News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 31/01

Started by Pé Ligeiro, 31 de January de 2007, 09:18

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Marcin Chmiest é o avançado

Depois de Adriano (FC Porto), Wlodarczyk (Légia Varsóvia), Domovchiysky (Levski de Sófia) e novamente Adriano terem figurado como opções de aquisição da SAD para a posição de avançado, o Braga resolveu a questão insistindo no campeonato polaco, mas optando por outra latitude e outro jogador. Marcin Chmiest, de 27 anos, é a aposta para resolver a falta de avançados no plantel minhoto que nasceu com a saída de Marcel. Embora desconhecido em Portugal, Chmiest começa a ganhar fama na Polónia, tendo apontado nove golos (sete em casa e dois fora) nos 15 jogos que a sua equipa, o modesto Odra Wodzislaw, leva somados no campeonato local. Parece um contra-senso mas é a mais pura realidade, é que Chmiest, a par de Matusiak – que trocou há dias o GKS Belchatow pelos sicilianos do Palermo –, ocupava a lista dos melhores marcadores enquanto a sua equipa luta desesperadamente para não ser despromovida, sendo a actual penúltima classificada, à frente do Wisla Plock. O jogador chegou ontem de manhã, em segredo, a Portugal e cumpriu, em seguida, os exames médicos, devendo ser apresentado hoje como reforço até ao final da temporada, num empréstimo que vai custar à SAD do Braga cerca de 200 mil euros, ficando ainda com opção de compra.
Apesar da notoriedade no campeonato polaco, as suas exibições e golos não despertaram a atenção do seleccionador Leo Beenhakker, que prefere jogadores que actuam no estrangeiro, como são os casos de Zurawski (Glasgow Rangers), Jelen (Auxerre) ou Rasiak (Southampton), a par de Matusiak, agora jogador do Palermo. A aquisição de Chmiest representa a primeira aventura do jogador fora do campeonato polaco, depois de ter representado o Hutnik Krakau, até 2002/03, altura em que se transferiu para o GKS Belchatow antes de rumar ao Légia de Varsóvia, que o viria a ceder ao actual clube.



Se Madrid não sair hoje vai ter aumento de ordenado

A transferência de Madrid para o FC Porto continua envolta em silêncio, num cenário pincelado em tons escuros quando anteriormente luzia nas ambições do médio argentino. A perspectiva da permanência do centrocampista na cidade dos Arcebispos volta a ganhar consistência por força da aparente indisponibilidade da SAD do Braga de baixar os valores pedidos e dessa forma provocar uma aproximação que permita a viabilidade do negócio. Ontem, ao final da noite, o compatriota e empresário do argentino, Hernan Berman, continuava à espera de um entendimento entre os clubes para avançar para as negociações sobre os 30 por cento que, em conjunto com o atleta, detém sobre o passe do jogador, assim como os termos do respectivo contrato. Tal como o futebolista, com quem voltou a passar o dia...
O centrocampista voltou a marcar presença no departamento clínico de manhã e recusou fazer qualquer comentário sobre a sua situação à saída do anfiteatro bracarense, deixando, contudo, transparecer no semblante a ansiedade e a tristeza pela quase certa desilusão que hoje se confirmará... A situação, que ainda poderá envolver a cedência do ponta-de-lança Adriano até ao final da época, conhecerá hoje, necessariamente, um o epílogo, uma vez que o período de inscrições encerra ao final da tarde. E é provavel que só nessa altura Madrid fique a saber qual o seu futuro imediato, sendo que, se passar pela sua continuidade no Minho, "ganhará" um reajustamento salarial, adiando-se a expectativa quanto à sua transferência para o final da época, muito provavelmente para um dos vários clubes estrangeiros que o têm mantido sob observação...
Aliás, Madrid é considerado uma das mais-valias que a SAD bracarense poderá usar em favor dos cofres do clube, permitindo um encaixe financeiro interessante. E é a esta verba que os portistas nunca chegaram - nem por aproximação -, deitando por terra qualquer possibilidade de transferência do argentino para o Dragão. Pelo menos, esse era o ponto da situação ontem à noite! Que Rogério Gonçalves agradece, porque, além da questão financeira, também em termos desportivos Madrid é considerado fundamental.



