News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 20/01

Started by Bruno3429, 20 de January de 2013, 08:11

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Quatro reveem antigo clube
Kieszek, Ney, Meyong e Pedro Queirós

Quando entrar hoje em campo, o V. Setúbal apresentará no onze inicial quatro antigos jogadores do Sp. Braga. Pawel Kieszek (2007/08 a 2009/10), Ney (2009/10), Meyong (2008/09 a 2011/12) e Pedro Queirós, que em 2004/05 e 2005/06 representou o Braga B, reencontram a antiga equipa.

O camaronês Meyong, que fará o primeiro de quatro jogos que ainda irá realizar pelos sadinos antes de rumar aos angolanos do Kabuscorp, tem como objetivo aumentar o número de golos (13) que o colocam no topo da lista dos melhores marcadores da prova. O atacante Makukula, que ainda não está disponível a dar o contributo à equipa, terá como missão render Meyong.

Record

Bruno3429

Recuperar frente ao Setúbal do trauma vimaranense

A derrota em Guimarães para a Taça de Portugal "deixou marcas", reconheceu ontem o treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, ao fazer a antevisão do jogo, diante do Vitória de Setúbal, hoje às 18 horas, no Estádio Axa, a contar para a 15.ª jornada da Liga.
"Estamos tristes e abalados, mas há que reagir", acrescentou, dizendo "perceber a tristeza dos adeptos" e que "precisamos do apoio dos sócios".

José Peseiro afirmou ainda que as derrotas do Braga notam-se mais do que um clube com menos expectativas.
A colocação de Salino em Guimarães na posição de lateral-esquerdo, disse, foi uma opção de "contexto". Trata-se, porém, de uma segunda derrota consecutiva: a eliminação da Taça em Guimarães sucedeu-se a um desaire na Madeira diante do Nacional (3-2).

A este propósito o treinador dos bracarenses lembrou que até os sadinos já falam sobre isto.
O treinador do V. Setúbal, José Mota afirmou querer " explorar a ansiedade" dos bracarenses.
Os sadinos, no ponto de vista do treinador dos bracarenses, vêm "de um excelente resultado" (vitória por 5-0 sobre o lanterna vermelha Moreirense) e "procura jogar simples".

Peseiro considerou indiferente a questão de Meyong, o ponta de lança que está de saída de Setúbal, jogar ou não em Braga.
Peseiro assegurou confiar nos jogadores que tem à disposição no plantel e escusou-se mesmo a comentar possíveis novidades, decorrentes da janela de mercado de Inverno, aberta por mais uma semana.

Ezequiel é para a equipa B

Sobre isto, apenas comentou o interesse do Sporting de Braga em Ezequiel, brasileiro de 19 anos que chega por empréstimo do Criciúma. "Estava identificado pelo nosso scouting, mas vem para a equipa B", frisou, escusando-se a mais comentários com o argumento de que "Braga já é um nome com um patamar tal que muita gente se mexe para aqui colocar jogadores".

Incondicionais do Sp. Braga celebram 92º aniversário
Rui Serapicos

Frio, vento e chuva não impediram ontem, no 92º aniversário do Sporting Clube de Braga duas dezenas de incondicionais adeptos de ir às campas dos fundadores em romagem, depois de uma missa.

Na eucaristia, a "palavra de Deus" celebrou-se em igreja encarnada de cachecóis, bandeiras e outros símbolos "arsenalistas". "Lembrai-vos senhor daqueles que fundaram e de todos os que serviram este clube e que já partiram", disse o cónego Roberto Rosmaninho, num púlpito engalanado com um cachecol vermelho e branco, onde se lê "Liga dos Campeões 2012-2013" .

Ao mesmo púlpito foram fazer leituras no ofício religioso a vereadora da câmara municipal de Braga, Palmira Maciel e o director-geral do clube, João Gomes. A cerimónia protocolar recorda uma história "quase centenária", anunciava o clube na sua página oficial da internet.
Porém, a intempérie que se fazia sentir, composta de chuva, vento e frio — o Instituto do Mar e da Atmosfera tinha mesmo lançado um alerta vermelho —, não foram mais de duas dezenas os que aderiram ao ritual, celebrado ano após ano.

A representar o Sporting de Braga esteve Gaspar Borges, o vice-presidente, que chefiou as cerimónias, acompanhado entre outros pelo director-geral, João Gomes, e pelas funcionárias Alexandra e Teresa.

