News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Nº 8 - O CULTO DO BRAGUISMO - Por Carvalhinha

Started by A.COSTA, 05 de July de 2014, 15:03

Previous topic - Next topic

A.COSTA

8º texto:

"O CULTO DO BRAGUISMO" - Carvalhinha

Braguismo; Uma palavra que não consta no dicionário da língua de Luís Vaz de Camões mas que significa para lá de muito! Ser adepto é torcer ao máximo pelo clube que se gosta, tanto nas horas boas como nas horas más, mas ser braguista é ser diferente de todos os outros adeptos. Nós não nascemos com a chama de conquistas, de títulos. Nós não acreditamos que vamos sempre vencer. Nada disso. Nós amamos o nosso clube, mas estamos sempre com os pés assentes na terra. Temos a noção da realidade. Sabemos analisar, sabemos apoiar, sabemos estar. Não vamos com sede demais ao pote. Crescemos, é verdade. O clube evoluiu, tem uma estrutura sólida, tem segurança e apresenta todas as bases para conseguir bons resultados. Prémios? Ainda não vai há muito tempo que marcámos presença numa final europeia, estivemos na final da Europa League em Dublin! Descobrir... sentir algo pela primeira vez, ter uma emoção nunca antes experimentada é algo maravilhoso. Mas seguimos humildes, sem darmos muito nas vistas. Não queremos protagonismo. Não procuramos fama. Queremos que os atletas entrem em campo, suem a camisola, que honrem o emblema. Ao fim ao cabo, que demonstrem profissionalismo, que busquem a felicidade. A deles, a nossa. Os golos, as vitórias, que para nós têm um sabor desigual, um sabor mais doce. Gostaríamos apenas de ser tratados como deve ser, com consideração e dignidade, por parte dos media, por parte dos entendidos na matéria (APAF, Comissão Disciplinar da FPF e por aí fora).

E eu sigo os jogos mesmo a 2'200 km do Estádio AXA aka Pedreira, pela TV (bendita Zon; agora NOS), pela rádio (nos jogos da Taça de Portugal) ou Internet (quando tudo o resto não é possível), mas nem sempre foi assim. Não nasci assim. Não nasci adepta do Sporting Clube de Braga. Eu fui crescendo, e o amor e o carinho pelo clube foram crescendo comigo. E como? Ponto de viragem, mudança de país. Foi aí que percebi que não fazia sentido torcer por um outro clube qualquer. Estávamos na década de 90.

Naquele tempo, fora de portas só se apanhava a RTP Internacional. Tempos antigos, difíceis e de uma saudade gritante. Imaginam-se sem computador, sem telemóvel? Pois bem. A comunicação era escassa, a tecnologia era outra. De difícil acesso e de custo mais elevado. Uma outra época, onde os hábitos eram outros. Quando estamos fora é que percebemos o quão é importante a nossa casa. É aí que damos o devido valor às nossas raízes. Ficámos a entender de forma muito mais clara o que nos move e o que nos desperta sentimentos únicos. Borboletas no estômago. Paixão. Mostramos, sem receio algum, o orgulho em sermos portugueses, em sermos de onde somos. E ser de Braga, é ser do Braga. Dos Gverreiros do Minho. Demonstramos coragem e força. Mesmo quando nos tentam derrubar não baixamos os braços. Vamos à luta. E eu identifico-me (completamente) com o clube. Sou assim. A minha maneira de estar na vida é esta. Sou uma filha da terra. Uma apaixonada pelos meus. Juntos, fazemos a diferença. A união faz de nós ainda mais belos e fortes.

Cidália Carvalho
Sócia 13471
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Gverreiro2014

Junta-te á nossa legião,
e serás um campeão.

Pé Ligeiro

BRAGA SEMPRE MAIS!

GALEGO

A grande amiga e enorme braguista Carvalhinha mora a 2.200 kms de Braga, porque a Vida levouna aí.
Nunca estivemos juntos. Mas somos amigos. Até nas redes sociais. Tenho por ela uma especial simpatía e grande apreço. E quando estou nos jogos do Braga, muitas vezes penso nela porque sei o que daría por poder estar, como eu
posso, na bancada do AXA.
Mas estes adeptos que a distáncia tao enorme sao imposibilitados de estar presentes sempre, sao no final os máis adeptos, os máis tenaces, os máis entusiastas...
A Cidália -que tal é o seu nome- é oro de lei. E como tal se manifesta.
Só tem uma nota negativa (é uma brincadeira pela minha parte, olho!) : emprega alguma da súa força -apoiante- enorme, em apoiar ao cantante Pablo Alborán, do que é a fan número 2.
Grande abraço amigo para ela!

ric

em boa hora o A.Costa se lembrou de trazer estes depoimentos para o SB. Estamos a fazer um verdadeiro serviço público de braguismo!

A Cidália (vulgo carvalhinha) é um exemplo PARA TODOS NÓS. Longe , fisicamente, da sua terra e amigos, segue na Suíça com paixão o dia a dia do SCBraga. Pelas suas palavras vemos ou podemos sentir o que é ser Braguista á distancia. E como ela, o nosso amigo Galego (embora este bem mais perto), e todos aqueles braguistas que quero incluir com um grande abraço e que estão no Luxemburgo e que vivem o clube de uma forma muito apaixonada.  Uma palavra ainda para todos os foristas que estão nos Palops e no Brasil e por esta grande diaspora portuguesa e bracarense.
Felizmente temos aqui no SB um espaço para que todos possamos estar unidos em torno de um ideal : o SCB.
Ao longo destes anos, fomos tecendo laços de união e hj somos milhares a sentir o clube neste espaço.

