News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/04

Started by JotaCC, 15 de April de 2013, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Multidão recebeu os heróis



A conquista da Taça da Liga provocou um autêntico S. João antecipado na cidade de Braga, levando para a rua, pela madrugada dentro, uma multidão em delírio pelo fim de um longo jejum de títulos.
O momento alto viveu-se pelas 01:20 horas, quando o autocarro com os "Guerreiros do Minho" chegou à Praça do Município, bem no coração de Braga, onde se juntaram milhares de pessoas, para saudarem os seus "heróis".

À espera da equipa do Sporting de Braga estava o presidente da Câmara, Mesquita Machado, adepto "ferrenho" dos arsenalistas e que também confessou a "sede" de títulos que havia por aquelas bandas.
Da varanda dos Paços do Concelho, jogadores, treinadores e dirigentes saudaram a multidão e assistiram a uma sessão de fogo de artifício que, além de comemorativa do feito de sábado, pretendem que seja, acima de tudo, "anunciadora de muitos e bons títulos". A meta que se segue é o terceiro lugar no campeonato.

Salvador: "A primeira de muitas conquistas"

Foi uma recepção apoteótica a que a Taça da Liga teve em Braga, com milhares de pessoas a receberem a equipa e o presidente na câmara municipal.
Foi altura dos bracarenses celebrarem este histórico feito do clube mostrando, mais uma vez, o apoio que garantem sempre ao clube em todos os momentos.

Foi também altura de um emocionado António Salvador tomar da palavra, agradecendo todo esse apoio e mostrando-se confiante para muitas mais conquistas para o Sp. Braga no futuro.
"Devemos estar todos orgulhosos pela conquista desta Taça, um título que andámos a perseguir durante algum tempo. Taça que deve orgulhar todos os bracarenses pois é dedicada a todos vós, à cidade, à região do Minho, ao Norte do país, aos jogadores, ao staff técnico e aos meus colegas de direcção e administração. Queríamos conseguir um título, uma conquista para podermos todos festejar e celebrar o nosso clube", disse.

O presidente arsenalista era um homem visivelmente satisfeito com a conquista deste troféu, que considerou merecido e ser o primeiro de muitos, e lembrou ainda que nos últimos anos o clube tem vindo a conseguir escrever páginas douradas na sua história, como a presença na Liga dos Campeões e também a conquista da Taça Intertoto, feito que muitos "desvalorizaram e não deviam".

No entanto, António Salvador lembrou que o clube tem agora outros objectivos para cumprir uma vez que se mantém em acesa luta para conquistar o terceiro lugar, posição que dará novamente acesso à Liga dos Campeões. "Depois desta conquista da Taça da Liga, temos que nos concentrar nas cinco finais que faltam disputar para conquistarmos mais um dos nossos objectivos.

Queremos estar na Liga dos Campeões e por isso temos que dar o nosso melhor para garantir o terceiro lugar que vai permitir marcar presença na Champions mais uma vez. Para isso, contamos com o apoio dos nossos adeptos já no próximo jogo [Braga-Académica]".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Carlão e Hugo Viana apontados mas sem contactos

Há ainda um lugar que dê acesso à Liga Europa para conquistar, cinco jogos no campeonato para fazer mas o mercado começa já, em aquecimento, a movimentar-se. Por isso são vários os nomes apontados ao Sporting para a temporada que se segue. Além de Ghilas, avançado do Moreirense, de quem os leões têm direito de preferência, há também o lateral-esquerdo do Estoril, Jefferson.

O brasileiro está referenciado e na mira do Sporting, que no plantel conta apenas com Joãozinho - cedido pelo Beira-Mar e com cláusula de opção de compra de 1 milhão de euros - como defesa-esquerdo de raiz.

Este domingo mais dois nomes surgiram apontados ao emblema de Alvalade: os bracarenses Carlão e Hugo Viana. Ambos estão em final de contrato e por isso se enquadrariam na agenda leonina. Porém, até ao momento, não houve qualquer tipo de contacto por parte da nova administração leonina a estes dois jogadores. Até porque só mais para o final da presente época o Sporting saberá com que linhas se vai coser.

