News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Nº 7 - O CULTO DO BRAGUISMO - Por KARL

Started by A.COSTA, 29 de June de 2014, 00:37

Previous topic - Next topic

A.COSTA

7º texto:

"O CULTO DO BRAGUISMO" - KARL

Nemec, Fidelis, Cardoso e Zé, são quatro adeptos e amigos que eu tenho o prazer de conhecer pessoalmente. Eles escreveram quatro artigos que mostram o orgulho e a escrita fantástica que agraciou o fórum ao longo dos anos. Quatro personagens que, por razões diferentes, têm-me mostrado as diferentes maneiras de como eles têm crescido a amar este clube. Sinto-me honrado por ter sido convidado a escrever sobre o "Culto de Braguismo".

Família...

Há jogos que permanecerão para sempre na minha memória como alguém que ama o futebol e também há jogos que eu gostaria de esquecer, mas a coisa que permanecerá sempre são as pessoas.

A cidade, o clube, o símbolo, a busca da excelência do futebol e a alegria de vitória, são as principais razões pelas quais a maioria das pessoas segue o clube. A indução para a família Braguista foi de grande importância para mim. As idas para os jogos foram e são sempre importantes, mas as amizades formadas fora dos estádios têm sido surpreendentes. Eu considero-me um sortudo por ser estrangeiro e essas amizades fizeram-me sentir parte da "família Braga".

As memórias das vivências fora do estádio são muitas. O Nandes ensinou-me a comer Navalheiras, o Ric a conduzir para um jogo em Barcelos, na estrada durante a viagem. Os primeiros jantares do Superbraga, que não foram organizados através de populismo. Vestindo a minha camisola do Braga em Guimarães, durante o Euro 2004 e uma animada discussão louca com alguns ultras na casa deles.

Recordo um jantar com gente do Superbraga, improvisado após o jogo contra os "Hearts", em que Zé Gandulo, Lininho e Comandante X nos fizeram rir até cair por causa dos adeptos escoceses. A Maria, eu e outras três almas resistentes às quatro da madrugada no aeroporto à espera para ver Nem e Vandinho, sem sucesso, lutando para obter o amendoim de uma máquina, depois o retorno de Belgrado, em 2005. Recordo uma corrida louca, que mais parecia Fórmula Um (F1), no meio da semana para assistir ao jogo da taça contra a Naval, acompanhado da Maria, do Jorginho e do Filipe, que me faziam orgulhoso a cada dia que passava.

Assistir na televisão aos jogos que se disputavam fora, os jogos europeus com Maria e Luís Machado, que foram não apenas uma fonte de informação, mas amigos fantásticos. Encontrar o Zé, a corrida das heinekens, em Paris e o abraço forte de Escolhinhas no estádio. Num jantar do Superbraga.com com Domingos encontrei no Galego uma força inabalável na promoção do Braga e tive orgulho de ser convidado para falar na frente de todos, sem esquecer a mesa louca que tínhamos. O SuperBragaBus, o Nakamura  das 10.000 fotos, o grande desfile pelas ruas de Sevilha e a família Costa. A bandeira da sorte e mega viagem para Dublin através de Faro (perdido nas estradas nacionais no Algarve) e entrevistas de televisão às 7 de manhã no aeroporto de voo para Birmingham e depois Dublin, com Armando e Elísio, fizeram-nos rir sem parar. Jogadores a mais para mencionar, que eu tive a sorte de conhecer. O grupo de amigos dentro do estádio. O jantar-surpresa do Reis para mim, no ano passado, que foi um dos meus momentos favoritos em Braga. Estas vivências que eu recordo fomentaram o sentimento que nutro pelo S.C.Braga.

O prazer de fazer parte desta família é incrível. São as pessoas que fazem o clube. São as amizades que perduram. Cada pessoa que mencionei e muitos que eu não tenha mencionado. O silêncio, o alto, o crítico, o desanimado, o louco, o ainda mais louco, a cada adepto que eu tive o prazer de conhecer. Todos têm moldado o meu Braguismo para aquilo que ele é hoje, traduzido num amor incessante e progressivo por o clube, pelo sonho de mais conquistas e do aparecimento de mais amizades.

