News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/08

Started by JotaCC, 11 de August de 2013, 09:00

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Empate em newcastle para uma pré-temporada invicta

No último jogo da pré-temporada, o Sporting Clube de Braga confirmou o seu estatuto invicto, ao garantir um empate, a uma bola, na partida que serviu de apresentação à equipa do Newcastle United.

Os bracarenses mostraram, acima de tudo, grande maturidade competitiva - principalmente no meio campo formado por Mauro, Luiz Carlos e Alan -, e organização defensiva, apesar de no lance do golo sofrido, Coloccini ter surgido na grande área academista para cabecear sem oposição. Faltou aos bracarenses, no entanto, alguma capacidade cria- tiva para chegar ao ataque com grane perigo.

Apesar de tudo, o empate em Newcastle acaba por ser positivo, uma vez que permite à equipa treinada por Jesualdo Ferreira terminar a pré-temporada com um saldo extremamente positivo: sem derrotas, cinco vitórias e quatro empates. No que diz respeito às estatísticas de golos, nos nove jogos disputados na pré-temporada, os bracarenses marcaram por dez vezes e sofreram apenas quatro golos, o que mostra também a veia ofensiva da equipa, mas principalmente, a capacidade defensiva.

Ontem, no jogo que serviu também de homenagem a Bobby Robson, o Sp. Braga esteve em bom plano e conseguiu mesmo co locar-se em vantagem ainda no primeiro tempo, praticamente em cima do apito para o intervalo, por intermédio de Alan que converteu da melhor forma uma grande penalidade, por falta de Debuchy sobre o colombiano Felipe Pardo.

A resposta dos ingleses surgiu apenas no segundo tempo e aos 60 minutos, também num lance de bola parada. O central Coloccini subiu à grande área arsenalista para bater Cristiano de cabeça, num lance em que foi notória alguma desconcentração defensiva bracarense, uma vez que o argentino saltou sozinho.

Sir Bobby Robson

Sp. Braga homenageou antigo treinador
Ainda antes do início da partida, dois representantes do Sp. Braga, no caso Fernando Couto e Alan, juntaram-se ao capitão do Newcastle United, Coloccini, e à esposa de Bobby Robson e colocaram uma coroa de flores junto à estátuta do malogrado treinador que faleceu, vítima de um cancro, em 2009. Ontem, em Inglaterra, assinalou-se o Dia Nacional do Futebol Sir Bobby Robson e, por isso mesmo, os Guerreiros do Minho uniram-se a esta simbólica e emblemática homenagem ao antigo treinador. Para além da coroa de flores, o Sp. Braga doou uma camisola autografa pelo plantel que foi leiloada no final da partida.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Bracarenses vigiaram Paços de Ferreira em Inglaterra

O Paços de Ferreira é o primeiro adversário dos bracarenses na Liga, com o jogo a realizar-se já na próxima sexta-feira, e por isso é tempo de recolher o máximo de informação sobre o adversário.

Curiosamente, as duas equipas estiveram ontem em Inglaterra, com os guerreiros a defrontarem e a empatarem com o Newcastle, por 1-1, e os castores a perderem frente ao West Ham, por 1-2. José Laranjeira, elemento do departamento de observação dos minhotos, deslocou-se a Londres para ver o jogo dos pacenses e tirar notas, que agora serão entregues ao treinador Jesualdo Ferreira.

A BOLA

JotaCC

MICAEL LIDEROU EQUIPA SÓLIDA E CONFIANTE
ULTIMO TESTE POSITIVO>>O Braga de Jesualdo terminou a pré-época sem derrotas, mostrando em Inglaterra que está bem preparado para começar a jogar a sério

O Braga terminou a pré-época sem qualquer derrota. Em Newcastle, a equipa de Jesualdo Ferreira confirmou a solidez defensiva e muita energia na transposição de jogo, designadamente em lances de contra-ataque. Neste capítulo, Rúben Micael assumiu um papel dinâmico, iniciando uma série de lances de perigo.


