News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/03

Started by JotaCC, 24 de March de 2014, 07:51

Previous topic - Next topic

JotaCC

ALAN TREINA PARA VOLTAR JÁ NA TAÇA
INTEGRADO>>Capitão arsenalista participou na maior parte dos exercícios realizados ontem e, se não tiver uma recaída, será titular com o Rio Ave

Afastado da competição desde a receção ao Nacional (8 de março), Alan voltará ao onze do Braga na quarta feira, frente ao Rio Ave, nas meias-finais da Taça de Portugal. O capitão está muito perto da plenitude em termos físicos e ontem chegou mesmo a participar na maior parte dos exercícios realizados no treino matinal. Só hoje é que o departamento médico dos arsenalistas saberá como é que o extremo reagiu ao aumento da carga de trabalho, mas nesta fase tudo indica que só uma recaída inesperada o fará falhar o reencontro com os vila-condenses, que, tendo em conta as dificuldades para garantir um lugar europeu via campeonato, se reveste de uma importância adicional para o clube.
O regresso de Alan surge no momento certo para Jorge Paixão, que estava obrigado a inventar uma solução para o lado direito do losango do meio-campo, depois de Mauro ter ficado aquém das expectativas na sexta- feira. Assim, o treinador poderá recuperar os quatro elementos que atuaram de início no único encontro (Nacional) que os arsenalistas venceram desde a partida de Jesualdo Ferreira. Aliás, o luso-brasileiro, que realizou 34 jogos na Taça de Portugal ao longo da carreira, foi crucial na obtenção desses três pontos, marcando um golo, na conversão grande penalidade. Aos 34 anos, Alan está a realizar uma das melhores épocas de que há memória em Braga. Além de ser o jogador com mais assistências, oextremo já leva nove golos marcados, partilhando o primeiro lugar da lista de goleadores da equipa com Rafa e Pardo. Tal desempenho até já lhe valeu uma conversa com António Salvador no sentido de prolongar o contrato, que expira a 30 de junho deste ano. Contudo, as negociações estão suspensas, pois o presidente quer todos os jogadores concentrados nos importantes jogos que se aproximam.



PSP confia em ânimos serenos
Meias" da Taça da Liga ficaram marcadas por alguns desacatos. No entanto, serão apenas 40 os efetivos destacados para quarta-feira

A recente escalada de rivalidade entre Braga e Rio Ave, motivada pelos inúmeros encontros disputados entre ambos esta temporada, está a causar alguma apreensão na Cidade dos Arcebispos, muito por culpa dos incidentes ocorridos entre adeptos no jogo das meias-finais da Taça da Liga. Na altura voaram garrafas no exterior do estádio e alguns simpatizantes dos arsenalistas que se encontravam na bancada destinada à claque vila-condense acabaram mesmo por ser expulsos do local. No entanto, a Polícia de Segurança Pública de Braga não está a prever tomar medidas adicionais de segurança para o embate de quarta-feira, relativo à primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. De acordo com o intendente Daniel Ramos, os efetivos destacados para o encontro serão "cerca de 40", como, de resto, já é habitual sempre que se joga no AXA. "Apesar de serem esperados mais adeptos do Rio Ave, porque se trata de uma partida importante, acreditámos que os ânimos se manterão calmos. O que se viu na Taça da Liga só aconteceu devido a uma pequena falha na segurança, nada mais", explicou o intendente da PSP a O JOGO, não receando qualquer tipo de retaliação dos bracarenses pelo que sucedeu a 13 de fevereiro em Vila do Conde.



Rusescu associado a clube francês

Ligado ao Braga apenas até ao final da época, Rusescu está a despertar enorme cobiça pelos golos que tem marcado desde que chegou a Portugal. Da Roménia já surgiram ecos do interesse no atacante por parte de Benfica, FC Porto, Sporting e Roma. Agora foram os espanhóis do jornal "Estadio Deportivo", de Sevilha, a libertar a informação de que um clube francês, cujo nome foi mantido em segredo, está a seguir atentamente as exibições do romeno. A última palavra, contudo, pertencerá sempre ao Sevilha, que, no acordo de cedência assinado com os arsenalistas, fixou uma opção de compra no valor de três milhões de euros.



