News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 19/01

Started by Bruno3429, 19 de January de 2014, 08:14

Previous topic - Next topic

Bruno3429

I Liga: Sporting de Braga quer conquistar a vitória em dia de festa
Miguel Machado

O jogo com o P. Ferreira, esta tarde, da 16.ª jornada da I Liga, a partir das 17 horas no Estádio AXA, é a sobremesa dos associados e adeptos do Sp. Braga no dia festivo do clube, que comemora, hoje, 93 anos de existência. Partida vai finalizar um dia de emoções fortes no clube bracarense e Jesualdo quer oferecer a prenda desejada aos associados: a vitória no arranque da segunda volta do campeonato.

"É um dia de festa, aniversário de um clube grande, 93 anos é realmente uma vida. É um momento importante para que os sócios se reunam em volta das acções de comemoração do aniversário. E se pudermos transportar essa festa depois para o estádio, é o ideal. Em conjunto, com a equipa, criarmos um ambiente que possa ajudar a ultrapassar um adversário difícil e conseguirmos mais uma vitória, seria óptimo, seria prolongar uma festa que se inicia de manhã até à hora do jogo, que é às cinco da tarde, uma boa hora para termos um estádio bem composto a festejarmos uma boa vitória do Sp. Braga frente ao P. Ferreira", afirmou, ontem, o técnico na conferência de antevisão.

Jesualdo Ferreira afirma que a equipa do Sp. Braga " está motivada", focada no triunfo, mercê de um bom momento que atravessa actualmente, onde marcou seis golos nos últimos dois jogos, contudo, alerta, que não espera facilidades do P. Ferreira, mesmo sendo o último classificado da I Liga. Treinador arsenalista deixa mesmo elogios ao conjunto de Henrique Calisto desde que este assumiu o comando dos 'castores'.

"O Paços não teve uma vida fácil desde o início da época, pagou a factura de ter que preparar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, uma novidade para o clube, mas neste momento já encontrou o seu caminho. Vamos, por isso, encontrar um adversário bastante diferente do que defrontamos na 1.ª jornada. Mudaram alguns jogadores, mudou de treinador, e o Paços melhorou bastante. Neste momento a posição que ocupam não é condizente com o valor que têm. Mas para nós este jogo também é muito importante para os nossos objectivos. Sabemos que o P. Ferreira vem com grandes motivações a nossa casa, mas vai depender mais de nós o que o Paços possa fazer", apontou Jesualdo, confiante na conquista do triunfo.

Jogo começa às 17 horas, com arbitragem de Pedro Proença.

Correio do Minho

Bruno3429

Sp. Braga-P. Ferreira (antevisão): duas missões
Bracarenses galvanizados

O momento

Sp. Braga: Os minhotos estão galvanizados e no melhor momento de forma da época. A equipa de Jesualdo Ferreira vem de quatro triunfos consecutivos e o vitória no dérbi minhoto diante do V.Guimarães aproximou os arsenalistas dos lugares europeus. Com o moral em alta, o Sp. Braga está no encalce dos lugares cimeiros e tem como missão aproximar-se dos lugares da frente.

Paços de Ferreira: Os «Castores» carregam a lanterna vermelha do campeonato, e só esse indicador já é sinónimo de necessidade extrema de pontos. O P. Ferreira vem de um triunfo na Taça da Liga, diante do Sp. Covilhã, mas o último triunfo na Liga aconteceu há quase dois meses. Henrique Calisto e os seus comandados têm a missão de fugir à linha de água.

Ausências

Sp. Braga: Paulo Vinicius.

Paços de Ferreira: Flávio Boaventura e Freitas.

Discurso direto

Jesualdo Ferreira: «Os jogadores sabem que o Paços de Ferreira está nesta situação momentaneamente, ela não está de acordo com o valor da equipa. Ainda não estamos numa boa posição e queremos dar sequência aos bons resultados. O Paços de Ferreira tem qualidade e penso que já encontrou o seu caminho. Vai depender de nós o que eles possam fazer. Queremos colocar-lhes problemas que eles não possam resolver».

Henrique Calisto: «O Sp. Braga está num excelente momento de forma, depois de ter passado alguns problemas, mas vamos disputar o jogo palmo a palmo, acreditando no nosso modelo de jogo, conscientes do valor do nosso adversário. É um momento de sofrermos muito e este vai ser um jogo em que vamos ter de ter capacidade de sofrimento para ultrapassar as dificuldades».

Histórico de confrontos:

Registo histórico favorável aos minhotos. Em 17 encontros entre o Sp. Braga e o Paços de Ferreira com a cidade dos arcebispos como anfitriã, a equipa da casa venceu por 11 ocasiões. Registam-se 2 empates e quatro triunfos para a equipa de amarelo. Três desses triunfos foram conseguidos nas últimas quatro deslocações à pedreira. O Paços de Ferreira tem-se dado bem nas últimas deslocação ao Municipal de Braga.

Equipas prováveis:

Sp. Braga: Eduardo, Sasso, Santos, Joãozinho, Custódio, Luiz Carlos, Rafa, Pardo, Alan, Rusescu.

