News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/11

Started by JotaCC, 12 de November de 2013, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Ricardo Rio considera António Salvador o melhor candidato à presidência do Sp. Braga

António Salvador é o melhor candidato à presidência do Sp. Braga. A opinião é de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, que voltou, ontem, a reafirmar o desejo de ver o actual dirigente desportivo a concorrer à presidência do clube arsenalista.

O autarca e também sócio do Sp. Braga - que recentemente já tinha tornado público o apoio a Salvador enquanto associado e bracarense - considera que o presidente é o mais indicado para se manter à frente dos destinos do clube. Ontem, no final da reunião do executivo, Rio foi confrontado com a actual situação de indefinição directiva no Sp. Braga e garantiu o apoio da câmara municipal.

"Qualquer presidente do Sp. Braga, ou de qualquer outra colectividade, contará sempre com o apoio da Câmara Municipal de Braga", frisou o edil, esclarecendo a posição enquanto sócio.
"A opinião que formulei, não enquanto presidente da câmara, mas enquanto cidadão e associado do clube, é que entendia que, neste momento, o melhor candidato para dar sequência ao trabalho que tem sido desenvolvido era António Salvador", explicou.

E prosseguiu. "Se ele [António Salvador] concluir que não tem condições para o fazer, obviamente que o Sp. Braga e a câmara continuarão a existir e continuarão a ter uma relação que desejamos que seja de total colaboração em benefício das colectividades das duas instituições e da cidade", fez questão de destacar o presidente da autarquia.

Apesar de reforçar o desejo de ver António Salvador na presidência do Sp. Braga, Ricardo Rio lembra que "é um processo que está ainda demasiado verde" e é sempre "uma área muito susceptível a mutações diárias"."Até ao acto eleitoral em si não merece nenhuma consideração", rematou, adiando nova opinião para mais tarde.

Recorde-se que o processo eleitoral sofreu um retrocesso, depois de terem sido detectadas irregularidades na lista de candidatura apresentada por António Salvador às eleições de 9 de Novembro, situação que motivou o adiamento para 13 de Dezembro. Entretanto, Salvador ainda não confirmou se é novamente candidato e, caso não avance, o empresário Nuno Carvalho voltou a manifestar a intenção de ser candidato.
As listas terão de ser entregues até ao próximo dia 28 de Novembro.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Câmara apoiará qualquer presidente

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, falou sobre o processo eleitoral no emblema arsenalista e fê-lo para reforçar a ideia de que Salvador «é o melhor candidato para dar sequência ao trabalho desenvolvido» mas que se o atual líder optar por não continuar a autarquia «apoiará qualquer presidente do SC Braga.»

Se António Salvador «concluir que não tem condições» para permanecer na cadeira da presidência «o Braga e a câmara continuarão a existir e a ter uma relação de total colaboração em benefício das instituições e da cidade», referiu Ricardo Rio, no final de uma reunião do executivo camarário.

Recorde-se que António Salvador anunciou a recandidatura a 10 de novembro, mas irregularidades detetadas na sua lista adiaram o escrutínio para 13 de dezembro, mantendo-se a incerteza sobre se o dirigente irá mesmo avançar para novo mandado. O empresário bracarense Nuno Carvalho manifestou a intenção de ser candidato caso António Salvador não avance.


Welthon acordou rescisão amigável

Welthon chegou ontem a acordo para rescindir amigavelmente o contrato que o ligava ao SC Braga.

O extremo da equipa B vai regressar ao Brasil, possivelmente ao Grémio Anápolis, clube que o cedera aos minhotos.

Pela equipa B, Welthon marcou dois golos em nove jogos, mas revelou dificuldades de adaptação desde que chegou a Portugal.

A BOLA

JotaCC

UM POTENCIAL 10 BRILHA NA LINHA
RAFA>>Jesualdo Ferreira prefere colocá-lo na faixa esquerda; os ex.treinadores do Feirense garantem que no meio provocará mais estragos

Eletrizante contra o Olhanense, Rafa abriu alas ao Braga para a entrada nos oitavos de final da Taça de Portugal com dois golos. Colado parcialmente ao flanco esquerdo, onde já não mora o colombiano Pardo, o internacional sub-21 encheu o campo com arrancadas, fintas, bons cruzamentos e remates, tornando-se na principal figura da equipa. No final, os elogios de Jesualdo Ferreira foram profiláticos tanto para o jogador como para quem já via nele um médio-ofensivo à imagem de Mossoró. "O Rafa está a crescer, mas não digam que é um 10. Pode ser um jogador de topo quando perceber que não joga sozinho", observou. Henrique Nunes, Bruno Moura e Quim Machado, os três treinadores que trabalharam com o médio no Feirense, na época passada, contrariam, em parte, a visão do técnico arsenalista ao garantirem que o rendimento do jovem atacante pode ser muito superior se for utilizado no centro, mas todos concordam que mais vale tê-lo em campo encostado às linhas do que no banco de suplentes. "Adapta-se bem, mas como 10 fazia grandes exibições. Vai afirmar-se nessa posição no futuro", antevê Henrique Nunes, responsável pelo batismo do ex-júnior no futebol profissional.



Estando Rúben Micael de pedra e cal no meio-campo, Quim Machado entende que a colocação de Rafa no flanco canhoto do ataque foi a melhor das soluções para aproveitar o talento dos dois criativos. "Provavelmente quer aproveitar os dois ou não fazer uma troca de um pelo outro. Eu cheguei a utilizar o Rafa na posição 8, juntamente com o Diogo Cunha, outro médio ofensivo, com a cobertura do trinco Sténio. Nos jogos em casa, o professor até pode fazer o mesmo, numa perspetiva de arriscar um pouco mais", sugere. Se a perspetiva de Bruno Moura bater certo, será ainda cedo para Jesualdo Ferreira arriscar tanto em nome da criação. "Ainda não é um pensador de jogo, capaz de controlar os ritmos. O seu ponto forte são as diagonais e talvez funcione melhor como segundo avançado, tal como jogou comigo", explica.
Cada cabeça sua sentença. O futuro está agora nas mãos de Jesualdo Ferreira. Henrique Nunes tem a certeza de que Rafa será bem orientado "Numa equipa como o Braga e com um treinador com a competência do Jesualdo, vai chegar a uma equipa grande, como Benfica, FC Porto ou Sporting", estima. No caso do Sporting, seria um"déjà vu".



ELDERSON VOOU DESDE FARO

Sem tempo a perder, Elderson voou para a Nigéria, a partir de Faro, logo após o jogo com o Olhanense. O lateral-esquerdo foi convocado para os jogos da seleção da Nigéria com a Etiópia (16 de novembro), a contar para o play-off de apuramento para o Mundial; e a Itália, num jogo particular marcado para 18 de novembro, em Londres.



SEGUNDO RICARDO RIO BRAGA EXISTE SEM SALVADOR

Ricardo Rio, o presidente da Câmara Municipal de Braga, considera que António Salvador é o "melhor candidato" à presidência do Braga, mas notou que, se este não avançar, o clube continuará a existir. "Se ele concluir que não tem condições, obviamente o Braga e a Câmara continuarão a existir e a ter uma relação de total colaboração", comentou.



WHELTON DESVINCULADO


Alvo de um processo disciplinar, Whelton acertou a rescisão do contrato, válido por duas épocas, por mútuo acordo. O avançado da equipa B encontrava-se emprestado pelo Grémio Anápolis e a desvinculação tornou-se um processo célere graças às boas relações existentes entre os minhotos, o clube brasileiro e o empresário António Teixeira.

O JOGO

JotaCC

Éder acabou com jejum e Rafa já fez 3 golos na Taça

ÉDER marcou o primeiro golo do Braga, na vitória em Olhão (3-1), com o Olhanense, que valeu o acesso aos oitavos de final da Taça de Portugal e permitiu interromper ciclo negativo de resultados.

