News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/01

Started by JotaCC, 25 de January de 2014, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Belenenses "é uma final"

A porta das meias-finais está aberta. Por isso, o encontro de hoje com o Belenenses assume um carácter especial: "não é apenas um jogo, é uma final", deixou claro Jesualdo Ferreira. O técnico do Sp. Braga garante que apenas pensam no triunfo, esta tarde, diante da equipa de Belém (18.15 horas), no jogo que encerra a fase de grupos da Taça da Liga.

"Há três resultados possíveis, dois que nos são favoráveis. O Belenenses quer muito ganhar, porque abre a possibilidade de ganhar um título, mas o Sp. Braga também. Vamos fazer tudo por isso e correr atrás da vitória, que é o único objectivo que temos neste jogo. É uma partida que antecede duas que nos podem possibilitar a conquista de um título. O Belenenses tem crescido bastante nos últimos jogos, eles vêm com uma motivação alta, mas queremos vencer", reforçou o treinador arsenalista.

Jesualdo Ferreira considera "irrelevante" falar em favoritos, contudo diz que "o Sp. Braga é mais favorito, porque está em primeiro, joga com dois resultados e joga em casa".
Apesar do factor casa, o p rofessor espera um jogo "muito difícil, porque o Belenenses tem vindo a melhorar bastante", sobretudo "nos dois últimos jogos".

No último jogo do campeonato, o Sp. Braga empatou em casa com o Paços de Ferreira [1-1], jogo onde, de acordo com Jesualdo Ferreira, "faltou agressividade, mobilidade e alguma felicidade".
Daí que a atitude tenha que ser diferente na recepção à equipa de Belém: "amanhã [hoje] pretendemos que seja de novo o Sp. Braga dos jogos anteriores, mas o adversário é outro e o jogo será outro também. O que esperamos do Belenenses não é, provavelmente, o que o Paços de Ferreira veio fazer aqui. Será um jogo para decidir e temos que estar a um nível superior", disse.

Quanto ao plantel, e às mexidas neste mercado de Inverno, Jesualdo Ferreira recusou-se a comentar a eventual saída de Nuno André Coelho e foi peremptório: "o Nuno André Coelho é jogador do Sp. Braga quem falou que ele ia sair foi a imprensa".
Já Núrio, lateral da equipa B que vai ser promovido, "é um jovem com qualidade".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

"É UMA FINAL"
JESUALDO FERREIRA>>Num jogo de carácter decisivo, treinador do Braga define a vitória como o único objetivo, apesar de o empate ser suficiente

O Braga chega ao jogo decisivo do Grupo C da Taça da Liga a necessitar apenas de empatar para garantir a passagem às meias finais, pelo que Jesualdo Ferreira não quer uma equipa acomodada à posição privilegiada de que usufrui em relação ao Belenenses. "É uma final em que há dois resultados favoráveis a uma equipa e apenas um à outra equipa. Sabemos que o Belenenses quer muito este jogo, porque lhe dá a possibilidade de chegar a um título, mas nós também e a dificuldade deste jogo insere-se neste quadro motivacional. Estamos à frente, o que também se verifica no campeonato, temos capacidade de ganhar o jogo e vamos correr atrás de uma vitória, que é o único objetivo que temos para este jogo", sublinhou o treinador.
Jesualdo Ferreira assumiu com naturalidade o estatuto de "favorito" do Braga, por "jogar com dois resultados e em casa", mas fez questão de alertar para a qualidade do adversário. "Passar a uma meia-final é importante para nós, porque este jogo antecede dois que nos podem dar a possibilidade de ganhar um título. Esta é a nossa posição, sabendo que o jogo vai ser muito difícil, porque o Belenenses tem vindo a melhorar bastante e, além disso, vem com uma motivação alta. Nós esperamos que o que temos em nós seja potenciado de forma a garantirmos um bom jogo e um bom resultado", frisou. Neste sentido, o treinador dos arsenalistas admitiu que é necessário jogar melhor do que na receção ao Paços de Ferreira, no campeonato, na qual o Braga não foi além de um empate a um golo. "Essa história está contada. O Paços defendeu muito bem, tirou-nos espaços e nós não fomos capazes de ultrapassar isso. Faltou-nos agressividade ofensiva, mobilidade e felicidade em dado momento. Pretendemos agora que a equipa esteja ao nível dos jogos anteriores, mas o adversário e o jogo são outros, e estamos à espera de um Belenenses diferente do Paços", anteviu.



