News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/12

Started by JotaCC, 24 de December de 2013, 07:49

Previous topic - Next topic

JotaCC

António Salvador: "Queremos crescer ainda mais"



Um novo ciclo que se abriu. À espera de títulos, crescimento e conquistas à medida da ambição do clube. Os órgãos sociais do Sp. Braga tomaram, ontem, posse para o novo triénio 203-2016, com António Salvador a assumir um discurso ambicioso e de olhos postos no futuro.
Numa sala repleta de personalidades - onde se destacou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio - elementos da direcção do clube, empresários e sócios, António Salvador foi empossado por José Manuel Fernandes, eurodeputado que substituiu José Mendes na presidência da mesa da Assembleia Geral.

"Temos pela frente três anos de grande exigência que nos vão obrigar a muito trabalho e dedicação, tendo sempre presente que o Sp. Braga não pode parar. O crescimento sustentado que nos trouxe até aqui nos últimos dez anos é o mote para aquilo que pretendemos no presente e no futuro. Crescemos muito, mas queremos crescer ainda mais. E não tenho dúvidas que continuaremos a ser um motivo de orgulho de uma cidade, de uma região e de um país", começou por destacar o presidente arsenalista, depois de elogiar o trabalho dos elementos cessantes, nomeadamente José Mendes e Mesquita Machado, anteriores presidentes da Assembleia Geral e Conselho Geral, pela "elevada e extrema dedicação ao clube".

Confessando "uma enorme responsabilidade" pelo desafio de assumir mais três anos à frente do Sp. Braga, Salvador deixou a garantia de que todos os projectos apresentados na altura das eleições são para cumprir.
"As pessoas conhecem o meu trabalho e da minha equipa. A nossa ambição é a ambição dos sócios e dos adeptos. E o nosso compromisso é tornar realidade tudo o que está projectado: a cidade desportiva, a Sp. Braga TV, meta dos 40 mil associados e manter a elevada performance desportiva", frisou.

A cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais do clube iniciou com a despedida de José Mendes, que no último acto oficial empossou José Manuel Fernandes. José Mendes destacou a "estabilidade e sucesso" do último mandato e elogiou a "excelente" escolha do sucessor, um homem "sensato e consensual".

No primeiro discurso como presidente da mesa da AG, José Manuel Fernandes sublinhou a "qualidade e sucessos" do clube nos últimos anos, cujo rosto responsável "é, sem sombra de dúvida, o nosso presidente António Salvador". O eurodeputado garantiu que pretende "ouvir os sócios", fazendo com que "todas as preocupações dos associados sejam escutadas e atendidas".

"Não existe margem de erro"

Sem margem para mais erros. O sétimo lugar do Sp. Braga na I Liga não agrada ao presidente António Salvador que, no discurso de tomada de posse para os próximos três anos, deixou clara uma mensagem à equipa e jogadores.

"O início da época foi duro e todos temos a convicção de que temos que fazer mais e melhor até ao final da temporada", frisou o dirigente, lembrando que "o lugar que ocupamos hoje na tabela classificativa não é o que pretendemos, nem preenche os objectivos a que nos propusemos no início da época". "Tenho noção do muito que conquistámos no passado recente, mas também tenho noção do que estamos a viver no presente. Sei que a massa associativa não está satisfeita com os resultados desportivos da equipa de futebol, mas ninguém duvide, eu também não estou. Sempre disse que pretendíamos lutar pelos primeiros lugares da classificação, e por títulos, e assim será", destacou Salvador, confessando que mantém confiança na equipa.

"Como sempre disse, acredito no valor desta equipa e em todos os profissionais que a compõem. Tenho a certeza que os resultados vão melhorar, sabendo que não existe margem de erro. Aliás, já existiram demasiados erros nos últimos meses", alertou o presidente, assumindo como ambição "a luta pelos primeiros lugares da classificação, bem como a conquista da Taça de Portugal e a Taça da Liga".

Insatisfeito pelos resultados desportivos esta temporada, António Salvador revelou que o futuro passa, obviamente por "um clube que tem que lutar pelo topo". "Não é isso que tem acontecido este ano, sabíamos que ia ser um ano complicado, de muita mudança, mas acreditamos que ainda há muito campeonato pela frente", disse optimista aos jornalistas no final da tomada de posse.