Andrade pronto para atacar

Andrade mostrou serviço em Paços de Ferreira e, apesar de não se encontrar ainda nas melhores condições físicas, é alternativa a ter em conta para o confronto do próximo domingo (20h15) com o Aves. O centrocampista brasileiro, que foi revelação no último "Brasileirão" ao serviço do Vasco da Gama, entrou bem no jogo da Mata Real e durante o período em que esteve em campo demonstrou uma atitude que poucos dos seus companheiros até então haviam exibido.
A provável inclusão do sul-americano na estrutura de Rogério Gonçalves poderá levar à saída de Vandinho, uma vez que a permanência de Ricardo Chaves nas funções de trinco - em virtude da ausência de Madrid - deverá ser uma realidade, enquanto João Pinto manter-se-á como o principal dinamizador do ataque bracarense. Por outro lado, e tal como ficou vincado no jogo com os pacenses, Andrade possui caraterísticas - pontapé-canhão e facilidade em virar e esticar o jogo - que o colocam a actuar numa situação de maior liberdade de acção que a de trinco, como uma espécie de médio interior, de forma a poder aproximar-se da área contrária para a tentar alvejar.
Em termos de expectativas para o embate de domingo, o regresso de carlos Fernandes ao lado esquerdo da defesa bracarense também se encontra em equação, uma vez que o lateral se encontra totalmente restabelecido da lesão que o afastou da equipa nos últimas semanas.


Vandinho vai negociar renovação


A renovação do vínculo contratual de Vandinho deverá ser colocada em cima da mesa pela SAD do Braga na próxima semana. Concluído hoje o reajustamento do plantel, os dirigentes arsenalistas vão agora virar-se para a resolução de alguns casos pendentes, entre os quais o de Vandinho, representado nas negociações pelo empresário António Teixeira. O eventual reajustamento salarial de Luís Filipe, assim como a provável apresentação de uma proposta para a prorrogação do contrato que termina no final da próxima época, é outra das questões em equação, tal como a situação de Nem, que termina contrato do final desta temporada.


Ricardo e Pinto inscritos na Liga


O guarda-redes Ricardo e o central Pinto, ambos juniores, que recentemente assinaram contrato profissional com a SAD por um ano e meio, mais quatro de opção, foram ontem inscritos na Liga, tal como o centrocampista Stélvio, que dias antes havia prorrogado o vínculo ao grémio arsenalista. Ricardo, sublinhe-se, treina habitualmente com o plantel principal e desempenha as funções de terceiro guarda-redes, após a saída de Eduardo para o Beira-Mar, por empréstimo.



Cesinha parou por precaução


Cesinha abandonou ontem a sessão um pouco cedo que os restantes companheiros em virtude de ter sentido uma dor na perna direita. O esquerdino foi de pronto assistido e ficou de fora durante o resto do ensaio, mais por uma questão de precaução. E é, aliás, nesse espírito que o ala-esquerdo vai ser hoje de manhã reavaliado, perspectivando-se que Cesinha cumpra o treino sem quaisquer condicionalismos.



Maciel, Castanheira e Madrid recuperam

Maciel, Castanheira e Madrid voltaram a permanecer no departamento médico, onde prosseguiram a recuperação das lesões que os afectam. O brasileiro voltou a fazer trabalho de ginásio, de piscina e de campo, enquanto os outros dois efectuaram tratamento e trabalho de ginásio. De qualquer forma, os três são ausências confirmadas para o embate com a equipada Vila das Aves.

IN O JOGO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Polaco Chmiest reforça ataque
EX-ARTILHEIRO DO ODRA VODZISLAW


Um dia antes do fecho da segunda fase de inscrições na Liga, o Sp. Braga decidiu avançar para a contratação do ponta-de-lança Marcin Chmiest, internacional polaco de 27 anos que se sagrou o melhor marcador da primeira volta do campeonato do seu país, com 9 golos.

Chmiest (27 anos, 1,84 m e 84 kg) actuava no Odra Vodzislaw e vê a sua conta pessoal valorizada pelo facto de actuar no penúltimo classificado do campeonato da Polónia. Ao que conseguimos apurar, o Sp. Braga irá desembolsar 300 mil euros pelo empréstimo de quatro meses, ficando com opção de compra do passe no final da época, isto à luz do negócio intermediado pela Gestifute.

IN RECORD




BRAGA SEMPRE MAIS!

Kintaro

Avançado polaco já está em Braga
Marcin Chmiest — simplesmente o melhor marcador do campeonato polaco, com nove golos — deve ser oficializado hoje como reforço do Sporting de Braga. O jogador de 27 anos já se encontra em Portugal e será hoje inscrito na Liga de Clubes.


