News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/10

Started by JotaCC, 02 de October de 2013, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: A quinta dupla de centrais

Vai ser uma dupla de centrais inédita. A quinta esta temporada em jogos oficiais. O calvário da defesa não dá tréguas - numa praga que se arrasta das últimas épocas - e obriga Jesualdo Ferreira a improvisar. Desta vez, e para a viagem à Madeira, onde no domingo o Sp. Braga mede forças com o Nacional, o professor vai levar Hebert e Nuno André Coelho. Será a quinta dupla utilizada no eixo da defesa desde o início do campeonato. Em oito jogos oficiais, Jesualdo Ferreira já utilizou quatro duplas diferentes e volta agora a ter de mexer, fruto da lesão muscular de Paulo Vinícius, que irá obrigar a uma paragem de pelo menos um mês.
No primeiro jogo do campeonato, frente ao Paços de Ferreira, o técnico apostou em Paulo Vinícius e Nuno André Coelho, mas a noite seria agridoce para o central brasileiro: marcou o primeiro golo do triunfo bracarense, mas saiu lesionado.

A paragem de mais de um mês de Paulo Vinícius motivou a primeira mexida. Frente ao Belenenses, na segunda ronda, Jesualdo Ferreira lançou Nuno André Coelho e Santos, a dupla mais vezes utilizada até ao momento. Nos seis jogos que se seguiram - incluindo os encontros do play-off da Liga Europa com os romenos do Pandurii - foi esta a dupla que alinhou no centro defensivo da equipa arsenalista. Com o Gil Vicente, Estoril, Arouca e Pandurii, Nuno André Coelho e Aderlan Santos formaram o tampão defensivo e viram a equipa sofrer seis golos, já que apenas no duelo em Arouca e Cluj as redes de Eduardo se mantiveram invioláveis.
O encontro da última jornada, no Axa, diante do Sporting, marcou o regresso de Paulo Vinícius ao onze, mas, mais uma vez, a noite foi a azarada para o central, que se lesionou novamente e obrigou a mudanças tácticas. Com a expulsão de Santos, no mesmo minuto, Jesualdo Ferreira teve de recuar Custódio para central e fazer entrar Hebert, naquela que foi a quarta dupla usada pelo técnico.
Para o Nacional, Hebert terá como companhia Nuno André Coelho, que esta semana evoluiu favoravelmente e o problema nas costas que o central apresentou na véspera do jogo com o Sporting já está ultrapassado.
Hebert - que se estreou com os leões - volta a merecer a confiança do treinador, isto depois de ter sido contratado ao Trofense para a equipa B bracarense.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Confirmado castigo a Santos

O Conselho de Disciplina da FPF confirmou a suspensão de Aderlan Santos. O central, que foi expulso na derrota frente ao Sporting 1-2, foi punido com um jogo de castigo e, desta forma, está fora das contas de Jesualdo Ferreira para o jogo do fim de semana contra o Nacional.

Ferreira (Penafiel) e Seddiki (Santa Clara) também foram castigados, ambos com um jogo.


A BOLA

JotaCC

Joãozinho dá o flanco
lateral esquerda continua a ser de elderson

Joãozinho vai continuar a dar o flanco a Elderson. O português, que iniciou a época como titular indiscutível no lado esquerdo da defesa minhota, não vai recuperar a tempo de poder ser opção para o jogo com o Nacional. Ontem, Joãozinho manteve o estado de tratamento e de trabalho específico de recuperação no ginásio, ainda devido aos problemas musculares que já o impediram de ser alternativa para a receção ao Sporting.
Jesualdo Ferreira promoveu frente aos leões a estreia de Elderson, com o nigeriano a ver terminado um período de grande indefinição no seio do plantel, depois de ter visto gorada uma transferência tantas vezes propalada.

A verdade é que Joãozinho pegou de estaca na equipa, e só não foi titular no jogo com o Estoril, na 3.ª jornada da Liga, aí por via de uma gastrenterite, mas agora falha o 2.º jogo consecutivo, até porque não há necessidade de se arriscar neste particular, dado que depois do jogo na Madeira, no próximo domingo, a competição volta a parar em virtude dos jogos das seleções.

RECORD

JotaCC

MAURO: O ANO DA AFIRMAÇÃO
SUPERAÇÃO>>É o jogador de campo com maior utilização e Paulo Alves diz que está mais completo

Aposta inicial de Jesualdo Ferreira para uma posição-chave neste Braga, Mauro é um dos imprescindíveis do treinador: é o mais utilizado dos jogadores de campo (520 minutos), somando apenas menos 20 minutos do que o guarda-redes Eduardo (540'). Naturalmente, já jogou mais do que em qualquer uma das épocas anteriores na I Liga.
O médio-defensivo está a viver um ano de afirmação, depois de uma passagem pelo Gil Vicente ainda muito jovem, na qual cumpriu 375', a que se seguiu a equipa B dos arsenalistas, que funcionou como catapulta para a principal,e na qual, ainda em 2012/13, somou 444' no escalão cimeiro. É a evolução natural de quem, para Paulo Alves, ex-técnico do brasileiro no Gil, já passou o "período de adaptação ao futebol português", ao qual chegou apenas com 19 anos.

Agora com 22 anos – faz 23 no dia 31 deste mês –, Mauro é um jogador diferente. "Nota-se que está mais maduro, aperfeiçoou a inteligência táctica que já revelava, ou seja, que espaços deveria ocupar em termos de cobertura e melhorou um das suas lacunas: o jogo aéreo. Agora já consegue ganhar muitos lances de cabeça", reconheceu a O JOGO Paulo Alves, que durante os primeiros tempos teve algumas preocupações com o médio. "Tentei que ele aprendesse a definir melhor o momento da saída para o ataque. Por vez es f azi a um passe longo quando se pedia um passe curto e outras o contrário. O Braga joga mais ou menos no mesmo sistema que nós e dá para perceber que está mais evoluído nesse capítulo. Não me surpreende que seja um jogador tão importante", confessou o treinador, que, salvaguardando as devidas diferenças, compara o brasileiro a uma glória do Barcelona. "O Guardiola era um jogador taticamente perfeito, que ocupava muito bem os espaços e entregava sempre bem a bola. O Mauro é um pouco assim e, no aspeto fisionómico, até são parecidos, ou seja, não é muito possante", descreve.
A evolução de Mauro já convenceu a SAD a acionar a opção de compra do médio ao Grémio Anápolis. E assim que seja exercida, o brasileiro fica preso por mais quatro anos.




Paulo Vinícius baixa com o Benfica
Defesa já falhou 45 jogos por problemas físicos face à gravidade da lesão muscular sofrida com o Sporting, só deverá voltar a jogar em dezembro

O resultado dos exames complementares realizados, anteontem, por Paulo Vinícius confirmou os piores receios do central . A lesão muscular na coxa direita é grave e obrigará o brasileiro a parar até meados de dezembro, falhando automaticamente cinco jogos, entre os quais a deslocação à Luz, para defrontar o Benfica (24 de novembro). Esta é a segunda vez que Vinícius pára esta temporada, embora a lesão sofrida com o Paços de Ferreira, na primeira jornada, não esteja relacionada com a que o tirou do encontro com o Sporting. De resto, os azares do central em Braga têm sido constantes nestas três temporadas e já o obrigaram a falhar um total de 45 jogos de um total de 101 realizados pela equipa.



SANTOS APANHA UM JOGO E A SAD LEVA UMA MULTA

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol informou, ontem, que Aderlan Santos irá cumprir um jogo de castigo pelo vermelhos visto com o Sporting. Além disso, a SAD arsenalista foi multada em 1531 euros devido a comportamento incorreto do público.




CRATERA NA DEFESA TAPADA COM NUNO ANDRÉ COELHO

Jesualdo Ferreira recebeu, ontem, uma boa notícia a pensar no jogo com o Nacional, no domingo. Nuno André Coelho já treina sem limitações e, se não voltar a apresentar dores na zona intercostal – problema que o afastou da última jornada –, alinhará de início na Choupana.

O JOGO

JotaCC

Nuno André Coelho de volta aos treinos

NUNO ANDRÉ COELHO regressou ontem aos treinos. O defesa central, que falhou o último jogo com o Sporting (derrota por 1-2), devido a uma dor intercostal está quase recuperado, embora ainda não se treine a 100%. No entanto, os responsáveis bracarenses acreditam que o jogador vai estar disponível para o jogo de domingo (16. 15 horas, SportTV1), no reduto do Nacional, referente à 7.ª jornada da Liga.


