News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 07/04

Started by JotaCC, 07 de April de 2014, 08:11

Previous topic - Next topic

JotaCC

Guerreiros do Minho dão início à 'Operação dragão'
Depois de um triunfo, muito importante, em Olhão, por 2-0, em jogo da 26.ª jornada da I Liga, o plantel do Sporting Clube de Braga passou a noite no Algarve e regressou a Braga apenas na manhã de ontem, pronto para gozar um merecido dia de folga proporcionado pelo treinador Jorge Paixão.

A vitória sobre os algarvios voltou a dar novo fôlego aos minhotos na luta por um lugar que permita garantir a presença, na próxima temporada, nas competições europeias. A esperança mantém-se e saiu reforçada da jornada 26, depois do Nacional da Madeira, actual quinto classificado, ter saído derrotado, por claros 3-0, da deslocação a casa do Vitória de Setúbal. Sao apenas três os pontos que separam bracarenses e insulares.
Hoje o plantel regressa ao trabalho, dando início à preparação da 'Operação Dragão', já que no próximo fim-de-semana, na jornada 27 da prova, recebem o actual terceiro classificado da I Liga, o actual campeão nacional, FC Porto. É mais um jogo extremamente complicado para os arsenalistas que querem alcançar e assegurar um resultado positivo que permita manter a esperança e, quem sabe, colar-se mesmo na tabela classificativa ao Nacional da Madeira, na luta pelo acesso à Europa.
O jogo com o FC Porto disputa-se no próximo domingo e até lá o grande objectivo de Jorge Paixão e de toda a estrutura arsenalista passa por tentar garantir a recuperação de alguns dos jogadores que, actualmente, 'enchem' (Sasso, Nuno André Coelho, Baiano, Custódio, Rúben Micael, Alan, Rafa e Éder) o departamento médico do clube.
Boa notícia para Jorge Paixão: Santos está de regresso e é mais uma opção para o centro da defesa. Má notícia: Mauro viu o quinto amarelo no campeonato no jogo com o Olhanense e não poderá ser opção na partida com os dragões. Resta agora saber se mais algum dos jogadores pode ser recuperado a tempo ou se Paixão vai ter que voltar a apostar nos jovens da equipa B.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Renovação de Piqueti em marcha

Promovido à equipa principal por Jorge Paixão, Piqueti deverá ver o seu vínculo contratual renovado pelo SC Braga.

O extremo tem contrato até junho de 2015, mas existe já um entendimento entre o clube e o agente do atleta, Cátio Baldé, para estender o contrato até 2018.

A BOLA

JotaCC

GOLO VALE 150 EUROS A PIQUETI
ESTREIA A MARCAR>>Jovem luso-guineense assinou, em Olhão, primeiro golo na Liga e telefonou logo ao empresário para cobrar promessa

Ao quinto jogo pela equipa principal do Braga, Piqueti concretizou o sonho de marcar. O golo em Olhão confirmou o regresso dos arsenalistas às vitórias fora de casa, seis meses depois da última, e valeu 150 euros ao jovem extremo luso-guineense. Esse foi o valor que o empresário do jogador, Catió Baldé, lhe prometeu quando apontasse o primeiro golo pelos bracarenses. Vai daí, pouco tempo depois de o jogo terminar, Piqueti, de 21 anos, tratou de telefonar a Catió Baldé para este não se esquecer. "Ligar-me foi a primeira coisa que ele fez. O prometido é devido e amanhã [hoje] já lhe vou entregar o dinheiro", revelou, entre sorrisos, o agente FIFA, que já lançou outro desafio a Piqueti até ao final da época, mas que por agora prefere não desvendar.
Catió Baldé foi o responsável pelo ingresso de Piqueti no Braga, em 2011/12. O extremo chegou para os juniores, depois de aos 17 anos já se destacar como "um dos jogadores mais rápidos" da I Divisão da Guiné-Bissau, ao serviço da UDIB (União Desportiva Internacional de Bissau). "Ele jogava na minha academia, a Demba Sano, e nós decidimos emprestá-lo a esse cl ube", contou Catió Baldé a O JOGO. Nessa mesma época, o empresário sugeriu o extremo ao Braga, e não foi por acaso. "Como ele estava no último ano de júnior, entendemos que ele tinha mais hipóteses de chegar à equipa principal no Braga do que num dos três grandes. Veio treinar durante um período à experiência e f icou", recorda Baldé, satisfeito pelo facto de o "planeamento" adotado tanto para Piqueti como para Tomás Dabó "estar a resultar".
Catió Baldé considera que estes dois j ogadores "vão dar que falar e fazer carreira em Braga", mas sabe que "o caminho é longo". "Daqui a dois anos serão naturalmente melhores jogadores. O Braga vê neles o futuro, tendo a consciência de que há todo um processo de adaptação e crescimento. Humildemente, estão a aproveitar as oportunidades que lhes estão a ser dadas", refere, fazendo questão de enaltecer que ambos se sentem "felizes" no clube e na cidade. "Eles vieram diretamente da Guiné para Braga e gostam muito de lá estar. Os dirigentes também gostam deles e o clube está a ajudar ao crescimento de ambos", afirma Catió Baldé, empresário das duas jovens promessas arsenalistas.