Termina hoje o prazo para inscrição de jogadores na Liga Portuguesa de Futebol e adivinham-se horas agitadas em Braga. A SAD arsenalista não chegou a acordo com o FC Porto para a cedência de Adriano e partiu para a contratação de Marcin Chmiest, um avançado polaco que se tem notabilizado no seu país, ao pautar-se como o melhor marcador da Liga da Polónia.
Marcin Chmiest deverá ser oficializado durante o dia de hoje como o último reforço do clube bracarense nesta reabertura do mercado de transferências.

O atleta já se encontra desde ontem em Braga, onde terá feito exames médicos, ao que conseguiu apurar o Correio do Minho.
Proveniente do Odra Wodzislaw, Chmiest tem 27 anos e apontou nove golos na primeira volta do campeonato polaco, marca que lhe vale a liderança da tabela dos melhores marcadores, isto apesar de a sua equipa ser penúltima classificada da competição.
Depois das aquisições do Andrade (médio ex-Vasco da Gama, Brasil) e Alberto Rodriguez (defesa central ex-Sporting Cristal, Peru), Chmiest era o trunfo que faltava ao Sp. Braga.

Madrid não treinou e mantém expectativa

O médio argentino Andrés Madrid continua na expectativa de dar um novo rumo à sua carreira, perante o interesse manifestado pelo FC Porto nos seus préstimos.
Hoje é o último dia para as inscrições na Liga de Clubes e a transferência de Madrid para o Porto não está colocada de parte. No dia de ontem não houve evolução neste processo, perante as exigências da SAD do Braga.
Certo é que o jogador não participou na única sessão de trabalho orientada por Rogério Gonçalves, uma vez que se encontra lesionado.

in Correio do Minho

nandes





PRIMEIRO REFORÇO ATACANTE DE JANEIRO É POLACO E VEM DE UM CLUBE DESCONHECIDO MAS TEM BOAS CREDENCIAIS

CHMIEST Rei dos goleadores




O Sp. Braga foi ao fundo da Liga polaca buscar um reforço para o ataque. Marcin Chmiest, de 27 anos, é o eleito, ou um dos eleitos, e deverá assinar, por empréstimo, até ao fim da época, mas o dado essencial é reconfortante: Chmiest é o melhor marcador do campeonato da Polónia.

Não há, ainda, qualquer confirmação formal por parte da SAD, mas Marcin Chmeist já aterrou em Braga, já fez treino privado, já realizou os testes médicos. Apesar disso, nem uma simples referência no site do clube, para adepto celebrar, e, estranhamente, nenhuma informação por parte do gabinete de comunicação, mesmo com a presença do jogador confirmada a olho nu.

Toda esta «muralha de protecção» à volta do ilustre desconhecido Marcin Chmiest poderá explicar-se simplesmente face à ausência de António Salvador (o atacante só deverá ser apresentado lá mais para o fim da semana), mas apesar da entrada do jogador no Estádio Municipal directamente para a relva, o silêncio da SAD só serviu para alimentar reservas quando à concretização efectiva da transferência, já que Adriano ainda está de pé... embora caibam ambos num sector onde, objectivamente, só Zé Carlos tem perfil e méritos de goleador, já que Diego, como se viu em Paços de Ferreira, está ainda muito cru para as urgências de uma equipa envolvida em três frentes competitivas e com preocupantes sintomas de impotência à entrada da fase decisiva de qualquer dessas competições.


Estava prometido ao Brescia


De qualquer forma, as informações mais objectivas tiveram que ser captadas na Polónia. E daí vieram indicações definitivas de que o Sp. Braga terá de pagar ao Odra Wodziaslaw 400 mil zlotys (cerca de 100 mil euros) pelo empréstimo; se quiser ficar com ele depois do final da temporada, pagará mais 200 mil euros.
Chmiest estava prometido ao Brescia, mas o facto de o Sp. Braga sobreviver na UEFA pesou mais. Apesar de jogar num clube da cauda, era líder dos marcadores: 9 golos em 15 jogos.




PODERÁ JOGAR COM O PARMA


Maciel recria a ilusão Alguns dos grandes problemas de afirmação europeia do Sp. Braga foram disfarçados em alturas cruciais por Maciel, a mais influente estrela minhota e, indiscutivelmente, aquele que mais perto se aproximou dos níveis e estatuto de um puro desequilibrador.

O azar atravessou-se no caminho do dragão emprestado e a operação ao menisco direito teve consequências não menos dolorosas para o Sp. Braga, incapaz de produzir uma solução alternativa capaz na direita e sem gente disponível no mercado para remediar o problema.

