News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 31/07

Started by JotaCC, 31 de July de 2014, 07:42

Previous topic - Next topic

JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Factura do Estádio Municipal de Braga ainda não parou de crescer
José Paulo Silva

A Câmara Municipal de Braga foi condenada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga ao pagamento de 5 milhões e 233 mil euros ao consórcio ASSOC por acréscimo de custos na empreitada de construção do novo Estádio Municipal. Os dados constam do relatório da auditoria à situação financeira do Município e empresas municipais apresentado esta semana.

A câmara recorreu de duas decisões de indemnização, uma das quais representa sobrecustos de estaleiro e agravamento de encargos no valor de 3 milhões e 340 mil euros. No outro processo intentado pela ASSOC, o Tribunal condenou a câmara ao pagamento de 1 milhão e 983 mil euros por "maior onerosidade da aplicação de aço e betão" no Estádio. As empresas construtoras reclamavam 3 milhões e 705 mil euros, mas a câmara apresentou recurso da decisão.

Os encargos com a construção do novo Estádio Municipal, concluído em 2014, que a actual gestão camarária calcula em 150 milhões de euros, poderão ainda ser agravados se o Município for condenado no processo que lhe foi movido pelo arquitecto Souto Moura, que reclama quase 2 milhões e 700 mil euros de honorários num diferendo que aguarda diligências requeridas a entidades internacionais para a marcação da audiênc ia de discussão e julgamento.
A auditoria da 'PricewaterhouseCoopers' (PWC) contabilizou cerca de 20 milhões de euros de eventuais responsabilidades nos processos judiciais em que a Câmara de Braga se encontra actualmente envolvida.

Só quatro processos de expropriações de terrenos, particulares e Arquidiocese de Braga reclamam do Município mais de dois milhões de 700 mil euros, sendo que as avaliações dos peritos camarários e do Tribunal são significativamente inferiores. Na apreciação dos processos judiciais em curso, os auditores da PWC apontam a ausência de acordo com a empresa 'Estradas de Portugal' sobre a transferência de jurisdição de activos imobiliários e despesas de expropriações relativos aos acessos ao novo Hospital. O anterior executivo municipal propôs o pagamento de 1 milhão e 60 mil euros através de protocolo que ainda não foi celebrado.

Em fase de julgamento estão pedidos de indemnização de cerca de 1 milhão e 400 mil euros apresentados por empresas e um particular. Em Março, a câmara confronta-se com pedido de indemnização de 442 800 euros da concessionária da publicidade do túnel das avenidas Central e da Liberdade, por impossibilidade de afixação de suportes.

Correio do Minho

Bruno3429

«Formação será a única salvação dos clubes portugueses » - Agostinho Oliveira
Redação   

Em entrevista a A BOLA, Agostinho Oliveira aponta a formação como o passo certo para o futuro do futebol bracarense, mas, para tal, são precisas mais condições, quer a nível organizacional, quer de infraestruturas.

«A formação sempre foi menosprezada no nosso país. Torna-se evidente que vai ser agora a única salvação dos clubes portugueses. Felizmente, temos tido o apoio do presidente António Salvador para colocar o clube na rota certa. A Direção sabe que este projeto tem pernas para andar. Não se constrói tudo num dia, mas todos juntos vamos conseguir», afirmou Agostinho Oliveira, esperançado no apoio por parte da autarquia, nomeadamente para a construção da Academia.

A Bola

Kriticus

BARBOSA ASSINA PELO AEK
Três épocas


Está praticamente consumada a transferência de Hélder Barbosa para o AEK. Depois de ter viajado de véspera para a Grécia, o extremo apresenta-se hoje no clube de Atenas para realizar exames médicos e de seguida assinará um contrato com a duração de três temporadas. Antes, Barbosa havia acordado com o Braga a rescisão amigável do contrato, válido apenas por mais um ano, tal como o central Douglão, que se comprometeu ontem com os turcos do Akhisarspor. O brasileiro assinou por dois anos.


MAURO E ÉDER PARADOS
De fora


A preparação da nova temporada prossegue ainda sem o médio Mauro e o avançado Éder. O primeiro recupera de uma fibrose na coxa esquerda, problema que o mantém afastado dos trabalhos da equipa desde os últimos dias do estágio cumprido em Óbidos; já o internacional português cumpre um programa de gestão de esforço, tendo falhado ontem o quinto jogo particular da pré-época, depois de ter assistido ao particular com o Gil Vicente sentado na bancada. Contra a Académica, marcou um golo.


