News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/03

Started by JotaCC, 05 de March de 2014, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Paixão atento às pérolas
DEU TREINO MATINAL E VIU O JOGO DOS JUNIORES

Jorge Paixão ainda teve ontem o grupo a meio gás, em virtude das ausências dos internacionais Eduardo, Rafa, Rusescu e Vukcevic. Nessa medida, só mais para o final da semana terá todos os trunfos à disposição para preparar o importante duelo com o Nacional.

O treino do dia de Carnaval foi novamente fechado à curiosidade jornalística, o que até está longe de ser uma novidade, mas a equipa técnica continua a sua missão de se inteirar de todo o potencial do clube, transmitindo a sensação de que não se considera a prazo no Sp. Braga. Pelo contrário, Paixão, de 48 anos, procura criar desde já laços de conhecimento que lhe possam ser úteis no caso de ser chamada a desempenhar um papel no futuro arsenalista.

Depois de já ter assistido ao jogo da equipa B, no Atlético, no passado fim de semana, desta vez Jorge Paixão e seus pares fizeram questão de marcar presença, ontem à tarde, na partida dos juniores, orientados por Pedro Duarte, que venceram 3-0 o Leixões, no campo da Ponte, na fase final da sua categoria.



Jesualdo: «Decidi sair quando passei a ser problema»
QUEBROU SILÊNCIO SOBRE A RESCISÃO

A rescisão de Jesualdo Ferreira com o Sp. Braga foi oficializada a 24 de fevereiro e, ontem à noite, o técnico pronunciou-se pela primeira vez sobre o divórcio com os arsenalistas. "Se a ideia era começar um novo ciclo, era preciso que todos entendessem isso. A partir do momento em que passei a ser um problema decidi sair", revelou o Professor.

"Entendi que, naquela altura, tinha terminado a ideia com que tinha ido para Braga. Não fui para lá por causa do dinheiro, mas porque acreditei na repetição do que tinha construído 7 anos antes. Chegámos a andar na frente do campeonato em mais do que uma época e estava convicto de ser capaz de fazê-lo novamente. Afinal não foi possível", lamentou, desvalorizando, através da rescisão amigável, o peso financeiro do vínculo que tinha firmado até 2016.

Jesualdo Ferreira, de 67 anos, admitiu que ainda o afastamento prematuro da Liga Europa abriu feridas. "A eliminação frente ao Pandurii causou impacto. Não era de todo previsível, nem podia acontecer depois da vitória fora. Marcou a vida do Sp. Braga esta época e todo o projeto", reconheceu o treinador que, na RTP Informação, foi lacónico a comentar a opção de AntónioSalvador para o render: "Surpreendido com o perfil de Jorge Paixão? Não. O presidente achou que era o melhor para o Sp. Braga."

Ainda com pouco tempo passado após o empate frente ao Arouca que encerrou a sua passagem peloAxa, Jesualdo salientou que era "importante fazer crescer os jogadores em clima de estabilidade" que, refere, "nunca existiu". Segundo afirma, "os mais novos que chegaram tiveram dificuldades em entender a superação que é necessária para representar o Sp. Braga. Não era mais possível coabitar naquele ambiente", reconheceu, vincando de forma assertiva: "Alguns jogadores do Sp. Braga que parecem melhores agora, e foram evoluindo, estiveram sempre um passo atrás daquilo que valem devido a questões de natureza mental."

Processo de Rafa fez lembrar Hulk

A presença de Rafa Silva na Seleção é talvez o maior legado de Jesualdo no Axa. Para explicar a evolução do extremo, o Professor fez uma comparação curiosa: "Eu sei o que passei no Dragão com o Hulk. No caso do Rafa, tinha potencial mas era necessário enquadrá-lo numa realidade diferente. O que fizemos foi prepará-lo dia a dia, metro a metro, para que agora seja melhor jogador. Precisava de entender o jogo, de errar. Pode atingir um nível muito elevado. Não podia era pensar o jogo, a 10, porque não tinha capacidade para isso."

