News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/12

Started by JotaCC, 04 de December de 2013, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Grande emoção" no regresso ao Dragão



O treinador do Sp. Braga, Jesualdo Ferreira, admitiu, ontem, que será "uma grande emoção" regressar ao Dragão e confidenciou que, desde que deixou o comando do FC Porto, ainda não regressou ao estádio.

À margem de um congresso sobre futebol, que decorreu na Maia, o treinador dos bracarenses escusou-se a tecer grandes comentários sobre o encontro da 12.ª jornada da I Liga, agendado para o próximo sábado, admitindo, porém, que o respeito que tem pelo FC Porto "é muito grande para poder dizer o que quer que seja antes ou depois do jogo".

"Vai ser uma grande emoção voltar ao Dragão. Ainda não tinha voltado ao Dragão desde que deixei de treinar o FC Porto. Vai ser u m momento só meu e só eu sei o que vou sentir. Temos sempre um pouco de nós nos clubes por onde passámos", esclareceu o técnico, que foi homenageado num congresso de futebol que decorreu na Maia.

Em relação ao momento menos bom do Sp. Braga, Jesualdo Ferreira acredita que "ainda não está ultrapassado", mas garante que a equipa está no bom caminho para manter na senda das vitórias. "O que se passa no Sp. Braga não é uma situação normal. Não está ultrapassado. O que conseguimos foi apenas uma vitória [frente à Olhanense, por 4-1]. Agora o nosso objectivo é aquele que traçámos no início da época, que é alcançar os lugares cimeiros", lembrou Jesualdo Ferreira no final da cerimónia.




José Manuel Fernandes: "António Salvador é a garantia de sucesso para o Sp. Braga"

A corrida para as eleições no Sporting de Braga promete acelerar à medida que se aproxima o dia D (13 de Dezembro). António Salvador é a aposta na continuidade, mas com um programa onde constam algumas novidades, onde está patente a ambição. Na sua lista destaca-se a escolha do eurodeputado José Manuel Fernandes para o cargo de presidente da mesa da Assembleia Geral.

Sócio número 8127, José Manuel Fernandes entra pela primeira vez nestas andanças do futebol e abraça o desafio pelo "projecto" e a "convicção" que António Salvador "é a pessoa certa" para dar continuidade ao crescimento do clube. "Mesmo sem fazer parte dos órgãos sociais já apoiava António Salvador e aceitei este convite de forma fácil porque não tenho dúvidas que a esmagadora maioria dos sócios do Sporting de Braga reconhecem que este é o melhor caminho para o clube".

O candidato a presidente da mesa da assembleia geral, na Lista A, aponta essencialmente o projecto que foi elaborado para o clube, sob a condução de António Salvador. "Há um amplo consenso que assenta no lema: o Sporting de Braga não pode parar. Foi apresentado o projecto da Cidade Desportiva que é importante para o clube, onde se pretende envolver todas as modalidades amadoras e ainda o desporto adaptado, sendo uma preocupação desta direcção.

Tudo isto está aliado à formação e educação, para além de uma série de mais valias e uma ambição que se mantém", vincou José Manuel Fernandes. Apontou ainda a proposta de um canal de televisão do clube "sendo um meio importante para divulgar o clube, ilustrar todas as mod alidades do Sporting de Braga e também ter maior proximidade com os sócios", referiu.

Instado a pronunciar-se sobre as funções a que se candidata como presidente da assembleia geral, José Manuel Fernandes deixa patente uma mensagem de união que assegura como fundamental para o sucesso do clube em todas as vertentes.

"O papel de presidente da assembleia geral é procurar a união dos sócios, esse será o meu objectivo e colaborar com todos os órgãos e defender ainda os interesse dos sócios e do clube. Vou defender até ao limite os interesses do Sporting de Braga assumindo também o papel que é o de colaborar no crescimento e na ambição do Sp. Braga. A motivação acresce pelo facto de me terem apresentado este projecto no qual estou envolvido por considerar que tem todas as condições para promover e reforçar o crescimento do Sporting de Braga" adiantou o eurodeputado.

José Manuel Fernandes coloca a referência de António Salvador no caminho já percorrido, lembrando que "hoje o Sporting de Braga é conhecido em termos europeus, adquirindo uma enorme projecção pela participação na final da Liga Europa, o que não está ao alcance de qualquer clube" e adianta que "não é para ficar por aqui" e como tal salienta que a aposta na continuidade de António Salvador para "desenvolver um projecto que cresceu muito nos últimos anos. "O Sporting de Braga lutava para não descer e hoje luta pelos primeiros lugares, triplicou o número de sócios e é um clube respeitado em termos nacionais e internacionais", referiu ainda José Manuel Fernandes, candidato na lista de António Salvador.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Bilhetes à venda pela internet

Através de parceria assinada entre o SC Braga e a VTickets, plataforma digital de venda de ingressos para espetáculos desportivos, os adeptos do emblema bracarense já podem adquirir bilhetes para os jogos da equipa fora do estádio AXA.

Este sistema promete facilitar a aquisição de entradas através da compra on-line e, neste momento, já é possível garantir bilhetes para o jogo de sábado, da 12.ª Jornada, frente ao FC Porto, no estádio do Dragão, a partir das 20.15 horas. Para comprar bilhetes, os interessados têm que aceder à plataforma digital na internet, escolher o jogo e efetuar o pagamento, através de cartão de crédito ou multibanco.

A BOLA

JotaCC

Rafael Lopes entra nas contas de janeiro
avançado do penafiel seguro por antónio salvador

Depois do defesa-central Kanu, a SAD do Sp. Braga deve assegurar o reforço de um goleador. Rafael Lopes, artilheiro-mor do Penafiel, encontra-se em conversações avançadas para rumar ao Axa já em janeiro. Com 22 anos, o internacional português marcou por 11 vezes esta temporada, sete das quais na 2.ª Liga. A Académica tinha-o debaixo de olho, mas António Salvador antecipou-se e tem praticamente tudo fechado com o agente do jogador.



Éder motivado como nunca
estreou-se a marcar na liga e agora reencontra um rival de boa memória

Golo é uma palavra que Éder disse durante praticamente toda a vida. Os últimos meses foram uma exceção, mas o Olhanense viu o avançado voltar a fazer o que mais gosta. Depois de uma lesão grave, que o obrigou a uma intervenção cirúrgica, Éder marcou para a Taça de Portugal, no Algarve, e 15 dias depois voltou a ser notícia quando ajudou o Sp. Braga a voltar às vitórias no campeonato. O remate certeiro deu o 3-0 e quebrou o jejum do goleador na competição mais importante do nosso país.

Motivado por ser novamente importante para a equipa, Éder prepara-se, agora, para reencontrar o FC Porto, clube que já tanto o desejou e a quem marcou um dos golos mais importantes da carreira. Na época passada, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, os azuis e brancos entraram no Axa a todo o gás e a vantagem no marcador não surpreendeu ninguém. Porém, a resposta dos guerreiros, então comandados por José Peseiro, estava reservada para bem perto do final e seria mesmo o avançado internacional português a consumar a reviravolta. O FCPorto ficou pelo caminho e Éder não mais se voltou a encontrar com os bicampeões nacionais. A famosa lesão afastou-o, por exemplo, da final da Taça da Liga. Sábado, em pleno Estádio do Dragão, muitas das ambições dos arsenalistas passam pelos pés (e cabeça) deste avançado.

RECORD

JotaCC

"VOLTAR AO DRAGÃO SERÁ EMOCIONANTE"
JESUALDO FERREIRA>>Prestes a regressar ao estádio do FC Porto, como adversário, o treinador saiu em defesa do homólogo portista, embora desejando a vitória do Braga

Responsável há nove anos, ainda que indiretamente, pelo despedimento de Victor Fernández do comando técnico do FC Porto, no seguimento de uma vitória do Braga no Estádio do Dragão, Jesualdo Ferreira projeta um novo êxito no regresso ao estádio dos campeões nacionais. O atual treinador dos portistas está debaixo de forte contestação, reflexo de dois empates e de uma derrota, em Coimbra, mas o treinador do Braga até acha que o seu desempenho tem sido bom. "A carreira do Paulo Fonseca tem sido boa até agora. Está a dois pontos do primeiro lugar e tem caminho aberto para poder ganhar tudo", argumentou.
Apresentadas as vénias ao colega de profissão, Jesualdo Ferreira assumiu que conta ganhar no jogo de sábado. "Espero que a minha equipa esteja à altura do adversário e que tenha capacidade para discutir o jogo. Se fizermos como nos últimos jogos, podemos ganhar", estimou, sem esconder que sentirá uma "grande emoção" quando voltar a pisar o palco dos dragões. "Nunca mais lá voltei desde o último jogo que fiz enquanto profissional. Não assisti a mais nenhum jogo no Dragão e terei o maior prazer em conviver com pessoas com que trabalhei durante quatro anos", precisou, embora avisando que o convívio que se aproxima terá de ser breve, por razões estritamente profissionais. "Não vai dar para mais. Será um momento de grande emoção. Com todo o respeito que tenho pelo clube que treino agora e por todos os outros que treinei antes, temos sempre um bocadinho de nós em todos os locais onde trabalhámos", declarou.
Apesar de falar em vencer, o treinador dos arsenalistas tem a perfeita noção do poderio do FC Porto. "Temos mais derrotas do que eles. O FC Porto é o campeão e o Braga não é", assinalou, lembrando ao mesmo tempo que os arsenalistas ainda se estão a levantar das cinzas depois de terem posto uma pedra, com uma vitória sobre o Olhanense, sobre uma terrível série de cinco derrotas para o campeonato. "Passámos por um momento de turbulência, ganhar um jogo não quer dizer nada. Passámos por uma situação que não era muito comum para o Braga e para mim. Eu não esperava, ninguém esperava, mas ainda não está ultrapassada; foi apenas uma vitória merecida contra o Olhanense", observou. Superada a pior fase, Jesualdo Ferreira acredita que a equipa está finalmente em condições de trepar na classificação, rumo a novo apuramento para as provas da UEFA. "A equipa está bem e a minha confiança nos jogadores é máxima para alcançarmos os lugares europeus", apontou.



BILHETES PARA O DRAGÃO NA INTERNET

Bastará aceder ao portal www.vtickets.pt para os adeptos do Braga poderem adquirir bilhetes para o jogo de sábado, no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto. Esta nova modalidade de compra de ingressos é fruto da parceria com a empresa VTickets. Carlos Brás, diretor de marketing do Braga, explicou que esta "é a forma mais fácil e cómoda para os adeptos adquirirem ingressos para os jogos fora, sem terem de se deslocar aos postos de atendimento".



MINIESTÁGIO EM BRAGA ATÉ AO DIA DO JOGO


Ao invés do que é usual, o miniestágio para o jogo com o FC Porto será cumprido numa unidade hoteleira de Braga e não na Cidade Invicta. O plantel às ordens de Jesualdo Ferreira irá treinar pela última vez na manhã de sexta-feira, estando prevista para o começo da tarde a habitual conferência de Imprensa do treinador. Até lá, a equipa continuará a trabalhar à porta fechada, sabendo-se apenas que o defesa-central Paulo Vinícius é o único caso clínico dos minhotos. De resto, tudo aponta para que o treinador aposte no onze dos últimos quatro jogos.



"Meti na cabeça que voltaria a estar em grande forma"

Avançado recorda a O JOGO os seis paragem e fala da pressão que sentiu até marcar o primeiro golo na I Liga



Recuperado de uma rotura total dos ligamentos do joelho direito, sofrida na época passada, e que o manteve afastado dos relvados durante seis meses, Éder recordou essa fase e admitiu que sentiu alguma pressão antes de de se estrear a marcar no jogo de sexta-feira, contra o Olhanense.

Antes de marcar o primeiro golo no campeonato, sentiu-se pressionado?
Há sempre pressão, tanto a que coloco em mim como das outras pessoas, o que é normal. Estava à procura do golo, tinha trabalhado para o conseguir e felizmente surgiu.

A pressão foi maior por nunca ter estado sete jogos seguidos sem marcar?
Sim. Essa série de jogos sem marcar também teve a ver com a lesão que sofri.

O que lhe disseram os companheiros do Braga quando marcou?
Felicitaram-me, porque sabiam que era importante para mim. Um ou outro ia dizendo que eu ia marcar, e felizmente aconteceu agora.

Dedicou o golo a alguém?
Dediquei a toda a equipa e ao departamento médico, porque foi muito importante na minha recuperação e sempre me apoiou.

Como foram esses meses afastado dos relvados?
Foram meses muito complicados, porque estava numa boa fase, sentia-me bem e de um momento para o outro surgiu aquela lesão. É um momento pelo qual nenhum jogador está à espera. Quando soube que iria ficar seis meses de fora foi frustrante. Meti na cabeça que tinha de estar concentrado e confiante para recuperar o mais rapidamente possível.

Nessa altura pensou que tinha o futuro em risco?
Uma operação é sempre um momento complicado, e no início há sempre muitas dúvidas. Tentei informar-me o mais possível para saber o tempo de recuperação e como teria de recuperar. Falei com o departamento médico do Braga e deram-me todas as informações. Fiquei tranquilo. Meti na cabeça que voltaria a estar em grande forma. Podia demorar mais um pouco, mas sempre acreditei que voltaria a estar bem. Sinto que vou atingir novamente esse nível.


"Gostava de jogar um dia em Inglaterra"
Esteve Ham, mas abandonou a reunião a meio

Éder esteve quase para cumprir o sonho de jogar em Inglaterra, em janeiro de 2012, e esteve mesmo reunido, no Porto, com responsáveis do West Ham, mas deixou o hotel a meio da reunião e não mais voltou. Na altura, justificou o abandono por não ter gostado da forma como as coisas estavam a ser conduzidas.

O que se passou para não assinar pelo West Ham?

Foi um episódio da minha carreira. Não chegámos a acordo. Estive no hotel, mas as coisas não aconteceram.

Gostava de jogar em Inglaterra?
É um campeonato que gosto de ver e gostava de jogar um dia em Inglaterra.

Como reage quando surgem notícias a dar conta de alguns grandes clubes ingleses interessados na sua contratação?
Claro que dá motivação e fico com vontade de fazer cada vez mais e melhor. Bem sei que algumas são especulação, mas cabe-me a mim dar o meu melhor para ajudar o Braga, se possível com títulos, sabendo que dessa forma o clube também me vai ajudar.


"Passaporte tem validade e espero mostrá-lo"

Avançado sonha ser convocado por Paulo Bento, mas sabe que tem de fazer uma boa época



Jogar o Mundial'2014 é um sonho que Éder quer concretizar, mas sabe que tal só acontecerá se realizar uma boa época na equipa bracarense.

O passaporte está em dia?
[Risos]Está dentro da validade...

Preparado para ir ao Brasil?
Isso vai ter de ser com muito trabalho, dedicação e esperar que a época corra bem no Braga. Depois, espero ter de mostrar o meu passaporte.

Pensa muito no Mundial'2014?

Nesta altura estou focado no Braga.

Como viveu as emoções dos dois jogos com a Suécia?

O jogo na Suécia foi intenso, emocionante. Creio que f oi percetível pela maneira como festejámos os golos. Foi um espetáculo.

Em algum momento pensou que podia entrar e ajudar?
Claro que sim, como qualquer jogador que estava no banco. Todos temos ambição de participar e de ajudar da melhor forma possível.

Como ficou o coração no momento em que a Suécia fez o 2-1?
Nessa altura, bateu mais depressa. É normal. Mas estive sempre confiante.


"Pé direito 10 pé esquerdo 7 jogo de cabeça 8"

O pé direito é muito forte, o esquerdo nem tanto e o jogo de cabeça pode ser melhorado. É esta a autoavaliação do internacional português, reconhecendo que pode aprender e muito com Jesualdo Ferreira.

De volta à boa forma, o que espera aprender com Jesualdo Ferreira?
Os jogadores crescem sempre com o professor. Isso é notório ao longo da sua carreira. Com ele posso melhorar os movimentos, a receção de bola e muitos outros aspectos. Todos os treinadores são diferentes e ele tem um estilo de jogo. Por isso, procura enquadrar-me dentro desse estilo que pretende.

O que tem a melhorar?
Ainda tenho muitos aspectos a melhorar. Posso fazer muito melhor e posso crescer como jogador.

Tem no pé direito o ponto forte e no esquerdo o ponto fraco?

[risos] Do pé esquerdo estou bem, mas pode melhorar bastante.

De 0 a 10, que nota dá ao pé esquerdo?

Dou 7 ou um 6. Fico-me pelo 7.

E ao pé direito?
Dou um 10.

E de cabeça?

Um 7 ou um 8. Fico-me pelo 8 no jogo de cabeça. Posso melhorar este aspecto.


ELOGIOS PARA DOMINGOS E PARA VILLAS-BOAS


Estreou-se na I Liga em 2008/09, na Académica, sob o comando de Domingos Paciência, e na época seguinte foi treinado por André Villas-Boas, dois treinadores que marcaram o internacional português. "Domingos Paciência já achava que eu tinha qualidade para me destacar como profissional. Foi muito importante, tal como o André Villas-Boas, dois treinadores que me deram oportunidades. O André Villas-Boas sempre me incentivou e deu bons conselhos", destacou o avançado português.

O JOGO

Bruno3429

«António Salvador soube pôr de pé até os projetos mais irrealistas» - Fernando Oliveira
Por Pascoal Sousa 

Presidente do SC Braga até passar o testemunho a António Salvador em 2003, Fernando Oliveira reconhece a excelência da gestão de quem o sucedeu. Na defesa da estabilidade do clube abraçou o desafio de fazer parte da lista do atual líder. Sobre Nuno Carvalho, diz que o candidato da lista B devia ter dado a conhecer-se mais cedo.

- Conduziu os destinos do SC Braga antes de António Salvador entrar. Após tantos anos, porque aceitou o desafio de integrar a lista do atual presidente para liderar o Conselho Geral? 

-Fundamentalmente, por uma razão: o clube tem conhecido estabilidade. Nos últimos anos, os clubes que tiveram sucesso foram os que gozaram desse quadro. Basta lembrar o que aconteceu ao Benfica antes de Luís Filipe Vieira ser presidente - pagou caro a instabilidade. Para o Sporting, então, a fatura foi pesada. Depois vemos o FC Porto, que com Pinto da Costa conheceu percurso de vitórias alicerçado num projeto estável.

-Considera que sem António Salvador dificilmente essa estabilidade será assegurada? 

-Nenhum presidente de clube é consensual. António Salvador apresenta resultados. Conseguiu algo inédito, ao juntar excelentes resultados desportivos com excelentes resultados financeiros. Apanhou o clube no 14.º lugar e a partir daí marcámos presença regular nas provas da UEFA e obtivemos classificações históricas no Campeonato; o Braga tinha ativos de 5 milhões de euros há 11 anos e agora tem 37 milhões! A situação líquida passou de negativa em 3 milhões em 2002 para 14,8 milhões positivos em 2013 e de 13 mil sócios saltámos para mais de 30 mil. Isso só foi possível com rumo e estabilidade.

- Na sua opinião, houve um SC Braga antes e depois de Salvador?


-Antes de Salvador, tivemos rotatividade diretiva com os resultados desastrosos que essa política implica. A minha reaproximação ao clube, a convite de Salvador, acontece porque numa primeira fase podia haver vazio de poder e depois porque apareceram pessoas que, sem desprimor para ninguém, têm que se dar a conhecer e dizer aos sócios quais são os seus projetos.

-Nunca nestes 10 anos houve duas listas às eleições. Não acha o avanço de Nuno Carvalho positivo para o debate interno?

- Ter duas listas é extremamente positivo, mas era de todo aconselhável que pessoas que queiram aparecer no futebol também compareçam às Assembleias do clube, apresentem alternativas e não se limitem a dizer mal por dizer. Só tenho pena é que as pessoas apareçam agora e não tenham promovido o debate mais cedo.

- O candidato Nuno Carvalho apareceu tarde, é isso?

-Apareceu demasiado tarde e sem se ter dado a conhecer. Até pode ter boas ideias e ser competente, mas não o conhecemos. Lá está, faltou o tal debate. Salvador expôs as coisas de forma clara, o projeto da televisão, a cidade desportiva, entre outros objetivos. Tem muitas ideias em mente e às vezes até parecem irrealistas, mas o facto é que nos últimos anos conseguiu pôr de pé os seus projetos.

- Se a lista A ganhar, sucederá a Mesquita Machado no Conselho Geral. Como analisa o recente afastamento do ex-autarca e as críticas dirigidas a Salvador?

-A figura do engenheiro Mesquita Machado é sempre controversa, o que é normal quando se está tanto tempo no poder. Como líder da Câmara deixou obra, ajudou sempre o clube - sou testemunha disso - e tem grande paixão pelo SC Braga. Agora, tal como eu fiz no passado, devia optar por um certo afastamento, não no sentido literal, mas acompanhando a situação, estando atento.

A Bola

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

«Queremos surpreender o FC Porto»
O Sporting de Braga desloca-se no próximo sábado ao Dragão em jogo da 12.ª jornada da liga portuguesa


Éder, avançado do Sporting de Braga, garante que os arsenalistas já ultrapassaram a fase mais complicada da época e que estão preparados para continuar a ganhar, depois do triunfo na 11.ª jornada, frente ao Olhanense.

«Houve uma reestruturação na equipa, um treinador novo e métodos diferentes, por isso é natural que haja um período de adaptação. A equipa passou por uma fase complicada, mas mesmo nesse período fizemos bons jogos. Estamos a melhorar e mais consistentes, por isso certamente as coisas vão melhorar», garantiu o avançado português em entrevista ao jornal O Jogo.

Esta semana, a equipa orientada por Jesualdo Ferreira tem uma difícil deslocação ao Estádio do Dragão, mas o avançado diz que a equipa trabalha para «surpreender o FC Porto».

«Respeitamos muito o FC Porto, mas temos ambição e estamos a crescer. Vamos fazer tudo para alcançar um bom resultado no Dragão. Temos de estar focados em nós próprios e trabalhar da melhor maneira possível para surpreender o FC Porto.»

O jogo entre FC Porto e Sporting de Braga está marcado para sábado às 20h15.

SAPO DESPORTO

brigada da relote

Lista B acusa Salvador de usar funcionários na campanha
Em comunicado, candidatura de Nuno Carvalho garante que alguns colaboradores do clube foram incumbidos de fazer telefonemas para a comissão de honra da Lista A, encabeçada por António Salvador, assim como de organizar jantares de campanha


A campanha eleitoral para as eleições de 13 de dezembro arrancou de forma amena, mas promete aquecer. A lista B, encabeçada por Nuno Carvalho, acusa a candidatura de António Salvador de se aproveitar dos funcionários do clube para preparar ações de campanha e, ponto por ponto, fez algumas denúncias.

Leia o seguinte comunicado:

A estrutura do Sporting Clube de Braga e seus funcionários em concreto são pagos por todos os sócios do SCB e não podem estar ao serviço de qualquer candidatura.

A) Não podem estar a fazer telefonemas, contactos e convites para a comissão de honra da Lista A do Sr António Salvador

B) Não podem estar a organizar jantares da Lista A

C) Não podem circular nos camarotes, apelando ao voto na lista A do Sr António Salvador

O Sporting Club De Braga não é nem coutada nem propriedade de ninguém, a não ser dos sócios do do nosso Clube.

Exigimos assim o cessar imediato da intervenção de todos os funcionários do clube.

O JOGO

brigada da relote

Nuno Carvalho acusa António Salvador de usar indevidamente meios do clube

O candidato da lista B às eleições do Sporting de Braga, Nuno Carvalho, acusou hoje o presidente e candidato da lista A, António Salvador, de usar meios do clube em prol da sua candidatura.

Num comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, Nuno Carvalho frisa que sempre pautará a sua campanha "pela maior lisura e transparência", pelo que não pode "continuar a assistir, sem dar conhecimento aos sócios, de situações que em nada contribuem para a elevação deste importante ato".

Para o empresário, "a estrutura do Sporting de Braga e os seus funcionários em concreto são pagos por todos os sócios do clube e não podem estar ao serviço de qualquer candidatura".

"Não podem estar a fazer telefonemas, contactos e convites para a comissão de honra da lista A, não podem estar a organizar ou a convidar para jantares da lista A, não podem circular nos camarotes apelando ao voto na lista A", elencou.

O candidato da lista B frisou que o "Sporting de Braga não é coutada nem propriedade de ninguém, a não ser dos sócios do clube".

"Exigimos assim o cessar imediato da intervenção, que deveria ser neutra, de todos os funcionários do clube", conclui.

As eleições do Sporting de Braga estão marcadas para 13 de dezembro e opõem António Salvador, de 42 anos, presidente do clube desde 2003, a Nuno Carvalho, empresário de 37 anos, que se candidata pela primeira vez à presidência dos minhotos.

LUSA

brigada da relote

Nuno Carvalho: «Funcionários não podem estar ao serviço de qualquer candidatura»
CANDIDATO ÀS ELEIÇÕES ALERTA PARA USO INDEVIDO DE MEIOS


O candidato da lista B às eleições do Sporting de Braga, Nuno Carvalho, acusou esta quarta-feira o presidente e candidato da lista A, António Salvador, de usar meios do clube em prol da sua candidatura. Num comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, Nuno Carvalho frisa que sempre pautará a sua campanha "pela maior lisura e transparência", pelo que não pode "continuar a assistir, sem dar conhecimento aos sócios, de situações que em nada contribuem para a elevação deste importante ato".

Para o empresário, "a estrutura do Sporting de Braga e os seus funcionários em concreto são pagos por todos os sócios do clube e não podem estar ao serviço de qualquer candidatura". "Não podem estar a fazer telefonemas, contactos e convites para a comissão de honra da lista A, não podem estar a organizar ou a convidar para jantares da lista A, não podem circular nos camarotes apelando ao voto na lista A", elencou.

O candidato da lista B frisou que o "Sporting de Braga não é coutada nem propriedade de ninguém, a não ser dos sócios do clube". "Exigimos assim o cessar imediato da intervenção, que deveria ser neutra, de todos os funcionários do clube", conclui. As eleições do Sporting de Braga estão marcadas para 13 de dezembro e opõem António Salvador, de 42 anos, presidente do clube desde 2003, a Nuno Carvalho, empresário de 37 anos, que se candidata pela primeira vez à presidência dos minhotos.

RECORD

brigada da relote

Lista A responde e apela a "campanha sem truques"
Lista encabeçada por António Salvador já respondeu às acusações da Lista B, de Nuno Carvalho


A candidatura de Nuno Carvalho à presidência do Braga garantiu, em comunicado, que alguns colaboradores do clube foram incumbidos de fazer telefonemas para a comissão de honra da Lista A, encabeçada por António Salvador, assim como de organizar jantares de campanha. A resposta da Lista A não se fez esperar.

Também em comunicado, a lista de António Salvador nega que esteja a ser utilizado algum meio do serviço do Braga para fins eleitorais, sublinha que os funcionários do clube "são associados (com as quotas em dia) com direitos e deveres como todos os outros e que o Braga "sempre se pautou pela democracia, onde existe liberdade de expressão".

Leia o comunicado na íntegra:

"Face ao comunicado ofensivo, insultuoso e anti-democrático da Lista B para com os sócios e funcionários do SC Braga, a Lista A vem por este meio esclarecer o seguinte:

- Nenhum meio ou serviço do SC Braga está a ser utilizado para fins eleitorais.

- Os funcionários do SC Braga são associados (com as quotas em dia) com direitos e deveres como todos os outros. O nosso Clube sempre se pautou pela democracia, onde existe liberdade de expressão, e não voltaremos aos tempos do pré-25 de Abril como também não voltaremos a outros que a nenhum de nós deixa saudades.

- Estas "manobras de diversão" não irão merecer mais respostas até ao acto eleitoral do próximo dia 13. O que não permitimos é que a idoneidade dos sócios e funcionários do SC Braga seja colocada em causa por um qualquer acto de desespero.

- Voltamos a apelar para que esta seja uma campanha limpa, sem truques ou ataques que só tentam denegrir a imagem do nosso Clube. Em vez de acusações infames aos associados que apresentem ideias e projectos como nós apresentámos e não tentem escamotear a falta de um projecto com este tipo de insultos à família bracarense.

O SC Braga não pode parar"

O JOGO

Bruno3429

Troca de comunicados e de acusações
Por Pascoal Sousa 

Uma troca de comunicados entre a lista B de Nuno Carvalho e a lista A de António Salvador agitou esta quarta-feira a campanha eleitoral no SC Braga.

Numa nota enviada às redações, o candidato da oposição acusou a lista A de utilizar a «estrutura do Sporting Clube de Braga e os seus funcionários» para estimular a campanha de António Salvador, aludindo a telefonemas e contactos feitos para formar a «comissão de honra» e organizar jantares, além de denunciar «apelos» à votação no atual presidente do clube feitos nos camarotes do Estádio Axa, durante os jogos.

A lista A não perdeu tempo na resposta. Também através de comunicado, a candidatura de António Salvador lembra que «os funcionários do SC Braga são associados (com as quotas em dia) com direitos e deveres como todos os outros» e que o clube sempre se pautou «pela democracia» e «liberdade de expressão», garantindo que «estas manobras de diversão não irão merecer mais respostas até ao ato eleitoral do próximo dia 13.

«Voltamos a apelar para que esta seja uma campanha limpa, sem truques ou ataques que só tentam denegrir a imagem do nosso Clube. Em vez de acusações infames aos associados que apresentem ideias e projetos como nós apresentámos e não tentem escamotear a falta de um projeto com este tipo de insultos à família bracarense», lê-se, em jeito de remate, no comunicado da lista A.

A Bola