Nuno André Coelho poderá regressar já na Choupana

Parado está, entretanto, Paulo Vinícius, outro dos centrais do Braga, que se lesionou no encontro com o Sporting. O brasileiro só faz tratamento a uma lesão muscular na coxa direita. O tempo de paragem estimado é de um mês, pelo que terá de falhar, além do jogo na Choupana, pelo menos os j ogos com o Gafetense, para a Taça de Portugal, e com a Académica e o Rio Ave, ambos para o campeonato. No entanto, os exames complementares a que o defesa foi sujeito afastaram a hipótese de se tratar de uma lesão mais grave.
Com a recuperação quase certa de Nuno André Coelho, o central português deve no próximo j ogo fazer dupla com o brasileiro Hebert no eixo defensivo. Isto dado que Aderlan Santos vai cumprir castigo e Sasso ainda recupera de uma lesão.



Treinos matinais fechados
O Braga treinou ontem de manhã, á porta fechada, regime que vai manter hoje (10 horas), na única sessão do dia. A sequência será mantida até sábado, véspera da partida para a Madeira.



Joãozinho ainda de fora
Joãozinho está em dúvida para o jogo com o Nacional. O defesa esquerdo acusou uma mialgia na coxa direita, falhou o encontro com o Sporting e, para já, só faz tratamento e ginásio.


Escolas abrem no sábado
As escolas de futebol, época de 2013/14, abrem no próximo sábado. Para tal, foi elaborado um programa festivo, no Estádio Axa, que arranca às 10 horas.


JN

JotaCC


brigada da relote

Dupla Nuno André Coelho e Hebert em estreia na Madeira

Nuno André Coelho trabalhou ontem sem limitações, eliminando qualquer dúvida quanto à sua aptidão para defrontar o Nacional e ajudar Jesualdo Ferreira a solucionar o problema de escassez no eixo, por conta da lesão de Paulo Vinícius, do castigo de Santos e da falta de rotina competitiva do francês Sasso.

Se nenhum azar se intrometer na vontade de Nuno André Coelho de reocupar o seu lugar no onze, o professor irá utilizar na Choupana a quinta combinação diferente de centrais, sendo que uma delas, Hebert e Custódio, formaram parceria de emergência no decorrer no desafio com o Sporting por via da expulsão de Santos e da lesão muscular de Paulo Vinicius.

É bom sublinhar que antes da receção aos leões, Nuno André Coelho era juntamente com Eduardo totalista do SC Braga. Uma dor nas costas afastou-o da partida com a sua antiga equipa e retirou-lhe esse estatuto. A sua experiência e sentido de missão serão elementos importantes para encaixar na irreverência e coragem já reveladas por Hebert, que depois da estreia a doer com os leões, como suplente utilizado, irá disputar na Madeira o primeiro jogo a titular.

De todas as duplas de centrais utilizadas até agora, a que Jesualdo irá apresentar frente ao Nacional é a segunda mais alta, 1,92 metros. Há, portanto, harmonia neste capítulo, sendo que Hebert, embora esquerdino, tem um estilo parecido com o de Santos, companheiro do eixo com quem Nuno André Coelho disputou mais jogos: cinco no Campeonato, incluindo meia parte frente ao P. Ferreira, e dois na Liga Europa, com o Pandurii. Hebert é uma novidade que vem da equipa B, mas provou não ser um corpo estranho ao grupo principal.

A BOLA

JotaCC

Aderlan Santos com um jogo de castigo
O defesa central do SC Braga, expulso ainda na primeira parte da partida frente ao Sporting, viu confirmada a sansão desportiva de um jogo de castigo.

Decorria o minuto 31 quando o central teve que recorrer à falta para travar um André Martins já embalado a caminho da baliza e Paulo Batista não teve dúvidas em puxar a cartolina vermelha.

Desta forma, e como seria de esperar, o Conselho de Disciplina da Federação puniu o brasileiro com um jogo de castigo, que será cumprido esta jornada, frente ao Nacional, na Choupana.

Na Liga2 Cabovisão, Ferreira, do Penafiel, e Seddiki, do Santa Clara, também estarão de fora na próxima jornada.

ZEROZERO

brigada da relote

NAC é marca garantida na defesa com Hebert
RECUPERA PARA RESOLVER CRISE NO EIXO CENTRAL


Novidade no treino de ontem do Sp. Braga: Nuno André Coelho (NAC) trabalhou sem qualquer tipo de condicionalismos e é opção para domingo, na Madeira, frente ao Nacional.

RECORD