A BOLA

JotaCC




Peseiro quer sair pela porta grande
Treinador está apostado em juntar a Taça da Liga ao terceiro lugar no campeonato antes de se despedir dos adeptos

Com o destino traçado no Braga desde há umas semanas a esta parte, José Peseiro, que tem contrato até 2014, está determinado a deixar o clube pela porta grande. À vitória na Taça da Liga, que lhe permitiu entrar na restrita galeria de treinadores que arrecadaram um troféu pelos arsenalistas, o coruchense quer agora juntar também o terceiro lugar na I Liga, que permitirá ao clube apurar-se, pela segunda época consecutiva, para as eliminatórias da Liga dos Campeões. Ao consegui-lo, Peseiro não só atingiria três dos objetivos traçados para 2012/13 – a entrada na fase de grupos da Champions, a conquista de um título e uma posição no pódio do campeonato – como superaria os antecessores Leonardo Jardim (terceiro lugar em 2011/12), Domingos Paciência (um segundo lugar, uma entrada na liga milionária e uma presença na final da Liga Europa, em épocas diferentes ) ou Jorge Jesus. Muito bem cotado no mercado asiático, Peseiro chegou a receber um excelente convite do Shandong Luneng em meados de dezembro. Os chineses ofereciam ao treinador um contrato de dois anos, mas António Salvador exigiu o pagamento da cláusula de rescisão, fixada nos dois milhões de euros. Nem mesmo a contraproposta apresentada pelos responsáveis do clube daquela província da China, um milhão de euros a pronto e o restante de forma faseada, foi suficiente para o presidente abrir mão de Peseiro.



A partir de janeiro, porém, a relação entre ambos foi-se deteriorando gradualmente. As contratações no mercado de inverno, nem todas efetuadas por indicação de José Peseiro, bem como alguns resultados e exibições considerados maus por António Salvador, levaram a uma decisão que será anunciada no final da
época.


O dia seguinte foi passado em família

Foi no conforto da família que José Peseiro passou a maior parte do dia seguinte à conquista do primeiro grande troféu da carreira, que ajudou a desmistificar a ideia do "pé-frio" ou do "treinador do quase". A viagem para Lisboa decorreu logo após os festejos na Câmara Municipal de Braga, onde repetiu pela enésima vez o desejo de acabar a época no terceiro lugar do campeonato. A visita, porém, acabou por ser curta, pois o treino de hoje obrigou o treinador a regressar à Cidade dos Arcebispos ao início da noite.


Sentiu satisfação pelo gesto dos jogadores
Mal terminou a final, os jogadores do Braga subiram a bancada e foram entregar a taça a António Salvador.

O que sentiu quando os jogadores subiram a bancada para lhe oferecer o troféu da Taça da Liga?

Senti uma grande satisfação. O gesto dos jogadores foi o reconhecimento da parte deles de tudo aquilo que o clube lhes tem oferecido. É de louvar a atitude dos profissionais do Sporting de Braga. Sempre tive uma relação muito próxima com os jogadores e com o "staff" técnico. Daí a atitude deles de me dedicarem o troféu, mas o título não é meu, é de todos os profissionais que trabalham diariamente no clube: dos jogadores, equipa técnica, dos meus colegas da Direção, da administração da SAD e, sobretudo, dos adeptos.



LIMA FELICITOU OS EX-COMPANHEIROS

A ligação afetiva de Lima ao Braga não se quebrou com a mudança para o Benfica. O avançado mantém contacto com os ex.colegas e serviu-se da conta pessoal no Facebook para felicitar o clube pela conquista da Taça da Liga. "Parabéns, SC Braga", escreveu o brasileiro, acompanhado do símbolo do clube. A atitude, aliás, foi apreciada pelos arsenalistas, igualmente congratulados por Ismaily. "Parabéns SC Braga pela conquista da Taça da Liga. Sinto-me um privilegiado por ter jogado nessa equipa e nesse clube. Esta equipa, este Clube e todos os adeptos bracarenses já mereciam um título [há] muito tempo. Um grande abraço a todos que fizeram parte dessa conquista", escreveu o lateral naquela rede social.


Festa dos jogadores prolongou-se pela noite dentro

As comemorações dos jogadores do Braga pela conquista da Taça da Liga, desencadeadas por uma vitória (1-0) frente ao FC Porto, em Coimbra, não se ficaram pela Câmara Municipal, onde foram recebidos por volta da uma da manhã. Depois do banho de multidão, os bracarenses juntaram-se à mesa num dos cafés-restaurante mais conhecidos da Cidade dos Arcebispos, onde festejaram, de uma forma mais calma, a obtenção de um feito na história do clube arsenalista. Para Alan, Hugo Viana, Mossoró ou Custódio, entre outros, foi o reverso da medalha de 2010/11, temporada em que viram o triunfo na final da Liga Europa, em Dublin, escapar precisamente para os dragões. O despertar no domingo acabou por isso por ser mais tardio do que nas últimas semanas, até porque José Peseiro concedeu o dia de folga aos atletas. A partir de hoje, porém, começa a ser preparado o ataque ao terceiro lugar do campeonato, atualmente na posse do Paços de Ferreira, que possuiu uma vantagem de três pontos.


Homem do jogo ganhou um hematoma na perna
Brasileiro ficou com marcas da entrada violenta de Abdoulaye aos 18 minutos

O regresso de Mossoró a Braga, após a vitória na final da Taça da Liga, não se fez só com o troféu da prova ou a estatueta de Homem do Jogo. O brasileiro viajou também com um hematoma na perna direita, provocado pela entrada violenta, aos 18 minutos, de Abdoulaye. Os responsáveis médicos da equipa arsenalista chegaram a temer o pior quando viram o médio a contorcer-se com dores, mas o "spray" milagroso permitiu que ele continuasse quase até ao final de um encontro em que acabou por ser decisivo. O pior surgiu nas horas seguintes, quando, a frio, apareceu o esperado desconforto.


Vídeos especiais para espicaçar os jogadores
No estágio, José Peseiro apresentou imagens de muitos dos triunfos bracarenses

Inspirado, quem sabe, na célebre frase "a sorte favorece a mente bem preparada", de Louis Pasteur, cientista do século XIX, José Peseiro preparou uma surpresa para os jogadores que deu os resultados desejados. Na véspera da final da Taça da Liga com o FC Porto, num hotel na zona de Coimbra, onde a conquistarem o segundo troféu do seu palmarés, depois da Taça de Portugal em 1965/66, viram, por exemplo, vídeos de vários jogos, como a partida em Itália com a Udinese, que permitiu a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, e em Istambul com o Galatasaray, na segunda jornada do Grupo H. Também a meia-final da Taça da Liga, no Estádio AXA, com o Benfica (vitória nas grandes penalidades após o 0-0 no final do tempo regulamentar), passou no ecrã gigante e serviu para mentalizar os jogadores de que eram capazes de repetir episódios gloriosos.
O espaço desta legenda é demasiado curto para enumerar todos os jogos a que José Peseiro recorreu para motivar os jogadores antes da final da Taça da Liga. Da vitória nos penáltis frente a Udinese (Champions) ou Benfica (Taça da Liga) ao brilhante triunfo em Istambul, passando pelo excelente arranque em Old Trafford, nada foi esquecido pelo treinador...
Para completar o trabalho de casa, o facto de o Braga ter defrontado o FC Porto cinco dias antes, no Estádio do Dragão, contribuiu para que os pontos fortes e fracos do adversário estivessem bem projetados em cada jogador bracarense. Também esse importante detalhe foi determinante para que fosse bem-sucedida a aula teórica de José Peseiro de preparação para o exame de Coimbra.


"Esta Taça dá-nos moral"
Central tinha foi determinante na conquista do troféu. A motivação agora é diferente. Claro...

Nuno André Coelho estava ausente desde 19 de dezembro do ano passado, quando se lesionara, para a Taça da Liga, com o Vitória de Guimarães. O central tinha regressado segunda-feira, no Dragão, e em Coimbra foi determinante. "É fantástico, esta gente de Braga merecia um título este ano e conseguimos vencê-lo para lhes dedicar", declarou o central, que começou a jogar precisamente no FC Porto. "Ganhar uma final, mesmo sendo contra a equipa que me formou, o sabor é o mesmo", assegurou, adiantando a importância desta conquista. "Ganhando a Taça, ficamos com mais moral para o resto do campeonato, para atacarmos o terceiro lugar", acrescentou, confessando que foi preciso "sofrer até ao fim" num jogo em que a atenção a Jackson foi naturalmente total. "É sempre complicado marcá-lo, por isso não dá para facilitar. É um dos melhores avançados da Liga, vive de golos, só que está a passar por uma fase menos boa", completou o defesa.


FELIPE PARDO DADO COMO CERTO

Felipe Pardo (na foto), avançado do Independiente de Medellín, é dado como certo no Braga. Correm notícias na Colômbia que os bracarenses já acertaram com o clube da segunda maior cidade colombiana para que Pardo seja reforço a partir da próxima época. Com 22 anos, Pardo está há três anos no Independiente, depois de ter representado o Deportivo Cali e o Atlético Huila.




REGRESSO AO TRABALHO

Na festa de arromba, anteontem, nos Paços do Concelho, António Salvador, José Peseiro e Alan lançaram o apelo aos entusiastas bracarenses: "Contamos convosco" para o que falta do campeonato. Embora o treino de hoje (10h30) seja, como é habitual, à porta fechada, certamente não faltarão adeptos para apoiar e acarinhar os jogadores.


O JOGO

JotaCC

A festa da Arcada e o sonho de Mesquita

MESQUITA MACHADO tinha 19 anos, em 1966, quando o Braga trouxe do Estádio do Jamor aquele que, até anteontem, era o único título do clube, a Taça de Portugal ganha ao Vitória de Setúbal, com um célebre golo do avançado argentino Perrichon. Decorridos 47 anos sobre essa gloriosa jornada, o agora presidente da Câmara Municipal de Braga, fervoros o braguista, quer mais. "Ainda sou muito novo, ainda vou ver o Braga vencer muitos títulos. Ser campeão é a grande aspiração do clube e desta cidade", afirmou o autarca.
Festa na Câmara. Custódio, Viana e Alan erguem troféu


Festa na Câmara. Custódio, Viana e Alan erguem troféu

Era quase uma e meia da manhã de ontem quando o presidente da Câmara abriu as portas dos Paços do Concelho à equipa que derrotou o F. C. Porto na final da Taça da Liga e que conquistou o segundo título do Braga. O terceiro, nas contas do presidente do clube. "Também ganhámos a Taça Intertoto, em 2008. Infelizmente, quase toda a gente desvalorizou essa conquista", disse António Salvador.

Seja como for, e como prevê Mesquita Machado, a sala de troféus do Braga está para crescer. "Ansiávamos por um troféu desde a conquista da Taça de Portugal. Finalmente, conquistamos um título. O grande obreiro disto tudo é António Salvador. E até podíamos ter já um título de campeão. Já esteve quase e, com arbitragens de qualidade, o Braga teria conseguido", disse o autarca, referindo-se ao campeonato de 2009-10, perdido para o Benfica no "photo finish".
A festa da Taça da Liga terminou já alta madrugada, quando toda a equipa do Braga surgiu no varandim da Câmara e Salvador ergueu o troféu aos milhares de adeptos concentrados na Praça do Município.


APTOS P. VINÍCIUS E LEANDRO SALINO ESTÃO DE VOLTA

Douglão até já foi convocado para a final da Taça da Liga, Salino e Vinicius deverão retomar os treinos sem qualquer impedimento. Sasso, Djamal e Éder estarão de baixa até final da época.


PEDREIRA PLANTEL VOLTA AOS TREINOS APÓS DIA DE FOLGA

A equipa do Braga retoma hoje os treinos para as "cinco finais" do campeonato. A próxima é com a Académica, já na sexta-feira, no Estádio AXA, para a 26.ª jornada do Primeira Liga.


JN

Bruno3429

SC Braga prepara Académica depois dos festejos

Depois dos festejos pela conquista da Taça da Liga, no sábado, em Coimbra, o plantel do SC Braga iniciou esta segunda-feira a preparação do encontro com a Académica, sexta-feira, na abertura da 26ª jornada da Liga portuguesa.

Sasso, Paulo Vinícius, Djamal e Éder continuam de fora, devido a lesão, sendo que Leandro Salino é nesta altura a grande dúvida de José Peseiro para a receção aos estudantes.

O brasileiro tem estado a trabalhar de forma condicionada desde a última semana, aguardando-se com expectativa a evolução ao longo da semana.

Zerozero

Bruno3429

Plantel regressou ao trabalho depois dos festejos
Por António Casanova

Gozado um dia de folga depois dos festejos pela conquista da Taça da Liga, o plantel do SC Braga deu esta segunda-feira o pontapé de saída na preparação da receção à Académica, agendada para sexta-feira, naquela que será a partida inaugural da jornada 26 da Liga.

Com Sasso, Paulo Vinícius, Djamal e Éder ´fora de combate`, a principal dúvida de José Peseiro prende-se com a condição física de Salino.

O defesa brasileiro treinou-se de forma condicionada durante a semana transata, havendo a expectativa de que possa regressar à competição frente aos estudantes.

Uma vitória no jogo com a Académica permitiria aos ´guerreiros` igualar à condição o Paços de Ferreira no terceiro lugar da Liga, com 46 pontos.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga abre as portas do AXA para mostrar Taça da Liga
Na próxima sexta-feira na receção à Académica
Por Redacção

O Sp. Braga vai abrir as portas do Estádio Axa a sócios e adeptos na receção a Académica, jogo que abre a 26ª jornada da Liga na próxima sexta-feira. Uma iniciativa que tem por objetivo mostrar a Taça da Liga conquistada no passado sábado na final com o F.C. Porto.

«A legião está convocada», anuncia o clube minhoto na sua página oficial onde dá conta da iniciativa e pede apoio aos adeptos para a conquista de «mais uma final», em alusão à luta pelo terceiro lugar que dá acesso à Liga dos Campeões.

Maisfutebol

Bruno3429

Vem aí mais uma Final  

Esta sexta feira, os sócios e adeptos do SC Braga têm entrada livre no AXA para darem as boas vindas ao nosso troféu... à Taça da Liga.

No regresso ao Campeonato da Liga Zon Sagres, e depois da final em Coimbra, temos mais um desafio, mais uma "final" para conquistar.

A 25ª jornada traz a Académica de Coimbra ao Axa e o apoio de todos é fundamental para ajudar a equipa a vencer.

O SC Braga vs Académica é a oportunidade também para recebermos a NOSSA Taça da Liga conquistada no passado sábado.

Oportunidade para mostrar a todos o troféu que é de TODOS e que agora mora na nossa cidade, no nosso estádio.

As conquistas são de TODOS, porque TODOS somos Braga.

A Legião está convocada!

SCBraga

brigada da relote



JotaCC

Plantel regressa ao trabalho
A equipa de Braga esteve um dia de folga após ter vencido a Taça da Liga.

O SC Braga regressou, esta segunda-feira, ao trabalho depois de os festejos pela conquista da Taça da Liga, em Coimbra, ao vencer o FC Porto por 1-0, já a pensar na abertura da 26.ª jornada da I Liga, na receção à Académica.

José Peseiro voltou a não poder contar com Sasso, Paulo Vinícius, Djamal e Éder, todos por lesão, permanecendo as dúvidas sobre a condição física de Salino.

O jogador brasileiro treinou de forma condicionada durante a semana passada mas existe a possibilidade de regressar à próxima lista de convocados.

Em caso de vitória sobre os Estudantes na sexta-feira, o SC Braga iguala à condição o Paços de Ferreira na terceira posição, com 46 pontos.


Sporting de Braga dá "borlas" aos adeptos

A equipa bracarense conquistou o segundo troféu da sua história, este sábado, em Coimbra.
Sporting de Braga dá "borlas" aos adeptos

Os sócios e adeptos do Sporting de Braga vão ter entrada gratuita na receção à Académica, na sexta-feira, da 26.ª jornada da I Liga de futebol, como forma de celebrar a conquista da Taça da Liga de futebol.

Depois do triunfo sobre o FC Porto (1-0), no sábado, em Coimbra, os responsáveis da SAD bracarense querem «mostrar o troféu a todos, porque as conquistas são de todos», conforme pode ler-se no sítio oficial dos "arsenalistas".

O jogo com a Académica, na sexta-feira, às 20h00, vai, por isso, ter entrada livre para sócios e adeptos bracarenses, mas não para os adeptos da "Briosa".

A equipa voltou hoje de manhã ao trabalho depois do jogo com os portistas. Salino integrou o treino de forma ainda condicionada, mas está cada vez mais perto da recuperação total, ao contrário de Djamal, Éder, Paulo Vinícius e Sasso.

SAPO DESPORTO

brigada da relote

Quim aquece as luvas para a próxima época
O guarda-redes, de 37 anos, está em fim de contrato com o Sporting de Braga


Quim ainda não pensa na reforma. O guarda-redes do Sporting de Braga, de 37 anos, continua a sentir plenas condições para prosseguir a carreira. Depois de ter começado a temporada como suplente de Beto, o internacional português assumiu a titularidade e foi fundamental na campanha da equipa na Taça da Liga, principalmente, na meia-final diante do Benfica.

Em fim de contrato com os minhotos, o guarda-redes assegura que vai continuar a jogar, na próxima temporada: "Sinto-me em condições para continuar. Tenho contrato até ao final desta época, mas logo veremos", afirmou Quim, após a conquista da Taça da Liga. O jogador não quis adiantar se decorrem negociações para a renovação de contrato.

Antes de definir se continua em Braga ou prossegue carreira noutro clube, o guarda-redes recorda que o clube tem ainda de lutar pelo terceiro lugar do campeonato, que neste momento pertence ao Paços de Ferreira. Há cinco jogos para disputar e, na opinião de Quim, "a equipa tem qualidade" para conquistar o lugar mais baixo do pódio, do campeonato nacional.

RR