"Núrio tem alguma qualidade"

Depois da saída de Elderson para o Mónaco, Joãozinho assumiu a titularidade no lado esquerdo da defesa bracarense, mas abriu-se uma vaga no plantel. De acordo com o que O JOGO escrevera na edição de ontem, o Braga preferiu preenchê-la dentro de portas ao apostar em Núrio, lateral-esquerdo ainda com idade de júnior mas que tem estado em destaque na equipa B. Embora parco em palavras em relação ao tema, Jesualdo Ferreira elogiou Núrio. "É um júnior que tem jogado na equipa B. Tem alguma qualidade; agora, prever o futuro eu não consigo", afirmou o treinador dos minhotos.



NAC CONTINUA A SER OPÇÃO

Apesar de poder estar de saída, tendo Besiktas e Partizan como principais interessados, Nuno André Coelho (na foto) voltou a ser convocado por Jesualdo Ferreira. "O Nuno André Coelho é jogador do Braga. Quem falou que ele ia sair foi a Imprensa, durante dez dias; porquê, não sei nem me interessa", comentou o treinador dos arsenalistas.



ELEIÇÕES FORAM ADIADAS

Devido a motivos profissionais dos membros que compõem a Mesa da Assembleia Geral da SAD do Braga, a assembleia geral eleitoral, que estava marcada para dia 30 de janeiro, às 18h00, foi adiada para data a designar. O ato irá reconduzir António Salvador (na foto) na liderança da SAD, depois de ter sido reeleito para o clube em dezembro.



Cristiano enfrenta a primeira prova de fogo

Tal como na segunda jornada do Grupo C da Taça da Liga, frente ao BeiraMar, Jesualdo Ferreira vai entregar a baliza ao jovem guarda-redes, suplente de Eduardo no campeonato. Aos 23 anos, estreia-se pelo Braga num jogo de pressão alta

O onze inicial do Braga deverá sofrer apenas uma alteração em relação ao jogo com o Paços de Ferreira: a entrada de Cristiano para o lugar de Eduardo. O jovem guarda redes, de 23 anos, terá assim pela frente o primeiro teste de fogo ao serviço da equipa principal dos arsenalistas, porque as escassas utilizações que somou até agora se verificaram em jogos de pressão muito inferior ao de hoje, no qual se decide a passagem às meias-finais da Taça da Liga, competição em que os minhotos apostam forte, no sentido de revalidar o título conquistado na temporada passada.


Imbatível Cristiano alinhou duas vezes pelo Braga, esta época, e não sofreu golos

Cristiano jogou duas vezes esta época pela equipa principal, primeiro frente ao Gafetense, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, e depois ante o Beira Mar, na segunda jornada do Grupo C da Taça da Liga. O Braga venceu ambos os jogos de forma tranquila (2- 0 e 3- 0, respetivamente) e o jovem guarda-redes não passou por sobressaltos. Agora merece a confiança de Jesualdo Ferreira para defrontar uma equipa com mais qualidade do que os dois adversários anteriores e obrigada a vencer.
Cristiano já foi uma vez utilizado na I Liga, é certo, mas o jogo em questão não tinha qualquer importância para as contas finais do campeonato. Tal aconteceu na última jornada da época passada, com o Braga a bater, no Bonfim, o Vitória de Setúbal por 1-0.
Esta temporada, Cristiano subiu um degrau e pela primeira vez tornou-se na segunda opção para a baliza do Braga. A rotatividade adotada por Jesualdo Ferreira nas Taças, porém, não tem obedecido a uma regra. Na Taça de Portugal, Cristiano jogou diante do Gafetense, mas frente ao Olhanense e ao Arouca já avançou Eduardo. Na Taça da Liga, Eduardo defendeu no Estoril, mas Cristiano assumiu a titularidade frente ao Beira-Mar. Hoje, o guardião de 1,95 metros tem nova oportunidade para mostrar serviço.



Postiga apontado ao AXA
Portal de Valência escreveu que o avançado pode ser uma das vítimas da reformulação de Pizzi

Depois de Erick Moreno, avançado colombiano que está de saída do Millonarios, outro ponta de lança foi apontado pela Imprensa internacional ao Braga, neste caso o internacional português Hélder Postiga. O portal "Deporte Valenciano" noticiou que o ponta de lança é um dos vários jogadores do plantel do Valência que têm abertura por parte da Direção para procurar colocação, face à reformulação que o novo treinador do clube, Juan Antonio Pizzi, pretende fazer. Além de Hélder Postiga, o central português Rúben Vezo, acabado de chegar ao Valência, também faz parte da lista, assim como Canales, Pabón, Banega e Paco Alcácer. Todos eles já terão interessados e, de acordo com a notícia, o Bétis e o Levante foram os dois clubes abordados nas conversações entre Jorge Mendes, empresário de Hélder Postiga, e Amadeu Salvo, presidente do Valência. No entanto, ambos desistiram quando ficaram a par da situação do avançado e o portal especula que Braga e Sporting poderão estar interessados em Postiga.