O futebol é uma família. Você não pode escolher a sua família, mas você pode escolher seus amigos. A minha segunda família é S.C.Braga. Não há coisa mais importante na vida do que a família e os amigos.

Abraços e beijos.

KARL DONNELLY
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

GALEGO

Mais um depoimento que emociona, mais um braguista de coraçao e virtude, mais um amigo para sempre, unidos todos pelo sentimento común, fío condutor dos nossos sonhos, do nosso saber ser e estar em adeptos absolutamente diferentes, como sao (somos) os do Sporting Clube de Braga.

Muitos parabens ao amigo Karl, porque -mais uma vez- sentou, aquí e agora, cátedra de braguismo

JotaCC


JotaCC

Amigo Karl acho que só faltou os nossos festejos no AXA dos golos do enorme  :D, ate acidentalmente partiste a minha cadeira  ;D

Legião

Mais uma bela viagem pelas estradas do braguismo, parabéns Karl.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Karl

Minha história foi escrita antes das grandes mensagens de Galego e Elsa foram escritos. Duas outras histórias fantásticas sobre o culto de Braguismo. É um assunto difícil. Todo mundo tem uma perspectiva diferente. Quem sente, sente, como quem sabe, sabe. Os que não se sente, não entende e nunca vao entender.

Obrigado Galego pelos palavras e Jota..... nunca vou esquecer a tua cadeira.. mas meu pé só ajudou o bom trabalho que tu preparou antes de mim.

Obrigado tambem para o nossa Costa quem melhorou meu Portugues!

Warrior of Minho

Fantástico!! Aqui sim é caso para dizer, o Braga somos nós!!
Orgulhosamente Bracarense!

Carvalhinha

Congrats, Karl! Fizeste-me recuar tempo. O braguismo pode ser muita coisa, mas a mais importante é a ligação entre todos nós. Nós é que cá estamos, nós é que vamos atrás, nós é que desfrutamos. E as experiências são excelentes e uma bagagem que nos dá asas.

Quote from: A.COSTA on 29 de June de 2014, 00:37
(...)Recordo um jantar com gente do Superbraga, improvisado após o jogo contra os "Hearts", em que Zé Gandulo, Lininho e Comandante X nos fizeram rir até cair por causa dos adeptos escoceses.(...)

Lembro-me tão bem disso! Desse jantar, dessas gargalhadas. :-[ :) :D

FIDELIS

conseguiste traduzir o verdadeiro braguismo....o que nos faz diferentes dos demais

o Braga conseguiu uma coisa incrivel....fazer amigos para a vida

e nem estamos a falar de membros claques, que por norma encontram-se e conhecem-se todos, estamos a falar do normal adepto que por regra conhece o vizinho de cadeira e por aí se fica.

o Braga conseguiu "juntar-nos", e conseguiu transformar-nos numa familia

Como gosto de gostar do Braga

E como gosto de poder ter amigos tão especiais como este senhor das terras no norte que troca os pronomes e fala inglês.

O Karl é um exemplo do mais puro Braguismo. Tantas histórias já podemos contar e tantas outras vamos ainda viver.....
Obrigado KARL

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Baldinotti

Grande Karl,

Já te disse pessoalmente e digo-o publicamente: és mais bracarense e braguista que alguns nados e criados aqui! Para além de seres uma pessoa impecável, ganhaste a admiração e o respeito de todos os teus amigos por teres o amor ao clube, à cidade e às pessoas! És um dos nossos, estejas aqui ou na Irlanda, e isso nunca vai mudar! E fico muito contente por no teu texto me teres mencionado e à nossa corrida às heinekens em Paris! Era cada quiosque, cada abastecimento!!!  ;D

Grande abraço amigo!

Afonso Matos

FANtastic Karl!
Às vezes tenho inveja do teu Braguismo. :(