News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/09

Started by JotaCC, 14 de September de 2013, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Paulo Vinícius de volta mas só aos convocados
JESUALDO NÃO VAI MEXER NA DUPLA DE CENTRAIS

A paragem do campeonato permitiu a Jesualdo Ferreira ganhar mais uma opção para a defesa com a recuperação total de Paulo Vinícius. Porém, quando se podia pensar que o treinador iria promover o regresso do central brasileiro à titularidade, isso não acontecerá. Paulo Vinícius estará de volta, mas apenas à lista de convocados, pois a ideia é manter a dupla de centrais composta por Nuno André Coelho e por Aderlan Santos, apesar das duas derrotas consecutivas que podiam pôr em questão a confiança da equipa técnica nesta defesa.

Paulo Vinícius, recorde-se, começou a época como titular e até foi o marcador do primeiro golo do Sp. Braga, em Felgueiras, frente ao P. Ferreira, mas o brasileiro sofreu uma lesão muscular nesse jogo inaugural do campeonato e saiu ao intervalo para não mais ser utilizado. Aderlan Santos aproveitou para assumir a titularidade, brilhando no triunfo caseiro frente ao Belenenses, mas depois a consistência defensiva da equipa acabou por ser posta em causa com as tais duas derrotas que abriram até dar lugar a alguma contestação dos adeptos aquando da chegada da comitiva bracarense do jogo de Barcelos.

Nas duas últimas semanas, a equipa técnica incidiu a sua preocupação na recuperação psicológica da equipa, e mexer na dupla de centrais poderia ser encarado como uma forma de se encontrar culpados para os últimos desaires, algo que Jesualdo Ferreira tem o cuidado de preservar.

Assim, continuam Nuno André Coelho e Aderlan Santos, sendo que Hebert, também defesa-central averbado ao plantel da equipa B, esteve nas últimas semanas a trabalhar com o grupo principal e é outra opção para entrar nos eleitos do jogo com o Estoril.

RECORD

JotaCC

Micael fora de jogo e Hugo Vieira com chamada à vista

CONDICIONADO por um traumatismo num joelho, Rúben Micael continua a treinar com limitações, pelo que não faz parte dos planos de Jesualdo Ferreira para o jogo de amanhã entre o Sp. Braga e o Estoril (19.45 horas, Sport TV1). No treino de ontem, o médio fez trabalho de ginásio e apenas alguns exercícios na relva, parecendo ainda longe da recuperação plena da lesão que o afastou dos recentes compromissos da seleção portuguesa.
Depois de duas derrotas seguidas (Pandurii e Gil Vicente), a equipa bracarense precisa de uma vitória que lhe restitua os níveis de confiança e, fechado o mercado de transferências, Jesualdo tem agora mais opções ao dispor. O lateral Elderson é uma delas, tendo regressado ontem aos treinos, depois de duas semanas ao serviço da Nigéria e de um início de época em que parecia não contar para o treinador, devido à possibilidade de transferência para outro clube europeu, que não se concretizou.
Hugo Vieira é outra das novas armas à disposição do técnico e a partida de amanhã deverá mesmo assinalar a estreia do avançado (ex-Gil Vicente) na convocatória arsenalista, até porque Jesualdo Ferreira já não tem Yazalde, emprestado ao Astra Giurgiu, da Roménia.
No ataque, a expectativa prende-se com o possível regresso à titularidade de Éder, recuperado da grave lesão sofrida na época passada. O internacional português jogou meia hora em Barcelos, há duas semanas, depois dejá ter sido suplente utilizado na segunda mão da eliminatória europeia com o Pandurii (jogou os últimos dez minutos do tempo regulamentar e mais os 30 do prolongamento), e agora aponta ao onze.
O plantel bracarense faz, hoje de manhã (9.30 horas), o último treino antes da receção aos estorilistas, seguindo-se a divulgação da lista de convocados.

