News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/05

Started by JotaCC, 09 de May de 2014, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Regresso do goleador pela porta grande

O regresso de Edinho ao Sporting de Braga é um dado praticamente consumado, até porque o futebolista ainda tem contrato com o clube, apesar de jogar no Kayseri Erciyesspor (Turquia) que está na luta pela permanência. O jogador optou por deixar o clube bracarense em Janeiro, algo insatisfeito por não jogar com a regularidade desejada. Na primeira fase da época, ainda com Jesualdo Ferreira no comando do clube bracarense, Edinho participou em 11 jogos do campeonato, sendo titular somente em seis encontros. E facturou um golo apenas.

Ora, com os ares da Turquia, Edinho comprovou as credenciais de goleador. Foi sempre titular, realizando três jogos e facturou 10 golos. Uma diferença abismal, que reforçou ainda a confiança no seleccionador Paulo Bento em chamar o avançado para representar a equipa das quinas.
Na sequência da época realizada, por certo, Edinho será um jogador a ter em conta no plantel bracarense para a próxima temporada, sendo um reforço de peso para o ataque arsenalista, além de ser um jogador internacional e com fortes possibilidades de ser convocado para o Mun dial do Brasil.

Além do mais, Edinho constitui desde logo a opção prioritária para vir ocupar a vaga de Raul Rusescu. O jogador emprestado pelo Sevilha ao Sporting de Braga está de saída, uma vez que o clube não vai accionar a opção de compra. Rusescu foi cedido pelo clube espanhol ao Sporting de Braga a título de empréstimo até ao final da temporada, com o Braga a deter a opção de compra do passe do jogador, avaliado em cerca de três milhões de euros.

Rusescu, inclusive, já se despediu dos adeptos bracarenses uma vez que não constitui opção para o jogo de amanhã com o Vitória de Guimarães, por ter de cumprir castigo dado que viu o quinto cartão amarelo na competição e não pode dar o seu contributo à equipa no último jogo do campeonato. Porém, a passagem por Braga contribuiu para Raul Rusescu relançar a sua carreira e desperta interesse de alguns emblemas nos seus préstimos, sendo pouco provável o ingresso no plantel do Sevilha. De acordo com a imprensa romena o Steaua de Bucareste pode estar interessado em assegurar o jogador nos seus quadros, por empréstimo.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Chelsea pode emprestar médio Mario Pasalic

O médio ofensivo croata Mario Pasalic pode ser reforço do SC Braga na próxima época, por empréstimo do Chelsea.

O jogador foi comprado pelo Chelsea em janeiro mas Mourinho quis que terminasse a época no Hajduk Split, clube no qual leva 11 golos em 28 jogos na Liga croata.

Com apenas 19 anos, Pasalic ainda não terá lugar no meio campo do Chelsea na próxima época e a imprensa croata revela que o SC Braga poderá ser o destino. Lazio, Verona e Frankfurt também estão na corrida.

A BOLA

JotaCC

Silva Campos: «Após o Jamor pode haver volte-face»
ACREDITA SER POSSÍVEL RENOVAR COM NUNO

O presidente António Silva Campos assume que será muito complicado convencer Nuno Espírito Santo a permanecer em Vila do Conde, mas ainda não perdeu a esperança de cativar o treinador a abraçar o projeto europeu que está a ser delineado para a próxima temporada.

Uma conversa que o responsável garantiu que só irá realizar-se após a final do Jamor e com a certeza que o Rio Ave, precavendo-se contra qualquer eventualidade resultante do protagonismo adquirido por Nuno, já está no mercado a sondar alternativas com um perfil semelhante.

"Os resultados falam por si. O Nuno é jovem, ambicioso e tem muitas aspirações. Costumo dizer que o Rio Ave já é um grande, mas não creio que estejamos em condições de discutir a sua continuidade", afirmou António Silva Campos, recusando-se a perder a esperança: "No final da Taça de Portugal vamos sentar-nos e falar. Não quero adiantar muito mais sobre o assunto, até porque pode haver um volte-face..."

Ciente do interesse que Nuno Espírito Santo tem despertado junto de outros emblemas, o responsável vila-condense reconhece que o Sp. Braga pode ser um destino para o treinador.

