News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/09

Started by JotaCC, 17 de September de 2013, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Regresso ao melhor nível



Os festejos efusivos mostraram bem a importância do momento. Foi um regresso em pleno à competição e uma entrada ao mais alto nível, que deu ao Sp. Braga o terceiro golo no triunfo sofrido frente ao Estoril-Praia.

No jogo de domingo, da quarta jornada da Liga, o relógio marcava 72 minutos quando Custódio entrou para o lugar do capitão Alan. Foi a estreia do internacional português esta época no campeonato com a camisola arsenalista. E melhor, talvez fosse impossível. Dois minutos depois de ter saltado do banco, Custódio cabeceou para o fundo das redes, num grande golo que deu tranquilidade à equipa e fechou o triunfo por 3-2.

Uma das principais referências do Sp. Braga nas últimas épocas, Custódio tem estado na sombra de Mauro e afastado das opções técnicas de Jesualdo Ferreira, que nem sequer tinha convocado o m édio para os dois anteriores encontros.

Utilizado apenas no duelo europeu com os romenos do Pandurii, em Cluj [entrou aos 73 minutos para o lugar de Alan], Custódio ficou de fora das duas últimas convocatórias dos arsenalistas. Um desaparecimento que foi alvo de várias críticas dos adeptos, depois de Custódio ter assumido papel de titular indiscutível nas duas últimas temporadas, mediatismo elevado com o golo que carimbou a passagem dos guerreiros do Minho à final da Liga Europa e até valeu o regresso à selecção nacional.

Nas redes sociais, a estreia de Custódio é um dos temas em destaque, com vários elogios a "um guerreiro no campo de batalha a cada minuto de cada jogo". Apontado pelos adeptos como "o fã de futebol que joga em campo", não faltam os apelos ao regresso do médio à titularidade.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Éder pronto para Arouca
AVANÇADO TEM TEMPO DISPONÍVEL

Foram só cãibras, e Éder estará pronto para Arouca, onde o avançado vai cumprir o segundo jogo consecutivo como titular. Depois de mais de seis meses ausente dos relvados, é natural que Éder acuse a falta de ritmo competitivo, e daí o "pedido" expresso para sair quando se deixou ficar no chão aos 78 minutos do jogo de anteontem, levando Vagner, o guarda-redes e capitão do Estoril, a ser o primeiro a confortá-lo e a dar-lhe assistência.

Ontem de manhã, todavia, Éder já estava pronto para mais um treino, necessariamente muito ligeiro, como também o foi para todos os titulares do jogo da véspera. Com a antecipação do jogo em Arouca para sexta-feira à noite, o tempo de recuperação é mais curto, mas não é nada a que o Sp. Braga não esteja habituado, apesar de experienciar esta época um novo dado: sem UEFA, a equipa vai ter sempre em média uma semana para preparar cada jogo.

Em relação ao próximo desafio, Jesualdo ainda vai ter de resolver o problema nas laterais, sendo certa a continuidade da aposta em Tomas Dabó, o único resistente no jogo com o Estoril. Baiano vai ter de cumprir castigo, e Miljkovic ainda tem umas semanas para voltar ao ativo. Para a esquerda deve voltar Joãozinho, ontem ainda condicionado devido a uma gastrenterite; Elderson já estará melhor em termos físicos, tal como Ruben Micael, que também recupera para Arouca.

RECORD

JotaCC

ALAN REASSUME PAPEL DECISIVO
TRÊS ASSISTÊNCIAS E DOIS GOLOS>>O capitão teve participação direta em mais de metade dos tentos até agora apontados pelos arsenalistas. O bis ao Estoril é a mais recente prova da influência na equipa


A caminho dos 34 anos, que irá completar depois de amanhã, Alan continua a desempenhar um papel decisivo no Braga. Reforçada pelos dois golos marcados na vitória sobre o Estoril (3-2), no domingo, a estatística deste arranque de época é sintomática quanto ao peso do brasileiro na equipa de Jesualdo Ferreira.


