News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/12

Started by Bruno3429, 25 de December de 2013, 10:13

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Rusescu apresenta-se até final da semana
Por António Casanova

Negócio definitivamente fechado e selado: Raul Rusescu, avançado romeno de 25 anos, será mesmo o terceiro reforço de Inverno do SC Braga.

O acordo entre os guerreiros e o Sevilha, clube ao qual o atacante está vinculado até 2017, já acertaram os detalhes que faltavam para dar por concluída a transferência de Rusescu para a cidade dos arcebispos.

O ponta-de-lança vem por empréstimo e rubricará um compromisso de apenas seis meses, com os minhotos a garantirem ainda a hipótese de exercer o direito de opção de compra do futebolista, já internacional pela Roménia e com a fama de goleador, obtida depois de se ter sagrado rei dos golos na liga romena na temporada 2012/2013 (assinou 26 remates certeiros ao serviço do Steaua de Bucareste).

Com pouco espaço de manobra no emblema andaluz (só participou em sete jogos, tendo ainda assim marcado três golos na Liga Europa), Rusescu encara o projeto bracarense como a alternativa ideal para recuperar o brilho de matador.

O jogador foi passar o Natal ao seu país é esperado em Braga até final da semana, para então se dar a conhecer a companheiros e adeptos.

A Bola

JotaCC

CANDEIAS É PARA AGARRAR
DESEJADO>>Em fim de contrato com o Nacional, extremo "batizado" por Jesualdo Ferreira está bem colocado na lista de compras do Braga. O clube madeirense e o FC Porto, que partilham o passe, equacionam a venda em janeiro

Em vez de esmorecer, o interesse do Braga por Candeias intensificou-se. Depois de ter sido encarado como uma prioridade no verão, não avançando a transferência por desacordo de verbas com o Nacional (Salvador Agra foi a alternativa), os minhotos voltarão à carga para tentar convencer de uma vez por todas o extremo de 25 anos, que, por se encontrar em fim de contrato, se tornará um jogador livre em julho de 2014. Proprietários, em partes iguais, do passe, Nacional e FC Porto poderão antecipar a transferência já para janeiro, na reabertura do mercado, de modo a lucrarem com a operação, evitando que o atleta saia a custo zero.


De saída > Candeias está no último ano de contrato com o Nacional

À sétima jornada, marcou ao Braga no Estádio da Madeira, ajudando à vitória folgada do Nacional (3-0)

Apesar do assédio de vários clubes estrangeiros, aos quais o emblema madeirense foi respondendo que só fecharia negócio a troco de um milhão de euros, é do inteiro agrado de Candeias voltar a trabalhar com o técnico Jesualdo Ferreira, responsável pelo seu lançamento na alta-roda do futebol português, em 2008/09, quando ambos representavam o FC Porto. A estreia pela equipa principal dos portistas aconteceu na Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Sporting, e foi só o princípio de uma mão-cheia de oportunidades, tendo somado mais oito partidas sob o comando do atual treinador do Braga até ser emprestado ao Rio Ave para ganhar rodagem competitiva.
A partir daí, o regresso ao Dragão tornou-se numa quimera, sendo sucessivamente cedido ao Recreativo de Huelva, Paços de Ferreira e Portimonense. A carreira só voltaria a ganhar estabilidade a partir de 2011, com o Nacional a adquirir metade do seu passe e o jogador a merecer a confiança, primeiro, de Pedro Caixinha e, depois, de Manuel Machado, sendo atualmente uma das unidades mais valiosas dos alvinegros. Que o diga o próprio Braga, ao qual Candeias apontou um golo esta época, à sétima jornada do campeonato, contribuindo para uma vitória por 3- 0. De resto, as características do atacante encaixam como uma luva no perfil desejado por Jesualdo Ferreira: um extremo rápido, adaptável aos dois flancos.



Clube de Israel apresentou proposta

Representado nos últimos anos por Tiago Calisto, filho de Henrique Calisto, treinador do Paços de Ferreira, Candeias entregou recentemente a gestão da carreira ao agente FIFA António Teixeira. Quando o Braga tentou pela primeira vez a contratação do extremo, Tiago Calisto fez os possíveis por selar um acordo entre Rui Alves, presidente do Nacional, e António Salvador, mas tal não foi possível, com os nacionalistas a revelarem-se inflexíveis em relação ao preço fixado para o passe: um milhão de euros. Ao que O JOGO apurou, mais recentemente um clube de Israel apresentou uma proposta de 500 mil euros e a resposta do Nacional voltou a ser negativa, levando então Tiago Calisto a desistir da representação, por mútuo acordo com o jogador. Certo de que o futuro do avançado está nas mãos de Nacional e FC Porto até janeiro, Candeias "escolheu" António Teixeira como o novo representante e não o fez de ânimo leve, ou não fosse o referido agente uma figura estimada junto do clube madeirense, da SAD portista e do Braga. A partir daqui, a transferência poderá tornar-se mais fácil.



"Muito rápido e está mais maduro"

1
Como analisa a forte possibilidade de Candeias se transferir para o Braga?

Não tirando qualquer valor ao Nacional, que é um bom clube, é evidente que, hoje em dia, o Braga, pelo que fez nos últimos anos, apresenta condições diferentes e por isso será sempre um crescimento em termos de clube para o Candeias. Toda a gente já começa a considera o Braga um dos grandes e é natural que seja uma boa oportunidade para o Candeias.

2
Em que posição Candeias poderá render mais no Braga?

O Candeias tem de jogar nos corredores, nas laterais. É um jogador poderoso fisicamente e rápido. Há uns anos, quando surgiu a possibilidade de se desvincular do FC Porto, disse-lhe que não era um revés e que o Nacional lhe poderia abrir a porta de um grande clube. Não comparando o Braga ao FC Porto, confirma-se agora, e até mais tarde do que eu previa.

3
Entende que o Braga apostará bem ao contratar Candeias?
Tendo em conta a qualidade que ele tem mostrado e a aposta que o Braga fez esta época em jovens, o clube precisa de jogadores como o Candeias, que é hoje também um jogador mais maduro. É uma grande aquisição do Braga e, por conseguinte, uma grande perda para o Nacional, porque sai um dos principais desequilibradores da equipa.



CARAS NOVAS NO REGRESSO AOS TREINOS

Quando, amanhã, começar a preparar-se para a deslocação à Amoreira, onde, no domingo, defronta o Estoril, em jogo da Taça da Liga, o Braga já contará com a presença de dois dos reforços anunciados para janeiro. Os centrais André Pinto (na foto) e Kadu só poderão ser começar a jogar em 2014 – o primeiro jogo será com o Arouca, para os oitavos de final da Taça de Portugal –, mas a integração nos trabalhos de Jesualdo Ferreira terá lugar já a partir das miniférias de Natal.



FUTURO DE PAULO VINÍCIUS AINDA É INCERTO

O futuro de Paulo Vinícius, que termina contrato no final da época, ainda não é assunto em cima da mesa na SAD do Braga. Apesar da chegada de dois centrais no mercado de janeiro, pouco ou nada existe de concreto relativamente à situação do defesa brasileiro, que vai na terceira temporada nos bracarenses. É verdade que Paulo Vinícius não tem tido a preponderância na equipa como nas duas épocas anteriores, por força de alguns problemas físicos, mesmo assim, a saída no final do campeonato não é um cenário que se coloca, pelo menos, nesta fase, sendo uma questão para se ir avaliando.

O JOGO

JotaCC

Cláusula de Rusescu é de três milhões de euros

TRÊS MILHÕES de euros é o valor da cláusula de opção de compra que o Braga terá de acionar, caso no final da época deseje prolongar a permanência de Rusescu na "pedreira". Uma verba que será revista em alta, caso o avançado romeno, emprestado pelos espanhóis do Sevilha e com chegada prevista para breve, aponte 15 golos.
Certo é que Rusescu vai manter em Braga o salário que auferia no emblema da Andaluzia, na ordem dos 450 mil euros/anuais, mais casa e automóvel à disposição. O dianteiro, de 25 anos, chegou esta temporada ao Sevilha, que pagou 2,2 milhões de euros ao Steaua de Bucareste, pela transferência. Como tem tido pouca utilização – apontou só três golos, todos na Liga Europa – os dirigentes andaluzes optaram pela sua cedência e o Braga ganhou a corrida. "É uma boa equipa e não tem problemas de dinheiro. Não havia hipóteses de regressar ao Steaua", explicou o seu empresário, Victor Becali, citado pelo jornal romeno "Sport".
A chegada de Rusescu não invalida a contratação de mais um avançado no mercado de Inverno, mas outros setores sofrerão mexidas até ao fim de janeiro. Com seis centrais no plantel principal - os reforços André Pinto e Kadú juntam-se a Sasso, Nuno André Coelho, Paulo Vinícius e Aderlan Santos - é muito provável que saía algum defesa neste período.

JN

brigada da relote

Hugo Vieira e Salvador Agra
Alas buscam minutos
Ambos desesperam por mais tempo de jogo e há quem pretenda oferecê-lo


Foram dois dos reforços mais sonantes do Braga no defeso, mas, passados alguns meses, Salvador Agra e Hugo Vieira não estão a ter a utilização que esperavam. Ambos os extremos jogam quase sempre a partir do banco de suplentes e por isso procuram uma solução já em janeiro. Interessados não faltam, mas primeiro será preciso convencer os arsenalistas a abrirem mão dos jogadores, sendo que, no caso de Agra, o Bétis também terá de ser consultado (foram os espanhóis que o cederam aos bracarenses).

Com Alan a revelar-se o grande motor da equipa, Hugo Vieira e Salvador Agra só podem aspirar a jogar no flanco esquerdo. A colocação de Rafa nessa posição, contudo, está a complicar-lhes a vida, até porque Felipe Pardo tem sido, por norma, a primeira aposta de Jesualdo Ferreira para tentar revolucionar um jogo que esteja a correr mal.

Vieira, que chegou ao AXA proveniente do Benfica, contabiliza apenas 229 minutos, distribuídos por sete jogos, enquanto que Agra, por quem os arsenalistas fizeram um esforço na pré-época, soma 342' espalhados por 11 aparições, duas das quais no play-off de acesso à Liga Europa.

O JOGO