News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

As substituiçoes de Peseiro

Started by ric, 04 de February de 2013, 23:05

Previous topic - Next topic

ric

Amigos

Para quem critica o nosso treinador, uma das coisas que mais se lhe tem apontado,  são as substituiçoes.

Não sOu  letrado em futebol. Por isso avanço com razões de ... Bom-senso.

As substituições são mais recentes no futebol que a sua origem. Apareçeram primeiro para colmatar as lesões durante os jogos evitando que, por razões alheias ao jogo, este acabasse com as equipas desfalcadas. Ganhava o espectáculo e a integridade dos prõprios atletas.

Surgiu então o seu aproveitamento para o chamado " mexer" na equipa, dar-lhe alternativas, mudar tendências e procurar ter respostas face ao desenvolvimento do jogo.
Muitos teinadores são " bons" no banco. Diz-se assim porque sabem mexer. Na equipa. Mtas vezes até com os mesmos artistas mas, na maior parte das vezes,mudando os artistas e mesmo a pauta da música.

Quer em stuação de vantagem ou não, mexe-se na. Equipa para ganhar ou...empatar .

A entrada de um novo jogador traz algo de novo ao "establishment" . A subs tituição pretende sempre alterar algo errado ou menos bom. Em último dos casos mexe-se "por mexer"  sobretudo qdo se tem a certeza que já não vamos lá.mas mexe-se. Nem que seja por respeito pelos suplentes.

Uma entrada de um novo jogador traz sempre , no minimo ,duas situações: a vontade do substituto e a surpresa no adversário.
Mesmo sem se ter valoresem igualdade de valor, mee-se na equipa para mudar, quando estams mal, a perder e sem ver a luz ao fundo do tuel.
Alguns "misters" mexem sem. Medo,  logo que se apercebem De alguma deficiencia. Mesmo a ganhar há quem mexa. Outros deixam arrastar, arrastar com os artistas a entediarem nas linhas laterais, sempre a olhar ansiosamente o banco em busca de um sinal... Outros de tanto aquecerem arriscam-se a ...fundirem...

O nosso Peseiro é dos que não gosta de fazer Substituiçoes.lembra-me tb oL Jardim...

Em aveiro, jPedro iniciou o aquecimento antes do intervalo. Começou com o 2-0. Eu, treinador, metia- o sem edo antes do intervalo. Tinhamos que mexer, alterar, dr vida nova.
Julgava que entrava aointervalo.mas não. Aqueceu mais 15 m enquanto Alan andava a dar voltinhas no centro sem profundidade e acutilancia.

2-2 . Jose luis e Barbos já estavam a aqueçer. O 3-2. Aparece.
Eu treinador metia sem medo o. Jose luis. Perdia- mos num Campo de uns lorpas... Mandava-lhes com a forča negra do nosso plantel para cima eo golo havia de chegar nem que fosse aos repelões...
Mad Peseiro, adiava, adiava... O golo do empate apareceu, chegava a hipotese de anar e o nosso avncado entra a 5 minutos do fim. Para quê? Queimar tempo? Dar duas corridas?

Sem mudaro braga acalmava, apasçentava-se... E o adversario ganhava confiança, encalhava o nosso futebol depois de 80 min aa tentar tapar caminhos para a baliza e a descobrir, minuto a inuto, a forma de tapar a baliza.

Peseiro não mexe a tempo, deixa ainda uma peça fresca sem entrar e uma equipaalgo abúlica no campo.
Empatamos.
Antes tinhamos atrasado as substitituicoes mas mesmo assim, a entrada de Jp valeu dois golos. Nummcaso não serviu para nada . Noutro deum empate.

Mais uma questão   : num plantel forte e com opçoes, eu treinador, faria sempre ou quase sempre a gestao do plantel, dando minutos aos suplentes e mostrando que conto sempre com eles.5 ou q20 minutos. Mas entraiam sempre.



ComContaPesoEMedida

Sem margem para quaisquer dúvidas, seguramente o pior treinador do SCBraga dos últimos 57 anos (antes disso eu ainda não ia ao futebol!) a (não) fazer substituições!!!

Incomparavelmente pior do que Jesualdo Ferreira ou Domingos Paciência, outros dois que também era muito avessos, e muito tradicionalistas, a substituições!

Anabela

Quote from: ComContaPesoEMedida on 04 de February de 2013, 23:29
Sem margem para quaisquer dúvidas, seguramente o pior treinador do SCBraga dos últimos 57 anos (antes disso eu ainda não ia ao futebol!) a (não) fazer substituições!!!

