News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/05

Started by Bruno3429, 22 de May de 2013, 08:01

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Carlos Eduardo pretendido
Por Mário Rui Ventura

O futuro de Carlos Eduardo, médio brasileiro de 23 anos, dificilmente irá passar pelo Estoril, clube com o qual tem contrato por mais uma época, mas também não passará pelo SC Braga.

Ao que A BOLA apurou, a SAD do Estoril recusou no último fim de semana uma proposta oficial dos bracarenses, que rondava os 600 mil euros pela aquisição de 70 por cento do passe do atleta.

A Bola

Bruno3429

Edinho: "É um orgulho imenso"  
Joana Russo Belo

Está confirmado mais um reforço para a nova temporada. Edinho assinou, ontem, contrato com o Sp. Braga por duas épocas - até 2015 - e chega ao clube arsenalista proveniente da Académica, a custo zero. O avançado, de 30 anos, terminava contrato com os espanhóis do Málaga que, por sua vez, o tinham cedido a título de empréstimo à Académica na última época e meia.

É um regresso a um clube que bem conhece, depois de ter vestido a camisola do Sp. Braga em 2003/04 e 2004/05.
"É um orgulho imenso voltar a esta casa que me viu crescer, que me proporcionou a oportunidade de crescer como jogador. Foi aqui que me formei, como tal estou muito feliz por regressar", confessou numa entrevista divulgada no site oficial do cl ube.

Edinho lembra que, na altura da decisão, pesou o facto de o Sp. Braga disputar as competições europeias, mas, acima de tudo, "o conhecer a casa, conhecer as pessoas e a estrutura".
"Neste momento, o Sp. Braga é o terceiro grande, é um orgulho imenso e ter essa possibilidade de participar nas competições europeias também pesou, mas fundamental foi vir para cá", revelou.

Aos adeptos, fica uma palavra especial: "prometo muito trabalho, dedicação, ambição e dar a cara por esta instituição que me viu crescer".
Depois de ter saído de Braga, o internacional português passou pelo Paços de Ferreira, Gil Vicente, Vitória de Setúbal, AEK, Málaga, PAOK, Marítimo e Académica.

Correio do Minho

Bruno3429

António Conceição bem colocado para assumir comando técnico (gil)
Por Nuno Pedro Fernandes

António Conceição, treinador que tomou conta do SC Braga B a meio da época, é quem se encontra em melhor posição para ocupar o lugar de Paulo Alves, que deixou ontem o comando do clube barcelense.

Outros nomes foram apontados, com um perfil a apontar para um técnico com especial sensibilidade para formar e projetar jovens jogadores.

A Bola

JotaCC

EDINHO PARA DAR CABEÇA AO ATAQUE
Gouveia insistiu com ele no jogo aéreo e isso custou-lhe. "És muito chatinho, dizia-me"

O que tem faltado em quantidades razoáveis - golos de cabeça - poderá ser um dos principais trunfos do Braga na próxima época. Éder, Carlão e Zé Luís nunca se sentiram completamente à vontade neste capítulo e o problema estará em vias de ser resolvido com Edinho, contratado para as próximas duas épocas. Ex-adjunto da Académica, clube ao serviço do qual o avançado marcou 18 golos, Gouveia diz que os arsenalistas acertaram na escolha. "Com extremos como Alan, João Pedro ou Hélder Barbosa pode marcar para cima de 13 golos. Não é um Lima, capaz de fazer movimentos de rutura; é um jogador de área que fatura. Na zona dele, faz toda a diferença", garante.

Pertencente à classe dos que jogam "do bico da área ao bico da área", Edinho torna-se vulnerável noutras posições, daí que tenham sido inúmeras as vezes em que Gouveia fez questão de puxar as orelhas ao ponta de lança , primeiro quando eram companheiros de equipa, no Gil Vicente, e, mais recentemente, como membro da equipa técnica da Briosa. "Dava- lhe cabo da cabeça quando saía da área. Ele chamava-me chatinho, mas era para o bem dele. Sendo muito forte no jogo aéreo, tem de ficar ali. À exceção de três golos de penálti, todos os outros que marcou esta época terão sido de cabeça", estima.
Perante tamanha "rentabilidade", Gouveia entende que não faz qualquer sentido questionar a contratação de Edinho pelo prisma da idade (tem 30 anos). "Está em grande forma e tem tudo para jogar durante mais cinco épocas ao mais alto nível. Em Inglaterra joga- se até aos 42 anos... Em Portugal há esse estigma, mas isso vai acabar", afiança o treinador, que vislumbra apenas uma dificuldade neste regresso a Braga. "O Braga tem grandes avança dos , como o Éder. Terá de dar o máximo", aconselha.

13
É o recorde do avançado no campeonato numa só época, estabelecido ao serviço da Académica. Contabilizados os golos que marcou na Taça, na Taça da Liga e na Liga Europa, chegou aos 18 tiros certeiros.

32
Total de golos na I Liga. Estreou-se a marcar pelo Paços de Ferreira em 2005/06, faturando depois pelo Gil Vicente, Vitória de Setúbal e Académica.


"Braga é o terceiro grande"
Avançado tinha "outras coisas" em mãos, mas nem hesitou mal lhe fizeram o convite para voltar ao clube

Oito anos depois de se despedir de Braga sem qualquer glória, Edinho está de volta pela porta grande. Assinado o contrato, o avançado deu conta de "um orgulho imenso" em declarações ao sítio do clube. "Havia outras coisas, mas foi aqui que cresci como jogador. Estou muito feliz", afirmou, elogiando ao mesmo tempo a dimensão e o profissionalismo dos arsenalistas. "Já conhecia as pessoas, a casa e a estrutura. Neste momento, o Braga é o terceiro grande e, naturalmente, será um prazer imenso participar nas competições europeias", analisou.


Oito anos depois>Edinho volta a vestir camisola do Braga

Mesmo cansado por uma época "desgastante, marcada por enormes dificuldades" ao serviço da Académica, o avançado tem pressa em estrear-se. "Já estou com aquele bichinho de querer voltar a vestir a camisola do Braga. Vou aproveitar as férias para descansar bem, de modo a preparar-me ainda melhor quando começar a pré-época", referiu, revelando que houve lágrimas em casa quando apareceu o convite do Braga. "Foi uma alegria imensa. Contei à minha mulher e ela desatou a chorar, porque o desejo de regressar a Braga era recíproco", contou.


Chidi Osuchukwo contratado até 2018


Estrela do Dolphins FC e dos sub-20 da Nigéria, Chidi Osuchukwo vai fazer parte do léxico do Braga pelo menos até 2018. Há algum tempo que o médio criativo, de 19 anos, andava a ser seguido pelo "scouting" do clube e já assinou um contrato válido para as próximas cinco temporadas. Segundo a Imprensa nigeriana, a transferência terá custado cerca de 400 mil euros aos arsenalistas e estima-se que a cotação do jovem internacional suba consideravelmente durante o Torneio de Toulon e o campeonato do mundo de sub-20, na Turquia. Quando se apresentar em Braga, será encaminhado de imediato para a equipa principal para lutar por um lugar juntamente com Mossoró e Rúben Micael, no âmbito de uma estratégia de rejuvenescimento do plantel, com valor acrescentado.


Russo Kritciuk no Europeu

As férias de Stanislav Kritciuk vão ser curtas. O guarda-redes foi convocado para a seleção da Rússia de sub-21 e entrará em ação no campeonato da Europa da categoria, em Israel, de 4 a 19 de junho. Pertencente ao Grupo B, a seleção russa estreia-se na prova, frente a Espanha (6 de junho), defrontando depois a Holanda (9 de junho) e a Alemanha (12 de junho). O início da pré-época está marcado para 1 de julho.


"ESTE ERA O MOMENTO DE NOVA AVENTURA"
Antes de regressar ao Rio de Janeiro, onde vai passar férias, o guarda-redes confessou que entendeu ser este o momento de encerrar um ciclo que terminou de forma histórica

Cássio está de saída e confessa que leva o Paços no coração, depois de cinco épocas a representar o clube e, especialmente, após uma temporada de sonho. O guarda-redes não quis ainda assumir oficialmente que será jogador do Braga na próxima época, mas, na véspera de partir para o Brasil, confessa que estava na hora de dar um novo rumo à carreira, que em Portugal começou em junho de 2008, precisamente no Paços de Ferreira. "Após cinco épocas e depois de conversar com a minha família, achei por bem que este era o momento de partir para uma nova aventura e um novo objetivo", confessou o guarda-redes brasileiro, que considera ser este o tempo certo para encerrar a ligação aos pacenses. "Fico super satisfeito por estar a sair numa altura muito positiva e numa posição em que muitos outros gostariam de estar. Depois de viver o que nós fomos vivendo, achei por bem encerrar o ciclo e tentar uma nova aventura", acrescentou.

Segue-se o Braga, apesar de Cássio, quando confrontado com o assunto, calçar as luvas e jogar à defesa num assunto a que só falta colocar carimbo oficial. "Não tenho pressa de resolver o meu futuro, estou a curtir essa posição em que terminámos a Liga. Neste momento, o que me norteia é chegar a casa, no Rio de Janeiro, descansar e gozar a praia. Quero descansar um pouco, foi uma época excelente, mas muito desgastante. Estou a precisar de recarregar baterias", declarou.
Cássio, que completa 33 anos em agosto, parte hoje para o Rio de Janeiro e aproveitou para agradecer as últimas cinco épocas. "Vou levar o Paços no coração. Aprendi a gostar de toda a gente, em especial dos adeptos. Não eram muitos, mas sempre foram fiéis e só tenho que lhes dizer um muito obrigado por tudo", concluiu.

O JOGO

JotaCC

"Orgulhoso por voltar à casa que me viu crescer"
Braga- Atacante Edinho chega a custo zero e assina contrato para as próximas duas temporadas

O MIÚDO de 20 anos que, um dia, no verão de 2003, deixou o Barreirense para tentar a sorte no Braga é o mesmo Edinho que, volvidos 10 anos, volta à "pedreira", para reforçar o ataque braguista. Terminado o contrato com o Málaga e o período de empréstimo à Académica, o atacante internacional português chega aos Guerreiros do Minho a custo zero e assina por duas épocas.
Paulo Alves e Fiúsa trabalharam juntos quatro anos

Aos 30 anos – faz 31 a 7 de julho –, Arnaldo Edi Lopes da Silva experimenta o efeito boomerang da vida: saiu de Braga em 2005 e foi um trota-mundos do futebol, com passagens pelo Paços de Ferreira, pelo Gil Vicente, pelo Vitória de Setúbal, pelo AEK Atenas, pelo PAOK Salónica, pelo Marítimo e pela Académica, onde esteve a última época e meia, emprestado pelo Málaga, na conclusão dos quatro anos de contrato com o clube da Andaluzia.

"É um orgulho imenso voltar a Braga e à casa que me lançou e que me viu crescer. Tinha mais algumas possibilidades, mas, para mim, a felicidade de poder voltar a Braga e jogar nas competições europeias pesou mais do que tudo. Voltar a Braga é uma alegria enorme, para mim e para a minha família. A minha mulher desatou a chorar quando se confirmou o meu regresso", Edinho, na primeira entrevista após a escritura do novo contrato.

"Por mim, começava já a jogar. Foi uma época desgastante, mas tenho o bichinho de poder voltar a vestir a camisola do terceiro maior clube de Portugal. Vou de férias e vou descansar, para poder voltar em grande", acrescentou o ex-jogador da Académica, autor de 18 golos na última época (13 no campeonato, dois na Taça, dois na Taça da Liga e um na Liga Europa). Saídas e entradas A contratação de Edinho é só uma entre as já concretizadas ou vias de ser formalizadas. As saídas de Quim, de Salino, de Emídio Rafafel, de Hugo Viana e de Carlão – todos em final de contrato – serão colmatadas com as entradas do guarda-redes Cássio e do médio Luiz Carlos (ambos ex Paços), a que se juntam o médio Luís Silva (ex-Leixões) e mais três avançados, o colombiano Felipe Pardo (exIndependiente Medillin), o holandês Kappel (ex-Doxa, Grécia) e o brasileiro Porcellis (ex-Santa Clara).

Esta semana, o Braga deverá fechar outro dossier, o mais sensível: encontrar treinador para suceder a José Peseiro, que ainda tem um ano de contrato; Jesualdo Ferreira e Paulo Fonseca são os nomes mais badalados. CHEGOU ao fim a ligação de quatro anos entre Paulo Alves e o Gil Vicente. O técnico, que termina o vínculo no final da temporada, não terá o contrato renovado, numa decisão, que, segundo o clube, foi feita de "mútuo acordo".

JN

JotaCC

Edinho vai ser jogador do Sp. Braga nas duas próximas épocas

O ponta-de-lança Edinho, emprestado pelo Málaga à Académica, é o mais recente reforço do Sporting de Braga, tendo assinado contrato válido para as próximas duas temporadas. Trata-se de um regresso a uma "casa" que conhece bem, já que Edinho representou os "arsenalistas" em 2003-04 e 2004-05. O avançado, que completa 31 anos em Julho, termina contrato com os espanhóis e chega ao Minho a custo zero.


PUBLICO

JotaCC


Pé Ligeiro

Éder 'acelerou' contratação de Edinho

A contratação de Edinho, que ontem foi oficialmente apresentado como reforço do SC Braga por dois anos, obedece ao mesmo princípio que presidiu a aquisição de Éder numa época em que se adivinhava a saída de Lima.

Edinho e Éder têm muito em com: são homens de área, brilharam na Académica e, esta época, apontaram o mesmo número de golos no Campeonato - 13. Poderão eventualmente cruzar-se nos trabalhos de pré-época, mas o futuro de Éder dificilmente passará por continuar em Braga.

O Fenerbahçe, da Turquia, já se colocou em posição para contratar o internacional português.

Longe de ser o único interessado, o emblema de Istambul tem a seu favor a força dos argumentos financeiros, ainda que do ponto de vista desportivo o campeonato turco não seduza por aí além Éder, que abraça com entusiasmo a ideia de saltar para uma das principais liga europeias - Inglaterra, Itália, Espanha e Alemanha.

Os dados estão lançados e como é política no SC Braga a Administração antecipa todos os cenários. Éder está a recuperar muito bem de uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito que o afastou prematuramente da época.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

brigada da relote


brigada da relote

José Peseiro vai falar antes de partir de férias

Depois de uma época inteira quase exclusivamente a trabalhar à porta fechada - a exceção foram alguns (poucos) jogos de preparação disputados no Axa -, o SC Braga abre hoje as portas para o antepenúltimo treino da temporada.

Uma oportunidade para os adeptos solicitarem os últimos autógrafos aos craques e matarem saudades do convívio com o plantel.

No dia seguinte está previsto um briefing com jogadores e o treinador. Ocasião ideal para José Peseiro cumprir a promessa que fez na última conferência de Imprensa de projeção da partida frente ao V. Setúbal, quando anunciou que falaria sobre o seu futuro logo após o último jogo oficial da temporada.

A BOLA

JotaCC

Venda de Éder estará iminente
salvador tem negócio irrecusável

Por Braga, o próximo defeso promete ser um dos mais agitados dos últimos anos e a notícia que os adeptos mais temiam deve mesmo fazer manchetes de jornais: Éder pode estar de saída e não entra nas contas para 2013/14. À SAD arsenalista terá chegado, nos últimos dias, uma proposta irrecusável e daí até à contratação de um goleador que dispensa apresentações foi um instante. Edinho chegou e pode ter de assumir "sozinho" as despesas do ataque, sendo quase certo que não se repetirá um cenário como o da época passada, com Lima a deixar o Axa nas últimas horas de agosto.

RECORD

Bruno3429

Último treino da Época - Aberto

O SC Braga encerra a temporada amanhã, 5ª feira, dia 23 de  Maio, com a realização do último treino.

A sessão de trabalho está marcada para as 10.30, no estádio AXA, e será aberta à Comunicação Social e Adeptos.

SCBraga

JotaCC

Tiago Ribeiro confirma saída de Steven Vitória

O defesa central tem uma proposta do Benfica, Jefferson já foi garantido pelo Sporting e Carlos Eduardo é cobiçado por encarnados, FC Porto e Sp. Braga.

O presidente do Estoril, Tiago Ribeiro, prometeu nesta quarta-feira manter um plantel de qualidade para a próxima época, apesar de vários jogadores estarem a ser cobiçados por outros clubes, depois de conquistado o 5.º lugar do campeonato e o acesso à 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa.

"Confio na minha equipa administrativa para repor as peças que perdermos, ou até conseguir melhores", disse hoje aos jornalistas Tiago Ribeiro, à margem de uma homenagem feita ao Estoril pela Câmara de Cascais. O presidente dos "canarinhos" confirmou ainda a saída do central Steven Vitória, na sua opinião um "jogador excecional", cujo contrato termina no final da temporada. O defesa tem em mãos uma proposta do Benfica e poderá transferir-se a custo zero para a Luz.

Sobre o interesse em outros jogadores, Tiago Ribeiro considera ser "natural", devido aos sucessos da equipa nesta época, e disse que "se for o caso de saírem, as coisas serão feitas da melhor maneira". Além de Steven Vitória, o médio Carlos Eduardo também é alvo de Benfica, FC Porto e Sp. Braga, enquanto o lateral Jefferson já está garantido pelo Sporting (400 mil euros por 50% do passe).

O treinador do Estoril, Marco Silva, mostrou-se também "muito orgulhoso" pelos feitos alcançados pela sua equipa e não adiantou possíveis contactos de outros clubes. "Para já, não houve contactos, mas esta é uma casa onde já estou há oito anos e onde me habituei a estar", afirmou o treinador português aos jornalistas, assegurando que está já a preparar a próxima época e que o acesso à Liga Europa, já garantido, não lhe tira ambição.

Sobre a possível perda de alguns dos seus melhores jogadores, Marco Silva, enquanto treinador, admite que não o deixa satisfeito, ressalvando, contudo, que a nível pessoal fica "muito contente" pelo salto na carreira dos jogadores. Com igual sentimento de "orgulho" e "satisfação", o capitão dos "canarinhos", João Coimbra, sublinhou que se fez história no clube e, sobre eventuais interesses de outros clubes, prometeu "novidades" para esta semana, sem adiantar mais informações.

DN

JotaCC

Ruben estuda propostas
médio tem contrato mas deve sair

Os graves problemas financeiros que o Beira-Mar apresenta vão levar os responsáveis a abdicarem dos principais ativos do clube. Ruben é um deles. O médio tem contrato por mais três anos, mas é praticamente certo que a sua carreira vai continuar longe de Aveiro.

O Cluj quer levá-lo, juntamente com Nildo, e é, neste momento, a hipótese mais forte. Contudo, o Sp. Braga voltou a entrar na corrida pelo médio, depois de já em janeiro terem surgido rumores do interesse de António Salvador em contratar o jogador, de 24 anos. Além dos bracarenses e dos romenos, Ruben também é seguido pelo Parma, Servette e Videoton. O seu futuro deve ficar definido em breve.

Ausência

O saudita Saleh Javier, jogador emprestado aos aveirenses pelo Al-Ahli de Jeddah, já regressou ontem ao seu país. Aliás, o avançado foi o único ausente do plano de treinos, que se irá manter até à próxima sexta-feira.

RECORD

JotaCC

Paulo Fonseca: «Quem não gostaria de treinar o FC Porto?»

Embora tenha esclarecido que não possui qualquer oferta do tricampeão nacional, Paulo Fonseca mostrou-se disposto a dar um pulo para o FC Porto ou outro 'grande' de Portugal. O que parece mais certo é o fim de ciclo de Vítor Pereira, depois do seu empresário ter admitido que ainda não tem qualquer proposta para renovar em mãos.

«Não posso confirmar o interesse do FC Porto porque, até agora, não houve nenhum contacto. Não tenho estado muito ao corrente, porque tenho estado no curso de treinadores e comigo, diretamente, não houve nenhum contacto», atentou, mostrando-se disponível para deixar os pacenses, apesar de ainda possuir outro ano de contrato.

«Agora, quem não gostava, na minha situação, de treinar o FC Porto. Claro que faz parte da minha ambição poder representar os grandes clubes e não acredito que qualquer treinador que esteja na minha situação não tenha esse desejo. Eu também tenho. Tenho mais um ano de contrato e existem algumas possibilidades», admitiu, aos microfones da rádio TSF.

O clube que tem sido mais associado a Paulo Fonseca nem é o FC Porto, mas sim o Sp. Braga. Os minhotos também se deverão despedir de José Peseiro, depois do presidente António Salvador ter dito que a Taça da Liga não ofusca a ausência na próxima edição da Champions League. Perdida para o... Paços de Ferreira.

De salientar que Paulo Fonseca chegou ao Estádio Capital do Móvel esta temporada, depois de passagens pelo Desportivo das Aves (2011-12), Pinhalnovense (2009-11), Odivelas (2008-09) e 1.º de Dezembro (2007-08).

FUTEBOL365

brigada da relote

Entrevista a Éder: «Foi difícil chegar onde cheguei»
Maisfutebol entrevistou o avançado do Sp. Braga, que conta os dias para o regresso em grande aos relvados


São catorze horas e trinta minutos. Encontramo-nos no interior do Estádio AXA, na cidade de Braga, prestes a iniciar a uma autêntica visita guiada ao passado, presente e até futuro de Éderzito António Macedo Lopes, conhecido simplesmente como Éder.

Éder, jogador que o Sp. Braga recrutou em Coimbra, depois de expirar o seu contrato com a Académica, nasceu para o futebol. Se já ouvimos dizer tantas vezes que o sonho comanda a vida, é bem possível que a sua história seja uma das que melhor espelha essa realidade.

Nasceu na Guiné-Bissau, a 22 de dezembro de 1987 e apenas três anos depois já se encontrava na capital portuguesa, juntamente com a família. A temporada em Lisboa foi de curta duração, pois depressa seguiu rumo ao Lar Girassol, de Coimbra, após uma breve passagem pelo Colégio Obra do Frei Gil, em Braga.

Os pais do jogador não tinham na altura condições financeiras para manter Éder em casa. O jovem foi institucionalizado por iniciativa dos próprios progenitores.

- Foi difícil de aceitar. Depois de um tempinho na instituição, comecei a adaptar-me e vi que era o melhor para mim. Tenho uma série de boas recordações.

Foi na cidade dos «estudantes» que Éder, ao longo da sua infância e adolescência, despertou para o «desporto rei». É por entre vultos de memória que o jogador recorda as traquinices, os vidros partidos no pátio da escola e os consequentes raspanetes, e de como acabou por ser no Adémia, clube da Associação de Futebol de Coimbra, que deu os primeiros passos como atleta federado.

O percurso ainda foi longo, mas a oportunidade de alinhar pela Académica de Coimbra lá acabou por surgir. Éder não a desperdiçou. Para trás, ficaram anos de resistência a tentações, a desvios naturais na vida de uma criança institucionalizada. O jovem fintou o destino.

- Sempre acreditei. Sabia que era difícil, mas acreditava nas minhas capacidades e, com a ajuda dos amigos, consegui chegar onde cheguei.

Quatro épocas no emblema conimbricense permitiram-lhe lidar com treinadores como Domingos Paciência, André Villas-Boas, Jorge Costa ou Pedro Emanuel e, talvez por isso, Éder deixou-se contagiar pela mesma ambição e vontade de ganhar que reconhece nos técnicos com quem aí trabalhou.

Os anos passados na Académica foram bastante proveitosos para o jogador que viu os seus préstimos cobiçados, de forma incontornável, por diversos emblemas. O destino acabou por colocá-lo em Braga, cidade onde, aliás, havia vivido por um curto espaço de tempo durante a sua infância.

Sem grande concorrência ao seu nível, Éder conquistou desde logo o seu espaço e tornou-se num dos titulares indiscutíveis da formação arsenalista, facto que lhe proporcionou a chamada à Seleção Nacional, comandada por Paulo Bento.

- Foi aqui que cresci e foi aqui que aprendi tudo. Por essa ligação, e por tudo o que o país me deu, optei por representar Portugal.

Infelizmente, o jogador do Sp. Braga viu-se obrigado a interromper a participação em todas as competições nas quais estava envolvido, devido a uma lesão contraída no jogo da meia-final da Taça da Liga, frente ao Benfica, a 27 de fevereiro de 2013.

- Vou conseguir superar. É só pensar em recuperar. É para isso que estou a trabalhar com a equipa médica e com a equipa técnica do Sp. Braga, que me têm dado muito apoio, e acredito que vai correr tudo bem.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Entrevista a Éder: o lar, os puxões de orelha e os vidros partidos
Avançado cresceu numa instituição, onde os pais o deixaram


Éder cresceu numa instituição sem deixar esvaecer o sonho do futebol. O avançado do Sp. Braga recorda as traquinices no Lar Girassol, os puxões de orelha, os raspanetes por causa dos vidros partidos. Chegou a ser afastado do futebol por causa das notas. Resistiu a tudo. E venceu.

MF - Nasceu na Guiné-Bissau e foi para Lisboa com três anos. Sentindo uma ligação à Guiné-Bissau, nunca pensou representar essa seleção?
- Vim para cá muito novo e, desde então, estou habituado à cultura portuguesa e sinto-me português. Mas tenho as minhas raízes. Nunca fui lá e é claro que gostaria de visitar o país onde nasci. Porém, foi aqui que cresci e foi aqui que aprendi tudo. Por essa ligação, e por tudo o que o país me deu, optei por representar Portugal.

- O que sentiu quando os seus pais tomaram a decisão de o colocar num colégio? Foi difícil de aceitar?
- Sim, foi difícil de aceitar. Até porque estava habituado a ver os meus colegas a viver com os pais. Depois de um tempinho na instituição, comecei a adaptar-me e vi que era o melhor para mim.

- O que recupera do Lar Girassol, onde esteve desde os oito anos?
- Muita coisa. As brincadeiras com os meus colegas. Ainda tenho muitos amigos que fiz na instituição. As futeboladas que fazíamos... Tenho uma série de boas recordações.

- Deve haver muitos episódios interessantes desse período...
- Há alguns episódios engraçados, sim. Um deles tem a ver com o facto de jogarmos futebol lá no pátio e eu partir muitos vidros. Tive alguns castigos por causa disso. Uns puxões de orelhas, uns raspanetes, ir para cama mais cedo, não ver televisão. Por outro lado, chegaram a tirar-me do futebol por causa das notas e o treinador do Adémia foi ao colégio pedir para eu jogar. Mesmo que eu não treinasse durante a semana, ele ia pedir que eu fosse só ao jogos. Também na altura do Adémia, havia um senhor que tinha um talho, e que por cada golo que eu marcava oferecia-me uma febra. Então, no final da época, fazíamos sempre uma almoçarada com as febras todas.

- Quando visita o Lar Girassol, as crianças reconhecem-no? O que lhes costuma dizer?
- Sim, sim, mesmo os mais miúdos sabem quem eu sou. Agora não tenho tido muito tempo, mas continuo a ir lá. A mensagem que costumo deixar é simples. Digo-lhes que é possível alcançar os nossos objetivos se acreditarmos.

- Como começou a jogar futebol a nível federado?
- Eu jogava na escola, no Instituto Educativo de Souselas, costumava participar nos torneios do desporto escolar e um professor meu viu-me a jogar na escola. Perguntou-me porque é que não ia treinar ao Adémia, onde ele era treinador. Ele fez-me o convite, eu pedi autorização no colégio e foi assim que comecei a jogar.

- Não conseguiu entrar na Académica mais cedo por ser estrangeiro. Pensou desistir? Chegou a parar um ano. O que fez durante esse período?
- Durante esse ano joguei futebol somente com os amigos, por diversão. Foi complicado porque foi no ano da transição de júnior para sénior e muita gente me disse que seria difícil ficar parado durante esse ano. Cheguei a pensar que ia ser complicado, não pensei em desistir, mas sabia que ia ser complicado. Exigiu muita vontade e algum espírito de sacrifício.

- Foi para o Tourizense ganhar 400 euros. O que fez com os primeiros salários?
- Dei parte à minha mãe e, como o dinheiro era necessário no dia-a-dia, gastei-o nas coisas essenciais.

- Já nessa altura tinha esperanças e sentia ter capacidades para voos mais altos?
- Sim, sempre acreditei. Sabia que era difícil, mas acreditava nas minhas capacidades e, com a ajuda dos amigos, consegui chegar onde cheguei.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Entrevista a Éder: «Lamento não ter ajudado mais o Braga»
Avançado recorda velhos tempos na companhia dos estorilistas Licá e Gonçalo


Éder foi institucionalizado quando era jovem e chegou a passar por Braga. Durante um ano, esteve na obra do Frei Gil. Rumaria a Coimbra e despontaria na Académica até regressar à cidade dos Arcebispos, onde realizou uma bela temporada, marcada por uma lesão que condicionou a sua afirmação.

- Em Touriz jogou com nomes como Licá e Gonçalo Santos, que agora se destacam no Estoril. Como foram esses tempos com eles? Acha que merecem algo mais, como um grande ou a seleção?
- Sim, acho que merecem algo mais. Ainda mantemos contacto, são meus amigos e, pelas qualidades que eles têm, acho que merecem mais, sem dúvida. Para além das qualidades futebolísticas, são também grandes pessoas.

- E há alguma situação especial ou caricata desses tempos que queira recordar?
- Cheguei a viver com o Licá, quando fomos para a Académica. Também vivi com o Gonçalo, em Touriz. Há muitos episódios engraçados, mas....» [risos].

- Teve vários treinadores na Académica como Domingos, Pedro Emanuel, Jorge Costa ou Villas-Boas. O que recorda deles?
A vontade de vencer. São grandes treinadores e foram sempre muito ambiciosos.

- Tinha vários clubes interessados, mas acabou por assinar pelo Sp. Braga. Porquê essa aposta?
- Recebi o convite do Sp. Braga e achei que era um bom projeto para mim. Decidi agarrar a oportunidade com todas as forças e acho que me tem corrido bem, tirando este pequeno infortúnio. Acho que optei bem e sinto-me feliz aqui.

- Esta vinda para Braga acaba por ser, também, um regresso...
- Sim, é verdade. Antes de ir para o Lar Girassol, em Coimbra, estive internado aqui em Braga na obra do Frei Gil, e passei cá um ano. Por isso, acaba por ser um regresso a Braga, e um regresso feliz.

- Lesionou-se numa fase crucial da época. Foi a sua primeira lesão grave na carreira?
- Sim, foi a mais grave até agora. Já tinha sido operado ao menisco, mas esta é, sem dúvida, uma lesão mais grave. Mas vou conseguir superar.

- Como tem sido o seu dia a dia? É difícil lidar com esta situação?
- Não tem sido muito difícil lidar com a situação. Os primeiros dias depois de saber o diagnóstico foram um bocado chatos, atendendo até ao momento por que eu estava a passar. Depois disso, é só pensar em recuperar. É para isso que estou a trabalhar com a equipa médica e com a equipa técnica do Sp. Braga, que me têm dado muito apoio, e acredito que vai correr tudo bem.

- Lamentou não ter ajudado mais o Sp. Braga nesta temporada?
- Lamento não ter podido fazer parte da lista de convocados de alguns jogos. Lamento não ter estado mais presente, mas estive sempre a torcer pelos meus colegas.

- Acha que com a sua ajuda esta disputa pela Liga dos Campeões teria ficado resolvida mais cedo?
- Vivia um bom momento, as coisas estavam a correr-me bem. O que aconteceu foi uma infelicidade, mas nós temos jogadores com o seu valor e que souberam ajudar a equipa.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Entrevista a Éder: «Jogar em Inglaterra seria sonho realizado»
Avançado pensa no regresso à Seleção


As exibições com a camisola do Sp. Braga convenceram Paulo Bento. Éder passou a ser opção regular na Seleção Nacional. A lesão condicionou a sua afirmação, mas o avançado já pensa no regresso, em repetir momentos como aquele em que fintou Carrick em Old Trafford, na Liga dos Campeões. Inglaterra é mesmo o destino de sonho para Éder.

- Que reação teve quando soube que estava convocado para a Seleção e quando se estreou?
- A minha reação... Bem, estava em casa e ia começar a almoçar quando recebi o telefonema. Fiquei em êxtase e já nem quis comer porque estava em choque. Foi com enorme felicidade que recebi o telefonema e nem consegui comer. A minha estreia foi contra o Azerbaijão, aqui em Braga. Ainda por cima em Braga!

- Esta lesão acabou por condicionar a sua afirmação na seleção. Espera voltar a ser opção para Paulo Bento em breve?
- O objetivo agora é recuperar bem e depois espero ajudar o Sp Braga naquilo que puder. Se voltar a ser chamado, claro, ficarei muito feliz e darei o meu máximo.

- Em criança, costumava ver os jogos do futebol inglês e sobretudo do Man. United. Como foi jogar em Old Trafford, para a Liga dos Campeões?
- Foi fantástico jogar contra o Man. United, ainda por cima pelo Sp. Braga, o clube que me tem dado a visibilidade que tenho neste momento. Foi um jogo especial.

- Fez uma finta sobre o Carrick que ficou famosa, num lance que terminou em golo do Alan. O que pensa um jogador naquele momento?
- Bem, naquele momento não pensei na finta. Consegui passar pelo Carrick, assisti o Alan e ele marcou. Claro, para felicidade minha ainda bem que o Alan marcou, assim tornou-se num lance que passou imensas vezes. Caso contrário, não se teria dado tanta importância. Mas só quando cheguei a casa, e vi a repetição, é que desfrutei do momento.

- Sente que vai jogar em Inglaterra mais cedo ou mais tarde?
- Não, só penso em fazer mais e melhor pelo Braga, onde me quero afirmar. Se um dia puder jogar no campeonato inglês será um sonho realizado, até porque é um dos campeonatos que sempre acompanhei.

- Se tal acontecesse no Man. United era ouro sobre azul?
- Não tenho preferência pela equipa, a preferência é mesmo o campeonato inglês, sempre foi.

MAIS FUTEBOL