"Não digo que há contactos, mas ouvi que existiram sondagens de vários clubes e que o Sp. Braga foi um deles", asseverou António Silva Campos, garantindo que "o Rio Ave deu todas as condições de estabilidade para Nuno Espírito Santo se sentir realizado" em Vila do Conde.
Entretanto, o RioAve colocou ontem à venda os bilhetes para a final da Taça de Portugal, tendo já vendido 2 mil dos 11 mil ingressos recebidos. A aquisição é restrita a sócios e residentes no concelho.

RECORD

Bruno3429

Apoio residual no dérbi sem o sabor de outros

JUNIORES SÃO À MESMA HORA

O dérbi de amanhã, em Guimarães, não está naturalmente a provocar grande entusiasmo entre os bracarenses. Por todas as razões e ainda mais uma: os juniores jogam à mesma hora em Leiria, onde podem sagrar-se campeões nacionais o que, a confirmar-se, seria apenas a segunda vez na história do clube...

Além disso, o preço dos bilhetes, fixado em 25 euros, para o jogo no D. Afonso Henriques, afastou ainda mais alguns dos indecisos que ainda pensavam ver a despedida da equipa esta época. Num dérbi do Minho sem transmissão televisiva, o que também é notícia, a presença de bracarenses será meramente residual, até porque a única coisa que há a saber é se a equipa ainda consegue chegar ao 6.º lugar, sendo que o Marítimo só joga domingo e pode recuperar a posição no caso de vitória em Guimarães do conjunto de Jorge Paixão. O treinador promove ao início da tarde (12.30) a última conferência de antevisão. A única ausência certa do adeus oficial à temporada é de Baiano, que continua a recuperar de uma lesão muscular.

Record

JotaCC

PEDRO SANTOS TORNOU-SE INDISPENSÁVEL PARA A SAD
REGRESSO PELA PORTA GRANDE>>Em foco na final da Taça da Liga, o extremo valorizou-se no Rio Ave e já sabe que vai integrar o plantel arsenalista em 2014/15

Bastaram quatro meses de empréstimo ao Rio Ave para Pedro Santos despertar outra vez a atenção dos responsáveis do Braga. Após uma experiência infeliz na Roménia, ao serviço do Astra Giurgiu, o extremo-esquerdo teve a oportunidade de regressar ao futebol português em janeiro e a aposta resultou em cheio, assumindo-se como um dos jogadores mais influentes no ataque dos vila-condenses, como se verificou na recente final da Taça da Liga, frente ao Benfica. Atenta à evolução do jogador, a sociedade desportiva já determinou o seu futuro próximo: tem ordens para se apresentar no arranque da pré-época, a fim de integrar o plantel 2014/15.

Atendendo a que os minhotos têm 23 profissionais emprestados (ver quadro), a conquista de Pedro Santos não está ao alcance de todos – poucos terão a possibilidade de regressar à base. Aos olhos da SAD, será uma solução óbvia para o reforço da ala esquerda da primeira equipa, que, finda a época, poderá perder Rafa, a troco de um importante encaixe financeiro. Antigo companheiro de equipa no Casa Pia e amigo para o resto da vida de Pedro Santos, o médio Zeca (Panathinaikos) já previa semelhante desfecho. "Não me surpreende. É um jogador de enorme qualidade e aproveitou o empréstimo ao Rio Ave para mostrar o seu valor. Vai ser um grande reforço para o Braga", perspetivou, elogiando especialmente a "velocidade" do esquerdino. "É muito rápido, tem grande técnica e um drible muito forte. Por outro lado, remata facilmente com os dois pés, o que não é normal", assinalou.
"Vai ser um grande reforço. É muito rápido e remata com os dois pés, o que não é normal."
A "garra" de Pedro Santos é outra característica destacada por Zeca. "Nos treinos do Casa Pia, amuava quando perdia. E ficava tão chateado que nem respondia às nossas provocações. Depois, lá arrefecia no balneário e ficava tudo bem. Ainda mantém um pouco dessa faceta: não gosta de perder por nada", revela, certo de que semelhante "insatisfação" tem ajudado Pedro Santos a "aperfeiçoar-se" como jogador.