Incomparavelmente pior do que Jesualdo Ferreira ou Domingos Paciência, outros dois que também era muito avessos, e muito tradicionalistas, a substituições!

Mas esses ainda se entende...queimar tempo. Quase sempre ganhávamos (principalmente com Domingos).
Agora, ontem e na jornada anterior e em muitos outros jogos, a equipa a perder e não mexe?!?!? Quer dizer, queremos ganhar o jogo e mete-se um avançado aos 85minutos?!?!
Como se cantou em Aveiro: "Va(i) gozar com o crlh"

Vasco Soares

Na minha modesta opiniao, isto pode ser encarado de duas maneiras:

1) falta de feeling, falta de leitura de jogo, nao saber bem o que se deve fazer perante determinada situaçao de jogo.

2) estar com plena consciencia que a equipa irá dar a volta, ou segurar (depende do que se quer) o resultado com o plano inicial traçado para o respectivo jogo.

Mais uma vez tenho para mim que o nosso mister é um bocado das duas.

Peseiro deve ser um bom treinador durante a semana, um treinador que monta bem o"pensamento" do jogo até ao inivcio do mesmo; quando as coisas correm de feiçao esta ele "nas suas 7 quintas" isto é nao precisa de meter os pés pelas maos e mudar.

Cada cabeça sua sentença, e ele deve pensar pela dele, porque se for "crucificado" é sempre melhor que seja pela dele, a questao é que nós (adeptos e socios) nao sendo treinadores (até podemos ser nalguns casos) também sabemos ver futebol, isto nao é nenhuma ciencia oculta ou transcendental como muitos querem por vezes fazer parecer.

Todos sabemos que há substituiçoes que sao para "inglês ver" nada vao alterar o decurso do jogo, quer pelo resultado estar perdido, quer porque as opçoes de banco sejam fracas.

Mas existe uma outra hipotese , e essa sim, poe-me muitas vezes com os nervos em franja, a mim e segundo parece a muito boa parte dos adeptos do braga.

Ser treinador, para alem das competencias tecnicas e tacticas é também ser (e muito) um bom psicologo, e nao ter medo,medo esse que separa os homens comuns dos herois (estou obviamente a exagerar)
Mas dizia eu, que é inconcebivel que precisando nós assiduamente de alterar o rumo dos jogos, se faça as substituiçoes em parte já finais dos jogos.

Poderia-mos citar enumeros exemplos, desde a inercia de manchester (away e home) passando pela tomada do castelo, ou pela depenaçao da aguia.
Mas pode-mos nos cingir ao jogo de domingo passado, e falo de domingo passado, porque ainda se pode, no caso de manchester ou do benfas, aludir que as outras equipas sao fortes e que por vezes uma precipitaçao pode deitar tudo a perder, agora no passado domingo, com uma equipa "fraca" perdoem-me os beira-marenses nao mexer com qualidade e quantidade é quase um crime lesa futebol, pior ainda quando  onosso mister nao tem "mexidas saudaveis e eficazes" para colocar nos pratos da balança com que o critica.

Joao pedro é hoje por hoje um jogador que transpira confiança, que se tem tornado senao decisivo, pelo menos influente na manobra ofensiva da equipa, como tal foi com espanto que o vi em aveiro no banco, (nem sequer teria que gastar uma substituiçao ) mas a demora que entrou em campo é notorio de um marasmo quese psicotico e muito pouco compreensivel.

Mas o melhor ainda estava para vir, com o empate as 76 minutos (por acaso marcado pelo joao pedro), com a expectavél fase pós-golo de  falta de descernimento que a defesa beira-marense iria passar, com pelo menos um dos centrais amarelados impunha-se logo de imediato a colocaçao de mais um elemento esteranho (ze luis) para que com pouco tempo para jogar 15 minutos grosso modo, pudesse baralhar e principalmente tirar partido de mais um par de pernas e uma cabeça na zona de finalizaçao, mas nao o nosso mister numa tirada de génio opta por lançar um avançado nos 5 minutos finais em que provavelmente nem na bola iria tocar (literalmente).

Resumindo e concluindo peseiro é avesso a alterar, a sua prepotencia, sapiencia nao permitem que ponha em causa que  pode estar enganado, o probelma é que os resultados finais dos jogos demonstrao o quao enganado ele costuma estar.

Para finalizar mesmo, acrescentar que as substituçoes sao como os meloes é certo, mas ainda que com margem de erro há quem saiba ver se os meloes sao bons ou naos,  e com este conhecimento ainda que empirico, se consiga escolher os melhores, está visto que peseiro  os meloes saiem sempre fracos, e fracos porque porque na  MAIORIA NEM CHEGAM SEQUER A SER ABERTOS.