RECORD

JotaCC

CHIDI APROXIMA-SE DA EQUIPA PRINCIPAL
CHAMADO AOS TREINOS>>O internacional sub-21 nigeriano foi requisitado aos bês para ser observado pelo treinador Jorge Paixão. A experiência é para repetir e a estreia poderá estar próxima, imitando o caso recente de Erivaldo

Talentoso e dono de um pé esquerdo fulminante, Chidi Osuchukwu poderá tornar-se a breve prazo uma aposta de Jorge Paixão. O treinador aprecia as qualidades do jovem médio-ofensivo, que representou a Nigéria no Mundial da Turquia em sub-20 entre junho e julho, e aproveitou as ausências de Rafa e Vukcevic, chamados às seleções de Portugal e Montenegro, respetivamente, para o incluir num treino da equipa principal. Antes, no passado domingo, Paixão já o tinha avaliado na Tapadinha, ao serviço da equipa B, contra o Atlético.

Médio-ofensivo Chidi tem sido um dos motores da equipa b
Apesar de ter assinado um contrato válido por apenas quatro meses, o sucessor de Jesualdo Ferreira encara esta oportunidade como um projeto duradouro e, nessa medida, tem recolhido o máximo de informação sobre jogadores da equipa B e até dos juniores, a pensar claramente no futuro. Suplente não utilizado contra o Sporting e envolvido atualmente nos trabalhos dos sub-20, Erivaldo foi o primeiro a passar no crivo e Chidi parece estar bem posicionado para se fixar também nos trabalhos da primeira equipa.
De resto, as qualidades do internacional nigeriano deixaram de ser novidade há algum tempo para o scouting do clube, de tal forma que o seu nome chegou a ser ventilado para o estágio da pré-época, realizado no Algarve. A tenra idade (chegou a Portugal com 19 anos) justificava, porém, uma passagem pelos bês.



Patrão segue o rasto de Luís Silva

Contemporâneo de Luís Silva no Leixões, Patrão não teve para já a mesma sorte de experimentar o principal campeonato português. O primeiro fê-lo pontualmente pela mão de Jesualdo Ferreira, acabando emprestado em janeiro ao Gil Vicente, enquanto Patrão, de 24 anos, figura entre os jogadores mais utilizados da equipa, embora sem se afirmar em absoluto como titular. Na recente deslocação à Tapadinha, por exemplo, foi suplente não utilizado, mas teve a oportunidade de se mostrar a Jorge Paixão no treino da equipa principal, tal como o nigeriano Chidi. Atua preferencialmente na posição 8 do meio-campo.



"Faltou estabilidade para crescer"
Naquela que foi a primeira entrevista após a saída, o ex-treinador do Braga assumiu que a eliminatória com o Pandurii foi o princípio de "um contexto difícil"

"Se a ideia era começar um novo ciclo, era preciso que todos entendessem isso

Na primeira entrevista depois de deixar o comando técnico do Braga, Jesualdo Ferreira afirmou no programa "Grande Área", da RTP Informação, que percebeu que teria de deixar o comando técnico do Braga quando "o exterior passou a ter uma influência grande" no rendimento da equipa. O ex-treinador dos arsenalistas lamentou ainda alguma impaciência dentro da estrutura profissional. "Se a ideia do clube era começar um novo ciclo, era preciso que todos entendessem isso. Não houve estabilidade para jogadores novos crescerem", avaliou, reconhecendo que o afastamento precoce da Liga Europa abalou significativamente as fundações do seu projeto. "Marcou a vida do Braga, tal como a derrota em Vila do Conde, para a Taça da Liga, nas circunstâncias em que f oi", assumiu. Nada surpreendido com o presidente António Salvador ("Primeiro, achou que eu era o homem ideal; depois, não"), Jesualdo Ferreira confirmou ter abdicado dos salários respeitantes a dois anos de contrato e desmistificou a questão dos pivôs Custódio e Mauro. "O Braga também jogava com o Custódio e o Viana", argumentou, assegurando ter concedido oportunidades suficientes a Éder até à chegada de Rusescu.



Kappel ainda a meio gás

Limitado por problemas musculares, Kappel continua incerto para a receção ao Nacional. O extremo já trabalha na relva, mas mantém-se à parte do grupo, estando ainda sob vigilância do departamento médico. Confirmados para o embate do próximo sábado estão para já os laterais Miljkovic e Joãozinho, embora em contextos diferentes. Face à provável mudança de Baiano para a direita, o sérvio deverá ser encaminhado para o banco de suplentes caso entre na convocatória; já o segundo é uma forte hipótese para a esquerda, em pé de igualdade com Núrio.



André Pires volta às opções

Parado desde o verão de 2012, André Pires é uma nova opção para a esquerda da defesa. O lateral já está recuperado de uma operação ao joelho direito, depois de ter rompido o ligamento cruzado anterior num particular com o Melgacense, e o primeiro passo para o regresso à competição foi dado na equipa B, ao sentar-se no banco no jogo contra o Atlético. André, 24 anos, cumpriu o último ano de júnior no Belenenses, estreando-se na I Liga em 2009. Três anos depois deixou o Restelo para assinar pelo Braga.



Juniores defrontaram Leixões e tiveram plateia VIP

As agendas de Jorge Paixão  e Fábio Pereira não se resumem a preparar e a dirigir os treinos da equipa principal e dos bês do Braga, pois têm a noção de que o futebol profissional terá de estar bem identificado com os valores que despontam nos escalões de formação. Dentro dessa política, Paixão fez questão de assistir ao jogo da equipa B contra o Atlético e ontem deu um pulo ao Campo da Ponte para observar os juniores, que venceram o Leixões por 3-0. O novo treinador fez-se acompanhar de todo o "staff" técnico da equipa principal e ainda teve a oportunidade de trocar impressões com Fábio Pereira, razão pela qual o treino dos bês foi atrasado propositadamente cerca de meia hora. A ascensão meteórica de Núrio é a prova mais recente de que o clube sai a ganhar com o investimento nos mais jovens: no começo da época era um júnior desconhecido e, ao cabo de pouco mais de um mês, saltava para a equipa B, assumindo-se como titular sob o comando de José Alberto Costa. Após a venda de Elderson para o Mónaco, ascendeu à equipa principal, poupando o clube a uma nova contratação.



MINHOTOS RESOLVEM ANTES DO INTERVALO

Vitória justa do Braga, por 3- 0, resultado definido na primeira parte. Os locais entraram fortes e colocaram-se à frente do marcador. O Leixões nunca conseguiu acertar com as marcações ao tridente atacante bracarense. Na segunda metade, porém, os visitantes podiam ter marcado o tento de honra.



WILLIAM DE INÍCIO E RAFA À ESPREITA
Médio do Sporting deve estrear-se a titular, enquanto o jogador do Braga atuará de início se Bento mudar o sistema para 4x4x2

William Carvalho deverá estrear-se hoje como titular da Seleção Nacional, depois de já ter entrado na segunda parte do jogo com a Suécia, em Solna. Com apenas 21 anos, mas já com 58 internacionalizações em todas as seleções nacionais, o médio do Sporting deve ser testado na posição 6, no lugar que tem sido de Miguel Veloso desde que Paulo Bento chegou à equipa das Quinas, em outubro de 2010. Uma oportunidade de ouro para o médio, numa altura em que o jogador do Dínamo de Kiev começa a ter menos ritmo competitivo, devido à paragem do campeonato ucraniano (ver página 15). Ajuntar a isto,William Carvalho tentará marcar pontos para a convocatória final, a anunciar dia 19 de maio, altura em que o nome do portista Fernando deverá entrar nas contas de Paulo Bento para o Mundial do Brasil.

O médio do Sporting deverá ser uma das novidades no onze contra os Camarões, adversário que Portugal defrontou em 2010, na Covilhã, em jogo de preparação para o Mundial da África do Sul. Dois golos de Raul Meireles e um de Nani deram o triunfo aos portugueses. Hoje as duas seleções voltam a encontrar-se para preparar um Mundial. Habituado a jogar em 4x3x3, Portugal poderá apresentar novidades também a nível tático. "Veremos se vamos jogar com aquele que tem sido o nosso sistema habitual ou se vamos usar outra alternativa", admitiu Paulo Bento na conferência de Imprensa de ontem, recusando, contudo, utilizar Cristiano Ronaldo sozinho no ataque. "Não temos tido a opção de colocar Ronaldo como ponta de lança de início, jogando como único homem na frente. Isso é algo que, desde o início, dissemos que não iríamos fazer. Não acho que seja a melhor opção para um homem com as características dele. Já o fizemos nalguns momentos do jogo, como com a Suécia ou com a Rússia. A outra hipótese, e essa temos ainda de equacionar, é a de poder jogar com Ronaldo na frente, mas numa solução de ter dois homens na frente de ataque", justificou o selecionador nacional.
Caso aposte no 4x4x2, com Ronaldo nas costas de Edinho, Varela será o sacrificado, entrando Rafa diretamente para o onze, para jogar como 10. Ainda sem qualquer internacionalização A, o jogador do Braga deve ter hoje o batismo na seleção principal, depois de jogado sete vezes pelos sub-21 e duas pelos sub-20.

O JOGO

JotaCC

Jesualdo diz que era a altura de sair

UMA SEMANA após ter deixado o comando do Braga, Jesualdo Ferreira foi ontem entrevistado no programa "Grande área", da RTP Informação. O treinador, de 67 anos, adiantou que não tinha condições para se manter em funções: "Era a altura de sair. Não era possível coabitar naquele ambiente", frisou.
"Quando o exterior tem influência grande no rendimento dos jogadores e passei a ser o problema, deixei de ter condições", acrescentou o técnico transmontano, que foi substituído no Braga por Jorge Paixão (ex-Farense).
Jesualdo Ferreira disse ter sentido problemas "desde o primeiro mês", num plantel "com muitos jogadores novos e menor capacidade de superação, com exigências de rendimento imediato".
"O Braga teve 11 jogos com excelentes resultados e quando tudo parecia ter estacionado a equipa quebrou, a começar na eliminação na Taça da Liga, nas condições que se sabem", constatou.
Entretanto, após o treino de ontem, Jorge Paixão assistiu ao Braga-Leixões, em juniores A.


JUNIORES
SC BRAGA, 3 - LEIXÕES, 0

Minhotos resolvem antes do intervalo

VITÓRIA justa do Braga, por 3-0, resultado definido na primeira parte. Os locais entraram fortes e colocaram-se à frente do marcador. O Leixões nunca conseguiu acertar com o tridente atacante bracarense. Na segunda metade, o Leixões podia ter marcado o tento de honra.

JN

Bruno3429

Custódio reclama lugar na melhor fase de Mauro
Por Pascoal Sousa 

Mauro foi autor de uma boa exibição em Alvalade, num SC Braga que apresentou uma dinâmica completamente diferente e se bateu de igual com o Sporting. O brasileiro aproveitou a suspensão de Custódio para voltar ao onze, depois de ter sido suplente não utilizado na ronda anterior, frente ao Arouca, jogo que determinou o fim do consulado de Jesualdo Ferreira em Braga.

Com Custódio de novo operacional, a luta pela posição 6 ganha nesta ronda redobrado interesse. Irá Jorge Paixão manter a fórmula que apesar da derrota devolveu garra e entusiasmo ao SC Braga? Ou apostará na maior experiência do internacional português.

De uma forma ou de outra, Mauro e Custódio têm muito a ganhar, e talvez bastante a perder neste último embalo da temporada.

Mauro termina contrato, mas o SC Braga tem uma cláusula de compra do trinco que pode exercer até junho junto do clube detentor dos seus direitos económicos, o Grémio Anápolis.

Custódio, por seu turno, quer terminar o ano desportivo a jogar e em boa forma, porque não desiste da ideia de estar no Mundial do Brasil.

A Bola

brigada da relote

Adeptas com entrada livre no sábado

As adeptas do SC Braga têm entrada livre no Estádio Axa para o jogo deste sábado, frente ao Nacional.

O objetivo é levar mais público e mais colorido ao recinto, além de que a iniciativa insere-se na comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Os sócios pagam 5 euros (o jogo está incluído no pacote de lugares anuais), enquanto que para o público os bilhetes vão dos 10 aos 20 euros.

A BOLA

brigada da relote

JESUALDO FERREIRA
"Saída? Foi muito fácil chegar a acordo"
Treinador português revelou que a saída do comando técnico do Braga "foi fácil" e que optou pela rescisão amigável. "Não fui para o Braga por dinheiro", rematou

Entendimento com Salvador para a saída:
"Foi muito fácil chegar a acordo para sair. Fui para o Braga porque acreditei que era possível construir o mesmo que tinha construído há sete anos. Não foi possível.

Rescisão amigável: Havia dois anos mais de contrato, mas não queria colocar um problema ao Braga, ao ponto de ser eu a decidir se ficava ou não. Entendi que tinha terminado o que tinha com o Braga."

Perfil do novo treinador: "Não fiquei surpreendido nem tinha de ficar. O presidente achou que era melhor, que posso dizer? Primeiro escolheu-me a mim, depois escolheu outro, preferiu outro. Vi que não era eu e, perante um caso destes..."

O JOGO

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

Adeptas com entrada livre no sábado

As adeptas do SC Braga têm entrada livre no Estádio Axa para o jogo deste sábado, frente ao Nacional.

O objetivo é levar mais público e mais colorido ao recinto, além de que a iniciativa insere-se na comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Os sócios pagam 5 euros (o jogo está incluído no pacote de lugares anuais), enquanto que para o público os bilhetes vão dos 10 aos 20 euros.

A BOLA

Pé Ligeiro

Quim Machado e a ascensão de Rafa, o Pequeno Arcebispo: «Será escolha regular de Paulo Bento»

Braga é designada como 'Cidade dos Arcebispos', pois foi lá que, durante séculos, morou o mais importante arcebispo da Península Ibérica. Os tempos mudaram, a importância religiosa da antiga Bracara Augusta também, mas, no que toca ao mundo do futebol jogado dentro do campo, há uma figura emergente e que se vai destacando, qual arcebispo da Idade Média: é ele Rafa Silva, ainda um menino, se bem que já uma figura nuclear da equipa, que chega agora à seleção nacional.

Estranhei que os 'grandes' não tivessem chegado primeiro que o SC Braga para levar o Rafa
Quim Machado

Não é o mais importante da Península, isso é certo, embora potencial não falte a um jovem jogador com uma subida repentina nos degraus do futebol nacional: há três anos andava pelos juniores do Alverca, na época passada estreava-se no futebol profissional pelo Feirense, esta época foi contratado pelo SC Braga, neste 5 de março deve fazer a sua estreia na equipa de Paulo Bento, no amigável com os Camarões.

O pequeno Arcebispo já não deve fugir da alta ribalta do futebol nacional. Quem o diz é Quim Machado, que o treinou no clube de Santa Maria da Feira e que, já que se fala em religião, é um crente acérrimo na potencialidade de Rafa Silva, de quem a escalada triunfante em nada causa estranheza.

