News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/03

Started by JotaCC, 29 de March de 2013, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Éder confiante na conquista do terceiro lugar da liga



A sofrer mais agora por fora, do que dentro das quatro linhas. Éder voltou aos relvados, ontem, como'padrinho' do encerramento do Encontro de Escolinhas de Futebol 2013, promovido pela Câmara Municipal de Braga neste período de férias de Páscoa. O avançado arsenalista entregou as medalhas aos mais novos, naquela que foi a primeira aparição pública desde a cirurgia ao joelho, à qual foi submetido no início do mês de Março. E aproveitou para confessar que tem sido mais difícil viver a adrenalina dos jogos apenas como expectador.
"Tenho sofrido bastante, é normal. Agora como adepto é diferente, sofre-se mais do lado de fora", revelou à margem do encerramento do torneio, confessando que sentiu saudade ao ver os futuros craques em acção.
"É normal. Há algum tempo que não jogo e bate sempre aquela saudade", admitiu entre sorrisos.
Apesar de não integrar o lote de opções devido à grave lesão que o afastou até ao início da próxima pré-temporada, Éder considera positivas as recentes exibições e resultados do Sp. Braga: "temos ganho, isso é o mais importante. Mesmo com as baixas que temos tido em termos de plantel, temos feito um bom trabalho".
Por isso, o internacional português está confiante que o Sp. Braga vai segurar e cimentar o terceiro lugar da Liga.
"Acredito que sim, temos um grupo fantástico. Esse é o nosso objectivo e vamos lutar por ele", realçou, destacando a campanha do adversário directo - Paços de Ferreira - na luta pelo lugar de acesso à Liga dos Campeões. "É uma boa equipa, estão a fazer um bom trabalho, mas nós apenas pensamos em nós no nosso trabalho", frisou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Éder: «Sporting é para vencer»
REAPARECEU PUBLICAMENTE PARA DAR MORAL

Éder reapareceu publicamente depois da grave lesão no joelho direito que o deixou fora dos relvados até à próxima época. O ainda goleador dos minhotos foi o padrinho da entrega dos prémios na festa de encerramento do encontro de Escolinhas de Futebol, iniciativa promovida pela autarquia de Braga, que decorreu no Complexo da Rodovia durante as férias da Páscoa. Éder explicou como se sente com esta nova missão na sua carreira, reconhecendo que "de fora um jogador sofre muito mais", mas também que "a equipa tem dado uma boa resposta e mesmo com várias contrariedades, em termos de lesões, tem vencido os jogos. Isso é o mais importante".

Algo que Éder espera que também aconteça no embate da próxima 2.ª feira. "O Sporting é mais um jogo para vencer", disse de forma convicta, admitindo que o P. Ferreira, adversário na luta pelo 3.º lugar, "tem uma boa equipa e tem feito uma boa época", mas Éder não tem dúvidas que será o Sp. Braga a conquistar o lugar de Champions. Sobre a Seleção, o avançado ainda registou:"Com mais ou menos dificuldades Portugal irá ao Brasil."


Sacrifício da CAN ainda não teve devido retorno
ZÉ LUÍS RECUSOU CABO VERDE

A época de Zé Luís tem sido atípica e até de certa forma ingrata para o jogador, que se viu envolvido numa polémica de alegadas declarações do seu empresário que ditavam a obrigatoriedade ditada por António Salvador para que Peseiro apostasse declaradamente em Éder no sentido de promover uma futura venda do avançado titular.

Algo difícil de entender, pois Éder confirmou os créditos e até foi chamado à Seleção Nacional, mas a verdade é que no início de estação Zé Luís era um nome a ter em conta no ataque do Sp. Braga. O cabo-verdiano de 22 anos até foi titular no jogo inaugural da Liga, na Luz, mas depois caiu na sombra de Éder e só conseguiu completar 90 minutos na equipa principal precisamente em Olhão, no primeiro jogo após a lesão do seu rival.

Pelo meio, teve de abdicar da fase final da CAN, com Cabo Verde a brilhar na África do Sul, mas esse sacrifício ainda não teve o devido retorno e o avançado que há dois anos saiu de Barcelos a troco de 900 mil euros demora a impor-se em Braga. Na época passada, sofreu uma lesão grave e acabou cedido ao Gil Vicente. Esta temporada tem quase tantos jogos na equipa B (14 contra 17), onde marcou 4 golos, enquanto na formação principal faturou 3, 2 deles precisamente ao Gil.