Gaspar Borges: "gostava que a igreja estivesse cheia"

"É tradição fazer aqui o aniversário do clube", disse-nos o vice-presidente."Gostava que a igreja estivesse che ia", confessou, reconhecendo que havia poucos bracarenses presentes, e admitindo que as "condições climatéricas também não o permitiram". "Lembrar os que já passaram também é muito importante", acrescentou.

Para lembrar os que já passaram voltou-se a cumprir a romagem às campas dos fundadores, Celestino Lobo e Feliciano Vale Rego Campos, onde depositou flores. Em todo o trajecto, o senhor Coelho, um dos incondicionais , transportou o estandarte do Sporting de Braga. Também a popular Dona Amelinha, vestida de vermelho e branco, esteve presente em todo o cerimonial.

Fundado oficialmente em 19 de Janeiro em 1921

No que concerne ao futebol, o Sporting de Braga é hoje uma referência nacional que disputa a hegemonia aos principais clubes portugueses. O clube bracarense mantém como ponto alto do seu palmarés a conquista da Taça de Portugal na época de 1966/67.

A Taça Federação Portuguesa de Futebol em 1976/77 e a Taça Intertoto em 2008, o segundo lugar no Campeonato em 2010, a presença na edição 2010/11 da fase de grupos da Liga dos Campeões e posteriormente na fase de grupos da mesma na edição 2012-2013 e o segundo lugar na Liga Europa são outros momentos altos dos anais arsenalistas. Para outras modalidades, ficam na história os resultados do atletismo nos anos 90, ou os bons desempenhos na natação.

Presentemente, nota-se a aposta no futsal, a disputar a primeira divisão nacional, ou actividades como o boccia, em que o clube é dos mais representados na selecção nacional de paralímpicos.

Correio do Minho

brigada da relote


Bruno3429

SC Braga procura regresso às vitórias

O jogo com o Vitória de Setúbal é visto como o ideal por parte do SC Braga para fazer esquecer os acontecimentos da última semana. Num espaço de poucos dias, a formação orientada por José Peseiro somou duas derrotas consecutivas e, mais importante do que isso, foi afastada do objetivo de conquistar a Taça de Portugal em casa do grande rival Vitória de Guimarães.

A derrota para a Taça de Portugal ditou a eliminação da prova rainha do futebol português e agora restam dois objetivos aos bracarenses. Um é a Taça da Liga, competição na qual tem encontro marcado com o Benfica nas meias-finais, e o outro é o terceiro lugar do campeonato.

Na semana passada, ao perder com o Nacional da Madeira, o SC Braga viu o Paços de Ferreira aproximar-se do terceiro lugar. É verdade que os pacenses, ao contrário dos arsenalistas, não lutam pelas posições cimeiras do campeonato, mas não podem ser esquecidos pelo conjunto de Peseiro, até porque até à entrada para a última jornada da Liga só tinham perdido por uma ocasião, frente ao Benfica.

Após a eliminação da Taça de Portugal, o SC Braga procura regressar às vitórias na Liga ©Catarina MoraisAssim, e numa altura em que o Sporting começa a dar mostras de recuperação com Jesualdo Ferreira ao leme, facto que não passa despercebido na cidade dos arcebispos, o SC Braga pretende voltar aos bons resultados e isso é sinónimo de ter que conquistar os três pontos frente ao Vitória de Setúbal, que conta no plantel com o melhor marcador do campeonato, Meyong.

De forma a ver a equipa a melhorar o rendimento, José Peseiro deverá voltar a fazer alinhar o melhor 11. Hugo Viana, que falhou o jogo da Taça de Portugal devido a castigo, vai regressar à equipa titular e Leandro Salino, que foi utilizado como lateral-esquerdo nas últimas duas partidas e não foi feliz, vai voltar ao lado direito da defesa.

Confronto histórico favorável ao SC Braga

Será pela 49ª vez que o SC Braga vai receber o Vitória de Setúbal para o principal escalão do futebol português e os números são bastantes favoráveis aos arsenalistas.

Nos 48 jogos anteriores, os minhotos ganharam em 29 ocasiões, tendo cedido 12 empates, enquanto os sadinos conseguiram o triunfo por sete vezes.

Na época passada, o SC Braga venceu por 3x0 e em 2010/2011 verificou-se um empate a dois golos. No entanto, a última vez que o Vitória de Setúbal venceu no Estádio Axa foi na temporada 2007/2008 por 2x3.