Rafa Silva tem estado em evidência no SC Braga
«A mim não me surpreende, porque já tinha trabalhado com ele no ano passado e sabia que estava ali um talento nato. Não me espanta a ascensão dele, apenas estranhei que os grandes não tivessem chegado primeiro que o SC Braga. Não pensaria que a chamada à seleção acontecesse tão rápido, mas estou seguro de que é um nome que vai fazer parte regularmente das escolhas de Paulo Bento», tratou de dizer o agora treinador do Desportivo de Chaves, nesta entrevista ao zerozero.pt.

As escolhas do selecionador nacional para o Mundial do Brasil já devem estar, na sua esmagadora maioria, perfeitamente definidas, se bem que ainda deverão sobrar vagas, onde pode perfeitamente entrar Rafa Silva, a avaliar pela convicção do seu anterior técnico.

«Ele aparece numa fase em que o Paulo Bento já terá uns 20 jogadores escolhidos e onde sobram só uma ou outra vaga. Tem hipóteses, caso faça, na reta final do campeonato, o que tem feito até agora e se estiver em bom plano neste jogo contra os Camarões. Pode ser ou não uma solução, mas no futuro, de certeza, será uma mais-valia», considerou.

Liberdade para o criativo, como Figo ou Cristiano Ronaldo

No SC Braga, Jesualdo Ferreira cedo lançou o jovem resgatado ao Feirense. Encostado à esquerda do ataque, mas sem nunca deixar de apalpar os espaços centrais do terreno, o dorsal 18 foi encantando uma plateia pouco encantada com a época feita pelos arsenalistas até agora.

Contudo, para Quim Machado o jogador, que chegou a ser criticado publicamente por Jesualdo pelo excesso de individualismo, poderá render ainda mais noutra posição: «Está a jogar bem na posição atual, mas penso que poderá render ainda mais numa zona central, numa zona mais livre, jogando na posição 10. A jogadores como ele, como Figo ou Ronaldo, não se lhes pode retirar a liberdade, pois é lógico que vão perder algumas bolas, embora sejam aqueles jogadores que partem para o um-para-um e que, passando, criam perigo ou golo».

Ao jovem natural do Barreiro, poderão haver aspetos defensivos que importam melhorar, só que, mais do que isso, há uma liberdade que lhe deve ser concedida para 'benzer' os relvados que pisa.

A magia do número 18 tem encantado a Pedreira
«Pode render muito mais com essa tal liberdade. Melhorar? Em termos defensivos, talvez tenha que ser mais solidário, no caso de atuar a extremo, se bem que, como já disse, eu não o vejo a render o seu máximo se atuar nessa posição», continuou Quim Machado, sempre elogioso ao atleta, nesta entrevista ao zerozero.pt, onde também vaticinou um patamar de excelência no futebol mundial, não como Cristiano Ronaldo, mas quase...

«É difícil virmos a ter assim tão cedo outro Cristiano Ronaldo. Acho que o Rafa, mesmo não chegando a esse nível, poderá estar num patamar altíssimo, bastante próximo do Ronaldo e ser uma das figuras da nossa seleção, até porque não nos podemos esquecer que é um jogador que está no seu primeiro ano como senior», augurou.

Saída quase inevitável

Com tanto potencial espelhado esta época no SC Braga, onde soma nove golos em 27 jogos, e com esta chamada à seleção nacional, não deverá ser fácil ao clube minhoto resistir aos milhões que deverão ser abanados brevemente aos olhos de António Salvador.

O destino? Um clube de topo: «Vai ser muito difícil o SC Braga segurá-lo. Se não forem os três grandes, deve aparecer um clube estrangeiro que o leve, pois é daqueles jogadores que faz a diferença».

Em todo o caso, o presidente dos bracarenses, conhecido também pela forma acentuada como defende o clube nas negociações, tem Rafa Silva blindado com uma cláusula de 20 milhões de euros. À atenção dos potenciados compradores...

zerozero.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Portugal x Camarões: O jogo da estreia de Rafa
Portugal defronta, esta quarta-feira, em Leiria, a Seleção de futebol dos Camarões, naquele que é o último particular antes da convocatória final para o Mundial do Brasil. Rafa, jogador do Braga chamado por Paulo Bento, pode estrear-se.

A grande novidade da convocatória do jogo desta quarta-feira, em Leiria, entre Portugal e Camarões, é a presença do jogador do SC Braga, Rafa, que, juntamente com o extremo do Benfica Ivan Cavaleiro, foram, pela primeira vez, chamados pelo selecionador. Mas o que difere na chamada destes jogadores? Se Ivan Cavaleiro fez quase toda a formação no Benfica, depois de sair do Alverca, em 2007, Rafa teve uma tarefa muito mais difícil no objetivo de chegar ao topo.

O jogador arsenalista, nascido no Barreiro, deu os seus primeiros toques na bola no Atlético Povoense (Póvoa de Santa Íria), mas, após um ano, foi para o Alverca, onde jogou desde os infantis até aos juvenis. Após os juvenis, Rafa tenta a sua sorte no Feirense , de imediato, impressiona os responsáveis. Quem o diz é Adolfo Teixeira, o seu treinador nos juniores em Santa Maria da Feira: "Logo no primeiro dia vimos que tinha bastante qualidade, até ficámos admirados como é que um miúdo com aquela qualidade vinha às captações. Mas víamos que estava ali um miúdo com capacidade muito acima do normal".

Alverca: um ponto em comum

Curioso o facto de estes dois jogadores, Rafa e Ivan Cavaleiro, terem alinhado juntos no Alverca, ainda muito jovens, nas épocas de 2005/2006 e 2006/2007.
Adolfo ficou surpreendido pelo facto de um jogador vir do Sul às captações do Feirense e pelo facto de nenhum clube como Benfica, Setúbal ou Beleneses ter mostradoOuvir o interesse no jovem. Ao contrário deles, o Feirense não quis deixar fugir o talento de Rafa e, por isso, fez um esforço financeiro para manter o jovem, ao dar-lhe alojamento e alimentação.

Para o ex-técnico do jogador, Rafa teve ainda a sorte que muitos mais miúdos não têm, que é a confiança dos técnicos. Quer Henrique Nunes, no Feirense, quer Jesualdo Ferreira, apostaram nele e foi isso que tornou possível a sua chamada à Seleção. "Apesar da capacidade que ele tem, teve sorte do treinador apostar nele, a vida é feita de oportunidades e ele aproveitou-a com tudo o que tinha. Com a qualidade que ele tem era só darem-lhe confiança e o Jesualdo Ferreira fez isso muito bem. Continuo a dizer que é preciso ter sorte e teve a sorte do Feirense apostar nele e o treinador Henrique Nunes ter apostado nele na equipa principal. Isso deu-lhe visibilidade. Se repararem, num espaço tão reduzido consegue chegar a Seleção A".

O treinador descreve Rafa como um jogador com "um controlo de bola fabuloso, que transporta a bola como ninguém e que assume o 'um para um' facilmente, sem medo de arriscar". Se pode chegar  a um patamar como o de Ronaldo? Afirma que é "muito subjetivo" prever esse futuro, porque não depende só dele mesmo.

Estar nesta convocatória permite a Rafa sonhar com o Mundial. Adolfo Teixeira acredita que o internacional sub-21 estará nos 23 eleitos e que, mais cedo ou mais tarde, irá explodir no futebol mundial. Esta quarta-feira tem a prova de fogo neste particular, onde algumas previsões o apontam como titular.

A convocatória final será a 19 de maio. Até lá, resta a Rafa manter o seu nível exibicional em Braga, de forma a impressionar o selecionador nacional Paulo Bento.

PORTONET