News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/08

Started by JotaCC, 13 de August de 2014, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Guerreiros têm vantagem histórica

A contar os dias para a estreia na I Liga 2014/2015, o Sporting Clube de Braga prepara a recepção ao Boavista com afinco e com o desejo de começar a disputa do campeonato com uma vitória clara sobre os panteras.
No que diz respeito a este jogo, diz a história que os Guerreiros do Minho têm franco favoritismo, não só pelo facto do Boavista estar a reestruturar-se neste regresso à I Liga, mas também porque nas últimas dez vezes que as duas equipas se defrontaram em Braga, entre os anos de 2000 e 2007, os bracarenses venceram cinco, empataram três e tiveram apenas duas derrotas. Entre estes resultados, a maior vitória foi por 3-0 e a maior derrota por 2-0.
Os números valem o que valem, mas são claros: o Sp. Braga é o clube favorito neste jogo. No entanto, o Boavista quer-se mostrar neste regresso à divisão maior do futebol português e será necessário toda a qualidade e empenho dos Guerreiros do Minho para assegurar o triunfo.

CORREIO DO MINHO

JotaCC


JotaCC

MEXIDAS>>Desde 2010/11 que o Braga apresenta um guarda-redes diferente na jornada inaugural da Liga. Nenhum dos três grandes fez tantas alterações
MATHEUS SERÁ A QUINTA ESTREIA
A dança de guarda-redes começou com o brasileiro Felipe e prosseguiu com Quim, Beto e Eduardo, que, curiosamente, foi o último a começar dois campeonatos seguidos como titular (2008/09 e 2009/10)

Arranque de campeonato tem sido sinónimo de estreia de guarda-redes no Braga. Foi assim nas últimas quatro edições da prova e, para não variar, o cenário repetir-se-á no domingo, na receção ao Boavista. O novo número 1 da baliza arsenalista dá agora pelo nome de Matheus, depois de Eduardo, o último a alinhar de início em dois campeonatos seguidos (2008/09 e 2009/10), ter rumado ao Dínamo de Zagreb. Em nenhuma outra equipa candidata ao top 4 se registaram tantas mudanças. Se Helton (esta época está lesionado) e Rui Patrício foram indiscutíveis em FC Porto e Sporting, respetivamente, no Benfica apenas se verificou uma alteração em igual período: Artur, que deixou o AXA no início de 2011/12, foi o escolhido para render Roberto, que jogara na ronda inaugural de 2010/11.
A dança de guarda-redes no Braga foi precipitada pela primeira saída de Eduardo, em 2010, para o Génova. Quim foi o escolhido para o substituir, mas uma lesão grave sofrida na pré-época forçou a SAD a recrutar Felipe ao Corinthians. Contudo, o brasileiro durou pouco: em Dezembro foi recambiado e Artur, entretanto promovido, preferiu o Benfica a uma renovação de contrato no final da temporada. Seguiram-se Quim (titular com Jardim), Beto (número 1 com Peseiro) e de novo Eduardo (aposta de Jesualdo). Será Matheus a quebrar esta tendência?

VALOR M€ 1
Foi o valor recebido pelos brasileiros do América para abrir mão de Matheus, que só chegou a Braga com a ajuda de um fundo de investimento



OS ANTECESSORES

Só durou meio ano

FELIPE 2010/11
Estreou-se em agosto e em dezembro já tinha bilhete de volta ao Brasil. Pelo meio alinhou em 19 jogos (Liga dos Campeões e Taças incluídas) e envolveu-se num escândalo com prostitutas revelado pela ex-namorada.

Sem concorrência

QUIM 2011/12
Leonardo Jardim elegeu-o número 1 e Quim manteve o estatuto nas competições principais. No entanto, o frango dado em Barcelos, na meia- final da Taça da Liga, acabou por marcá-lo negativamente.


