News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/10

Started by JotaCC, 22 de October de 2013, 07:48

Previous topic - Next topic

JotaCC

MAURO E CUSTÓDIO JUNTOS NÃO GANHAM
DUPLO PIVÔ NÃO FUNCIONA>>Esquema de dois médios defensivos estreado contra o Sporting só conhece derrotas, podendo o esquema ser alterado sexta-feira

As derrotas nos dois últimos jogos do Braga no campeonato, contra o Sporting e o Nacional, coincidiram com a utilização de Mauro e Custódio como pivôs defensivos. Tal registo não passou despercebido ao técnico Jesualdo Ferreira, que já terá aproveitado o jogo com o Gafetense, para a Taça de Portugal, para preparar o regresso de Luiz Carlos, um box-to-box, por troca direta com um dos dois médios-defensivos. Na ressaca da pesada derrota sofrida na Madeira, frente ao Nacional, António Salvador exigiu maior aplicação aos jogadores e, da parte da equipa técnica, será satisfeito nos próximos jogos, contra a Académica e Rio Ave, com maior arrojo no plano tático.



A maior dificuldade será escolher entre Mauro e Custódio. O primeiro conquistou a titularidade logo na primeira jornada, frente ao Paços de Ferreira, sendo uma das principais apostas do treinador para 2013/ 14 e não só, pois vê nele características idênticas às do portista Fernando, em quem apostou no FC Porto. Por outro lado, Custódio é outro jogador que tem características muito apreciadas pelo treinador. O rigor no passe, os lançamentos longos bem medidos e o bom jogo aéreo fizeram com que conquistasse a titularidade com o Sporting, projetando-o ao mesmo tempo para a Seleção Nacional, para onde foi chamado, juntamente com Rúben Micael e Éder, para compensar a ausência, por lesão, de Raul Meireles.



Alan e Éder saíram da redoma
Extremo e avançado deixaram de trabalhar a meio gás para se juntarem ao grupo a cem por cento, podendo defrontar a Académica

Indispensáveis no melhor onze do Braga, Alan e Éder são trunfos certos para a receção à Académica, esta sexta-feira, no regresso do campeonato. O extremo cumpriu, com sucesso, o programa específico que lhe foi prescrito para superar sintomas de fadiga muscular; já o ponta de lança superou uma contusão na coxa esquerda, lesão que o afastou do jogo com o Nacional, na última jornada. Pela mesma altura, o selecionador nacional Paulo Bento convocava-o para os jogos com Israel e Luxemburgo e o treinador dos arsenalistas logo deixou bem claro que não estaria em condições físicas de jogar. A verdade é que Paulo Bento não prescindiu de Éder, utilizando-o inclusivamente nos últimos minutos do jogo com Israel, deixando Jesualdo Ferreira bastante desagradado, de tal forma que na antevisão do jogo com o Gafetense esclareceu que o jogador mantinha as mesmas limitações originadas pela contusão na coxa esquerda. Ao segundo treino desta semana, Éder recebeu então, por fim, alta médica da parte dos arsenalistas.



Joãozinho em dúvida para a Académica

Um traumatismo no joelho esquerdo poderá afastar Joãozinho do jogo com a Académica, da próxima sexta-feira. O lateral-esquerdo lesionou-se no jogo-treino com os juniores, na passada quarta-feira, e no regresso ao trabalho apresentou-se bastante queixoso, acabando dispensado da sessão realizada à tarde. A época tem sido pródiga em lesões para o ex sportinguista, sendo, para já, muito incerta a sua disponibilidade para o próximo jogo. Face ao atual contexto, Elderson deverá manter-se como titular no corredor canhoto da defesa. O internacional nigeriano agarrou o lugar contra o Sporting, repetindo a experiência na visita ao Nacional, da última jornada. Curiosamente, frente ao Gafetense, para a Taça de Portugal, o técnico Jesualdo Ferreira adaptou o médio Luís Silva à posição de lateral-esquerdo.



HUGO VIEIRA SEM PROBLEMAS

Apesar de ter sofrido uma entorse no tornozelo direito, Hugo Vieira retomou ontem aos treinos da equipa sem restrições. A lesão sofrida no decurso do jogo com o Gafetense revelou-se ligeira, pelo que o atacante está em condições de alinhar no próximo jogo, frente à Académica. Alan e Pardo partem, porém, em vantagem na corrida para as alas do ataque.



Luiz Carlos espreita lugar

Utilizado durante 90 minutos, Luiz Carlos foi um dos destaques do Braga no jogo com o Gafetense. O brasileiro foi o principal aspirador dos arsenalistas, distribuindo jogo com grande qualidade. Como prémio, pode voltar contra a Académica.

O JOGO

JotaCC

Alan e Éder recuperados e Joãozinho lesionado

A TRÊS DIAS do regresso do campeonato, dois dos mais influentes atacantes do Braga já se treinam sem qualquer limitação. Alan e Éder estão recuperados de lesão e aptos para o jogo de sexta-feira, com a Académica, no Estádio AXA. Já o defesa esquerdo Joãozinho sofreu um traumatismo no joelho esquerdo e deverá ficar de fora do desafio da oitava ronda da liga.
Lesionados desde o jogo perdido no Nacional (3-0), vai para três semanas, Alan e Éder reforçam as opções do treinador Jesualdo Ferreira. O internacional português até esteve no centro de uma polémica com Paulo Bento. Dado como inapto para a competição pelos médicos do Braga, Éder foi chamado para os dois últimos desafios da seleção e até jogou alguns minutos do encontro com Israel, o que gerou melindre na "pedreira".
O jogador voltou a Braga a meio da semana passada e não foi convocado para o jogo da Taça, ganho ao Gafetense (2-0). Ficou em descanso, tal como o extremo Alan, que passou as últimas semanas a recuperar de fadiga muscular. Ambos retomaram os treinos, ontem, e deverão ser convocados para o jogo com a Académica.
De fora continuarão, além de Joãozinho, outros dois defesas. O lateral direito Miljkovic recupera de mialgia e o central Paulo Vinícius está em tratamento a lesão muscular. Expulso do jogo com o Gafetense, o médio montenegrino Vukcevic também não poderá jogar.



Magique regressa aos aptos para a ida a Braga

O regresso de Magique ao lote de disponíveis após a recuperação de lesão é a principal novidade para Sérgio Conceição no retorno aos trabalhos após o triunfo ante o Belenenses na taça de Portugal. Os estudantes preparam a deslocação a Braga, para a qual Ivanildo é dúvida por uma contratura na coxa esquerda.

JN

brigada da relote

Joãozinho tropeça no azar

O azar não larga Joãozinho. Depois da gastroenterite que o afastou do Estoril, na 4.ª jornada, e da lesão no adutor que o fez falhar os desafios com o Sporting e o Nacional, o lateral-esquerdo voltou a tropeçar no trajeto com destino ao onze.

O defesa sofreu um traumatismo no joelho esquerdo e a sua utilização frente à Académica está seriamente ameaçada.

Como um azar nunca vem só, a antecipação, para esta sexta-feira, do desafio com os estudantes reduziu o tempo de reação do jogador, que depois de um arranque de temporada normalíssimo tem sido atacado por uma série de problemas. Tanto no Beira-Mar como no Sporting, Joãozinho raramente viu o seu rendimento afetado por este tipo de imprevistos. De qualquer modo, a lesão de que o defensor padece não é grave, o problema, mesmo, é o curto intervalo que tem para recuperar e ser opção para jogar de início.

Hoje e amanhã o quadro clínico de Joãozinho será reavaliado mas provavelmente só na véspera do jogo com a Académica Jesualdo Ferreira saberá com o que pode contar. Elderson está de prevenção e avançará para o lugar caso a utilização de Joãozinho seja vetada pelo departamento médico.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote

Guerreiros em alerta para "salvar" professor
JESUALDO SÓ PERDEU 3 JOGOS SEGUIDOS EM 2005


A festa da Taça de Portugal já lá vai e por Braga não se perdeu tempo em começar a preparar a receção à Académica. As duas derrotas consecutivas no campeonato fizeram soar o alarme e, melhor do que ninguém, Jesualdo Ferreira sabe que é preciso arrepiar caminho.

RECORD

brigada da relote

Sp. Braga: Rafa espreita lugar no meio campo
Jogou a «dez» na seleção e na Taça


A receção à Académica pode trazer uma nova vida ao meio campo do Sp. Braga. Rafa, médio recrutado ao Feirense, tem sido opção de Jesualdo Ferreira para jogar nas faixas laterais, mas as atuações na seleção sub-21 e na Taça de Portugal fizeram o jovem mostrar-se ao professor na sua posição de origem.

O desejo dos adeptos do Sp. Braga é ver o jovem de 20 anos assumir a batuta dos Guerreiros do Minho e encaixar no lugar de principal armador de jogo da equipa minhota. Com os experientes Ruben Micael e Luiz Carlos às ordens do professor, as hipóteses de Rafa Silva mostrar serviço escoaram para os flancos.

O criativo do Sp. Braga aproveitou a hipóteses concedida por Rui Jorge nos sub-21 e o jogo da Taça de Portugal diante do Gafetense. Nos dois encontros jogou na posição «dez», foi dos melhores em campo em ambos os jogos e marcou.

Ao serviço da seleção portuguesa sub-21, no Azerbeijão, Rafa comandou a jovem equipa de Portugal e abriu caminho ao triunfo apontando o golo com a equipa orientada por Rui Jorge inaugurou o marcador. Em Portalegre, no jogo da Taça de Portugal voltou a ser dos mais irreverentes, desta feita no miolo do Sp. Braga, e fez novamente o gosto ao pé.

Apesar das constantes revoluções no onze, em dez jogos Jesualdo Ferreira ainda não repetiu um onze, o meio campo é o sector em que o professor menos mexe. A inclusão de Rafa Silva no meio campo, no lugar onde mais gosta de jogar, poderá ser uma realidade diante da Académica.

MAIS FUTEBOL