Sombra Ben Arfa manteve um duelo intenso com o arsenalista Rúben Micael

O Braga de ontem foi, aliás, o reflexo da imagem de Jesualdo Ferreira: uma equipa compacta, muito cautelosa a atacar e com um exemplar sentido de entreajuda, destacando-se, neste particular, os médios Luiz Carlos, na primeira parte, e Custódio, na segunda.
A jogar num estádio com características especiais, mesmo longe de estar cheio, o Braga entrou cauteloso, dinâmico e muito concentrado na tentativa de não dar espaços a uma equipa que jogava muito nas distrações do adversário. Aqui, sublinhe-se a ação do defesa-central Santos, o único a jogar do princípio ao fim e que esteve irrepreensível.
O golo de Alan, de grande penalidade, a terminar a primeira parte, a castigar falta clara de Debuchy sobre Pardo, culminou no melhor período do Braga, que, com as seis alterações feitas por Jesualdo Ferreira, travou a aceleração dos ingleses na fase inicial da segunda parte, concluída com o golo de Coloccini após canto.
O Braga, todavia, reequilibrou o encontro e esteve muito perto da vitória no nono jogo da pré-temporada, conquistando assim o quarto empate nesta fase de preparação.



"Estamos longe do que queremos"

Jesualdo Ferreira gostou da exibição em Newcastle: "Estivemos bem durante os 90 minutos, mesmo com as substituições que foram operadas. Os processos estão bem assimilados, mantivemos sempre a nossa identidade. Acabámos a pré-época sem derrotas, mas estamos longe do que queremos. Nenhuma equipa consegue estar no patamar ideal em seis semanas, mas esperamos entrar bem na Liga."



Custódio ao comando

Com uma equipa recheada de jogadores novos e com vontade de mostrar serviço (como, por exemplo, Joãozinho, Rafa e Luís Silva), Jesualdo socorreu-se da experiência de alguns para tornar a equipa mais consistente. Foi o que fez com Custódio, que assumiu o comando de um 4x3x3 retraído.




Meio-campo dinâmico

Uma das facetas das equipas de Jesualdo assenta num meio-campo voluntário, trabalhador e dinâmico. Foi por isso que Luiz Carlos, Rúben Micael e Alan tiveram sempre um papel interventivo, e com o desejado sucesso. Graças a eles, o Newcastle esteve apagado na primeira parte.




COMO JOGARAM OS OUTROS

Baiano Sempre que podia, criava situações de ataque e defensiva mente também cumpriu.

Paulo Vinícius Rigoroso quanto baste, saiu ao intervalo.

Aderlan Santos Uma exibição de grande nível. Segurança a toda a prova.

Mauro Por vezes foi discreto, mas nunca facilitou.

Alan Recuperou muitas vezes a bola. A tranquilidade no penálti foi exemplo de classe.

Rúben Micael Um estratega com muito sucesso. Criou inúmeros desequilíbrios.

Cristiano Sem culpas no golo sofrido.

Nuno André Coelho O defesa-central foi exemplo de segurança.

Custódio Ajudou a controlar o meiocampo com sobriedade.

Hélder Barbosa
Nada de relevante, mas muita entrega.

João Pedro Dez minutos a jogar como lateral-direito.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga fecha pré-época com empate em Newcastle

O Sporting de Braga empatou ontem com os ingleses do Newcastle (1-1), num jogo particular em St. James Park, naquele que foi o último teste de pré-época dos minhotos — cinco vitórias e quatro empates — antes de se estrearem para o campeonato com o Paços de Ferreira. Alan, de penálti, colocou os homens de Jesualdo Ferreira na frente aos 45', Coloccini empatou aos 60'.

PUBLICO

JotaCC

O Salvador que construiu um grande na pedreira de Braga
Numa década de presidência praticamente tudo mudou no Sp. Braga: finanças equilibradas, êxito desportivo e um clube que soube conquistar uma "cidade de benfiquistas"... Isso é, em grande medida, obra de António Salvador



António Salvador chegou à presidência do Sp. Braga em 2003 e revolucionou o clube

Situação financeira periclitante, iminência de descida de divisão e de vazio directivo... Era esta a situação do Sp. Braga em fevereiro de 2003, em vésperas de António Salvador assumir a presidência. O self- made man minhoto, que se casou aos 19 anos e foi pai pela primeira vez aos 21, tomou muito jovem as rédeas na falida empresa de construção civil do pai para fundar a Britalar, um dos pesos pesados da construção civil no Minho ( que antes da crise tinha uma faturação anual a rondar os 50 milhões de euros).

Salvador, que em meados dos anos 90 havia presidido ao modesto Bairro da Misericórdia dos distritais de Braga, ganhou fama como construtor civil e o "eterno" presidente da câmara municipal, Mesquita Machado, juntamente com outras personalidades ( entre as quais até o Cónego Melo), pressionou então aquele jovem de 32 anos a candidatar- se à presidência do clube.

