News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 03/02

Started by Pé Ligeiro, 03 de February de 2007, 09:27

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

"Jorge Luiz e Chmiest vieram para ficar"

O lateral-esquerdo Jorge Luiz e o ponta-de-lança Chmiest foram ontem oficialmente apresentados como reforços do Braga para a segunda volta do campeonato. Ambos rubricaram um contrato até ao final da época, sendo que existe uma cláusula de opção sobre o polaco, enquanto a presença do brasileiro resulta de um empréstimo simples. António Salvador, líder da SAD arsenalista, recordou que Jorge Luiz foi considerado "o melhor lateral-esquerdo a jogar em Portugal" antes de se transferir para Moscovo, pelo que, "os sócios do Braga devem ficar satisfeitos com o seu regresso. Veio emprestado até ao final da época, mas nessa altura tudo iremos fazer para o manter cá", afirmou o presidente bracarense. Igualmente pródigo em elogios, António Salvador, começou por esclarecer que Chmiest "era o melhor marcador do campeonato polaco" antes de viajar para Braga, onde "está para ajudar a equipa. Durante estes quatro meses do empréstimo vai provar o seu valor e, como consequência, obrigar o Braga a accionar a cláusula de opção", sustentou.
O presidente da SAD bracarense abordou de seguida a muito falada (e não concretizada) transferência de Madrid para o Dragão, recordando que "os jogadores considerados fundamentais" não saíam, como sempre referiu, e que, neste caso concreto, o que houve foram notícias que funcionaram como uma espécie de "terrorismo emocional sobre o jogador por parte de alguns empresários que não estão ligados a qualquer dos clubes, de forma que ele nos viesse pedir para sair". "Ainda hoje não sei se o FC Porto estava interessado no jogador, pois apesar das excelentes relações que tenho com o clube, incluindo o presidente Pinto da Costa, ninguém do FC Porto veio oficialmente dizer que queria o jogador", frisou. Já em relação a Diego, esclareceu que houve apenas uma abordagem e que Adriano era um dos vários atacantes referenciados, tal como Chmiest, por exemplo, que acabou por ser a opção.

"Venho para ajudar a manter estatuto de quarto grande"

"Quando saí deixei claro ao presidente que se um dia voltasse ao futebol português seria para jogar no Braga", esclareceu Jorge Luiz na hora do regresso a Cidade dos Arcebispos, depois de uma passagem por Moscovo, onde desde o primeiro instante revelou dificuldades de adaptação.
Em relação ao Braga que deixou e ao que agora encontrou, o lateral-esquerdo afirmou que "a cada ano que passa a responsabilidade é maior porque é considerado o quarto grande do futebol português", acrescentando: "Estou aqui para ajudar a manter esse estatuto e espero continuar depois de concluído o empréstimo". Apesar da concorrência de Carlos Fernandes e Paíto, o brasileiro confia no seu valor para se afirmar na equipa. "São companheiros de profissão que respeito, mas vou procurar o meu espaço", afirmou, desdramatizando o facto de não ter sido inscrito na UEFA. "Venho para ajudar o Braga, independentemente de não poder jogar nessa prova, pois há ainda o campeonato e a Taça de Portugal".
Os últimos resultados não têm sido os desejados, mas essa realidade não esmorece o optimismo de Jorge Luiz, que confia na inversão da tendência. "Já toda a gente me conhece, sabe do meu valor e que vou dar o melhor para, tal como os meus companheiros, melhorar o que não está bem."

Al-Rayyan escolheu João Tomás no "draft"

Com mais dois anos de ligação ao Braga, João Tomás vai terminar a época defendendo as cores do Al-Rayyan na condição de emprestado. A exemplo do que acontece no basquetebol americano, a reabertura das inscrições na Liga do Catar processou-se num esquema de "draft" e o actual quinto classificado, que se prepara para disputar a Liga dos Campeões da Ásia, escolheu o ponta-de-lança português para se reforçar. Posicionado em quarto lugar na lista dos melhores marcadores, com nove golos, João Tomás terá como companheiro e rival (na luta pela titularidade) o congolês/belga Emile Mpenza, irmão do ex-sportinguista Mbo Mpenza. Para trás ficou o Al-Arabi, para onde se transferiu no começo da época, tornando-se logo na principal referência do ataque. Se o Comité Olímpico do Catar accionar no fim da época a opção de compra do passe do jogador – é esta a entidade que contrata os jogadores em vez dos clubes –, o Braga encaixará 1,7 milhões de euros.