Zerozero

Pé Ligeiro

Naval – SC Braga B adiado para 30 de janeiro

O encontro entre Naval e SC Braga B, da 23ª jornada da 2.ª Liga, foi adiado para 30 de janeiro.

O árbitro Marco Ferreira entendeu que o relvado do Estádio Municipal José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, não reunia as condições necessárias à realização do jogo.

Os representantes da Liga e os delegados dos dois clubes acordaram no adiamento da partida para 30 de janeiro, às 16 horas.

Álvaro Magalhães, treinador da Naval, decidiu ministrar um treino no campo pelado.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Sp. Braga-V. Setúbal, 4-1 (crónica)
Voltar a sorrir à custa dos erros de outros
Por Pedro Jorge da Cunha

Expurgar todos os males num erro abençoado. Purificar a alma ferida por duas derrotas certeiras, usufruir do prazer de vencer sem sofrer. Toda a angústia acumulada se soltou no primeiro minuto e o Sp. Braga reaprendeu a sorrir. Voltou a ser uma equipa feliz e, com isso, poderosa.

A chave da despressurização esteve na cabeça de Ney Santos. Um atraso defeituoso morreu nos pés de Mossoró e os arsenalistas marcaram logo a abrir o duelo. Pode parecer, mas grande parte da tarefa ficou completa. Ali, à partida, o Sp. Braga livrou-se do principal inimigo: a própria sombra.

É relevante sublinhar o passado recente dos homens de Peseiro. Derrota na Choupana, derrota e eliminação da Taça em Guimarães, contestação perigosa da massa associativa. A margem de erro era nula e o risco gigantesco. Tudo se esfumou nas linhas iniciais.

A ganhar desde o tiro de partida, o Sp. Braga projetou a boleia do destino para alargar horizontes. Colocou o indefeso Pawel Kieszek na carreira de tiro, percebeu o quão inofensivo era o ataque sadino e descomplexou-se.

Chegou aos quatro golos como poderia ter chegado aos cinco e aos seis. O enigma da história foi decifrado na primeira cena. Depois disso, não havia caminho alternativo. Isto só podia acabar com o massacre aos vitorianos.

Não se pode falar num jogo de intensidade máxima e inspiração poética. Seria exagerado, pois a oposição não exigiu assim tanto. Podemos, isso sim, falar de um Sp. Braga confiante, seguro e a ameaçar constantemente a baliza contrária.

Kieszek foi adiando outros golos com defesas extraordinárias (a remates de Custódio, João Pedro e Éder), mas em cima do intervalo lá chegou o segundo. Pela cabeça de Custódio, num lance já clássico nesta equipa do Sp. Braga.

A timidez do V. Setúbal era interrompida apenas em iniciativas do solitário Pedro Santos. Pouco, manifestamente pouco para quem almejava algo mais do que perder por poucos. Daí que o terceiro, anotado por Rúben Amorim, tenha sido apenas a consequência lógica de um domínio indiscutível.

José Peseiro aproveitou o contexto para dar os primeiros minutos ao infeliz Emídio Rafael, após dois anos de paragem no F.C. Porto, e foi num erro do lateral esquerdo que o Setúbal lá chegou ao golo de honra por Jorginho.

Nada que atarantasse o Sp. Braga ou o andamento desta história, até porque logo a seguir Rúben Micael recolocou o marcador com três golos de diferença, num pontapé com força e colocação.

O único ponto negativo para o Sp. Braga foi o vermelho (exagerado) a Paulo Vinícius. O defesa não poderá defrontar o Benfica na próxima jornada, numa altura em que Douglão e Nuno A. Coelho continuam de fora por lesão. Max Haas é o único central disponível.


Sp. Braga-V. Setúbal, 4-1 (destaques)
Éder, um avançado completo (mesmo sem golos)

FIGURA: Éder
É um caso sério, seríssimo, de talento incontrolável. Éder está a fazer-se um avançado completo. Joga bem de costas para a baliza, por ter a capacidade de segurar a bola, tabelar ou rodopiar; é forte a definir de cabeça, conforme demonstrou aos 35 minutos; é um perigo no um para um, por conduzir bem a bola e ter capacidade de explosão. Grande exibição, mais uma, deste internacional português contratado à Académica de Coimbra. Mesmo sem golos na ficha.