Processo de renovação está bem encaminhado
Esteve no Torneio de Toulon, mas não foi à Turquia

De acordo com Catió Baldé, a renovação do contrato de Piqueti com o Braga é uma "questão de agenda". "A qualquer momento será feita a oficialização", prossegue o empresário, passando a enquadrar a situação do jovem extremo. "Quando chegou, assinou um ano de formação e dois de sénior, que é o contrato que ele está a cumprir. Havia ainda um ano de opção, que o Braga já acionou. Agora estamos em negociações com o Braga para a renovação, está tudo apalavrado, e ele deve renovar por quatro/cinco anos", assegura. Com 23 jogos e três golos na II Liga na época passada, ao serviço do Braga B, Piqueti chamou a atenção de Edgar Borges, selecionador português de sub-20, que o convocou para o Torneio de Toulon'2013. O extremo alimentou fortes esperanças de marcar presença no Mundial da categoria que se realizou pouco depois, na Turquia, mas acabou de fora. "Ficou muito triste, mas com a consciência de que a concorrência era muito forte. Entre outros, havia Bruma, Esgaio, Tozé, jogadores dos clubes grandes, e ele sabia que, sendo do Braga, seria mais difícil. Eu alertei-o que podia ser apenas a quinta opção para as alas", refere Catió Baldé. Já esta temporada, Piqueti viveu, ao ser titular na receção do Braga ao Benfica, o "momento mais alto da carreira". "Para quem saiu da Guiné há não muito tempo, jogar naquele estádio cheio, contra um clube como o Benfica, com milhares de pessoas a ver, amigos e família incluídos, foi mágico."



André Pinto enaltece vitória que "dá muito alento"

André Pinto estreou-se pelo Braga frente ao Olhanense, e logo como titular, assinalando o primeiro jogo da época na Liga com um triunfo importante, no qual a equipa quebrou uma série de dez partidas seguidas a sofrer golos. "Quando não se sofre, fica mais fácil ganhar. A equipa, de resto, tem estado bem, para lá desse registo dos golos e independentemente dos resultados. Desta vez, também no aspeto ofensivo conseguimos os nossos objetivos. Esta vitória dá-nos muito alento", sublinha o central. "Mantemos vivo o sonho do quinto lugar, para chegar à Europa, o mínimo condizente com a grandeza do clube, e ao mesmo tempo permite que encaremos com confiança o resto da temporada", adianta o defesa. Em termos individuais, André sentiu-se "bem, sobretudo porque as coisas correram bem ao coletivo". "Trabalho diariamente num grande clube e com grandes jogadores. Todos estamos preparados para dar o melhor quando o treinador nos chamar. É isso que vou continuar a fazer", ressalva.



Equipa B já deu oito

Numa época marcada por várias saídas e lesões, já foram utilizados na Liga oito jogadores da equipa B do Braga. Nuno Valente foi o último a estrear-se, ao entrar para o lugar de Battaglia aos 72 minutos do jogo de sábado, frente ao Olhanense. O médio juntou-se a Tomás Dabó, Núrio, Hebert, Kappel, Piqueti, Chidi e Erivaldo. Após 25 jogos e dois golos na II Liga, Piqueti estreou-se pela equipa principal em Coimbra e desde então jogou sempre: Rio Ave (Liga e Taça de Portugal), Benfica e Olhanense.