"Sou um dos grandes responsáveis pelo facto de o António Salvador ser hoje presidente do Sp. Braga. Ele aceitou o desafio e desde então tem feito um excelente trabalho, sobretudo junto das escolas [ onde além das campanhas de oferta de bilhetes, são regulares as sessões de autógrafos com futebolistas profissionais do clube]. Não é por acaso que os jovens bracarenses são quase todos braguistas", explica ao DN Mesquita Machado.
Na verdade, praticamente tudo mudou no Sp. Braga numa década de presidência de António Salvador. O obsoleto 1. º de Maio deu lugar à "Pedreira" de Souto Moura, estádio que é referência arquitetónica internacional; as boas relações com o super- agente FIFA Jorge Mendes renderam 78 milhões de euros em vendas de jogadores; a equipa de futebol qualificou- se sempre para as competições europeias ( tendo estado na final da Liga Europa e em duas edições da Liga dos Campeões) e o clube cresceu... A ponto de ter ultrapassado a barreira dos 30 mil sócios e de desmistificar a ideia de que Braga é uma cidade de benfiquistas, conforme recorda José Mendes, presidente da AssembleiaVGeral do clube e vice- reitor da Universidade do Minho.

"O Sp. Braga tornou- se uma marca da cidade como no Porto o é o FC Porto. O país regionalizou- se em vários aspectos e Braga, como outras cidades, já não cultiva os símbolos nacionais do antigamente: o Benfica, a Amália... Hoje, o Sp. Braga é uma ativo da cidade. E a arte disto foi fazer crescer o clube e conseguir resultados desportivos com sustentabilidade financeira que não existe nos grandes clubes nacionais", destaca José Mendes, professor universitário, em tempos atleta do clube, dando ênfase à estrutura profissional que presidente soube montar: "Salvador não é um teórico da bola. É um fazedor. Alguém muito determinado, que começa a trabalhar muito cedo e que gere com rigor e sabe delegar poderes em profissionais muito competentes de várias áreas."

Conceber uma estrutura extraordinariamente profissional foi o grande segredo de Salvador.

"Antigamente, o fosso que havia entre o Sp. Braga e os grandes do futebol português era notório. Fui diretor nas presidências de Nuno Cunha e João Oliveira e reconheço que na altura o clube tinha uma estrutura amadora. Chegávamos ao fim do dia, fazíamos as contas e era só... Salvador ajudou a mudar isso, a ponto de a UEFA ter recentemente considerado o Sp. Braga como um dos clubes em mais rápido crescimento. Além disso, a cidade também cresceu e tornou- se muito diferente do que era há uns 15 anos", conta Ricardo Amorim, fundador do site Super Braga – principal fórum de discussão de adeptos, com usuários de mais de 60 países –, para quem os grandes méritos pela mudança têm sobretudo um nome associado: "Salvador, como homem inteligente e perseverante, rodeou- se de especialistas e o Sp. Braga passou a ter departamentos altamente profissionalizados de scouting, de marketing... Tudo ao nível do melhor que há na Europa. Numa década o Sp. Braga deixou de ser um clube da província para se tornar numa estrutura profissional do século XXI."


Éder
Idade 25 anos Posição Ponta de lança

A primeira metade da época passada correu de forma quase perfeita para o ponta de lança luso- guineense. Os golos transformaram- no em referência da equipa, valorizou- se e foi chamado a representar a Seleção Nacional. Tudo quase perfeito até que sofreu uma rotura dos ligamentos cruzados do joelho direito no final de fevereiro. Uma lesão que lhe acabou com a temporada. Mesmo assim foi o melhor marcador dos bracarenses na Liga ( 13 golos) e na Taça de Portugal ( 3 golos). Deverá regressar em setembro e se estiver totalmente recuperado será o grande "reforço" para esta época.


Apresentação
' Outsider' forjado pela dupla de sucesso

Está de volta uma parceria que lançou as bases para o grande Sp. Braga da última década. António Salvador foi buscar Jesualdo Ferreira e, agora, os minhotos, com o comando do técnico mais experiente e com mais títulos dos que estão na I Liga, consolidam- se ainda mais como principal ' outsider' na luta pelo título, mesmo com um plantel renovado. Saíram referências como Quim, Hugo Viana ou Mossoró e entrou uma dúzia de jogadores novos, com destaque para o guardião Eduardo, os médios Luiz Carlos e Rafa, os extremos Salvador Agra e Felipe Pardo ( contratação mais cara nesta época: 600 mil euros) e o avançado Edinho.

DN

JotaCC

BRAGA EMPATA EM NEWCASTLE E ACABA A PRÉ-ÉPOCA INVICTO
Guerreiros passam quinto teste inglês e encerram preparação com quatro vitórias e quatro igualdades

O BRAGA vai atacar a com o moral em alta. Ao oitavo teste da época, os Guerreiros conseguiram manter-se invictos, arrancando um empate em casa do Newcastle (1-1), num dia – 10 de agosto – em que o futebol inglês passará a homenagear uma figura ímpar: Sir Bobby Robson.
Ao quinto duelo com clubes inglesas, o Braga de Jesulado Ferreira mostrou que está pronto para atacar a nova época. Esteve a ganhar ao Newcastle – penálti de Alan (45 m), a castigar falta sobre Pardo –, num jogo que controlou quase sempre, mas acabou traído por uma desatenção num pontapé de canto, quando Coloccini (60 m) teve todo o tempo do mundo para cabecear para o empate.
Jesualdo Ferreira utilizou 21 dos 22 jogadores que convocou – só Pedro Santos não entrou –, provando no onze inicial os médios Luiz Carlos e Mauro, jogadores que se têm destacado na pré-época.
O balanço da pré-época é positivo, mas há um facto que deve preocupar Jesualdo: a produção ofensiva. Com o ataque entregue a Edinho e a Yazalde – Éder recupera de lesão –, o Braga fez apenas oito golos em oito jogos.


REFORÇOS Á LUPA


Joãozinho

Teve muitas dificuldades para travar os possantes avançados do Newcastle e raramente apoiou o ataque.

Luiz Carlos
Parece ter ganho a corrida a um lugar no meio-campo. Varre toda a zona e ainda se aventura no ataque. 

Rafa
Mais apagado do que noutros jogos, mas voltou a mostrar pormenores de qualidade.

Salvador Agra
Desta vez à esquerda, não conseguiu explorar a velocidade para desequilibrar.

Eduardo

Atento entre postes, fez uma grande defesa, a remate de Cisse.

Edinho
Lutador, mas não teve jogo ofensivo para se destacar.

JN

JotaCC

Elderson interessa ao Everton

O lateral nigeriano do Braga é apontado pela imprensa inglesa como a solução dos toffees para a iminente saída de Leighton Baines para o Manchester United.
O jornal britânico Daily Mirror avança este domingo que Elderson pode estar a um passo de deixar o Braga para se tornar um dos reforços do Everton.

A necessidade dos toffees faz sentido num quadro que se avizinha: Baines deverá deixar o clube de Liverpool para rumar ao Manchester United, explica o tablóide. Perante esse quadro, Elderson será a solução preferida de Robert Martinez, o treinador do Everton, clube que na perspetiva do jornal avançaria com uma proposta de 1,7 milhões de euros pelo lateral esquerdo nigeriano de 25 anos.

O JOGO

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

Adversário do SC Braga na Liga Europa sofre primeira derrota no campeonato

O Pandurii, adversário do SC Braga no «play off» da Liga Europa, sofreu este domingo a primeira derrota no campeonato da Roménia, sendo batido no terreno do Ceahlăul Piatra (0-1), em partida da 4.ª jornada da competição.

O guarda-redes português Pedro Mingote, habitual titular, ficou desta feita no banco de suplentes no Pandurii, que saiu derrotado fruto de um golo solitário de Ionel Stana, aos 18 minutos.

Recorde-se que o primeiro encontro entre SC Braga e Pandurii está marcado para 22 de agosto, na Roménia.



Everton espiou em Braga


Foram quatro os clubes que marcaram presença, esta tarde, no Estádio 1º de Maio, para assistir ao jogo entre o Braga B e o Tondela.

Se os clubes nacionais (Paços de Ferreira, Moreirense e Académico Viseu) não apresentam grande novidade na lista das observações, mais curioso foi o facto dos ingleses do Everton terem enviado dois emissários para tomarem notas.

Recorde-se que os tondelenses conquistaram os três primeiros pontos na 2ª Liga, depois de baterem os arsenalistas por 2-1.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga B-Tondela, 1-2: Penálti polémico na decisão
TOZÉ MARRECO APONTOU O CASTIGO MÁXIMO

O Tondela venceu este domingo por 2-1 no reduto do Sporting de Braga B, em encontro a contar para a primeira jornada da 2.ª Liga de 2013/2014, graças a um penálti polémico. Após um melhor primeiro tempo da equipa visitante, os bracarenses chegaram ao empate no início da segunda parte, mas uma grande penalidade muito duvidosa, convertida por Tozé Marreco, garantiu o triunfo da equipa beirã.

Com uma entrada forte na partida, o Tondela só precisou de quatro minutos para inaugurar o marcador. Boubacar irrompeu pela área e atrasou para Calé, que aproveitou a passividade da defesa do Braga B para bater Tiago Sá. Antes, a turma de Vítor Paneira tinha já disposto de uma oportunidade soberana para fazer o primeiro golo, quando Tozé Marreco, isolado, rematou à figura do guardião bracarense. Após o golo, o ritmo de jogo decaiu e a turma "arsenalista" mostrou-se incapaz de reagir à desvantagem, cometendo muitos erros na circulação de bola e nas transições ofensivas.

O Tondela, com uma postura mais expectante no resto da primeira parte, esteve mais perto de voltar a marcar, através de remates de Calé (21 minutos) e Piojo (36). O Braga B regressou transfigurado dos balneários, empurrando o adversário para o seu meio-campo, e acabou por chegar ao empate, aos 54 minutos, quando Diogo Ribeiro, após canto na esquerda, cabeceou sem oposição para a baliza de Ricardo Andrade.

A turma bracarense esteve perto da reviravolta, no minuto seguinte, através de um lance individual de Welthon, mas o Tondela acabou por equilibrar o jogo, tendo depois beneficiado de uma grande penalidade, alegadamente cometida sobre Fábio Pacheco, num lance aparentemente inofensivo. Tozé Marreco converteu o castigo máximo e selou o triunfo da formação comandada por Vítor Paneira (77 minutos).

Jogo disputado no Estádio 1.º de Maio, em Braga.

Sporting de Braga B-Tondela, 1-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores: 0-1, Calé, 4 minutos. 1-1, Diogo Ribeiro, 54. 1-2, Tozé Marreco, 77 (grande penalidade).

Equipas:

Sporting de Braga B

Tiago Sá, Leandro Albano (Artur Jorge, 66), Hugo Basto, Gonçalo, Diogo Coelho, Nikiema (Djibril, 46), Patrão, Nuno Valente, Diogo Ribeiro, Piquéti e Welthon (Erivaldo, 79).

Suplentes: Pedro Cavadas, Artur Jorge, Núrio, Djibril, Erivaldo, Leandro Kappel e Platiny).

Treinador: José Alberto Costa.

Tondela

Ricardo Andrade, Pedrosa, Carlos André, Palmeira, Dayvidson, Boubacar, Fábio Pacheco, Márcio Sousa (Pica, 90+1), Calé, Piojo (Amuneke, 90+2) e Tozé Marreco (Tiago Barros, 90+4).

Suplentes: Armando, Pica, João Vicente, Tiago Barros, Robson, Amuneke e Rúben Silvestre).

Treinador: Vítor Paneira.

Árbitro: Rui Costa (Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Leandro Albano (27), Dayvidson (39), Carlos André (44), Nikiema (45+2), Pedrosa (50), Calé (64) e Márcio Sousa (90).

Assistência: cerca de 1.000 espetadores.

RECORD

Jets

Kritsyuk cedido ao Lokomotiv.

O guarda-redes russo Stanislav Kritsyuk, de 22 anos, foi cedido pelo SC Braga ao Lokomotiv de Moscovo, regressando assim ao seu país para dar seguimento à carreira.

A experiência em Portugal acabou por não ser muito proveitosa para o guardião de leste, que estava muito bem referenciado mas não correspondeu às expectativas dos responsáveis pelo futebol arsenalista. Kritsyuk nunca conseguiu fazer sombra a Quim na temporada passada e limitou a sua participação a quatro presenças na baliza da equipa B do SC Braga, não passando de suplente em 11 desafios da formação principal.

Contratado ao Akademiya Tolyatti (3.ª Divisão) há um ano, depois de ter sido sujeito a um período de experiência no Minho, o guarda-redes estava na lista de transferências dos bracarenses neste defeso, mas a solução acabou por passar pelo empréstimo de um ano ao Lokomotiv - o clube português encaixa 200 mil euros com este negócio. Kritsyuk foi internacional sub-21 pelo seu país e está vinculado ao SC Braga por um contrato de longa duração, que termina apenas no verão de 2017. pedro manuel couto

A Bola