JN

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC

NAC: DE SACRIFICADO A CENTRAL TOTALISTA
PELA MÃO DE JESUALDO FERREIRA>>Ligado a uma das derrotas mais pesadas da história recente do FC Porto (5-0 com o Arsenal), com o professor ao comando, Nuno André Coelho renasce das cinzas em Braga como central mais utilizado

Nuno André Coelho é a prova viva de que Jesualdo Ferreira não associa má sorte ou maus resultados a nenhum jogador. O central iniciou a época como titular, formando dupla com Paulo Vinícius, e não voltou a perder o estatuto, sendo uma raridade numa equipa marcada pela constante rotatividade. Há três anos (2009/10), quando treinador e jogador representavam o FC Porto, poucos apostariam numa futura aliança tão consistente.


Reencontro NAC tem sido aposta de Jesualdo Ferreira em Braga

Inicialmente, Nuno André Coelho não passava de uma segunda linha, ao ponto de somar mais jogos na Taça da Liga do que no campeonato; depois, na grande oportunidade da época (oitavos de final da Liga dos Campeões), foi apanhado pela avalanche ofensiva do Arsenal, que no Emirates Stadium despacharia o FC Porto com uns expressivos 5-0. Era a segunda grande indignação da noite entre os adeptos portistas, depois de se ter verificado que NAC iria jogar no meio-campo para compensar a ausência de Fernando, devido a lesão, em vez do argentino Tomás Costa.
Sem qualquer minuto jogado na I Liga, NAC era claramente uma aposta de risco, mas parecia fazer sentido dentro da estratégia traçada pelo treinador: conferir maior poder defensivo no jogo aéreo e na zona central. Na prática, tudo correu mal ou demasiado depressa, com os gunners a chegarem ao intervalo já com uma vantagem de 2-0 no marcador, precipitando a substituição do atual arsenalista. No fim do jogo, Jesualdo Ferreira saiu em defesa do trinco adaptado: "O Nuno jogou muito bem. Saiu ao intervalo, pois nessa altura o jogo só podia rolar com um golo nosso. Tínhamos de correr riscos. Qualquer erro que se cometa frente a esta equipa resulta em golo".
A verdade é que o treinador pagou bem caro pela experiência frustrada, acabando por ser despedido no fim da época, fruto também de um terceiro lugar no campeonato. No reencontro, em Braga, Jesualdo não perdeu a fé em NAC.



Éder e a coluna dorsal
Há uma curiosa linha a percorrer todos os sectores da equipa desde a baliza até ao jogador mais avançado

Uma das interrogações do Braga para o encontro de amanhã prende-se com a titularidade de Éder. O avançado diz sentir-se cada vez melhor e já foi utilizado por duas vezes desde que regressou da lesão – nove e 29 minutos, ante Pandurii e Gil Vicente. Em pouco tempo percebeu-se que Jesualdo Ferreira é capaz de montar inúmeros onzes diferentes, mas as alterações não são indiscriminadas. Até prova em contrário, o Braga atual foi montado a partir de um esqueleto bem concreto, como prova o facto de os quatro totalistas da equipa no campeonato atuarem em outros tantos pontos diferentes do terreno de jogo: Eduardo (baliza), Nuno André Coelho (defesa), Mauro (meio-campo) e Edinho (ataque). Apartir daqui, dá que pensar a hipótese de Éder alinhar como titular, frente ao Estoril. Para isso, só mexendo no grupo dos jogadores com mais minutos.



ELDERSON VOLTOU A TEMPO DE TREINAR


Ausente nas últimas duas semanas por se encontrar ao serviço da seleção da Nigéria, Elderson juntou-se ontem ao grupo. O lateral-esquerdo chegou a Portugal ao princípio da manhã e ainda teve a oportunidade de se cruzar com os companheiros no relvado.



