News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/02

Started by JotaCC, 07 de February de 2013, 07:47

Previous topic - Next topic

JotaCC

Triunfo sobre angolanos com João Pedro e Zé Luís em alta

VITÓRIA fácil, ontem, do Sporting de Braga, sobre os angolanos do Bravos do Maquis, por 4-0, em jogo de preparação que serviu, essencialmente, para o técnico José Peseiro testar soluções e ver em ação vários jovens da formação B.

O reforço de inverno João Pedro (ex-Naval 1. o" de Maio), esteve em destaque neste ensaio, apontando o golo inaugural e fazendo duas assistências para o "bis" de Zé Luís. João Pedro viria a ser substituído no decorrer do segundo tempo, queixoso da anca depois de sofrer um toque, e já não estava campo quando Xavier assinou o 4-0 final, numa fase em que vários jogadores da formação estavam ser testados, assim como o reforço Rabiola (exD. Aves) que teve a sua estreia competitiva com a camisola arsenalista.
Os minhotos preparam o jogo da próxima segunda-feira, em casa, frente ao Paços de Ferreira, para o campeonato sem os lesionados Nuno André Coelho, Douglão, Djamal, Ruben Micael.


Elderson na final e Atsu eliminado

ESTÃO ENCONTRADOS os dois finalistas da Taça das Nações Africanas. Nigéria e Burkina Faso vão disputar o título no domingo, depois de ontem terem eliminado o Mali e o Gana, respetivamente. O nigeriano Elderson, lateral esquerdo do Braga, será o representante "português" na final, ao passo que o ganês Atsu, extremo do F. C. Porto, irá disputar, no sábado, a partida de atribuição dos terceiro e quarto lugares.
Elderson assinou o primeiro golo da Nigéria
Na primeira meia-final, a Nigéria não deu hipótese à seleção maliana (4-1) e resolveu rapidamente o encontro. Ao intervalo, as "Super águias" já ganhavam por 3-0, tendo o primeiro golo sido marcado por Elderson, num vistoso golpe de cabeça. Na segunda parte, o resultado chegou a 4-0, antes de o Mali marcar o golo de honra, por Diarra, a 15 minutos do fim.

A segunda meia-final, entre Gana e Burkina Faso, foi muito mais emocionante e teve de ser decidida no desempate por grandes penalidades, depois do 1-1 registado após prolongamento. Atsu começou por estar em destaque, pois sofreu a falta para penalti que resultou no golo dos ganeses, logo a abrir o jogo. Wakaso converteu o castigo máximo, só que os "Black Stars" não conseguiram segurar a vantagem no segundo tempo, sofrendo a igualdade aos 60 minutos.
Nos penaltis, Atsu foi um dos escolhidos para marcar e não errou, mas os falhanços de três companheiros foram fatais para o Gana. O Burkina venceu por 4-2 e segue para a final de Joanesburgo com a Nigéria, ao passo que os ganeses disputarão o terceiro posto com o Mali.


JN

JotaCC

JOÃO PEDRO RESSUSCITA GOLEADOR ZÉ LUÍS

Com um golo e assistências para o bis de Zé Luís, João Pedro encantou no particular com o Bravos do Maquis. Xavier fechou a contagem

Puderam ser apreciadas durante mais tempo do que é habitual no jogo particular com o Bravos do Maquis. Depois de ter marcado nos 30 minutos finais do jogo com o Beira-Mar, na última jornada da I Liga, o extremo alinhou desta vez de início e, ao cabo de 59 minutos, o saldo era amplamente positivo: outro golo e duas assistências para os golos de Zé Luís. Até parece fácil, tal é a forma repetitiva como cria e converte situações de perigo.
De volta ao clube formador, o ex- jogador da Naval está em excelente momento de forma, o que já não é novidade desde o princípio da época, e pode mesmo dizer-se que o único dado "refrescante" da partida foi o reencontro (oficioso) de Zé Luís com os golos, atendendo a que o internacional cabo-verdiano já não faturava desde 30 de dezembro, altura em que contribuiu para um empate (1-1) frente ao FC Porto B. Vem aí o importante jogo com o Paços de Ferreira e, com a preciosa ajuda de João Pedro, através de cruzamentos bem medidos, o ponta de lança fez por merecer mais tempo de jogo do que os esquálidos dois minutos de que desfrutou em Aveiro.