No entanto, reforçou a ideia de que não há margem para mais erros: "este clube tem um sentido de rigor muito grande e é assim que vai continuar no futuro. As pessoas sabem, os profissionais também jogadores, funcionários e colaboradores, têm que sentir este clube com paixão e é isso que peço aos profissionais. De facto, temos que olhar em frente e em frente é olhar para cima".
António Salvador abriu ainda o livro em relação ao plantel e aos mais recentes reforços da equipa.

"Temos tido algumas contrariedades de lesões vamos fazer reajustes. Como já é público, contratámos dois defesas centrais [Kadú e André Pinto] e, neste momento, há outro jogador - um avançado - a ser negociado. É um jogador que conhecemos bem, que acompanhámos ainda antes de ir para o clube onde está. São jogadores que se enquadram no espírito deste clube", revelou, assumindo a vinda de Rusescu para Braga. "É um excelente jogador, de grande qualidade. O Sp. Braga já o acompanha há algum tempo e é um jogador que se enquadra na ambição e espírito deste clube", rematou.



Raul Rusescu reforça ataque do Sp. Braga



O Sporting de Braga volta a apostar no mercado estrangeiro para reforçar o plantel. Depois do brasileiro Kadu, o clube minhoto garante os préstimos de Raul Rusescu até ao final da temporada.

O avançado está ligado ao Sevilha (Espanha) mas vai ser emprestado ao clube minhoto até final da temporada, no sentido de reforçar a frente de ataque. Rusescu, de 25 anos, chegou ao clube andaluz no verão passado, só que não tem sido opção recorrente na primeira equipa sevilhana, que conta com Daniel Carriço, Beto e Diogo Figueiras nas suas fileiras.

No Sevilha, o jogador somou apenas sete jogos e fez três golos.
O empréstimo do romeno implica uma opção de compra que os bracarenses terão no final da temporada.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Salvador: «Já acabou a margem de erro»
tomou posse com sério aviso para o grupo de trabalho

A tarde de ontem foi tudo menos de festa para os lados de Braga. António Salvador e os órgãos sociais tomaram posse para mais um triénio, mas o discurso do presidente foi duro e com tom ameaçador. Descontente com o atual rumo da equipa principal de futebol, Salvador deu mais um murro na mesa, ao mesmo tempo que colocou bem alta a fasquia de Jesualdo Ferreira para o que resta da temporada.

"Os adeptos não andam felizes e eu também não. Sempre disse que queríamos lutar pelos primeiros lugares. Já existiram demasiados erros e, para mim, acabou a margem de erro. Os resultados vão ter de melhorar. Temos obrigação de fazer mais e melhor até ao fim. Ganhar a Taça de Portugal e a Taça da Liga continuam a ser objetivos desta equipa", respondeu, antes de ser confrontado com a luta pelo título:"Queremos voltar a ter uma palavra a dizer. Eu sonho todos os dias e, nestes dez anos, já realizei alguns dos meus sonhos. Espero vir a realizar mais alguns."

Num discurso onde repetiu as quatro promessas eleitorais (erguer uma cidade desportiva, criação de um canal de televisão, atingir os 40 mil sócios e manter elevada a performance desportiva), António Salvador assegurou que será sempre um líder presente para ajudar o Sp. Braga a continuar a crescer.

Com poucos associados presentes, outra das grandes surpresas da tarde foi ouvir o recém-eleito presidente agradecer a... Mesquita Machado pelo trabalho realizado no clube.

RECORD

JotaCC

RUSESCU PARA O ATAQUE
REFORÇO>>Avançado romeno, de 25 anos, chega ao Braga, por empréstimo do Sevilha, até ao final da temporada. O guarda-redes Beto jogou com ele e destaca o bom remate de meia distância

Com Éder afastado devido a lesão e Edinho a demorar a reencontrar-se com os golos, o Braga não perdeu tempo e tratou de se reforçar com um avançado. O internacional romeno Raul Rusescu, 25 anos e 1,79 metros, vai chegar para a frente de ataque dos arsenalistas por empréstimo do Sevilha até ao final da época. "O Braga tem opção de compra no verão", revelou Vitor Becali, empresário do jogador, ao sítio "Sport.ro".


O valor a pagar pelos bracarenses ronda, segundo o jornal "Estádio Deportivo", de Sevilha, três milhões de euros.