RÚBEN MICAEL CHEGOU AOS 50

O Rio Ave-Braga de sexta-feira possibilitou a Rúben Micael atingir um número redondo na carreira. O médio completou meia centena de jogos pelo clube arsenalista, ao qual chegou no começo da época transata, oriundo do Atlético de Madrid, que o tinha cedido ao Saragoça. Ao longo desde período, o internacional português apontou ainda oito golos.



PERIGO DE EXCLUSÃO

COM QUATRO AMARELOS: Halliche e Rafael Lopes
■ (Académica), Cássio (Arouca), Bruno China, Diakité e Diawara (Belenenses), Siqueira (Benfica), Aderlan Santos e Mauro (Braga), Babanco, Carlitos e Gonçalo (Estoril), Josué (FC Porto), Caetano, Gabriel, Halisson, Luís Silva, Paulinho e Pecks (Gil Vicente), João Diogo e Gegé (Marítimo), Kroldrup e Marreco (Olhanense), Degra, Nuno Santos e Ricardo (P. Ferreira), Ederson e Nuno Lopes (Rio Ave), Heldon (Sporting), Crivellaro, David Addy, Paulo Oliveira, Moreno e Tomané (V. Guimarães), Javier Cohene, Ney Santos, Miguel Pedro, Pedro Queirós e Pedro Tiba (V. Setúbal)
COM OITO: Nuno Coelho (Arouca), Mangala (FC Porto),
■ Márcio Rosário (Marítimo), Ghazal e Marçal (Nacional), Diego Lopes e Tarantini (Rio Ave) e William Carvalho (Sporting)
COM ONZE: André André (V. Guimarães)


O JOGO

JotaCC

VITÓRIA É A NOVA PAIXÃO DE SALVADOR

RUI VITÓRIA, treinador que na próxima época vai mudar-se do Vitória de Guimarães para o Sporting de Braga, é só a mais recente aposta do presidente António Salvador, que muitas vezes tem sido bem sucedido nos "raides" no emblema vimaranense.
A escolha de Rui Vitória, noticiada ontem pelo JN, combina a circunstância de o técnico ribatejano, de 43 anos, estar em final de contrato, não ter sido convidado para renovar e ser desejo antigo de António Salvador, só agora concretizável isto quando se sabe que Jorge Paixão, que recentemente substituiu Jesualdo Ferreira, só tem vínculo com os guerreiros até ao final da época.
Em 11 anos de presidência, o líder do Braga patrocinou a mudança de vários jogadores do V. Guimarães. Alguns foram diretamente, como sucedeu em 2004, com Abel, agora técnico da equipa B do Sporting. O ex-lateral só esteve duas épocas na "pedreira", mas, por exemplo, Alan, que chegou a Braga em 2008, é um símbolo do clube arsernalista e capitão de equipa. Cedido aos vimaranenses pelo F. C. Porto, acabou por ser desviado para a capital minhota, quando os dragões zangaram com os vitorianos. Mais recentemente (2010), também Custódio, que é natural de Brito, Guimarães, transferiu-se do Vitória para o Braga, com polémica à mistura. O médio alegou que queria jogar mais e houve acordo para sair.
Curiosamente, Braga e Guimarães estiveram dois anos de costas voltadas, mas devido à política de preços dos bilhetes nos jogos entre si. O corte de relações foi sanado no jogo da primeira volta, no AXA (3-0). Em iniciativa do líder federativo Fernando Gomes, os presidentes dos clubes fizeram as pazes.


CARLÃO DESVIADO DA ROTA E MIÚDOS NEM ASSINAM

No verão de 2011, o avançado brasileiro Carlão, que joga no Shijiazhuang (China), foi desviado do Vitória de Guimarães para o Braga, quando já tinha um pé na cidade-berço. Emílio Macedo da Silva, então presidente dos vimaranenses, logo tratou de acusar o agente FIFA Jorge Baidek de não ter respeitado o acordo que tinha sobre Carlão, entretanto contratado pelo Braga. Mais recentemente (março de 2013), quando os jovens Vítor Bastos, Kaká e Rafa rescindiram unilateralmente o contrato com o Vitória, foram de imediato apontados ao Braga, mas não chegaram a assinar. O primeiro está no Olhanense, o segundo no Belenenses e o último no Felgueiras, por empréstimo do Moreirense.