O JOGO

Kriticus

ONZE-BASE APLICA GOLEADA
Ao Vizela - Pedro Tiba, Zé Luís, Rúben Micael, Santos, Fábio Martins e Alan marcaram no particular com a equipa do Campeonato Nacional de Seniores


Salvo casos pontuais, Sérgio Conceição já encontrou aquele que será o onze-base do Braga e aproveitou o particular com o Vizela, realizado à porta fechada no Estádio AXA, para apurar a pontaria dos avançados e não só. A equipa respondeu com uma vitória dilatada (6-0), reflexo dos golos de Pedro Tiba, Zé Luís, Rúben Micael, Santos, Fábio Martins e Alan; e até houve tempo e oportunidade para Matheus brilhar na baliza. Depois de ter defendido dois penáltis contra o Gil Vicente, o guarda-redes voltou a ser testado da mesma forma e não fez coisa por menos, opondo-se com classe a um disparo de Luís Ferraz. Por essa altura, o Braga apenas vencia por 1-0 e, de certo modo, a intervenção do brasileiro ex-América despertou o plantel arsenalista, que acabou por dominar, sem dificuldades, o adversário do Campeonato Nacional de Seniores. Com Tiago Gomes e Custódio em bom plano, Tiba assinou o golo do jogo com um remate notável de fora da área.

O JOGO

Kriticus

Braga cede Erick Moreno ao Avignon via Mónaco

Sem hipóteses de ser utilizado com frequência por Sérgio Conceição, Erick Moreno será emprestado pelo Braga ao Mónaco, eventualmente com opção de compra. Porém, o ponta de lança colombiano, de 22 anos, acabará cedido pelos monegascos ao clube-satélite Arles-Avignon, da Ligue 2 de França. A operação será hoje fechada e, por esse motivo, Moreno já não entrou em ação no jogo particular dos arsenalistas com o Vizela, disputado à porta fechada. Depois de ter desembolsado 550 mil euros por 80 por cento do passe em janeiro, a sociedade desportiva bracarense consegue assim poupar nos salários elevados do ex-avançado do Millonarios, apelidado no seu país de Mario Balotelli pelas parecenças fisionómicas, podendo ao mesmo tempo tirar partido da visibilidade que este terá no futebol francês, ainda que num escalão secundário. Em termos desportivos, a passagem de Moreno por Braga acabou por ser discreta: foi utilizado em 10 jogos da equipa principal, alinhando como titular em apenas duas ocasiões, frente à Académica e ao FC Porto. Dele esperavam-se essencialmente golos e não foi além de dois, apontados ao Arouca e FC Porto. Pelos bês, ainda marcou ao Marítimo B, num jogo em que se decidia a manutenção na II Liga.

O JOGO

bruce

Aderlan Santos: «Estamos no bom caminho para uma grande época»

defesa honrado com interesse do outros clubes



Aderlan Santos, uma das principais figuras da formação do Sp. Braga, mostrou-se esta quinta-feira muito contente com a forma como as pré-temporada dos minhotos vai decorrendo.


"Estamos no bom caminho para fazer uma grande época. O grande objectivo é acabar nos quatro primeiros lugares. Estamos todos a assimilar as ideias do treinador. Com a entrega e o empenho de todos, vamos conseguir", afirmou em declarações aos jornalistas antes do treino desta quinta-feira.

O brasileiro confessou ter tido conhecimento das propostas que Sp. Braga teve para o vender (Granada terá oferecido 5 milhões de euros), mas garante estar feliz em Portugal: "Fico muito contente pelo Sp. Braga apostar na minha continuidade. Não vou descurar subir na minha carreira mas o futuro a Deus pertence. Quero um dia jogar na Champions mas isso pode acontecer com o Sp. Braga. Para mim é bom ficar, interessava-me mais porque posso acumular mais experiência aqui ficando um segundo ano."

@record

JotaCC

"NÉLSON OLIVEIRA OFERECE POTÊNCIA"
CARLOS BRITO>>Treinador considera que o avançado do Benfica se distingue de Éder e Zé Luís pelo vigor físico e capacidade de arranque

Responsável pela estreia de Nélson Oliveira no principal campeonato português, ao serviço do Rio Ave (2009/10), Carlos Brito entende que o avançado será tudo menos um irmão gémeo de Éder e Zé Luís caso o Braga acerte o empréstimo com o Benfica, desistindo eventualmente do argelino Ghilas (FC Porto). O treinador elogia a "rapidez e potência" do internacional português e, embora admire as características dos avançados arsenalistas, entende que ambos não têm os mesmos trunfos. "O Nélson Oliveira tem bom drible, é rápido e segura muito bem a bola. Acrescenta potência às equipas. Não me parece que seja igual ao Éder e ao Zé Luís", observa.
Se tivesse de escolher entre Ghilas e Nélson Oliveira, o treinador optaria, contudo, por juntar o útil ao agradável. "E porque não os dois? O Ghilas adapta-se tanto à posição de avançado-centro como às alas; já o Nélson é um ponta de lança puro", defende, certo de que o jogador benfiquista já não será tão precipitado como era quando passou pelo clube de Vila do Conde. "Rematava à baliza de qualquer ângulo e zonas do terreno, mesmo de longe. Os avançados são sempre egoístas, porque vivem dos golos, mas faltava-lhe algum critério, o que era normal num ex- júnior. Agora, com mais experiência, estará diferente", estima.
Uma época no Benfica e os empréstimos posteriores a Corunha e Rennes são dados incontornáveis, mas Carlos Brito defende que ainda fizeram de Nélson Oliveira uma certeza no plano nacional. "Chegou a fazer alguns jogos na Liga dos Campeões pelo Benfica e, naturalmente, já não é uma jovem promessa, apesar dos seus 22 anos. Mas precisa de fazer uma época inteira a jogar e a marcar golos e, nesse sentido, o empréstimo ao Braga será muito positivo para ele", vaticina, deixando por fim um conselho ao atacante. "Tem de perceber que as exigências são grandes num clube como o Braga", alerta.

