News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 10/06

Started by Bruno3429, 10 de June de 2013, 08:26

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga: Treinador para equipa B será anunciado esta semana
Paulo Machado

O novo treinador do Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira, já tomou pulso a todos os dossiers em aberto quanto à planificação da nova temporada. Depois de concertado o programa de estágio e início dos trabalhos de pré-época, importa agora estabelecer as pontes com a equipa B, sendo uma das apostas claras de António Salvador.

É seguro que a escolha do novo treinador será feita esta semana, depois de alguns contactos já desenvolvidos. A aposta em alguém que assume uma relação com o clube e manifeste capacidade de se relacionar com Jesualdo Ferreira é fundamental. Recorde-se que a SAD do Sporting de Braga chegou a propor a renovação de contrato com Toni, mas este declinou a proposta sob a ambição de abraçar um novo projecto desportivo, depois de ter garantido a manutenção na II Liga.

O factor experiência pode ser decisivo, nesta altura, à semelhança do que sucedeu com Jesualdo Ferreira para a equipa A. Certo que haverá sempre uma conjugação entre o treinador principal e António Salvador. Entre vários nomes equacionados, ganha forte possibilidade a escolha em Dito, treinador que já orientou vários clubes na II Liga além de ter assumido o cargo de treinador de juniores no Sporting de Braga há quatro anos.

Correio do Minho

Bruno3429

Al Ahli ainda falou com Jesualdo
Por Redação

Jesualdo Ferreira terá declinado o convite para um contrato de dois anos para orientar o Al Ahli, clube da Arábia Saudita que ontem confirmou a contratação de Vítor Pereira. A Imprensa local deu ontem eco disso mesmo, apontando Jesualdo como a primeira opção do Al Ahli, assegurando que o professor foi contactado pouco depois de confirmada a sua saída do Sporting.

Talvez por isso, na apresentação oficial no SC Braga, Jesualdo Ferreira afirmou que aceitou o desafio de voltar ao clube sobretudo por questões «sentimentais e de gratidão». Vítor Pereira vai receber no Al Ahli cerca de 3 milhões de euros por época, mas para Jesualdo o dinheiro parece não ter sido suficientemente sedutor...

A Bola

Bruno3429

Dupla esboça dois plantéis

SALVADOR E Jesualdo EM PERMANENTE CONTACTO

Até ao fim desta semana muito se vai já decidir no que respeita aos dois plantéis que há para, pelo menos, desenhar, restando depois os casos pontuais e que estarão sempre em aberto até que o mercado dite a sua lei. Nesse sentido, António Salvador e Jesualdo Ferreira procuram jogar na antecipação e estão em permanente contacto para tomarem decisões em plena sintonia.

Com poderes alargados na direção de todo o futebol profissional, Jesualdo tem assumido também o esboço do plantel da equipa B, cujo treinador será conhecido entre amanhã e quarta-feira, e quer partir para o período de férias com praticamente tudo definido.


Reforços B

O processo de fortalecimento da equipa B está em curso. Hugo Basto, defesa-central de 20 anos formado no FC Porto e que jogava no Varzim, assinou por três anos, com mais duas épocas de opção, confirmando o que já havia sido noticiado em fevereiro.

Entretanto, o anúncio da contratação do brasileiro Welthon está preso por detalhes. Welthon Sampaio é um médio-ofensivo de 20 anos que deu nas vistas no Grémio Anápolis. São dois reforços para as posições de Palmeira e Carlos Eduardo, duas das dispensas do plantel B já anunciadas.

