esta inciativa pretende, à luz dos documentos que foram descobertos e vieram a público, provando que o Sp. Braga faz hoje [ontem] cem anos, tentar que no futuro seja corrigida a data de fundação do clube. Esta é a nossa maneira singela de marcar a data de hoje [ontem]", considerou Evandro Lopes, acrescentando ainda que devia existir mais abertura por parte do clube porque estes documentos são provas evidentes desta situação: "penso que a instituição devia olhar para estes documentos e fazer o que é certo, ou seja, consagrar esta situação nos estatutos do clube. Se isso acontecer, esta Tertúlia ficaria muito satisfeita pelo facto, também porque a verade quanto à fundação do Sp. Braga ficava reposta nesse momento".

No entanto, o investigador lamenta não ter havido, ao longo deste ano, mais preocupação por parte do clube para tentar acertar as datas, lembrando que as descobertas foram comunicadas a quem de direito e que, por isso, faltou apenas vontade para que a verdade fosse reposta, como outros clubes e instituições já o fizeram. "Tivemos reuniões com o actual presidente da assembleia geral do clube que tem mostrado abertura relativamente à questão, mas também não é determinante porque não tem poder decisório", finalizou.

Assim, 1921 ou 1914? Oficialmente mantém-se a primeira data, mas as provas descobertas e vindas a público podem ainda fazer com que esta situação venha a alterar-se no futuro. E se tal acontecer, as comemorações do centenário já passaram...

CORREIO DO MINHO

JotaCC


JotaCC

Salvador Agra e Sami entram no carrossel
Segunda parte do jogo com o Arouca revelou novas opções para as alas: Agra e Sami. Na visita ao Nacional, Rafa poderá aparecer na posição 10

"Há um caminho encurtado entre Salvador e Conceição. Sami tem a qualidade que todos sabem" "Convém estabilizar com jogadores que deem profundidade"
Toni
Treinador da Olhanense


Lançados em Arouca, Agra e Sami espreitam a titularidade, em detrimento de Alan e Pedro Santos. Sérgio Conceição já estreou quatro opções diferentes nas alas

Sami, reforço emprestado pelo FC Porto, cumpriu 36 minutos no campeonato com a camisola do Braga
Ao mínimo sinal de abaixamento de forma, Sérgio Conceição não hesita em mexer nas alas e no armador de jogo ofensivo, sendo muito prováveis as inclusões de Salvador Agra e Sami no onze do Braga que enfrentará o Nacional. Foi o que se verificou em Moreira de Cónegos, ao substituir Rúben Micael e Pardo; e depois em Arouca, entrando em cena Agra e Sami na segunda parte do jogo, precipitando as saídas de Alan e Pedro Santos, que haviam alcançado a titularidade na jornada anterior, frente ao Estoril, como prémio do bom rendimento contra o Moreirense.
Até ao momento, apenas o flanco esquerdo do ataque tem escapado ao carrossel arsenalista, mas a primeira alteração deverá acontecer já na Madeira, com Rafa a ser desviado para a posição 10, abrindo espaço para a entrada de Sami. Na direita, Agra será o quarto extremo diferente a alinhar de início, depois de Alan (Boavista), Pardo (Moreirense) e Pedro Santos (Estoril e Arouca). O capitão ainda foi recuperado pelo treinador para atuar como médio-ofensivo nas últimas duas jornadas; enquanto Pardo apenas teve a oportunidade de jogar nos últimos 18 minutos com o Estoril, como suplente utilizado, acabando por não entrar na última convocatória. Já o madeirense Rúben Micael, titular nas duas primeiras rondas do campeonato, soma agora dois jogos consecutivos sem sair do banco. Advinha-se um novo desaparecimento de Alan , mas o turbilhão de opções tomadas pelo treinador não jogará, por enquanto, a favor do internacional português, até porque Rafa deu boas indicações no centro do terreno, mesmo quando dividiu com Pedro Tiba tarefas defensivas, enquadrado, então, num superofensivo 4x2x4, com Zé Luís a formar dupla com Éder no eixo do ataque.
Para Toni, treinador do Olhanense e antigo técnico e jogador dos arsenalistas, o potencial regresso de Rafa às origens faz todo o sentido . "Eu conheci o Rafa a jogar no corredor central no Feirense.É nesse setor que gosto mais de vê-lo jogar", assume o técnico, considerando legítimas as apostas em Salvador Agra e Sami. "O Salvador trabalhou durante muito tempo com o Sérgio Conceição e, por isso, já há um caminho encurtado. Conhecem-se bem. Já o Sami tem a qualidade que todos conhecem. São dois bons extremos que qualquer equipa gostaria de ter", assinala. A multiplicidade de jogadores já utilizados no setor ofensivo, especialmente na direita, causa, porém, estranheza. "Isso denuncia que o treinador ainda está à procura dos jogadores que lhe deem melhores soluções, a menos que a intenção seja apostar na rotatividade, de modo a injetar motivação no grupo, pois não faltam soluções de qualidade", diz.
Em equipas estáveis, o contexto costuma ser bem diferente. "Convém estabilizar rapidamente, com jogadores que deem aquilo que a equipa precisa: profundidade e lateralidade ao ataque. É para isso que servem os jogos da pré-época", sustenta Toni.



GOIANO PRESTES A REGRESSAR
Lateral entrou na fase final da recuperação de uma entorse no tornozelo direito. Não será ainda opção contra o Nacional

A entorse no tornozelo direito que afastou Marcelo Goiano das últimas três jornadas está praticamente debelada.O lateral-direito ainda não retomou os treinos na relva, mas deverá fazê-lo em breve, tudo apontando para que retome os trabalhos da equipa já a partir da próxima semana, podendo tornar-se opção para a receção ao Rio Ave, a contar para a sexta jornada. Até lá, Baiano continuará de pedra e cal sobre a direita da defesa, o que significará alinhar de início frente ao Nacional, na próxima jornada.
Entregue aos cuidados do departamento médico desde julho, o médio Mauro também não entrará nas escolhas de Sérgio Conceição para a deslocação à Madeira. O jogador brasileiro, cujo passe foi adquirido ao Grémio Anápolis no fim da época passada, começou a queixar-se de problemas físicos perto do fim do estágio realizado em Óbidos.



VÍTOR BRUNO SUSPENSO

Expulso no jogo com o Estoril, disputado à terceira jornada,o preparador físico Vítor Bruno  terá de cumprir 10 dias de suspensão. O Conselho de Disciplina (CD) da FPF resolveu ainda punir o colaborador de Sérgio Conceição com uma multa de 765 euros por este se ter dirigido de forma incorreta ao árbitro Hugo Miguel. Recorde-se que o presidente António Salvador continua a cumprir a suspensão que lhe foi aplicada pelo CD no seguimento das duras críticas à arbitragem de Olegário Benquerença nas meias finais da Taça da Liga.

O JOGO