News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/09

Started by JotaCC, 05 de September de 2013, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Jesualdo Ferreira volta a reunir as tropas


A paragem nas competições, devido aos compromissos das selecções, surgiu em boa altura para o plantel do Sp. Braga. As últimas duas derrotas inesperadas da equipa, sobretudo, pela performance abaixo do esperado e que ditaram a eliminação precoce na Liga Europa (em casa aos pés do Pandurii) e primeiro desaire na Liga (no dérbi em Barcelos, contra apenas nove adversários), levantaram a primeira onda de contestação dos adeptos, no estádio AXA, e as primeiras dúvidas em volta do valor da equipa arsenalista, que, embora muito renovada, tinha realizado uma boa pré-temporada e um bom arranque de campeonato, não fazendo nada prever o descalabro que foi a já chamada 'semana negra', pelo próprio treinador Jesualdo Ferreira.

Com duas semanas para preparar o próximo jogo oficial, que será contra o Estoril-Praia, em casa, da 4.ª jornada da Liga, o treinador do Sp. Braga procura neste período reorganizar as suas tropas e... chamar a atenção a alguns jogadores, que falharam clamorosamente nos dois últimos jogos. Para além do trabalho técnico-táctico, Jesualdo Ferreira tem também de recuperar animicamente o grupo. Até porque o foco vai estar muito iluminado na 'pedreira' no próximo jogo, e o adversário dos 'Guerreiros' do Minho está muito moralizado pelo excelente arranque de temporada, onde conseguiu o objectivo que o Sp. Braga falhou (acesso à fase de grupos da Liga Europa) e ainda não perdeu no campeonato.

A altura exige concentração máxima dos jogadores, e o plantel está a treinar à porta fechada. Ontem, Jesualdo orientou duas sessões de trabalho, de manhã e de tarde. Hoje, o grupo apenas vai realizar um treino, a partir das 10 horas, também fechado.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Quim Machado: «Rafa vai resolver jogos»
técnico diz que ainda pode melhorar

Nem tudo correu mal na derrota em Barcelos. Os arsenalistas desperdiçaram 3 pontos com dois jogadores a mais, mas bem podiam ter goleado o Gil Vicente. Rafa foi uma das novidades de Jesualdo Ferreira e um dos que mais incomodou Adriano e os defesas contrários. Faltou eficácia ao jovem jogador, algo que irá aparecer com o tempo, avisa Quim Machado, seu antigo treinador no Feirense.

"Ele precisa de oportunidades e de ter a confiança dos colegas porque tem tudo para resolver jogos. Acredito que o vá fazer até porque está no clube certo para evoluir", afirmou, antes de enumerar o que o jovem médio pode acrescentar aos arsenalistas:" O Rafa é um jogador muito inteligente e que, com liberdade, desequilibra no último terço do terreno." E será que os adeptos também podem esperar golos?"Se o clube tiver paciência com ele, o Rafa vai tornar-se num jogador muito melhor e fará golos. Ele fez 10 na época passada, o que não é nada fácil numa 2.ª Liga para quem não é ponta-de-lança", recordou o treinador.

O mais explosivo

Após um defeso agitado, onde chegou a surgir na rota do Sporting, o criativo rumou ao Axa a tempo de seguir para o estágio do Algarve e, aos poucos, subiu na hierarquia de Jesualdo. Ganhou um lugar no plantel principal e até foi lançado ao 3.º jogo oficial da época. Curiosamente como extremo-direito. "Comigo ele também fez várias posições. Jogou como 10, numa ala e até a 8, onde poderá perder alguma criatividade. Penso que rende mais quando tem liberdade como médio ofensivo", reforça Quim Machado, sabendo que Ruben Micael tem sido dono e senhor dessa posição:"O Rafa tem uma personalidade forte e uma enorme vontade de ter sucesso no futebol. OSp.Braga tem boas opções, no meio e nas alas, mas sem a capacidade de explosão dele."

Um puxão de orelhas que valeu a pena

Rafa mudou-se do Alverca para o Feirense no último ano de juniores e foi em Santa Maria da Feira que deu o sempre complicado salto para os seniores. Henrique Nunes precisou apenas da pré-época para lhe dar a titularidade, mas o treinador acabaria por sair às primeiras jornadas.O sucessor Bruno Moura também não resistiu muito tempo aos maus resultados e foi aí que o médio conheceu Quim Machado. O estatuto no onze estava, praticamente, garantido, embora o treinador lhe tenha descoberto algumas falhas.

