News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mudança de Paradigma

Started by SCB Monsul, 07 de October de 2013, 14:52

Previous topic - Next topic

SCB Monsul

Claramente, o clube encontra-se numa mudança de paradigma a nível da estrutura interna, equipa técnica e composição do plantel. Ora, na minha opinião um novo e reformulado plantel não consegue adaptar-se às tácticas pré-existentes no clube, muito menos utilizar jogadores fora das suas posições, pelo contrário, deve-se adoptar um determinado estilo de jogo consoante o plantel e jogadores disponíveis, na minha opinião. Aqui está o primeiro grande ERRO desta época.

Jesualdo insiste no famoso 4x3x3, dois pivôs no meio, um médio ofensivo, dois extremos ou médios-ala e um ponta de lança. Acontece que esta táctica, que deveria ser forte nos corredores tem sido completamente o oposto. A maioria dos golos que sofremos provém das alas, e insistimos em atacar pelo miolo mesmo que isso não traga retorno. Concordo que, de facto, alguns desses golos sofridos podem provir de erros individuais e de falta de qualidade individual. Este é o segundo ERRO desta época. Pergunto-me onde andarão os observadores do clube que abdicam de jogadores mais completos em prol de jogadores sem nada provado. Que fazem grandes investimentos sem qualquer retorno.

Para não vir apenas criticar (construtivamente), deixo a minha opinião quando ao que podia ser reformulado ao nível da táctica e estilo de jogo da equipa.

Relativamente à defesa, pouco ao nada mexeria a não ser trocas individuais pois o que aqui falta será mesmo qualidade individual. Contudo, não podemos esquecer que uma defesa não trabalha sem um bom meio campo defensivo.

Quanto aos processos ofensivos penso que estará na hora de fazer algumas alterações, pois começamos a notar uma falta de golos na equipa. No nosso plantel temos actualmente um jogador muito bom no plano ofensivo que deve começar a ser utilizado, Hugo Vieira! Não podemos cometer o erro de o colocar numa ala. Vieira é um avançado móvel, que deve ter alguma oportunidade de aparecer nos espaços e criar desequilíbrios no um para um. Contudo perderíamos no jogo aéreo e nos cruzamentos para a área. E porque não colocar outro ponta de lança bom neste sentido, que pudesse segurar os centrais e libertar Hugo Vieira. Aqui entra Éder (Edinho), e passaremos assim a jogar com dois avançados. (Não como tem sido com Pardo a tentar fazer de extremo/segundo avançado)

No meio campo defensivo porque não continuar com a dupla de pivôs (Escolher entre Custódio, Mauro e Luiz Carlos), a compensar melhor os defesas laterais nos movimentos defensivos? À sua frente, Alan na direita (na posição que ele sabe jogar), talvez não tão adiantado no terreno e com mais responsabilidade na construção (como tem feito). Rúben Micael poderia continuar no 11, como médio mais ofensivo mas com tendência a descair na esquerda quando Hugo Vieira aí não estivesse. Aliás, se repararmos, Micael tem sido mais produtivo nos lances em que procura a bola na ala, faz triangulações e cruzamentos perigosos, bons movimentos para dentro, ao contrários do que acontece no centro do terreno, onde tem sido bem marcado e perde muitas bolas.

Concordo com Eduardo, a equipa precisa de mudar algo , está mais que provado que este esquema não resulta e já vem desde a época passada. Precisamos de mais avançados e mais segurança na defesa. Mas nada se faz sem muito trabalho e isso é o que não pode faltar a esta equipa. Espero que Jesualdo comece a pensar em alternativas e que nos próximos jogos sejam já bem evidentes.

Saudações Bracarenses
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

jodelcosta

Saudaçoes também de Aguas Santas

maroni

Mas isso era bom se o professor não estivesse já fora de prazo de validade, ora o que está fora de validade já não serve para nada e é isso que está a fazer ao nosso Enorme a destruir, e se for isso que lhe interessa para elevar o sporting?, parece que começa a ser evidente que o que ele sabia já lhe esqueceu e está a destruir a nossa equipa colocando jogadores fora dos seus lugares, senão vejamos anda a colocar o Rafa a estremo quando já se viu, ainda á pouco tempo na seleção, joga bem a distribuir jogo, é um típico 10, mas coloca-o nas alas,o Baiano não presta, o melhor dele nestas épocas que está em Braga foi quando esteve lesionado, porque não coloca o Dabô? e outras mais,e é preciso que os jogadores corram a 100 á hora e não a 5 como se tem visto.

Gverreiro21

jesualdo devia ter antecipado a reforma.....

magico_scbraga

#4
Vamos dar tempo a alguém que já deu provas de saber aquilo que faz. Embora compreenda a apreensão por este início de época, porque partilho dela, acredito que esta equipa e este treinador ainda nos vão proporcionar grandes alegrias.
Quando vi o Salvador, em entrevista ao Jogo, dizer que estamos a construir um plantel para 4/5 anos, percebi bem o que ele queria dizer. O que ele quis foi, no fundo, acentuar a ideia de que este ano será um ano de reconstrução, uma espécie de ano zero. Um ano que servirá, acima de tudo, para chamar à equipa A alguns jogadores provenientes da equipa B e que terão nos jogadores mais experientes (ex: Custódio, Alan, Éder) uma referência. E é, basicamente, nesta conjugação entre "miúdos" e "graúdos" que consistirá esta época.
E, se o Salvador acredita que o Jesualdo é a pessoa certa no lugar certo, e alguém capaz de construir uma equipa consistente e completa, eu espero que ele tenha, como já teve muitas vezes, razão.
Vamos acreditar que esta paragem de campeonato tenha sido um verdadeiro ponto de viragem, rumo a uma época à semelhança das anteriores.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.