RÚBEN MICAEL IMPOSSÍVEL NA LISTA DE CONVOCADOS


A utilização de Rúben Micael no jogo com o Estoril está totalmente descartada. Muito condicionado por um traumatismo no joelho direito, o madeirense continua a alternar tratamento com exercícios muito limitados no relvado, pelo que não entrará na convocatória.

O JOGO

Bruno3429

«SC Braga não está fragilizado»
Por Redação 

De titular a suplente, ainda assim o avançado brasileiro contratado ao FC Porto não perde a vontade de vencer. Numa antevisão ao jogo com o SC Braga, Sebá disse o que lhe vai na alma.

«O SC Braga é grande equipa, mas não acredito num adversário fragilizado: querem inverter os últimos resultados. Confiamos no nosso valor e vamos discutir o resultado», disse.

A Bola

JotaCC

Éder "ameaça" Edinho

Um dos quatro últimos totalistas do SC Braga no Campeonato, Edinho vê esse estatuto fortemente ameaçado na receção ao Estoril. Se há setor na equipa que está mais permeável a mudanças é o ataque e, neste pressuposto, Eduardo, Nuno André Coelho e Mauro, os restantes atletas que cumpriram na íntegra os jogos na Liga, parecem gozar de um quadro de estabilidade diferente.

Edinho marcou até agora um golo, na conversão de uma grande penalidade, na vitória por 2-1 sobre o Belenenses. Nas últimas duas partidas ficou em branco, um registo que não é obviamente responsabilidade de uma só peça do tabuleiro, mas reflexo de falta de eficácia do coletivo na finalização. A sombra que ameaça a titularidade indiscutível e prolongada no tempo do ex-Académica tem nome e rosto: Éder.

O goleador dos bracarenses na temporada transata - 13 golos em 18 jogos no Campeonato - está com índices físicos reforçados e entrou muito bem nas partidas com o Pandurii e o Gil Vicente. A dúvida sobre se aguentará um jogo inteiro nas pernas não é de todo despicienda. A agarrar a titularidade, Éder tem de dar garantias de que pelo menos poderá cumprir mais de uma hora em esforço, sem quebras de rendimento. Se assim não for, o mais provável é Edinho manter-se no onze frente aos canarinhos, o que mesmo a acontecer não o protegerá da ameaça de substituição e da perda do estatuto de totalista. Tudo dependerá da história do jogo, das opções do professor e da perceção que o técnico tem das virtudes de uma mudança no ataque que quase todos os adeptos do SC Braga defendem. É que Éder tem um capital de respeito enorme no universo bracarense. Afinal, fez por isso.

A BOLA

brigada da relote

Rafa pega na batuta
CANDIDATO A ASSUMIR O PAPEL DE MICAEL


Olhos postos em Rafa num novo exemplo da escala evolutiva do jovem de 20 anos para o mais alto patamar do futebol português. Aposta regular de Jesualdo Ferreira neste início de estação, o ex-Feirense é mesmo o principal candidato a assumir o papel de Ruben Micael no trio de médios que vai defrontar amanhã o Estoril.

RECORD

Pé Ligeiro

Hugo Vieira chamado pela primeira vez

A chamada, pela primeira vez de Hugo Vieira e a ausência de Joãozinho, devido a uma gastroenterite, são dois dos destaques na lista de 18 convocados do SC Braga para o jogo com o Estoril, domingo, às 19.45 horas, no Estádio Axa.

Também por lesão ficaram de fora Miljkovic, com um estiramento, e Rúben Micael, que recupera de um traumatismo no joelho direito. Paulo Vinicius recuperou mas por precaução Jesualdo Ferreira decidiu não chamar já o defesa-central, mantendo a aposta em Hebert, defesa da equipa B.

Outra novidade é o regresso de Custódio, que esteve fora no jogo com o Gil Vicente.