"No início, puxei-lhe as orelhas. Ele precisava de reagir no momento da perda da bola, uma falha muito típica dos jogadores de características ofensivas. Depois da nossa conversa, percebeu que, obrigatoriamente, tinha de ajudar mais os colegas, independentemente de estar a atuar a médio ou extremo", recordou Quim Machado, traçando o perfil fora de campo:"É uma pessoa pacata, que fala pouco. É mais virado para os computadores."

RECORD

JotaCC

Leão Adrien Silva chamado para o lugar do lesionado Rúben Micael

Médio vê recompensado bom início de época e pode estrear- se pelas mãos do treinador que o lançou no Sporting

Para além de Anthony Lopes, a chamada de Adrien foi a grande novidade de ontem na seleção nacional, com o médio do Sporting, de 24 anos, a render o lesionado Rúben Micael. Curiosamente, tal como o guarda- redes do Lyon, Adrien é luso- francês, tendo nascido em Angôuleme, no Sul do país.

O DN sabe que na quinta- feira da semana passada o médio ficou triste quando soube que o seu nome não constava na primeira lista elaborada por Paulo Bento para os jogos com a Irlanda do Norte e Brasil. A recompensa pelo bom trabalho efetuado neste início de época surgiu assim com seis dias de atraso, embora para render um colega que se lesionou.

Depois de uma temporada de 2012/ 13 bastante discreta, Adrien "pegou de estaca" esta época na equipa de Leonardo Jardim. E se num primeiro momento o seu nome até estava na lista de jogadores negociáveis, em virtude do elevado salário que aufere em Alvalade – embora distante de nomes como Rui Patrício e Labyad –, a verdade é que a sua atitude nos treinos convenceu o treinador e o presidente Bruno de Carvalho, passando a ser uma das apostas firmes para 2013/ 2014.

Adrien poderá assim estrear- se pela primeira vez com as cores da seleção nacional, curiosamente pelas mãos do treinador ( Paulo Bento) que o lançou na equipa principal do Sporting em 2007.

DN

JotaCC

DABÓ É A QUARTA APOSTA DE JESUALDO NOS JOVENS
EM MENOS DE UM MÊS>>Lateral direito requisitado à equipa B tem mais jogos do que Baiano no campeonato

De repente, Tomás Dabó deixou de ser uma jovem promessa, diluída entre muitas outras da equipa B do Braga, para se tornar numa das surpresas mais agradáveis da equipa principal. Será caso único? É claro que não, ou não se chamasse o treinador Jesualdo Ferreira, sempre de olho na formação e apreciador da irreverência própria de quem tem pouco mais de 20 anos, o que normalmente se reflete, mais cedo ou mais tarde, em transferências muito lucrativas para os clubes por onde passa. Muito antes da "semana negra", marcada pelas derrotas com o Pandurii e o Gil Vicente, o técnico já tinha avisado que há um Braga em construção e nem por isso caiu na tentação de recorrer somente a jogadores com currículos vastos para lançar os alicerces da nova estrutura. Em menos de um mês, depois de Mauro, Rafa e Luís Silva (todos oriundos da II Liga), Dabó é o quarto jovem arsenalista estreado por Jesualdo e esta contagem não ficará por aqui.


Todo o terreno Dabó tem jogado alternadamente na I e na II Liga

Com apenas 19 anos, o lateral-direito beneficiou de uma paragem forçada de Baiano, motivada por uma lesão sofrida na Roménia, na primeira mão do play-off da Liga Europa, e estreou-se com o Belenenses, ficando associado à segunda vitória da equipa. Na última jornada, em Barcelos, as circunstâncias repetiram-se, somando agora mais jogos do que o defesa brasileiro no campeonato, ao ponto de partir, parcialmente, em pé de igualdade para o jogo com o Estoril. Ex-treinador da equipa B, Toni tem a certeza de que Dabó será tudo menos um breve cometa. "Vai fazer carreira. É um joga"Dabó vai fazer
carreira. É um jogador rápido, seguro e muito tranquilo: não demonstra nervosismo dor rápido, seguro e muito tranquilo: não demonstra grande nervosismo quando é chamado a ter responsabilidades", explica.
Certo de que Jesualdo Ferreira não é treinador de "lançar jovens para matá- los à nascença", Toni acha até que o regresso de Dabó aos bês já nem vai acontecer. "A contratação de Thales, que é lateral-direito, para a equipa B aponta nesse sentido", sustenta.