MOMENTO: minuto um, erro de Ney
Ação incompreensível do médio vitoriano. Atraso de cabeça em zona proibida, mal feito, a proporcionar o primeiro golo do jogo a Mossoró. Toda a pressão acumulada nas costas do Sp. Braga desaparecia num ápice. Erro mortal.

NEGATIVO: V. Setúbal
Depois da goleada aplicada ao Moreirense era razoável exigir mais a esta equipa. Inofensiva no ataque, errática a defender. Dececionante.

Mossoró
Inteligência e perspicácia ao adivinhar o atraso despreocupado de Ney Santos para Kieszek. Roubou a bola, driblou o polaco e atirou para a baliza deserta. Mossoró escrevia logo ali o seu nome a letras douradas na história do jogo. Mais tarde fez um cruzamento soberbo na direita para o cabeceamento de Éder. Kieszek defendeu bem. Aparece, desaparece, ilude, desfruta. É um médio de rotação alta e qualidade magnífica.

Custódio
Ameaçou aos 12 minutos, matou aos 45. Dois lances típicos deste médio, fortíssimo no jogo de cabeça. No primeiro, Kieszek fez uma defesa impossível, mas no segundo foi mesmo golo. Custódio é uma pedra essencial na equipa. Confere consistência a uma equipa muitas vezes pouco prática e tem esta vantagem de ser importante nos lances de bola parada. Boa atuação.

João Pedro
Reforço de inverno, extremo muito interessante. José Peseira gostou do que viu em Guimarães e deu-lhe a titularidade, colocando Alan no banco. João Pedro respondeu com uma aparição sólida, mormente na primeira meia-hora. É daqueles jogadores que procura o drible e o remate, sempre que possível. Foi num desses instantes que obrigou Kieszek a um voo extraordinário, aos 14 minutos.

Kieszek
Basta ler as apreciações individuais dos jogadores do Sp. Braga para se perceber que Kieszek teve momentos heroicos. É verdade. O polaco voltou a um estádio que já foi seu e arrancou uma atuação brilhante. Kieszek fez quatro/cinco defesas de elevado grau de dificuldade e foi mantendo o Vitória no jogo. Nos golos do Sp. Braga nada podia ter feito.

Pedro Santos
Tem 24 anos, foi criado no Casa Pia, passou pelo Leixões e é um dos melhores extremos nacionais. Não fosse a atuação irrepreensível de Kieszek e escreveríamos, já a seguir, que tinha sido de longe o melhor do V. Setúbal em Braga. Muito futebol, um pé esquerdo de eleição e um futuro certamente risonho.

Rúben Amorim
Só o golo, arrancado num pontapé fortíssimo à entrada da área, chegaria para tê-lo nestes destaques. Rúben fez um jogo equilibrado, entre a esquerda e o centro. Está feliz em Braga e isso é notório no futebol que joga.

Maisfutebol

Bruno3429

SC Braga goleia V. Setúbal (4-1)
Por Redação

Após duas derrotas consecutivas, o SC Braga voltou às vitórias, depois de golear o Vitória de Setúbal, por 4-1, em jogo da 15.ª jornada da Liga. Mossoró, Custódio, Rúben Amorim e Rúben Micael marcaram para os «guerreiros», Jorginho reduziu para os sadinos.

«Pedi eficácia, não exuberância» - José Peseiro  
Por Redação 

O treinador do SC Braga considera que a equipa respondeu da melhor forma às duas últimas derrotas com uma exibição convincente no triunfo (4-1) diante o Vitória de Setúbal.

«Mesmo perdendo esses dois últimos jogos, mostrámos qualidade. Era preciso ganhar, pedi eficácia, mais do que exuberância, e ganhámos bem. É um resultado justíssimo. Contestação dos adeptos? Demos a resposta desde o primeiro minuto. Somos profissionais, temos que dar a resposta em campo e mostrámos a qualidade que temos. Há muita coisa para ganhar pela frente», disse José Peseiro no final da partida, reconhecendo que gostou da exibição de todos os jogadores do SC Braga.

Sobre a expulsão de Paulo Vinicius, que assim falha a receção ao Benfica, na próxima jornada: «Não me desculpo com os erros dos árbitros mas é uma expulsão injustíssima. Se fosse falta, era para cartão amarelo.»

«Foi um resultado justo» - João Pedro
Por Redação 

O mais recente reforço do SC Braga, João Pedro, mostrou-se satisfeito pela contribuição para o triunfo sobre o V. Setúbal.

«Marcar golo cedo ajudou mas a equipa teve uma boa postura. Criámos ocasiões de golo, algo que já tínhamos feito nos jogos anteriores mas sem conseguir marcar. Foi um resultado justo», analisou.

«Acho que o que temos de realçar é o coletivo. Queremos fazer melhor. Ajudei a equipa e conseguimos a vitória. Trabalho todos os dias para ajudar a equipa e é o que tenho vindo a fazer e por isso estou muito feliz», acrescentou.

A Bola

Bruno3429

José Peseiro: «Marcar cedo tranquilizou-nos»
Treinador do Sp. Braga só lamenta a expulsão de Paulo Vinícius
Por Pedro Jorge da Cunha

José Peseiro falou pouco na conferência de imprensa pós-vitória sobre o Setúbal. O técnico aproveitou para dizer que o primeiro golo da sua equipa foi decisivo para dar tranquilidade e lamentou o cartão vermelho mostrado a Paulo Vinícius.

«Foi um bom jogo. Já em Guimarães tínhamos jogado bem. Podíamos ter feito mais golos, até. Marcar cedo deu-nos tranquilidade».

[Sobre o vermelho a Paulo Vinícius]

«Esse lance penaliza-nos muito. É um vermelho injusto. Tenho até dúvidas se há falta. Não falei com o árbitro. Tenho a noção de que tentam fazer o melhor. Apenas o cumprimentei».

Maisfutebol

Bruno3429

Não defronta Benfica: indignação em Braga pela expulsão de Vinícius
António Salvador diz que Duarte Gomes fez «arbitragem vergonhosa»
Por Pedro Jorge da Cunha

Paulo Vinícius foi expulso por Duarte Gomes nos últimos segundos do jogo contra o V. Setúbal. O árbitro lisboeta mostrou cartão vermelho direto ao defesa do Sp. Braga, após um lance disputado com Bruno Gallo.

O vermelho afasta Vinícius do próximo jogo do campeonato, contra o Benfica. O único central do Sp. Braga disponível é Max Haas.

Após a partida, o presidente dos minhotos criticou com severidade a arbitragem de Duarte Gomes em geral e este lance em particular.

«Em dez anos na presidência nunca saí de um jogo tão indignado como hoje. A arbitragem foi tendenciosa e vergonhosa. Desde o início que o árbitro tentou arranjar forma de expulsar algum jogador nosso», vociferou António Salvador.

«A expulsão do Paulo Vinícius é uma vergonha. Nem falta para amarelo é. Não temos mais centrais, mas vamos jogar com 11 contra o Benfica e certamente ganharemos».

António Salvador garantiu ter total confiança em Vítor Pereira, mas pede que o presidente do Conselho de Arbitragem possa «analisar a arbitragem do senhor Duarte Gomes».

Maisfutebol

Bruno3429

Salvador diz que arbitragem de Duarte Gomes foi «vergonhosa e tendenciosa»
Por Redação   

O presidente do SC Braga não poupou nas críticas a Duarte Gomes, especialmente no lance que resultou na expulsão de Paulo Vinícius, futebolista que fica assim impedido de defrontar o Benfica, na próxima jornada do campeonato.

«Em 10 anos nunca saí deste estádio tão indignado após uma vitória expressiva como esta. Foi uma arbitragem vergonhosa, tendenciosa mesmo, [Duarte Gomes] andou durante todo o jogo a tentar arranjar forma de expulsar jogadores do Braga e depois expulsou o Paulo Vinícius num lance em que ele não fez nada para isso. Se é falta, é cartão amarelo. É uma expulsão vergonhosa», começou por dizer António Salvador, para depois acrescentar:

«Só no tempo do Calabote é que se usavam arbitragens destas, no futebol atual, no futebol moderno e credível, não pode haver.»

Duarte Gomes «teve este ano a pior nota de um árbitro, 1,9: não foi para a "jarra" e hoje fez a exibição que todo o país viu», prosseguiu, pedindo depois ao presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Pereira, que «veja e analise o que se passou e tome as medidas que tem de tomar».

Apesar da ausência de Paulo Vinícius, Salvador mostrou-se confiante num triunfo diante o Benfica: «Não tem problema, vão jogar onze e estes jogadores vão disputar o jogo com humildade e caráter e certamente que vamos ganhar!.»

