News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/11

Started by Bruno3429, 20 de November de 2012, 07:06

Previous topic - Next topic

Bruno3429

José Peseiro: "Estamos aqui para ganhar"
Rui Alberto Sequeira

Na conferência de imprensa de antevisão à partida desta noite, José Peseiro começou por dizer que a abordagem ao jogo com o Cluj passa pela capacidade do Sp. Braga colocar em campo aquele que é o seu modelo de jogo. "Temos características muito vincadas e são esses aspectos distintivos do futebol que praticamos que temos de saber executar dentro das quatro linhas. Gostamos de ter a posse de bola, de controlar o jogo, assumir o jogo. Queremos atacar e reduzir os nossos erros colectivos para podermos ter sucesso", referiu o treinador arsenalista.

O técnico bracarense foi depois questionado sobre se espera que a mudança de treinador - a entrada de Paulo Sérgio -, no Cluj vai mudar a forma de jogar da equipa romena e, laconicamente, Peseiro disse que neste momento não sabia responder, mas hoje, após o jogo, estaria em condições de dar essa resposta.

Questionado sobre se o Sp. Braga responde bem quando está sob pressão, José Peseiro foi dizendo: "temos dado respostas muito boas em jogos ditos de grande pressão para a equipa. Temos jogadores com experiência. Temos jogadores que já jogaram finais europeias, que marcam presença nas selecções, que têm um trajecto futebolístico que lhes dá muita confiança e experiência. Contra o Cluj, no primeiro jogo mesmo dominando, mesmo tendo mais tempo a posse de bola, remantando mais, atacando mais, não fizemos uma boa partida. Depois vieram outros adversários e outros jogos em que fizemos boas exibições. Vamos querer manter essa forma de estar dentro de campo, mas obviamente que vamos fazer tudo para ter aqui um resultado bem diferente daquele que se registou em Braga. Estamos aqui para ganhar", declarou convictamente.

José Peseiro reconheceu que o Sporting de Braga vai enfrentar um adversário forte e adiantou que será difícil para Paulo Sérgio em tão pouco tempo alterar o sistema de jogo. "Vamos querer ser os mais fortes".
José Peseiro falou depois sobre o carácter decisivo do jogo desta noite com os romenos: "temos de estar preparados para tudo. Quando entramos é para vencer e não olhamos ao que poderá suceder se não vencermos. Não nos leva a nada. A equipa deve estar é concentr ada no jogo. Pensar que pode e deve ganhar e não pensar nas consequências do resultado", considerou o técnico.

Depois, de uma forma mais detalhada, referiu que vencer é o objectivo. "O importante é fazer aquilo que sabemos. Jogando melhor ganha-se mais vezes e jogando mais próximo do que sabemos também mais chances temos de ganhar", finalizou o treinador do Sp. Braga, mostrando confiança para o jogo.

"Há que evitar erros do primeiro jogo"

O lateral esquerdo, Ismaily, foi o escolhido para abordar o jogo desta noite com o Cluj. Questionado sobre se se sente preparado para regressar à Liga dos Campeões depois de uma lesão, regressou à competição no jogo da Taça de Portugal frente ao Pampilhosa, Ismaily disse que está em condições de jogar frente ao Cluj se José Peseiro assim o entender e adiantou que se encontra "totalmente recuperado" para ajudar a equipa.

Sobre os erros cometidos no primeiro jogo em Braga frente aos romenos, adiantou que "o Cluj é muito forte nas transições" e "há que evitar erros que cometemos no primeiro jogo". "Estamos totalmente preparados para dar a resposta, seja qual for a forma como jogarem nós vamos estar preparados para não sermos novamente surpreendidos", referiu, considerando a transição ofensiva como a principal arma do Cluj.

"Tem jogadores muito rápidos nas transições, na frente é uma equipa que troca bem a bola e ataca quer pelo centro, quer usando as alas. O resultado em Braga foi injusto. Tivemos mais posse de bola, atacámos mais e rematámos mais", disse.

Interrogado sobre se o lugar que o Sp. Braga ocupa no Grupo H está de acordo com a valia da equipa, disse que a posição na tabela não corresponde à qualidade do Sp. Braga: "vamos provar que este lugar não é o nosso e que estamos na posição errada. Temos dois jogos para vencer, hoje com o Cluj e depois com Galatasaray. Queremos ganhar e iremos certamente terminar num lugar que estará de acordo com o que valemos, com a nossa qualidade. Temos experiência e confiança suficiente para dentro do campo ultrapassarmos os nossos adversários".

Correio do Minho

Bruno3429

Isto não é só um jogo
MINHOTOS COM TUDO EM RISCO


Autor: ANTÓNIO MENDES. CLUJ. ROMÉNIA

Um acentuado nevoeiro noturno marcou o treino de adaptação do Sp. Braga ao Estádio Dr. Constantin Radulescue, onde esta noite a equipa de José Peseiro vai procurar vislumbrar, nem que seja por uma brecha, o apuramento para os oitavos-de-final da Champions.

Record

Bruno3429

José Peseiro quer evitar "ansiedade"

O Sp. Braga tem jogadores muito experientes, que já demonstraram saber ultrapassar os momentos de ansiedade e de pressão. Há aqui finalistas da Liga Europa e outros com trajectos europeus, que os levam a encarar estes jogos com confiança", disse ontem José Peseiro.

Por:Filipe António Ferreira

"Este jogo não será diferente dos restantes na Champions, em que até conseguimos impor o nosso futebol. Será isso que temos de fazer novamente", acrescentou, referindo-se às duas partidas diante do Manchester United (2-3 e 1-3) e à vitória (2-0, fora) diante do Galatasaray.

Depois, lembrou a derrota (0-2) caseira diante do Cluj: "Perdemos injustamente. A seguir, jogámos com o Manchester United duas vezes e cometemos erros que nos custaram caro. A última posição no grupo não corresponde ao valor da nossa equipa, mas ainda podemos inverter isso. Vamos à procura dos oitavos-de-final."

Questionado se esperava um adversário mais forte com a entrada do técnico Paulo Sérgio (contratado no dia 29 de Outubro para o lugar de Ion Andone), Peseiro desvalorizou – "é difícil mudar as ideia de jogo de uma equipa em tão pouco tempo" – e não se mostrou preocupado com o mau tempo e o nevoeiro que se fazem sentir em Cluj: "Não pode ser motivo de preocupação. Estamos preparados para isso."

Paulo Vinícius, Michel e Paulo César estão lesionados e falham o Cluj. Aníbal (defesa) e Cristiano (guarda-redes), da equipa B, foram convocados. 

NA LUTA POR MAIS 3,5 MILHÕES

António Salvador, presidente do Sp. Braga, lembrou ontem que a vitória diante do Cluj poderá dar ao clube a possibilidade de continuar a lutar pelo prémio de passagem aos 'oitavos' da Champions, que é de 3,5 milhões de euros. Até ao momento, os minhotos já asseguraram 11,7 milhões, sem contar com as receitas de bilheteira e de televisão.