João Ventura foi herói no 1º de Maio
Braga B marcou cedo mas não soube segurar a vantagem

O Santa Clara conquistou uma importante vitória no 1º de Maio, casa de um Braga B que entrou melhor no jogo e cedo se colocou em vantagem, mas não revelou engenho para evitar o desaire, sobretudo, depois de ter ficado em superioridade numérica – expulsão injusta de Tiago Leonço (43'). Apesar das circunstâncias, a equipa açoriana foi a melhor na segunda parte, período em que João Ventura, de bola parada, virou o marcador.

O JOGO

JotaCC

JUNIORES B
SANTA CLARA, 2 - SC BRAGA,2

Arsenalistas nem com ajudas evitam igualdade

Ao empatar a duas bolas, resultado que contou com uma atuação infeliz da equipa de arbitragem, o Braga atrasou-se na corrida à qualificação. Os golos minhotos nascem de lances inexistentes (canto e penálti) e foram um rude golpe para o Santa Clara.

O JOGO

JotaCC

SC BRAGA B, 1 - SANTA CLARA, 2
Açorianos dão a volta com menos um

COM DOIS golos de João Ventura na segunda parte, o Santa Clara, em inferioridade numérica, por expulsão de Tiago Leonço, operou a reviravolta diante do Braga B, que abriu cedo o marcador, por Platiny. O Santa Clara surgiu transfigurado no segundo tempo e João Ventura, de livre e num canto direto, em que Cavadas não fica bem na fotografia, levou a sua equipa ao triunfo.

JN

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

Ventura carimba importante vitória

Dois golos de João Ventura permitiram ao Santa Clara conquistar três importantes pontos no jogo com o Braga B. Empates no campeonato nacional de seniores nada decidem. Prainha mais tranquilo.

O Santa Clara conquistou três preciosos pontos na deslocação a Braga onde defrontou a equipa B dos arsenalistas em partida da 37.ª jornada do campeonato da II Liga. Os encarnados ganharam por 2-1 e subiram para o 17.º lugar da classificação, reforçando a distância em relação ao último posicionado, Atlético.

Mas a vitória do Santa Clara em Braga não foi fácil. A formação de Ponta Delgada esteve a perder e ainda antes do intervalo ficou reduzida a dez elementos devido à expulsão de Tiago de Leonço numa decisão muito discutível do árbitro Bruno Esteves.

Mesmo em inferioridade numérica, os comandados de Horácio Gonçalves uniram-se nas adversidades e encetaram a recuperação à custa do forte pontapé de João Ventura, extremo que bisou com golos de livre e canto diretos.

No campeonato nacional de seniores a jornada oito foi pouco produtiva para as equipas açorianas. Operário e Sporting Ideal não saíram do nulo, na Lagoa, mas os fabris tiveram dois golos anulados e ainda desperdiçaram uma penalidade. Na Terceira, o Praiense também ficou-se pelo 0-0 frente ao 1.º Dezembro pelo que a luta pela manutenção está para durar.

Quanto ao campeonato de futebol dos Açores, o Prainha deu um passo de gigante rumo à tranquilidade com o triunfo por 1-0 sobre o Capelense. O Sporting Guadalupe não aproveitou o fator casa e cedeu dois pontos (0-0) na receção ao despromovido Lajense, enquanto Barreiro e Santiago dividiram os pontos numa igualdade a duas bolas que mantém tudo em aberto quanto às expetativas de ambos em garantirem a permanência.

No grupo dos primeiros, e com tudo decidido quanto ao campeão, o Angrense voltou a superiorizar-se e bateu o Rabo de Peixe por 3-1. Mais animada está a corrida pela segunda posição com o Lusitânia a aproximar-se depois de receber e derrotar o Marítimo por 1-0, reduzindo para um ponto a distância em relação à formação da Graciosa que se mantém no segundo posto.

RTP AÇORES