Ilori  e Bruma: a mesma receita
A JUVENTUDE PAGA-SE CARO>>Últimos negócios do Sporting foram proporcionados pela perspicácia de Jesualdo Ferreira na época passada

Não é necessário recuar muito no tempo em busca de provas de que Jesualdo Ferreira tem capacidade para revelar jovens... e para os negócios, daqueles que envolvem milhões. Basta verificar quem foi o responsável pela afirmação no Sporting de Ilori e Bruma, cujas transferências para Liverpool e Galatasaray renderam, respetivamente, 7,5 e 10 milhões de euros, podendo este último chegar aos 13 consoante os objetivos alcançados: isso mesmo, o denominador comum do central e do avançado tem o nome do técnico do Braga. A capacidade do professor para gerar riqueza é tudo menos um fenómeno recente. Enquanto serviu o FC Porto, foram vários os jogadores que saíram valorizados, como se verificou com Lucho, Lisandro, Hulk e Falcao, e esse foi um d o s motivos que levaram António Salvador, o presidente da SAD arsenalista, a solicitar o seu regresso à Pedreira. O grande desafio do treinador será encontrar a medida certa entre apostar na juventude e escolher os melhores para l utar pelo pódio na classificação.




Extremo Pedro Santos a caminho da Roménia


A recente contratação de Hugo Vieira continua a fazer "vítimas" entre os extremos às ordens de Jesualdo Ferreira. Tapado pela concorrência, João Pedro foi o primeiro a partir, rumo ao Belenenses; Hélder Barbosa aceitou ser emprestado ao Almeria (Espanha); e o próximo a deixar o clube será Pedro Santos, que, não obstante ter sido contratado para esta época, valorizado por uma boa campanha ao serviço do Vitória de Setúbal, também ganhou o rótulo de excedentário, estando em vias de se mudar para o Astra, da Roménia, igualmente a título de empréstimo. As inscrições na liga romena encerram só na segunda-feira (9 de setembro), pelo que a transferência do atacante, que ainda ontem trabalhou com o plantel, ficará acertada nos próximos dias. Para breve também está a rescisão com o central alemão Haas, que, ao invés de Pedro Santos, nem sequer foi inscrito na liga portuguesa.

O JOGO

JotaCC

Empate premeia lucidez minhota

A igualdade a uma bola entre Braga e FC Porto, os mais sérios candidatos ao apuramento, acaba por premiar a maior lucidez e capacidade de sofrimento dos minhotos num jogo disputado quase sempre no meio campo defensivo local. A pressão dos portistas foi muito intensa, contudo apenas causavam aflição em remates de meia distância; o Braga erguera uma muralha diante da área, pelo que foi assim que o portista Vítor Andrade fez golo. Quando o 0-2 parecia próximo, o Braga, numa rara investida, foi à baliza de João Costa e Reko empatou. Na segunda parte, o maior atrevimento minhoto não rendeu golos.

O JOGO

JotaCC

Pausa oportuna para recuperar Vinícius

SÓ QUANDO voltar a jogo, na receção ao Estoril, será possível avaliar os efeitos desta paragem. Todavia, no Braga, à parte do aspeto psicológico, que apenas se reverte com resultados (o mesmo será dizer vitórias), é quase garantido que um futebolista vai beneficiar com o interregno: o lesionado Paulo Vinícius.
O autor do primeiro golo da Liga 2013/14 viu o azar bater- lhe à porta nesse mesmo jogo. Foi em Felgueiras, na visita ao Paços. Marcou, é certo, mas não esteve em campo para além dos 45 minutos iniciais. Sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda e foi parar à enfermaria, com a estimativa de um mês como tempo de inatividade.

Ora, mais de metade desse prazo está cumprido. Ontem, já fez treino condicionado. E a correr normalmente, o central ficará restabelecido antes do Braga-Estoril, apresentando-se, assim, como mais uma opção para Jesualdo Ferreira, capaz, ou não, de entrar na convocatória, nessa altura. Nuno André Coelho perdeu o seu parceiro no eixo, desde Felgueiras, passando Aderlan Santos a ocupar a vaga. Ambos estiveram nas vitórias frente ao Pandurii, na Roménia (0-1), e ao Belenenses (2-1), mas também nas recentes e marcantes derrotas com os romenos (02) e o Gil (1-0). A seu favor, Aderlan tem o golo, no fim, que desfez o empate no Braga-Belenenses. Com Vinícius de volta, o xadrez de Jesualdo pode retomar a fórmula inicial. De qualquer modo, a SAD já meteu pés ao caminho e está a tratar de renovar com Aderlan, pois o brasileiro termina o contrato em 2014.