BETO
"Gosta de jogar com outro ponta de lança, não é um nove puro. Cabeça não é o ponto mais forte, mas com os pés é bom


Melhor marcador do campeonato romeno na época passada (21 golos), ao serviço do campeão Steaua de Bucareste, Rusescu foi contratado pelo Sevilha por 2,2 milhões de euros. No clube andaluz, porém, encontrou forte concorrência –Carlos Bacca e Kevin Gameiro -, e acabou por fazer apenas sete jogos: um no campeonato, dois na Taça do Rei e quatro na Liga Europa. Foi nesta prova da UEFA que apontou os três únicos golos pelo Sevilha.

Na primeira metade da presente época, Rusescu jogou com os portugueses Beto, Carriço e Diogo Figueiras. O guarda-redes é o que está melhor colocado para analisar a contratação do Braga, porque já jogou no clube minhoto e por conhecer o jogador, fruto da passagem pelo futebol romeno (Cluj, em 2011/12). O internacional luso não duvida de que o Braga fez uma boa aposta. "É um jogador que não passou por uma boa fase no Sevilha. Teve pouca utilização, acabou por ser a terceira opção, e isso retirou-lhe confiança. Mas conheço as suas qualidades, sei que é muito bom jogador, com uma meia distância muito boa. Chuta bem e tem um bom faro de golo", analisa Beto, acrescentando outras características. "Por preferência, gosta de jogar com outro ponta de lança, não é um nove puro. Gosta de jogar sem posição fixa. É um jogador que procura bem os espaços, procura receber a bola sozinho e finaliza bem. O jogo de cabeça não é o ponto mais forte, mas com os pés é bom", salienta o guarda-redes do Sevilha.
De acordo com Beto, Rusescu também não t erá problemas de adaptação. "Vai ser muito fácil para ele a esse nível. Aprendeu a falar espanhol em três ou quatro semanas. É uma pessoa excecional e, recuperando animicamente, vai explanar o que sabe fazer e poderá ser uma mais-valia", refere o guardião.



Minhotos já o seguiam antes de ir para o Sevilha

Além de confirmar a contratação de André Pinto [ver peça em baixo], António Salvador, presidente do Braga, também admitiu ontem que os arsenalistas estão em negociações muito adiantadas com Rusescu. "Está praticamente resolvido", afirmou sobre o avançado que o Braga "conhece bem". "Já o acompanhamos há algum tempo, antes de ir para o clube onde está neste momento", revelou António Salvador, considerando Rusescu "um excelente jogador, de grande qualidade e que se enquadra no espírito de ambição do Braga". Já Victor Becali, agente de Rusescu, entende que o avançado romeno ficará a ganhar com a transferência. "Foi uma boa decisão, porque estou convencido que ele vai ser titular no Braga", afirmou ao "Sport.ro".



André Pinto certo até 2017
Defesa-central português, de 24 anos, reforça o Braga a custo zero, assinando um contrato válido por três épocas e meia

O Braga já assegurou dois defesas-centrais para a reabertura do mercado, em janeiro: o brasileiro Kadu, que já chegou a Portugal na semana passada, e André Pinto, que ontem foi confirmado como reforço por António Salvador. Segundo o presidente dos minhotos, o jovem central português "enquadra-se no espírito de ambição do clube", assim como Rusescu, e ingressa no plantel de Jesualdo Ferreira face à necessidade de se "fazer reajustes depois de algumas contrariedades". A contratação de André Pinto não implica qualquer custo ao Braga, pois o defesa formado no FC Porto encontrava-se livre, depois de se ter desvinculado do Panathinaikos, clube que representava desde a época passada. O vínculo de André Pinto com os arsenalistas tem a duração de três épocas e meia. Jesualdo Ferreira conhece muito bem o jogador e não esconde a admiração pelas suas características. Em 2007/08, chegou a convocá-lo para dois jogos da equipa principal do FC Porto, com o Fátima, na Taça da Liga, e a Naval, no campeonato. Em 2012, foi buscá-lo ao Olhanense e levou-o para o Panathinaikos. Com André Pinto, o plantel principal do Braga passa a contar com seis centrais, juntando-se a Kadu, Sasso, Nuno André Coelho, Paulo Vinícius e Santos.