"É preciso ganhar para dependermos só de nós. É nestes momentos que a equipa mais se une, todos estão a pensar na qualificação. Temos de jogar como equipa e de forma guerreira", disse. "Além da questão desportiva, o apuramento é muito importante no plano financeiro, para o equilíbrio das contas", vincou.

Apesar da derrota (0-2) com o Cluj em Braga, Salvador assegurou que não há um sentimento de desforra. "Temos de respeitar o adversário", observou.

"À DISPOSIÇÃO DO MÍSTER"

"Sinto-me bem e estou à disposição do míster, mas é ele que decide", disse ontem o brasileiro Ismaily, que regressou à equipa após lesão, na vitória (3-1) com o Pampilhosa para a Taça. Sobre o adversário, o lateral elogia o contra-ataque do Cluj: "São fortes nas transições ofensivas e demonstraram isso em Braga. No entanto, essa derrota [0-2] foi injusta, pois dominámos em todos os capítulos."

Correio da Manhã

Bruno3429

Champions: as contas do apuramento
FC Porto, Manchester United e Málaga são as equipas já qualificadas

Três equipas já apuradas para os oitavos de final, entre elas o FC Porto. Benfica e Sp. Braga tentam juntar-se aos portistas, embora saibam que nesta ronda isso é impossível de acontecer. Nesta terça-feira, pode ainda acontecer algo inédito. Nunca o campeão em título foi eliminado na fase de grupos, mas essa é uma possibilidade real para o Chelsea que, curiosamente, também se pode qualificar. Para além do FC Porto, Manchester United e Málaga já estão qualificados. Eis as contas:


Resultados e classificações

Jogos de terça-feira:


Grupo E

Chelsea garante apuramento se ganhar em Turim.

Shakhtar garante apuramento se ganhar e o Juventus-Chelsea não acabar empatado.

Juventus garante no mínimo a Liga Europa se o Nordsjaelland não ganhar.

Grupo F

Valência apura-se se tiver o mesmo desfecho que o BATE Borisov

Bayern apura-se ganhando em Valência ou, empatando, se o BATE Borisov não ganhar.

O BATE garante a Liga Europa se ganhar ao Lille e continua na luta até à última jornada.

Grupo G

Barcelona passa com um empate. Se ganhar, garante o primeiro lugar, caso o Celtic não ganhe.

Celtic apura-se se ganhar na Luz, ou se empatar com golos, desde que o Spartak não ganhe.

Benfica eliminado se perder ou empatar com golos. Garante
no mínimo a Liga Europa, se ganhar e o Spartak não bater o Barcelona.

Grupo H

Manchester United já apurado em primeiro.

Mais ninguém fica apurado em segundo nesta ronda, mas o Sp. Braga pode ficar eliminado, se perder, e o Galatasaray ganhar.

Sp. Braga é apurado se ganhar os seus dois jogos, mas também continua na corrida com um empate.

Jogos de quarta-feira

Grupo A

F.C. Porto já apurado, garante primeiro lugar se ganhar e o PSG perder.

PSG apurado com empate em Kiev.

D. Kiev continua na luta, se vencer, e garante a Liga Europa se não fizer pior que o D. Zagreb.

Grupo B

Schalke apurado se ganhar ao Olympiakos.

Arsenal apurado se ganhar ao Montpellier e o Olympiakos perder.

Olympiakos continua na luta se pontuar e garante Liga Europa se o Montpellier não ganhar.

Grupo C

Málaga já apurado, garante primeiro lugar com um empate.

Milan garante apuramento se ganhar ao Anderlecht e o Zenit não ganhar.

Anderlecht garante no mínimo a Liga Europa se ganhar ao Milan.

Grupo D

B. Dortmund garante apuramento se não perder em Amesterdão.

Real Madrid garante apuramento se ganhar em Manchester ou se empatar e o Ajax perder.

Ajax é eliminado se tiver pior desfecho do que o Real Madrid, mas garante a Liga Europa se fizer melhor que o Man. City.

Maisfutebol

JotaCC

APURAMENTO À VISTA COBRE ORÇAMENTO

Se vencer hoje e ganhar ao Galatasaray, o Braga ultrapassa os 17 milhões de euros previsto no orçamento

O Cluj ganhou na pedreira e em caso de empate ficam dependentes de uma derrota da equipa romena na ronda final, frente ao Manchester United, e de uma vitória (seria a segunda) em casa contra o Galatasaray. Este seria o caminho mais tortuoso e também o menos desejável do ponto de vista financeiro, pois só estão a duas vitórias (e consequente apuramento) de cobrir o orçamento recorde desta época: 17 milhões de euros.

Boa disposição > Douglão, Éder, Zé Luís e Salino indiferentes ao nevoeiro na hora do treino em Cluj

O Braga já arrecadou 2,1 milhões pela presença no play-off; 8,6 pela entrada na fase de grupos e mais um milhão, reflexo da vitória Istambul, o que perfaz 11,7 milhões. Como o apuramento para os oitavos de final significará um encaixe de 3,5 milhões e faltam mais dois jogos, torna-se mais importante do que nunca ganhar ao Cluj e depois ao Galatasaray. Atento a esta irresistível possibilidade, António Salvador, o presidente do clube, deixou claro que a equipa deve fazer um esforço por resolver, de uma assentada, todos os problemas possíveis de tesouraria desta época. "O pensamento de todos é chegar aos oitavos de final. É nestes momentos que o Braga se transcende. Será muito importante ganhar não só pelo plano desportivo como também pela vertente financeira, de modo a equilibrarmos as contas. Não me passa pela cabeça sequer não alcançarmos esse objetivo", avaliou.
Para o dirigente, seria mau acabar em terceiro lugar e nem a passagem automática aos 16 avos de final da Liga Europa, premiada com 200 mil euros, serviria de consolo, pois não faltam motivos para continuar na Champions. Os 3,9 milhões por presença nos quartos de final brilham no horizonte, assim como a verba relativa ao "market pool" (direitos televisivos), a calcular só no fim da competição.


Salvador espera retificar o mau resultado em casa

Sempre muito pragmático na definição dos objetivos, António Salvador só vê uma saída possível no jogo desta noite: vencer. "Este será mais um jogo decisivo com vista ao apuramento. Para alimentarmos a esperança de alcançar os oitavos de final, teremos de ganhar. É nestes momentos que a equipa se une e mostra toda a sua qualidade. O Cluj foi uma surpresa em Braga, onde as coisas não nos correram bem, pelo que há que retificar esse mau resultado. Temos que respeitar muito o adversário, mas temos qualidade suficiente para ganhar. Teremos de jogar como equipa e de forma guerreira. O Cluj já provou ser uma equipa muito difícil", alertou. Quanto à recente utilização de sete arsenalistas no particular de Portugal com o Gabão, António Salvador entende que já não vale a pena chorar sobre o leite derramado. "Quando há ausências, a planificação nunca é a melhor, mas somos profissionais e temos que estar preparados para este tipo de situações. Fazem parte do dia-a-dia de um clube como Braga, envolvido em todas as frentes. Temos sido a equipa mais prejudicada, mas já se falou de mais. Há que seguir em frente e ganhar", propôs.


MEIA CASA PREVISTA

Com capacidade para 23 500 espectadores, o Estádio Constantin Radulescu não vai encher no jogo de hoje e não é só pelo facto de só poder acolher 18 mil adeptos em jogos da Champions, por imposição da UEFA, em nome da segurança. Segundo os responsáveis do clube romeno, não estarão mais de 14 mil pessoas.


Ismaily quase certo num contexto incerto

Entrada do brasileiro está nas mãos de Peseiro, num jogo que deverá disputar-se com humidade de 90 por cento e cerca de zero graus

Não basta a José Peseiro pensar que teve muita sorte pelo facto de o avião do Braga ter sido o segundo e último do dia a ter autorização para aterrar no aeroporto de Cluj, quando todos os outros tinham sido desviados para Timisoara, a uns bons 300 quilómetros de distância. Como se não bastassem as temperaturas baixas, a variar entre os dois e graus negativos, há três dias que o nevoeiro denso tomou conta da cidade da Transilvânia e a realização do jogo desta noite até poderá ser posta em causa se a visibilidade for pior do que a que se verificava ontem, enquanto decorria o treino de adaptação ao relvado e à luz artificial do Stadionul Constantin Radulescu. A visibilidade ainda era possível de uma baliza até à outra, mas a fronteira entre as condições mínimas e o impossível é realmente curta, tornando até insignificante o (agradável) dilema de escolher entre Ismaily e Elderson para a posição de lateral-esquerdo.
Em condições normais, o titular será o defesa brasileiro e o jogo com o Pampilhosa, durante o qual alinhou durante os 90 minutos, terá ajudado a dissipar dúvidas quanto à sua disponibilidade para jogar sem qualquer tipo de reserva, depois de ter recuperado de um problema muscular. Num jogo em que será imperioso tomar conta do jogo e explorar toda a largura do terreno, Ismaily oferece mais garantias pela capacidade de explorar a linha de fundo para tirar cruzamentos, quase com a mesma eficiência de Alan no polo oposto, pelo que dificilmente Peseiro arriscará conciliar Elderson, menos capaz de criar desequilíbrios, com Rúben Amorim no corredor esquerdo, quando a tendência natural do segundo passa por desenhar diagonais na direção da baliza.


Marca para superar

Arsenalistas já igualaram o registo da participação e hoje poderão fazer história

O jogo em Cluj-Napoca oferece ao Braga a última possibilidade de superar a marca alcançada em 2010/11, na primeira participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, de vitórias obtidas fora de casa. Na altura, a equipa de Domingos Paciência conseguiu apenas uma: em Belgrado, frente ao Partizan. Um golo solitário de Moisés fez a diferença a favor dos arsenalistas, que perderam os outros dois encontros realizados na condição de visitante: com o Arsenal (6-0) e o Shakhtar Donetsk (2-0).
Ao ganhar em Istambul, ao Galatasaray, a equipa atual já conseguiu igualar essa marca. Rúben Micael e Alan – um dos sobreviventes da histórica participação de 2010/11, juntamente com Salino, Elderson, Hugo Viana, Mossoró, Paulo César e Aníbal –, foram os autores dos dois golos que permitem agora aos bracarenses sonhar com o melhoramento desse registo. Se o conseguirem, as hipóteses de chegar aos oitavos aumentam consideravelmente.


DUO INGLÊS PERSEGUE ÉDER

O contingente de clubes atentos às exibições de Éder não pára de aumentar. Depois de Nápoles e até de Manchester United, o sítio "Fanatix" avançou ontem com o nome de mais dois potenciais interessados: Arsenal e Liverpool. O duo inglês até já estará no terreno para contratar o avançado, cuja cláusula de rescisão está fixada em 30 milhões de euros.


"Respondemos bem à pressão"

A experiência dos atletas nucleares faz o treinador arsenalista acreditar que a equipa não tremerá perante a necessidade de, pelo menos, pontuar em Cluj para manter a esperança de seguir na prova

Mesmo obrigado a pontuar na Roménia sob pena de até o terceiro lugar do Grupo H poder perder – principalmente se o Galatasaray vencer hoje o Manchester United –, o Braga não parece dar muita importância à matemática do momento. A pressão sempre fez parte do futebol e, no caso dos arsenalistas, não é algo que estejam a experimentar pela primeira vez. Aliás, José Peseiro considera que a equipa até lida bem com ela. "Temos dado uma resposta muito boa em encontros de alta pressão e de ansiedade maior, porque temos, pelo menos, quatro jogadores com experiência acumulada e que já estiveram numa final de uma competição europeia [n.d.r. Liga Europa]", recordou o treinador, para quem os bracarenses estiveram "excelentes na maioria dos jogos" da prova até ao momento. A regra, contudo, teve uma exceção, logo na primeira jornada, frente ao campeão romeno, o que levou os bracarenses a chegarem a esta fase numa situação complicada. Seja como for, Peseiro garante que os jogadores estão "preparados para qualquer ambiente e circunstância. "Não devemos olhar para o que pode acontecer em função do resultado. Devemos pensar unicamente em vencer", sublinhou.
De setembro para cá muita coisa mudou no Cluj. Ioan Andone foi despedido devido ao fraco rendimento da equipa a nível interno e para o lugar do romeno foi contratado Paulo Sérgio. Mas será que isso influenciou o estilo de jogo do clube da Transilvânia? "Só no fim do jogo poderei responder a isso", atirou Peseiro, quando confrontado com a questão, preferindo concentrar-se no que é essencial neste momento: encontrar a fórmula ideal para os Guerreiros do Minho começarem a aliar bons resultados às exibições consistentes que têm feito até agora na Liga dos Campeões. "Vamos, sempre que possível, colocar em campo o nosso perfil e modelo de jogo, ou seja, fazer o que fazemos bem: ter a posse da bola e atacar. Mesmo nos últimos jogos para a Champions, soubemos defender bem. No entanto, temos de reduzir os erros cometidos para termos sucesso", vincou o técnico.
Por entre o chorrilho de elogios que fez, Paulo Sérgio comparou o Braga aos ucranianos do Shakhtar Donetsk, mas Peseiro tratou de lembrar os mais distraídos que os jogadores arsenalistas "ganham dez vezes menos" que os ucranianos. "Nada é comparável, pois cada equipa tem jogadores e treinadores diferentes. Quem está na Champions tem de t er uma boa equipa", concluiu.


"Não voltei à Roménia à procura de vingança"

Escolhido pelo Rapid para atacar os primeiros lugares do campeonato em 2008/09, José Peseiro acabou por sair, por iniciativa própria, prematuramente do clube de Bucareste. As condições de trabalho com que lidou não foram as melhores, mas o treinador disse, em resposta aos jornalistas romenos, que não tem "nada a provar" neste regresso ao país onde viveu durante cerca de meio ano. "Trabalhei no Rapid [Bucareste] e foi um prazer treinar na Roménia. Não vim aqui por causa de qualquer vingança. Vim aqui pelo Braga e até aprendi muita coisa nesta passagem pelo futebol romeno", declarou.


Ismaily preparado e otimista

Lateral-esquerdo acredita no apuramento para os oitavos de final e garante que a equipa está pronta para todo o tipo de jogo

Depois de ter ficado de fora algum tempo devido a lesão, Ismaily voltou a jogar na sexta-feira, cumprindo 90 minutos contra o Pampilhosa, na Taça de Portugal. O lateral-esquerdo garante estar "totalmente recuperado" e sente-se "em condições" para defrontar o Cluj, adversário que os arsenalistas têm estudado ao pormenor. "É uma equipa muito forte. Vamos corrigir os erros cometidos no primeiro jogo e, com a ajuda do treinador, estamos prontos para enfrentar qualquer esquema montado pelo adversário", referiu o brasileiro, destacando como principal arma dos romenos a "transição ofensiva", em virtude de "jogadores rápidos na frente, que pressionam muito quem tem a bola". Negando a existência de "ansiedade" nos jogadores, Ismaily assegura que a equipa "está preparada, otimista e acredita na qualificação" para os oitavos de final da Liga dos Campeões. "Nos últimos jogos que fizemos, especialmente os mais importantes, conseguimos sempre vencer. Temos experiência suficiente para este tipo de jogos", argumentou o esquerdino, que justificou ainda o quarto lugar do Braga no Grupo H. "Cometemos alguns erros, como aconteceu contra o Cluj. A derrota foi, porém, injusta, pois tivemos mais bola e ataques. Contra o Manchester United, estivemos também muito bem e voltámos a cometer erros", analisou.


TONI VOLTA À ROMÉNIA

Atual treinador da equipa B, Toni voou com a equipa principal para a Roménia e será, por certo, dos arsenalistas mais saudados esta noite no Estádio Constantin Radulescu, pois ganhou uma Taça e uma Supertaça ao serviço do Cluj em 2009. A aventura do treinador e ex-jogador do Braga no país da Transilvânia envolveu ainda Brasov e Astra Poliesti.


VOO CHARTER SEM DESVIOS

Decorado com o emblema do Braga junto do "cockpit", o avião com a comitiva arsenalista voou para a Roménia transportando 30 adeptos. A viagem durou cerca de 3h30 e nem o mau tempo (nevoeiro denso) se revelou um problema, apesar de no dia anterior alguns voos terem sido desviados para o aeroporto de Timisoara, situado a 300 quilómetros de Cluj.


ACOMPANHOU EQUIPA MESQUITA DESVALORIZA FRIO

Passageiro habitual em viagens europeias, Mesquita Machado desvalorizou o ambiente glaciar que aguarda a equipa. "Quanto mais difíceis são os jogos, mais o Braga se torna forte", frisou o autarca, criticando o agendamento do jogo com o Gabão. "Quem está na FPF, deve respeitar os interesses das equipas envolvidas em provas europeias", acusou.


O JOGO

JotaCC

Éder e Alan não tiram o sono à muralha portuguesa do Cluj

Sucessor de Beto na baliza do Cluj, guarda-redes garante que a equipa romena deixou de apostar no contra-ataque puro após a saída de Ioan Andone e acredita que o fator surpresa poderá vir a tramar outra vez o Braga. Num exclusivo a O JOGO, atirou a pressão

Nem a recente derrota caseira com o Astra Giurgiu (0-2), em jogo do campeonato, abalou a onda de otimismo gerada pela chegada de Paulo Sérgio ao Cluj. Desde que conseguiu a proeza de vencer no AXA, amealhando o primeiro (e único) milhão de euros no grupo H da Liga dos Campeões, a equipa romena entrou numa inesperada espiral negativa e só o despedimento do treinador Ioan Andone funcionou como pedrada no charco, agitando consciências e devolvendo a esperança aos adeptos. Em Braga, levantou-se entretanto o gigante adormecido e, agora na condição de visitante, parece estar mais forte do que nunca, com Éder e Alan, entre outros, a assustarem o mais apetrechado dos adversários, incluindo o líder do grupo Manchester United. Na baliza do Cluj, Mário Felgueiras mantém a calma. "Tenho dormido bem. É verdade que o Éder e o Alan estão numa forma incrível, mas o segredo do Braga reside na força do seu conjunto. O Éder sempre teve qualidades. Tem beneficiado de jogar ao lado de melhores jogadores e, por certo, está motivadíssimo pelas chamadas à Seleção Nacional. Quando ao Alan, só espero que não marque. As amizades só serão retomadas no fim do jogo", graceja.
Enquanto vai falando em "ganhar", certo de que os três pontos correspondentes serão o suficiente para o Cluj alcançar o apuramento, o guarda-redes lembra que a pressão "está do lado do Braga", por somar "menos um ponto" e ser o último do grupo, e até espera beneficiar de alguma sobranceria dos visitantes. "Se nos desvalorizaram em Braga, é um problema deles. Espero que pensem da mesma forma, seria bom para nós", comentou, embora pouco crente nessa hipótese, preferindo agarrar-se ao que é concreto, como a influência positiva de Paulo Sérgio. "Trouxe uma mentalidade diferente. Não me refiro a questões táticas, antes na forma de estar e de preparar os jogos. Lê de maneira diferente os jogos. Não estávamos numa fase boa com o mister Andoni e acreditamos que Paulo Sérgio nos vai pôr a jogar um futebol atrativo. Apostamos mais na posse de bola e na organização de jogo, em detrimento do contra-ataque", explica.
No plano individual, Mário Felgueiras diz-se encantado no Cluj, pois soube lidar da melhor forma possível com of antasma Beto. "A responsabilidade era grande, mas eu já era bastante respeitado na Roménia. Ao serviço do Brasov, fui considerado um dos melhores guarda-redes do campeonato e, felizmente, os adeptos gostam de mim", testemunha, encarando a Seleção como um "sonho" parcialmente longínquo. "Cheguei a representar os sub-23 quando estava no Brasov. Portugal tem três excelentes guarda-redes, mas sei que tenho qualidade para lá chegar", revelou.


Grato pela confiança de Vital

Adjunto do Braga via valor em Felgueiras

Estar no sítio certo no momento errado será uma das explicações possíveis para o insucesso de Mário Felgueiras em Braga. As sombras de Eduardo, Felipe e Artur pareciam tapar o sol e não bastaram dois jogos como titular, frente ao Celtic, para aquecer o lugar. "Cheguei a acreditar que a minha sorte ia mudar, mas depois optaram por contratar o Felipe e, mais tarde, apostaram no Artur. Havia muita qualidade para a baliza. Antes, tinha sido companheiro do Eduardo, que é um excelente profissional e amigo, ainda havia o Kieszek. A equipa estava bem e o Eduardo era o guarda-redes da Seleção Nacional", recorda, manifestando-se até grato pelos ensinamentos de Jorge Vital. "Não guardo rancores, fez parte do meu percurso. Só tenho que agradecer a quem acreditava em mim e havia pessoas em Braga que acreditavam em mim", assinala.


PAULO SÉRGIO PEDE CORAGEM PARA CRIAR OPORTUNIDADES

Paulo Sérgio, treinador português que rendeu Ioan Andone no comando do Cluj, elogiou ontem os arsenalistas. "Conhecemos bem o Braga e o seu treinador. É uma equipa forte, que deu sete jogadores à Seleção Nacional recentemente", referiu, deixando, contudo, um aviso à equipa portuguesa. "Queremos ser competitivos e corajosos para criar situações e marcar golos", afirmou o técnico na sala de Imprensa, onde surgiu ao lado de Ivo Pinto, lateral-direito que definiu o jogo "como uma final". "Se ganharmos, sabemos que ficaremos com grandes hipóteses de chegar aos oitavos de final. Por isso, o jogo será diferente do que fizemos em Braga", considerou o jogador português que na época passada jogava no Leiria.


O JOGO

JotaCC

José Peseiro garante que a sua equipa joga melhor sob pressão

O treinador acredita que a experiência que os seus jogadores adquiriram nos últimos anos será decisiva esta noite frente ao Cluj

O Celtic é uma equipa forte. No grupo há três equipas com valor semelhante e, neste momento, o Celtic está numa situação mais favorável. Se ganhar, o Benfica tem a chance manter a ambição de se apurar. Em casa, o Celtic é um pouco mais forte devido ao ambiente no seu estádio. Aqui, contamos que, com a ajuda dos adeptos, também não vamos caminhar sozinhos e seremos mais fortes. Será um Celtic mais defensivo, por lhe servir o empate? Acredito que o treinador do Celtic queira a sua equipa mais equilibrada defensivamente. Virá, por isso, jogar fechado, mas estamos preparados. O principal perigo do Celtic são as bolas paradas? Eles fizeram dois golos de bola parada ao Barcelona. Do ponto de vista defensivo, vão apresentar- se mais recuados, mas não tão atrás como o fizeram com o Barcelona, pois o Benfica não tem tanta posse de bola. Acredito que vão explorar as bolas paradas por sentirem que assim podem surpreender. Matic é essencial no Benfica? Tal como o Enzo Pérez, o Matic não começou a época na posição onde joga atualmente, mas com tempo, rotinas, confiança e conhecimento tem estado cada vez melhor. Vai colocar Cardozo e Lima no ataque? Isso tem muito a ver como o adversário defende e os riscos que podemos correr. Com Cardozo estamos mais desprotegidos a defender, mas este jogo é o tudo ou nada. Por isso, devem jogar os dois. Otimismo. Esta é a palavra de ordem entre a comitiva do Sporting de Braga, que esta noite tem um jogo decisivo na Roménia para alcançar o apuramento para os oitavos de final da Champions. O adversário é o Cluj, que na 1. ª jornada venceu no Minho por 2- 0.
José Peseiro assumiu ontem que a sua equipa "tem dado uma resposta muito boa, em que se anteciparam momentos de pressão ou ansiedade". A justificação deve- se, segundo o treinador bracarense, "à experiência que os jogadores acumularam" nos últimos anos nas provas europeias. Nesse contexto, deixa a garantia de que o Sp. Braga "está preparado" para defrontar "um adversário forte" e assim garantir um triunfo.
À partida para a Roménia, o presidente António Salvador traçou como objetivo "a qualificação para a fase seguinte" da Champions, razão pela qual admitiu que "este é um jogo decisivo" que é "fundamental ganhar". Para isso, o líder dos bracarenses quer uma equipa a jogar "de forma guerreira".
Ainda com a derrota do primeiro jogo na mente, o lateral- esquerdo Ismaily assumiu a importância de "evitar os erros" cometidos em casa diante do Cluj. "Eles têm jogadores muito rápidos na frente e há que estar bem em todos os momentos do jogo para alcançarmos os três pontos", sublinhou.
Esta é a primeira vez que os bracarenses vão jogar na Roménia para as provas europeias. Um triunfo deixará o Sp. Braga a depender apenas de si próprio para alcançar o apuramento, sendo que na última jornada recebe o Galatasaray.
Paulo Sérgio quer Cluj corajoso
O português Paulo Sérgio, treinador do Cluj, quer que a sua equipa seja "corajosa" e que tenha capacidade para "criar situações para marcar". O antigo técnico do Sporting pretende que esta partida sirva para "mostrar que a derrota de sexta- feira [ em casa com o Astra] foi um acidente". Ainda assim, fez questão de avisar que o Sp. Braga "tem muita qualidade e um bom treinador", destacando os "muitos jogadores que tem colocado na seleção portuguesa".
Apesar de o Cluj ter vencido em Braga, na 1. ª jornada da Champions, os romenos estão em alerta máximo, afinal a época não está a correr bem e a equipa ocupa o 6. º lugar do campeonato. A Europa pode ser importante: "Sabemos que se vencermos temos todas as hipóteses de seguir em frente."


DN

JotaCC

Braga quer sobreviver na Transilvânia para decidir apuramento em casa

Equipa de José Peseiro, que será eliminada com uma derrota, procura vencer o Cluj para depender de si própria na última ronda

Hoje é um dia decisivo para o Sporting de Braga na Liga dos Campeões. Se empatar ou ganhar ao Cluj, na Roménia, manterá vivo até à última jornada da fase de grupos o sonho do apuramento inédito para os oitavos-de-final. Mas uma derrota perante a equipa de Cluj-Napoca, na Transilvânia, retira-lhe qualquer possibilidade de seguir em frente na prova — e até poderá afastá-lo desde já também da Liga Europa, caso o Galatasaray vença em casa o Manchester United.
Ideal para o Braga, que até tem sido mais competente como visitante do que como anfitrião, é obter o triunfo, o único resultado que lhe permitirá depender de si próprio na recepção ao campeão turco, na última ronda. Para o conseguir terá de melhorar a eficácia ofensiva demonstrada no primeiro duelo com o clube romeno. Então, a equipa minhota fez 35 remates, mais dos que somou, em conjunto, nos três jogos seguintes (32), mas não conseguiu bater Mário Felgueiras, um dos nove portugueses do plantel do campeão romeno. Nesse jogo, o Braga teve também uma diferença de 30 por cento a seu favor na posse de bola (65% contra 35%), o que não lhe valeu de nada.
José Peseiro considera que os seus jogadores têm capacidade para suportar a pressão de um jogo em que está em causa a continuidade na Liga dos Campeões. "Temos finalistas da Liga Europa e outros com trajectos europeus, tanto aqui como noutros clubes, que os levam a encarar estes jogos com a confiança necessária", sublinhou. Segundo o treinador, a formação bracarense, actualmente no último lugar do Grupo H, tem condições para ganhar na Roménia. "Este jogo não será diferente dos restantes na Liga dos Campeões, em que até conseguimos impor o nosso futebol".
Além do grande contingente luso, a equipa romena — que também é treinada por Paulo Sérgio, antigo treinador de Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães e Sporting — tem vários outros jogadores que já passaram pelo futebol português, como o senegalês Sougou ou o brasileiro Rafael Bastos, antigo jogador do Braga e autor dos dois golos que silenciaram o Estádio AXA há dois meses. O Cluj dificilmente revalidará o título na Roménia. Após 16 rondas, ocupa o sexto lugar, a 16 pontos do líder Steaua Bucareste.
O central Paulo Vinicius, titular em cinco dos seis jogos realizados esta época pelo Braga na Liga dos Campeões, continua lesionado e não integrou a lista de convocados, tal como o brasileiro Paulo César e o alemão Haas, que não foi inscrito para esta competição. Custódio é o único elemento do Braga que falhará a última jornada se for admoestado com um cartão amarelo.
Uma das possíveis dificuldades do jogo — mas para ambos os clubes — poderá ser o nevoeiro, que nos últimos dias levou até ao cancelamento de vários voos na região.

PUBLICO

JotaCC

Minhotos na Roménia determinados a corrigir derrota

Braga joga com o Cluj, às 19h45, e só a vitória interessa. Arsenalistas querem 'vingar' desaire da primeira jornada, quando perderam com os romenos por 2-0


Com os ingleses do Manchester United apurados para a fase seguinte da Liga dos Campeões - aliás, a equipa de Alex Fergunson não só está apurada como já garantiu o primeiro lugar do grupo H - Braga, Cluj e Galatasaray estão na luta pela última vaga de acesso aos 'oitavos'.Os minhotos de José Peseiro são últimos, com três pontos, a um dos turcos Galatasaray e dos romenos Cluj, adversário de hoje.
Na primeira volta, o Braga foi surpreendido em casa pela equipa agora orientada por Paulo Sérgio, perdendo por 2-0 em pleno estádio AXA. Daí, vencer os romenos é de primordial importância para os arsenalistas.
Perder é o único resultado que não interessa, pois colocaria o segundo lugar a uns inatingíveis quatro pontos. Empatar só interessa se no outro jogo (Galatasaray - Manchester United) não houver vitória dos turcos. Neste caso, a decisão de quem acompanha os ingleses na fase seguinte da Champions ficaria adiada para a última jornada, onde o Braga recebe o Galatasaray em casa.
Peseiro confiante na equipa
Depois de duas boas exibições diante do Manchester United, malgrado os resultados, José Peseiro mostra-se confiante no valor da sua equipa.
No lançamento do encontro de hoje, o técnico dos minhotos lembrou a experiência internacional de alguns elementos."Temos jogadores com experiência acumulada, alguns participaram já numa final europeia, têm títulos conquistados e um trajeto que dá segurança e confiança para estes jogos de muita pressão", afirmou José Peseiro.
O treinador do Braga acrescentou ainda que, "todos os jogos que fizemos até agora na Liga dos Campeões, à exceção do Cluj, foram excelentes. Estamos preparados para amanhã [hoje]".
Já o lateral Ismaily admitiu que a equipa tem de corrigir os erros que cometeu na derrota da primeira jornada, precisamente frente ao Cluj.

AÇORIANO ORIENTAL

JotaCC

GESTÃO DE SALVADOR CRITICADA

Após nove épocas ao serviço do Braga, Ercília Machado deixou com alguma mágoa o emblema minhoto devido ao corte de verbas na vertente sénior este ano. Para a atleta foi evidente uma aposta deliberada na equipa B de futebol, uma estratégia merecedora de críticas. "O Braga sempre teve grande tradição na modalidade e deixámos de ser apoiados a nível monetário. Se o clube estivesse mal a nível financeiro, não dava 33 Mercedes à equipa técnica e jogadores dos seniores, nem comprava um autocarro de 800 mil euros, em parceria é certo", aponta. "O orçamento da equipa resumia-se a 30 mil euros e se António Salvador gostasse de atletismo não fazia o que nos fez", atira, sentindo uma pontinha de satisfação pelo facto de a equipa B bracarense estar na zona de despromoção.

REVISTA J

JotaCC

Tempo melhora em Cluj e risco de o Braga não jogar diminui

O dia amanheceu com algum sol em Cluj-Napoca, cidade romena onde o Sporting de Braga joga, na noite desta terça feira (19.45 horas, SportTV1), um importante encontro, tendo em vista a sua qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol.


Depois do intenso nevoeiro sentido segunda-feira, que até colocou em causa a aterragem do charter da comitiva bracarense no aeroporto local, o tempo está ligeiramente melhor. Sem neve e com a temperatura a rondar um grau negativo, o sol espreita entre as nuvens e a visibilidade é maior, em comparação com o dia anterior.

No entanto, como o jogo é só à noite (começa às 21.45 horas locais) e as previsões de nevoeiro mantêm-se, não se sabe que os sinais de melhoria do estado de tempo vão prevalecer e permitir a realização da partida.

Na segunda feira à noite, no treino de adaptação da equipa do Braga ao relvado do Estádio dr. Constanti Radulescu, palco do jogo, a visibilidade do relvado era diminuta, embora o recinto tenha boa iluminação artificial. Esta noite, a previsão do tempo aponta para céu parcialmente nublado, uma temperatura de três graus negativos e humidade relativa de 100%.

Com três pontos após quatro jogos, o Braga ocupa o quarto e último lugar, no grupo H da fase de grupos da Liga dos Campeões, mas se vencer o Cluj, e no dia 5 de dezembro, na receção aos turcos do Galatasaray, voltar a ganhar, tem presença garantida nos oitavos de final da competição.

JN

JotaCC

Benfica obrigado a vencer Celtic, Sporting de Braga com margem para empatar  em Cluj

O Benfica e o Sporting de Braga têm hoje testes  determinantes para a sua passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões de  futebol, sobretudo os "encarnados", que estão obrigados a vencer o Celtic.
A vitória (2-1) dos escoceses na ronda anterior frente ao FC Barcelona  no Celtic Park veio alterar as contas do Benfica no grupo G em relação ao  apuramento, visto que, a um imprescindível triunfo sobre a equipa de Glasgow,  os "encarnados" terão de somar outro em Camp Nou, na derradeira jornada,  no próximo dia 05 de dezembro.

