News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Nº 4 - O CULTO DO BRAGUISMO - Por Zé

Started by A.COSTA, 07 de June de 2014, 20:44

Previous topic - Next topic

A.COSTA

4º texto:

"O CULTO DO BRAGUISMO" -

EU SOU DO BRAGA
O Benfica a Jogar é sinónimo de romaria. Não sou bruxo nem adivinho, no entanto, facilmente prevejo que o Estádio Municipal de Braga, com o SLB, vai mesmo encher.
O SLB onde quer que vá enche estádios e naturalmente os clubes aproveitam para rechear os paupérrimos cofres, colocando bilhetes para o público a preços acima do usual.
Diz a Comunicação Social regional de Lisboa que Braga é a 2ª casa do SLB. Não concordo totalmente, pois quem conhece sabe que Braga é dos Braguistas, no entanto, o mesmo não se pode dizer dos concelhos limítrofes. Lá imperam outras crenças que não a do SCB. Esses dizem presente, comparecem no estádio ávidos de verem as vedetas que lhes incham o ego.
A nossa região está repleta de benfiquistas... esta é a verdade inquestionável por mais que digamos o contrário. Não podemos, se desejamos ser coerentes e verdadeiros com nós próprios, ocultar, esconder na nossa mente o que os nossos olhos vêem.
Confesso... Não nutro simpatia pelo Benfica. Nem pelo Sporting e tão pouco o FCP. Gosto do SCBraga. O meu coração pertence por inteiro ao SCB.
Fico perplexo. Por que algumas pessoas não apoiam o clube mais representativo da região? Por que as pessoas não apoiam o SCB? O GVFC ou mesmo o VSC? Apoiam os 3 "grandes"... Porquê?
Procuro uma explicação, uma razão. Uma razão de ser assim... Será que a encontrarei? Por mais que medite não encontro os motivos para este fenómeno. Eles têm uma enorme vantagem. Têm um historial, uma base de apoio que dificilmente terá equiparação no nosso país. Vivem do passado, exaltam-no... e no presente fazem passar a mensagem de esperança para o futuro. Fazem passar a mensagem de que o passado glorioso renascerá, qual fénix das cinzas... E eles – os benfiquistas – piamente acreditam. Têm fé ou pelo menos desejam que assim seja. Os benfiquistas envolvem tudo por onde passam pois nunca deixam de acreditar... mesmo quando o fôlego da razão da sua existência está débil e moribundo, eles acreditam.
Hoje...ontem... é sempre assim. Tanto quanto os meus olhos permitem ver, é sempre assim.
Triste, é este o sentimento, mas também revoltado. As pessoas da nossa região não estão com o SCB. Pergunto a mim próprio: - Por que é assim? Serei eu velho e esta situação permanecerá? Será que vai ser sempre assim?
- Faça-se algo... mas faça-se!
O preço nunca será demasiado caro... o futuro trará dividendos 10...100 vezes maiores.
Fecho os olhos e imagino... imagino um estádio cheio, mas cheio de pessoas a apoiar um clube. Um mar de gente orgulhosa do seu clube. Um mar de gente que apoia nos bons, mas principalmente nos maus momentos... um mar de gente a apoiar o SCB!!!!
Alegria, beleza, paixão a pairar no ar... e um grito uníssono nas bancadas: . "BRAAAAGAA"!!!! como que a agradecer o espectáculo que deslumbravam e que a equipa do SCB os  brindava.
Sim... o SCB significa muito para mim. Tenho consciência que tal como eu, há muita gente que é genuinamente do SCBraga. Muita...
A quem de direito, apelo que faça algo em prol de engrandecer este clube. O SCB merece.
Acho importante iniciativas com o objectivo de inverter esta situação. Se Braga tem muitos habitantes oriundos de outras localidades, a quem o SCB nada diz, há que tentar junto da 2ª geração incutir o "braguismo". É necessário inverter esta situação, pois desejamos todos um SCB cada vez maior e melhor.
Iniciativas nas escolas; acções e parcerias com o objectivo de proporcionar aos sócios benefícios, assim como incrementar o marketing...
Além dos aspectos acima enunciados, há pormenores que merecem reflexão a quem de direito. Ainda há muito trabalho a fazer: que desesperante é ver ainda alguns pormenores que inibem e frustam os associados do SCB: 3 meses à espera do cartão de associado; filas de trânsito e problemas de estacionamento; entrada demorada no estádio; promiscuidade nos sectores reservados a sócios; claques do adversário a ocupar lugares reservados a associados...
Posso constatar que perante muitas adversidades e condicionalismos, ser sócio do SCB é só próprio de alguns, não de todos. O SCB não ganha títulos. Não ganha campeonatos. Não tem vedetas internacionais. Não é falado todos os dias nos media...Apesar disso os braguistas são fortes e acreditam no seu clube.
Obviamente que esse futuro passa invariavelmente por António Salvador de quem espero não deseje ser mais um presidente, cuja fotografia ficará esquecida, para sempre,  num qualquer corredor frio e escuro do Estádio Municipal de Braga.