Com Custódio , Rúben Amorim, Éder, Elderson e Kritsyuk nas respetivas seleções, o técnico José Peseiro chamou sete jogadores da equipa B, tendo sido Xavier o autor do 4- 0, no seguimento de um bom disparo de fora da área. O futebol durinho dos angolanos era suficientemente assustador, mas não intimidou os bracarenses, incluindo o lateral Emídio Rafael, autor do cruzamento que resultou no primeiro golo da manhã, da autoria de João Pedro. Deu então para perceber que só lhe fizeram bem os jogos com Belenenses, União da Madeira, Naval e Tondela, todos pelos bês, depois da estreia azarada contra o Vitória de Setúbal, marcada por um lapso lamentável bem aproveitado por Jorginho.
Com a vitória assegurada, numa altura em que a dupla Sasso-Paulo Vinícius já tinha reduzido a pó o consagrado Zé Kalanga ( ex- jogador do Boavista), José Peseiro teve a oportunidade de "estrear" Rabiola, um dos mais recentes reforços de inverno, que se posicionou nas costas de Zé Luís. O avançado fez os possíveis por provar com atos a fama de goleador, mas a pontaria e as oportunidades escassearam.


Elderson a valorizar

Dispensado, tal como Carlão e Haas, o lateral foi determinante para a vitória da Nigéria



Com um mergulho de cabeça notável que resultou em golo, Elderson abriu caminho para a vitória da seleção da Nigéria (41) no jogo com o Mali e consequente apuramento para a final da Taça de África das Nações (CAN'2013). A discussão do título está marcada para domingo, em Joanesburgo (África do Sul), e até lá é bem provável que o lateral seja confrontado com convites aliciantes, numa altura em que alguns mercados ainda se encontram abertos, à exceção da maioria dos países da Europa. Da parte do Braga, a abertura é total para apreciar propostas, tanto mais que o internacional nigeriano deixou de contar para José Peseiro, tal como o central Haas (chegou a ter um pé no Moreirense) e o avançado Carlão, pelo que dificilmente estará refém da cláusula de rescisão fixada em 13 milhões de euros, referente a um contrato válido até junho de 2014. Proveniente do Rennes (custou 2,5 milhões), Elderson chegou a ser equacionado no verão por Maiorca (Espanha) e Club Brugge (Bélgica).


ISMAILY EM POUPANÇA DOUGLÃO ESTÁ QUASE OK

A cumprir um programa de gestão de esforço, Ismaily não está em risco para o embate com os castores. O lateral esquerdo trabalhou com o fisioterapeuta Francisco Miranda, juntamente com o central Douglão, que apenas se apresentará apto para a partida com o Rio Ave.


ANTÓNIO SALVADOR TIROU A MANHÃ PARA DEITAR O OLHO

Em contagem decrescente para a visita do Paços de Ferreira, agora à frente do Braga na classificação, António Salvador fez questão de assistir, bem próximo do relvado, ao particular com o Bravos do Maquis. No final, o presidente do clube cumprimentou José Peseiro.


Guerreiros em Ruílhe

A escola EB 1 de Ruílhe é a próxima estação do Braga na sua política de expansão. Com mais de cem alunos e uma dezena de docentes, este estabelecimento de ensino já contabiliza 60 novos associados e será hoje (às 14h30) visitado por uma comitiva do clube, que, como é habitual, envolverá dois jogadores do plantel profissional, disponíveis para autógrafos.


TAÇA COM JOGOS DE PRIMEIRA

Realizou-se ontem o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal, eliminatória agendada para o próximo dia 27. Destaque para o Rio Ave-Sporting, Freixieiro-Braga e Leões Porto Salvo-Dramático, encontros entre equipas da I Divisão. Os restantes jogos são o Benfica-Viseu 2001, Fundão-Burinhosa, Tabuaço-Loures, Boavista-Fabril e o Pinheirense-Ervededo.

O JOGO

JotaCC


brigada da relote

#3


RECORD

JotaCC

Braga tem de pagar 844 mil euros de IVA ao Estado

Estão em causa despesas de manutenção do estádio de 2005 e 2006

Supremo Tribunal Administrativo considerou que a câmara reteve a verba relativa à manutenção do estádio indevidamente

A Câmara de Braga tem de entregar 844 mil euros à administração central por ter retido indevidamente os valores de IVA associados aos contratos de manutenção do estádio municipal. O equipamento é gerido pelo Sporting de Braga, motivo pelo qual o Supremo Tribunal Administrativo (STA) concluiu que a autarquia não tinha direito a fazer essa operação, obrigando-a agora a liquidar a verba em causa, bem como os respectivos juros.