O JOGO

JotaCC

Meia dúzia em treino com o Vizela

BRAGA Goleada por 6-0 ao Vizela, ontem de manhã, em j ogo-treino que decorreu à porta fechada. Os golos da equipa de Sérgio Conceição foram apontados por Pedro Tiba, Zé Luís, Ruben Micael, Santos, Fábio Martins e Alan. Mauro (dores musculares na coxa esquerda) e Éder (gestão de esforço) não foram utilizados pelo treinador do Braga.
À tarde, a turma principal realizou treino de conjunto com a equipa B arsenalista.
Entretanto, Douglão, que rescindira com o Braga, assinou, por duas épocas, com o AK Hisurspor, da Turquia.


JN

JotaCC

SANTOS
"Fiquei feliz com as propostas, mas quero ficar"

O defesa-central Santos garante que está satisfeito por continuar no Braga apesar de ter tido conhecimento de algumas propostas.
Santos está satisfeito em Braga. "Sinto-me reconhecido pelo clube, que recusou propostas. É um bom sinal para um jogador como eu que veio da equipa B. Sinto que acreditam no meu valor", disse o defesa-central brasileiro.

O Braga terá recusado uma proposta de cinco milhões de euros do Granada, clube da liga espanhola. "Isso faz parte do passado, nunca mais ouvi falar disso, só no início da pré-temporada. Eu quero ficar no Braga. Fiquei feliz com as propostas que surgiram, mas quero jogar mais um ano no Braga", disse aos jornalistas.

"O futuro a Deus pertence, trabalho para subir sempre mais um degrau, quem sabe jogar na Liga dos Campeões. Mas, isso pode conseguir aqui", disse ainda.

Sobre a temporada que se aproxima, Santos promete um Braga empenhado em melhorar muito o desempenho da temporada passada. "Queremos ficar entre os quatro primeiros. E se for possível ficar em primeiro, segundo ou terceiro trabalharemos para o conseguir".

O JOGO

Zav

«Estamos a assimilar as ideias do treinador» – Santos

O defesa-central brasileiro, Aderlan Santos, afirmou esta quinta-feira que a equipa está no caminho certo para realizar uma boa temporada.

«O objectivo é acabar nos quatro primeiros lugares. Estamos todos a assimilar as ideias do treinador. Com a entrega e o empenho de todos, vamos conseguir», afirmou.

Santos disse ainda que se sente realizado por estar ao serviço do SC Braga.

«Sinto-me reconhecido pelo clube, que rejeitou algumas propostas de outros emblemas. Quero ficar em Braga, estou feliz».

Os arsenalistas continuam a preparação para o jogo de apresentação aos sócios no próximo sábado, frente ao Corunha.

ABOLA

JotaCC

Aderlan Santos: «Quero ficar no Sp. Braga»
Defesa não descarta luta pelo título 

O brasileiro Aderlan Santos, defesa central do Sp. Braga, acredita que o clube minhoto está «no bom caminho» para regressar aos sucessos que notabilizaram o clube nos últimos anos. Santos aponta os quatro primeiros lugares como objetivo dos arsenalistas; nesse lote encontra-se o primeiro lugar do campeonato e o brasileiro promete «lutar».
 
«Ficar entre os quatro primeiros, esse é o nosso objetivo principal. Depois, se der para ficar um pouco mais acima, terceiro, segundo, ou até mesmo campeão, vamos lutar», assegurou Aderlan Santos antes do treino matutino desta quinta-feira.
 
A confiança do jogador de 25 anos assenta no trabalho desenvolvido até agora. Aderlan Santos diz que está a ser trilhado um rumo que tende a levar os «Guerreiros» a fazer uma grande época: «Estamos a adquirir e a assimilar o que o treinador nos pede nos treinos e estamos no bom caminho para fazermos uma grande época».
 
