News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/02

Started by JotaCC, 20 de February de 2014, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Olegário Benquerença com nota muito negativa

O observador dos árbitros do encontro entre Rio Ave e Sporting Clube de Braga, partida que afastou, de forma injusta, o afastamento dos bracarenses da Taça da Liga, deu nota muito negativa ao árbitro Olegário Benquerença, juiz responsável pela arbitragem da partida em questão.
O árbitro de Leiria foi avaliado pelo observador José Ferreira com um total de 2.0 em cinco pontos possíveis, o que demonstra a qualidade da arbitragem realizada e os erros cometidos ao longo d e toda a partida, erros esses que acabaram por ter influência directa no resultado final do encontro.
Na escala que avalia os árbitros, de zero a cinco valores, um erro grave na análise de um lance, por exemplo não assinalar uma grande penalidade, a nota do árbitro acaba por descer logo para os 2.6 ou 2.7 valores. No jogo em questão, a nota de Olegário Benquerença foi influenciada por vários lances mal ajuizados e que levaram a que o juiz tivesse uma nota de apenas 2.0.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Uma das piores notas da escala para Olegário Benquerença

Já é conhecida a nota da avaliação ao desempenho do árbitro Olegário Benquerença no jogo Rio Ave-SC Braga, referente às meias-finais da Taça da Liga, concluído com o polémico triunfo (2-1) vila-condense. José Manuel Ferreira foi o observador destacado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para avaliar o trabalho do juiz leiriense e a nota atribuída - 2.0 - é das mais baixas da escala de avaliação.

A atuação de Olegário Benquerença mereceu, no final desse jogo, críticas duríssimas de António Salvador, líder do emblema minhoto. «Roubaram-nos uma final. Este árbitro está em final de carreira e quero pedir ao Conselho de Arbitragem para que se não antecipar a saída dele, que não nos volte a apitar até ao final da sua carreira», manifestou o presidente bracarense.

António Salvador apontou, então, erros vários que, em seu entender, pesaram decisivamente no resultado, impedindo o SC Braga de seguir em frente na prova e de lutar pela revalidação da Taça da Liga, competição que os guerreiros tinham vencido na época 2012/2013.

Dois penalties por marcar a favor dos guerreiros e um penalty, seguido da expulsão do defesa-central Santos, indevidamente assinalado a beneficiar o Rio Ave, foram algumas das falhas detetadas pelos arsenalistas e que os deixaram à beira de um ataque de nervos.

«Quando se fala em tanto profissionalismo na arbitragem, houve uns senhores de amarelo, com apito na boca e pau na mão que não foram profissionais, ao contrário da nossa equipa. É de lamentar tantos erros», criticou António Salvador.

Ora, a avaliação feita pelo observador, que é já do conhecimento também do SC Braga, veio dar completa razão às queixas da SAD minhota. Até porque os árbitros só são avaliados com nota abaixo do 2.0 em situações raríssimas, por exemplo quando cometem erros técnicos.

Aliás, o próprio Olegário Benquerença «sabe que errou», foi a expressão utilizada por José Gomes, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros Profissionais, com base numa conversa mantida com o juiz leiriense.

A BOLA

JotaCC

Aposta de Salvador ainda sem retorno
LÍDER SEGURA JESUALDO FERREIRA APESAR DAS PRESSÕES

O cenário está cada vez mais complicado no Axa. Os resultados tardam em cumprir as expectativas, mas António Salvador faz questão de manter a confiança em Jesualdo Ferreira. Todavia, o presidente está a ser muito pressionado, dado que o descontentamento é grande entre todos os sectores arsenalistas.

RECORD

JotaCC

NOTA DE OLEGÁRIO FOI "MUITO INSATISFATÓRIA"
TAÇA DA LIGA>>O 2.0 atribuído pelo observador significa que este considerou que o árbitro de Leiria cometeu erros que influenciaram o resultado do jogo com o Rio Ave

O trabalho de Olegário Benquerença no jogo Rio Ave-Braga, relativo às meias-finais da Taça da Liga, recebeu nota negativa do observador nomeado para o encontro. José Ferreira atribuiu um 2.0 ao árbitro de Leiria, o que pela tabela de classificações do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol é considerado um desempenho "muito insatisfatório", pelo facto de ter sido cometido (pelo menos) um erro grave e de este ter tido influência no resultado.


Mal Olegário Benquerença expulsou mal o brasileiro Santos, defesa do Braga

A nota de Olegário Benquerença é mesmo uma das mais baixas da época, mas Bruno Esteves, pelo trabalho no Vitória de Guimarães-Benfica (I Liga), Pedro Proença, pela exibição no Vitória de Guimarães-FC Porto (I Liga), e Duarte Gomes, pelas decisões tomadas no Benfica-Sporting (Taça de Portugal), também já haviam sido reprovados pelos respetivos observadores. Como consequência da avaliação efetuada, o juiz leiriense deverá agora ficar de fora do mapa de nomeações durante duas jornadas do campeonato – a primeira decorreu no último fim de semana –, já que foi esse o "castigo" aplicado nos três casos anteriores pelo presidente do CA da FPF, Vítor Pereira.
Na base da nota estão várias decisões polémicas de Olegário. Além de um penálti assinalado sobre Braga, que originou a expulsão de Santos, os arsenalistas consideram ainda que ficaram por marcar duas grandes penalidades por mão de Marcelo no interior da área. Aliás, os lances foram analisados por Jorge Coroado, membro do Tribunal de O JOGO, e mereceram todos nota negativa. Mas, além destes, o ex árbitro internacional considerou ainda que Olegário Benquerença errou ao anular um golo ao Rio Ave por fora de jogo de Hassan.
A enxurrada de erros deixou António Salvador à beira de um ataque de nervos e levou o presidente da SAD do Braga até à sala de Imprensa do estádio vila-condense, onde não conseguiu calar a revolta. "Aqueles senhores de amarelo que andam com o apito na boca e de pau na mão não foram nada profissionais. (...) Roubaram-nos uma final. Este árbitro está em final de carreira e quero pedir ao CA que, se não antecipar a saída, já que tem mais um ano, não volte a apitar um jogo nosso até ao final da carreira", declarou na altura, o que lhe valeu uma multa de 77 euros.



Quarteto nos pré-convocados
Rafa é repetente e Custódio regressa depois de um período de ausência. Eduardo e Nuno André Coelho também nas contas

As recentes observações de Paulo Bento a jogos do Braga – esteve recentemente no embate com o Belenenses, no Restelo –, resultaram na inclusão de quatro bracarenses nos pré-convocados para o particular com os Camarões, agendado para 5 de março, em Leiria. A nota de maior destaque vai para Rafa e para Custódio, embora por razões diferentes. O primeiro repete a presença na lista, depois de em novembro já ter entrado nas contas do treinador para o play-off com a Suécia, levando-o a alimentar a esperança de poder ser chamado para o campeonato do mundo do Brasil; o segundo regressa ao radar do selecionador nacional após um período de ausência, motivado pela ausência de minutos nos arsenalistas, cenário que mudou a partir de dezembro. Além de Rafa e Custódio, Eduardo e Nuno André Coelho são os outros dois jogadores do Braga que aguardam pelas escolhas de Paulo Bento. Tanto um como outro já estão habituados a fazer parte dos selecionáveis, mas só o guarda-redes tem merecido a confiança regular do selecionador. Certezas, porém, só a 28 de fevereiro, altura em que este dará a conhecer os nomes com que vai defrontar os camaroneses, naquele que será o último teste antes da convocatória para o Mundial.



DUPLA NUMA LUTA CONTRA O TEMPO

A poucos dias da receção ao Arouca, ainda pairam muitas dúvidas sobre a disponibilidade de Baiano e Rafa. A dupla tem vindo a realizar trabalho condicionado, mas nos corredores do AXA existe a esperança que ambos venham a apresentar-se totalmente restabelecidos dos problemas físicos que os têm impedido de jogar e treinar. O lateral, recorde-se, está afastado desde o jogo com o Aves, dia 6 de fevereiro, devido a uma lesão muscular; o médio falhou a visita ao Estoril por ter sofrido uma contusão muscular.



RUSESCU MAIS COMPLETO... ATÉ NOS VIDEOJOGOS

O empréstimo ao Braga tem-se revelado bastante proveitoso para Rusescu, cuja cotação tem subido em flecha. O avançado leva seis golos em dez jogos e, com isso, já despertou a atenção de muitos clubes. Mas não só. Na Roménia garante-se que os criadores do jogo "FIFA 2014", por exemplo, entenderam que o desempenho do romeno pelos arsenalistas era merecedora de um "upgrade". Por isso, melhoraram algumas das características de Rusescu no jogo, com destaque para o controlo de bola, a finalização, a capacidade para marcar grandes penalidades e até os atributos físicos.

O JOGO

JotaCC

Juiz com nota 2 no Rio Ave- Sp. Braga

Olegário Benquerença recebeu nota negativa pelo desempenho no Rio Ave- Sp. Braga, da meia- final da Taça da Liga. O observador atribui 2.0 ao árbitro de Leiria, considerando que teve influência no resultado penalizando os bracarenses, segundo O Jogo.

DN

JotaCC

Olegário teve nota 2 em Vila do Conde

OLEGÁRIO BENQUERENÇA foi pontuado com nota 2, numa escala de 1 a 5, pela arbitragem do j ogo Rio AveBraga (2-1), da última quintafeira e referente à meia final da Taça da Liga. A atuação do árbitro de Leiria foi muito criticada pelos minhotos e mereceu avaliação negativa por parte de José Ferreira, observador do jogo nomeado pela Liga de Clubes.
A nota 2 é considerada "muito insatisfatória", sendo que o parâmetro em causa vai de 2,0 a 2,4. Só a partir de 3 é que a arbitragem é tida como "positiva". Trata-se de uma das mais baixas notas da época, que dá razão aos protestos do Braga, que se queixou de dois penáltis não assinalados e de que o primeiro golo do adversário surgiu num penálti inexistente e que lhe custou ainda a expulsão de Aderlan Santos.
Entretanto, a compra de Rusescu e posterior transferência do romeno para outro clube valerá ao Sevilha, detentor do passe do avançado, quatro milhões de euros.
O Braga tem até final da época para dizer se está interessado em ficar com o ponta de lança. À demonstração de interesse, terá de juntar três milhões de euros. Mas, caso Rusescu seja depois vendido, o clube andaluz arrecadará mais um milhão de euros. Um cenário que ganha força, após o representante do ponta de lança ter revelado que Benfica e F. C. Porto estão atentos a Rusescu e podem tentar contratar no verão o goleador romeno. Ou seja, por exemplo, numa hipotética venda por seis milhões de euros, o Braga ganharia dois milhões de euros, após saldar as conta...

JN

JotaCC

Oferta de bilhetes aos sócios para criar atmosfera vibrante

A ordem é juntar as massas no Estádio AXA e criar um cenário mais eletrizante, isto depois de no último jogo em casa, frente ao Paços de Ferreira, se ter verificado assistência bem reduzida (números reais fornecidos pela Liga, só 4316 espetadores assistiram à jornada 18, na pedreira).

A solução encontrada pelos responsáveis bracarenses para convocar o maior número de adeptos foi mudar, à última hora, o preçário dos bilhetes. Assim, aos sócios sem lugar anual, que tinham de pagar cinco euros por um ingresso para assistir ao desafio, ser-lhe-á oferecido um bilhete. E os sócios com lugar anual terão direito a dois ingressos.

Apenas os preços para o público ficaram inalterados: 10 euros para a bancada lateral, o dobro para a central.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

Benfica empresta dez para o Torneio Internacional do Algarve

Emílio Peixe, que vai orientar a Seleção Nacional de sub-17 no Torneio Internacional do Algarve, anunciou a lista de convocados para a prova que vai decorrer entre 26 de fevereiro e 2 de março.

O Benfica é o clube mais representado, com um total de dez jogadores, enquanto Sporting e FC Porto colocam três e dois jogadores, respetivamente.

No primeiro jogo, marcado para dia 26 de fevereiro, a equipa das Quinas começa por defrontar a Alemanha, seguindo-se os duelos com a Inglaterra (28 de fevereiro) e a Holanda (2 de março).

Eis a lista de convocados:
Benfica: Buta, Diogo Gonçalves, Fabio Duarte, Francisco Ferreira, Gonçalo Rodrigues, Hugo Santos, Pedro Rodrigues, Renato Sanches, Ruben Dias e Yuri Ribeiro;
FC Porto: Luis Mata e Ruben Neves;
Rio Ave: Vitor Emanuel;
SC Braga: Hugo Neto e Pedro Rodrigues;
Sporting: Alexandre Silva, Pedro Empis e Pedro Silva;
Valenciennes: Anthony Oliveira
V. Guimarães: Denis Martins.

A BOLA