Se o reforço da direita chegou a ser equacionado, o facto é que essa perspectiva ou necessidade está agora a perder força, porque os últimos indícios prometem Maciel apto para meados de Fevereiro. Resta saber se recupera a forma a tempo de jogar, pelo menos, em Parma (a segunda mão é no dia 22), porque o jogador entrou firme num ciclo final de recuperação e será, ele mesmo, um dos grandes reforços pós-Janeiro. É questão de duas semanas, no máximo.


CESINHA A MANCAR

Os nervos de Madrid...

Cada vez mais fechado no seu reino, o Sp. Braga prepara o jogo com o Desportivo das Aves num quadro de poucas limitações: o leque de escolhas alarga-se, os reforços mostram boa forma, as grandes dúvidas guardam-se apenas até hoje e estão mais ligadas a Andrès Madrid, principalmente. O argentino, um profissional completo e de trato irrepreensível, anda nervoso e não o esconde, e no que diz respeito à lesão, fica apto nos próximos dias, seja em Braga seja no Dragão...

É a dúvida final, a desfazer hoje. Entretanto, Cesinha sofreu um pequeno problema no treino de hoje, mas já hoje deve voltar a trabalhar sem restrições.



DIA DECISIVO E MUITAS RESTRIÇÕES NA ALTURA DE ESCOLHER OS MAIS IMPORTANTES

Só há três vagas para a Taça UEFA Os últimos jogos têm mostrado com evidência que o plantel do Sp. Braga não é tão sólido como à partida a panóplia de nomes deixaria perceber.

É certo que os sucessivos problemas de lesões, incidindo sobre alguns dos mais influentes futebolistas, criaram dificuldades extras e agravaram situações pontuais, mas o compacto pensado para entrar na órbita da Champions dobrou a primeira volta a 15 pontos da liderança (enormidade impensável no arranque da prova...) e o correr das jornadas vem evidenciando profundos desequilíbrios que o tempo de mercado aberto de Janeiro poderá corrigir... parcialmente.

Assim, e até agora com seis saídas sem alarmismos (o quadro seria diferente se por exemplo Madrid partisse...), as entradas reflectem mais qualidade e reequilíbrios sectoriais, mas numa altura em que ainda são previsíveis mais reforços, há um aspecto incontornável: o fortalecimento dos quadros terá reflexos limitados na frente da Taça UEFA, porque o artigo 15 do regulamento dessa prova só admite três alterações em Janeiro. Entre Diego, Rodriguez, Andrade, Chmiest e quem ainda chegar eventualmente hoje, alguns ficarão fora da carruagem europeia.



In A Bola



==============================================================================




Chmiest garantido até ao fim da época


Rogério Gonçalves vai contar com mais um reforço para o ataque




O Braga garantiu o empréstimo, até ao final da época, do avançado Marcin Chmiest, melhor marcador da primeira volta do campeonato polaco ao serviço do Odra Wodzislaw. O futebolista chegou a Portugal na noite de anteontem, já realizou os necessários testes médicos e deve ser apresentado aos adeptos amanhã. A operação custou cerca de 330 mil euros aos cofres arsenalistas. Aos 27 anos, Chmiest vai ter a primeira experiência fora do seu país, depois de ter representado o Légia de Varsóvia, entre outros clubes. Com 1,84 metros de estatura e 84 quilos de peso, o ponta-de-lança foi a grande figura do Odra na primeira metade da liga polaca, marcando nove golos em 14 jogos, desempenho que despertou o interesse do Brescia, da Serie B italiana. No entanto, foi o Braga a garantir o concurso de Chmiest, com o contrato de empréstimo a reservar o direito de opção de compra do passe aos arsenalistas. O facto de o presidente bracarense, António Salvador, não se encontrar na cidade dos arcebispos adiou a confirmação oficial daquele que é, muito provavelmente, o último reforço deste mercado de Inverno. A apresentação aos sócios e à comunicação social deve acontecer durante o dia de amanhã.Adriano descartadoAntes de garantir o concurso de Chmiest, o Braga procurou outras alternativas na Polónia para colmatar a saída do brasileiro Marcel. O internacional Radoslaw Matusiak esteve nos planos da SAD minhota, mas, no entanto, o ponta-de-lança acabou por trocar o Belchatow pelos italianos do Palermo. Com a contratação de Marcin Chmiest, a possibilidade do portista Adriano se transferir para Braga cai por terra. O brasileiro era desejado para reforçar o plantel de Rogério Gonçalves e poderia ser incluído no negócio da transferência de Andrés Madrid para o Dragão, mas os dois clubes não chegaram a um entendimento sobre as verbas envolvidas. O mercado de transferências fecha hoje e tudo indica que o médio fique mesmo em Braga.



In JN


==============================================================================




UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes

#3

TAMBÉM DIRECTAMENTE LIGADO AO ENORME



HOJE É DIA DE DECISÕES: NO DRAGÃO AGUARDA-SE POR UMA RESPOSTA BRACARENSE À PROPOSTA DE NEGÓCIO HÁ MUITO SUGERIDA Prontos para a troca ADRIANO e MADRID


HOJE é dia de decisões, de concretização ou adiar de negócios, de consumação de desejos ardentes ou de sonhos desfeitos. Às 18 horas encerra o mercado de transferências e saber-se-á se Lucas Mareque e Wason Rentería serão mesmo os únicos reforços de Inverno do FC Porto ou se Andrés Madrid vai, ou não, entrar no reino do dragão. O ainda jogador bracarense não pensa noutra coisa, com a vantagem de Adriano já ter interiorizado a ideia de que o melhor que tem a fazer é rumar ao Minho, como uma das moedas de troca na transferência do argentino para os campeões nacionais.
Ponto final nos rumores, nas especulações, nas indecisões, nos negócios, nas trocas e baldrocas. Ponto final também e inevitavelmente nos folhetins diversos que aqueceram e animaram o Inverno portista e o mercado de transferências português, resultado lógico de uma quantidade verdadeiramente apreciável e substancial até de mudanças perspectivadas, de cenários desenhados na casa dos campeões nacionais.
Entre factos abundantemente explorados pela imprensa e dados realmente palpáveis, concretos e com selo de confirmação proveniente da SAD azul e branca, há uma diferença bem clara, resumindo-se as mudanças nos quadros portistas, até ao dia de ontem, às saídas de Ezequias (foi emprestado ao Beira-Mar) e Diogo Valente (cedido ao Marítimo) e às entradas de Lucas Mareque (defesa-esquerdo contratado ao River Plate, que já se estreou na última jornada a titular) e Wason Rentería (avançado colombiano resgatado ao Internacional de Porto Alegre, que realizou ontem o segundo treino no Olival).
Dois dos nomes que, nos últimos dias, mais destaque mereceram nas páginas da vida portista que os jornais diariamente lhe dedicam foram os de Andrés Madrid e Adriano, com o brasileiro a ver-se envolvido por um mediatismo que a sua participação — mínima e incrivelmente confrangedora — na actual campanha azul e branca não faria adivinhar, mas que o interesse bracarense e o rótulo de dispensável recebido do FC Porto facilmente explica.
Argentino estica a corda
Depois de uma sugestão inicial recusada pelo atacante — havia a possibilidade de ser incluído no negócio, entretanto anulado, que previa a contratação de Diego Costa —, Adriano está agora preparado para abandonar o Dragão e mudar-se mais para norte.
Desta vez, o brasileiro surge como uma das moedas de troca acenadas pelos azuis-e-brancos para convencer a SAD bracarense a abrir mão de Andrés Madrid, o reforço mais desejado por Jesualdo Ferreira, com a curiosidade suplementar de Adriano se encontrar completamente convencido de que o seu futuro será mesmo o... Sp. Braga, pelo menos até final da temporada.
Do outro lado, Andrés Madrid joga todas as cartadas, aposta todos os trunfos para demonstrar um evidente e total desagrado para com a intransigência de António Salvador, presidente do emblema bracarense.
Incapaz de esconder insatisfação claríssima pelos obstáculos que o líder arsenalista está a colocar à transferência para o FC Porto, o argentino chegou ao ponto de evitar os diálogos com os companheiros de balneário — ainda ontem, numa atitude que caiu pessimamente no grupo, Madrid falhou o almoço de aniversário de Dani Mallo, o guarda-redes espanhol vindo do Deportivo da Corunha e um dos futebolistas com quem melhor se dava o homem que Jesualdo Ferreira quer reencontrar no Dragão.
Perante amostras tamanhas de insaciável vontade em trocar o Sp. Braga pelo FC Porto, que irá agora fazer António Salvador? A resposta, garantidamente, será hoje conhecida e poderá ter implicações inevitáveis na vida de Andrés Madrid e... Adriano.


In A Bola


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL