News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

S.C. Braga B : notícias, opiniões e jogadores.

Started by Kilo, 22 de January de 2013, 22:25

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Há alguma razão para falar em estigma relativamente ao jogador português mas julgo que essa atitude não tem directamente a ver com a nacionalidade do jogador mas com o desconhecimento (natural) que os adeptos têm do futebol estrangeiro.

Quando chega um jogador português, por norma, o adepto conhece o seu historial, sabe de onde veio, se se evidenciou e faz um julgamento sumário das suas qualidades e das possibilidades de se afirmar. Um jogador que vem de um clube secundário e/ou que pouco se evidenciou é olhado à chegada com desconfiança. O adepto interioriza que, conhecendo como conhece o futebol português (todos somos mestres do scouting), se o jogador fosse de valor, já o teríamos detectado ou, pelo menos, já teríamos ouvido falar nele.

Com um estrangeiro, as coisas são diferentes. Por norma, são jogadores quase desconhecidos... mas o adepto encara esse desconhecimento como natural - porque não acompanha naturalmente o futebol do país  de proveniência do jogador com o mesmo pormenor com que  faz  relativamente ao futebol português. Por isso, quando um jogador estrangeiro chega, uma vez que não o conhecemos, há sempre uma expectativa maior quanto ao seu valor, há o benefício da dúvida de que o jogador português menos conhecido não goza.

A questão já é diferente quando o jogador em causa tem algum cartel e prestígio. O exemplo do Emídio Rafael não me parece o mais bem escolhido para ilustrar a ideia do magico_braga mas é um bom exemplo para ilustrar o meu. Embora seja um caso especial de um jogador que esteve afastado da competição por muito tempo, o valor demonstrado no passado (Académica e Porto) dá-lhe uma margem de tolerância que um jogador menos conhecido não teria. Não acho (mesmo nada) que o erro grave que cometeu no último jogo tenha provocado desconfiança em relação a E. Rafael - embora também se possa dizer que outro galo cantaria se o erro tivesse consequências no resultado. Todos encararemos (acho eu) esse erro como algo que faz parte do seu processo de readaptação à alta competição, sem desconfiar da sua capacidade (demonstrada) para jogar futebol. Não tenho dúvidas, contudo, de que se estivéssemos a falar de um jovem da equipa B, por exemplo, o erro seria provavelmente comprometedor da sua carreira no clube, pelo menos aos olhos da maioria dos adeptos.

rpo.castro

Isso do estigma do jogador português para mim é falsa questão.
Criticam-se mais os jogadores portugueses porque há mais jogadores portugueses.
E que eu me lembre, Djamal e Elderson são dos nomes com pior conotação aqui no fórum, sendo que todos já foram criticados sem excepção.

À minha volta não notei criticas directas/audíveis ao Emídio Rafael. Foi mais um constatar dos factos mas não passou disso. Notei sim assobios quando entrou Ruben Micael.

Esta é uma situação bem diferente da que encontrei há uns anos atrás e me levou a ser Braguista e não de outro clube de futebol.
Quando ia ao Axa e via jogadores novos (em idade ou no clube) ouvia as pessoas a incentivar após uma falha/erro, do género, fdx, outra vez (e depois em volta alta) Vamos lá miudo! e gostei deste espirito, que não encontrava nos outros clubes. Agora qualquer jogador que falha, não presta. E não adianta se está fora da posição ou se pretendem dele uma coisa que não é. Não presta e ponto.

É engraçado que muita gente é tão exigente com os jogadores (tolerância zero) no que diz respeito a falhas momentâneas ou erros técnicos enquanto que é permissiva com o treinador, não lhe cobrando de igual forma os erros cometidos.
Quem não sente não é filho de boa gente.

BRACARAAUGUSTA

Baiano, Emídio Rafael e José Luís titulares frente ao Belenenses
Por Pedro Lobão


Três atletas do plantel de José Peseiro são esta tarde titulares pela equipa B em jogo frente ao Belenenses, a contar para a 24ª jornada da Segunda Liga.

Emídio Rafael, Baiano e José Luís dão assim sequência à aposta do clube bracarense em dar ritmo competitivo aos jogadores menos utilizados no plantel principal.

Os dois laterais deverão ser convocados pelo técnico José Peseiro para o jogo frente ao Benfica, agendado para o próximo sábado.

Por seu lado, o avançado cabo-verdiano José Luís, espreita a possível saída de Carlão do clube minhoto, para poder voltar a ser opção na equipa principal.

Sérgio Gonçalves

#23
A equipa B é essencial para o desenvolvimento do clube. Com as regras acerca da formação cada vez mais apertadas, com o suposto rigor financeiro que UEFA irá impor, teremos forçosamente de apostar na equipa B. Eu sinceramente não esperava que o Braga B fosse muito mais do que isto, o sucesso de uma equipa B vê-se através dos jogadores que permite transitarem para a equipa principal. Se forem 2/3 numa época já estamos a ter sucesso. Uma eventual descida de divisão não deve ser vista como um insucesso, mas sim um mau planeamento. E é este mau planeamento que eu critico que me faz pensar para que é que o Braga criou uma equipa B.

Em tempos tivemos um diretor desportivo, que disse que para se apostar nos jovens há que criar condições para tal. Deu na altura um exemplo, que no fundo era simples, o 4º central podia ser um das camadas jovens, um 3º trinco tambem, tal como o 3º guarda-redes ou 3º avançado. No fundo eram jogadores que treinavam com o plantel principal, tinham rotinas de jogo e que podiam entrar na equipa pontualmente caso fosse necessário, sabendo já de antemão como a equipa joga e o que a equipa precisa deles. É simples parece-me. No Braga não, temos um plantel principal cheio de soluções e buracos, mas para estes não recorremos à equipa B, mas sim ao mercado ou adaptações. Isto é inaceitável. Honestamente, qualquer  jogador da equipa B fica desmoralizado e ciente que não terá hipóteses de jogar. Em Braga a equipa B é a equipa dos encostados, rejeitados, azarados e futuras promessas que dificilmente se irão concretizar. Há a questão da articulação com a equipa principal que, no nosso caso deve ser inexistente. Os treinos deveriam ser conjuntos ou pelo menos o treinador da B devia ser da confiança do treinador principal, tal como o Jardim pedia, a confirmar pelo que o Pedro disse. Temos uma equipa mal formada e que quando é necessário alguém vai-se adaptar e está tudo dito. Atenção ao Guilherme, está-se a perder um belíssimo jogador, andamos a procurar alternativas ao Amorim e temos uma aqui bem perto. É po-lo a treinar com A, já que na B o futuro é sombrio.

Há a questão da exigência, mal muito mal anda o Braga se joga quem as bancadas chamam...lembro-me bem o que se ouvia na Central acerca do Tiago, aquele que hoje andam muitos a suspirar. O Barcelona, Ajax são equipas cuja exigência é infinitamente superior à do Braga, portanto por aí estamos conversados. Ou há vontade de se apostar e trabalhar na formação ou andamos aqui a brincar.

Quanto aos empresários tens razão, há que roer o osso.
Sócio nº 2014