À MARGEM

Alan espreita regresso
Alan, de fora devido a lesão muscular, espreita o regresso depois de amanhã (19 horas), na meia-final da Taça de Portugal, com o Rio Ave. Devido a esse jogo, a equipa não gozou folga.
Jejum dura há ano e meio
Três jogos neste ano (duas derrotas e um empate) e um (empate), na época passada, no jejum com o Rio Ave, adversário de depois de amanhã. A última vitória (4-1) foi há um ano e meio.
Paixão foi matar saudades
Jorge Paixão assistiu ao jogo Oliveirense-Farense (2-0), da 2.ª Liga. O técnico do Braga aproveitou para rever os jogadores que orientou até há um mês na equipa algarvia.

JN

brigada da relote

Rui Vitória nos planos de Salvador para a próxima época

Rui Vitória é o treinador mais desejado por António Salvador para assumir o comando técnico do SC Braga na próxima temporada.

Jorge Paixão, contratado para ocupar o lugar deixado vago por Jesualdo Ferreira, tem vínculo válido só até final da época com o clube minhoto e, ao que tudo indica, não deverá ser convidado a renovar.

Em final de contrato com o V. Guimarães, Rui Vitória perfila-se, assim, como o principal candidato a orientar os guerreiros em 2014/15, contratação que representaria tremendo golpe na autoestima vitoriana.

A BOLA

brigada da relote

Salvador quer Rui Vitória
O treinador cumpre a sua terceira época no Vitória de Guimarães, com quem ganhou a Taça de Portugal a época passada


O treinador Rui Vitória é desejado por António Salvador para orientar o Sporting de Braga na próxima temporada, escreve esta segunda-feira o jornal A Bola.

O técnico, de 43 anos, já é seguido pelo presidente dos arsenalistas desde a sua passagem pelo Paços de Ferreira, e está em final de contrato com os vimaranenses.

Ainda na semana que passada, Rui Vitória revelou que ainda não recebeu qualquer proposta para renovar o contrato.

SAPO DESPORTO

brigada da relote


brigada da relote

Guimarães-Braga: pode ser este o percurso de Rui Vitória
António Salvador estará interessado em "roubar" o treinador ao rival minhoto


Rui Vitória cumpre a sua terceira e provavelmente última temporada ao serviço do Vitória de Guimarães, cujos dirigentes continuam sem apresentar uma proposta de renovação.

Na quinta-feira passada o treinador comentou: "Aquilo que posso dizer é que sei muito bem o que quero para o meu futuro, mas guardo isso para mim", sem revelar mais pormenores.

O contrato do vilafranquense de 43 anos termina no final da presente temporada e quem está interessado na sua contratação para a próxima época é António Salvador, informa o jornal 'A Bola'.

O presidente do rival Sporting de Braga já terá estabelecido que a sua prioridade é Rui Vitória para que este seja o sucessor de Jorge Paixão, que assinou contrato apenas até ao final desta época e deverá sair em junho.

RELVADO

Zav

Taça: FC Porto-Benfica já tem árbitro nomeado
Marco Ferreira no Estádio do Dragão

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, em comunicado, que Marco Ferreira é o árbitro escolhido para o FC Porto-Benfica, de quarta-feira. O jogo é relativo à primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Na outra semi-final, a realizar entre Sp. Braga e Rio Ave, o árbitro escolhido foi Carlos Xistra.

Marco Ferreira irá fazer a sua estreia em jogos entre FC Porto e Benfica. O madeirense já esteve em dois dérbis jogados entre Benfica e Sporting. As águias ganharam ambos: 1-3 no Estádio José Alvalade (11ª jornada do campeonato 2012/13) e 2-0 na Luz (18ª jornada da atual Liga).

O FC Porto-Benfica será realizado às 21 horas, duas horas após o início do Sp. Braga-Rio Ave.

MaisFutebol

brigada da relote

TAÇA DE PORTUGAL
Xistra no Braga-Rio Ave
O desafio conta para a 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal


Carlos Xistra é o árbitro escolhido para apitar o jogo entre Sporting de Braga e Rio Ave. O Conselho de Arbitragem, liderado por Vítor Pereira, anunciou a nomeação, esta segunda-feira.

O juiz de Castelo Branco esteve no Dragão, na última jornada da Liga, e a sua arbitragem mereceu apreciação negativa. É a quinta vez, esta temporada, que Xistra apita o Sporting de Braga, e a segunda nesta edição da Taça de Portugal, depois de ter estado no Alentejo, no Gafetense-Braga, da 3ª eliminatória. É a terceira vez que encontra o Rio Ave.

O Conselho de Arbitragem publicou também um boletim de indisponibilidade, dando conta que Olegário Benquerença e Jorge Sousa estão lesionados, e que Pedro Proença está em Nyon, numa acção de formação para os árbitros que vão estar no Mundial.

O Sp. Braga-Rio Ave, a contar para a 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, está marcado para quarta-feira, às 19h00. Jogo com informações na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

RR

brigada da relote

Carlos Xistra no SC Braga-Rio Ave

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou que Carlos Xistra é o árbitro nomeado para dirigir o SC Braga-Rio Ave, jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

O juiz de Castelo Branco, funcionário público, irá encontrar tanto bracarenses como vila-condenses pela segunda vez esta temporada.

A BOLA

brigada da relote

Sp. Braga e Rio Ave procuram fazer história por entre ânimos exaltados
Clubes já se defrontaram três vezes esta época, e tem havido polémica


Sp. Braga e Rio Ave encontram-se esta quarta-feira para as meias finais da Taça de Portugal. Ambas as equipas procuram repetir um feito histórico, mas os encontros desta época, o último deles na passada sexta-feira, foram marcados por polémicas e ânimos incendiados.

Há 30 anos, na época 83/84, os vilacondenses chegaram à primeira, e única (para já), final da Taça de Portugal da sua história. Acabaram por ficar pelo caminho, derrotados pelo FC Porto, por 4-1. A última passagem dos arsenalistas pelo Jamor é mais recente, mas ainda assim, já tem quase duas décadas. Em 1997/1998, o Sp. Braga perdeu 3-1 na final, também com o FC Porto.

O jogo da primeira mão realiza-se esta quarta-feira, em Braga, e, além desta carga histórica, tem mais pressão acrescida. Sp. Braga e Rio Ave já se encontraram três vezes esta época, tendo os vilacondenses saldo positivo nos confrontos. A equipa de Nuno Espírito Santo venceu em Braga para o campeonato, afastou os arsenalistas na meia-final da Taça da Liga, e empatou na passada sexta-feira para o campeonato também.

Ânimos exaltados

A polémica destes últimos dois jogos incendiou os ânimos entre os dois clubes, que até tinham boas relações. No jogo da meia-final da Taça da Liga, houve confrontos entre adeptos, que começaram na parte exterior do estádio e continuaram no seu interior, já depois do apito inicial do árbitro, obrigando à intervenção policial.

E no final do encontro, a animosidade sentia-se na equipa técnica e dirigentes arsenalistas, embora as queixas tenham sido por causa da arbitragem. Certo é que o Sp. Braga ficou pelo caminho na Taça da Liga e as derrotas frente à equipa dos Arcos não caíram bem na equipa minhota.

No final do jogo da passada sexta-feira para a Liga, após um empate 1-1, que atrasa o Sp. Braga na corrida pela Europa, Rúben Micael fez eco desse mal-estar. «No primeiro jogo, em Braga, para a Liga, eles foram uma vez à baliza e marcaram um golo. No segundo, fomos aqui bem gamados», disse o jogador aos jornalistas na flash interview.