Outros convocados: Cristiano, Nuno André Coelho, Miljkovic, Vukcevic, Mauro, Kappel e Edinho .

Paços de Ferreira: Degra,Tiago Valente, Ricardo, Hélder Lopes, Tony, Filipe Anunciação, André Leão, Manuel José, Seri, Bébé, Carlão.

Outros convocados: António Filipe, Nuno Santos, Rafael, Jaílson, Romeu, Sérgio Oliveira, Rui Miguel, Rodrigo António, Fernando Neto Del Valle e Buval.

Maisfutebol

Bruno3429

Braga/AAUM garantiu apuramento com triunfo em Vila do Conde
Escrito por  André Borges

O Sp. Braga/AAUM carimbou o seu passaporte para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, ao derrotar, fora de portas, o Rio Ave, por 2-5.

Ao intervalo, os minhotos já venciam por dois golos de diferença (2-4), sendo que, perto do final dos segundos vinte minutos, Tiago Brito acabou por confirmar o triunfo.

Dono de um «hattrick», Paulinho acabou por ser a grande figura de um encontro que ficou também marcado pela estreia de Eskerda com a camisola do Rio Ave.

Ficha de jogo

IV Eliminatória da Taça de Portugal
Sábado, dia 18 de janeiro de 2013
Pavilhão de Desportos de Vila do Conde
Árbitros: Filipe Duarte e Nuno Bogalho (AF Coimbra)

Rio Ave 2-5 Sp. Braga/AAUM

RIO AVE
Vítor Hugo, Coelho, Fábio Lima, Israel e Formiga;
Bruno Santos, Tiaguinho, Rafa, Eskerda, Jander, Renato Pontes e Preto.
Treinador: Raul Moreira

SP. BRAGA/AAUM
Beto, André Machado, André Coelho, Paulinho e Miguel Almeida;
Xot, Tiago Neves, Fábio Cecílio, Tiago Brito, TJ, Peixoto e Amílcar.
Treinador: Paulo Tavares

Golos: Fábio Lima (2); Paulinho (3), Beto e Tiago Brito.

Disciplina: Cartões amarelos exibidos a: Israel e Tiaguinho; Amílcar e Peixoto.

Resultado ao intervalo: 2-4

FutsalGlobal

JotaCC

"RAFA NO MÓNACO? SÓ SE FOR DE FÉRIAS"
JESUALDO FERREIRA>>Treinador do Braga reagiu com humor perante a notícia de que o avançado poderia acompanhar Elderson

De concreto, zero. Atrelado à transferência de Elderson, o nome de Rafa era ontem associado por um jornal desportivo ao Mónaco, mas não há qualquer sinal de que o Braga esteja realmente em vias de fechar um novo negócio milionário. Para que não restassem dúvidas, Jesualdo Ferreira até brincou com o assunto. "Rafa no Mónaco? Só se for de férias. Também eu gostaria de ir para lá de férias", gracejou, revelando mais uma vez a sua faceta paternalista. "Deixem o miúdo em paz. Tudo isto não ajuda o jogador. Estou a tentar ajudá-lo a ser um jogador mais sólido e que ajude o Braga", referiu.


Apelo > Jesualdo Ferreira pede para deixarem Rafa em paz

Refrear ânimos parece ser a palavra de ordem no universo arsenalista, enquadrando-se aqui, por exemplo, a receção de hoje ao último classificado. "Os jogadores do Braga sabem que o Paços de Ferreira está nesta situação momentaneamente. Mudaram de treinador e está tudo em aberto. Vamos encontrar uma equipa diferente da primeira jornada do campeonato", perspetivou o treinador , recomendando máxima aplicação aos jogadores. "Teremos de nos apresentar com muita atenção e qualidade. A vitória vai depender muito de nós. A equipa está com grande confiança e os processos estão consolidados", assinalou.
Em campo, tudo isto traduz-se em golos, sendo Rusescu uma das explicações. "Houve um casamento feliz, pelo menos até maio. Uma coisa é o que o Rusescu veio acrescentar à equipa, outra é o que a equipa é capaz de construir", observou. Quando Éder regressar, tudo será diferente. "Terá de trabalhar cada vez mais até encontrar um bom momento. Todos têm de trabalhar cada vez mais", repetiu Jesualdo.



Joãozinho e talvez outro

O buraco que Elderson deixou na equipa, no seguimento da transferência para o Mónaco, não será preenchido apenas por Joãozinho. Em nome da concorrência sadia, Jesualdo Ferreira assumiu que espera receber outro lateral-esquerdo. "É provável que tenhamos de encontrar um novo jogador. Não é fácil encontrar laterais como o Elderson", analisou.



Kappel compensa Agra
Extremo holandês foi chamado à equipa B para o jogo com o Beira-Mar e já não foi devolvido

Estreado por Jesualdo Ferreira nos últimos nove minutos do jogo com o Beira-Mar, na segunda ronda do Grupo C da Taça da Liga, Kappel terá perdido, de vez, o rótulo de jogador da equipa B. Jesualdo Ferreira sempre apreciou as características do holandês, de 24 anos, ex-Doxa Dramas (Grécia), e não hesitou em chamá-lo à equipa principal mal se concretizou o empréstimo de Salvador Agra (pouco utilizado) à Académica, continuando assim a dispor de uma opção de recurso para as alas. Àprimeira oportunidade, o extremo assistiu Edinho para o terceiro golo e, como prémio, já não foi dispensado para o jogo de ontem dos bês, frente ao Covilhã.