ÉDER APENAS REGRESSA EM FEVEREIRO

Operado no passado dia 13 de dezembro ao pé esquerdo para debelar uma lesão de stress no quinto metatarso, Éder tem pela frente um período de recuperação nunca inferior a um mês e meio, sendo este um dos motivos fortes para o Braga se preparar para contratar dois avançados em janeiro, na reabertura do mercado de transferências. A paragem será absoluta durante mais de um mês e só nos últimos 15 dias do seu processo de convalescença é que passará a cumprir treinos específicos no relvado até ser devolvido pelo departamento médico ao técnico Jesualdo Ferreira. Contas feitas, o internacional português deverá apresentar-se em condições de entrar em ação no começo de fevereiro, o que significa uma pequena contrariedade para quem enfrentou seis meses de recuperação após ter sido operado aos ligamentos cruzados do joelho direito.



Programa para realizar

"Honrado por tomar posse para um novo mandato como presidente do Braga", António Salvador reiterou o desejo de cumprir na íntegra com o que prometeu aos sócios. "É o nosso compromisso tornar realidade tudo o que está projetado: a cidade desportiva, a Braga tv, a meta dos 40 mil associados e manter a elevada performance desportiva. Tudo isto fará com que o clube seja ainda maior", vaticinou o líder bracarense.



BREVES

UM OBRIGADO A... MESQUITA MACHADO

A separação entre António Salvador e Mesquita Machado, que levou o último a criticar o recém-eleito presidente do Braga, não impediu António Salvador de agradecer ao antigo presidente do Conselho Geral o trabalho realizado. "Ao professor José Mendes, à sua equipa e ao engenheiro Mesquita Machado o meu muito obrigado pelo trabalho desenvolvido. Souberam desempenhar as funções com elevada e extrema dedicação", afirmou Salvador nas primeiras palavras aos associados.


JOSÉ MENDES APELOU A MAIOR AFLUÊNCIA NAS AG

Presidente da Assembleia Geral cessante, para dar lugar a José Manuel Fernandes, José Mendes apelou a uma maior participação dos sócios nas reuniões. "Gostava de ter tido mais pessoas a participar [nas AG], mas o ato eleitoral provou a vitalidade do clube", referiu, enquanto o sucessor agradeceu "aos sócios que disseram presente e escolheram de forma clara o projeto" de António Salvador.


RICARDO RIO NOS CONVIDADOS


O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi um dos muitos convidados que marcaram presença na tomada de posse de António Salvador. A cerimónia decorreu no hall do Estádio AXA, onde estiveram cerca de 50 pessoas, que aplaudiram de pé o discurso do empresário, que venceu as eleições de 13 de dezembro com mais de 85 por cento dos votos.

O JOGO



JotaCC

Águias atentas a bracarense Hebert
Clube da Luz tem vindo a observar com insistência o defesa- central de 22 anos, da equipa secundária dos arsenalistas

Hebert Santos, central de 22 anos do Sporting de Braga B, está referenciado pelo Benfica para a próxima temporada. Olheiros do clube das águias têm observado vários jogos do jovem defesa, que também já jogou pela equipa principal arsenalista – diante das águias, na Luz –, e os relatórios têm sido bastante positivos.
Hebert chegou ao futebol português em 2010, para representar o Vasco da Gama de Sines, e esta época acabou por ser contratado pelo Sp. Braga. Titular indiscutível na equipa B, o brasileiro tem suscitado o interesse de outros clubes, um dos quais o Benfica, que admite avançar para a sua contratação.
Entretanto, ontem, na partida para a Argentina, onde vai gozar férias natalícias, o médio Enzo Pérez revelou acreditar na conquista de vários títulos esta temporada. "Foi bom termos chegado onde chegámos, mas agora só pensamos em conquistar esses títulos da Liga portuguesa, da Taça e ainda da Liga Europa", disse o médio, que antes de embarcar fez questão de elogiar o treinador Jorge Jesus.
"A minha relação com Jesus é muito boa, como era com os meus treinadores anteriores. Ele é muito trabalhador, está atento a todos os detalhes do jogo. Mimado por Jesus? Não sei se sou o mais mimado, faço apenas o meu trabalho", disse, não se mostrando preocupado com os rivais FC Porto e Sporting: "Não nos fixamos no que os outros fazem. Estamos a trabalhar bem e temos um grupo de qualidade."



André Pinto e Rusescu são reforços do Sp. Braga
Defesa- central e avançado juntam- se a Kadu, central brasileiro contratado ao Vitória da Bahia. Mais opções para Jesualdo

Depois de Kadu, agora André Pinto e Rusescu. Jesualdo Ferreira, treinador do Sporting de Braga, conta já com três reforços para o que resta da época 2013/ 2014.
Defesa- central formado no FC Porto que jogava no Panathinaikos, da Grécia, André Pinto foi orientado por Jesualdo Ferreira nos dragões e na Grécia, sendo por isso um jogador que o técnico conhece bem.

Já Rusescu é um avançado romeno cedido a título de empréstimo pelo Sevilha, de Espanha, que o contratou no início desta época ao Steaua de Bucareste, equipa pela qual se sagrou melhor marcador romeno em 2012/ 13, com 21 golos na Liga. Rusescu vem colmatar a ausência de Éder durante os próximos meses, já que o internacional português foi operado ao pé esquerdo ( fratura do quinto metatarso) e deve ficar fora dos relvados dois a três meses. Kadu, defesa- central brasileiro, jogava no Vitória da Bahia, do Brasil, já cumpriu os habituais exames médicos de rotina, com êxito, e passará inclusivamente o Natal no Minho com o objetivo de apressar a integração no novo clube. António Salvador tomou posse Entretanto, António Salvador, presidente dos arsenalistas, tomou posse, ontem, para mais três anos. E exige mais da equipa. "Tal como os adeptos, também eu não estou contente com o lugar que ocupamos [ sétima posição da Liga]. Temos obrigação de fazer mais e melhor. Queremos lutar pelos primeiros lugares e conquistar a Taça de Portugal e da Liga", anunciou ontem António Salvador.

DN


JotaCC

Raul Rusescu e André Pinto são reforços bracarenses

O avançado romeno Raul Rusescu e o defesa central português André Pinto vão reforçar o Sp. Braga na reabertura do mercado de transferências, em Janeiro. Rusescu será emprestado pelo Sevilha até ao final da temporada, enquanto André Pinto, que recentemente rescindiu contrato com o Panathinaikos, assinou por três épocas e meia. O anúncio da contratação do defesa português aconteceu durante a tomada de posse de António Salvador. O presidente do Sp. Braga, aproveitou a cerimónia para deixar um recado ao plantel bracarense: "Tenho a certeza que os resultados vão melhorar, com a noção de que não existe margem de erro."

PUBLICO

JotaCC

SALVADOR QUER MAIS E MELHOR
Braga empossou dirigentes para novo triénio e o reeleito presidente admitiu que não está satisfeito

António Salvador e restantes órgãos sociais do Braga tomaram ontem posse para o triénio 2014-16, cerimónia que decorreu no Estádio Axa. Apesar do ambiente festivo, o vencedor das eleições do último dia 13 (87% contra 13% da lista liderada por Nuno Carvalho) mostrou descontentamento pelo sétimo lugar que a equipa ocupa na Liga, quase no final da primeira volta.

"Tal como a massa associativa, não estou satisfeito. O lugar que ocupamos não é o que pretendemos. O início de época foi duro, mas podemos fazer mais e melhor", avisou António Salvador.
"Acredito no valor desta equipa e tenho a certeza que os resultados vão melhorar. Não há mais margem de erro, queremos voltar aos lugares de topo e vencer a taça de Portugal e aTaça da Liga", atirou ainda, perante os aplausos de meia centena de sócios presentes na cerimónia.

A cerimónia foi inicialmente conduzida pelo presidente da assembleia-geral cessante, José Mendes, passando depois a ser liderada pelo seu substituto, o eurodeputado José Manuel Fernandes. Na oportunidade, tomaram ainda posse, entre outros dirigentes, os presidentes do Conselho Fiscal, Gaspar Vieira de Castro, e do Conselho Geral, Fernando Oliveira.
Na cerimónia, presenças notadas foram as de Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, e de Manuel Machado, líder da Associação de Futebol de Braga. Já Mesquita Machado, presidente cessante do Conselho Geral e ex-líder da autarquia, e Nuno Carvalho, candidato derrotado nas urnas, não compareceram.



ANDRÉ PINTO CERTO RUSESCU A CAMINHO

Á margem da cerimónia, António Salvador revelou a contratação, por três épocas e meia, de André Pinto, central português de 24 anos que estava livre após ter jogado no Panathinaikos, da Grécia. O presidente do Braga adiantou estar "praticamente resolvida" a aquisição do avançado romeno Rusescu, vinculado ao Sevilha. Confrontado com a notícia do jornal "Digi Sport", da Roménia, que deu como quase certa a chegada do dianteiro, de 25 anos, que pertence ao clube andaluz e seguido pelo Braga "já há algum tempo". Rusescu chega a Braga depois de amanhã, cedido até final da época, com opção de compra. António Salvador confirmou ainda a contratação do central brasileiro Kadu, ex-Vitória da Bahia, que, aliás, já está no Minho desde a semana passada.

JN

JotaCC

André Pinto já é oficial

Foi já no final da tomada de posse [ver peça à parte] que António Salvador assumiu o desejo em promover algumas mudanças no plantel, confirmando a notícia de A BOLA e abrindo as portas à chegada de André Pinto ao SC Braga.

Defesa-central português, de 24 anos, formado nas escolas do FC Porto, a contratação do futebolista de enorme envergadura física (86 quilos distribuídos por 1,94 metros) não implicou investimento de maior, até porque se encontrava livre, após rescindir com o Panathinaikos. Jesualdo Ferreira foi quem o levou para a Grécia (época 2012/2013), depois de o ter treinado no FC Porto (2007/2008) e agradece a transferência.

Kadú (central, Vitória da Bahia) também foi confirmado por Salvador.

A BOLA

JotaCC


JotaCC

«SC Braga não tem problemas de dinheiro», diz agente de Rusescu

Victor Becali, representante de Raul Rusescu, explicou que as boas relações entre SC Braga e Sevilha foram determinantes para a cedência do avançado romeno aos minhotos, já a partir de janeiro.

«O SC Braga é uma boa equipa e sem problemas de dinheiro. Rusescu não podia voltar ao Steaua. E o Sevilha preferiu o SC Braga devido às boas relações entre os clubes, que começaram com a transferência de Beto. Além disso, a liga portuguesa tem muita visibilidade em Espanha», afirmou Victor Becali, ao site romeno sport.ro.

Além do SC Braga, Rayo Vallecano e Málaga também manifestaram vontade de contar com o empréstimo de Rusescu.

«Está tudo tratado e só falta a oficialização. É um bom passo para ele. Estava chateado por jogar pouco em Sevilha. O SC Braga joga de uma forma que se adapta às suas características e tenho a certeza que será titular em Portugal», completou Victor Becali.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

André Pinto entra ao serviço no dia 26

Depois de Kadú (defesa-central brasileiro, de 27 anos, ex-Vitória da Bahia) se ter apresentado em Braga antes das miniférias de Natal, André Pinto será o segundo reforço de Inverno dos guerreiros a entrar ao serviço.

Também defesa-central, o português chega ao Minho a custo zero, após rescisão firmada com o Panathinaikos, tendo assinado um acordo válido por três épocas e meia com os bracarenses.

Aos 24 anos, o defensor prepara-se para cumprir nova etapa numa carreira profissional iniciada no FC Porto, clube no qual se formou e onde também se cruzou pela primeira vez com Jesualdo Ferreira (época 2007/2008).

O treinador do SC Braga foi também o responsável pela ida de André Pinto para a Grécia e foi com satisfação redobrada que recebeu a notícia da aposta feita pela SAD liderada por António Salvador.

É já no dia 26, altura em que os arsenalistas retomam os trabalhos, dando início à preparação do jogo com o Estoril (29, partida referente à fase de grupos da Taça da Liga), que André Pinto começa a treinar-se com os novos companheiros.

A BOLA

JotaCC

«Só falta a oficialização», diz empresário de Raul Rusescu
O avançado romeno vai mesmo ser reforço dos bracarenses e Victor Becali, agente do atleta, falou sobre o negócio e também em relação à oportunidade de jogar com maior frequência num campeonato com visibilidade.

«Está tudo tratado e só falta a oficialização. É um bom passo para ele, já que estava chateado por jogar pouco em Sevilha. O SC Braga joga de uma forma que se adapta às suas características e, além de tudo, é muito positivo porque tenho a certeza que será titular em Portugal», admitiu o agente, em declarações à imprensa romena.

Raul Rusescu, de 25 anos, prepara-se para ser mais um reforço dos bracarenses (depois de Kadu e de André Pinto), que têm o objetivo de melhorar na classificação e de chegar longe nas taças internas, como afirmou António Salvador na sua tomada de posse como presidente.

Becali avaliou de forma muito positiva o clube com o qual o seu atleta se prepara para rubricar contrato por empréstimo e fez uma curiosa observação sobre as contas do SC Braga.

«É uma boa equipa e sem problemas de dinheiro. O Raul não podia voltar ao Steaua e o Sevilha preferiu o SC Braga, devido às boas relações entre os clubes, que começaram com a transferência de Beto. Além disso, a liga portuguesa tem muita visibilidade em Espanha», finalizou.

ZEROZERO

brigada da relote

Vídeo: invasão de campo de «avozinha» portuguesa corre mundo
Veja as imagens


As imagens passaram na SportTV, foram colocadas no Youtube e agora correm mundo.

A seção de desporto do Yahoo fez das imagens notícia a ajudou-o a passar as 65 mil visualizações. E a contar.

Que mostra o vídeo? De acordo com o título do jornalista do Yahoo, uma «avozinha» que invade um campo de futebol na Liga portuguesa e acaba, sorridente, a regressar à bancada.

Tudo aconteceu no Marítimo-Sp. Braga, da última jornada.

Cenas destas já nem são habituais em Portugal, mas quando acontecem, o mundo vê-as.

Quando à adepta, é muito conhecida em Portugal. Sobretudo em Braga, onde não perde uma partida, como pode ver neste link..

http://www.youtube.com/watch?v=TnMbyce-sEw

MAIS FUTEBOL

enormeBRAGA

Braga 2013: Um quase (quase) desmistificado
24-12-2013

O fantasma do "quase" que sempre perseguiu José Peseiro voltou a acompanhar o treinador ribatejano no seu regresso a Portugal. Desta vez a "fava" calhou ao Sporting de Braga que esteve perto de perder tudo mas acabou a temporada 2012/13 com um título no Museu.

O Sporting de Braga terminou a época 2011/12 no terceiro lugar da Liga Zon Sagres, garantido um lugar na pré-eliminatória de acesso  à Liga dos Campeões e deixando o Sporting Clube de Portugal no quarto lugar. A campanha gloriosa terminou com a saída de Leonardo Jardim da pedreira e possibilitou a abertura de um novo ciclo na vida dos arsenalistas, com José Peseiro ao leme.

Salvador cumpre sonho antigo

Por mais que uma vez o Presidente do Sporting de Braga tentou levar José Peseiro para o Estádio Axa, seduzido pelos pergaminhos do técnico português e pelo futebol espectáculo das suas equipas. Vários anos ligado a projectos profissionais no estrangeiro, Peseiro lá acabaria por regressar a Portugal e aceitar o desafio do líder arsenalista de adicionar títulos e troféus às boas campanhas dos minhotos nas temporadas anteriores.



Apesar do rótulo de "perdedor" colado ao técnico ribatejano, Salvador acreditou  que a maior experiência adquirida com os muitos anos a treinar fora de Portugal permitiria a José Peseiro sair vencedor num projecto com muito menos investimento do que o seu Sporting de 2004/05 mas também com inferior nível de pressão do que os leões.

E por isso no verão de 2011 Peseiro apresentou-se em Braga com o objectivo bem definido:  «Lutar pelo título até à exaustão!».

Entrada a matar assusta concorrência

O discurso ambicioso na pré-temporada consumar-se-ia num arranque prometedor dos arsenalistas em 2012/13. De tal maneira que o primeiro objectivo traçado, e de elevado grau de dificuldade, foi logo atingido. Os bracarenses conseguiram chegar à Liga dos Campeões deixando para trás a poderosa e favorita Udinese, que caiu em Itália nos penaltys e permitiu a entrada de três equipas portuguesas na fase de grupos.

A entrada na Liga milionária aconteceu depois de um igualmente auspicioso empate no Estádio da Luz a duas bolas, frente ao Benfica de Jesus. E mesmo com dois ou três resultados fora dos planos, como a derrota no terreno do Paços de Ferreira e o desaire caseiro com o Cluj, a equipa acabou por engrenar e lançar as expectativas da massa adepta minhota para as estrelas, com resultados assinaláveis e futebol ofensivo do melhor visto em Braga nos últimos anos. Vitórias forasteiras como aquelas frente ao rival de Guimarães e no terreno do Galatasaray, num ambiente sempre difícil, entusiasmaram os arsenalistas e assustaram a concorrência, sobretudo a de Lisboa, de onde cedo se começou a temer, em Alvalade, mais uma época atrás dos minhotos na tabela classificativa.