O avançado estreou- se a marcar esta época, quase nove meses após ter marcado pela última vez, na vitória com o Guimarães (3-2), a 23 de fevereiro. O jogo mostrou, ainda, a veia goleadora de Rafa, autor de dois golos. O médio ex-Feirense já leva três na prova, após ter feito um, ao Gafetense, na vitória por 2-0.
O Braga só volta a atuar no dia 23, na Luz, com o Benfica, para a 10.ª jornada da Liga. Esta tarde (16 horas) retoma os treinos, sem os internacionais Éder, Eduardo, Rúben Micael, Rafa e Elderson.

Na equipa B, ficou acertada a rescisão de contrato com Whelton. As boas relações com o Grêmio Anápolis, clube ao qual o avançado está vinculado, possibilitaram um divórcio amigável, após o jogador brasileiro ter infringido o regulamento do Braga.

Entretanto, Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, disse ontem que se António Salvador não avançar na corrida eleitoral em marcha no Braga, "o clube continuará a existir". "Neste momento, o melhor candidato é António Salvador", acrescentou, reiterando o apoio à reeleição do atual líder.

JN

brigada da relote

421 minutos depois, Éder marcou

Os ares algarvios tiveram efeito balsâmico para a equipa, em geral, e Éder, em particular. Aliás, a vitória do SC Braga começou a ganhar forma antes de o ponteiro dos segundos ter concluído a primeira volta no relógio (53), mérito do internacional português, que pôde também quebrar longo jejum de golos.

O remate certeiro em Olhão foi o seu primeiro da época. Isto depois de 421 minutos sem acertar no alvo. E para um goleador como Éder (já se esqueceram que, mesmo sem ter jogado os derradeiros três meses e meio da última época, foi ele o rei dos golos arsenalistas), tamanha alergia às balizas começava a tornar-se bem stressante.

A BOLA

brigada da relote

Rafa é um futuro 10
JESUALDO SÓ RETIRA RENDIMENTO DO JOVEM COMO EXTREMO


A propósito de um jogo decidido pela velocidade e esperteza de Rafa como extremo, Jesualdo Ferreira abriu uma interessante questão no final do encontro do Algarve, garantindo que o jovem internacional português não pode ser, ainda, um verdadeiro 10 e organizador de jogo.

RECORD

brigada da relote


brigada da relote

Sp. Braga: Éder volta a marcar oito meses e meio depois
Não marcava desde Fevereiro


Da deslocação a Olhão, o Sp. Braga trouxe mais do que o carimbo que dá acesso à próxima eliminatória da Taça de Portugal. Trouxe um Éder de pazes feitas com os golos e pronto para ser figura de proa no ataque de Jesualdo Ferreira.

O avançado não marcava desde 23 de fevereiro, em jogo da vigésima jornada do campeonato da época passada. Bisou na partida diante do V.Guimarães apontando o 16º golo da época. Seguia no pódio da lista de melhores marcadores até que uma rotura total dos ligamentos cruzados do joelho direito obrigou o avançado português a ir «à faca».

Depois do longo calvário da recuperação, o internacional português voltou à competição a 29 de agosto, entrando aos 81 minutos do jogo diante do Pandurii. Aos poucos, Jesualdo Ferreira começou a introduzir Éder na equipa e o avançado voltou a fazer o gosto ao pé.

Apontou o golo inaugural jogo da IV eliminatória da Taça de Portugal entre o Olhanense e o Sp. Braga. Oito meses e meio depois, exatamente 260 dias, Éder voltou a fazer os adeptos do Sp. Braga sorrir.

O camisola 17 dos Guerreiros tem sido dos jogadores mais acarinhados e mais aplaudido esta época, carregando aos ombros uma grande dose de esperança e de confiança que os adeptos lhe depositam.

MAIS FUTEBOL