Reforços regularizados

A situação burocrática de Jorge Luiz e Chmiest vai ficar apenas regularizada no início da próxima semana, altura em que os certificados dos atletas vão dar entrada nos serviços da FPF. De qualquer forma, mesmo que os documentos tivessem chegado ontem, os futebolistas não iriam ser utilizados por se encontrarem apenas com três dias de trabalho.

"Marcar golos a pensar  na Liga dos Campeões"

Chmiest, o último reforço para o ataque arsenalista, confessou-se satisfeito por estar num clube da dimensão do Braga e deixou claro que chegou para "marcar golos". "Quero ajudar o clube a concretizar o sonho de ir à Liga dos Campeões e pelas funções que desempenho é óbvio que a melhor forma de o fazer é marcando golos", sublinhou o ponta-de-lança polaco. Chmiest sabe que vai ter concorrência, nomeadamente de Zé Carlos, mas mostra-se preparado para o desafio. "Vou trabalhar e dar o melhor para conseguir entrar na equipa. Estou confiante, embora tenha consciência que não vai ser fácil", sustentou.

Cesinha sem limitações

Cesinha está apto a entrar no leque de opções do técnico Rogério Gonçalves para o embate com o Aves. O ala-esquerdo brasileiro integrou ontem os trabalhos de grupo ainda que com ligeiros cuidados, mas apenas por precaução, pelo que está completamente restabelecido da mazela que o afectou e disponível para o confronto de amanhã, à noite. Sob os cuidados so departamento clínico continuam Maciel, Castanheira e Madrid, que no início da próxima semana irá começar a trabalhar no relvado.

Para ver os craques

Os sócios e adeptos do Braga vão poder ver hoje os seus craques em acção, nomeadamente os mais recentes reforços, que ainda não possuem condições para jogar. A oportunidade prende-se com o facto de o apronto matinal de hoje, cujo início está marcado para as 10h30, nos relvados de apoio do novo municipal, se realizar à porta aberta.

Chmiest, 79
Jorge Luiz, 25

Chmiest e Jorge Luiz, os mais recentes reforços do Braga, já escolheram os números que vão ostentar nas respectivas camisolas até ao final da época. Assim, o ponta-de-lança polaco optou pelo 79, enquanto o lateral-esquerdo brasileiro – que antes da transferência para o Dínamo actuava com o nº 5, agora no dorsal de Nem –, vai jogar com o 25.

IN O JOGO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Chmiest: «Ajudar equipa a alcançar Champions»
AVANÇADO POLACO AMBICIOSO NA APRESENTAÇÃO

O objectivo de Chmiest, avançado polaco emprestado pelo Odra Wodzislaw (Polónia) ao Sp. Braga é "marcar golos e tentar ajudar o Braga a alcançar a Liga dos Campeões".

Na conferência de imprensa de apresentação também falou o presidente António Salvador: "Trata-se do melhor marcador do campeonato polaco que vem ajudar o ataque do Sp. Braga nestes quatro meses em que vai estar aqui e onde tentará provar as qualidades que tem para que depois o Sp. Braga faça a compra do passe por três anos."

Jorge Luiz: «Feliz pelo regresso»
LATERAL ESQUERDO APRESENTADO

Jorge Luiz manifestou-se hoje, na conferência de imprensa de apresentação, muito satisfeito por voltar a uma casa que bem conhece. "Deixei bem claro quando parti que, quando regressasse voltaria ao Sp. Braga e por isso estou feliz por tal ter acontecido. O Braga é o quarto grande clube de Portugal e venho determinado a ajudar a conseguir os seus objectivos", declarou.

O lateral esquerdo, que chega ao Sp. Braga emprestado pelo Dínamo de Moscovo até fim da época, prometeu empenho para ganhar a titularidade.

"O Jorge Luiz regressa a uma casa onde brilhou. Foi considerado, ao serviço do Sporting de Braga, o melhor lateral esquerdo no futebol português e os bracarenses devem estar muito satisfeitos pelo seu regresso ao clube", disse, por sua vez, o presidente António Salvador.

António Salvador: «Terrorismo emocional sobre Madrid»
PRESIDENTE NEGA INTERESSE DO FC PORTO

Na conferência de imprensa de apresentação de Jorge Luiz e Chmiest, um dos assuntos abordados relacionou-se com Andrés Madrid. António Salvador, presidente do Sp. Braga, afirmou que comunicação social e alguns empresários fizeram "terrorismo emocional ao jogador para que ele fosse para o FC Porto".

"Comigo oficialmente ninguém do FC Porto falou. Como existe uma excelente relação entre os dois clubes e de amizade entre mim e Pinto da Costa... Foi tudo situações de imprensa e de empresários que não estão ligados aos clubes. Ainda hoje não sei se o FC Porto esteve alguma vez interessado no Andrés Madrid", disse.