Empate premeia maior lucidez arsenalista

IGUALDADE a uma bola Braga e F. C. Porto, resultado que premeia a maior lucidez dos minhotos, num jogo disputado quase sempre no meio campo defensivo local. A pressão dos portistas foi muito intensa, contudo apenas abanaram as redes em remates de meia distância. Assim foi o golo de Vítor Andrade. Quando o 0-2 parecia mais próximo, o Braga foi à baliza de João Costa, e Reko empatou. No reatamento, o Braga foi mais corajoso.


JN

JotaCC

Pedro Santos na rota romena

Afinal, o encerramento da janela de transferências em Portugal não significa que esta seja a versão definitiva do plantel do SC Braga - não é mesmo.

Com mercados como o da Turquia (fecha hoje) e Roménia (está aberto até segunda-feira) a permitirem ainda novas inscrições, sem esquecer alguns países do Médio Oriente ou China (os clubes chineses podem contratar jogadores até dezembro), há sempre a hipótese de a SAD promover alguns negócios, sob a forma de vendas definitivas de passes de jogadores ou cedências temporárias.

Que é, precisamente, o que está para acontecer com Pedro Santos. Há um convite dos romenos do Astra em cima da mesa e o empréstimo do extremo, de 25 anos, até final da temporada poderá ser concretizado nas próximas horas.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote

Elderson muito perto do Besiktas
Segundo a Imprensa turca, o internacional nigeriano habilita-se a uma retribuição anual na ordem dos 900 mil euros. A SAD do Braga não aceita negociar abaixo dos 600 mil euros


Inscrito pelo Braga na Liga na data-limite, Elderson poderá já não ser estreado por Jesualdo Ferreira nesta época. O Besiktas não desistiu do lateral-esquerdo e, de acordo com a Imprensa turca, a transferência deverá avançar nas próximas horas. O representante do internacional nigeriano encontra-se em Istambul desde o começo da semana e já terá alinhavado um contrato com a duração de dois anos, o qual prevê a retribuição anual de 900 mil euros, mais 12 mil euros de prémio por cada jogo disputado; faltando apenas o acordo com o clube minhoto para o negócio se concretizar.

Preso ao Braga por um contrato válido apenas até 2014, Elderson poderá já assinar por outro clube em janeiro (sem qualquer encaixe financeiro para o clube no fim da época) e, nessa medida, a SAD não está em condições de vendê-lo por grandes valores, embora já tenha deixado bem claro que não aceita abrir mão do jogador por menos de 600 mil euros.

O JOGO

JotaCC

Amílcar: ''Contamos com o apoio dos adeptos''

No próximo sábado, 7 de setembro, pelas 16h, no Pavilhão da Universidade do Minho, em Gualtar (Braga), o SC Braga/AAUM dará o pontapé de saída no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Futsal diante o Rio Ave FC.

O técnico Paulo Tavares conta com um plantel renovado com muitas caras novas e na máxima força para iniciar uma época em que os objectivos são os mesmos da época passada: um lugar nos play-offs.

Estas duas equipas já se encontraram na pré-época, com os guerreiros a levarem de vencidos os vilacondenses por 4-3, na final do Torneio Cidade Póvoa de Varzim.

O técnico deverá apostar inicialmente num cinco composto na maioria por jogadores da época passada e a única novidade deverá ser a utilização do reforço Beto, guarda-redes, ex-Académica de Coimbra.

O jogador Amílcar Gomes fez para o modalidades.com.pt a antevisão à partida. " Penso que será um jogo extremamente difícil e equilibrado entre duas equipas, que apesar de terem sofrido muitas alterações no plantel, já têm a sua identidade bem patente. A equipa está unida, preparada e concentrada no objectivo a atingir, respeitamos o adversário, mas acreditamos que temos argumentos e queremos aproveitar o factor casa para entrar a vencer no campeonato junto da nossa massa adepta. Contamos com o importante apoio dos nossos adeptos."

MODALIDADES.COM.PT

Pé Ligeiro

Turcos dão Elderson no Besiktas

O Besiktas já terá chegado a acordo com o SC Braga para a contratação do internacional nigeriano Elderson.

Segundo o jornal Vatanspor, o lateral-esquerdo assinou por duas temporadas e vai custar aos turcos cerca de 600 mil euros.

O mercado na Turquia fecha esta sexta-feira daí os turcos terem feito um «forcing» final pelo jogador.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!