Um dos jogadores com mais mercado do plantel, o Sp. Braga já recebeu várias propostas para transferir o jogador. Santos diz tratar-se de um reconhecimento do seu trabalho, mas a sua intenção é permanecer no Axa: «Mostra que é um reconhecimento do meu valor, sinal de que o Sp. Braga acredita no meu valor e eu também acredito. Fiquei feliz pelas propostas, mas quero ficar e fazer uma grande época», referiu.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Aderlan Santos: «O objetivo é acabar nos quatro primeiros lugares»

Aderlan Santos, central do SC Braga, garante que a equipa está no trilho acertado para fazer uma excelente temporada e define o objetivo para 2014/15: «acabar nos quatro primeiros lugares».

«Estamos no bom caminho para fazer uma grande época. O objetivo é acabar nos quatro primeiros lugares. Estamos todos a assimilar as ideias do treinador [Sérgio Conceição chegou ao clube proveniente da Académica]. Com a entrega e o empenho de todos, vamos conseguir», disse o central, aos jornalistas, antes do treino desta quinta-feira dos minhotos.

O brasileiro foi cobiçado por alguns clubes, entre os quais o Granada, que terá oferecido cinco milhões ao SC Braga para garantir o seu passe, mas mostra-se satisfeito por permanecer no Minho.

«Fico muito contente pelo SC Braga apostar na minha continuidade. Não vou descurar subir na minha carreira mas o futuro a Deus pertence. Quero um dia jogar na Champions mas isso pode acontecer com o SC Braga. Para mim é bom ficar, interessava-me mais porque posso acumular mais experiência aqui ficando um segundo ano. Sinto-me reconhecido pelo clube, que rejeitou algumas propostas de outros emblemas», reconheceu o defesa de 25 anos.

ZEROZERO

JotaCC

Sp. Braga: Hélder Barbosa três anos no AEK Atenas
Esquerdino rescindiu contrato com o clube bracarense e transfere-se a custo zero para a Grécia

Hélder Barbosa é reforço do AEK Atenas. O esquerdino está em Atenas, onde já acertou todos os detalhes do acordo com o clube grego, já cumpriu os exames médicos e assina esta tarde contrato.

O jogador vai comprometer-se com o AEK Atenas por três temporadas.

Trata-se de uma transferência a custo zero, depois de Hélder Barbosa ter chegado a acordo com o Sp. Braga para rescindir o contrato que ainda se prolongava por mais uma época.

Aos 24 anos, Hélder Barbosa prepara-se para ter a segunda experiência no estrangeiro, ele que na época passada foi emprestado pelo Sp. Braga ao Almería, da liga espanhola.

O jogador, formado no FC Porto e que chegou a ser lançado na equipa principal por Co Adriaane e Jesualdo Ferreira, terminou desta forma uma ligação de quatro anos ao Sp. Braga.

O futuro é no futebol grego.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Sp. Braga empresta Erik Moreno ao Avignon
Cedência por um ano finalizada esta quinta-feira


O Sp. Braga emprestou Erik Moreno ao Avignon. O avançado colombiano não entrava nas contas de Sérgio Conceição, e por isso foi cedido ao clube francês.

O acordo de cedência ficou feito esta quinta-feira, pelo que Erik Moreno deve viajar nas próximas horas para França.

Na última época o jogador foi utilizado em dez jogos, dois dos quais apenas como titular, e agora prepara-se para tentar ter mais aproveitamento na II Liga francesa.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Hélder Barbosa assina pelo AEK

O AEK de Atenas anunciou esta quinta-feira a contratação de Hélder Barbosa, avançado português que assinou um contrato válido por três temporadas com o clube grego.

«Estou muito feliz por ter concluído a transferência para o AEK. Este é um clube com história, títulos e adeptos muito fiéis, que seguem a equipa para todo o lado», disse o jogador de 27 anos em declarações ao site do clube.

Na última temporada, Hélder Barbosa representou os espanhóis do Almeiria cedido pelo SC Braga, com o qual acabou por rescindir contrato.

A BOLA

brigada da relote

PORTUGUESES
AEK oficializa contratação de Hélder Barbosa
Extremo que se desvinculou recentemente do Braga muda-se para a liga grega. Assinou por três temporadas


O avançado Hélder Barbosa, 27 anos, assinou um contrato por três temporadas com o AEK de Atenas, anunciou, esta quinta-feira, o clube da Liga grega de futebol, na respetiva página oficial na internet.

"Estou muito feliz por ter concluído a transferência para o AEK. Este é um clube com história, títulos e adeptos muito fiéis, que seguem a equipa para todo o lado", afirmou o atacante, que chega a custo zero a Atenas.

Formado no FC Porto, Hélder Barbosa passou, por empréstimo, por Académica, Trofense e Vitória de Setúbal, antes de assinar pelo Braga, em 2010. Na última temporada, esteve cedido aos espanhóis do Almeria.

O JOGO