Para a Cidália, que a considero uma boa amiga, um grande beijo extensivo a todos os que estão longe . Vão aparecendo por aqui, digam quando estão cá de férias para que possamos combinar qq coisa.

Um abraço

A.COSTA

Parabéns pelo texto.

Estes textos têm mostrado o braguismo de diversos pontos de vista, através do depoimento de cada um dos autores dos textos.

Nota: este trabalho teve a origem na dupla Sá Pinto/A.COSTA.   ;) ;) ;) ;) ;) ;)

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Carvalhinha

É engraçado, há poucos dias atrás quando escrevi este texto ainda não existia o slogan #EstamosJuntos que o Braga escolheu para esta época, mas até combinou, apesar do lema já estar mais que gasto...

Obrigada pelo convite e parabéns à dupla em questão por esta iniciativa! Gosto muito desta ideia, e gostei de ter participado, de ter dado o meu contributo. Estas textos são tão interessantes. Não somos todos iguais, nem todos sentem e vivem o braguismo de forma igual. Cada um de nós tem uma história para contar.

Galego, o que posso eu dizer eu de ti? Há pessoas e pessoas. E tu não és uma pessoa qualquer, és uma pessoa especial. Vivemos ambos fora de Portugal, mas tu não és português, mas sentes e vives o clube de uma maneira extraordinária. Eu percebo-te. O afecto que tens por mim, é o mesmo que eu tenho por ti. Acredita! E fico imensamente feliz por saber que tu, ao menos tu, consegues estar presente em muitos mais jogos do que eu. De pessoas assim não sinto qualquer inveja futebolística, antes pelo contrário. :) Em relação à nota, eheheh! Mira eso como algo positivo, mientras sigo vuestro gran artista, así voy mejorando mi español. ;D Algún día, si nos encontramos en persona, voy a poder hablarte sin sentir miedo. ;) Sigue así como eres.

Obrigada a todos pelas simpáticas palavras. Beijinhos... e viva ao Braga!

GALEGO

Quote from: Carvalhinha on 08 de July de 2014, 22:18
É engraçado, há poucos dias atrás quando escrevi este texto ainda não existia o slogan #EstamosJuntos que o Braga escolheu para esta época, mas até combinou, apesar do lema já estar mais que gasto...

Obrigada pelo convite e parabéns à dupla em questão por esta iniciativa! Gosto muito desta ideia, e gostei de ter participado, de ter dado o meu contributo. Estas textos são tão interessantes. Não somos todos iguais, nem todos sentem e vivem o braguismo de forma igual. Cada um de nós tem uma história para contar.

Galego, o que posso eu dizer eu de ti? Há pessoas e pessoas. E tu não és uma pessoa qualquer, és uma pessoa especial. Vivemos ambos fora de Portugal, mas tu não és português, mas sentes e vives o clube de uma maneira extraordinária. Eu percebo-te. O afecto que tens por mim, é o mesmo que eu tenho por ti. Acredita! E fico imensamente feliz por saber que tu, ao menos tu, consegues estar presente em muitos mais jogos do que eu. De pessoas assim não sinto qualquer inveja futebolística, antes pelo contrário. :) Em relação à nota, eheheh! Mira eso como algo positivo, mientras sigo vuestro gran artista, así voy mejorando mi español. ;D Algún día, si nos encontramos en persona, voy a poder hablarte sin sentir miedo. ;) Sigue así como eres.

Obrigada a todos pelas simpáticas palavras. Beijinhos... e viva ao Braga!

Ainda por riba : a sempre admirável Carvalhinha escreve -.. e nao só aquí- um espanhol excelente. E sei que também o fala, porque já me tenhem dito.
Que Deus abençoe esta grande braguista e a todos os que integramos a enorme colectividade do braguismo

magico_scbraga

Se eu, sócio com lugar anual, tendo apenas passado dois meses desde o término do campeonato, já sinto aquela saudade inexplicável do nosso estádio, dos jogos do nosso Braga, imagino o quão difícil deve ser, para alguém que vive na Suiça, aguentar a distância. A distância da nossa cidade. A distância do nosso estádio. Dos jogos do nosso clube.
Um abraço para todos aqueles que, à distância, têm o Braga no coração. Ou na alma. Porque, como alguém disse, o coração parará um dia. A alma, essa, é eterna.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

GALEGO

Quote from: magico_scbraga on 09 de July de 2014, 03:52
Se eu, sócio com lugar anual, tendo apenas passado dois meses desde o término do campeonato, já sinto aquela saudade inexplicável do nosso estádio, dos jogos do nosso Braga, imagino o quão difícil deve ser, para alguém que vive na Suiça, aguentar a distância. A distância da nossa cidade. A distância do nosso estádio. Dos jogos do nosso clube.
Um abraço para todos aqueles que, à distância, têm o Braga no coração. Ou na alma. Porque, como alguém disse, o coração parará um dia. A alma, essa, é eterna.

A alma é eterna, com certeza que sim. E a alma braguista nunca morrerá. Por tanto, eu sempre digo que o Braga nao tem os 12.000 fieis adeptos que nunca o abandonan nas bancadas do Axa; tem muitos espalhados pelo Mundo; mas tem uma legiao de muitísimos adeptos que deixaram este Mundo e foram para a Eternidade. Todos eles, braguistas de coraçao e alma, nao morrem máis que no físico; em alma continúam com o Braga, continúam com nos, e tenhem lugar anual permanente na grande bancada arsenalista do Ceu.
Uma recordaçao, pois, para todos eles, a partir da oportuna referencia que o nosso amigo magico_scbraga fez