O JOGO

JotaCC

DOSE DUPLA DE BELÉM NA EMENTA DO BRAGA
Guerreiros encaram como uma final jogo da Taça da Liga com o mesmo adversário da próxima semana




O BRAGA disputa hoje o primeiro de dois jogos seguidos com o Belenenses, no espaço de uma semana. Hoje, na "pedreira", o desafio vale o acesso à meia-final da Taça da Liga; de amanhã a oito, no Restelo, o reencontro é referente à 17.ª jornada do campeonato.
Ontem, em conferência de Imprensa, Jesualdo Ferreira centrou atenções na partida de hoje. "Este jogo é uma final, com três resultados possíveis, em que dois favorecem uma equipa e apenas um favorece a outra equipa. Estamos em melhor posição, mas nada está decidido", salientou.
"Temos capacidade para ganhar e, apesar de o empate bastar, vamos correr atrás de uma vitória. Queremos muito estar na meia-final, mas sabemos que o jogo será bastante difícil", acrescentou.
"O Braga é mais favorito, por jogar em casa, por necessitar apenas de um empate e estar melhor classificado no campeonato", frisou.
Após o empate em casa com o Paços de Ferreira (1-1), na última jornada da Liga, o técnico admitiu que a equipa "não esteve ao nível de jogos anteriores", mas avisou que "essa história está contada" e, como tal "o fundamental é defrontar o Belenenses, procurando jogar melhor".
A poucos dias do fecho do mercado de Inverno, Nuno André Coelho tem sido apontado como "transferível", mas o treinador recusou comentar o assunto e, aliás, convocou o central. De resto, na convocatória, o técnico não fez qualquer alteração.


Assembleia da SAD adiada
A Assembleia-geral da SAD, marcada para a próxima quinta-feira e destinada à reeleição de António Salvador, foi adiada para data a designar. Compromissos de agenda ditaram a decisão.


JN

brigada da relote

Apostar as fichas todas na Taça da Liga

Uma taça de importância máxima e a promessa de uma investida dominadora, sem espaço para gestão de esforços ou de recursos: acreditem, qualquer semelhança entre o jogo dehoje e o que opôs os guerreiros ao Beira-Mar, na jornada anterior da Taça da Liga, será garantidamente pura coincidência.

A 15 de janeiro, na receção aos aveirenses, Jesualdo Ferreira ainda ousou promover algumas mudanças no onze, concedendo, por exemplo, minutos de competição a jogadores como Cristiano (foi a novidade na baliza, enquanto Eduardo ficou no banco), Vukcevic (surgiu de início no lugar de Custódio) e Kappel (o avançado holandês, contratado para a equipa B, foi lançado no segundo período).

Esta noite, tudo será diferente. A fórmula do campeonato será decalcada e o indício mais forte de que o técnico dos bracarenses está realmente numa de apostar todas as fichas nas figuras maiores da equipa surgiu com a divulgação da lista de convocados. Jesualdo Ferreira chamou para o duelo com os azuis do Restelo os 18 jogadores que foram incluídos na ficha do último jogo da Liga.

Vencedores em título da Taça da Liga, os minhotos não escondem a ambição de repetir a proeza, que para o técnico terá um efeito de novidade, pois é o único troféu que lhe falta em carreira já longa, após conquistar três campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira durante o consulado no FC Porto.

A BOLA

JotaCC

Taça da Liga dá dia de "São Futebol"
Os três 'grandes' entram em campo este sábado nos jogos da Taça da Liga. O Benfica já está apurado para as meias-finais da competição, mas FC Porto e Sporting ainda têm que disputar um lugar com os respetivos adversários.

O primeiro dos três a jogar é o Benfica, que cumpre apenas calendário. No Grupo D, as 'águias' defrontam o Gil Vicente a partir das 16h15 no Estádio do Restelo, devido às más condições do relvado do Estádio da Luz.

Com menos um ponto do que a equipa de Barcelos, que só tem dois, Leixões e
Nacional da Madeira encontram-se no Estádio do Mar, apenas no domingo às 15 horas.