A Bola

Bruno3429

Braga bate Setúbal e regressa aos triunfos

O Braga voltou às vitórias na Liga, depois da dolorosa eliminação da Taça de Portugal pelo rival Guimarães, ao derrotar este domingo o Vitória de Setúbal, por 4-1. Veja os principais lances e os golos do jogo.

A equipa de José Peseiro afastou o cenário de crise com um triunfo esclarecedor, que começou a desenhar-se logo no primeiro minuto, graças a um golo do médio Mossoró.

Antes do intervalo, os bracarenses aumentaram a vantagem, por Custódio, na sequência de um canto, e o terceiro golo surgiu aos 58 minutos, num belo remate de Ruben Amorim, à entrada da área sadina.

Nos instantes finais, o V. Setúbal reduziu a desvantagem, com um tento de Jorginho, mas o Braga ainda foi a tempo de marcar de novo, por Rúben Micael, que estabeleceu o resultado final através de mais um remate de belo efeito. Nos descontos, o central Paulo Vinicius foi expulso e não defronta o Benfica na próxima jornada.

JN

Bruno3429

Sp. Braga regressa às vitórias com goleada frente ao Vitória de Setúbal

O Sp. Braga goleou este domingo o Vitória de Setúbal, por 4-1, no jogo que encerrou a primeira volta do campeonato para as duas equipas. Um erro de Ney nos instantes iniciais abriu o caminho para um triunfo robusto dos minhotos.

Perante o brinde do jogador sadino, Mossoró não desperdiçou abrindo a contagem no Estádio Axa, logo aos 2'. O bracarense contornou o guarda-redes e atirou cruzado para o fundo das redes.

O Vitória procurou responder de bola parada e esteve perto de surpreender, com um canto directo de Pedro Santos a ser salvo por Beto, aos 24'. De resto, os visitantes mostraram muito poucos argumentos para chegar à igualdade na primeira metade.

Se os minhotos começaram bem a partida, acabaram a primeira metade em beleza, com Custódio a apontar o segundo golo da sua equipa, após um canto de João Pedro, reforço chegado nesta reabertura do mercado de Inverno, que remeteu para o banco Alan.

Na segunda metade, os sadinos procuraram atacar mais, mas foram, mais uma vez, os bracarenses a demonstrarem eficácia. Aos 58', um grande remate de Ruben Amorim à entrada da área colocou o marcador em 3-0.

A partida teve mais alguma emoção nos instantes finais. Aos 87', Jorginho apontou o golo de honra do Vitória, depois de se ter isolado perante Beto. Mas, um minuto depois, Ruben Micael (entrado aos 71', para o lugar de Mossoró) estabeleceu o resultado final em 4-1, com um magnífico chapéu a Kieszek.

Um resultado moralizador dos bracarenses, que recebem na próxima jornada o Benfica, no arranque da segunda volta do campeonato. Um jogo no qual não irá alinhar o defesa central Paulo Vinícius, que foi ontem expulso nos descontos da partida, por uma falta cometida perto da sua área.

Publico

Bruno3429

Sp. Braga aproxima-se dos líderes

O Sporting de Braga aproximou-se neste domingo dos líderes da I Liga de futebol, ao vencer na receção ao Vitória de Setúbal por 4-1, em jogo da 15.ª jornada, com golos de Mossoró, Custódio, Ruben Amorim e Ruben Micael.

O brasileiro Mossoró deu vantagem aos bracarenses, logo no primeiro minuto, que voltariam a marcar por Custódio, aos 45+1, Ruben Amorim, aos 58, e Ruben Micael, aos 88, enquanto a formação setubalense reduziu por Jorginho, aos 87.

Com este triunfo, o Sporting de Braga cimentou o terceiro lugar no final da primeira volta, ao somar 29 pontos, menos sete do que os líderes, Benfica e FC Porto, ambos com menos um jogo disputado, enquanto o Vitória de Setúbal caiu para o 14.º lugar, com 14.

Correio da Manhã

JotaCC

António Salvador indignado
"Arbitragens destas já não se usam"

Presidente do Braga ataca a equipa liderada por Duarte Gomes e recorda que já na quarta-feira os bracarenses tiveram razões de queixa. Mesmo sem Paulo Vinícius ante o Benfica, promete: "Vamos ganhar de certeza"

A arbitragem da equipa chefiada por Duarte Gomes, no Braga-Vitória de Setúbal, deixou indignado António Salvador, em particular a expulsão de Paulo Vinícius em cima do apito final, por vermelho direto.

"O jogador não fez nada para ser expulso", começou por dizer o presidente dos bracarenses, que elogiou os seus jogadores pelo caráter demonstrado "depois de unma semana complicada". No entanto, insistiu: "Em dez anos, nunca saí deste estádio, após uma vitória expressiva, tão indignado com o que se passou dentro das quatro linhas".

Salvador detalhou depois outras razões de queixa: "Há um penalti na primeira parte, também sobre esse jogador, que o árbitro não viu", acrescentando não entender como um dos assistentes anulou um golo por considerar que a bola passou a linha de fundo, "num canto, em que a bola cai no bico da pequena área, ao primeiro poste".

Para melhor ilustrar a sua irritação, António Salvador recorreu a um conhecido caso do futebol português, referindo já não haver lugar para casos assim na atualidade: "Não consigo perceber uma arbitragem destas, que já não se usa há muitos anos. Só no tempo do Calabote é que se usava arbitragens destas. Hoje, no futebol atual, moderno, credível, não pode haver arbitragens destas".

Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem CA), não foi esquecido. "Tenho toda a confiança nele mas que analise o que se passou e que tome as medidas que deve tomar", disse, rejeitando qualquer exposição ao CA: "Para quê? Isto já começou na quarta-feira [contra o V. Guimarães da Taça de Portugal]. Já nesse jogo ficaram dois penáltis por marcar a favor do Sporting de Braga. Pensem e tirem as ilações que entenderem".


Peseiro feliz com exibição, indignado com expulsão

Treinador ficou satisfeito pela resposta dada depois de duas derrotas. Sobre a expulsão de Paulo Vinícius, diz que foi "injustíssima"

O Braga respondeu da melhor forma às duas últimas derrotas, goleando (4-1) o Vitória de Setúbal. "Mesmo perdendo esses dois últimos jogos, mostrámos qualidade. Era preciso ganhar, pedi eficácia, mais do que exuberância, e ganhámos bem. É um resultado justíssimo. Contestação dos adeptos? Demos a resposta desde o primeiro minuto. Somos profissionais, temos que dar a resposta em campo e mostrámos a qualidade que temos. Há muita coisa para ganhar pela frente", afirmou José Peseiro, satisfeito com a exibição da equipa.

Peseiro também falou da expulsão de Paulo Vinícius, que assim falha a receção ao Benfica. "Não me desculpo com os erros dos árbitros mas é uma expulsão injustíssima. Se fosse falta, era para cartão amarelo", opinou o treinador.

O JOGO

JotaCC

Não defronta Benfica: indignação em Braga pela expulsão de Vinícius
António Salvador diz que Duarte Gomes fez «arbitragem vergonhosa»

Paulo Vinícius foi expulso por Duarte Gomes nos últimos segundos do jogo contra o V. Setúbal. O árbitro lisboeta mostrou cartão vermelho direto ao defesa do Sp. Braga, após um lance disputado com Bruno Gallo.

O vermelho afasta Vinícius do próximo jogo do campeonato, contra o Benfica. O único central do Sp. Braga disponível é Max Haas.

Após a partida, o presidente dos minhotos criticou com severidade a arbitragem de Duarte Gomes em geral e este lance em particular.

«Em dez anos na presidência nunca saí de um jogo tão indignado como hoje. A arbitragem foi tendenciosa e vergonhosa. Desde o início que o árbitro tentou arranjar forma de expulsar algum jogador nosso», vociferou António Salvador.

«A expulsão do Paulo Vinícius é uma vergonha. Nem falta para amarelo é. Não temos mais centrais, mas vamos jogar com 11 contra o Benfica e certamente ganharemos».

António Salvador garantiu ter total confiança em Vítor Pereira, mas pede que o presidente do Conselho de Arbitragem possa «analisar a arbitragem do senhor Duarte Gomes».

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Salvador critica arbitragem de Duarte Gomes
Presidente do Sp. Braga descontente

No final do encontro entre o Sp. Braga e o V. Setúbal, que terminou com uma vitória expressiva dos Guerreiros do Minho por 4-1, o presidente da formação bracarense, António Salvador, mostrou-se desagradado com a arbitragem de Duarte Gomes.

O líder do Sp. Braga acusou o juiz lisboeta de fazer uma arbitragem "tendenciosa". "Em 10 anos nunca saí deste estádio tão indignado após uma vitória expressiva como esta. Foi uma arbitragem vergonhosa, tendenciosa mesmo. [Duarte Gomes] Andou durante todo o jogo a tentar arranjar forma de expulsar jogadores do Sp. Braga e depois expulsou o Paulo Vinícius num lance em que ele não fez nada para isso. Se é falta, é cartão amarelo. É uma expulsão vergonhosa", afirmou António Salvador.

Por ter visto o cartão vermelho direto, o central brasileiro vai falhar o encontro da 16.ª jornada da Liga, frente ao Benfica, em Braga. No entanto, o presidente arsenalista considera que os jogadores vão fazer tudo para vencer a partida.

"Não tem problema, pois vão jogar onze e estes jogadores vão disputar o jogo com humildade e caráter e certamente que vamos ganhar", afirmou António Salvador, que deixou elogios à exibição da equipa frente ao V. Setúbal: "Mostraram caráter e vontade de ganhar. Foi uma vitória expressiva e até podia ter sido mais."


José Peseiro: «Resultado justíssimo»
Técnico satisfeito com vitória

José Peseiro mostrou-se satisfeito com o triunfo por 4-1 sobre o V. Setúbal, em jogo da 15.ª jornada da Liga, garantindo que se tratou de uma vitória justa.

"Foi um bom jogo, tal como na quarta-feira [com Vitória de Guimarães, para a Taça de Portugal], mas esse perdemos. Foi um resultado justíssimo e, tal como tinha dito, mais importante que a exuberância era sermos eficazes e pragmáticos, mas juntámos as duas coisas e até podíamos ter feito mais golos. O golo cedo deu outra tranquilidade, de certeza que sim", afirmou o técnico dos minhotos após o final da partida.

Peseiro comentou ainda a expulsão polémica de Paulo Vinícius: "Há um lance que nos penaliza muito para o próximo jogo. Tínhamos dois centrais, o Haas e o Paulo Vinícius, e agora só temos um. Foi injusto, já revi o lance e tenho até dúvidas que seja falta, foi uma má avaliação e um erro que nos penaliza muito para o próximo jogo [receção ao Benfica]. Não falei com o árbitro, cumprimentei-o apenas, tenho noção de que tentam fazer o melhor".

RECORD

JotaCC

Sp. Braga goleia Vitória de Setúbal e reforça pódio

Mossoró, Custódio, Rúben Amorim e Rúben Micael fizeram os golos da vitória por 4-1 diante dos sadinos.

O Sporting de Braga fechou a primeira volta do campeonato com uma goleada, por 4-1, na receção ao Vitória de Setúbal, este domingo, que permitiu aos arsenalistas ganharem uma vantagem de quatro pontos no terceiro lugar da Liga.

No Estádio Axa, os pupilos de José Peseiro entraram a ganhar com um golo de Mossoró, no primeiro minuto, e a primeira parte fechou um golo de Custódio. No segundo tempo, os "Rúbens", Amorim (58') e Micael (88'), completaram a goleada do Sporting de Braga, com Jorginho a reduzir a desvantagem pelo meio (87').

O jogo terminou com a expulsão do central Paulo Vinícius, que fica assim impedido de defrontar o Benfica, na jornada inaugural da segunda volta do campeonato, em Braga, daqui a uma semana.

Os arsenalistas somam 29 pontos, no terceiro lugar, quatro de vantagem sobre o Paços de Ferreira. O Vitória de Setúbal divide o 12.º posto com Olhanense e Beira-Mar, com 14 pontos.

DN

JotaCC

«Foi um resultado justo» - João Pedro

O mais recente reforço do SC Braga, João Pedro, mostrou-se satisfeito pela contribuição para o triunfo sobre o V. Setúbal.

«Marcar golo cedo ajudou mas a equipa teve uma boa postura. Criámos ocasiões de golo, algo que já tínhamos feito nos jogos anteriores mas sem conseguir marcar. Foi um resultado justo», analisou.

«Acho que o que temos de realçar é o coletivo. Queremos fazer melhor. Ajudei a equipa e conseguimos a vitória. Trabalho todos os dias para ajudar a equipa e é o que tenho vindo a fazer e por isso estou muito feliz», acrescentou.

A BOLA