News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/06

Started by JotaCC, 07 de June de 2013, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Jesualdo Ferreira: "Regresso a Braga por afecto e gratidão"


No regresso a uma casa que bem conhece, Jesualdo Ferreira mostrou-se muito satisfeito e afirmou ter voltado a Braga por uma dívida de gratidão e afecto ao clube. "Vim para Braga agora por uma questão de afecto e de gratidão. Não me esqueço que na altura [primeiro ingresso no Braga] precisei do Sp. Braga para continuar a minha carreira", afirmou o novo técnico arsenalista.
Quanto ao futuro, o treinador prometeu muito trabalho, empenho e ambição. "Vou continuar a ser sério, honesto e ambicioso. É isso que posso garantir. Podem contar com alguém mais velho, mais experiente, mas com a mesma força e ambição que mostrei na primeira vez que aqui estive", considerou Jesualdo Ferreira, acrescentando que tem o desejo de "continuar a fazer este clube crescer".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sp. Braga: Jesualdo Ferreira regressa aos minhotos
"Vim para Braga por gratidão"

"Vim para Braga por uma questão de afeto e gratidão. Não esqueço que na altura [2003] precisei do Braga para continuar a minha carreira. Quando o presidente [António Salvador] me abordou, há uma semana, não pensei muito, deixei-me levar pelo sentimento e pelo afeto", disse ontem Jesualdo Ferreira, que assinou por três épocas com o Sp. Braga.
Depois de ter orientado o Sporting na segunda metade da época 2012/13, o treinador de Mirandela, de 67 anos, que sucede a José Peseiro, assegurou que a passagem por Alvalade é "um assunto encerrado".
Tricampeão com o FC Porto, nas quatro épocas em que representou o clube (2006-2010) logo depois de deixar o Sp. Braga, Jesualdo deixou o seu nome ligado à pior época da história do Sporting (sétimo na Liga) e falhou a presença nas competições europeias.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

"EQUIPA COMPETITIVA E A LUTAR PELO TÍTULO"
Por entre viagens ao passado e projeções do futuro, o técnico apontou o primeiro lugar como alvo. Será o tributo pela oportunidade que o Braga lhe concedeu há 10 anos, quando era essencial "continuar a carreira"



Com o regresso de Jesualdo Ferreira, o tempo voltou parcialmente atrás em Braga. Sentado ao lado de António Salvador, o mesmo presidente que lhe entregou o comando técnico da equipa há dez anos, ou saudado pelos adeptos no Estádio AXA, o professor sente-se outra vez em casa, mas o discurso já não é o mesmo. O estilo até pode ser, já o conteúdo, especialmente no que diz respeito a objetivos, é totalmente diferente. Na apresentação oficial do sucessor de José Peseiro, depois de assinar um contrato válido para as próximas três épocas, Jesualdo desfez rapidamente todas as dúvidas possíveis. "Quando cá cheguei pela primeira vez, o Braga ainda gatinhava. Depois, muita coisa mudou: o Braga até já foi vice-campeão nacional há três anos e agora deixam-me este abacaxi para descascar. Vamos ser uma equipa competitiva e lutar por isso, pelo título. É importante este desânimo por se ter falhado a Champions", assumiu.

Antes de dizer as palavras mágicas ("lutar pelo título"), o treinador confessou que o coração bateu forte mal foi confrontado com o convite do presidente António Salvador. "Vim para o Braga por uma questão de afeto e gratidão. Não me esqueço de que precisei do Braga para continuar a minha carreira, há dez anos. Para mim, o sentimento de gratidão é um dos mais nobres. Quando o presidente me contactou, há uma semana, deixei-me levar pelos afetos e pelos sentimentos. Não vou dizer que não sei as dificuldades que vamos sentir no dia a dia, uma vez que o Braga é neste momento um clube de referência. Vou continuar a ser o que sempre fui: sério, honesto e ambicioso. Venho para ganhar", salientou.
E o que representará o Braga para quem já ostenta o estatuto de decano dos treinadores portugueses? "É um passo em frente. Se perguntarem a alguém que vai morrer se quer ir para o céu ou para o inferno, é óbvio que diz que quer ir para o céu", reagiu, embora sem desvalorizar a recente passagem pelo Sporting. "Foi uma fase da minha carreira que me deixou profundamente agradado. Foi um prazer enorme trabalhar lá. Neste momento só quero falar do Braga. O que vou tentar fazer é dedicar-me ao clube e tentar encontrar formas diferentes de engrandecer o clube. Tenho muita paixão por aquilo que faço. Quando falo do Braga do passado, falo com grande respeito", observou. Decidido a triunfar nesta segunda passagem por Braga, Jesualdo Ferreira até destruiu o mito de que nunca se deve voltar a um local onde já se foi feliz. "Olhem, há casos de pessoas que se casam três vezes e, quando dão por ela, já o fizeram duas vezes com a mesma mulher. Volto com muito gosto e muita ternura. Como adversário, sempre fui saudado pelos adeptos. Agora estamos outra vez juntos, com a ideia clara de tornar este clube ainda mais forte", sustentou.



AMBIÇÃO-Peso da Taça da Liga não intimida o treinador
Pressão? Sobram recordes para bater

Para quem já tem seis títulos no currículo, não impressiona ter a noção de que o seu antecessor (José Peseiro) foi o primeiro treinador a oferecer a António Salvador um troféu nacional. "Lamento que o Braga só tenha ganho um título desde 1966. Há sempre recordes para bater aqui, e eu quero mais. Temos de lutar por alguma coisa. Quero uma equipa forte e atrativa. Fico emocionado quando olho para as bancadas do AXA, muito diferentes do que se verificava no passado", recordou.
Já no relvado do estádio projetado por Souto Moura, enquanto era fortemente saudado por cerca de 200 adeptos, manifestou-se mais do que disponível para conduzir o Braga até ao seu primeiro título no campeonato. "Sei que vocês querem muito o título. Eu também. Mas há dez anos, o que se pedia era que o Braga fosse às competições europeias. E temos ido sempre. Se formos campeões daqui a dez anos, já será bom. Agora, se for já para o ano é ainda melhor", declarou.


GARANTIA DE SALVDOR
Rúben Micael refém da cláusula de rescisão

Contratado pelo FC Porto ao Nacional em 2010, por indicação de Jesualdo Ferreira, Rúben Micael é encarado como um jogador imprescindível pelo novo treinador do Braga, que já em janeiro aconselhara a sua contratação ao Sporting. "De facto falou-se nisso", assumiu o treinador, driblando a possibilidade de o madeirense estar de saída, conforme admitiu o próprio jogador numa recente entrevista a O JOGO, à luz de um "compromisso" estabelecido entre duas pessoas. Atento ao tema, António Salvador, o presidente da SAD, garantiu que o médio criativo só deixará o Braga se algum clube bater a cláusula de rescisão. "Se assim for, não teremos outro remédio se não deixá-lo sair. Foi contratado por quatro anos", precisou.


>> DE SAÍDA DO SANTOS
VICTOR ANDRADE SEGUIDO

Considerado uma promessa do futebol brasileiro, Victor Andrade estará a ser seguido pelo Braga, segundo avançou o sítio italiano "Calciomercato". O extremo-direito, de 17 anos, desentendeu-se com o técnico Muricy Ramalho e estará em vias de deixar o Santos, clube ao qual regressou após uma breve passagem pelos juniores do Benfica.


"Muitos queriam ter Jesualdo Ferreira"
Presidente do Braga mostrou-se "feliz" com o regresso do primeiro treinador que contratou para o clube, em 2003

António Salvador apresentou Jesualdo Ferreira como treinador do Braga para as próximas três épocas com um sentimento que misturou satisfação e nostalgia. É que o professor foi o primeiro técnico contratado pelo presidente, então em 2003, para o lugar do espanhol Fernando Castro Santos.
"É um dia feliz para mim e, em especial, para a família bracarense, porque podemos contar com um homem que há dez anos chegou a esta casa para iniciar um ciclo de viragem neste clube, a partir do qual houve um crescimento sustentado. Muitos queriam tê- lo, mas felizmente regressou a uma casa onde sempre foi muito bem tratado e vai continuar a sê-lo. Tenho a certeza de que será um êxito", afirmou o presidente do Braga, reforçando depois que "Jesualdo foi uma pessoa muito importante no início desta caminhada". Sete anos volvidos, dirigente e treinador voltam ao contacto diário, do qual o primeiro confessou já ter saudades. "Jesualdo foi uma das pessoas que me davam mais paixão a falar sobre o futebol. Já não falava com ele há algum tempo e na semana passada, quando lhe ligámos para o convidar para assumir as funções para os próximos três anos, senti que a paixão dele pelo futebol continua a ser igual, ou até superior. Jantámos, foram sete horas de conversa, a falar de futebol, do passado, do presente e do futuro", revelou o líder dos minhotos.
Salvador explicou que Jesualdo Ferreira "ficará responsável por toda a estrutura do futebol do Braga" e voltou a sublinhar que o clube "é a terceira força futebolística em Portugal, por muito que alguns não o queiram aceitar.


TREINADOR POR HORAS

Um dos primeiros dossiês da estrutura do futebol, agora liderada por Jesualdo Ferreira, será a definição do treinador da equipa B. Após a confirmação da saída de Toni do cargo, tem vindo a gerar-se expectativa à volta do tema. As dúvidas poderão ficar dissipadas dentro de pouco tempo, até porque há reuniões agendadas nesse sentido.


O JOGO

JotaCC

JESUALDO, O ABACAXI E A RAZÃO DOS AFETOS
Técnico assina por três anos e diz ao que vai: "Venho para ganhar. Não tenho alternativa..."

JESUALDO FERREIRA assinou contrato de três anos, apresentou- se em Braga e disse o que o levou a regressar ao Estádio AXA, sete anos depois da primeira passagem pelo clube minhoto. "Foi por uma questão de afeto, por sentimento de gratidão" , afirmou o técnico, ovacionado, ontem, por cerca de três centenas de adeptos nas bancadas da "pedreira".


Jesualdo e Salvador reunidos após sete anos de separação. O técnico volta a Braga "para ganhar"

António Salvador, presidente do Braga, abriu o protocolo da apresentação do novo técnico: "É um dia feliz, para mim e para a família bracarense, poder ter como treinador o homem que, há dez anos, iniciou o ciclo de viragem neste clube. Espero que siga na senda do êxito".
O professor ouviu e enunciou os objetivos: "Vamos tentar estar sempre no top, em busca de vitórias e fazer deste clube grande, que já o é, cada vez mais forte. Há três lugares no pódio que o Braga terá de conquistar. Nem sempre é possível, mas temos de tentar sempre. Venho para ganhar. Não tenho alternativa", acrescentou Jesualdo Ferreira.
E se volta a uma casa onde já foi feliz, o que, supostamente, não é recomendável, Jesualdo logo diz que Braga "é uma exceção". "Já vi tipos – observou o professor – que casaram três vezes, até duas vezes com a mesma, e que foram muito felizes".
Jesualdo também verificou, nos sete anos de ausência, como o clube cresceu, até além-fronteiras. "Quando cá cheguei, há dez anos, o Braga ainda gatinhava. Agora, verifico que as pessoas estão um pouco tristes com os resultados da época passada, durante a qual até foi conquistado um título... Isso é fantástico, custa muito a construir", disse o treinador.
"Nos últimos dez anos – continuou Jesualdo –, o Braga conquistou um título. Podia e devia ter ganho mais. Foi vice- campeão, há três anos, e ganhou a Taça da Liga, na época passada. Sei o que esperam de mim e não tenho alternativa que não seja ganhar. Deixam-me sempre um abacaxi destes para descascar. Sei as dificuldades que vamos sentir no dia-a-dia e vou ser o que sempre fui: sério, honesto e ambicioso. Venho para ganhar, porque há muitos recordes para bater neste clube", insiste o sucessor de José Peseiro.
O treinador conta "espingardas e recursos financeiros" e trabalha na planificação da próxima época e, sobretudo, no "dossier" mais importante, o da composição da equipa. O plantel inicia os trabalhos de pré-época a 1 de julho.


Fernando Couto fica
O ex-futebolista internacional e o treinador de guarda-redes Jorge Vital são os único elementos da equipa técnica de Peseiro que trabalharão com Jesualdo. Os adjuntos Nuno Almeida e Rui Almeida e o analista Sérgio Vieira completam o "staff".

Micael é para continuar
Se havia dúvidas, o presidente do Braga trata de as dissipar: "O Rúben Micael assinou por quatro anos e tem cláusula de rescisão. Se alguém a bater... O Braga conta o jogador para os próximos anos", diz Salvador.


300 adeptos na "pedreira"
Jesualdo Ferreira foi ovacionado no regresso ao Estádio AXA.


JN

JotaCC

Jesualdo regressa ao Sp. Braga com o pensamento no título

Afeto e gratidão foram os motivos apontados por Jesualdo Ferreira para o regresso sete anos depois ao Sporting de Braga, clube onde foi ontem apresentado no arranque de um projeto de três temporadas. "Não me resta muito mais senão ser campeão", disse o treinador, que terá Fernando Couto na sua equipa técnica.
"Quando o presidente me abordou, deixei- me levar pelos sentimentos para abraçar este desafio", referiu, acrescentando: "Tenho um sentimento nobre pelo Sp. Braga e uma dívida de gratidão desde a minha última passagem. Sei que não terei uma tarefa fácil, mas tal não me impediu de voltar".
O novo técnico acredita que contará "com uma equipa competitiva para lutar pelo pódio do campeonato", e quando confrontado se este regresso seria uma passo atrás carreira foi categórico: "Quando se ruma para a felicidade é sempre um passo em frente". Já o presidente António Salvador confessou que após uma conversa de sete horas com Jesualdo, num jantar em Lisboa, o projeto para as próximas temporadas ficou delineado.


DN

JotaCC

Jesualdo em Braga por "afecto e gratidão"

Sete anos depois, Jesualdo Ferreira está de regresso a Braga "por uma questão de afecto e gratidão". O treinador, que no final da época 2006-07 deixou o comando dos "arsenalistas" em final de contrato, considera que este é "um passo em frente" na sua carreira, embora reconheça que vai "ter que arranjar mais umas fraldas" para formar o plantel dos minhotos. O técnico, de 67 anos, definiu como objectivo para as próximas épocas recolocar "o Sp. Braga nos três primeiros" e referiu que teve "um prazer enorme" em treinar o Sporting.
Quando, a 3 de Maio de 2006, o Sp. Braga comunicou a decisão de não renovar o contrato com Jesualdo Ferreira, a justificação apresentada pelos responsáveis "arsenalistas" foi que era "o momento certo para abrir um novo ciclo desportivo". Mais de 2500 dias depois, António Salvador, presidente do clube bracarense, surgiu "feliz" perante os jornalistas. O líder dos minhotos voltou a falar de um "ciclo", mas desta vez preferiu destacar o regresso de "um homem que chegou" a Braga "há 10 anos para criar um ciclo de crescimento sustentado e ganhador".
Ao seu lado, sorridente, Jesualdo Ferreira sublinhou as palavras "afecto" e "gratidão". "Não me esqueço de que precisei do Sp. Braga para continuar a minha carreira, há 10 anos. Para mim, o sentimento de gratidão é um dos mais nobres do ser humano e quando o presidente me abordou, há uma semana, não pensei muito, deixei-me levar pelo sentimento."
Para o treinador, que nos últimos sete anos passou pelo Boavista, FC Porto, Panathinaikos, Málaga e Sporting, o regresso ao Sp. Braga é "um passo em frente", mas haverá "dificuldades no dia-a-dia", porque "numa época de crise terá que haver jogadores diferentes". Numa referência à juventude que terá no plantel, Jesualdo disse que terá "que arranjar mais umas fraldas", sublinhando, no entanto, que gosta de "fazer crescer os jogadores".
Sem se querer alongar muito sobre a passagem pelo Sporting, o treinador não deixou de referir que "foi uma fase" da carreira que o "deixou profundamente agradado". "Gostei muito. Tive um grande prazer em treinar o Sporting e em fazer o trabalho que fiz", concluiu.

PUBLICO

JotaCC


brigada da relote


JotaCC


JotaCC

Marcelo saúda regresso de Jesualdo Ferreira a Braga
O comentador lembra que Jesualdo foi fundamental na afirmação do Braga europeu

O mediático adepto do Sporting de Braga Marcelo Rebelo de Sousa aprova a contratação de Jesualdo Ferreira.

O professor considera que "foi Jesualdo Ferreira que levou o clube minhoto ao patamar em que se encontra", dando "início ao processo da melhor fase de sempre da história do Sporting de Braga".

"O presidente António Salvador foi importante, mas Jesualdo foi fundamental", diz Marcelo, em entrevista a Bola Branca.

O professor considera ainda que "o regresso de Jesualdo Ferreira a Braga, também vai por à prova o presidente do clube", porque Salvador "gosta de mandar no balneário, o que, na altura, provocou alguns problemas entre o presidente e o treinador".

O Sporting de Braga conquistou a Taça da Liga 2013. Na nova época, Marcelo Rebelo de Sousa não arrisca quanto á previsão de novas conquistas, mas "espera que a parte final da próxima temporada seja melhor do que esta".

RR