Por outro lado, confirmou que houve uma abordagem portista relativamente a Diego, entretanto vendido ao Atlético de Madrid.

"Houve uma abordagem mas não houve avanços em concreto", garantiu.

IN RECORD

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

"Tentaram fazer terrorismo emocional com Andrés Madrid"

OBraga apresentou ontem os dois últimos reforços de Inverno (o lateral-esquerdo Jorge Luiz e o avançado Chmiest) e, no final da apresentação, António Salvador fez um balanço da actividade arsenalista na reabertura do mercado de transferências, aproveitando para dar a sua versão sobre o caso que envolveu o médio Andrés Madrid e a transferência para o F. C. Porto, que não se concretizou.

"Sempre disse que o Braga não iria prescindir das peças fundamentais do plantel. A prova é que não vendemos ninguém imprescindível, e ainda reforçámos a equipa. Quanto a Madrid, penso que tentaram fazer terrorismo emocional para que o jogador viesse pedir para sair", afirmou o presidente da SAD bracarense, referindo-se a manobras de empresários "Nem Pinto da Costa, nem ninguém do F. C. Porto, falou comigo. Ainda hoje estou sem saber se o F. C. Porto esteve realmente interessado na contratação de Madrid".

Salvador revelou que existiu, de facto, uma abordagem dos portistas para a aquisição de Diego, mas o jovem brasileiro acabou por ser vendido ao Atlético de Madrid. "As relações do Braga com o F. C. Porto, tal como com os outros clubes, são excelentes - e não vejo razões para deixarem de o ser", acrescentou o dirigente. António Salvador disse, ainda, que está de consciência tranquila relativamente às cinco contratações feitas no mercado de Inverno, pois entende que trarão mais-valias ao plantel, e não se mostrou preocupado com os últimos resultados da equipa na Liga portuguesa (quatro jogos seguidos sem ganhar). "Fizemos tudo para que os melhores jogadores não saíssem e ainda entraram reforços de qualidade. Tenho a certeza de que vamos fazer uma grande segunda volta no campeonato, para tentarmos consolidar um lugar entre os quatro primeiros classificados. Para além disso, queremos chegar à final da Taça de Portugal e esperamos dar mais um passo em frente na Taça UEFA, prova em que até agora cumprimos os objectivos delineados", comentou.

À margem das declarações do presidente, a equipa bracarense fez ontem mais um treino para preparar o jogo de amanhã com o Aves (20.15 horas, SportTV 1), que voltou a não contar com a presença dos lesionados Andrés Madrid, Castanheira e Maciel. O treinador Rogério Gonçalves pôde trabalhar com todos os elementos do plantel, incluindo Jorge Luiz e Chmiest, que apesar de tudo não farão parte das opções do técnico para a recepção ao Aves. Estes dois jogadores não foram inscritos pelo Braga na nova lista enviada à UEFA, que define os atletas disponíveis para a eliminatória com o Parma, ao contrário do que aconteceu com os outros reforços de Inverno (Rodriguez, Andrade e Diego, que ocuparam os lugares de Irineu, Maurício e Hugo Leal).

O treino de hoje de manhã, marcado para as 10.30 horas, terá a novidade de ser realizado à porta aberta, seguindo-se a divulgação da lista de convocados para a partida com o Aves.

Jorge Luiz e Marcin Chmiest vestiram ontem, pela primeira vez, a camisola do Braga, durante a apresentação oficial que decorreu depois do treino da manhã. O brasileiro jogará na equipa minhota até ao final desta época, por empréstimo do Dínamo de Moscovo,

e mostrou-se muito feliz com o regresso ao clube onde brilhou antes de se transferir para a Rússia. "Quando saí, deixei claro que um dia queria voltar. Este clube tem cada vez maiores responsabilidades e venho para ajudar. Respeito a concorrência, mas quero tentar conquistar o meu espaço. Não poderei jogar na Taça UEFA, mas tentarei ajudar a equipa no campeonato e na Taça de Portugal", afirmou o lateral-esquerdo. Chmiest sentiu, naturalmente, mais dificuldades para se exprimir, já que só fala polaco, mas lá conseguiu dizer que está em Braga para "dar o melhor, marcar golos e tentar ajudar o clube a cumprir o sonho de disputar a Liga dos Campeões". O avançado também jogará na condição de emprestado nos próximos quatro meses, à procura de convencer os dirigentes bracarenses a avançarem para a sua contratação por três anos, no final desta temporada.

IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

IN A BOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!