Éder será um dos alvos do Besiktas
Imprensa turca diz que o clube de Istambul procura um substituto para Hugo Almeida e oferece quatro milhões de euros pelo arsenalista

De volta aos golos e à competição depois de ter estado muito tempo afastado para recuperar de duas intervenções cirúrgicas, Éder não demorou a agitar o mercado. De acordo com a Imprensa turca, o Besiktas procura no mercado um substituto para Hugo Almeida, que estará de saída do clube, e dá prioridade à contratação de Éder, estando na disposição de desembolsar quatro milhões de euros para assegurar a transferência. Há dois meses que os dois clubes estarão em contactos, mas o negócio só avançará se o clube turco se aproximar dos 15 milhões supostamente pretendidos pela SAD bracarense, que acredita na presença do avançado no Mundial do Brasil e aposta na sua continuidade no plantel, com vista à nova época.
Recentemente contratado pelo Besiktas, o técnico croata Slaven Bilic (ex-Lokomotiv) já está a planificar a próxima temporada, tendo incluído, numa lista de jogadores a contratar, ainda o internacional nigeriano sub-20 Chidi, conforme deu conta a mesma Imprensa turca ainda esta semana. Apesar do investimento na sua contratação (custou 400 mil euros), o médio-ofensivo foi encaminhado para a equipa B logo no começo da época, estreando-se na I Liga apenas pela mão do técnico Jorge Paixão, frente à Académica, em Coimbra.



PAIXÃO E DEPOIS DUARTE

Os corações dos adeptos do Braga vão palpitar a dobrar amanhã, pois a equipa principal desloca-se ao Estádio D. Afonso Henriques para mais um dérbi minhoto e os juniores vão a Leiria, estando aqui em jogo a conquista do título. Excecionalmente, Pedro Duarte, o treinador dos juniores, fará hoje a antevisão do jogo, depois de Jorge Paixão.



MARIO PASALIC APONTADO

Contratado esta época pelo Chelsea ao Hajduk Split, Mario Pasalic (na foto) prepara-se para rodar, por empréstimo, noutro clube. Segundo a Imprensa croata, a Lázio está bem posicionada para receber o internacional sub-20, surgindo o Braga, ao lado de Chievo e Eintracht Frankfurt, como outra hipótese viável. O clube londrino ainda não decidiu.

O JOGO

JotaCC

Paixão garante título de melhor do Minho

APESAR de muita coisa ter corrido bem, Jorge Paixão conseguiu um "título" na passagem pelo Braga: a liderança regional, que lhe permite partir para o dérbi de amanhã (16 horas), em Guimarães, com cinco pontos de vantagem sobre o Vitória, logo, com a certeza de que não haverá ultrapassagens.
Quando, em finais de fevereiro , Jorge Paixão rendeu Jesualdo Ferreira, o Braga era sétimo, com 27 pontos, atrás do V. Guimarães, o sexto, com 29. Nas nove jornadas que se seguiram, ultrapassou o velho rival, sendo que também o Gil Vicente, que é o 13.0"classificado, com 28 pontos, atrás dos guerreiros.
Curiosamente, a ultrapassagem surgiu com menor rendimento, em comparação com o seu antecessor: Jesualdo somou 1,35 pontos de média por jogo e Paixão tem o registo de 1,11. Na presidência
Jorge de António Salvador, só uma vez (2007/08) o Vitória ficou à frente do Braga. Então, foi sétimo e os vimaranenses foram os terceiros.
Entretanto, em Espanha, o ala Hélder Barbosa, que está cedido pelo Braga ao Almeria, lesionou-se na perna esquerda e vai estar parado de três a quatro semanas.
Sem novidades clínicas, o Braga volta a treinar hoje de manhã. Às 12.30 horas, Jorge Paixão faz a antevisão do dérbi.

JN

Bruno3429

«Tem sido difícil motivar os jogadores» – Jorge Paixão
Por Pedro Lobão 

O técnico arsenalista fez, ao início da tarde desta sexta-feira, a antevisão do derby minhoto frente ao eterno rival, Vitória de Guimarães, no duelo que encerrará a época desportiva para os dois emblemas. O treinador não considera que seja especial vencer os vimaranenses.