A lista de convocados é a seguinte:
Guarda-redes: Eduardo e Cristiano;
Defesas: Nuno André Coelho, Baiano, Santos, Hebert e Tomás Dabó;
Médios: Luiz Carlos, Luís Silva, Rafa, Custódio e Mauro;
Avançados: Hugo Vieira, Éder, Salvador Agra, Alan, Edinho e Pardo

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

«Aquela derrota em Barcelos é "impossível"» - Jesualdo Ferreira

Problemas para o SC Braga na abordagem ao jogo com o Estoril. Joãozinho sofreu uma gastroenterite e falha o desafio com os canarinhos e Elderson, recém-chegado na seleção da Nigéria, reconheceu numa conversa com Jesualdo Ferreira não se sentir a 100 por cento no plano físico e tático para ajudar a equipa como deseja, apesar de ter feito 90 minutos frente ao Malawi e 45 minutos no particular com o Burquina Faso.

O treinador do SC Braga vai ser forçado a improvisar. «Perdemos o Joãozinho e numa conversa franca que tive com o Elderson ele manifestou não estar 100 por cento. São questões de natureza física e tática. Perguntam-me: ele podia jogar? Poder, podia, mas é uma questão de sensatez», sintetizou.

Quando a Éder, admitiu que o goleador «poderá ser titular» excluindo a hipótese de Paulo Vinicius entrar no onze, embora conte com ele para o Estoril.

As últimas duas semanas de paragem «tiveram aspetos positivos e negativos.» «Tivemos possibilidade de trabalhar com mais detalhe situações táticas e de equipa, e foi importante para recuperar jogadores. Por outro lado perdermos o timing competitivo e também alguns jogadores, como o Joãozinho e o Ruben Micael.».

Jesualdo admite que a derrota com o Gil tem de ser agora retificado, já que em relação à Liga Europa já nada há a fazer. «Não se pode perder como perdemos em Barcelos. É impossível, mas o campeonato tem 30 jornada e temos tempo e vontade de ganhar», disse, deixando um elogio franco ao adversário: «O Estoril é uma equipa boa. Está num bom período anímico e foi capaz de se qualificar para a Liga Europa. Temos de estar a um nível superior do que estivemos em Barcelos.»

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Jesualdo Ferreira: «Temos de estar a um nível muito superior»  

A derrota em Barcelos está digerida mas não esquecida, como fez questão  de lembrar o professor Jesualdo Ferreira, este sábado, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Estoril.
"Não se pode perder como perdemos em Barcelos. É impossível, mas o campeonato tem 30 jornada e temos tempo e vontade de ganhar. O Estoril é uma equipa boa. Está num bom período anímico e foi capaz de se qualificar para a Liga Europa. Temos de estar a um nível superior do que estivemos frente ao Gil Vicente", frisou.
O técnico dos Gverreiros do Minho salientou ainda os prós e contras da recente paragem do campeonato. "Tivemos possibilidade de trabalhar com mais detalhe situações táticas e de equipa, e foi importante para recuperar jogadores. Por outro lado perdermos o timing competitivo e também alguns jogadores, como o Joãozinho e o Ruben Micael", afirmou.
Refira-se que Joãozinho não cumpriu a última sessão de trabalho neste sábado devido a uma gastrite e junta-se a Ruben Micael e Miljkovic no lote de jogadores entregues ao departamento médico do SC Braga.

SCBraga

JotaCC

"Braga vai jogar sob pressão acrescida" - Jesualdo Ferreira

Jesualdo Ferreira reconheceu hoje que o Sporting de Braga vai receber o Estoril, na quarta jornada da I Liga de futebol, sob pressão acrescida depois das derrotas com o Gil Vicente e com o Pandurii.

"É natural que sim [a equipa vá jogar sob pressão acrescida] e ainda bem", respondeu o treinador. Contudo, notou que "são duas situações distintas, uma irreversível", a derrota com os romenos do Pandurii, que ditou o afastamento da Liga Europa.

Jesualdo Ferreira também não esquece o desaire em Barcelos (1-0), na última ronda do campeonato, depois de o Braga ter jogado mais de meia hora com mais dois jogadores: "Vai ficar no registo de todos nós. É impossível perder aquele jogo daquela forma, mas é um entre 30", frisou.

LUSA

JotaCC

«Braga vai jogar sob pressão acrescida»
O Sporting de Braga recebe o Estoril no Estádio Municipal de Braga no domingo, às 19h45, jogo que será arbitrado por João Capela, de Lisboa.


Jesualdo Ferreira reconheceu hoje que o Sporting de Braga vai receber o Estoril, na quarta jornada da I Liga de futebol, sob pressão acrescida depois das derrotas com o Gil Vicente e com o Pandurii.

«É natural que sim [a equipa vá jogar sob pressão acrescida] e ainda bem», respondeu o treinador. Contudo, notou que «são duas situações distintas, uma irreversível», a derrota com os romenos do Pandurii, que ditou o afastamento da Liga Europa.

Jesualdo Ferreira também não esquece o desaire em Barcelos (1-0), na última ronda do campeonato, depois de o Braga ter jogado mais de meia hora com mais dois jogadores:

«Vai ficar no registo de todos nós. É impossível perder aquele jogo daquela forma, mas é um entre 30», frisou.

A semana que passou «foi cheia de coisas boas e más» para os minhotos, salientando pela positiva ter podido trabalhar «com mais detalhe algumas situações importantes» e ter conseguido «recuperar alguns jogadores».

Do outro lado da balança, Jesualdo Ferreira considerou que o Braga «perdeu timing competitivo» e não dispôs de alguns jogadores que estiveram nas seleções, notando a lesão de Rúben Micael ao serviço da seleção portuguesa.

Jesualdo Ferreira revelou ainda que Éder «pode ser titular», mas as alterações no "onze" não vão ficar por aí, porque Joãozinho foi vítima de uma «gastroenterite forte» nos últimos dias e a sua ausência abre uma vaga no lado esquerdo da defesa.

Elderson podia ser uma solução, mas o internacional nigeriano, que integrou o plantel mais tarde porque a sua saída foi uma forte hipótese, apenas chegou na sexta-feira de um duplo compromisso com a sua seleção.

«Conversei com ele e disse-me que não se sentia em condições, no sentido físico e tático, para participar a 100 por cento», explicou o técnico.

Apesar destas limitações, «a equipa está preparada para jogar com o Estoril, que é claramente uma equipa muito boa, que está num bom período anímico e, por isso, vai ser um adversário muito complicado».

«O que não nos retira a ambição de querer ganhar e é isso que queremos acima de tudo», concluiu.

O Sporting de Braga recebe o Estoril no Estádio Municipal de Braga no domingo, às 19h45, jogo que será arbitrado por João Capela, de Lisboa.

SAPO DESPORTO

JotaCC

#14
Sp. Braga: Hugo Vieira estreia-se, Joãozinho é baixa
Problemas na esquerda para Jesualdo Ferreira

Os convocados do Sp. Braga para a receção ao Estoril deixam antever problemas para Jesualdo Ferreira no lado esquerdo da defesa.

Joãozinho, a contas com uma gastroenterite forte é baixa de última hora. Ederson não se revelou apto para este encontro e por isso também não é opção.

A boa nova de Jesualdo Ferreira, que também não contra com Rúben Miacel, é a possibilidade de estrear Hugo Vieira. O extremo que reforçou o Sp. Braga estreia-se nos convocados.

Convocados Sp. Braga:

Guarda-redes: Eduardo e Cristiano;

Defesas: Nuno André Coelho, Baiano, Santos, Hebert e Tomás Dabo;

Médios: Luiz Carlos, Luís Silva, Rafa, Custódio e Mauro;

Avançados: Hugo Vieira, Ederzito, Salvador Agra, Alan, Edinho e Pardo.