O FC Porto e o Sporting jogam à mesma hora para disputar o primeiro lugar do Grupo B da Taça da Liga e o apuramento para as meias-finais. Esta noite, às 20h45, os 'dragões' recebem o Marítimo, enquanto que os 'leões' vão a casa do Penafiel.

A ida às meias-finais pode ser decidida pela melhor diferença de golos. Os 'azuis e brancos' têm um golo de vantagem sobre a formação de Alvalade. Ambos têm quatro pontos neste momento.

A média de idades também pode ser decisiva, até porque as quatro equipas do grupo ainda podem terminar empatadas, bastando que o Marítimo vença no Dragão e que o Penafiel leve a melhor na receção ao Sporting.

No Grupo C, o Sporting de Braga recebe o Belenenses, às 18h15. Um empate é suficiente para o apuramento dos minhotos, mas para os lisboetas é preciso uma vitória. Na outra partida do grupo, o Estoril-Praia visita o Beira-Mar.

No domingo, às 15 horas, no Grupo A, o Rio Ave – com quatro pontos – visita o Sporting da Covilhã – que já foi afastado por não ter qualquer ponto. O Vitória de Setúbal, com a mesma pontuação do que os vila-condenses, vai a Paços de Ferreira – que soma três pontos e ainda pode passar à fase seguinte.


Programa da 3.ª jornada, 3.ª fase:

- sábado, 25 jan:

Beira-Mar -- Estoril, 16:00.

Benfica -- Gil Vicente, 16:15.

Sporting Braga -- Belenenses, 18:15.

FC Porto -- Marítimo, 20:45.

Penafiel -- Sporting, 20:45.

- domingo, 26 jan:

Paços de Ferreira -- Vitória Setúbal, 15:00.

Sporting Covilhã -- Rio Ave, 15:00.

Leixões -- Nacional, 15:00.

RTP

JotaCC

Johane vai assinar por três anos

Johane vai assinar contrato com o Paços de Ferreira e permanecerá nos quadros do clube da Capital do Móvel até junho de 2017. Uma aposta de futuro, tal é a esperança dos dirigentes pacenses no potencial do jovem prodígio moçambicano. O Chibuto, clube de onde é proveniente, fica com direitos económicos reservados.

O atleta, de 20 anos, chegou há uma semana para ser avaliado pelo treinador Henrique Calisto, depois de à Mata Real terem chegado excelentes informações de um dos avançados em maior destaque do Moçambola. Pelos vistos, o SC Braga também andou no encalço do africano...

O técnico dos castores - que tem dialogado com o seu mais recente reforço em inglês... - deu o aval à contratação, seduzido pelas qualidades demonstradas por Johane nos ensaios. Ficou confirmada a projeção que o atleta ganhou em Moçambique, conquistada através de excelentes desempenhos pelo flanco esquerdo do ataque do Chibuto, mas também pelos muitos golos marcados, figurando entre os melhores marcadores do campeonato daquele país nas duas últimas épocas.

A BOLA

Pé Ligeiro

Gilistas confirmam Hugo Vieira

Está confirmado que Hugo Vieira irá jogar até ao final da época ao serviço do Gil Vicente, após o clube de Barcelos ter chegado, esta manhã, a acordo com o SC Braga pela cedência do avançado.

Hugo Vieira, que tem contrato com o SC Braga até 30 de junho de 2017, era raramente utilizado pelo treinador Jesualdo Ferreira, visto que apenas contava com 230 minutos em sete jogos.

O Paços de Ferreira e Marítimo também estavam interessados no jogador, mas o atleta preferiu assinar pelo Gil, visto que foi o clube que projetou no escalão principal do futebol português.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

SC Braga goleia Belenenses (5-0) e garante meias-finais
Por Redação 

O SC Braga assegurou, este sábado, a presença nas meias-finais da Taça da Liga, goleando o Belenenses por 5-0.

A robusta vitória dos guerreiros começou a desenhar-se logo aos três minutos, quando João Meira recebeu ordem de expulsão por carregar Rusescu dentro da área. Chamado a converter a respetiva grande penalidade, Alan adiantou o SC Braga no marcador.

Curiosamente, o resultado só foi avolumado depois de ter sido também expulso um jogador do SC Braga, Vukcevic, aos 31 minutos, deixando as equipas em plano de igualdade em termos numéricos.