«Não há muita coisa a ganhar senão o jogo. Ganhar ao Vitória de Guimarães, ao Rio Ave ou ao Arouca para mim é igual! Em relação aos adeptos, acredito que não seja igual. Nós temos que nos abstrair dessa paixão para nos concentrarmos no jogo».

Jorge Paixão acredita que os arsenalistas merecem terminar a temporada com uma vitória.

«Merecemos sair desta época com uma vitória. É um triunfo que o clube merece por tudo aquilo que passou durante a época».

O técnico confessou ainda a dificuldade em motivar os jogadores para uma partida em que a vitória não garante acesso a nada.

«Motivar os jogadores depois da eliminação da Taça de Portugal é muito dificil. Conforme o tempo passa, mais difícil fica. Somos todos profissionas, tem que haver seriedade. Temos que trabalhar com paixão e eu tento passar essa mensagem», argumentou.

Confrontado sobre se a Direção do clube já lhe terá anunciado o que lhe reserva o futuro, Jorge Paixão brincou com a situação.

«Continuem a especular. Até é divertido, já chegaram mais treinadores hoje, são tantos nomes... Continuem».

Os convocados para o derby frente ao Vitória de Guimarães apenas serão conhecidos amanhã de manhã.

A Bola

JotaCC

Paixão irónico: «Já chegaram mais treinadores a Braga»
Técnico diz que jornalistas continuam a especular, mas não esclarece o seu futuro

Jorge Paixão, treinador do Sp. Braga, perspetivou esta sexta-feira em conferência de imprensa o último jogo da época para o clube minhoto. Os bracarenses deslocam-se ao D. Afonso Henriques já sem nada poder fazer em termos classificativos, mas ainda assim Jorge Paixão quer vencer este jogo com história.

«Há o jogo para ganhar, não muito mais. Ganhar ao V. Guimarães, ao Arouca ou ao Rio Ave é exatamente a mesma coisa. Claro que para a massa adepta, e tendo em conta a rivalidade que existe, não é a mesma coisa, mas nós, profissionais, temos de deixar de lado essa parte emocional. Mas é um jogo com história que queremos ganhar porque acho que merecemos sair desta época com uma vitória e seria uma forma de premiar a equipa por tudo o que passou», referiu o técnico dos arsenalistas.

Ainda sem o oitavo lugar matematicamente garantido, lugar que vale entrada direta na fase de grupos da Taça da Liga da próxima época, Jorge Paixão desvaloriza esse objetivo referindo apenas que quer «ganhar o jogo», dizendo ao mesmo tempo que espera que não se registem incidentes entre adeptos e que impere o «respeito».

O avançado Éder, que marcou nas últimas duas jornadas, terá mais uma oportunidade de ajudar o Sp. Braga e de mostrar serviço. Jorge Paixão considera positiva a reta final do avançado que ainda corre para o Mundial: «É bom para a equipa e para ele, porque pode permitir-lhe uma presença no Mundial2014».

À margem do jogo com o V.Guimarães, Jorge Paixão voltou a relembrar os problemas que teve no comando técnico do Sp. Braga, nomeadamente com as lesões: «Há muita gente que não quer ver isso, mas eu hoje posso confessar que houve jogadores que jogaram na meia-final que tinham feito um e dois treinos depois de um grande período de paragem».

Novamente questionado sobre o seu futuro em Braga, sem se alongar muito Jorge Paixão reagiu em tom irónico: «Continuem a especular, já chegaram aí mais uns treinadores, são tantos...»

A deslocação ao Estádio D. Afonso Henriques, que está agendado para as 16 horas deste sábado, constitui a última cartada da época do Sp. Braga.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Jorge Paixão desvaloriza "clássico", mas quer triunfo do Braga em Guimarães
O treinador do Sporting de Braga, Jorge Paixão, desvalorizou hoje o jogo com o Vitória de Guimarães, sábado, da última jornada da I Liga de futebol, mas prometeu ambição para ir vencer ao reduto do rival minhoto.