Jesualdo: «A equipa está preparada para jogar com o Estoril»
[/color]
Éder pode ser titular, Joãozinho de fora

O técnico do Sp. Braga, Jesualdo Ferreira, perspetivou este sábado o encontro com o Estoril a contar para a quarta jornada da Liga.

Depois de uma semana «cheia de coisas más», como referiu Jesualdo Ferreira reportando-se às derrotas com Pandurii e Gil Vicente, o professor quer vencer o Estoril.

A derrota em Barcelos ainda marcou presença na conferência de imprensa. A forma como ocorreu deixou marcas: «Vai ficar no registo de todos nós. É impossível perder aquele jogo daquela forma, mas é um entre trinta».

Tal como vem sendo apanágio, adivinha-se mais uma pequena revolução no onze do Sp. Braga. Jesualdo admitiu lançar Éder de início e revelou que Joãozinho não está disponível Contudo, Elderson também não é alternativa: «Conversei com ele e disse-me que não se sentia em condições, no sentido físico e tático, para participar a cem por cento».

De fora ficam também Rúben Micael e Miljkovic, a contas com lesões. O internacional português ficou fora dos trabalhos da seleção, enquanto que Miljkovic está desde o início da época lesionado. O técnico arsenalista garante que as limitações não tiram ambição à sua equipa: «Não nos retira a ambição de querer ganhar e é isso que queremos acima de tudo».

Relativamente ao jogo com o Estoril, Jesualdo Ferreira diz tratar-se de uma equipa muito boa, mas o Sp. Braga está preparado: «A equipa está preparada para jogar com o Estoril, que é claramente uma equipa muito boa, que está num bom período anímico e, por isso, vai ser um adversário muito complicado».

Braga e Estoril encerram a quarta jornada do campeonato este domingo pelas 19.45 horas no Estádio Axa.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Hugo Vieira em estreia na convocatória do Sp. Braga


O avançado contratado ao Benfica poderá estrear-se na receção ao Estoril, enquanto Joãozinho e Rúben Micael são baixas confirmadas.

A estreia de Hugo Vieira e as ausências de Joãozinho e Rúben Micael são os destaques dos convocados do Sporting de Braga, divulgados neste sábado, para a receção ao Estoril, domingo, da quarta da I Liga de futebol.

O avançado ex-Benfica chegou a Braga no fim do mês de agosto e foi chamado pela primeira vez pelo treinador "arsenalista", Jesualdo Ferreira, que, contudo, notou que o jogador tem pouco ritmo competitivo, devendo, por isso, começar o jogo no banco de suplentes.

De fora, ficaram o defesa esquerdo Joãozinho, vítima de uma "gastroenterite forte" nos últimos dias, e Rúben Micael, com uma lesão no joelho direito.

Nota ainda para os regressos de Custódio, que tinha falhado os últimos jogos por opção do técnico, e do defesa direito Baiano, que pode assumir o lugar no lado esquerdo da defesa.

Miljkovic e Sasso continuam a recuperar de lesão e continua a não poder ser opção.


Jesualdo: "Braga vai jogar sob pressão acrescida"

Jesualdo Ferreira reconheceu hoje que o Sporting de Braga vai receber o Estoril, na quarta jornada da I Liga de futebol, sob pressão acrescida depois das derrotas com o Gil Vicente e com o Pandurii.

"É natural que sim [a equipa vá jogar sob pressão acrescida] e ainda bem", respondeu o treinador. Contudo, notou que "são duas situações distintas, uma irreversível", a derrota com os romenos do Pandurii, que ditou o afastamento da Liga Europa.

Jesualdo Ferreira também não esquece o desaire em Barcelos (1-0), na última ronda do campeonato, depois de o Braga ter jogado mais de meia hora com mais dois jogadores: "Vai ficar no registo de todos nós. É impossível perder aquele jogo daquela forma, mas é um entre 30", frisou.

A semana que passou "foi cheia de coisas boas e más" para os minhotos, salientando pela positiva ter podido trabalhar "com mais detalhe algumas situações importantes" e ter conseguido "recuperar alguns jogadores".

Do outro lado da balança, Jesualdo Ferreira considerou que o Braga "perdeu timing competitivo" e não dispôs de alguns jogadores que estiveram nas seleções, notando a lesão de Rúben Micael ao serviço da seleção portuguesa.

DN

JotaCC

Jesualdo Ferreira: «Temos de estar num nível muito superior»
Técnico alertou para o valor do Estoril

Jesualdo Ferreira fez este sábado a antevisão da receção do Sp. Braga ao Estoril, domingo, em jogo da 4.ª jornada da Liga, alertando para o valor do adversário que a equipa minhota vai ter pela frente.

"Temos a equipa preparada, mas vamos enfrentar uma equipa muito boa e que esta num bom período anímico depois se se ter qualificado para a fase de grupos da Liga Europa. É um adversário muito complicado porque disputam todos os jogos e resultados. Temos de estar num nível muito superior", afirmou Jesualdo em conferência de imprensa.

Para o técnico arsenalista a paragem do campeonato teve aspectos bons, mas também maus." A paragem foi positiva porque deu para aproximar alguns jogadores e para os recuperar mas, por outro lado, interessava competir mais rapidamente, depois das derrotas alcançadas com o Pandurii e Gil Vicente. A derrota com Pandurii é irreversível porque saímos da Liga Europa, mas com o Gil vicente não, pois é uma prova de 30 jornadas e ainda falta muito para o final".

Jesualdo Ferreira revelou ainda que o lateral esquerdo Joãozinho não vai jogar por não ter recuperado de uma gastroenterite, mas Elderson também não será opção. "Falei com o jogador e ele disse que não estava a 100 por cento", disse o técnico sobre a condição do nigeriano.

RECORD

JotaCC

Jesualdo Ferreira
"Éder pode ser titular contra o Estoril"

Privado de Rúben Micael (lesionado) e Joãozinho, com uma gastroenterite; treinador do Braga prepara um onze cheio de novidades para atacar o regresso às vitórias. No ataque, Edinho poderá dar o lugar a Éder.
Relacionadas

A titularidade de Éder, por troca com Edinho, será mesmo o prato forte do Braga para o jogo com o Estoril. Utilizado nas segundas partes dos jogos com o Pandurii e o Gil Vicente, o ponta-de-lança já matou saudades da competição e, no regresso ao AXA, poderá tornar-se na grande ameaça para a defesa dos canarinhos. "Éder pode ser titular", deixou escapar Jesualdo Ferreira, reconhecendo que a obrigação de ganhar vai mexer naturalmente com a equipa. "Vamos jogar com uma pressão acrescida e ainda bem: é natural", observou o treinador dos arsenalistas, lamentando a ausência, por lesão, de Rúben Micael. "A equipa tem seguido um determinado trajeto, ganhando rotinas, mas o Rúben tem uma ação importante que os outros não têm. Nalguns momentos vai notar-se a falta dele", declarou.

A segunda baixa de vulto será o lateral-esquerdo Joãozinho. "Perdemos o Joãozinho ontem por causa de uma gastroenterite. Está em casa medicado e não recuperou", revelou, dando conta de que Elderson dificilmente será o substituto. "Temos o Elderson e conversámos. Chegámos à conclusão de que ainda não está em condições de jogar a cem por cento", assinalou. Contrariedades à parte, Jesualdo Ferreira aponta claramente à vitória. "Apesar de tudo isto, mantemos a ambição. O Estoril é uma equipa muito boa, que está com grande nível anímico, também por estar nas competições europeias. Teremos de nos apresentar num nível superior em relação ao que fizemos em Barcelos para podermos vencer", estimou.

O JOGO

JotaCC

Jesualdo Ferreira "Braga vai jogar sob pressão acrescida"
Jesualdo Ferreira reconheceu hoje que o Sporting de Braga vai receber o Estoril, na quarta jornada da I Liga de futebol, sob pressão acrescida depois das derrotas com o Gil Vicente e com o Pandurii.
Braga vai jogar sob pressão acrescida


"É natural que sim [a equipa vá jogar sob pressão acrescida] e ainda bem", respondeu o treinador. Contudo, notou que "são duas situações distintas, uma irreversível", a derrota com os romenos do Pandurii, que ditou o afastamento da Liga Europa.

Jesualdo Ferreira também não esquece o desaire em Barcelos (1-0), na última ronda do campeonato, depois de o Braga ter jogado mais de meia hora com mais dois jogadores: "Vai ficar no registo de todos nós. É impossível perder aquele jogo daquela forma, mas é um entre 30", frisou.

A semana que passou "foi cheia de coisas boas e más" para os minhotos, salientando pela positiva ter podido trabalhar "com mais detalhe algumas situações importantes" e ter conseguido "recuperar alguns jogadores".

Do outro lado da balança, Jesualdo Ferreira considerou que o Braga "perdeu timing competitivo" e não dispôs de alguns jogadores que estiveram nas seleções, notando a lesão de Rúben Micael ao serviço da seleção portuguesa.

Jesualdo Ferreira revelou ainda que Éder "pode ser titular", mas as alterações no "onze" não vão ficar por aí, porque Joãozinho foi vítima de uma "gastroenterite forte" nos últimos dias e a sua ausência abre uma vaga no lado esquerdo da defesa.

Elderson podia ser uma solução, mas o internacional nigeriano, que integrou o plantel mais tarde porque a sua saída foi uma forte hipótese, apenas chegou na sexta-feira de um duplo compromisso com a sua seleção.

"Conversei com ele e disse-me que não se sentia em condições, no sentido físico e tático, para participar a 100 por cento", explicou o técnico.

Apesar destas limitações, "a equipa está preparada para jogar com o Estoril, que é claramente uma equipa muito boa, que está num bom período anímico e, por isso, vai ser um adversário muito complicado".

"O que não nos retira a ambição de querer ganhar e é isso que queremos acima de tudo", concluiu.

O Sporting de Braga recebe o Estoril no Estádio Municipal de Braga no domingo, às 19:45, jogo que será arbitrado por João Capela, de Lisboa.

NOTICIAS AO MINUTO

JotaCC

Hugo Vieira estreia-se no Braga, Joãozinho e Rúben Micael falham Estoril

A estreia de Hugo Vieira e as ausências de Joãozinho e Rúben Micael são os destaques dos convocados do Sporting de Braga, hoje divulgados, para a receção ao Estoril, domingo, da quarta da I Liga de futebol.

O avançado ex-Benfica chegou a Braga no fim do mês de agosto e foi chamado pela primeira vez pelo treinador ''arsenalista'', Jesualdo Ferreira, que, contudo, notou que o jogador tem pouco ritmo competitivo, devendo, por isso, começar o jogo no banco de suplentes.

De fora, ficaram o defesa esquerdo Joãozinho, vítima de uma ''gastroenterite forte'' nos últimos dias, e Rúben Micael, com uma lesão no joelho direito.

Nota ainda para os regressos de Custódio, que tinha falhado os últimos jogos por opção do técnico, e do defesa direito Baiano, que pode assumir o lugar no lado esquerdo da defesa.

Miljkovic e Sasso continuam a recuperar de lesão e continua a não poder ser opção.

O jogo começa às 19:45 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por João Capela, de Lisboa.

Lista dos 18 convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Cristiano.

Defesas: Tomás Dabó, Baiano, Nuno André Coelho, Santos, Hebert.

Médios: Mauro, Luiz Carlos, Luís Silva, Custódio, Rafa.

Avançados: Alan, Pardo, Hugo Vieira, Edinho, Éder, Salvador Agra.

FUTEBOL 365