News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/05

Started by JotaCC, 13 de May de 2013, 07:10

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Conquista da Taça da Liga não evita chicotada-psicológica


O Sp. Braga tem o terceiro lugar ataque do campeonato (59 golos) — tendo igualado, a uma jornada do fim da Liga, o melhor registo de sempre estabelecido no ano passado por Leonardo Jardim) ­— mas uma piores defesas (44 golos sofrido). E esse foi o calcanhar de Aquiles desta 'legião' de José Peseiro e que fragilizou todo o trabalho do treinador, que ficará na história do clube bracarense pela conquista de um título nacional (Taça da Liga)... 47 anos depois da Taça de Portugal em 1966.

Peseiro revolucionou a mentalidade no Sp. Braga, foi o primeiro técnico a assumir literalmente ataque aos títulos no início da época, conseguiu ganhar um, e esse ónus ninguém lhe pode tirar. Mas falhou o objectivo da Liga dos Campeões. E para o Paços de Ferreira, numa época em que o Sporting cedo se percebeu que não estava à altura dos acontecimentos, e com quem o Sp. Braga tem travado, nas últimas épocas, um duelo de honra pelo estatuto de terceiro 'grande', em termos desportivos, no futebol português.

Nada está confirmado, oficialmente, mas a avaliar pelas palavras arrasadoras do presidente António Salvador, no final da partida de sábado com o Nacional, é certo que várias pessoas vão pagar a factura no final da época. Jogadores e treinador incluído. É a lei do futebol, adivinhando-se um novo ciclo no Sp. Braga para a nova época. Mas só após o jogo no Sado ficará tudo 'preto no branco'.

CORREIO DO MINHO

Bruno3429

Fim de ciclo, início da revolução em Braga
Por Pascoal Sousa

O fim do ciclo de José Peseiro no SC Braga estava há muito anunciado, mesmo que a equipa terminasse no 3.º lugar e se apurasse para o play-off da Champions.

Falhado o objetivo supremo da época, por via da derrota em casa com o Nacional e do empate do Paços Ferreira em Coimbra, António Salvador abriu o livro.

É o fim com carimbo oficial. A equipa técnica deverá acertar a rescisão do ano de contrato que ainda a liga ao clube depois do jogo com o V. Setúbal.

No entanto, a renovação - ou revolução, conforme o ponto de vista - não se resumirá à saída da atual equipa técnica. Irá estender-se ao plantel e de forma mais incisiva que o planeado, porque sem dinheiro da Champions a SAD tem necessariamente de equilibrar a balança.

A Bola

JotaCC

LIMPEZA NO BALNEÁRIO
Novo treinador, plantel arejado com a saída de 10 jogadores e um orçamento mais reduzido são as linhas mestras do Braga para 2013/14

O anúncio de que "o ciclo de algumas pessoas, incluindo jogadores que estão em fim de contrato, terminou" não se tratou de uma mera ameaça de António Salvador; foi antes a constatação de um processo irreversível. Falhar o terceiro lugar no campeonato, e o consequente apuramento para a terceira pré-eliminatória na Liga dos Campeões, foi um duro revés na política de crescimento do Braga e o presidente da SAD entende que chegou o momento de proceder a uma revolução profilática, que consistirá na substituição do treinador José Peseiro, na dispensa de vários jogadores e numa política de recrutamento bem pensada, dando preferência à contratação de jogadores de qualidade a preço zero. Ao todo, deverão partir pelo menos dez profissionais, o que permitirá ao clube ajustar o plantel a um orçamento mais reduzido do que o atual (16 milhões de euros), que significou um recorde na história do clube.


De saída > José Peseiro cumpre a última semana em Braga, assim como vários jogadores

A seleção dos jogadores que deixarão a Pedreira ainda não está fechada, mas é ponto assente que já faz parte desse grupo quem estiver em fim de contrato, como são os casos de Quim, Emídio Rafael, Salino e Carlão. Emprestado pelo Benfica até junho de 2013, também Rúben Amorim está de saída, devendo apresentar-se na Luz no arranque da pré-época dos encarnados. Quanto a Peseiro, bastará uma conversa franca com Salvador, logo após o jogo com o Vitória de Setúbal, para o treinador adicionar uma certeza às impressões (negativas) que foi colecionando ao longo da época. Apesar da existência de um contrato válido até 2014, o que implicaria uma indemnização a rondar os 300 mil euros, adivinha-se um corte pacífico, por mútuo acordo, tanto mais que o próprio técnico já determinou há algum tempo, antes, por exemplo, da conquista da Taça da Liga, que o seu futuro próximo passará por outro clube, em Portugal ou no estrangeiro.
Será um desfecho com seis meses de atraso, depois de Peseiro ter sido barrado por uma cláusula de rescisão de dois milhões de euros quando, em dezembro, os chineses do Shandong Luneng acenavam com um contrato milionário. O Braga ainda estava na fase de grupos da Champions e António Salvador não aceitou descontos.


Barbosa no mercado
Pouco utilizado, que nunca no mercado, na esperança de um bom encaixe

Segundo melhor marcador do Braga em 2011/12, com 12 golos, Hélder Barbosa é uma das faces visíveis do grupo de jogadores com contrato para além de 2013 que estão na iminência de sair. Em tempo de apertar o cinto, o Braga vai abrir a porta aos menos utilizados com salários "pesados", como acontece com o extremo português, mas o salvo-conduto só será concedido ao abrigo de transferências a envolver encaixes financeiros de relevo, pelo que é bem possível que Barbosa ainda seja incluído nos trabalhos da pré-época, uma vez que o mercado apenas fecha no fim de agosto. Nesta equação deverão ainda entrar Elderson e Djamal. O primeiro, vencedor da CAN'2013 pela seleção da Nigéria, até jogou com frequência, mas há algum tempo que o Braga admite trocá-lo por um lateral-esquerdo com melhores recursos técnicos; já o segundo está parado praticamente desde o começo da época por razões físicas. No domínio das surpresas, Alan, um extremo de 33 anos, é um nome a considerar.


Viana comunicou saída após jogo com o Nacional

De todos os jogadores que se encontram em fim de contrato, Hugo Viana era o único que ainda poderia entrar no plantel para 2013/14. Os convites para renovar foram uma constante ao longo da época, mas o futuro do esquerdino passará pelo Al-Ahly (Emirados Árabes Unidos), onde joga Quaresma, a troco de um contrato válido por dois anos, tal como O JOGO avançou na edição de ontem, envolvendo verbas salariais incomportáveis para a SAD arsenalista. Tomada a decisão, Viana não fez nenhum alarido sobre o assunto, concentrando-se nos interesses da equipa, e só no fim do jogo com o Nacional, já com a certeza de que o terceiro lugar se tornou numa quimera, resolveu comunicar a António Salvador que está de saída. De volta à equipa depois de cumprir castigo, o internacional português cotou-se entre os melhores e foi graças a um golo que apontou que o Braga sonhou durante mais de uma hora com novo apuramento para a Champions.


A sorte como aliada
Arsenalistas ofereceram o domínio do jogo aos portistas e estes não o recusaram, mas a verdade é que foi necessário um momento de felicidade para ambos chegarem ao golo

O SC.Braga B adiantou-se no marcador num remate de Emídio Rafael desviado para a própria baliza por Zé António; depois os portistas, num disparo de Edú, que recolheu uma bola perdida na área, depois de Guilherme ter abalroado Tomás Dabo, para bater Kritciuk.

Seja como for, o desfecho do encontro acaba por ser o espelho do que aconteceu ao longo de 90 minutos jogados sem grande intensidade. O FC Porto B teve quase sempre mais bola, mas o Braga B também nunca se importou muito com isso. Aliás, a disposição da equipa no relvado, com Nuno Valente, um médio, a desempenhar a função de falso ponta de lança, foi um sinal evidente de que o objetivo era unicamente explorar os espaços concedidos pela defesa portista. E a verdade é que a opção até esteve para dar resultados. Guilherme, Manoel e Rabiola – este já na parte final – chegaram a ameaçar desfazer a i gualdade, mas isso teria sido um castigo demasiado pesado para os dragões, que criaram mais ocasiões e, não fosse Kritciuk, até poderiam ter interrompido um jejum de sete jogos sem vencer noutro tiro perigoso de Edú.

DESTAQUES
FC.PORTO B

Elói
Traído pelo desvio involuntário de Zé António, fez duas defesas de um grau de dificuldade alto que contribuíram para o empate final. Estreia positiva.
Michael Seri 
Um poço de força no meiocampo portista que complicou bastante a vida aos médios adversários.
Tozé
Causou alguns problemas a Tomás Dabo, embora já se lhe tenham visto exibições mais deslumbrantes.
Dellatorre
Esbanjou várias ocasiões, mas na primeira (8') Kritciuk fez uma boa defesa para lhe negar um golo cantado.
Sérgio Oliveira
Entrou com os olhos na baliza. Os tiros, contudo, nunca tomaram a direção certa.

SC.BRAGA B
Kritciuk
Bem colocado, aplicou- se duas vezes para evitar os festejos dos portistas, que surgiram num lance em que não teve hipóteses.
Gonçalo Silva
Deu o corpo a algumas balas e fechou bem a zona central.
Emídio Rafael
No regresso à titularidade, e logo frente ao ex-clube, fez o remate que resultou no 0-1 e nunca deu abébias aos alas.
Guilherme
Quase bateu Elói num desvio à boca da baliza, mas esteve na origem do 1-1, afastando Tomás Dabo e deixando a bola à mercê de Edú.
Nuno Valente
Talentoso e taticamente inteligente, aproveitou os espaços na defesa e desenhou vários lances de perigo.

O JOGO

JotaCC

Sporting vence quarta Taça de Portugal do seu palmarés

O Sporting conquistou ontem a Taça de Portugal de futsal, ao derrotar na final o Sporting de Braga, por 7-1, em jogo disputado em Guimarães. Pedro Cary (24 minutos), Paulinho (24), Alex (30 e 38), Leitão (34), Cristiano (37) e Jefferson (40), na própria baliza, marcaram para os "leões", enquanto Miguel Almeida (37) fez o golo dos minhotos, que tinham conseguido manter o 0-0 até ao intervalo. O Sporting, que sucede ao Benfica no historial de vencedores, conquistou a Taça de Portugal pela quarta vez e Bruno de Carvalho, presidente do clube, deixou uma mensagem de congratulação: "É um trabalho de muita gente, mas são os jogadores que estão de parabéns. Nós só estamos aqui para servir o clube".

PUBLICO

JotaCC

PAULO FONSECA NA FRENTE PARA SUCEDER A JOSÉ PESEIRO

Nos últimos tempos também se fala de Nuno Espírito Santo, do Rio Ave, para suceder a Peseiro, mas o mais desejado em Braga é Paulo Fonseca, técnico que, em ano de estreia na primeira liga, conduziu o Paços ao terceiro lugar, coisa inaudita na história do clube do castor. Além do prestígio desportivo, além das comprovadas competências técnicas, Fonseca faz obra na Mata Real. Literalmente!... Com o maná da UEFA, o Paços inicia, já na próxima semana, a seguir ao jogo com o F. C. Porto, obras de remodelação do estádio, com construção de nova bancada. Até podem chamar-lhe "Paulo Fonseca Stand"...


ITÁLIA IMPRENSA PÕE CRAQUE DO LIVORNO NA ROTA DO BRAGA

O diário digital Libero (www.libero.it) garante que o atacante brasileiro Paulo Betanin, do Livorno, é desejado em Braga. Paulinho, de 27 anos, é o quarto melhor marcador da Série B, com 20 golos.


JN

JotaCC


JotaCC

Rescisão de José Peseiro pode complicar-se

José Peseiro despede-se de Braga como o único treinador da era António Salvador a conquistar um título nacional - a Taça da Liga, que já habita no museu do clube -, mas se há relativamente pouco tempo o técnico parecia aberto a um diálogo pacífico com a SAD para colocar ponto final no seu contrato, as palavras duras de António Salvador no final do jogo com o Nacional podem ter mudado o quadro.

O líder da SAD fez alusões a «distrações» no banco, afirmando que a sorte também se procura no trabalho de campo. O cenário de fratura é agora total e o treinador poderá não prescindir do pagamento do ano de contrato que tem.

A BOLA

brigada da relote

RAFA SEM FESTEJOS NO REGRESSO "A CASA"



O reencontro com o FC Porto, no qual jogou até janeiro, fez Emídio Rafael conter-se nos festejos do primeiro golo do Braga B, que nasceu do seu pé esquerdo. O lateral ajoelhou-se e no fim confessou "uma sensação estranha por ter estado do outro lado".

O JOGO

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

O melhor Hugo Viana de sempre

O melhor Hugo Viana de sempre, na época de despedida do SC Braga.

Ao marcar ao Nacional, o esquerdino somou o 7.º golo na Liga, superando o registo máximo de seis tentos alcançado em 2004/2005, ao serviço do Sporting. José Peseiro está ligado ao dois momentos em que a produção de Hugo Viana mais sobressaiu, uma curiosidade a juntar a outra: nos 27 jogos pelos bracarenses no Campeonato, esta temporada, o internacional português foi sempre titular.

Hugo Viana tem ainda um jogo para aumentar o seu pecúlio, ele que no último meio ano foi rejeitando as sondagens que recebeu para renovar contrato.

Aos 30 anos, e depois de quatro épocas no SC Braga, Viana prepara-se para embarcar num aventura no futebol árabe. O Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, clube onde joga Ricardo Quaresma, acenou com uma proposta irrecusável.

A BOLA