Record

JotaCC



"ALGUÉM SE DISTRAIU NO MEU CASO"
ZÉ LUIS>>Intermitente na equipa, avançado tarda em vingar como titular. Depois de ter partido como segunda opção para o ataque, atrás de Éder, chegou a vislumbrar uma frincha de oportunidade, fruto da grave lesão sofrida pelo internacional português, mas depressa

"Espero que o Edinho dê muitas alegrias. Eu só tenho de fazer o meu trabalho. Se saem uns, entram outros

À segunda tentativa, Zé Luís continua insatisfeito e a deixar os adeptos com água na boca. As qualidades do avançado nunca bateram asas e ele próprio resistiu à tentação de emigrar, o que não se verificou na época anterior, quando resolveu regressar a Barcelos, por empréstimo, onde sempre foi feliz. Recuperado de uma vez por todas de uma fratura no pé direito e livre de qualquer constrangimento físico, o avançado acreditava que desta seria de vez, só não contava com as dúvidas permanentes de José Peseiro.

Valeu a pena abdicar da seleção de Cabo Verde e de se estrear na CAN em janeiro?
Não se tratou de um sacrifício, nem abandonei a seleção para jogar no Braga. Não estava com cabeça para lá estar e, como não queria atrapalhar ninguém, resolvi regressar mais cedo a Portugal. Algumas coisas não me agradavam e por isso não me sentia bem. Não estou arrependido da decisão que tomei, porque Cabo Verde fez uma grande CAN. Fiquei contente por eles. Entendo que o meu regresso a Portugal acabou por favorecer a seleção.

Há explicação para ter jogado poucas vezes na equipa principal?
Só o treinador [José Peseiro] pode ter uma explicação; foram as escolhas dele. Eu não posso dizer nada acerca disso. Limitei-me a aceitar as decisões dele. Nas poucas vezes em que fui chamado, tentei ajudar dando o máximo.

Concorda que o Braga falhou o terceiro lugar por causa de sucessivas distrações, conforme disse o presidente António Salvador?
Não tenho de comentar o que disse o presidente. Ele sabe bem por que disse isso; ele sabe do que fala.

Acha que também se distraíram em relação às suas capacidades?
Entendo que poderia ter sido melhor explorado. Por esse prisma, alguém se distraiu... 

Sentiu-se desiludido ao perceber que não seria a primeira opção de José Peseiro após a grave lesão de Éder?
Não posso dizer que me senti desiludido, porque todos ambicionam jogar. Fiquei antes triste, pois até essa altura era segunda opção para a posição de ponta de lança. Julgo que só fiz mais um jogo e depois não voltei a jogar. Não podia fazer nada, não podia obrigar o treinador a pôr-me a jogar. Julgo que ele acreditava em mim, pois, caso contrário, eu não faria parte do plantel. Simplesmente não arriscou.

É verdade que chegou a solicitar ao seu representante a saída do clube durante o mercado de transferências de inverno?
Isso foi uma história inventada por um jornal . É claro que queria jogar, mas é mentira que tivesse pedido ao meu empresário para sair ou que tivesse transmitido o desejo de sair à Direção do Braga. Nunca deixei de acreditar que poderia ter mais oportunidades.

Que expectativas tem para a próxima época?
Conto jogar mais. Entrou um novo treinador [Jesualdo Ferreira] e ambiciono jogar, afirmar-me. Vou preparar-me bem para isso, espero que o consiga convencer. Será uma questão de transmitir confiança ao novo treinador durante a pré-época. Vou tentar corrigir os erros cometidos nas épocas anteriores, embora cada treinador tenha a sua filosofia e os seus critérios. Cada um aposta em jogadores diferentes. Vamos ver o que sucede.

A iminente venda de Éder e a saída de Carlão, que não renovou, abrem-lhe os horizontes?
Se saem uns, entram outros. Até podem entrar melhores jogadores. O que me interessa é trabalhar mais, sem olhar para os outros. Só estarei focado no que tenho de fazer. Não acredito que a saída desses jogadores possa funcionar a meu favor, é um fator irrelevante.

Edinho [ex-Académica] será um sério concorrente?
Espero que o Edinho dê muitas alegrias ao Braga. Eu só tenho de fazer o meu trabalho. Ninguém vem para este clube para passear, é para ajudar. É a missão de todos.

Já pensou se não será preferível rodar noutro clube a correr o risco de ser outra vez pouco utilizado na equipa principal?
É uma coisa para pensar. Tenho de conversar com as pessoas e ver o que é melhor para mim. Depois tomarei uma decisão, a melhor para mim e para o Braga. Admito essa possibilidade, mas preferia continuar no Braga. Tenho mais três anos de contrato e quero afirmar-me no clube.


"Posso marcar uns 15 golos"
JOGANDO COM REGULARIDADE>>Titular em apenas  três jogos para o campeonato, avançado acertou acertou quatro vezes nas redes e promete mais

Por mais eficácia que revelasse nos treinos e até em jogos (marcou quatro golos em 15 jogos, alinhando como titular em apenas três ocasiões), Éder e Carlão sempre fizeram sombra a Zé Luís. Durante uma boa parte da época, a sina era sempre a mesma: treinar com a equipa principal e jogar pelos bês, pelos quais marcou outros quatro golos.

A equipa B foi o refúgio desejado?
Treinava com a equipa A e depois jogava pelos bês. Era difícil o entrosamento, entender os colegas. Conversávamos muito rapidamente com o treinador antes dos jogos e por isso era difícil marcar golos. Mesmo assim, ajudei marcando alguns.

O golo que marcou ao Gil Vicente foi o melhor da sua carreira?
Pelo Gil Vicente, fiz grandes golos, embora admita que a jogada foi bonita. Já pelos juniores do Gil Vicente costumava fazer esse tipo de golo, ultrapassando os guarda-redes com uma finta. Só não fiz mais pelo Braga, porque parti o quinto metatarso do pé esquerdo, uma lesão mal curada pelo Gil, e depois acabei por ser emprestado. Neste momento sinto-me a cem por cento, só preciso é de jogar. Acredito que posso fazer muito mais. Jogando com regularidade, sou capaz de marcar para cima de 15 golos. Nos juniores do Gil Vicente, marquei 28 golos; em meia época, já como profissional, fiz dez golos ainda pelo Gil.

Chegou a subir-lhe à cabeça saber que a sua cláusula de rescisão [15 milhões de euros] é a maior do plantel, a par da de Éder?
Nunca me senti envaidecido por causa desse valor. Sempre mantive os pés bem assentes no chão. É apenas um valor de referência. O que importa é o meu rendimento nos relvados. Os clubes não olham para os jogadores pelos preços, antes pelo que fazem em campo.

Sendo um treinador vocacionado para rentabilizar jovens avançados, como se verificou com Lisandro ou Hulk, Jesualdo Ferreira poderá mudar a sua sorte?
Seria bom que as coisas mudassem. Eu farei tudo para mostrar a Jesualdo Ferreira o que não consegui mostrar a Leonardo Jardim e José Peseiro. Espero aprender muito com o novo treinador e conto evoluir.


"Nuno Gomes é cinco estrelas"
Ser companheiro do internacional português foi "um sonho"

Entre os 10 e os 11 anos, Zé Luís dava os primeiros passos no futebol na formação do Batuque, clube de Mindelo, na ilha de São Vicente (Cabo Verde). Como tinha velocidade e bompé esquerdo, jogava como lateral-esquerdo, mas depressa foi "empurrado" para a frente. "Primeiro, como extremo; depois, já como avançado. Destacava-me a marcar golos", explica. Pela televisão, assistia aos jogos do campeonato português, torcia pelo Benfica e encantava-se com Nuno Gomes e João Pinto.
Uns bons anos depois, o encantamento verificou-se no balneário do Braga: Nuno Gomes estava mesmo ali ao lado. "Liguei ao meu empresário [João José] logo no primeiro dia a dar conta disso. Foi uma sensação incrível. Parecia um sonho. Nunca lhe disse que era fã dele, mas comentei com alguns colegas. Como pessoa, o Nuno é cinco estrelas; apesar de ter ganho tanta coisa, é uma pessoa humilde. Aprendi muita coisa com ele. Uma coisa é vê-lo pela televisão, outra é estar ao lado dele e eu ainda estou numa fase de aprendizagem", graceja.
Já a estreia na Liga dos Campeões não foi tão emocionante. "Joguei contra Udinese, Manchester United e Cluj, sempre nas pontas finais, quando a equipa perdia e não havia tempo para recuperar. Nunca entrei em fases tranquilas, com a equipa a ganhar. Era sempre para tentar dar a volta ao resultado. A equipa jogava de uma forma desgarrada, menos pensada e por isso era muito difícil marcar golos", recorda.


COORDENADOR TÉCNICO DO VARZIM COMPARA JOVEM CENTRAL A LUÍS NETO
Alexandre colocaria Hugo Basto na equipa principal

À luz dos 30 jogos sem parar que Hugo Basto disputou pelo Varzim, a idade (20 anos) será um fator irrelevante na definição do seu futuro em Braga. "Tem todas as condições para entrar no grupo dos quatro centrais da equipa principal, em vez da equipa B. Poderá discutir a titularidade de igual para igual com os outros. É alto, rápido e tecnicamente muito evoluído. Mal tenha uma oportunidade, vai agarrá-la", estima Alexandre, o coordenador técnico do clube poveiro, que identifica várias semelhanças entre o jovem defesa, contratado por três épocas, e Luís Neto (Zenit), outro ex-poveiro, agora em foco na Seleção Nacional. "Pela qualidade, sentido posicional, técnica e leitura de jogo, são muito parecidos. Chamaram-me louco quando disse que o Neto era melhor do que o Carriço e o certo é que se impôs por mérito próprio na Seleção. Como tem as mesmas características, o Hugo também pode lá chegar", antecipa.



BÊS COM TREINADOR AMANHÃ

A partir de amanhã já será conhecido ou pelo menos escolhido o futuro treinador da equipa B. O sucessor de Toni, que deixou o comando técnico da equipa de livre e espontânea vontade, será encontrado por Jesualdo Ferreira, que, neste regresso a Braga como treinador dos A, assumiu também a responsabilidade de coordenar todo o futebol profissional do clube.


>>ATÉ PODE RENOVAR
YAZALDE SERÁ APOSTA NA PRÉ-ÉPOCA

Valorizado por meia época de empréstimo ao Beira-Mar, Yazalde terá a oportunidade de se mostrar a Jesualdo Ferreira durante a pré-época. O novo treinador do Braga aprecia as características do ex-internacional português sub-21, mas quer avaliá-lo ao pormenor em treinos e jogos particulares, decidindo só depois se vai incluí-lo no plantel para a próxima época. Se assim for, o avançado será convidado a renovar contrato, pois a sua ligação ao clube expira em junho de 2014.


O JOGO

brigada da relote

Avançado Welthon chega por empréstimo

O SC Braga assegurou junto do Grémio Anápolis, do Brasil, a cedência, por uma temporada, do atacante Welthon, um dos grandes destaques daquela equipa no Campeonato Estadual de Goiás.

Com apenas 20 anos (nasceu a 28 de outubro de 1992), Welthon é um jogador explosivo, com um estilo muito parecido com o de Hulk e um pé esquerdo poderoso. Apontou dois golos em 12 jogos, um deles eleito um dos melhores do Estadual, e fez várias assistências.

É, acima de tudo, um agitador, com recursos técnicos que impressionaram a prospeção bracarense, e não só, uma vez que vários clubes portugueses observaram o jovem futebolista brasileiro.

A BOLA

JotaCC

Avançado Hugo Vieira na agenda de Jesualdo

HUGO VIEIRA é uma das prioridades de Jesualdo Ferreira para a próxima época. O atacante do Benfica, que esteve emprestado ao Gil Vicente, na última temporada, não cabe nos planos de Jorge Jesus e pode representar o Braga em 2013/14, assim se concluam as negociações com o clube da Luz.
Além do avançado de 24 anos, Jesualdo Ferreira pretende reforçar a defesa com o lateral esquerdo Joãozinho, de 23 anos, jogador que tem contrato com o Beira-Mar e que terminou a última época emprestado ao Sporting.
Em Alvalade, Jesualdo Ferreira ficou agradado com as qualidades de Joãozinho. O lateral-esquerdo pode ser alternativa a Elderson, internacional nigeriano de quem se diz estar muito perto de abandonar a "pedreira".

JN

brigada da relote


JotaCC

«Não sei onde vou jogar na próxima época» - Rúben Micael

Rúben Micael pode não continuar a jogar no SC Braga na próxima época. O médio diz que se vai sentar e conversar com o clube bracarense.

«Não sei onde vou jogar na próxima época. Tenho uma cláusula, vamo-nos sentar, falar e resolver o assunto», afirmou o jogador após o Croácia-Portugal, jogo em que entrou na segunda parte.

A BOLA

JotaCC

Ruben Micael: «Sabíamos que não ia ser fácil»
vitória agrada ao jogador

Após a vitória da seleção nacional no particular frente Croácia, por 1-0, Ruben Micael garantiu que a equipa tinha noção de que este jogo no final da temporada ia ser complicado e que está sempre pronto para entrar e jogar.

"Nós queríamos dar uma alegria a todos os portugueses que nos vieram ver. Sabíamos que era o último jogo da temporada, e sabíamos que não ia ser fácil, mas acho que entramos com mentalidade para ganhar e ganhámos bem. Éramos 25, para este jogo éramos 23, e estávamos todos preparados para jogar de início", sublinhou.


Ruben Micael: «Não sei onde vou jogar na próxima temporada»
jogador decide nos próximos dias

Ruben Micael confirmou esta segunda-feira que pode estar de saída do Sp. Braga, mas garante que agora que entrou de férias é que vai começar a resolver o seu futuro.

"Não sei onde vou jogar na próxima temporada. Tenho de falar com as pessoas e depois ver. Já dei há dias uma entrevista, o presidente do Sp. Braga também falou e falou bem. Tenho uma cláusula, e só sentando e falando é que vamos todos resolver", destacou.

RECORD

JotaCC

Risco calculado

A escolha de Jesualdo Ferreira para assumir o comando-técnico do Sporting de Braga foi um risco bem calculado por António Salvador e a SAD do Sporting de Braga. Quando se tem de tomar opções, naturalmente, implica sempre uma margem de risco por quem decide. Mas neste caso, o que tem o Sporting de Braga a perder? Muito pouco...

Jesualdo Ferreira assumiu, logo no dia da sua apresentação, uma "dívida de gratidão" para com o clube e os seus adeptos. Assim, aumenta a responsabilidade perante uma dívida que tem para pagar. E os bracarenses, cada vez mais, são exigentes com o seu clube e vão cobrar. Iss o é um dado adquirido.

Noutro contexto, aos 67 anos, Jesualdo Ferreira é um dos treinadores mais experientes do futebol português, sendo referenciado como "metódico", "organizado" e "disciplinador". São características que assentam na perfeição para um perfil de treinador que, nesta altura, convinha apresentar em Braga, sob o risco de retrocesso de uma caminhada de sucesso ao longo dos últimos dez anos. Paradoxalmente, para continuar esta caminhada foi necessário apostar no treinador que semeou as sementes, mas sublinho que o risco está calculado e a margem de sucesso é grande.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Eduardo: «Benfica? Não fui contactado por ninguém»
Guarda-redes e o alegado interesse das águias

Eduardo, guarda-redes que foi titular na vitória de Portugal sobre a Croácia, em jogo particular, em declarações à RTP. O guardião tem sido ligado a um possível regresso ao Benfica, mas também ao Sp. Braga:

«É sempre bom aproveitar as oportunidades. Fizemos uma boa exibição, queríamos ganhar e fazer uma boa exibição. O Benfica? Não fui contactado por ninguém. Estava concentrado na seleção, quero relaxar um bocadinho e vamos ver. O Sp. Braga? Felizmente, tenho tido propostas, mas não há nada definido. Há sondagens, não há nada de concreto. Tenho contrato com o Génova. Se voltaria a trabalhar com Jesus? Sou profissional, passei pelo Benfica e as pessoas trataram-me bem.»

MAIS FUTEBOL