Porém, os erros defensivos custaram viriam a custar caro aos azuis do Restelo, que num curto espaço de tempo sofreu mais dois golos, por Rafa e Luiz Carlos.

Na segunda parte, Marco Paulo ainda tentou corrigir em termos defensivos, colocando Danielsson e Gonçalo Brandão, mas, em clara inoperância atacante, acabou por ser o SC Braga a marcar por mais duas vezes, novamente por Alan e por Rusescu.

«Gostaríamos muito de ganhar a Taça da Liga» - Jesualdo Ferreira
Por Redação 

O treinador do SC Braga estava naturalmente satisfeito com a vitória robusta frente ao Belenenses (5-0), que valeu a passagem à meia-final da Taça da Liga.

«O jogo teve um início que não era de todo esperado, com uma expulsão e um golo. O Belenenses teve grande dignidade, pois conseguiu defender numa primeira fase, sabendo que, dessa forma, seria mais fácil procurar o empate. Com a nossa expulsão, o jogo abriu e tornámo-lo jogo mais fácil, caminhando para um resultado que é pesado mais é justo. Na segunda parte, apesar de um ou outro momento de displicência, gerimos o jogo de forma inteligente, económica e segura, que ainda resultou em mais dois golos», referiu Jesualdo Ferreira, na habitual flash interview.

Os bracarenses ficam a aguardar pelo adversário na meia-final (Rio Ave, V. Setúbal ou Paços de Ferreira), mas o treinador assume que gostaria de voltar a trazer o troféu para Braga:

«Gostaríamos muito de ganhar a Taça da Liga, mas temos ainda uma meia-final para disputar e creio que os níveis de exigência vão subir muito, independentemente do adversário. Vamos fazer os possíveis para passar à final, mas até lá ainda teremos uma série de jogos de grande responsabilidade, com a Liga e a Taça de Portugal.»

A finalizar ficou ainda elogio ao avançado Rusescu: «É um jogador que sabe muito daquela posição e tem grande fome de golos, por isso que continue assim.»

A Bola

Bruno3429

TL (Gr. C) Sp. Braga – Belenenses, 5-0 (Crónica)

Goleada e olá meias-finais

Por Bruno José Ferreira   

Goleada por cinco bolas a zero e venha o próximo. O Sp. Braga venceu sem dificuldades o Belenenses e espera de poltrona pelo desenrolar das contas do rupo A para conhecer o adversário das meias-finais. O jogo começou de forma atípica e o Belenenses ficou reduzido a dez logo aos dois minutos. Com uma noite para esquecer, Duarte Gomes, também expulsou Vukcevic à passagem da meia hora de jogo. Noite de pouco futebol e de afirmação para o Sp. Braga.

À entrada para a última jornada do grupo C, o cenário estava traçado: luta a dois entre Sp. Braga e Belenenses para chegar às meias-finais da Taça da Liga. Em vantagem pontual, ao Sp. Braga um empate servia, enquanto que aos homens do Restelo apenas a vitória interessava.

Os dois técnicos encararam jogo de forma diferenciada. Com um plantel mais vasto, Jesualdo operou três alterações, mexendo em todos os sectores. Rafa voltou a jogar nas faixas laterais, Vukcevic teve nova oportunidade no miolo e Sasso voltou a fazer dupla de centrais com Santos. Na baliza Cristiano jogo no lugar de Eduardo. Marco Paulo fez apenas uma alteração. Fredy jogou no lugar de Helgi em relação ao último jogo.

Momento do jogo logo aos três minutos

A tarefa do Sp. Braga ficou facilitada logo aos dois minutos de jogo. Uma falha defensiva do Belenenses deixou Rusescu com via aberta para a baliza de Matt Jones. O avançado romeno encaminhava-se para a baliza tendo sido travado em falta por João Meira. Penálti claro para os bracarenses, excesso de zelo de Duarte Gomes que expulsou o homem de Belém, quando não era o último homem do Restelo entre Rusescu e a baliza.

O capitão Alan, que continua a demonstrar-se decisivo quando os minhotos mais precisam não desperdiçou. Na marca dos onze metros não desperdiçou e colocou os arsenalistas em vantagem logo aos três minutos.

Duro golpe nas aspirações do Belenenses, situação confortável para o Sp. Braga que entrou em jogo praticamente em vantagem e com mais um elemento em campo. Marco Paulo tentou reorganizar o Belenenses e apetrechar-se para uma missão quase que impossível. O técnico dos azuis não mexeu na equipa, recuando Eggert do miolo para a defesa.

Pouco fôlego do Belenenses e Rafa a brilhar

O jogo estava perfeitamente controlado e o Sp. Braga manteve-se em «ponto morto», sem nunca precisar de levar o pé ao acelerador. Inofensivo, o Belenenses ia conseguindo manter a desvantagem mínima. Até que Duarte Gomes voltou pôr o seu excesso de zelo no jogo.

Duas faltas de Vukcevic e duas cartolinas amarelas para o médio montenegrino. As faltas existem, mas os amarelos, os únicos até então, foram algo forçados. À passagem da meia hora de jogo equilibravam-se os pratos da balança no que ao número de elementos em campo diz respeito. Balão de oxigénio para a turma de Belém, que se soltou das amarras em que estava amordaçada e ousou chegar-se à frente e tentar olhar o Sp. Braga nos olhos.

Pouco fôlego. O génio de Rafa soltou-se e em dois minutos o Sp. Braga carimbou a passagem à próxima fase. O jovem apontou o segundo golo aos quarenta minutos e volvidos apenas dois minutos deu o terceiro a Luiz Carlos. O máximo que o Belenenses conseguiu foi enviar a bola ao ferro por intermédio de João Pedro.

A eliminatória estava resolvida ao intervalo, faltava apenas saber os números finais do triunfo arsenalista. Alan e Rusescu fizeram o gosto ao pé no segundo tempo elevando para cinco os golos do Sp. Braga. Os Guerreiros estão nas meias-finais, e esperam pelo desfecho do grupo A para conhecer o adversário. Os minhotos fazem-se notar e relembram que o detentor do troféu está em Braga.


TL (Gr. C) Sp. Braga – Belenenses, 5-0 (Destaques)
O génio de Rafa esteve à solta dois minutos
Por Bruno José Ferreira     


Figura
Rafa: O génio esteve solto dois minutos e foi o suficiente para marcar o jogo. Precisou apenas de 120 segundos para marcar e dar a marcar resolvendo o jogo a favor do Sp. Braga. Primeiro foi solicitado por Rusescu, boa desmarcação do romeno, e a sua velocidade fez o resto. Apareceu na cara de Matt Jones e driblou o guarda-redes britânico do Belenenses com toda a calma do mundo. Depois recuperou a bola ainda no interior da área do Belenenses e colocou na marca do penálti para Luiz Carlos empurrar. O jogo foi morno, sem motivos de interesse para incitar os devaneios de Rafa. Mesmo numa noite assim foi capaz de ir buscar o melhor de si, a tempo de ser preponderante no encontro.

O Momento
Penálti, expulsão e golo de Alan (minuto 3'): O encontro entre Sp. Braga e Belenenses começou a todo o vapor. Ainda não estava completo o terceiro minuto de jogo e já o Belenenses sofria um duro revés na sua estratégia. João Meira cometeu falta sobre Rusescu na área. Grande penalidade para os bracarenses, expulsão para João Meira e golo para o Sp. Braga. Alan não costuma falhar, e logo aos três minutos colocou o pé que faltava nas meias-finais. A falta é indiscutível, a decisão de Duarte Gomes nem tanto, uma vez que João Meira não era o último homem do Belenenses.

OUTROS DESTAQUES:

Rusescu: Não acusou o frio que a pedreira transpira e entrou com o velocímetro no máximo. Logo no primeiro minuto quase interceptava uma bola pontapeada por Matt Jones, ao segundo minuto conseguiu a bola em zona proibida e dirigia-se para a baliza do Belenenses, tendo sido apenas travado em falta por João Meira. No segundo golo isolou Rafa com mestria. Voltou a confirmar credenciais no ataque dos minhotos. Voltou a marcar, o quarto golo desde que está em Braga, e movimentou-se bem na frente de ataque.

João Pedro: Quase cometia uma pequena traição, enviando a bola com estrondo ao ferro do Sp. Braga. Contou com a ajuda de Santos, que ainda tocou no esférico antes de a bola se encaminhar para a baliza. Foi o máximo que os azuis conseguiram na pedreira. Noite sofrível culminada com uma derrota pesada.

Alan: Bisou na partida, e continua a ser figura de proa neste Sp. Braga. Os 34 anos não conseguem travar a qualidade que sai dos pés do capitão dos Guerreiros. Igualou Rafa com estatuto de melhor marcador do Sp. Braga. Não vacilou e converteu a grande penalidade logo no início do encontro, e voltou a estar em destaque a vinte minutos do final fazendo o quarto do Braga e o segundo da sua conta pessoal.


Jesualdo Ferreira: «Continuamos com a porta aberta para aquilo que pretendemos»
Técnico do Sp. Braga considera a vitória justa
Por Bruno José Ferreira     

Declarações de Jesualdo Ferreira, treinador do Sp. Braga, depois do triunfo por cinco bolas a zero diante do Belenenses, que dá acesso às meias-finais da Taça da Liga:

[Expulsão e penálti aos três minutos]
«Foi uma situação que nos deu alguma estabilidade, em que acabou por levar o jogo fora daquilo que que tínhamos perspetivado, e o Belenenses penso que também. Nós tornamos o jogo fácil e não complicamos».

«Foi difícil jogar contra dez, com a expulsão do nosso jogador o jogo equilibrou-se, porque o Belenenses percebeu que estávamos em igualdade de circunstâncias. Mas nós fomos mais fortes e conseguimos ganhar o jogo com merecimento e construímos um resultado robusto. O prolongar do um a zero perante muito tempo dava possibilidade de o Belenenses nos criar problemas mesmo com dez».

«Quando voltamos a dez contra dez o jogo abriu-se e o jogo tornou-se mais fácil para nós. Na segunda parte soubemos gerir bem os momentos de jogo. Na globalidade do jogo, o Braga teve argumentos mais fortes. Teve lances brilhantes e também de alguma ingenuidade. Regista-se a passagem às meias-finais com um pleno e continuamos com a porta aberta para aquilo que pretendemos».

[Expulsão de Vukcevic]
«Houve algum rigor naquele momento, não me parece que o lance tivesse tido razões para vermelho, ou melhor para amarelo, porque ele já tinha amarelo. Já é a segunda vez que isto acontece, parece que tem alguma coisa contra o minuto trinta. Creio que terá sido exagerada a análise desse lance. Perdeu a oportunidade de jogar um jogo completo.»



Sasso: «Vamos fazer tudo para chegar à final»
Defesa não se preocupa com a concorrência no plantel do Sp. Braga
Por Bruno José Ferreira     

Sasso, defesa central do Sp. Braga, no final do triunfo sobre o Belenses:


«Não foi um jogo fácil, até pela expulsão do Vukcevic. Estivemos bem e acabamos por fazer o três a zero até ao intervalo. Claro que queremos voltar a vencer a Taça da Liga e vamos fazer tudo para chegar à final.»

[Sp. Braga tem seis defesas centrais neste momento]
«Estou tranquilo, tento não me preocupar com isso cabe ao treinador a escolha, são todos bons jogadores.»


Cristiano quer manter-se na baliza do Sp. Braga
Guarda-redes destaca exibição da equipa frente ao Belenenses
Por Bruno José

Cristiano, guarda-redes do Sp. Braga, diz trabalhar para se manter na baliza dos arsenalistas até à final da Taça da Liga:

«Este é um daqueles jogos difíceis para o guarda-redes, o Braga é uma grande equipa e sabemos que os adversários podem ir à nossa baliza poucas vezes».

[Continuar na baliza na Taça da Liga]
«Vamos ver, trabalho todos os dias para isso, mas será o treinador a decidir. Mais importante que a minha exibição foi o rendimento da equipa e a passagem à meia-final».

Maisfutebol

JotaCC

Sp. Braga goleia Belenenses e está nas "meias" da Taça da Liga
Foi com uma mão cheia de golos que os bracarenses se apuraram para a fase seguinte da prova.
   
O Sporting de Braga, detentor do troféu, qualificou-se neste sábado para as meias-finais da Taça da Liga, ao golear em casa o Belenenses por 5-0, em encontro da terceira jornada da terceira fase.

Alan, aos quatro e 70 minutos, o primeiro de penálti, Rafa, aos 41', Luiz Carlos, aos 42', e Rusescu, aos 82', apontaram os cinco golos dos "arsenalistas", que terminaram o Grupo C com o pleno de nove pontos, contra quatro de Estoril e Belenenses.

Nas meias-finais, o Sporting de Braga desloca-se ao terreno do vencedor do Grupo A (Rio Ave, Vitória de Setúbal ou Paços de Ferreira), que só será encontrado no domingo.

PUBLICO

JotaCC

Braga muito forte para o Belenenses
Equipa de Jesualdo Ferreira nunca deixou o adversário, já de si frágil, movimentar-se em demasia, conseguindo um triunfo tão folgado quanto justo.