Champions e adeus

BETO 2012/13
Foi um pedido efetuado por José Peseiro a pensar na Liga dos Campeões e relegou Quim para o banco. Assim que os arsenalistas se despediram da prova, rumou ao Sevilha por empréstimo, no mercado de janeiro.

Promessa quebrada

EDUARDO 2013/14
Chegou por empréstimo e com um contrato-promessa que arrancaria neste defeso. Contudo, foi engolido pelo mau desempenho da equipa e a SAD decidiu romper o acordo, levando-o a rumar ao Dínamo de Zagreb.




DOMINGO
SÓCIOS PAGAM CINCO EUROS

Os bilhetes para a estreia do Braga no campeonato, frente ao Boavista, já estão à venda e o mais caro, destinado ao público, custa 15 euros. Os sócios bracarenses sem lugar anual podem escolher ingressos entre os quatro (bancada superior) e os cinco euros (bancada inferior), enquanto os adeptos sem filiação ao clube podem ainda adquirir uma entrada a troco de oito euros.



HISTÓRIA
PANTERAS DE MÁ MEMÓRIA

O Braga-Boavista deixou de se disputar em 2007/08, por força da descida dos axadrezados pela via administrativa, mas os últimos resultados foram de má memória para os arsenalistas. O clube do Bessa, que venceu por 13 vezes na Cidade dos Arcebispos em 42 jogos disputados, voltou a casa com dois empates: 2-2 em 2006/07 e 0-0 na temporada que se seguiu.



APTO
PEDRO TIBA SEM RESTRIÇÕES

O primeiro dia de preparação para o jogo com o Boavista, agendado para domingo, ficou marcado pela inclusão de Pedro Tiba no trabalho de grupo. O médio, que passou os últimos dias limitado por problemas físicos, treinou sem restrições e tudo indica que deverá ser titular na primeira jornada do campeonato. Ao invés, Mauro, Pedro Santos e Wallace permanecem em dúvida.


O JOGO

JotaCC

MINHO
AS TAÇAS TAMBÉM CONHECEM O CAMINHO

V. Guimarães e Braga, tantas vezes de costas voltadas, foram os últimos dos quatro a terem razões desportivas para festejarem. O Vitória ganhou a Taça de Portugal em 2012/13, no Jamor, ao Benfica, enquanto o Braga, que sonha em voltar a conquistar a prova-rainha, levou para o Minho a Taça da Liga. O resultado foram duas festas. O Belenenses também teve uma razão para festejar na época passada: safou-se à justa de descer e de cair num quarto... escuro.


Boavista, o mais internacional
Axadrezados continuam a liderar, mas o Braga aproveitou para se aproximar – e muito

O Boavista está no primeiro lugar deste top 4 em termos de presenças europeias, mas o quadro aqui apresentado revela que o Braga o segue muito de perto, ficando até a ideia de que foi mesmo quem substituiu os portuenses nestes sete anos de ausência dos boavisteiros dos grandes palcos. Os bracarenses ocuparam claramente o lugar dos axadrezados e ultrapassaram até o rival V. Guimarães, embora a vantagem seja quase mínima. Mas também neste particular é difícil medir quem é o quarto grande... É que o Braga ganhou uma Taça Intertoto com Jorge Jesus no comando. Será que isso vale mais do que 20 presenças em competições europeias? Longe da discussão neste particular está a equipa de Belém, com apenas 11 presenças.


TROFÉU
1
Embora pouco valorizada por muitos, o Braga já tem no currículo uma prova internacional, a Taça Intertoto

O JOGO

bruce

Conceição cauteloso

Apesar dos muitos reforços para a nova época (11), Sérgio Conceição só deverá apostar em quatro caras novas, na estreia do Braga no campeonato frente ao Boavista, segundo escreve o jornal A Bola.


abola

bruce

Rafa vai renovar e ter contrato melhorado


Numa altura em que voltou a intensificar-se a pressão do mercado à volta de Rafa, a SAD do SC Braga já tomou uma decisão: o extremo vai ter o contrato melhorado e já foi oficialmente convidado a renovar o contrato, que termina em 2017.

O jogador tem uma cláusula de rescisão fixada em 25 milhões de euros e, apesar do assédio, o SC Braga tem resistido em vender a principal joia do plantel por um valor inferior a 10 milhões de euros. Recorde-se que recentemente, a Gestifute, de Jorge Mendes, comprou 40 por cento dos direitos económicos do atleta, ficando o SC Braga na posse de outros 40, já que 20 por cento pertencem ao Feirense, antiga equipa de Rafa.

Depois de uma época de estreia na I Liga repleta de entusiasmo e excelentes exibições que o levaram ao Mundial do Brasil, Rafa ganhou estatuto no grupo e preponderância nos projetos desportivos do clube. Por essas razões António Salvador não hesitou em avançar para as negociações destinadas a reforçar o vínculo do médio/extremo ao SC Braga.

abola

JotaCC

Salário de Rafa vai aumentar em Braga
Há acordo para a renovação do contrato do internacional português.

Rafa Silva será, ao lado de Éder, o jogador do Sporting de Braga mais cobiçado por outros emblemas mas vai continuar ao serviço dos minhotos na nova época; e com melhorias no contrato.

A rádio Antena 1 assegura que já há acordo entre direção e futebolista para a renovação do contrato do internacional português, que termina em 2017.

Os responsáveis do Sp. Braga, sobretudo o presidente António Salvador, estão empenhados em manter o médio de 21 anos e vão fazer um esforço para aumentar o salário do jovem jogador.

Rafa esteve no Mundial 2014 mas não jogou em qualquer minuto dos encontros de Portugal.

RELVADO

brigada da relote

Pretendentes de Rafa Silva com fracos dotes...

NA PONDERAÇÃO de direitos desportivos, que o reserva com contrato 2017, e direitos económicos, repartidos pelo clube minhoto (30%), pela Gestifute de Jorge Mendes ( 50%), pelo empresário António Araújo (10%) e pelo Feirense (10%), decide-se o futuro imediato do jovem internacional português Rafa Silva, ainda e sempre muito cobiçado. O Atlético de Madrid será só o mais recente interessado. Só que, tal como as de outros grandes clubes europeus, a proposta do clube campeão espanhol está longe de satisfazer a SAD presidida por António Salvador.

No verão do ano passado, o Braga pagou 340 mil euros para contratar "o Rui Barros da Feira", que se distinguira como melhor jogador do campeonato da Segunda Liga. O craque assinou contrato de quatro épocas, com cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. Um montante a a que nenhum dos interessados – Benfica, Roma, Monaco, Manchester United... – se aproximou. Nem mesmo aos 10 milhões que o Braga fixou como "base de licitação". Tendo vendido Jorge Mendes metade do passe do jogador antes do Mundial, o Braga faz tudo para manter o avançado e até pondera renovar-lhe o contrato, com melhoria salarial e com aumento da cláusula de rescisão para 25 milhões. À falta de propostas convincentes, esta poderá ser a saída mais próxima para o atacante ribatejano, que tem estado, durante a pré-época, bem longe do fulgor do ano passado. Tanto assim que, ainda na semana passada, foi rendido com apenas 25 minutos de jogo no particular empatado (1-1) com o Ponferradina, do segundo escalão espanhol, no que foi interpretado como uma substituição punitiva por parte do Sérgio Conceição.

O próprio treinador já terá chamado o jogador para lhe pedir mais concentração. Uma exigência extensível a toda a equipa e que Sérgio Conceição nem tratou de esconder durante os desafios particulares de pré-temporada, durante os quais foram audíveis alguns raspanetes do técnico.

Entretanto, após um dia de folga, o plantel do Braga voltou ontem ao treinos, no início da preparação do primeiro desafio do campeonato, a disputar já próximo domingo, com o Boavista, no Estádio AXA.

JN