Experiente > Alan cumpre quinta-feira o 34º aniversário

Alan teve participação direta em mais de metade dos golos até agora apontados pelo Braga. Com quatro jogos disputados no campeonato e dois no play-off da Liga Europa, os minhotos chegaram ao golo oito vezes, cinco das quais com intervenção direta do extremo que cumpre a sexta época consecutiva no clube.
Logo na primeira jornada do campeonato, frente ao Paços de Ferreira, Alan foi o autor das assistências para os dois golos da vitória por 2-0: no primeiro, bateu o canto para Paulo Vinícius finalizar e, no segundo, serviu Pardo. Seguiu-se a deslocação à Roménia, na primeira mão do play-off da Liga Europa, e Yazalde marcou o golo do triunfo sobre o Pandurii (1-0) a passe de... Alan. Por fim, diante do Estoril, o capitão voltou a ser fundamental para a conquista dos três pontos ao assinar os dois primeiros golos do Braga, o primeiro a passe de Éder e o segundo na transformação de uma grande penalidade. Desta forma, subiu para 63 por cento o grau de influência nos golos obtidos pelos arsenalistas até agora em jogos oficiais
O capitão teve participação direta em mais de metade dos tentos até agora apontados pelos arsenalistas. O bis ao Estoril é a mais recente prova da influência na equipa dos pelos arsenalistas até agora em jogos oficiais. Os restantes aconteceram frente ao Belenenses, na segunda jornada do campeonato - Edinho marcou de penálti e Santos finalizou após cruzamento de Joãozinho –, e ao Estoril, com o terceiro golo a ser apontado por Custódio, na sequência de um livre batido por Luiz Carlos. Já com o Pandurii, na segunda mão do play-off da Liga Europa, e o Gil Vicente, na terceira ronda do campeonato, o Braga ficou em branco.
Depois de o experimentar como médio-interior na pré-época, Jesualdo Ferreira devolveu Alan ao lado direito do ataque no último jogo de preparação, ante o Newcastle (1-1), e a partir daí nunca mais voltou à ideia inicial. Até porque a resposta do extremo não podia ser mais positiva. Confortável no regresso às origens, o experiente jogador tem mostrado argumentos. mais do que suficientes para ficar na posição que tem feito jus ao alto estatuto que conquistou, nas ultimas épocas, no emblema bracarense.




TITULARES COM O ESTORIL EM RECUPERAÇÃO

Após a vitória sobre o Estoril, na noite de domingo, o Braga treinou logo na manhã de ontem, começando a preparar a deslocação a Arouca. Os titulares do encontro com os canarinhos, porém, limitaram-se a fazer trabalho de recuperação. Éder saiu com cãibras nos minutos finais do jogo, mas não inspira cuidados especiais. falhou a receção ao Estoril, mas ontem regressou aos treinos. Trabalhou ainda de forma condicionada, mas tudo indica que estará em condições de jogar com o Arouca.


RÚBEN MICAEL APTO PARA A VISITA A AROUCA

Dispensado dos trabalhos da Seleção Nacional e indisponível para a receção ao Estoril devido a um traumatismo no joelho direito, Rúben Micael (na foto) aumenta o leque de opções de Jesualdo Ferreira para a deslocação de sexta-feira a Arouca, na quinta jornada do campeonato. O médio internacional português treinou ontem já com escassas restrições e por isso estará em condições de alinhar frente à equipa de Pedro Emanuel. Uma boa notícia para Jesualdo Ferreira, que olha para o médio como um elemento fundamental para o funcionamento da equipa, conforme explicou no sábado, antes do jogo com o Estoril. "A equipa tem seguido um trajeto, ganhando rotinas, mas o Rúben tem uma ação importante que outros não têm. Vai notar-se a falta dele", afirmou então o técnico do Braga a propósito da indisponibilidade do camisola 14.



TOMÁS DABÓ FIRME NO ONZE

Titular nos últimos três jogos do campeonato, o último dos quais iniciado como lateral-esquerdo, o jovem Tomás Dabó vai manter-se no onze. Baiano foi expulso com o Estoril e vai cumprir castigo, pelo que tudo indica que Dabó regressará ao lado direito da defesa em Arouca, com Joãozinho no flanco oposto.



JOGADOR COM TEMPO DE ANTENA

O Braga dá continuidade esta tarde (17h30) à preparação do jogo com o Arouca e, meia hora antes do início do treino, um jogador falará à comunicação social no habitual Flash Guerreiro.



JOÃOZINHO AINDA CONDICIONADO

Por força de uma gastrenterite, Joãozinho

O JOGO



JotaCC

Micael apto para defrontar o Arouca

POUCAS horas após o sofrido e saboroso triunfo (3-2) frente ao Estoril, na quarta jornada da Liga, o plantel arsenalista treinou, ontem de manhã, num ambiente de satisfação e alívio pelo regresso às vitórias. Os titulares realizaram apenas treino de recuperação, com Éder, um dos heróis da partida, a ser poupado, depois de ter acusado cãibras no final dos 90 minutos.
O defesa Joãozinho voltou a realizar treino condicionado, enquanto Rúben Micael, que falhou o último jogo, por lesão, apresentou-se sem limitações, mostrando estar recuperado das queixas que o obrigaram a sair da última convocatória da seleção nacional. O médio deve, assim, fazer parte das opções de Jesualdo Ferreira para o jogo de abertura da quinta j ornada do campeonato, frente ao Arouca ( sexta-feira, 21 horas , De regresso à titularidade, Alan estreou-se a marcar esta época, logo com um bis (o segundo golo foi de penálti) frente ao Estoril, e vai manter o lugar no onze, na próxima jornada. Aos 33 anos, o capitão bracarense mostra a Jesualdo Ferreira que pode e deve contar com ele.

JN

Bruno3429

Princípio de acordo para manter Santos
Por António Casanova 

A afirmação meteórica de Aderllan Santos na equipa principal (foi contratado há um ano ao Trofense para jogar pelos bês, mas acabou a campanha 2012/2013 entre os craques) e as exibições plenas de autoridade transformaram Santos num dos jogadores mais valiosos do plantel.

Por isso, não se estranha a intenção do SC Braga em prolongar o mais rapidamente possível a ligação do brasileiro, pois o contrato é válido unicamente até 30 de junho de 2014.

Aliás, sabe A BOLA, há já um princípio de acordo que prevê a renovação contratual. Para breve.

A Bola

brigada da relote


JotaCC

«É estranho não estarmos nas competições europeias» - Custódio

Em semana de competições europeias, Custódio assume ser estranho para o SC Braga estar sem jogar, mas mostra-se focado na realidade do clube: fazer história nas competições em que está envolvido.

«É estranho não estarmos nas competições europeias, pois estávamos habituados que isso acontecesse e era um montra importante para o clube e para os jogadores, para nós mais ainda relevante porque temos um plantel com muitos jovens. No entanto, a realidade é outra e vamos concentramo-nos nas outras competições em que estamos envolvidos e tentar fazer história», afirmou Custódio.

No passado domingo, o médio assinalou da melhor forma o regresso à equipa, marcando o terceiro golo da equipa na vitória sobre o Estoril (3-2). «Não comecei a época bem, não atingi os níveis necessários e por isso não fui opção. Mas sinto que estou cada vez mais perto de jogar e ser titular. Alimento o sonho de ir ao Mundial e isso acontecerá jogando no meu clube. É esse o meu grande objetivo em termos individuais», referiu.

As baterias apontam agora para o jogo de sexta-feira, com o Arouca. O médio mostra-se alerta sobre o adversário, mas assume o objetivo de conquistar mais três pontos: «Estamos no terceiro lugar e queremos ir a Arouca vencer o jogo de sexta-feira, frente a um adversário que está moralizado pelos bons resultados alcançados nas últimas jornadas, com vitórias nos últimos minutos. Sabemos bem o estímulo que isso representa.»

A BOLA

JotaCC

Custódio admite que podia ter saído

Médio revelou que houve hipóteses para se transferir, mas garantiu que está de corpo e alma no clube arsenalista.
Suplente de Mauro no arranque desta época, Custódio estreou-se no campeonato frente ao Estoril e marcou um golo. O médio reconheceu que não começou muito bem a época, ao não atingir "os níveis que deveria ter atingido", mas agora já se sente próximo de "jogar e ajudar o Braga".

Depois de uma reta final de mercado agitada, durante a qual também foi avançada a possibilidade de sair do Braga, Custódio admite que houve essa oportunidade, mas agora só quer olhar em frente.

"Haverá sempre muita especulação quando os mercados estão abertos, mas o importante é que estou aqui de corpo e alma para ajudar o Braga, como sempre. Há sempre hipótese, como houve este ano, houve noutro, mas o mais importante é que estou aqui e serei certamente uma ajuda importante para o Braga", referiu o médio.

Custódio contou ainda que é "estranho" para uma equipa como a do Braga estar afastada das competições europeias e definiu como objetivo pessoal "estar presente no Mundial".

O JOGO

brigada da relote

Custódio: «Não comecei a época muito bem»
MÉDIO FELIZ COM GOLO FRENTE AO ESTORIL


O médio Custódio, que marcou um golo na vitória do Sp. Braga sobre o Estoril (3-1), na quarta jornada da 1.ª Liga, reconheceu ter havido hipóteses de sair, mas ficou "de alma e coração".

"Não comecei a época muito bem, não atingi os níveis que devia, mas aos poucos estou a chegar lá e este jogo foi a prova disso. Cada vez mais estou perto de poder jogar e ajudar, que é o meu grande objetivo no Braga", disse.

Custódio admitiu ter havido hipóteses de sair no final do mercado, tal "como houve noutros anos", situação que lidou "com naturalidade".

"Mas o mais importante é que estou aqui de alma e coração e certamente serei uma ajuda importante para o Braga", disse.

O internacional português, que já não era opção para o treinador, Jesualdo Ferreira, há algumas semanas, entrou frente aos canarinhos aos 70 minutos e, pouco depois (74), fez, de cabeça, o terceiro dos minhotos e festejou de forma efusiva - uma forma de se "libertar", explicou.

"É sempre bom marcar, o regresso foi feliz e para nós foi uma vitória importantíssima, contra uma equipa que ainda não tinha perdido e que se tem revelado uma boa equipa no campeonato. Estamos em terceiro lugar, que é importantíssimo", afirmou.

Adiantou ainda ser "muito estranho" o clube estar fora das competições europeias, porque estava "habituado a competir a esse nível". Agora há que "focar" nas competições que restam e "tentar fazer história e uma classificação que honre o clube e as épocas anteriores".

Presença habitual na seleção nacional, Custódio falhou o duplo embate com a Irlanda do Norte e com o Brasil (particular), jogo que confessou não ter visto dada a hora tardia, e vincou o desejo de estar no Mundial'2014 no Brasil.

"Mas vi o da Irlanda e vi uma equipa que ultrapassou muito bem as dificuldades, à imagem do Braga no último jogo, em que se viu a perder e com menos um jogador deu a volta ao marcador. Portugal esteve muito bem, muito forte. Naturalmente que alimento o sonho de estar no Brasil e o meu objetivo passa por jogar para estar presente no Mundial", disse.

O Braga desloca-se na sexta-feira a Arouca para defrontar o clube local, na quinta jornada do campeonato.

RECORD

brigada da relote

Custódio: «Vou ser ajuda importante para o Braga»
Médio feliz por voltar a ser opção


Foi difícil o início de época de Custódio no Sp. Braga, não sendo primeira opção de Jesualdo Ferreira.

O jogador regressou à competição diante do Estoril tendo marcado um golo depois de entra, no segundo tempo. O médio revela estar feliz, «de corpo e alma» no clube, depois de ter estado perto de sair.

O médio de trinta anos revela a importância do golo apontado na última jornada: «É sempre bom marcar, foi um regresso feliz e para nós foi uma vitória importantíssima contra uma equipa que ainda não tinha perdido e que se tem revelado uma boa equipa».

Custódio sublinhou que ainda não está na forma ideal, mas garante estar próximo de reaparecer a cem por cento: «Não comecei bem a época, não atingi os níveis que deveria ter atingido, mas aos poucos estou a chegar lá e este último jogo já foi a prova disso».

Mercado e a seleção

A iminência do mercado poder tirar Custódio do Minho terá sido um dos factores que levou à parca utilização do médio no arranque de época. O jogador diz que ainda vai ser importante para o clube: «Há sempre a hipótese de sair, houve este ano como noutros anos, mas o mais importante é que estou aqui e ainda vou ser uma ajuda importante para o Braga. O mais importante é que estou aqui de corpo e alma».

Custódio diz que é estranho não ver o Sp. Braga nas competições europeias, mas garante empenho nas restantes provas: «É muito estranho para nós porque estávamos habituados a competir a esse nível, é uma montra importante ma vamos focarmo-nos nas competições em que estamos para tentar fazer história do clube».

Estar no próximo Mundial é um dos objectivos do internacional português: «Não vi o jogo do Brasil porque foi tarde e tínhamos treino no dia seguinte, com a Irlanda vi uma boa equipa. Naturalmente que quero ir ao Mundial, mas o mais importante é trabalhar para isso ser possível».

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

"Houve hipótese de sair, mas estou de alma e coração"
O médio Custódio, que marcou um golo na vitória do Sporting de Braga sobre o Estoril (3-2), na quarta jornada da I Liga de futebol, reconheceu ter havido hipóteses de sair, mas ficou "de alma e coração"


"Não comecei a época muito bem, não atingi os níveis que devia, mas aos poucos estou a chegar lá e este jogo foi a prova disso. Cada vez mais estou perto de poder jogar e ajudar, que é o meu grande objetivo no Braga", disse.   
   
Custódio admitiu ter havido hipóteses de sair no final do mercado, tal "como houve noutros anos", situação que lidou "com naturalidade".   
   
"Mas o mais importante é que estou aqui de alma e coração e certamente serei uma ajuda importante para o Braga", disse.   
   
O internacional português, que já não era opção para o treinador, Jesualdo Ferreira, há algumas semanas, entrou frente aos "canarinhos" aos 70 minutos e, pouco depois (74), fez, de cabeça, o terceiro dos minhotos e festejou de forma efusiva - uma forma de se "libertar", explicou.   
   
"É sempre bom marcar, o regresso foi feliz e para nós foi uma vitória importantíssima, contra uma equipa que ainda não tinha perdido e que se tem revelado uma boa equipa no campeonato. Estamos em terceiro lugar, que é importantíssimo", afirmou.   
   
Adiantou ainda ser "muito estranho" o clube estar fora das competições europeias, porque estava "habituado a competir a esse nível". Agora há que "focar" nas competições que restam e "tentar fazer história e uma classificação que honre o clube e as épocas anteriores".

RTP