O Sporting de Braga apurou-se este sábado para as meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de golear em casa um frágil Belenenses por 5-0, num jogo que ficou ainda marcado por expulsões nas duas equipas.

Alan, com dois golos (aos quatro minutos, de grande penalidade, e 70), Rafa (41), Luiz Carlos (42) e Rusescu (82) foram os autores dos golos que espelham bem a superioridade total dos bracarenses sobre os lisboetas.

Depois do empate caseiro com o Paços de Ferreira para o campeonato (1-1), nada melhor para o Braga do que defrontar um adversário como o Belenenses que hoje alinhou no municipal bracarense: frágil na defesa (foram demasiados os erros infantis), previsível no meio-campo e inexistente no ataque.

A equipa do Restelo entrou em ritmo de treino e o segundo disparate defensivo em apenas dois minutos (depois de Matt Jones ter quase oferecido a bola a Rusescu) trouxe consequências que marcariam o resto do jogo.

João Meira chutou contra Rusescu e depois derrubou o ponta-de-lança romeno, já dentro da área, e foi expulso.



Jesualdo Ferreira: "Fomos inteligentes"

Treinador destacou a forma como a sua equipa foi capaz de gerir o jogo para conseguir uma vitória e um resultado incontestáveis.

"Sabíamos que se conseguimos, de início, ficar em vantagem, iríamos partir à procura dos golos. Com a expulsão do jogador do Belenenses o jogo abriu, tornando um pouco mais fácil a nossa caminhada para um resultado justo", disse Jesualdo Ferreira, treinador do Braga, depois da expressiva vitória (5-0), no Estádio AXA, frente ao Belenenses, para a Taça da Liga.

"Na segunda parte gerimos o jogo de forma inteligente em diferentes momentos, de forma segura e económica. Ainda conseguimos, apesar de tudo, mais dois golos"-.

Relativamente ao futuro, avançou:

"Todos gostaríamos de vencer a Taça da Liga, mas ainda teremos uma meia-final pela frente e aí os níveis de exigência sobem muito, independentemente de quem for o adversário. Mas a equipa estará sempre disponível para jogar com qualidade e empenho, fazendo todos os possíveis para chegar à final".


O JOGO

JotaCC

Braga goleia Belenenses e está nas "meias" da Taça da Liga

O Sporting de Braga, detentor do troféu, qualificou-se este sábado para as meias-finais da Taça da Liga em futebol, ao golear em casa o Belenenses por 5-0, em encontro da terceira jornada da terceira fase.

Alan, aos quatro e 70 minutos, o primeiro de penálti, Rafa, aos 41, Luiz Carlos, aos 42, e Rusescu, aos 82, apontaram os cinco tentos dos "arsenalistas", que terminaram o Grupo C com o pleno de nove pontos, contra quatro de Estoril e Belenenses.

Nas meias-finais, o Sporting de Braga desloca-se ao reduto do vencedor do Grupo A (Rio Ave, Vitória de Setúbal ou Paços de Ferreira), que só será encontrado no domingo.

JN

JotaCC

Sp. Braga "esmaga" Belenenses e está nas meias-finais
Os arsenalistas golearam o Belenenses por 5-0, alcançado o maior triunfo "caseiro" em 61 anos contra a equipa do Restelo.

O Sporting de Braga é o segundo semifinalista da Taça da Liga, juntando-se ao Benfica, após ter alcançado o "pleno" no Grupo C, com uma goleada por 5-0 ao Belenenses.

Os campeões em título, a jogar em casa, não aplicavam tão grande derrota frente à equipa do Restelo desde 1953 (7-0 no campeonato) e somaram um triunfo que atesta a ambição e determinação da equipa de Jesualdo Ferreira na defesa do título conquistado em 2013.

O Belenenses só conseguiria chegar ao apuramento caso vencesse em Braga, mas os planos de Marco Paulo ruíram no terceiro minuto: João Meira cometeu um penálti, foi expulso e Alan abriu o marcador.

A equipa de Belém poderia ter "reentrado" no jogo aos 31 minutos, quando Vukcevic foi expulso e deixou dez contra dez em campo, mas os visitantes foram quase sempre inofensivos e uma presa demasiado fácil para o Sp. Braga.

Foi com naturalidade que Rafa (41'), Luiz Carlos (42'), Alan (71') e Rusescu (82') deram outra expressividade ao marcador. O adversário do Sp. Braga sairá do Grupo A, onde Rio Ave, Vit. Setúbal e Paços de Ferreira lutam pelo apuramento em jogos marcados para domingo.

DN