João Pedro Sá

O principal problema para vocês do Peseiro são as substituições? (É verdade que é um deles mas..) Quem me dera que a equipa estivesse sempre a ganhar 3-0 para depois ele fazer as substituições que quisesse!

Primeiro de tudo para mim as substituições são como os melões! Só depois de abertos é que se sabe! O jogador que entra se marca é uma grande substituição, se manda ao lado já é má! Desculpem o exagero mas é um bocado assim! Só em casos muito pontuais é que um jogador quando entra pode fazer a diferença!

Nunca como este ano vi um Braga sem um modelo de jogo 'parecido' em todos os jogos! O principal problema é falta de treino! Não sei o que vão fazer para lá todos os dias à 6 meses, a serio!
Eu vejo um jogo do Porto e dá gosto ver as bolas paradas e desmarcações à tangente do fora de jogo!!! Podem não fazer mais nada mas pelo menos isso fazem bem, e em Guimarães valeram 3 golos! Porra eu olha para a nossa equipa e fico com a sensação que nem as bolas paradas defensivas treinamos =/


sedas

Quote from: João Pedro Sá on 05 de February de 2013, 19:17
O principal problema para vocês do Peseiro são as substituições? (É verdade que é um deles mas..) Quem me dera que a equipa estivesse sempre a ganhar 3-0 para depois ele fazer as substituições que quisesse!

Primeiro de tudo para mim as substituições são como os melões! Só depois de abertos é que se sabe! O jogador que entra se marca é uma grande substituição, se manda ao lado já é má! Desculpem o exagero mas é um bocado assim! Só em casos muito pontuais é que um jogador quando entra pode fazer a diferença!

Nunca como este ano vi um Braga sem um modelo de jogo 'parecido' em todos os jogos! O principal problema é falta de treino! Não sei o que vão fazer para lá todos os dias à 6 meses, a serio!
Eu vejo um jogo do Porto e dá gosto ver as bolas paradas e desmarcações à tangente do fora de jogo!!! Podem não fazer mais nada mas pelo menos isso fazem bem, e em Guimarães valeram 3 golos! Porra eu olha para a nossa equipa e fico com a sensação que nem as bolas paradas defensivas treinamos =/

Totalmente de acordo.. E o pior no meio disto tudo é que a época passada fomos a equipa com mais golos de bola parada na Liga, e um livre a meio-campo era sempre um lance perigoso.. Neste momento é mais perigoso 1 livre contra nós do que um livre a nosso favor..

barinho

Quote from: sedas on 05 de February de 2013, 19:30
Quote from: João Pedro Sá on 05 de February de 2013, 19:17
O principal problema para vocês do Peseiro são as substituições? (É verdade que é um deles mas..) Quem me dera que a equipa estivesse sempre a ganhar 3-0 para depois ele fazer as substituições que quisesse!

Primeiro de tudo para mim as substituições são como os melões! Só depois de abertos é que se sabe! O jogador que entra se marca é uma grande substituição, se manda ao lado já é má! Desculpem o exagero mas é um bocado assim! Só em casos muito pontuais é que um jogador quando entra pode fazer a diferença!

Nunca como este ano vi um Braga sem um modelo de jogo 'parecido' em todos os jogos! O principal problema é falta de treino! Não sei o que vão fazer para lá todos os dias à 6 meses, a serio!
Eu vejo um jogo do Porto e dá gosto ver as bolas paradas e desmarcações à tangente do fora de jogo!!! Podem não fazer mais nada mas pelo menos isso fazem bem, e em Guimarães valeram 3 golos! Porra eu olha para a nossa equipa e fico com a sensação que nem as bolas paradas defensivas treinamos =/

Totalmente de acordo.. E o pior no meio disto tudo é que a época passada fomos a equipa com mais golos de bola parada na Liga, e um livre a meio-campo era sempre um lance perigoso.. Neste momento é mais perigoso 1 livre contra nós do que um livre a nosso favor..

É verdade mas por outro lado somos a equipa da Liga com mais golos de bola corrida,e também há que dar mérito a isso.O que não invalida que sejamos fraquinhos nas bolas paradas,quer defensivas quer ofensivas.Quando temos um canto tenho quase mais medo que dê contra ataque e golo do que esperança que dê golo nosso.

NightHawk

#7
É de facto dificil de entender como a perder 2-0 frente a Benfica em casa e Beira-Mar fora, não faz subsituições mais cedo, ainda por cima tendo o Helder Barbosa e o Zé Luis no banco (para além do J Pedro que para mim é titular de caras) e para cumulo acaba os jogos sem esgotar as substituições.

A seguir aos gravíssimos problemas defensivos, este é o ponto onde Peseiro falha mais. É mau a ler o jogo, muito lento, muito exitante e, regra geral, quando mexe as alterações pouco efeito têm.

Não consigo perceber o que espera ele de jogadores que entram a 5 ou 10mn do fim. Nem tempo têm para tocar na bola quanto mais mudar o jogo.

O Bobby Robson a respeito de fazer poucas ou nenhumas subsituições disse uma vez "Então se eu escolhi os 11 melhores para jogar, os que estão no banco são piores que esses!". Acho que o Peseiro deve alinhar por este prisma.

O 3º problema que Peseiro tem, e que o Jardim também tinha, é que não tem um sistema de jogo alternativo que funcione. Chegou a usar algumas vezes o 4-4-2 losango mas poucos ou nenhuns resultados deu, tanto que praticamente quase nunca mudamos de sistema, a única coisa que muda é jogarmos com um ala mais defensivo ou um extremo do lado esquerdo...

Olho Vivo

Quote from: João Pedro Sá on 05 de February de 2013, 19:17
O principal problema para vocês do Peseiro são as substituições? (É verdade que é um deles mas..)

Mas é isto exactamente que me ocorre quando leio este tópico. Depois de marcarmos três golos em Aveiro mas em simultâneo sofrermos dois golos do mais ridículo que se possa imaginar (nem vou falar no golo de bola parada), o nosso problema são as substituições!?!?

O problema é a forma como a nossa organização(?) continua a não conseguir equilibrar os aspectos ofensivo e defensivo. E isso tem a ver com a concepção do futebol do nosso técnico e da forma como ela se operacionaliza no treino semana a semana. Nem é uma questão de falta de trabalho; é questão de para que se trabalha e de como se trabalha!

As substituições? Sim, há situações que são discutíveis, algumas pouco compreensíveis mas que têm a ver com a incompatibilidade entre a leitura do adepto comum e uma certa escola de treinadores que não acredita muito em mudanças, muito menos tácticas, saídas do banco. Estes treinadores privilegiam o processo em detrimento do resultado. O próprio Peseiro o confessou em entrevista a A BOLA TV.

Também acredito mais no processo... mas também acredito que alterações devidamente preparadas durante o treino podem alterar o rumo de um jogo - e há alterações que podem potenciar (ou não) oscilações pelas quais as equipas passam, do ponto de vista psicológico, durante o jogo. Por vezes, digo eu, é uma questão de bom-senso. Mas, repito, o problema está no processo e não fundamentalmente nas substituições. Para um treinador que acredita fundamentalmente no processo, não é nada abonatório.

Bracarense

As sunstituiçoes sao uma das faces da sua incapacidade de ler o jogo no imediato. Ela acha que os seus 11 sao o melhor (é compreencivel) e como nao consegue ler o jogo vive na indecisao temendo errar ao mudar. Assim adia o inevitavel e quando decide fazer alguma coisa ou ja e tarde ou nao muda nada.

É mais um exemplo de como se revela cada vez mais um quase-treinador.

enormeBRAGA

Quote from: Bracarense on 06 de February de 2013, 00:08
As sunstituiçoes sao uma das faces da sua incapacidade de ler o jogo no imediato. Ela acha que os seus 11 sao o melhor (é compreencivel) e como nao consegue ler o jogo vive na indecisao temendo errar ao mudar. Assim adia o inevitavel e quando decide fazer alguma coisa ou ja e tarde ou nao muda nada.

É mais um exemplo de como se revela cada vez mais um quase-treinador.

É por aqui que eu pergunto...
Que c***lho anda lá a fazer o Couto?
#VãoTerDeContarConnosco

Vasco Soares

Quote from: Olho Vivo on 05 de February de 2013, 23:47
Quote from: João Pedro Sá on 05 de February de 2013, 19:17
O principal problema para vocês do Peseiro são as substituições? (É verdade que é um deles mas..)

Mas é isto exactamente que me ocorre quando leio este tópico. Depois de marcarmos três golos em Aveiro mas em simultâneo sofrermos dois golos do mais ridículo que se possa imaginar (nem vou falar no golo de bola parada), o nosso problema são as substituições!?!?

O problema é a forma como a nossa organização(?) continua a não conseguir equilibrar os aspectos ofensivo e defensivo. E isso tem a ver com a concepção do futebol do nosso técnico e da forma como ela se operacionaliza no treino semana a semana. Nem é uma questão de falta de trabalho; é questão de para que se trabalha e de como se trabalha!

As substituições? Sim, há situações que são discutíveis, algumas pouco compreensíveis mas que têm a ver com a incompatibilidade entre a leitura do adepto comum e uma certa escola de treinadores que não acredita muito em mudanças, muito menos tácticas, saídas do banco. Estes treinadores privilegiam o processo em detrimento do resultado. O próprio Peseiro o confessou em entrevista a A BOLA TV.

Também acredito mais no processo... mas também acredito que alterações devidamente preparadas durante o treino podem alterar o rumo de um jogo - e há alterações que podem potenciar (ou não) oscilações pelas quais as equipas passam, do ponto de vista psicológico, durante o jogo. Por vezes, digo eu, é uma questão de bom-senso. Mas, repito, o problema está no processo e não fundamentalmente nas substituições. Para um treinador que acredita fundamentalmente no processo, não é nada abonatório.
Pedro, claro que o que dizes é a verdade, mas não posso aceitar que se banalize a possibilidade de alterar qualquer coisa a partir do banco.
Isto faz me lembrar os médicos que iniciam tratamento de um doente e no decorrer desse tratamento teem a possibilidade de "dar um choque vitaminico ao doente" e não o fazem quase e so ... Porque não. Ora isto faz pouco sentido (a meu ver claro) principalmente QD o treinador acaba por fazer a tal substituição, então das duas uma se não acredita que possa mudar a partir do banco, ok que não faça, agora faz nos minutos finais sabendo que as hipóteses de sucesso são diminutas, é no mínimo fazer fretes, pa não dizer gozar com o povinho.
Ja pa não falar no desânimo emocional que cada jogador que entra pa jogar 5 min...
Onde fica o espírito de grupo? Onde fica a motivação? Onde fica a moral do jogador que poderá fazer falta num próximo jogo por mais tempo.
O maior problema de peseiro pode não ser as substituição , mas que fica bempatente que a intuição dele pa treinador fica mto a desejar la isso fica, é o chamado talento natural para desempenhar qualquer função , ou se tem ou não se tem...

Sérgio Gonçalves

A questão Vasco é que um médico quando faz algo sabe de antemão os resultados, pois está tudo documentado e acaba por reagir de uma forma muito mecanizada, no futebol isso não é assim. Podemos jogar em 442 e passar a 424 e jogar muito menos ao ataque, ou até podemos massacrar o adversário...o futebol é tudo menos exato.
Sócio nº 2014

Vasco Soares

Quote from: Sérgio Gonçalves on 06 de February de 2013, 10:12
A questão Vasco é que um médico quando faz algo sabe de antemão os resultados, pois está tudo documentado e acaba por reagir de uma forma muito mecanizada, no futebol isso não é assim. Podemos jogar em 442 e passar a 424 e jogar muito menos ao ataque, ou até podemos massacrar o adversário...o futebol é tudo menos exato.
Sérgio: Eu sei queo futebol é tudo menos exato, mas se nao tá a resultar de uma certa forma, há que ter "a coragem" de tentar, já nao digo mais, mas pelo menos tentar alterar alguma coisa.
Como eu disse, se acha que nao resolve nada alterar, entao que nao altere, que leve a dele até ao fim, agora tentar alterar com infimos minutos para acabar o jogo, parece-me mais que uma situaçao pensada, é um tapar de olhos, e pouco respeito para quem se desloca em casa, mas principalmente fora para ver a sua equipa ser no minimo "séria" (quando digo equipa incluo obviamente, ou principalmente o "homem do leme", o seu treinador)

Hélder 79

Quote from: ComContaPesoEMedida on 04 de February de 2013, 23:29
Sem margem para quaisquer dúvidas, seguramente o pior treinador do SCBraga dos últimos 57 anos (antes disso eu ainda não ia ao futebol!) a (não) fazer substituições!!!

Incomparavelmente pior do que Jesualdo Ferreira ou Domingos Paciência, outros dois que também era muito avessos, e muito tradicionalistas, a substituições!

Até agora, achava que não tínhamos treinador á altura do "nosso"ENORME, com o decorrer da época fui tendo a certeza disso....agora, só o AS deve de achar que o "Homem" vai lavar a equipa a cumprir" o" objectivo (3º lugar), porque os outros já foram...e a Taça da Liga, que ainda falta disputar a meia final com o Benfas, com este "homem ao leme" e a jogar como estamos, é como se já tivesse-mos" ido de velas"...quanto ás substituições,que é o tema : é que o "homem" não acerta uma, nem nos Jogadores a retirar de campo, nem nem na altura (tempo) do jogo.         Que saudades do Domingos  ::)        Apesar de tudo, 2ª feira lá estarei no estádio dos Arcos a cantar e a puxar pelo nosso ENORME como sempre... Força Braga