In Diário do Minho 15/04/2004

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O artigo acima indicado foi escrito e publicado no Diário do Minho em 2004. Decorridos 10 anos, algumas coisas foram mudando e outras permanecem inalteradas. O Braguismo esse nasceu  e continua a crescer...  Mais importante que o aumento de adeptos do SCB é a consolidação do Braguismo.  Isso vê-se, não nos bons momentos, mas nos maus momentos...a exemplo da época que agora findou. Quantas vezes eu vi a desolação e a tristeza bem expressa no rosto daqueles que me rodeiam... Quantas vezes vi a lágrima muitas vezes reprimida no canto do olho. Quantas vezes vi  a angústia no coração que acaba por levar, qual rio que corre para mar, para um estado de espírito doloroso e indiscritível...

Não vi a indiferença nos adeptos do SCB. Isso que demonstra? O óbvio... o SCB reside na sua alma. Está no seu sangue...

O SCB pode ser um clube pequeno. O historial não é de feitos gloriosos como é apanágio de outros clubes nomeadamente o Benfica que se auto-intitula glorioso... essa auto-intitulada glória quantas vezes não é mais que vitórias sustentadas no mais podre que existe no futebol.  Para alguns que interessa... os fins justificam os meios! Para alguns a sede, a avidez de vencer ultrapassa valores que deveriam estar sempre presentes na nossa vida... Se para alguns tudo vale, e o que interessa é ganhar, os braguistas já demonstraram que estão com o SCB incondicionalmente,  apesar  do SCB  não ganhar muitas vezes o carácter e a alma dos braguistas demonstram que afinal a sua natureza, a essência... é Enorme. Enorme em dignidade; Enorme em humildade; Enorme em valores... que outros esquecem! Os braguistas podem não ganhar, nem sentir o doce sabor da vitória como os adeptos de outros clubes mas isso nunca os fará esmorecer pois eles são adeptos do SCB e o que os move são  valores muito mais nobres que a vitória ou ganhar muitas vezes. Todos gostamos de sentir os bons momentos de felicidade, da alegria de jogar na Champions... todos nós gostamos de sentir os momentos únicos e inesquecíveis de conquistar a Taça da Liga.. . Mas não foram essas conquistas que os fez despertar para o SCB. Antes disso acontecer, sempre disseram presente e nunca questionaram o seu amor e entrega ao clube. SCB para sempre!!!


""
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

magico_scbraga

Este último texto é, de facto, emocionante. E diz tudo. Fantástico, mais uma vez.
Obrigado por este momento!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

A.COSTA

Vou colocar esta citação do texto:

"...
Alegria, beleza, paixão a pairar no ar... e um grito uníssono nas bancadas: . "BRAAAAGAA"!!!! como que a agradecer o espectáculo que deslumbravam e que a equipa do SCB os  brindava.
Sim... o SCB significa muito para mim. Tenho consciência que tal como eu, há muita gente que é genuinamente do SCBraga. Muita...
..."

Esta frase fez todo o sentido naquela célebre meia-final da Liga Europa ou na época anterior, onde o Braga de Domingos vergou as gaivotas de JJ ao peso da derrota. O estádio, repleto, gritava ... BRAGA.

O Braga neste período aproximado de 10 anos teve grandes craques, que inevitavelmente vendeu. É a lei da sobrevivência.

Receio que a redução de custos desenfreada no plantel (acredito que tenha que ser mesmo assim, mas deveria ser mais gradual) se traduza numa redução drástica da qualidade do plantel. Espero que os próximos tempos não tragam de volta o "Braguinha" de que muitos sentem saudades (quer dentro, quer fora do clube). É que esse "Braguinha" era humilde como muitos gostam, mas era goleado pelo Aves ou pelo U. Madeira e evitava a descida na última jornada, sabe-se lá a que preço algumas vezes.

Parabéns pelo texto. Algumas pessoas só conheço do fórum, ainda que alguns andem arredados deste espaço. Mas que existem pessoas a sentir o "Braguismo" não tenho dúvidas. Este sentimento nasceu nos últimos tempos e compete-nos, a todos, lutar para que se mantenha bem vivo.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

luis67

fiquei sem palavras
o melhor texto que li ate hoje no SB