Uma tarefa, à priori, muito complicada de cumprir, mas a circunstância  de os catalães, que ainda não estão apurados, poderem hoje "carimbar o passaporte"  para a fase seguinte com uma vitória em Moscovo, no terreno do Spartak,  pode abrir uma janela de esperança para os lisboetas na última jornada,  mesmo sabendo que o FC Barcelona, apurado e a jogar com segundas linhas,  será sempre um adversário muito difícil de bater. 

O Benfica reúne todas as condições para vencer hoje o Celtic, sobretudo  no Estádio da Luz, apresentando-se altamente motivado e reforçado com o  regresso da dupla de centrais titular, Luisão e Garay, e do refazer da dupla  atacante constituída por Cardozo e Lima. 

O Celtic irá, previsivelmente, apresentar um sistema de jogo defensivo,  por forma a travar o ponto mais forte dos "encarnados", que é o seu poderio  atacante, tendo a noção de que um ponto conquistado na Luz quase lhe garante  a qualificação.

Uma vitória permite ao Benfica igualar o Celtic na classificação, ficando  ambos com sete pontos, mas os "encarnados" ficariam em vantagem no confronto  direto com os escoceses, com estes a receberem na última jornada o Spartak,  enquanto o Benfica vai a Camp Nou.

Quanto ao Sporting de Braga, no grupo H, não está obrigado a vencer  hoje no terreno do Cluj para se manter na corrida ao apuramento, mas uma  vitória na Roménia significaria um passo importante para alcançar esse objetivo.

A equipa minhota tem potencial suficiente para "vingar" a inesperada  derrota imposta pelo Cluj, no estádio Axa, que veio atrapalhar as suas contas  para uma qualificação para a qual continua a depender apenas de si própria.

Mesmo que o Galatasaray vença hoje na receção ao Manchester United,  - que já está apurado e vai apresentar-se com uma equipa formada por jogadores  menos utilizados -, o Sporting de Braga tem ainda margem para empatar na  Roménia e transferir a decisão da qualificação para a derradeira partida,  na qual recebe os campeões da Turquia. 

Uma vitória minhota nesse jogo colocará o Sporting de Braga com sete  pontos, os mesmos do Galatasaray, mas a vantagem no confronto direto garantir-lhe-ia  o apuramento, desde que o Cluj não fosse a Old Trafford vencer, o que não  deixa de ser uma tarefa hercúlea, mesmo perante um Manchester United já  apurado.

Seja como for, o Sporting de Braga tem qualidade para superar o Cluj  no reduto deste, mesmo tendo em conta o conhecimento profundo que o treinador  dos romenos, o português Paulo Sérgio, tem da equipa minhota, e demonstrar  que a derrota caseira na estreia não foi mais do que um acidente de percurso.

  Lusa

JotaCC

Sevilha é inspiração para a vitória em Cluj

A brilhante vitória (4-3) conseguida em Sevilha (Espanha) a 24 de agosto de 2010, e que garantiu a presença do SC Braga na fase de grupos da Champions em 2009/10, serve de inspiração aos minhotos para o jogo da noite desta terça-feira em Cluj (Roménia), para a quinta jornada do Grupo H da Champions.

Só a vitória interessa aos comandados de José Peseiro na corrida ao apuramento para os oitavos de final, diante da formação comandada por Paulo Sérgio, e que venceu em Braga (2-0), graças a dois golos de Hélder Barbosa. Os arsenalistas apenas dependem de si próprios: em caso de vitória esta terça-feira, e, depois, na receção ao Galatasaray (Turquia), em Braga, estarão nos oitavos.

A recordação da vitória na Andaluzia, ou do empate (1-1) com sabor a vitória (obtida nas grandes penalidades) já no play off desta Champions, em Udine, perante a Udinese (Itália) comandam o sonho bracarense.

Uma aspiração de vitória cimentada pelo fraco registo caseiro do Cluj em jogos domésticos da fase de grupos da Champions: em oito encontros, seis derrotas, um empate e apenas uma vitória.


Minhotos fazem passeio matinal sob forte nevoeiro, que começa a preocupar

A comitiva do SC Braga realiza nesta altura um pequeno passeio nas imediações do hotel onde está instalada, em Cluj-Napoca, na Roménia, antes do importante encontro de logo à noite, diante do Cluj, a contar para a quinta jornada da Liga dos Campeões.

Depois de uma manhã que pareceu despertar ensolarada, o nevoeiro já se começa a fazer sentir, mostrando-se muito denso em algumas regiões – uma situação que pode ser preocupante caso se mantenha até à hora do jogo. Ontem, durante o treino de adaptação ao Estádio Constantin Radulescu, foram óbvias as dificuldades e os problemas causados pela forte neblina, ficando os Guerreiros a torcer para a situação não se repita e o nevoeiro acabe por ser menos denso na altura do apito inicial.

Fora o muito frio, vive-se uma manhã tranquila nas imediações da unidade hoteleira onde os bracarenses estão hospedados, que têm recebido algum apoio... inesperado. Sem adeptos do SC Braga para os apoiar, os minhotos têm sido muito incentivados pelos adeptos da Universidade de Cluj, fruto da forte rivalidade entre os dois emblemas da cidade.


Mesquita espera «equipa personalizada»

O presidente da Câmara Municipal de Braga confia num bom desempenho dos minhotos na noite (19.45 horas) desta terça-feira em Cluj, na Roménia, diante da equipa local, num jogo em que só a vitória interessa ao clube português para sonhar com a presença nos oitavos de final da Champions.

«Tenho confiança total num bom resultado, importante «para que a equipa não fique arredada da qualificação», disse o autarca minhoto, um dos 30 adeptos que viajaram no voo fretado com a equipa para a cidade da Roménia.

«O SC Braga tem qualidade mais do que suficiente para vencer. Quanto mais difícil é o jogo, mais forte o SC Braga mostra ser», afirmou o histórico autarca socialista da cidade, certo de quer a Euroa irá ver, nesta quinta jornada do Grupo H da Champions, «um SC Braga personalizado, que tudo vai fazer para chegar aos oitavos de final da prova».

Mesquita Machado também abordou o tema da oportunidade do jogo da Seleção no Gabão, para concordar com algumas críticas, embora num registo mais brando do que outros interlocutores.

«É preciso respeitar os interesses de todos, como os das equipas que estão nas provas europeias. Não foi a altura ideal para um jogo de preparação e a Federação Portuguesa de Futebol deve pensar nisso, a bem do futebol português», concluiu Mesquita Machado.

A BOLA

JotaCC

Amigos, amigos, negócios à parte

O Braga está obrigado a vencer o Cluj para continuar a depender de si na luta pelo apuramento para oitavos-de-final da Champions. A equipa minhota joga, pela primeira vez na história, em solo romeno, a partir das 19h45.