Para o técnico, "ganhar ao Vitória de Guimarães, ao Arouca ou ao Rio Ave é exatamente a mesma coisa".

"Claro que para a massa adepta, e tendo em conta a rivalidade que existe, não é a mesma coisa, mas para nós, profissionais, temos que deixar de lado essa parte emocional. Mas é um jogo com história, que queremos ganhar, porque acho que merecemos sair desta época com uma vitória e seria uma forma de premiar a equipa por tudo o que passou esta temporada", disse.

Instado sobre o reaparecimento nesta fase final do campeonato de Éder, que tem marcado golos, disse ser "bom para a equipa e para ele, porque pode permitir-lhe uma presença no Mundial2014", mas lembrou que foram mais os jogadores que estiveram lesionados e não puderam dar o seu contributo.

"Há muita gente que não quer ver isso, mas eu hoje posso confessar que houve jogadores que jogaram na meia-final [da Taça de Portugal] que tinham feito um e dois treinos depois de um grande período de paragem", disse.

Os bracarenses são sétimos classificados, mas se perderem e Vitória de Setúbal e Académica ganharem os respetivos jogos terminam em nono lugar, o que obrigará a disputar uma eliminatória antes da fase de grupos da Taça da Liga, isto se o regulamento se mantiver.

Jorge Paixão também não valorizou esse objetivo e frisou que quer é "ganhar o jogo", apelando ao respeito entre os adeptos dos dois clubes.

Em Guimarães perspetiva-se que não estejam muitos bracarenses tendo em conta, também, que no mesmo dia e à mesma hora a equipa de juniores joga em Leiria contra a União local e pode sagrar-se campeã nacional se fizer melhor resultado que o Benfica.

O técnico considera "aceitável" que os adeptos estejam mais interessados no jogo dos mais novos porque estão "prestes a fazer história e é legítimo que isso aconteça", e elogiou a qualidade da equipa júnior, "uns campeões" aconteça o que acontecer.

Sobre a sua continuidade em Braga, respondeu: "continuem a especular, já chegaram aí mais uns treinadores, são tantos?".

RTP

JotaCC

Braga quer sair da época com uma vitória

"Merecemos sair desta época com uma vitória", disse, esta sexta-feira, Jorge Paixão, treinador do Sporting de Braga, na conferência de Imprensa de antevisão do jogo de sábado (16 horas), no reduto do Vitória de Guimarães, referente à 30.ª e última jornada da Liga de futebol.

"O objetivo é ganhar o jogo e isso é sempre assim, seja com o Guimarães, com o Arouca ou o Rio Ave. Sei que para a massa adepta não é a mesma coisa, mas o nosso objetivo é idêntico em todos os jogos e neste dérbi não será diferente", acrescentou Jorge Paixão.

O técnico congratulou-se com o regresso de Éder aos golos, após lesão prolongada e admitiu quer se tivesse contado com mais jogadores "se calhar a época teria corrido melhor". E fez uma revelação: "Posso adiantar que na meia-final da Taça de Portugal houve jogadores que jogaram com apenas um ou dois treinos".

Sobre o seu futuro no Braga, nada adiantou de concreto: "Continuem a especular. Especulem mais. Já chegaram aí mais uns treinadores. São tantos...", ironizou.

JN

JotaCC

Jorge Paixão confessa que motivar os jogadores depois da eliminação da Taça de Portugal é muito difícil

Jorge Paixão, treinador do S.C. Braga, fez hoje a sua antevisão ao jogo com o rival Vitória Sport Clube, considerando que este não é um jogo importante. "Não há muita coisa a ganhar senão o jogo, para mim é só um jogo, ganhar ao Vitória Sport Clube ou ao Rio Ave. Quanto aos adeptos, ganhar ao Vitória já não é a mesma coisa que ganhar ao Arouca, acho que merecemos acabar a vencer este jogo.", salientou o treinador.

O técnico refere ainda que motivar a sua equipa para um jogo que não dará acesso a nada torna-se difícil. "Motivar os jogadores depois da eliminação da Taça de Portugal é muito dificil, somos apoiados e pagos para jogar, melhor do que esta motivação não existe", argumentou.

O S.C. Braga ainda ambiciona o sexto lugar no caso de vencer ao V.S.C. e o Marítimo perder o seu jogo. "Se vencermos o jogo, ainda podemos ficar em sexto lugar, isto caso o Marítimo não vença o seu jogo. Queremos ganhar, mas esperamos que não haja problemas entre os adeptos e que haja respeito entre os adeptos que vão assistir ao jogo", assinalou o treinador.

Quanto à sua permanência no S.C. Braga, Jorge Paixão deu uma resposta escapatória. "Se já fui convidado a ficar? Podem especular, já chegaram aí mais uns treinadores. São tantos.", finalizou o técnico.

O jogo frente ao Vitória Sport Clube terá lugar amanhã no Estádio D. Afonso Henriques às 16h.

BRAGA TV

JotaCC

Jorge Paixão: «É igual ganhar ao V. Guimarães, ao Arouca ou ao Rio Ave»
TÉCNICO RETIRA PRESSÃO DO JOGO DE SÁBADO

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Paixão, desvalorizou, esta sexta-feira, o jogo com o Vitória de Guimarães, sábado, da última jornada da Liga, mas prometeu ambição para ir vencer ao reduto do rival minhoto.

Para o técnico, "ganhar ao Vitória de Guimarães, ao Arouca ou ao Rio Ave é exatamente a mesma coisa". "Claro que para a massa adepta, e tendo em conta a rivalidade que existe, não é a mesma coisa, mas para nós, profissionais, temos que deixar de lado essa parte emocional. Mas é um jogo com história, que queremos ganhar, porque acho que merecemos sair desta época com uma vitória e seria uma forma de premiar a equipa por tudo o que passou esta temporada", disse.

Instado sobre o reaparecimento nesta fase final do campeonato de Éder, que tem marcado golos, disse ser "bom para a equipa e para ele, porque pode permitir-lhe uma presença no Mundial2014", mas lembrou que foram mais os jogadores que estiveram lesionados e não puderam dar o seu contributo.

"Há muita gente que não quer ver isso, mas eu hoje posso confessar que houve jogadores que jogaram na meia-final [da Taça de Portugal] que tinham feito um e dois treinos depois de um grande período de paragem", disse.

Os bracarenses são sétimos classificados, mas se perderem e Vitória de Setúbal e Académica ganharem os respetivos jogos terminam em nono lugar, o que obrigará a disputar uma eliminatória antes da fase de grupos da Taça da Liga, isto se o regulamento se mantiver.

Jorge Paixão também não valorizou esse objetivo e frisou que quer é "ganhar o jogo", apelando ao respeito entre os adeptos dos dois clubes. Em Guimarães perspetiva-se que não estejam muitos bracarenses tendo em conta, também, que no mesmo dia e à mesma hora a equipa de juniores joga em Leiria contra a União local e pode sagrar-se campeã nacional se fizer melhor resultado que o Benfica.

O técnico considera "aceitável" que os adeptos estejam mais interessados no jogo dos mais novos porque estão "prestes a fazer história e é legítimo que isso aconteça", e elogiou a qualidade da equipa júnior, "uns campeões" aconteça o que acontecer. Sobre a sua continuidade em Braga, respondeu: "continuem a especular, já chegaram aí mais uns treinadores, são tantos?".

RECORD

JotaCC

JORGE PAIXÃO
"Podem especular, são tantos os treinadores"

Decidido a ganhar em Guimarães, em nome do "profissionalismo", técnico do Braga fintou, pela primeira vez, a ténue possibilidade de continuar na próxima época

O otimismo que marcou o discurso de Jorge Paixão há uma semana (chegou a dizer que tinha "competência" para ficar), a véspera do jogo com o Marítimo, em relação ao seu futuro no Braga deu lugar a uma resposta evasiva mal foi confrontado com o tema.

"Se já fui convidado a continuar? Podem especular. Já chegaram aí mais uns treinadores. São tantos!", atalhou. A saída do segundo treinador da época é um desfecho praticamente consumado e, nessa medida, Paixão só pensa em vencer no fecho do campeonato, frente ao rival Vitória de Guimarães.

"É só um jogo para mim. Para os adeptos, ganhar ao Vitória é que não será a mesma coisa que ganhar ao Arouca. Acho que merecemos acabar a vencer, especialmente depois de termos empatados daquela forma no último jogo", observou.

A equipa arsenalista ainda ambiciona alcançar o sexto lugar e, nessa medida, será imperioso ganhar na deslocação ao Estádio D. Afonso Henriques. "Vencendo o jogo, podemos ficar em sexto lugar caso o Marítimo não ganhe. Vamos motivados, a querer ganhar, esperando que não haja problemas entre os adeptos. Dentro da rivalidade, que haja respeito entre as pessoas que vão assistir ao jogo", desejou, garantindo ao mesmo tempo que não terá qualquer dificuldade em motivar os jogadores. "Somos profissionais e trabalhamos com seriedade. Somos apoiados e pagos para jogar. Melhor do que esta motivação não há", assinalou.

De volta à competição, ainda que tarde, Éder é um dos principais trunfos de Jorge Paixão. O avançado não entrou em cena em momentos cruciais da equipa, mas o treinador rejeita lamentos fáceis. "Se tivesse o Messi, se calhar tudo teria sido diferente. O Éder é um jogador como os outros. Não foi único jogador que não pôde jogar esta época, incluindo na meia final da Taça de Portugal. E alguns que jogaram só tinham feito apenas um treino, depois de terem recuperado de lesões. Acredito que com esta performance o Éder poderá ir ao Mundial", referiu.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Jorge Paixão desvaloriza 'clássico', mas quer vencer o Guimarães

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Paixão, desvalorizou hoje o jogo com o Vitória de Guimarães, sábado, da última jornada da I Liga de futebol, mas prometeu ambição para ir vencer ao reduto do rival minhoto.
Para o técnico, "ganhar ao Vitória de Guimarães, ao Arouca ou ao Rio Ave é exatamente a mesma coisa".

"Claro que para a massa adepta, e tendo em conta a rivalidade que existe, não é a mesma coisa, mas para nós, profissionais, temos que deixar de lado essa parte emocional. Mas é um jogo com história, que queremos ganhar, porque acho que merecemos sair desta época com uma vitória e seria uma forma de premiar a equipa por tudo o que passou esta temporada", disse.

Instado sobre o reaparecimento nesta fase final do campeonato de Éder, que tem marcado golos, disse ser "bom para a equipa e para ele, porque pode permitir-lhe uma presença no Mundial2014", mas lembrou que foram mais os jogadores que estiveram lesionados e não puderam dar o seu contributo.

"Há muita gente que não quer ver isso, mas eu hoje posso confessar que houve jogadores que jogaram na meia-final [da Taça de Portugal] que tinham feito um e dois treinos depois de um grande período de paragem", disse.

Os bracarenses são sétimos classificados, mas se perderem e Vitória de Setúbal e Académica ganharem os respetivos jogos terminam em nono lugar, o que obrigará a disputar uma eliminatória antes da fase de grupos da Taça da Liga, isto se o regulamento se mantiver.

Jorge Paixão também não valorizou esse objetivo e frisou que quer é "ganhar o jogo", apelando ao respeito entre os adeptos dos dois clubes.

Em Guimarães perspetiva-se que não estejam muitos bracarenses tendo em conta, também, que no mesmo dia e à mesma hora a equipa de juniores joga em Leiria contra a União local e pode sagrar-se campeã nacional se fizer melhor resultado que o Benfica.

O técnico considera "aceitável" que os adeptos estejam mais interessados no jogo dos mais novos porque estão "prestes a fazer história e é legítimo que isso aconteça", e elogiou a qualidade da equipa júnior, "uns campeões" aconteça o que acontecer.

Sobre a sua continuidade em Braga, respondeu: "continuem a especular, já chegaram aí mais uns treinadores, são tantos?".

O jogo entre Braga, sétimo classificado, com 37 pontos, e Vitória de Guimarães, 10.º, com 32, está agendado para as 16:00 de sábado, no Estádio D. Afonso Henriques, e será arbitrado por Duarte Gomes, de Lisboa.

Programa da jornada:

Sábado, 10 de Maio de 2014
V. Setúbal - Olhanense, 16:00
Paços Ferreira - Académica, 16:00
V. Guimarães - Sp. Braga, 16:00
Belenenses - Arouca, 16:00
FC Porto - Benfica, 18:00

Domingo, 11 de Maio de 2014
Sporting - Estoril, 16:00
Gil Vicente - Nacional, 16:00
Marítimo - Rio Ave, 16:00

FUTEBOL 365

JotaCC

Triunfo no "derby" para minimizar agruras da época
Jorge Paixão confessa dificuldades em motivar o grupo após a eliminação na Taça de Portugal e na sequência da época modesta realizada no campeonato.

Jorge Paixão admitiu, esta sexta-feira que, após a eliminação nas meias-finais da Taça de Portugal, está a ser "muito difícil" motivar os jogadores do Sporting de Braga.

Contudo, o "derby" frente ao Vitória de Guimarães, na última jornada da Primeira Liga, é para ser encarado com o objectivo de uma vitória.

"Não há muita coisa a ganhar senão o jogo. Ganhar ao Vitória de Guimarães, ao Rio Ave ou ao Arouca para mim é igual. Em relação aos adeptos, acredito que não seja igual. Nós temos que nos abstrair dessa paixão para nos concentrarmos no jogo. Merecemos sair desta época com uma vitória. É um triunfo que o clube merece por tudo aquilo que passou durante a época. Motivar os jogadores depois da eliminação da Taça de Portugal é muito dificil. Conforme o tempo passa, mais difícil fica. Somos todos profissionas, tem que haver seriedade. Temos que trabalhar com paixão e eu tento passar essa mensagem", afirmou o treinador dos arsenalistas, em conferência de imprensa.

Confrontado pelos jornalistas com o tema da continuidade no comando técnico dos minhotos, na próxima época, Jorge Paixão adoptou uma postura irónica.

"Continuem a especular. Até é divertido, já chegaram mais treinadores hoje, são tantos nomes... Continuem", concluiu.

O Vitória de Guimarães-Sporting de Braga arranca às 16h00 deste sábado, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

RR

JotaCC

Para Paixão, ganhar ao Vitória SC «é igual» a ganhar a qualquer outro adversário

Jorge Paixão assume que este final de época não é o esperado pelos diretores, jogadores e adeptos bracarenses mas não dá o braço a torcer quanto à sua alegada substituição no comando técnico dos arsenalistas. Em vésperas do jogo com o rival de Guimarães, optou por desvalorizar o adversário e apontar à vitória, por si só, como foco de motivação para os Gverreiros do Minho.

«Não há muita coisa a ganhar senão o jogo. Ganhar ao Vitória de Guimarães, ao Rio Ave ou ao Arouca para mim é igual. Em relação aos adeptos, tendo em conta a rivalidade que existe, acredito que não seja igual, mas nós temos de nos abstrair dessa paixão para nos concentrarmos no jogo. Nós, profissionais, temos que deixar de lado essa parte emocional», referiu em conferência de imprensa.

«O objetivo [para este duelo] é a vitória. É um jogo com história, que queremos ganhar, porque acho que merecemos sair desta época com uma vitória. Seria uma forma de premiar a equipa e é um triunfo que o clube merece por tudo aquilo que passou esta temporada», prosseguiu Jorge Paixão, para depois admitir que tem sido difícil «motivar alguns jogadores».

«Há muita gente que não quer ver isso, mas eu hoje posso confessar que houve jogadores que jogaram na meia-final da Taça de Portugal que tinham feito um ou dois treinos depois de um grande período de paragem. Motivar os jogadores depois da eliminação da Taça foi muito dificil. Conforme o tempo passa, mais difícil fica. Somos todos profissionais, tem de haver seriedade, temos de trabalhar com paixão e é essa a mensagem que eu tento passar sempre», comentou o treinador ex-Farense.

Sobre o futuro, que pode ou não passar pelo atual clube, palavras irónicas. «Continuem a especular. Até é divertido, continuem... Já chegaram aí mais treinadores hoje, tantos nomes vocês lançam», brincou Jorge Paixão.

ZEROZERO