Lesões e saídas atrapalham

A boa série de resultados do Braga foi, no entanto, sendo perturbada por uma maré de lesões que foi fustigando o plantel orientado por José Peseiro. A partir de determinada altura da época, o treinador viu-se privado de vários jogadores e por diversas vezes teve de recorrer à equipa B dos minhotos. Os problemas físicos na sua equipa fizeram-se sentir sobretudo no sector defensivo, com Peseiro a ter de enfrentar várias partidas com apenas um defesa-central de raíz. Douglão, Nuno André Coelho e Paulo Vinícius estiveram muito tempo lesionados e o cenário mais negro ficou quando Éder, o ponta-de-lança em plena fase de afirmação na equipa e no futebol português, se lesionou em Fevereiro deste ano e ficou fora das opções até ao final da temporada.

Pelo caminho o defesa-esquerdo Ismaily, uma das peças-chaves do onze de Peseiro, saiu no mesmo mês para o Shaktar Donetsk, por 4 milhões de euros, e deixou a equipa sem os argumentos no corredor esquerdo que com o brasileiro foi evidenciando na primeira metade da época.

Fazendo uma comparação, o Sporting de Braga "começou" o ano com um onze constituído por Quim, Leandro Salino, Douglão, Nuno André Coelho, Ismaily, Custódio, Hugo Viana, Ruben Amorim, Mossoró, Alan e Éder; e terminou-a com Cristiano, Salino, Paulo Vinícius, Aderlan Santos, Mauro, Ruben Amorim, Ruben Micael, João Pedro, Hélder Barbosa e Zé Luís.

Pegando na equipa inicial, a que arrancou resultados surpreendentes nos primeiros meses do ano, constata-se a diferença de potencial para com a segunda: tirando a intermitência dos centrais, todo o restante onze é formado por internacionais A e jogadores com espaço em qualquer equipa grande. A técnica e vocação ofensiva dos laterais Leandro Salino e Ismaily, o posicionamento, equilíbrio e capacidade de passe dos três médios (sobretudo Hugo Viana), a propensão para gerar desequilíbrios de Mossoró e Alan e por fim a finalização, o poder físico e de choque de Éder fizeram do Sporting de Braga uma equipa capaz de voar ao mais alto nível em Portugal.

Quem tudo quer (quase) tudo perde

O síndrome do quase, do estar muito perto e não muito longe, que sempre acompanhou o treinador José Peseiro acabou por quase atacar o Sporting de Braga em 2012/13.

Na Liga dos Campeões, a equipa ganhou então por 2-0 em Istambul, frente ao Galatasaray, e quase se acreditou que os minhotos passariam à fase seguinte; esteve a ganhar por 2-0 em Old Trafford e quase que ficava com os três pontos (acabou por perder por 3-2), e no fim  quase que se gerou a expectativa de que os arsenalistas chegariam pelo menos à Liga Europa, acabando por ficar no último lugar do grupo H com apenas três pontos.

Na Taça de Portugal o Braga eliminou o FC Porto e ganhou 2-1 em casa e esteve quase a chegar à final, acabando por ser eliminado em Guimarães pelo futuro vencedor da competição.

No campeonato os minhotos estiveram na luta pelo terceiro lugar e quase que conseguiam repetir a presença no pódio de 2011/12, mas acabaram por deixá-la fugir com uma comprometedora derrota caseira frente ao Nacional, por 3-1, na penúltima jornada, ficando a dois pontos da terceira posição garantida pelo Paços de Ferreira.

Salvou-se no meio destas repetidas mortes na praia a conquista da segunda Taça da História do Sporting de Braga, e frente ao tri-campeão FC Porto. José Peseiro saiu de Braga pela porta pequena, com muitas críticas dos adeptos e do Presidente António Salvador, mas a verdade é que foi o primeiro treinador da era do líder bracarense a conquistar um troféu, o primeiro da sua carreira.

Numa época de grandes sonhos e ilusões, os minhotos acabaram por "só" conquistar a Taça da Liga e  estrearem-se a acabar uma temporada com um troféu no currículo. Mais uma vez, José Peseiro quase que ganhava tudo, mas também quase tudo perdia. E este segundo quase, no final das contas, acaba por fazer toda a diferença.


http://www.vavel.com/pt/futebol-portugues/313529-braga-2013-um-quase-quase-desmistificado.html
#VãoTerDeContarConnosco