Em causa, esta noite, está o segundo lugar do Grupo H, da Liga dos Campeões. Uma vitória, de Braga ou Cluj, dá direito a posição de acesso aos oitavos-de-final da competição. Um ponto separa as duas formações, com vantagem para os romenos, mas a equipa portuguesa já demonstrou que lida bem com desafios de alta dificuldade.
A vitória do Cluj, no AXA, foi uma surpresa que funcionou como alerta. Desta feita, espera-se que os jogadores de José Peseiro não se distraiam com o nome do adversário e se concentrem no objectivo da época, que passa por chegar aos "oitavos" da Champions.
Repetir os feitos alcançados em Udine e Istambul é o plano do Braga. A equipa portuguesa partiu para esses dois destinos com a "corda na garganta" e resolveu o assunto, com resultados positivos.

A equipa ficou ainda com a sensação de que no duplo confronto com o United poderia ter conseguido mais do que zero pontos. Os arsenalistas, recorde-se, estiveram, tanto em Manchester como em Braga, na frente do marcador.

Noite de reencontros

Esta é a primeira vez que o Sporting de Braga pisa solo romeno. Noutra circunstância, arranjar onde ficar não seria problema, dada a quantidade de portugueses que vivem em Cluj. Todavia, este não é um momento para confraternizar.
Paulo Sérgio é o treinador de um plantel composto por nove jogadores com nacionalidade portuguesa e mais seis atletas, que não sendo portugueses, passaram pelo campeonato nacional. Desta forma, Peseiro não pode contar com a já clássica ignorância dos adversários que continuam a olhar de cima para o emblema minhoto.

A vitória do Cluj, na Pedreira, não convenceu os bracarenses. Com um recorde de 23 remates à baliza, no total de 35, a equipa portuguesa não conseguiu marcar qualquer golo a Mário Felgueiras. Necessária maior eficácia ofensiva para ultrapassar este obstáculo.

Combater o desgaste físico

José Peseiro sentiu dificuldades na preparação da equipa, na última semana. Sete jogadores viajaram com a selecção nacional para o Gabão e alguns deles chegaram e foram directos para Pampilhosa, onde o Braga jogou para a Taça de Portugal.

O desgaste acumulado está a ser gerido com cuidados suplementares, pelo treinador. O Braga, depois do jogo de hoje para a Liga dos Campeões, recebe o FC Porto, para o campeonato.

Paulo Vinicius e Paulo César são os únicos jogadores indisponíveis, por motivos físicos. Do lado romeno, Paulo Sérgio não conta com Deac, Vassa, Bakary Sare e Ronny.

Cluj-Braga, às 19h45, no Estádio Constantin Radulescu, em Cluj. O árbitro é o russo Sergei Karasev. O jogo tem informações na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

EQUIPAS PROVÁVEIS

CLUJ: Mário Felgueiras, Ivo Pinto, Cadu, Piccolo e Camora; Aguirregaray, Luís Alberto e Rafael Bastos; Sougou, Rui Pedro e Kapetanos.

BRAGA: Beto, Leandro Salino, Douglão, Nuno André Coelho e Ismaily; Custódio, Hugo Viana, Rúben Amorim e Alan; Rúben Micael e Éder.


RR

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

SC Braga-FC Porto nos oitavos de final

O sorteio da 5.ª eliminatória da Taça de Portugal realizado esta terça-feira na sede da Federação Portuguesa de futebol ditou um palpitante SC Braga-FC Porto.

O outro grande em prova, o Benfica, terá de aguardar pela resolução do processo disciplinar que foi instaurado ao Operário no jogo com o Caldas, da 2.ª eliminatória, por alegada utilização irregular do jogador Botelho, que se encontra em fase de recurso interposto pelo clube do oeste.

O vencedor desta contenda irá defrontar o Coimbrões, desafio de onde saíra o adversário do Desportivo das Aves, ficando depois a conhecer-se qual a equipa que terá de se deslocar à Luz.

Outro jogo grande é o Marítimo-Vitória de Guimarães, um dos dois entre equipas da Liga.

Nos restantes jogos, nota para o Lourinhanense, equipa sensação desta edição, que vai receber o Paços de Ferreira.

A Académica, detentora o troféu, recebe o Tourizense, clube com quem mantém uma relação quase umbilical.

O Beira-Mar terá uma deslocação que se prevê complicada a Arouca, o Gil Vicente, em casa, também não terá missão facilitada diante de uma Oliveirense em bom plano.

O Belenenses teve a sorte do seu lado e vai receber o menos cotado mas histórico Fabril que, por certo, quererá fazer história no Restelo.

A 5.ª eliminatória está marcada para o primeiro fim de semana de Dezembro.

Quadro completo de jogos:

SC Braga-FC Porto

Gil Vicente-Oliveirense

Benfica-Aves/Coimbrões/Operário/Caldas

Académica-Tourizense

Arouca-Beira-Mar

Lourinhanense-Paços de Ferreira

Marítimo-Vitória de Guimarães

Belenenses-Fabril

A BOLA

Coelho SCB

#17
"No Name Boys": três condenados em Braga

Três elementos dos "No Name Boys" do Benfica foram multados e impedidos de entrar em recintos desportivos durante 16 meses, por desacatos em 2011.
O Tribunal de Braga condenou três adeptos do Benfica a multas entre os 750 e os 1680 euros e proibiu-os de entrarem em recintos desportivos durante 16 meses, pelos desacatos provocados no Estádio Axa, em maio de 2011.

Segundo a sentença, a que a Lusa hoje teve acesso, os três arguidos, membros da claque "No Name Boys", ficam ainda obrigados a apresentar-se no órgão de polícia criminal da área da sua residência sempre que a equipa do Benfica intervenha em jogo de futebol oficial ou particular e durante o período de tempo estritamente necessário em que decorra o jogo.

Os factos remontam a 5 de maio de 2011, quando o Braga recebeu e venceu o Benfica por 1-0, um resultado que valeu o apuramento da equipa da casa para a final da Liga Europa.

No final, e segundo o tribunal, "ocorreu uma desordem de grandes proporções provocada pelos adeptos do Benfica", que, "numa conduta altamente agressiva", partiram cadeiras e as arremessaram contra os agentes da PSP e os assistentes de recinto desportivo que estavam nas bancadas para tentar evitar confrontos entre adeptos.

A polícia identificou os três arguidos, dois dos quais "com longo historial de factos ilícitos" tanto no exterior como no interior de estádios de futebol.

Os arguidos negaram a autoria dos factos, tendo mesmo um deles assegurado que não esteve no estádio do Braga naquele dia, mas o tribunal não deu credibilidade aos seus depoimentos.

Condenou-os pelo crime de arremesso de objetos, em multas de 750 euros para um, 1050 para outro e 1680 para o terceiro.

Como pena acessória, ficam proibidos de entrarem em recintos desportivos durante 16 meses.

In: Ojogo.pt
#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends