News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/09

Started by JotaCC, 16 de September de 2014, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Escola de guarda-redes alimenta sonho de muitas crianças

É um dos clubes referência a nível de formação de guarda-redes. E Tiago Sá é o rosto da qualidade dos guardiões da baliza arsenalista. O jovem da equipa B apadrinhou o arranque dos trabalhos da Escola de guarda-redes, no Campo da Ponte, e elogiou o actual titular da equipa principal.

Tiago Sá trabalhou com o russo tanto na equipa B como nos treinos do plantel principal e conhece "bem" as "qualidades" do guardião que tem merecido a confiança de Sérgio Conceição, por isso, diz não estar admirado por ser o titular, até porque, "sei que tem qualidades para isso".

Qualidades que elogia. "É um guarda-redes frio, calmo e transmite confiança a toda a equipa. Sempre o conheci assim, é trabalhador, como os outros também têm qualidade. Já aprendi muito com ele, é bom guarda-redes e, se não fosse, não estava onde está agora", sublinhou o jovem guardião, acrescentando ter crescido com o colega russo.

"Não penso que seja um problema serem três guarda-redes estrangeiros, tenho que olhar como exemplo e aprender com eles. Têm mais experiência e é nisso que tenho de me focar e esperar que o Sp. Braga aposte em mim, acredito que fará isso", revelou o jovem internacional, sem "pressa" de se afirmar na equipa principal.

"Tenho tempo para dar o salto, tenho que continuar a trabalh ar e aproveitar o que o Sp. Braga oferece para evoluirmos, como esta escola. Evoluí aqui como estes miúdos, sempre acreditando que vou lá chegar", referiu. A mensagem aos mais novos é de confiança: "acreditem. Nem todos os clubes têm estas condições do Sp. Braga para os guarda-redes, por isso, aproveitem todos os minutos", rematou.

"Academia não é urgente, é urgentíssima"

O arranque dos trabalhos da Escola de guarda-redes serviu para Agostinho Oliveira, coordenador da formação do Sp. Braga, reforçar a necessidade da construção da desejada Academia.

"A Academia não é urgente, é urgentíssima. É o estado sobre o qual podemos fomentar o futuro da formação do Sp. Braga, não é legítimo termos a dimensão que temos, darmos o nome à cidade, e termos as condições de trabalho que temos. Não serão más em relação a alguns clubes, mas serão muito inferiores a todos aqueles que têm patamares de exigência elevados", recordou, sublinhando a urgência da Academia para dar seguimento ao trabalho formativo desenvolvido no clube, como a escola de guarda-redes.

"É um exemplo ao nível nacional e um trabalho do qual muito nos orgulhamos. Um clube que tem limitações bastante grandes, mas, independentemente disso tem a capacidade de constituir um grupo com dimensão para projectar os nossos guarda-redes", frisou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC


JotaCC

KRITCIUK É UM GELO QUE DÁ CONFIANÇA
SURPRESA>>Titular nas quatro primeiras jornadas da Liga, o guardião russo superou o primeiro duelo com Matheus. Tiago Sá gaba-lhe a serenidade

De todas as "qualidades" que identifica em Kritciuk, o jovem guarda-redes Tiago Sá destaca a "calma e a confiança que transmite aos companheiros. Disponível contra o Arouca, o favorito Matheus ficou por estrear

Encarada como altamente improvável antes do começo do campeonato, a titularidade de Kritciuk já dura há quatro jornadas.O embargo da utilização de Matheus (um dos reforços mais caros do plantel), relacionado com a concretização da transferência e o envio do respetivo certificado internacional, obrigou Sérgio Conceição a recorrer a outro guarda-redes e o russo aproveitou a oportunidade para agarrar bem a baliza arsenalista, de tal forma que não perdeu o lugar emArouca, apesar de Matheus ter sido convocado pela primeira vez. Uma opção que não surpreendeu Tiago Sá, o guarda-redes campeão pelos juniores que, na época passada, chegou a trabalhar com Kritciuk, tanto na equipa principal como nos bês. "Aprendi muito com ele. Tem qualidade para ser titular", assegurou.
Por entre elogios a Matheus e a Victor Golas – "todos têm qualidades" –, o novo dono da baliza dos bês não esconde que admira o carácter "frio e calmo" do guardião que o Braga contratou em 2012 ao Akademiya Tolyatti. "Por ser muito calmo, transmite grande confiança à equipa", explicou. Responsável pelo lançamento e aperfeiçoamento de grandes guarda-redes, entre os quais Quim, Eduardo e Rui Patrício, entre outros, Jorge Vital confirma a "excelência" de Kritciuk, com quem chegou a trabalhar, ainda que em pé de igualdade com Golas e Matheus. "Só representa o Braga quem tem grande qualidade", justificou. No caso de Kritciuk, faltava apenas vencer a barreira da língua. "É uma questão de adaptação importante", reconheceu Vital.


Silêncio Três padrinhos especiais

Após as críticas de António Salvador sobre a derrota em Arouca, Matheus, Kritciuk e Victor Golas apadrinharam, em silêncio, a nova época da escola de guarda-redes.



CENTENÁRIO ASSINALADO POR MINORIA
Grupo de sócios e adeptos comemora hoje no largo do Pópulo o suposto 100º aniversário do Braga. Data ainda está por confirmar

Um grupo de adeptos do Braga vai comemorar, hoje, o que entende ser o centenário do clube, acrescentando, assim, sete anos aos 93 que oficialmente são atribuídos ao emblema arsenalista. Deste grupo fazem parte antigos dirigentes como os ex-presidentes Luís Machado e Luís Sousa e o ex-diretor do futebol António Duarte, desde que o associado Evandro Lopes descobriu na biblioteca pública um exemplar do jornal "Echos do Minho" (já extinto) a dar conta da fundação do clube a 16 de setembro de 1914. Apesar de este novo dado não ter suscitado qualquer alteração na história oficial do clube (o autarca Ricardo Rio já propôs a realização de uma assembleia geral para o tema ser debatido), a data será assinalada esta tarde (18h00) com uma concentração no largo do Pópulo, local onde o Braga terá disputado o seu primeiro jogo de futebol.



AGOSTINHO INSISTE NA ACADEMIA

Presente no arranque da oitava época da Escola de Guarda-Redes do Braga, o diretor da formação, Agostinho Oliveira (na foto), voltou a alertar para a urgência da criação de uma Academia de Futebol. "Não é legítimo termos a dimensão que temos com as atuais condições de trabalho. São claramente inferiores a outros clubes que têm o mesmo patamar de exigência", sublinhou. Já Jorge Vital, coordenador da escola, anunciou que vai aderir, com os seus colaboradores, à campanha que visa ajudar o antigo leixonense Zé António, que sofre de esclerose lateral amiotrófica.

O JOGO


JotaCC

Academia nos sonhos do futebol de formação

AGOSTINHO OLIVEIRA, coordenador futebol de formação do Sporting de Braga, reiterou, ontem, "a urgência" de o clube abrir uma Academia, para melhor fomento da modalidade ao nível da juventude.
O sonho antigo Braga, uma vez concretizado, daria outras condições aos seus jovens praticantes e foi reiterado, a propósito da reabertura da Escola de guarda-redes do clube, novamente comandada por Jorge Vital.
Tiago Sá, guarda-redes internacional da equipa B, esteve presente na cerimónia que decorreu no Campo da Ponte, junto ao Estádio Primeiro de Maio. O guardião incentivou os jovens a dar o seu melhor na busca pela afirmação no futebol e elogiou as qualidades do russo Kritciuk, que tem defendido a baliza da equipa principal, nos primeiros jogos desta época.


Centenário comemorado
Oficialmente, o Braga foi fundado a 19 de janeiro de 1921, mas há braguistas que defendem que a criação do clube ocorreu a 16 de setembro de 1914, ou seja, há precisamente 100 anos.
Hoje, o grupo de sócios concentra às 18 horas, no Largo do Pópulo e inaugura depois uma exposição sobre o tema, na Junta de Freguesia da Sé. À noite, há um jantar de confraternização.

JN

Bruno3429

Sami preparado para ser titular
Redação 
 
Tendo o jogo com o Nacional, da 5.ª jornada à vista, Sérgio Conceição parece disposto a desenhar um novo plano para o ataque, apesar de já ter mexido três vezes. Agora, escreve A BOLA, poderá estrear outra versão, emergindo o guineense Sami como alternativa.


Bruno3429

Jorge Ferreira no FC Porto-Boavista (veja todas as nomeações)
Redação 

O Conselho de Arbitragem anunciou, esta terça-feira, as nomeações para a 5.ª jornada da Liga. Jorge Ferreira, da AF Braga, foi o escolhido para dirigir o «derby» da cidade Invicta, entre FC Porto e Boavista.

No Benfica-Moreirense também estará um árbitro da AF Braga, no caso Luís Ferreira. Carlos Xistra, da AF Castelo Branco, foi nomeado para o Gil Vicente-Sporting.

De referir que Paulo Baptista, que no passado domingo dirigiu o V. Guimarães - FC Porto, ficou de fora das nomeações.

Eis as nomeações:

Sexta-feira, 19/9
Vitória de Guimarães - Paços de Ferreira, Manuel Oliveira (Porto)

Sábado, 20/9
Penafiel – V. Setúbal, Olegário Benquerença (Leiria)
Nacional - SC Braga, Jorge Tavares (Aveiro)

Domingo, 21/9
Belenenses - Marítimo, Hugo Miguel (Lisboa)
Benfica - Moreirense, Luís Ferreira (Braga)
Gil Vicente - Sporting, Carlos Xistra (Castelo Branco)
Rio Ave - Arouca, Artur Soares Dias (Porto)
FC Porto - Boavista, Jorge Ferreira (Braga)

Segunda-feira, 22/9
Académica - Estoril, Rui Costa (Porto)

A Bola

JotaCC

Ex-dirigentes lamentam que direção do Braga ignore tema da fundação

Um grupo de sócios e adeptos do Sporting de Braga assinalou hoje o que defende ser o centenário do clube e alguns ex-dirigentes lamentaram que a atual direção, presidida por António Salvador, ignore o tema.
Uma das cerca de 20 pessoas que compareceram na praça do Pópulo, local dos primeiros jogos de futebol na cidade, no dealbar do século XX, era António Duarte, antigo diretor do futebol do Sporting de Braga.

"Há indicadores muito fortes que isto tem consistência e não temos que ter medo da história. Queremos que ela seja investigada, temos a Universidade do Minho, que é uma instituição apropriada para o efeito", apontou.

António Duarte deu exemplos de "outros clubes, como o Olhanense, o Vitória de Setúbal, o Boavista, o Benfica ou o FC Porto, que aprofundaram a sua data de nascimento", ponto em que foi secundado por Luís Sousa, antigo presidente do clube (1991).

"Lamento a falta de interesse que os órgãos sociais do clube, nomeadamente a sua direção, têm demonstrado. É uma pena que um jornal com o prestígio na altura do Echos do Minho tivesse publicado uma notícia que todos conhecem, e que não foi inventada, e que haja pessoas que não têm essa sensibilidade", frisou.

Luís Sousa revelou que o grupo já teve "várias reuniões" com o presidente da mesa da assembleia-geral (AG) do Sporting de Braga, José Manuel Fernandes, sobre o assunto.

"Ele até se mostrou sensível, mas presumo que não terá tido por parte do órgão executivo a indicação que podia avançar", disse.

O antigo presidente dos "arsenalistas" considerou ainda que a realização de uma AG para discutir o tema, conforme proposta do presidente da câmara municipal de Braga, Ricardo Rio, há poucos dias, seria "muito complicado" porque, ao abrigo dos estatutos, teria que ser convocada por um elevado número de sócios e, depois, todos teriam que estar presentes nessa reunião.

"A acontecer, terá que partir da direção ou da mesa da AG", disse.

Há cerca de quatro anos, um elemento deste grupo de sócios e adeptos do Braga, Evandro Lopes, descobriu uma notícia do jornal Echos do Minho, de 16 de setembro de 1914, sobre a constituição de um clube com o nome Sporting Club de Braga, com os nomes que constituíam os respetivos órgãos sociais.

A data oficial do nascimento do Sporting de Braga é de 1921.

FUTEBOL365