IMPASSE

VIEIRA REJEITA MARITIMO

Encarado agora como excedentário, Hugo Vieira começa a tornar-se num problema de difícil resolução e não é por falta de convites. O mais recente foi do Marítimo, que se comprometia a suportar a totalidade dos salários, mas o avançado recusou, dando preferência ao Gil Vicente, em condições desvantajosas para o Braga.



500 EMBLEMAS A DISTRIBUIR

O ponto do alto do 93º aniversário do Braga será a entrega de 500 emblemas de ouro e prata aos associados com 50 e 25 anos de filiação, respetivamente. O ato está marcado para as 11h30, seguindo-se, uma hora depois, um almoço servido no piso 3 do Estádio AXA, às 13h30, exclusivo a sócios do clube.



Johane é reforço por seis meses
Tem 21 anos e destacou-se a marcar em Moçambique, pelo Chibuto, o clube com o qual o Paços de Ferreira acordou um empréstimo com opção de compra de metade do passe


Depois de, nos últimos meses, ter visto o nome associado a Sporting, Braga e até FC Porto, o atacante Johane, 21 anos, ex-Chibuto (Moçambique) aterrou, ontem, em Portugal, com o Paços de Ferreira como destino para o que resta da temporada, por empréstimo, com opção de compra de metade do passe. Com o jovem viajou também Luís Lalgy, vice-presidente do clube moçambicano ao qual está contratualmente ligado até 2017. "Há um princípio de acordo com o Paços de Ferreira para o jogador ficar cá até ao final da época", explicou o dirigente, a propósito da cedência que deverá ser oficializada amanhã, depois dos exames médicos que precedem a integração no plantel de Henrique Calisto.
Nascido em Bujumbura, capital do Burundi, Johane destacou-se pelos 14 golos apontados na última época para a equipa que foi orientada por Vítor Pontes e que tem agora João Eusébio na liderança. Para Johane, jogar na Europa é "um sonho" que se poderá concretizar em breve. Do futebol de Portugal, conhece apenas os grandes emblemas, "FC Porto, Benfica". Do Paços de Ferreira, sabe apenas que é o nome que o traz "feliz". "Trabalhei muito para chegar aqui e quero continuar a melhorar", declarou. Esta tarde, o extremo, que também pode jogar como ponta de lança, estará em Braga, a ver o Paços de Ferreira defrontar um dos primeiros clubes portugueses atraído pelos golos no Moçambola.



ERIVALDO PENSA NA EQUIPA A

Uma assistência e um golo foi o contributo de Erivaldo para a vitória do Braga B. O extremo, internacional sub-20 por Portugal, está a gostar de ver os frutos do seu trabalho e até já pensa numa chamada de Jesualdo Ferreira. "Trabalho para isso, e neste momento estou muito satisfeito com o que tenho feito na equipa B e na seleção", contou.

O JOGO

JotaCC

Jesualdo Ferreira quer vitória e festa pelas 93 velas do clube
"FOI NO ANO 21 que o meu Braga nasceu...", canta o hino do clube minhoto, que celebra, hoje, o 93. aniversário. "93 anos!... Uma vida", observa Jesualdo Ferreira, que pretende celebrar a efeméride em comunhão com os adeptos e com a vitória sobre o Paços de Ferreira.

À16.ª jornada da Liga, a primeira da segunda volta, o treinador do Braga verifica o atraso na primeira metade do campeonato – sétimo lugar e 22 pontos – e, por isso mesmo, também renova "o desafio", como Jesualdo considera o objetivo de fazer mais e melhor. "Faltam 15 jogos e 45 pontos. São muito pontos. Queremos melhorar e ir nas taças até aos limites", diz o treinador, que abre a possibilidade de o Braga ir ao mercado para colmatar a saída do lateral esquerdo Elderson, transferido para o Mónaco.
"A saída do Elderson atesta o trabalho competente que se faz no Braga. É possível que tenhamos de ir ao mercado, mas ainda te mos o Joãozinho, que foi prejudicado por um longo período de lesões, mas de quem esperamos um desenvolvimento mais constante", diz o professor.
E se, além de Elderson, consta que também o médio ofensivo Rafa também pode rumar ao Mónaco, Jesualdo Ferreira atira: "Deixem o miúdo em paz! Até é provável que ele queira, como todos nós, ir para o Mónaco, mas em férias!".
Rafa ficará em Braga e deverá ser, mais uma vez, o agitador do ataque braguista para o desafio com o Paços, no qual o treinador Jesualdo Ferreira pretende manter a veia goleadora da equipa (14 golos nos últimos seis jogos).
O extremo Kappel, promovido da equipa B, é a maior novidade entre os convocados.



SC BRAGA B, 3 - COVILHÃ, 0

Diogo Ribeiro bisa e embala minhotos

O GOLO madrugador de Diogo Ribeiro  numa jogada que embalou os bracarenses para um triunfo confortável sobre o Covilhã. Os serranos procuravam explorar a velocidade do trio atacante composto por Gui, Bata e Forbes, mas seria Erivaldo a fazer o 2-0. Na segunda parte, o Braga B selou a vitória, com mais um golo de Diogo Ribeiro, o seu oitavo no campeonato.

JN



brigada da relote

II Liga: Inspiração de Diogo Ribeiro na maior vitória da época

Foi pouco o público que marcou presença, ontem, no Estádio 1.º de Maio, para assistir a uma das melhores actuações esta época do Sporting de Braga B na II Liga. O resultado final (3-0) diante do Sporting da Covilhã, traduz muito daquilo que se passou dentro das quatro linhas, nesta partida a contar para a 25.ª ronda do segundo escalão.

Apesar da superioridade bracarense, foi a equipa da serra que começou mais atrevida, com Gui (sempre muito irrequieto) a rematar por cima logo aos dois minutos do encontro. Um lance sem grande perigo, mas que deixou o alerta para o Sp. Braga B, que logo a seguir chegou ao primeiro golo da partida, num lance que se viu vezes sem conta na manobra da formação da casa. Diogo Ribeiro, lançado em profundidade, driblou o guarda-redes do Covilhã e atirou para a baliza deserta, numa excelente definição. O tento inaugural beneficiou os minhotos que pareciam ter o jogo bem controlado, e foi diante desse controlo que Erivaldo fez o segundo golo. Piqueti, Diogo Ribeiro e Gonçalo bateram num muro chamado Igor, mas Erivaldo (recentemente chamado à selecção nacional sub-20), ampliou o marcador, num golo muito protestado pelos visitantes, que reclamaram fora--de-jogo.

Com o placar a demonstrar a evidente superioridade bracarense na partida, o Sporting da Covilhã mostrou na recta final do primeiro tempo o motivo pelo qual ocupa os lugares cimeiros da II Liga. Tiago Sá com uma monumental defesa tirou, à passagem do minuto 36, um golo cantado a Forbes e já em cima do intervalo e após um cruzamento-remate de Tiago Martins, Gui atirou ao poste da baliza defendida por Tiago Sá. Ineficácia para os homens do Covilhã que deixaram passar o seu grande momento na partida. A segunda parte foi o assistir de um mero carimbo no jogo do Sporting de Braga B. Domínio total, com bons momentos de futebol à mistura e...golo, mais um de Diogo Ribeiro (homem em foco da partida) que, a passe de Nuno Valente, fuzilou Igor e estabeleceu o resultado final.

Fim de jogo, três pontos para a melhor equipa, numa partida que comprova a clara subida de rendimento dos bracarenses.

Sp. Braga_Juniores: Apuramento épico na cabeça de Vilela

Custou... mas foi. Sporting de Braga carimbou, ontem, a passagem a fase final de apuramento de campeão no Nacional de Juniores depois de ter vencido (2-1) o Paços de Ferreira. Num jogo épico, jogado num relvado alagado e debaixo, durante largos minutos, de uma copiosa intempérie, os arsenalistas só conseguiram o passaporte para a próxima fase aos 87 minutos, graças à cabeçada estrondosa de Vilela, três minutos depois de ter entrado em campo, numa altura em que os da casa já jogavam com um jogador a menos (Paulo levou dois amarelos em dois minutos 73m e 75m).

A primeira parte foi do Braga. E só a ineficácia atacante ditou que o jogo não chegasse ao intervalo praticamente decidido. Aos oito minutos Gil abriu o activo, com um remate colocado ao ângulo da baliza de Marco, após grande jogada de Bruno Lopes no centro do terreno. Paços respondeu quatro minutos depois, com Joca a não aproveitar uma bola que sobrou à entrada da área do Sp. Braga. Aliás, o remate do '10' visitante foi o único sinal de destaque nos primeiros 45 minutos da equipa de Vasco Seabra.

Aos 15 minutos Ká leva tudo na esquerda, mas Mazala chegou tarde para a emenda. Reko voltou a colocar em perigo a baliza visitante, mas Marco respondeu ao remate fortíssimo do capitão arsenalista com uma defesa espectacular. A cena repetiu-se à passagem do minuto 41, mas o guarda-redes defendeu para canto. Em cima do intervalo, duas oportunidades claras de golo para o Sp. Braga. Grande trabalho de Reko a isolar Mazala, mas faltou frieza ao possante avançado brasileiro para bater Marco que respondeu com grande defesa. Na mesma jogada, a bola sobra na esquerda para Gil mas o guarda-redes pacense voltou a segurar o remate forte do '7' da casa.

Ao fraco nível de eficácia atacante dos arsenalistas respondeu o Paços com um golo, logo a abrir o segundo tempo. Canto batido na direita, Neto ganha nas alturas e a bola sobra para Su que não perdoou. Equipa de Pedro Duarte tentou responder mas Gil chegou atrasado a centro da direita de Mazala.

A partir daqui o jogo ficou dividido. Paços ganhou força no meio-campo e começou a criar problemas aos arsenalistas. Aos 70 minutos Bukia esticou o jogo pela direita, tocou para Joca, este assistiu Nené à entrada da área mas este rematou por cima. Cinco minutos depois, Paulo levou o segundo amarelo, após entrada imprudente sobre Su. Central tinha sido admoestado dois minutos antes, igualmente por entrada à margem da lei.

Com uma unidade a mais o Paços encostou o Sp. Braga às cordas. Pedro Duarte sacrificou Bukia para colocar Vítor a central e equilibrar a defesa. Aos 84 minutos, o treinador arsenalista chamou Vilela ao jogo e viu o possante avançado facturar três minutos depois. Enorme cruzamento de Joca na direita e Vilela a cabecear para o golo. Festa no campo da Ponte com o Sp. Braga a garantir, na penúltima jornada, a passagem à próxima fase do nacional de juniores.

CORREIO DO MINHO

brigada da relote

Sp. Braga-P. Ferreira: Dinossauros a dar a volta ao destino
JESUALDO E CALISTO CRUZAM-SE PELA 1.ª VEZ


Em conjunto, somam 69 anos de carreira como treinadores de futebol. Jesualdo deu início ao seu percurso nos bancos em 1979/80, nos juniores do Benfica, enquanto Henrique Calisto assumiu o comando do Boavista na época seguinte. Parece impossível, mas em mais de três décadas nunca se cruzaram no escalão máximo do futebol português. Um improvável desencontro que vai terminar esta tarde, no Axa.

RECORD

brigada da relote

Battaglia em regime especial

Jesualdo Ferreira tem sido cauteloso e criterioso com a introdução de Rodrigo Battaglia e ainda não chamou o argentino para o jogo com o Paços de Ferreira.

O treinador cultiva há largos anos o hábito de lançar os jogadores apenas a seguir a um bom período de adaptação e o médio criativo insere-se nesse pensamento, não se beliscando minimamente o valor individual que possui.

O argentino chegou a Braga dia 7 e vai sendo enquadrado na equipa gradualmente, considerando sobretudo que esteve um mês parado depois de ter representado na última temporada o Racing.

Nesse sentido, Jesualdo Ferreira planeou um regime especial de treino para o médio, que na prática está em início de temporada. Dos novos, apenas Rusescu entrou à primeira na equipa, mas o romeno veio preencher uma necessidade óbvia e urgente, os bracarenses estavam sem um homem golo.

A BOLA

brigada da relote

Liga2 Cabovisão: Sp. Braga B "eficaz" vence folgadamente Sp. Covilhã

O Sporting de Braga B venceu o Sporting da Covilhã por 3-0, em jogo da 25.ª jornada da II Liga de futebol que a equipa minhota resolveu com eficácia, com golos de Diogo Ribeiro e Erivaldo.

O Braga B adiantou-se no marcador quando estavam apenas decorridos quatro minutos. Erivaldo conduziu um lance de contra-ataque e isolou Diogo Ribeiro, que, após ter ultrapassado o guarda-redes do Sporting da Covilhã, atirou facilmente para golo.

A equipa serrana procurou explorar a velocidade do "trio" atacante composto por Gui, Bata e Forbes, mas o esforço, dificultado pelo relvado "encharcado", não resultou em ocasiões claras de perigo.

A turma minhota, pelo contrário, foi bem mais eficaz e dilatou a vantagem por Erivaldo, que bateu Igor, depois de este ter defendido um remate forte de longa distância de Piqueti e as recargas de Diogo Ribeiro e Gonçalo (23 minutos).

Apenas no final da primeira parte, os "leões da serra" estiveram perto de reduzir a desvantagem num remate de Forbes defendido por Tiago Sá (35 minutos), e noutro de Gui, ao poste (45+1).

A ganhar por 2-0 ao intervalo, a equipa B do Braga entrou melhor na segunda parte e "selou" a vitória na partida, com mais um golo de Diogo Ribeiro, o seu oitavo na II Liga (57 minutos).

A turma de José Alberto Costa alcança, com este resultado, a segunda vitória consecutiva na II Liga, subindo ao 13.º lugar da tabela, com 34 pontos. A formação serrana, por seu turno, continua na sétima posição da II Liga, com 40 pontos.

LUSA

brigada da relote

«Queremos chegar aos 40 mil sócios» – José Manuel Fernandes (com fotos)

O SC Braga celebra este domingo 93 anos de vida e o presidente da Assembleia Geral dos arsenalistas, José Manuel Fernandes, já pediu os desejos que assinalam o aniversário.

«Queremos ser um clube cada vez maior e melhor. Somos um emblema que reconhece e que agradece, mas também somos ambiciosos. Estamos a construir um crescimento sustentável e aspiramos chegar aos 40 mil sócios. Se pudesse pedir um desejo para este ano, seria vencer a Taça de Portugal e a Taça da Liga. Vamos continuar a dar alegrias a todos estes associados», afirmou.

Às 9 horas da manhã procedeu-se ao hastear da bandeira no Estádio Axa. Uma hora depois, celebrou-se uma missa na Igreja do Cemitério, seguida de uma romaria à campa dos fundadores e do sócio n.º 1 do clube, Paulo Machado, que faleceu em fevereiro do ano passado.

Pelas 11.30 horas deu-se a entrega dos emblemas de ouro e de prata aos associados com mais tempo de filiação. Os sócios que receberam os distintivos tiveram ainda a oportunidade de almoçar com a Direção do clube minhoto.

O dia fica marcado pelo jogo com o Paços de Ferreira, que terá o pontapé de saída às 17 horas.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

«Queremos chegar aos 40 mil sócios» – José Manuel Fernandes

O SC Braga celebra este domingo 93 anos de vida e o presidente da Assembleia Geral dos arsenalistas, José Manuel Fernandes, já pediu os desejos que assinalam o aniversário.

«Queremos ser um clube cada vez maior e melhor. Somos um emblema que reconhece e que agradece, mas também somos ambiciosos. Estamos a construir um crescimento sustentável e aspiramos chegar aos 40 mil sócios. Se pudesse pedir um desejo para este ano, seria vencer a Taça de Portugal e a Taça da Liga. Vamos continuar a dar alegrias a todos estes associados», afirmou.

Às 9 horas da manhã procedeu-se ao hastear da bandeira no Estádio Axa. Uma hora depois, celebrou-se uma missa na Igreja do Cemitério, seguida de uma romaria à campa dos fundadores e do sócio n.º 1 do clube, Paulo Machado, que faleceu em fevereiro do ano passado.

Pelas 11.30 horas deu-se a entrega dos emblemas de ouro e de prata aos associados com mais tempo de filiação. Os sócios que receberam os distintivos tiveram ainda a oportunidade de almoçar com a Direção do clube minhoto.

O dia fica marcado pelo jogo com o Paços de Ferreira, que terá o pontapé de saída às 17 horas.



«Perdemos dois pontos que temos que recuperar rapidamente» - Jesualdo Ferreira

O treinador do SC Braga, Jesualdo Ferreira, considera que a sua equipa não esteve bem frente ao Paços de Ferreira mas que, ainda assim, podia ter vencido o jogo.

«O Paços de Ferreira fechou os espaços, porque percebeu que com eles somos uma equipa muito perigosa, impediu que o nosso jogo fosse fluído e rápido, mérito deles, mas quando isso acontece temos que ter a capacidade de levar o jogo por outros caminhos e aí não fomos tão bons como noutros jogos. Não foi um bom jogo nosso, mas tivemos algumas ocasiões para fazer o segundo golo e ganhar o jogo. Perdemos dois pontos que temos que recuperar rapidamente. Faltam 14 jogos e vão ser todos muito difíceis, sabemos que as dificuldades vão aumentar, porque em Braga todos vão jogar como o Paços de Ferreira hoje fez, com exceção de duas ou três equipas», afirmou o técnico dos guerreiros em conferência de imprensa.

A BOLA

JotaCC

SC Braga travado pelo Paços (1x1)

O SC Braga foi travado em casa pelo Paços de Ferreira, tendo as duas equipas empatado a uma bola, em partida a contar para a 16ª jornada da Liga Zon Sagres.

Na cidade dos arcebispos, a formação orientada por Jesualdo Ferreira começou melhor o encontro, tendo chegado ao golo que a pôs em vantagem aos 15 minutos, com Nuno André Coelho a bater o guarda-redes pacense, Matías Degrá.

No entanto, na segunda parte, os pacenses conseguiram restabelecer a igualdade, fazendo o 1x1 aos 72 minutos, com Bebé a ser o marcador de serviço.

Com a divisão de pontos, o SC Braga continua no sétimo lugar com 23 pontos, enquanto o Paços de Ferreira mantém-se como último classificado com dez pontos.

ZEROZERO

JotaCC

Sp. Braga–Paços de Ferreira, 1-1 (destaques)
Bomba de Bebé dá um ponto ao Paços

Figura

Bebé: Grande jogo coroado com um grande golo do avançado português cedido pelo Manchester United ao Paços de Ferreira. Único sobrevivente do ataque dos Castores depois das mexidas do mercado de inverno, o número 33 do Paços criou perigo quando pegou na bola e, quase sempre por sua conta e risco, colocou em ponto de mira a baliza de Eduardo. Antes de marcar (e que golo do avançado) pôs as mãos de Eduardo a arder. Ao minuto 72 rubricou o momento da noite. Apanhou a bola na entrada da área, afastada pela defensiva bracarense, e rematou de primeira. Eduardo ainda lhe tocou, mas pouco podia fazer.

Momento

Golo de Bebé (minuto 72): Canto apontado por Sérgio Oliveira na esquerda. Acabado de entrar o médio colocou o esférico no coração da área e a defensiva bracarense afastou para o local errado. A bola caiu na área de ação de Bebé que pontapeou de primeira, sem deixar a bola cair no chão. Uma autêntica bomba que deu um ponto ao Paços de Ferreira.

OUTROS DESTAQUES:


Del Valle: Uma autêntica seta apontada à baliza do Sp. Braga. O extremo que chegou ao Paços de Ferreira proveniente do Rio Ave foi o elemento mais interventivo do ataque dos Castores pondo em sentido o último reduto bracarense sempre que pegou na bola e se encaminhou para a baliza a adversária.

Nuno André Coelho:
O defesa parecia ter perdido a titularidade para Sasso, mas renasceu na Taça da Liga diante do Beira Mar e voltou a ser aposta de Jesualdo Ferreira no arranque da segunda volta. Quase dois anos depois voltou a inscrever o seu nome na lista de marcadores do campeonato português. Tinha marcado a 27 de abril de 2012 ao Olhanense no Municipal de Braga.

André Leão: Faz jus ao nome e foi um autêntico «leão» na luta do sector intermediário. Preencheu o meio campo e deu liberdade a Seri e a Rodrigo António para que armassem jogo na equipa que trajou de amarelo. Apesar da missão essencialmente defensiva com que entrou em campo, foi ao mesmo tempo peça importante na primeira fase de construção do conjunto montado por Henrique Calisto.

Rafa: Desta vez o miúdo não chegou para tudo. Continua ser peça incontornável no meio campo do Sp. Braga, criou muitos desequilíbrios, mas faltou uma pontinha de sorte nos momentos decisivos.


Sp. Braga–P. Ferreira, 1-1 (crónica)
Paços estraga aniversário bracarense

O Sp. Braga não foi além de um empate a uma bola no arranque da segunda volta. Em dia de aniversário, o Paços de Ferreira foi à pedreira estragar o dia festivo e conquistou um ponto importante e moralizador para a segunda metade do campeonato. O ponto conquistado pelo Paços de Ferreira foi conseguido com uma bomba de Bebé.

Os minhotos estavam galvanizados, vinham de uma série de resultados que permitiu à equipa de Jesualdo Ferreira encarar o jogo com tranquilidade. Os bracarenses entraram a vencer com o golo de Nuno André Coelho, mas o trio de ataque do Paços de Ferreira não saiu do Municipal bracarense sem fazer mossa.

Com a moral em alta, frutos dos quatro triunfos consecutivos, o Sp. Braga apresentou-se em campo tentado em assumir desde o primeiro minuto o controlo do jogo. Instalou-se por completo no meio campo do Paços de Ferreira nos minutos iniciais.

Marcar cedo para tranquilizar

Sem sufocar, mas com intensidade suficiente para fazer a bola passear-se pelas imediações da baliza de Degrá, os minhotos inauguraram o marcador aos 15 minutos. Nuno André Coelho, herói improvável, estreou-se a marcar esta época e deu a margem de conforto que o Sp. Braga tem alcançado nos últimos jogos.

O golo de Nuno André Coelho ao primeiro quarto de hora confirmou a tendência para marcar cedo deste Sp. Braga tranquilizando assim a equipa e exorcizando qualquer fantasma do passado que ainda possa subsistir nas entranhas da pedreira.

Del Valle, Buval e Bebé formaram o tridente ofensivo do Paços de Ferreira. Uma frente de ataque muito móvel e veloz, mas ainda pouco entrosada. Buval e Del Valle chegaram à Capital do Móvel no mês de janeiro, com o rótulo de reforços de inverno, mas mesmo com uma notória falta de entendimento o ataque do Paços foi suficiente para causar calafrios na defesa arsenalista.


Paços veloz empate com grande golo


Bebé deu o primeiro aviso logo no reatar do encontro, pondo as luvas de Eduardo a arder na sequência de um livre direto. Anúncio oficial do Paços de Ferreira de que pretendia entrar na luta pelo resultado.

O aniversário bracarense estragou-se com o pontapé inconformado de Bebé. A vinte minutos do final do encontro o extremo rubricou o momento do jogo apontando um golo de grande classe.

Os festejos finais do Paços de Ferreira contrastavam com a desilusão bracarense. Está travada a senda vitoriosa dos minhotos, que voltam a ter um percalço caseiro na luta pelos lugares europeus. Um ponto na pedreira é um bom indicador para a luta do Paços pela fuga aos últimos lugares.



Jesualdo Ferreira: «Não fomos tão fortes como noutros jogos»

Técnico do Sp. Braga diz que o houve demérito da sua equipa

Declarações de Jesualdo Ferreira, treinador do Sp. Braga, depois do empate caseiro com o Paços de Ferreira na 16ª jornada da Liga:

«Parabéns ao Sp. Braga. Nós gostaríamos muito de poder oferecer uma vitória como prenda de aniversário. Os nossos jogos em casa não têm sido fáceis. O Paços de Ferreira fechou-nos os espaços e quando isso acontece é preciso que a equipa tenha capacidade para levar o jogo para onde queremos. Aí, não fomos tão bons como noutros jogos. Perdemos lances por maus passes, porque não fomos tão intensos a defender.»

«Tivemos ocasiões para fazer o segundo golo, não tantas como noutras alturas, mas as suficientes. O Paços marcou de bola parada e não foi um bom jogo nosso. Perdemos dois pontos e temos que recuperá-los. As dificuldades vão aumentar porque as equipas vão fazer este tipo de jogo aqui em Braga».