Na sala de imprensa, o ambiente era tenso, com o treinador do Sp. Braga a dizer que foi insultado, enquanto os dois presidentes assistiam às conferências. «Não provoco ninguém, mas tenho de lamentar que o diretor-geral do Rio Ave me tenha ofendido várias vezes durante e no final do jogo», disse Jorge Paixão.

Neste jogo, era o Rio Ave quem tinha queixas da arbitragem, e Nuno Espírito Santo não resistiu à alfinetada. «Quem teve a coragem de vir a público manifestar a indignação em outras ocasiões, também devia assumir e dar a cara quando é beneficiado», disse o treinador.

«Incomodou-me, no final, ver o Rúben Micael, que julgo que jogou comigo no FC Porto, dirigir-se ao Rio Ave usando a expressão eles. Não gosto de responder a essas declarações, mas seria bom que todos tivessem mais respeito por uma instituição com história como é o Rio Ave», queixou-se ainda.

Agora, a dois dias do encontro, ambos os clubes garantem que o ambiente é normal entre as duas instituições, e que o jogo está a ser preparado como qualquer outro. Em Braga rejeita-se mesmo que haja «vontade de vingança», em relação ao passado.

Falta puxar pelo público

Ambos os clubes tentam mobilizar os adeptos para o encontro. O Rio Ave, com ajuda de um patrocinador, oferece o bilhete e o transporte para Braga a todos os adeptos que o desejarem, bastando, para isso, uma inscrição. O limite são mil pessoas, que encheriam 20 autocarros, mas, a um dia do limite do prazo para a inscrição, apenas quatro autocarros cheios estão garantidos, ou seja, cerca de 200 adeptos.

Em Braga, os sócios pagam quatro euros, e o público entre seis e oito euros, e a procura também não está a ser elevada. «Reunimos com o Sp. Braga e a informação que tivemos é que a procura de bilhetes está a ser muito baixa. Poderá ainda alterar-se e a perspetiva é que até ao final do dia, decorrer de amanhã e na quarta-feira essa procura aumente. Até meio da tarde de hoje não estavam vendidos 500 bilhetes», explicou ao Maisfutebol o Subintendente Matos do Núcleo de Operações da PSP de Braga.

«Por se tratar de uma eliminatória a duas mãos e a decisão ser realizada no outro jogo, e até por ser um jogo a um dia da semana às 19 horas não se perspetiva um grande número de adeptos. Isto não só no que diz respeito ao Rio Ave, mas também ao Sp. Braga», por isso, apesar de ser uma meia-final, o efetivo «não chegará à meia centena, muito provavelmente serão até menos de quarenta, isto com a colaboração dos assistentes de recinto desportivo (ARD)», explicou.

Para assegurar todas as condições de segurança e evitar que se repitam os confrontos da Taça da Liga, os autocarros com os adeptos rioavistas serão acompanhados pela PSP de Vila do Conde, que fará depois a coordenação com a congénere bracarense.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

António Salvador: «Pensei que era 1 de abril mas ainda estamos em março»

Numa altura em que o nome de Rui Vitória, técnico do Vitória de Guimarães, tem circulado como possível treinador do SC Braga na próxima temporada, António Salvador, presidente dos arsenalistas, reagiu à notícia com ironia.

«Pensei que ontem era dia 1 de abril quando vi a notícia, mas afinal ainda estamos em março, afirmou o presidente do SC Braga, em declarações à Rádio Fundação, acrescentando que não tinha mais nada a comentar.

A notícia sobre a hipótese de Rui Vitória rumar ao SC Braga acontece numa altura em que o treinador que ganhou a Taça de Portugal pelo Vitória de Guimarães está em final de contrato, assim como Jorge Paixão, técnico dos arsenalistas, que chegou há poucas semanas à cidade dos arcebispos para suceder a Jesualdo Ferreira.

ZEROZERO

JotaCC

Rui Vitória em silêncio

O treinador do Vitória de Guimarães esteve esta segunda-feira no fórum de treinador na Maia. Questionado sobre possibilidade de ingressar no SC Braga na próxima temporada, Rui Vitória remeteu-se ao silêncio e não proferiu qualquer declaração.

A BOLA