RECORD

JotaCC

"SPORTING É PARA VENCER"
A sofrer por fora desde fevereiro, o avançado elogia o desempenho dos companheiros nos últimos jogos, mostra confiança na obtenção do terceiro lugar e aponta o caminho para a próxima jornada

Parado há um mês, o português ainda é o artilheiro do Braga na I Liga, com 13 golos apontados O Paços tem uma boa equipa e está a fazer um bom trabalho. Mas pensamos só em nós e em segurar o terceiro lugar" A recuperação está a correr bem. Sinto-me bem e melhoro a cada dia que passa. Este é o caminho que tenho de percorrer para poder voltar na próxima temporada"

Impossibilitado de jogar até ao final da temporada, devido a uma rotura de ligamentos do joelho direito, Éder tem tido nos nervos o principal adversário sempre que o Braga joga. Vestir a pele de adepto é, como o próprio admite, "estranho" e "o sofrimento muito maior". Segunda-feira, com o Sporting, não será muito diferente, mas o avançado está confiante na obtenção de um resultado positivo. "[Sporting] É um jogo para vencer. A equipa está a trabalhar bem e acredito que podemos vencer", sublinhou.


Exemplo > Éder distribuiu sorrisos pela pequenada e ainda deixou votos de sucesso aos colegas

Vítima principal de um surto de lesões que fez de Sassou outra ausência garantida até ao verão, Éder mostra-se entusiasmado pela recente série vitoriosa do Braga. "Mesmo com tantas baixas, a equipa tem ganho, que é o mais importante. Por isso, o trabalho tem sido muito bom", sustentou o internacional português, que vê novamente os arsenalistas num lugar do pódio. Mas será que o conseguirão aguentar até ao cair do pano do campeonato? "Acredito que sim. Temos um grupo fantástico, que sabe qual é o objetivo e que fará tudo para o alcançar", garantiu, por entre elogios ao rival direto na luta pelo terceiro lugar. "O Paços de Ferreira tem uma boa equipa e está a fazer um bom trabalho. Mas pensamos apenas em nós e em segurar a posição que ocupámos", reforçou.
Há um mês a recuperar de uma intervenção cirúrgica, Éder reconhece que já começou a sentir os primeiros sinais de saudade. No entanto, está bem ciente do que tem de fazer daqui em diante. "Sinto-me bem e melhoro a cada dia que passa. Este é o caminho que tenho de percorrer para poder voltar na próxima temporada", indicou o melhor marcador do Braga no campeonato ( 13 golos marcados), que não desvalorizou o excessivo número de lesões que têm afetado o plantel. "São coisas que sucedem no futebol e que também já aconteceram noutros clubes", salientou.


DISTRIBUIDOR DE MEDALHAS >

Aproveitando uma pausa na chuva que tem caído em Braga, e em todo o país, Éder esteve no encerramento do "Encontro de Escolinhas de Futebol", no qual distribuiu autógrafos e medalhas pelos participantes deste torneio de cariz lúdico. Os jovens do Braga, da Escolinha "Fintas" e da Academia "B7", do ex-médio Barroso, foram alguns dos que puderam tirar fotografias com o internacional português.


"Seleção tem tido percalços mas vai apurar-se"

Um triunfo (0-2) no Azerbaijão, a fechar uma série de cinco encontros sem vencer, recolocou Portugal no caminho certo para se qualificar para o Campeonato do Mundo de 2014. A equipa das quinas ainda ocupa o terceiro lugar do grupo, atrás de Rússia e Israel, respetivamente, mas ainda irá receber as duas seleções, pelo que Éder não tem dúvidas de que alcançará o tão desejado passaporte para o Brasil. "Temos tido alguns percalços, mas vai tudo correr bem e vamos conseguir o apuramento. Estamos confiantes nisso", confessou o avançado, que se estreou na Seleção Nacional durante a era Paulo Bento e, por conseguinte, acredita que poderá fazer parte das escolhas do selecionador para o certame, em caso de qualificação.


HAAS A CORRER NO RELVADO

Maxmilian Haas deu um passo no sentido da recuperação total da lesão que o tem apoquentado há várias semanas. O central alemão já faz alguma corrida no relvado e, daqui em diante, verá o tempo de trabalho, com os restantes companheiros de equipa, ser aumentado gradualmente. Ainda no ginásio continuam Paulo Vinícius, Rúben Amorim e Salino.


JONAS APONTADO COMO ALVO

Protagonista de exibições bastante atrativas pelo Atlético Paranaense, Brasil, Jonas foi ontem associado ao Braga pelo sítio de transferências "Tuttomercatoweb.com". De acordo com a notícia, o lateral-direito, de 26 anos, já teria recebido uma proposta dos arsenalistas para a próxima época. O Málaga, de Antunes, será outro dos clubes interessados no brasileiro.


CUSTÓDIO DIRETO AO ONZE

De regresso a Braga depois de ter passado a última semana e meia ao serviço da Seleção Nacional, Custódio (na foto) participou ontem no primeiro treino de preparação para o encontro com o Sporting. A entrada no onze, após ter cumprido castigo frente ao Gil Vicente, é garantida, resta saber em que posição: se no meio-campo ou no eixo da defesa.


Viagem ao Dragão já entra no plano dos minhotos

O Braga já colocou ontem à disposição dos adeptos bilhetes para o jogo com o FC Porto, agendado para 8 de abril (segunda-feira) no Estádio do Dragão e a contar para a 25ª jornada da Liga. O ingresso para os apoiantes arsenalisas custa 10 euros, enquanto o pacote que inclui a viagem vale 15,50 euros. A mais de uma semana de distância do jogo, os minhotos já tentam angariar uma boa falange de apoio para um jogo que assume grande importância na corrida pelo terceiro lugar e que dará acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões da próxima temporada.


Guerreiros desafiam tradição com os leões
Nas últimas dez épocas, o Braga só venceu uma vez em jogos disputados no fim de semana de Páscoa

As amêndoas oferecidas ao Braga, de há dez anos a esta parte, têm sido amargas, isto, é claro, se forem levados em linha de conta os resultados obtidos pelos arsenalistas nas jornadas do campeonato calendarizadas no fim de semana em que se celebra a Páscoa.
Na segunda-feira, a equipa treinada por José Peseiro vai receber o Sporting, no jogo que marcará o encerramento da 24ª ronda da Liga, e o objetivo dos minhotos passa por quebrar a tradição. O registo nesta altura do ano representa apenas uma curiosidade (desfavorável por sinal), mas não deixa de ser significativa dada a quantidade de desilusões amealhadas.
Nos últimos dez anos, o Braga só ganhou uma vez por ocasião da Páscoa. A exceção que confirma a regra aconteceu em 2010 e a vítima foi o rival Vitória de Guimarães. Numa fase em que lutavam pelo título ombro a ombro com o Benfica, os arsenalistas vencerem ( 3- 2), no AXA, o dérbi mais polémico dos últimos anos, o tal em que o árbitro Artur Soares Dias tomou uma série de decisões controversas: quatro penáltis, três a favor do Braga e um contra, e outras tantas expulsões no Vitória de Guimarães.

Esse foi o único triunfo do Braga nesta altura do ano, na última década. Por duas vezes, o campeonato parou na Páscoa, neste período, pelo que o pecúlio dos arsenalistas é muito adverso: uma vitóri a, três empates e quatro derrotas. Curiosamente, uma dessas derrotas foi averbada contra o Sporting, o mesmo adversário de segunda-feira. A 8 de abril de 2007, os leões venceram na Cidade dos Arcebispos, por 10, com um golo apontado por Nani, aos 52 minutos. Jorge Costa orientava então os minhotos, ao passo que no outro banco estava o atual selecionador nacional, Paulo Bento.

Na época passada, já agora, o Braga também averbou uma derrota , neste caso frente ao FC Porto (1- 0), ficando arredado da possibilidade de ser campeão. A 8 de abril de 2012, Hulk marcaria no AXA um golo que deixaria os dragões às portas do bi-campeonato.


PLANTEL AJUDA PEQUENO DIOGO

Os jogadores e funcionários arsenalistas ajudaram monetariamente o pequeno Diogo, um menino de três anos, natural de Braga, que luta contra um tumor no cérebro. O clube já se havia associado à causa, depois do apelo lançado por Carlos Carvalhal (na foto), e este gesto solidário do plantel ajudará a suportar os custos da operação que irá decorrer em Istambul (Turquia).

O JOGO

JotaCC

Éder reaparece e diz confiar no grupo
ÉDER surgiu ontem pela primeira vez em público, após a operação a que foi sujeito ao joelho direito, que o impede de jogar até final da época. O avançado do Braga participou numa ação promovida pela autarquia da capital minhota. Na oportunidade manifestou-se a convicto de que os colegas vão continuar a dar uma resposta satisfatória e alcançar os seus objetivos.

"A equipa está numa fase muito boa e não tenho dúvidas que o terceiro lugar será nosso. Esse é o objetivo de todos", disse Éder, à margem da festa de encerramento do evento "Encontro de Escolinhas de Futebol", em Braga.

Éder admitiu que de fora se "sofre muito mais", mas realçou a "boa resposta" que a equipa tem dado, sobretudo em face da onda de contrariedades das últimas semanas: "Temos vencido os jogos e isso é o mais importante", realçou o avançado.
Segue-se a receção ao Sporting, já na próxima segunda-feira (20.30 horas, SportTV), no fecho da 24.ª jornada da Liga. "É para vencer e temos equipa para isso", afirmou, a propósito.
Éder participou na iniciativa da Câmara de Braga, após mais uma sessão de tratamento à sua lesão. Como tem sido regra nos últimos dias, o Braga volta a treinar hoje (10.30 horas), à porta fechada.


F. C. Porto-SP. Braga joga-se no dia 8 de abril

JÁ SÃO CONHECIDOS os horários dos jogos da 25.ª jornada da Liga, merecendo destaque o facto de a partida entre o F. C. Porto e o Sp. Braga estar marcada para 8 de abril (20 horas), uma segunda-feira, no Estádio do Dragão. No dia anterior, o Benfica jogará no Algarve com o Olhanense (20.15 horas). A ronda abre na próxima sexta-feira à noite (20 horas), com o Marítimo-paços de Ferreira.

JN



JotaCC


Bruno3429

Custódio pronto para o Sporting
Por António Casanova

Único representante do SC Braga na equipa das quinas, Custódio regressou da dupla jornada da Seleção (Israel e Azerbaijão) na máxima força e com mais uma internacionalização, colecionada precisamente em paisagens azeris.

Depois de semana e meia de ausência, o internacional português reintegrou ontem os trabalhos com o plantel bracarense, exibindo sinais inequívocos de total disponibilidade para a receção aos leões, programada para a próxima segunda-feira à noite (20.30 horas).

A jornada 24 marcará igualmente o regresso de Custódio às opções de José Peseiro e ao onze, até porque o centro-campista falhou a visita a Barcelos, na pretérita ronda, consequência do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Líder do top de jogadores mais utilizados no SC Braga, o médio de 29 anos (já com renovação firmada para as próximas três temporadas) assume-se como um dos mais sólidos pilares do conjunto arsenalista, como facilmente se constata através do seu impressionante registo na presente campanha: 3169 minutos de ação distribuídos por 35 jogos.

A Bola

JotaCC


brigada da relote


JotaCC


JotaCC

Câmara de Braga cede quiosque ao SCBraga
O Sporting Clube de Braga (SCB) vai explorar o quiosque no Largo Barão de S. Martinho. A exploração foi esta quinta-feira aprovada por unanimidade.

No entanto, apesar do voto favorável da Coligação Juntos por Braga, Serafim Rebelo alerta que esta não é a finalidade correspondente à altura em que a autarquia adquiriu este quiosque.

"Consideramos que o SC Braga é uma referência e vende o nome de Braga. Não pondo em causa a cedência ao SCB, até porque também a votamos favoravelmente, de qualquer maneira há uma revelação que queremos colocar sobre este assunto: este quiosque foi adquirido pela Câmara Municipal há uns anos com o fundamento de se fazer ali um posto avançado de turismo".

O clube pagará as devidas taxas mas estará isento de impostos. Este quiosque servirá para venda de merchandising do Sporting de Braga.

A Coligação Juntos por Braga sublinhou ainda que um dos seus princípios é o de "apoio a todos os clubes desportivos", mas questiona a forma como a autarquia faz a gestão e planeamento dos espaços já que este não era o fim para o qual adquiriu o quiosque.

Recorde-se que ao longo do ano 2012 o quiosque foi cedido à Capital Europeia da Juventude. Apesar das críticas da Coligação Juntos por Braga que consideram que este espaço tinha uma outra finalidade, Mesquita Machado não quis abordar o assunto sublinhando que a oposição votou favoravelmente logo não existe qualquer matéria a discutir.

A coligação deixa um alerta à Câmara de Braga na questão das aquisições de espaços. "Que objetivos, que planeamento faz esta câmara? É altura de a Câmara refletir as necessidades que tem ao fazer as suas aquisições", disse ainda o membro da Coligação Juntos por Braga.

RUM