O principal clube da cidade paga 500 euros por mês como contrapartida pela utilização do estádio ao abrigo de um contrato-programa com a duração de 30 anos. A existência deste vínculo entre as duas entidades é o principal motivo invocado para o acórdão que foi proferido pelo STA. Em causa estão despesas de manutenção do equipamento, que são assumidas pela autarquia, referentes a 2005 e 2006, bem como parte dos dois anos seguintes. O IVA destas operações foi deduzido pela câmara, prática que o tribunal agora considerou ilegal.

Em 2009, as Finanças detectaram esta prática numa inspecção aos serviços municipais e entregaram o caso à Justiça. A equipa de inspectores tributários considerou então que, como as despesas de manutenção não eram facturadas ao clube, deviam ser consideradas como operações gratuitas, sem direito à dedução, entendimento validado agora pelo STA.

A Câmara de Braga não presta declarações sobre o caso. Nos próximos dias, a autarquia tem de pagar 844 mil euros, que vão aumentar ainda mais a factura municipal com o estádio construído para o campeonato da Europa de futebol de 2004. O projecto assinado pelo arquitecto Eduardo Souto Moura tinha um orçamento de 32 milhões de euros, mas já custou aos cofres da autarquia bracarense mais de 161 milhões.

PUBLICO

JotaCC

«Em Braga, todos os jogadores da Seleção seriam apoiados» - Salino

O jogador do SC Braga lamentou que o companheiro de equipa Custódio tenha sido assobiado durante o particular da Seleção Nacional com o Equador, realizado ontem no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

«Não quero pronunciar-me muito sobre isso. O que posso dizer é que Custódio é um grande jogador, dá uma ajuda enorme à Seleção e que, se o jogo fosse em Braga, ele e todos os seus companheiros seriam apoiados», disse Leandro Salino durante uma visita à escola EB1 de Ruílhe, onde esteve acompanhado por José Luís.

Em final de contrato, o brasileiro falou também sobre a renovação: «Todos sabem que a minha intenção é ficar em Braga mais dois ou três anos. O meu empresário já esteve cá, já houve conversas com o presidente e, até ao final do campeonato, acredito que tudo se resolverá.»

A BOLA

JotaCC

Salino: «Queremos recuperar o 3.º lugar»
antevê jogo com p. ferreira

O 3.º lugar na Liga, agora ocupado pelo P. Ferreira, não deixa Salino admirado. De visita a uma escola em Braga, o brasileiro analisou o adversário dá próxima segunda-feira.

"O P. Ferreira está de parabéns, tem uma belíssima equipa e estão a fazer um excelente campeonato o que não me surpreende porque têm bons jogadores. Vai ser um jogo muito complicado para nós, mas o nosso grande objetivo é ganhar para recuperarmos o 3.º lugar e nos mantermos assim até ao fim", afirmou o jogador do Sp. Braga antevendo o encontro da 18.ª jornada.

Salino termina contrato com os bracarenses no final da temporada, mas garante que, pela sua vontade, se vai manter ao serviço dos arsenalistas.

"Já houve duas ou três reuniões, agora é uma questão de detalhes, mas quero renovar. Gosto muito do clube e espero poder renovar por mais 2 ou 3 anos. Até ao final do ano vai estar tudo resolvido e o que importa é continuar a dar o meu contributo à equipa", explicou.

RECORD

Bruno3429

«Há alturas em que surgem derrotas no meio das vitórias» - Salino
Por António Casonova

O lateral do SC Braga define como principal objetivo vencer, segunda-feira, o Paços de Ferreira, de modo a recuperar o terceiro lugar no campeonato.

«O nosso objetivo é vencer o jogo com o Paços para recuperarmos o terceiro lugar. As coisas não têm corrido como esperávamos mas isso acontece com todas as equipas. Há alturas em que também surgem derrotas nomeio de vitórias. Ainda há muito campeonato e temos a possibilidade de retificar o que correu mal. Dou os parabéns ao Paços por estar a fazer um excelente campeonato. Isso significa que será um jogo bastante complicado para nós e também que a Liga portuguesa está muito competitiva», disse o brasileiro durante uma visita à escola EB1 de Ruílhe, onde esteve acompanhado por José Luís.

A Bola

JotaCC

Custódio, com a camisola da seleção, assobiado em Guimarães. SC Braga não gostou

Os assobios constantes ao português Custódio por parte de alguns adeptos que assistiam ao particular entre Portugal e Equador, na passada quarta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, já teve reações do lado do SC Braga, clube onde alinha o internacional. Leandro Salino sublinha que em Braga «todos os jogadores da seleção seriam apoiados».

«Em Braga, todos os jogadores da Seleção seriam apoiados», atirou Salino.

O jogador do SC Braga explicou depois que não se queria alongar em muitos comentários sobre o tema.

«Não quero pronunciar-me muito sobre isso. O que posso dizer é que Custódio é um grande jogador, dá uma ajuda enorme à seleção e que, se o jogo fosse em Braga, ele e todos os seus companheiros seriam apoiados», afirmou Leandro Salino durante uma visita à escola EB1 de Ruílhe.

Recorde-se que Custódio formou-se no Vitória de Guimarães, tendo saído para o Sporting e uma aventura na Rússia. O médio regressou depois a Portugal e voltou a jogar nos vimaranenses, tendo saído para o rival SC Braga há três épocas.

No duelo com o Equador, na passada quarta-feira, em Guimarães, o jogador foi lançado por Paulo Bento e foi assobiado pela plateia do Estádio vimaranense.

Salino espera «renovar»

O jogador está em final de contrato e também disse que espera continuar no Minho.

«Todos sabem que a minha intenção é ficar em Braga mais dois ou três anos. O meu empresário já esteve cá, já houve conversas com o presidente e, até ao final do campeonato, acredito que tudo se resolverá.»

Salino falou também falou sobre o duelo com o Paços de Ferreira.

«O P. Ferreira está de parabéns, tem uma belíssima equipa e estão a fazer um excelente campeonato o que não me surpreende porque têm bons jogadores. Vai ser um jogo muito complicado para nós, mas o nosso grande objetivo é ganhar para recuperarmos o 3.º lugar e nos mantermos assim até ao fim», disse.

ZEROZERO

JotaCC

Salino: "Falta acertar detalhes"

O defesa-direito brasileiro revelou que o empresário tem conversado com António Salvador, sobre a renovação do contrato que termina no final da época

Leandro Salino termina contrato com o Braga no final desta época e para já não tem pressa para definir o futuro, embora admita que o seu representante, Felipe Fortuna, já tenha conversado com António Salvador, presidente da SAD do Braga.

"A minha intenção é continuar, gosto da cidade e do clube e termos muitos meses pela frente para conversar sobre isso. O meu empresário já teve algumas reuniões com o presidente António Salvador e a minha intenção é ficar mais dois ou três anos no Braga", afirmou esta quinta-feira o jogador brasileiro de 27 anos.

"Falta acertar uns detalhes daqui e de acolá, mas espero que até ao final do campeonato isso fique resolvido", declarou o lateral-direito que, com os 13 jogos desta época, soma 52 ao serviço do Braga, que representa desde 2010/11 depois de ter jogado, duas épocas, no Nacional.


"Adeptos têm o direito de cobrar"

Salino acompanhou Zé Luís na visita à escola EB de Ruílhe e recordou que "os jogadores vivem da pressão da parte dos adeptos".

A visita de Leandro Salino e Zé Luís à Escola EB 1 de Ruílhe, execedeu as expectativas dos responsáveis do clube minhoto: 60 sócios novos! Cumprida a intenção de promover o clube e aumentar o número de associados, Salino confessou que "os adeptos têm o direito de cobrar porque pagam bilhete", acrescentando sem hesitações: "O jogador de futebol vive da pressão da parte deles e isso até é bom, mas espero que na segunda-feira [receção ao Paços de Ferreira, 3º classificado] só nos apoiem para vencermos o Paços de Ferreira e subirmos ao terceiro lugar. A campanha do Paços não me surpreende, mas temos é de estar preocupados com a nossa equipa".

Em relação à noticiada saída de José Peseiro, Salino foi muito claro: "Essas notícias não mexem connosco, nem atrapalham. Isso são coisas da Imprensa, dentro do clube não se fala nisso", garantiu, comentando, a terminar, se os jogadores tinham razões para ter um sentimento de desilusão pela forma como está a correr a época: "Ainda falta muito campeonato e vamos procurar vencer os jogos para chegar o mais depressa possível lá acima".

O JOGO