«Todos viram que embora o Paços tivesse dois ou três lances de perigo, nós tivemos ocasiões para fazer outro golo e acabar por ganhar o jogo. O que temos de ressalvar é que não fomos tão fortes como noutros jogos. Acabamos por empatar por mérito do Paços, mas também por muito demérito nosso».

[Questionado sobre a arbitragem de Pedro Proença:]

«Há alguns lances que parecem que têm alguma carga de injustiça na decisão, mas não vou comentar a arbitragem»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Jesualdo Ferreira: «Houve menos intensidade a defender»
apontou uma das causas do empate

Jesualdo Ferreira assumiu que o jogo não seria fácil, na antevisão, e isso acabou por se confirmar, reiterando que o Sp. Braga teve "pouca intensidade a defender".

"Parabéns ao Sporting de Braga pelo seu aniversário, gostaríamos de lhe ter oferecido uma vitória. Ontem [sábado] disse que este jogo não ia ser fácil, como não têm sido os jogos em casa, o Paços de Ferreira fechou os espaços, porque percebeu que com eles somos uma equipa muito perigosa, impediu que o nosso jogo fosse fluído e rápido, mérito deles, mas quando isso acontece temos que ter a capacidade de levar o jogo por outros caminhos e aí não fomos tão bons como noutros jogos. Houve menos intensidade a defender o que originou menos rapidez a decidir e maus passes", disse no final da partida que acabou com uma igualdade (1-1).

O técnico bracarense sublinhou que apesar dos dois pontos perdidos, a sua equipa irá à luta para o que falta jogar do campeonato.

"O Paços de Ferreira não correu grandes riscos, nunca permitiu que a transição pudesse ser rápida, não foi um bom jogo nosso, mas tivemos algumas ocasiões para fazer o segundo golo e ganhar o jogo. Perdemos dois pontos que temos que recuperar rapidamente. Faltam 14 jogos e vão ser todos muito difíceis, sabemos que as dificuldades vão aumentar, porque em Braga todos vão jogar como o Paços de Ferreira hoje fez, com exceção de duas ou três equipas".

RECORD

JotaCC

Braga quer festa e Paços faz peito

Dia de aniversário do S.C. Braga e aí uns 15 mil adeptos esperados para a celebração da efeméride no Estádio AXA. Entre a falange minhota, aguarda-se que a festa se complemente com a vitória no desafio da 16.ª jornada da primeira liga de futebol, que se disputa a partir das 17 horas deste domingo. A ver se o Paços de Ferreira está pelos ajustes...

O Paços é o último classificado da liga, mas não chega derrotado a Braga. Henrique Calisto, treinador dos "castores", promete disputar o jogo "palmo a palmo". E se bem o pensa, melhor o tenta, alinhando, de início, com três "bicicletas" no ataque. Bebé, Del Valle e Buval são as setas apontadas à baliza de Eduardo.

No Braga, nenhuma surpresa. A equipa minhota, sétima classificada, com 22 pontos, busca a aproximação aos lugares cimeiros. O Paços, com apenas nove unidades, tenciona entregar a lanterna vermelha.

Com arbitragem de Predro Proenças, as duas equipas da seguinte forma:

Braga - Eduardo, Baiano, Nuno André Coelho, Aderlan Santos, Joãozinho, Custódio, Luiz Carlos, Rafa, Alan, Rusescu, Pardo.

Paços de Ferreira - Matias Degra, Tony, Ricardo, Tiago Valente, Hélder Lopes, André Leão, Rodrigo António, Seri, Del Valle, Buval, Bebé.



Golo de Bebé permite ao Paços de Ferreira empatar em Braga

Um golo de Bebé, aos 72 minutos, permitiu ao Paços de Ferreira "arrancar" este domingo um empate 1-1 em casa do Sporting de Braga, em jogo da 16.ª jornada da I Liga de futebol. Veja os principais lances do jogo.

Os "arsenalistas" cedo se viram em vantagem no marcador, através de um tento de Nuno André Coelho, aos 15 minutos, mas Bebé, aos 72, repôs a igualdade no encontro.

Com este empate, o Sporting de Braga manteve o sétimo posto, agora com 23 pontos, enquanto o Paços de Ferreira é último, com apenas 10 pontos.

JN

JotaCC

Paços de Ferreira mantém Sp. Braga "fora" da Europa

O Sp. Braga cedeu um empate a um golo na receção ao Paços de Ferreira, resultado que mantém os arsenalistas fora dos lugares "europeus".

Um golo de Bebé, aos 72 minutos, permitiu ao Paços de Ferreira "arrancar" um empate, 1-1, em casa do Sporting de Braga, em jogo da 16.ª jornada da I Liga de futebol.

Os "arsenalistas" cedo se viram em vantagem no marcador, através de um tento de Nuno André Coelho, aos 15 minutos, mas Bebé, aos 72, repôs a igualdade no encontro.

Com este empate, o Sporting de Braga mantém o sétimo posto, agora com 23 pontos, enquanto o Paços de Ferreira é último, com apenas 10 pontos. 

DN