News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/10

Started by JotaCC, 09 de October de 2012, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Quim: "Trabalho sempre para jogar"



Afastado da titularidade, Quim garante estar à espera de uma oportunidade para regressar ao onze do Sp. Braga. O guardião apadrinhou, ontem, o início dos trabalhos da escola de guarda-redes do clube bracarense e deixou claro que não encara o momento como um fim de ciclo na carreira.

"De maneira alguma, sinto-me muito bem. Tive uma lesão complicada, recuperei a cem por cento, é uma fase agora em que não estou a jogar, mas são opções do treinador. Estou a trabalhar da mesma forma, como o ano passado, em que fiquei em terceiro lugar. São opções do treinador, só me compete continuar a trabalhar e à espera de uma oportunidade para voltar a jogar", explicou Quim, acrescentando que não pensa ser um fim de ciclo, "porque sinto-me perfeitamente bem para jogar mais dois, três anos a alto nível".

Quim confessou que não esperava ser suplente esta época - "logicamente ninguém conta com isto" - e revelou esperar a oportunidade para ser chamados por José Peseiro: "trabalho sempre para jogar, mas isso não depende de nós. Procuro trabalhar diariamente para voltar a jogar. O objectivo é trabalhar sempre para jogar ao fim-de-semana, isso não tem acontecido, mas tenho esperança que, mais cedo ou mais tarde, irá acontecer".

O próximo jogo do Sp. Braga é com o Leixões, para a Taça de Portugal, encontro em que Quim espera jogar. "É o próximo jogo e espero jogar, fosse com Leixões ou Manchester, estou preparado para quando for chamado estar a cem por cento".
Quanto à selecção, a esperança é idêntica: "enquanto jogar, irei ter sempre o objectivo de voltar à selecção".
Sobre Beto, o agora titular da baliza arsenalista, Quim diz ter "um relacionamento normal" com o colega de equipa.
Padrinho da escola de guarda-redes, Quim aproveitou para deixar uma mensagem aos mais jovens. "Que estes pequenos consigam fazer uma carreira internacional que ajude o Sp. Braga a alcançar grandes êxitos".

Armando e Cesário emocionados com homenagem

O arranque da escola de guarda-redes do Sp. Braga serviu ainda para homenagear duas antigas glórias do clube: os guardiões Cesário e Armando. "Tem um significado muito importante, porque dá para reviver e sentir uma certa saudade. Foram momentos muito gloriosos que passámos aqui no Sp. Braga", confessou Armando, que em 1966 venceu a Taça de Portugal pelo clube bracarense. Aos 74 anos, aproveitou para deixar uma mensagem aos mais novos: "que sejam honestos e joguem o futebol pelo futebol, que sejam verdadeiros homens do futebol".

Já Cesário, de 83 anos, revelou surpresa pela homenagem. "Fiquei bastante sensibilizado, porque não contava. Foram todos pontos altos os da minha carreira aqui no Sp. Braga. Ainda joguei neste campo da Ponte com o Azevedo, guarda-redes do Sporting, um dos melhores guarda-redes que Portugal teve", contou.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Alan fez tratamento
CAPITÃO ESTEVE NO AXA MESMO NA FOLGA

O plantel esteve de folga após o empate contra o Olhanense, mas o capitão Alan apresentou-se ao serviço para realizar tratamento à lesão muscular que o afastou das escolhas de José Peseiro. O extremo, de 33 anos, foi acompanhado por Carlão e, se tudo correr dentro da normalidade, estará apto tanto para defrontar o Leixões, se o técnico entender, como para a mediática visita a Old Trafford, no dia 23.

Entretanto, o Sp. Braga regressa hoje aos treinos com os seus ativos bastante limitados pelas convocatórias das seleções. Ao serviço de Portugal estão Beto, Custódio, Ruben Amorim, Ruben Micael e Éder. Para mais longe viajaram Djamal (Líbia), Elderson (Nigéria) e Zé Luís (Cabo Verde). Até o lateral-direito da equipa B, Tomás Dabo, foi chamado pelos Sub-20 portugueses.


RECORD

JotaCC

Os clubes viciados em negócios

Porto, Benfica, Sporting e mesmo o Sp. Braga conseguiram, nos últimos anos, construir equipas – e plantel – de elevadíssimo nível individual, colocando grandes dificuldades à fixação de jogadores portugueses nos seus onze titulares. Não é nada fácil entrar no onze ou no plantel, é muito difícil subir dos escalões jovens para a equipa principal porque as qualidades necessárias só se encontram num número muito restrito de jogadores.
Sobretudo FC Porto e Benfica, com muitas contratações milionárias, colocaram a barra num nível muito elevado, em que só entram internacionais de países entre os dez ou quinze primeiros do mundo e os portugueses desse nível estão quase todos lá por fora com contratos muito altos. Não admira que no clássico de domingo houvesse apenas quatro portugueses de início: Varela e João Moutinho, no FC Porto, Rui Patrício e Cédric, no Sporting. E só jogou mais Adrien, vindo do banco, onde ficaram Castro, de um lado, e André Martins, do outro. Há alguns casos incompreensíveis – Wilson Eduardo tem lugar no plantel do Sporting, mas não me lembro de casos similares de FC Porto e Benfica – mas no geral os clubes portugueses não conseguem ter produção própria do nível da primeira equipa. E isso é que é preocupante – a formação dos clubes portugueses. E nos grandes sobretudo, baixou de qualidade nos últimos anos, o que se vê nas seleções, aliás.
Os grandes estão viciados em negócios, quando gastam já muito dinheiro com a formação. Mas qualquer dia não têm dinheiro para esses altos investimentos e vão perceber que lhes vai custar muito ter boas equipas...

DN

JotaCC

Quim promete luta pela titularidade e pela seleção

NO DIA SEGUINTE ao "inacreditável" empate de 4- 4, em casa, com o Olhanense, foi com toda a carga simbólica que o Braga inaugurou, ontem, a época da escola de guarda-redes. Presente na cerimónia, Quim, um dos guarda-redes da equipa minhota, promete "lutar para voltar à titularidade e à seleção".
O corte da fita foi, também, um tributo a dois antigos guarda-redes do clube, ambos presentes na cerimónia: Cesário, de 83 anos, internacional nos anos 1950; e Armando, de 74 anos, titular da histórica equipa que venceu a Taça de Portugal em 1966.
Beto, guarda-redes que sofreu os quatro golos do Olhanense, não pôde estar presente, por se encontrar ao serviço da seleção, tal como Custódio, Ruben Micael, Ruben Amorim e Éder. Aequipa volta hoje aos treinos, após a folga de ontem.



BETO SOLIDÁRIO OFERECE BOLA EM NOME DO GRUPO

Beto ofereceu ontem uma bola a um jovem, com deficiência psicomotora. Quando uma bola foi cair perto do adepto, junto à proteção do relvado, o guarda-redes do Braga deu o presente em nome do grupo.


JN

JotaCC

DEMOLIDORES NO ATAQUE E PERMEÁVEIS NA DEFESA

Braga tem tido rendimentos opostos: é verdade que nos últimos 50 anos nunca chegou à sexta jornada com 15 golos marcados, mas também não sofria 12 desde 1990/91

Se os números são o reflexo do rendimento de uma equipa, então os que o Braga apresenta com seis jornadas realizadas no campeonato espelham uma com duas caras: uma mais feroz na hora de atacar e outra meiga no momento de defender a baliza. É verdade que há mais de 50 anos que os bracarenses não faturavam tanto (15) – melhor só os 16 golos na época de 1958/59 –, mas também é um facto que não iam buscar a bola ao interior da baliza tantas vezes (12) desde a temporada de 1990/91. De resto, o jogo com o Olhanense, em que marcaram por quatro ocasiões e sofreram outras tantas, é o melhor exemplo para comprovar a teoria.
Central goleador Douglão tem contribuído para o melhor ataque e também para o menor fulgor defensivo
José Peseiro sempre foi um treinador com um gostinho especial pelo futebol de ataque e este Braga tem tirado partido disso para ganhar um lugar na história nessa vertente do jogo. Se Éder e companhia forem capazes de manter a média atual (2,5 golos por jogo), então conseguirão pulverizar o recorde do clube (59), fixado precisamente na última temporada, com Leonardo Jardim. A parte mais negra desta história é que, se não melhorar rapidamente a eficácia defensiva – Beto e Quim têm sofrido a uma média de 1,6 golos por partida –, Peseiro poderá ficar ligado ao pior registo defensivo desde 1999/2000, em que os homens de Manuel Cajuda encaixaram meia centena de tentos.
A face boa e má do Braga ficam igualmente vincadas na hora de somar os jogos consecutivos a marcar e a sofrer: cinco nos dois casos. Os arsenalistas só ficaram em branco com o Paços de Ferreira e só não foram buscar a bola ao interior da baliza no dérbi com o V. Guimarães.


Alan sem direito a folga para fazer tratamento

Nem todos os jogadores do Braga tiveram ontem direito a um dia de folga. Alan, que sofreu um traumatismo na coxa esquerda em vésperas da receção ao Olhanense, passou pelo AXA para continuar o tratamento à lesão que o forçou a falhar o terceiro jogo oficial esta época (não alinhou com Beira-Mar e Rio Ave). O extremo está a evoluir bem e a expectativa é que já possa participar no treino de quarta-feira, que poderá ser seguido por sócios e adeptos, pois será realizado à porta aberta (10h30). Contudo, o regresso ao trabalho, agendado para esta tarde (16h30), far-se-á ainda longe de olhares mais indiscretos, de forma a que José Peseiro possa dissecar tranquilamente o empate (4-4) com a equipa de Olhão, que afastou um pouco mais os bracarenses do duo de comandantes da Liga: FC Porto e Benfica. Beto, Custódio, Rúben Amorim, Rúben Micael, Éder, Elderson, Djamal e Zé Luís, ao serviço das respetivas seleções, são ausências certas.


Quatro golos sofridos em casa só há seis anos

Encaixar quatro golos num jogo em casa para o campeonato nem é uma novidade para o Braga (em 1951/52 até chegou a sofrer cinco do Benfica). No entanto, há muito que não se via tamanho descalabro no AXA. A última vez que isso aconteceu foi há seis anos, era treinador dos arsenalistas Carlos Carvalhal. O autor dessa autêntica proeza foi o Marítimo, que, na oitava jornada da I Liga de 2006/07, venceu por 4-1 graças aos tiros certeiros de Gregory, Mbesuma, Marcinho e Von Schwedler. Cesinha marcou pelos locais.


"Se terminarmos como campeões..."

Guardião desvaloriza o número de golos sofridos e até não se importava de acabar a Liga com a pior defesa

Com dez golos sofridos em apenas seis jornadas, o Braga surge na cauda da classificação das equipas com a defesa menos eficaz do campeonato. Um dado preocupante para a maioria, mas não tanto para Quim, que não se importava nada de "terminar a Liga com a pior defesa". No entanto, tinha uma condição. "Se o Braga terminar no primeiro lugar...", atirou o guarda-redes, que dá pouco importância às estatísticas. "Seria ótimo não sofrer golos, mas o importante é conseguir os três pontos em cada jogo e alcançar o objetivo traçado", vincou o famalicense à margem de uma homenagem do clube aos ex-guarda-redes Armando e Cesário.
Depois de uma época como titular indiscutível, Quim vê-se agora com o estatuto de suplente e admitiu que "não contava" recebê-lo no começo da temporada. A chegada de Beto acabou por atirar o veterano guardião para o banco, onde diz estar a aguardar serenamente por uma oportunidade. "Infelizmente para mim, o treinador [José Peseiro] não tem optado por mim, mas procuro trabalhar diariamente para jogar. Muitos treinadores optam por colocar a j ogar na Taça de Portugal quem não joga no campeonato. Eu só posso dizer que estou preparado para jogar com o Leixões, o Manchester United... Os que o treinador entender", referiu Quim, que não considera a perda da titularidade no Braga como "o fim de um ciclo". "É uma fase em que não estou a jogar, mas tenho trabalhado da mesma forma que na época passada, em que joguei, fiquei em terceiro e fiz a época que fiz. São opções do treinador; mas sinto-me com capacidade para jogar mais dois ou três anos ao mais alto nível", afiançou o guardião, de 36 anos, antes de confidenciar ter "um relacionamento normal com Beto".


"Nunca vou dizer não à Seleção Nacional"

Quim está ciente que "não jogando torna-se impossível voltar à Seleção Nacional", mas o guarda-redes recusa colocar um ponto final na ligação à equipa das Quinas. "Enquanto jogar terei sempre o objetivo de regressar", disse o internacional luso, que aposta numa "vitória de Portugal na Rússia e no apuramento para o Mundial'2014" e até elogia o atual homem da baliza. "O Rui Patrício é um ótimo guarda-redes e, se o treinador o escolhe, é porque é o melhor".


FUTURO DE ARTUR JORGE NAS MÃOS DE SALVADOR

Após nove jornadas sem vencer, o futuro de Artur Jorge (na foto) à frente dos destinos do Braga B é cada vez mais incerto. Os responsáveis do clube não estão satisfeitos com o rendimento da equipa, mas ontem ainda não tinham definido se partem para a troca do treinador ou se lhe dão um voto de confiança, uma vez que estão à espera do veredicto de António Salvador. Como o presidente da SAD se encontra fora do país a tratar de assuntos relativos às empresas que dirige, é bem provável que Artur Jorge ainda oriente a equipa no jogo-treino que os "Bês" vão realizar amanhã, com a seleção de sub-19.


JOGO DA TAÇA AINDA SEM HORA DEFINIDA

A FPF acedeu ao pedido do Braga para antecipar o jogo da III eliminatória da Taça de Portugal, com o Leixões, para 19 de outubro (sexta-feira). No entanto, o encontro ainda não tem um horário estipulado. Na base desta indefinição está a televisão encarregue de transmitir a partida, uma vez que o Benfica também solicitou ao organismo que tutela o futebol em Portugal para jogar no mesmo dia, de forma a preparar com mais tempo o embate da Liga dos Campeões.


BETO COM GESTO SOLIDÁRIO

O futebol tem estado muitas vezes ligado a causas solidárias e ontem Beto fez a felicidade de uma jovem criança com deficiência psicomotora que assistia à sessão de trabalho orientada por Paulo Bento. Atento ao jovem fã, o guarda-redes do Braga dirigiu-se na sua direção e decidiu oferecer-lhe uma bola, motivando um rasgado sorriso.


O JOGO

brigada da relote


Bruno3429

Douglão com mialgia
Por Redação

O plantel do SC Braga realizou esta terça-feira um treino à porta fechada, no qual José Peseiro já não contou com os vários internacionais que estão ao serviço das respetivas seleções.

Beto, Custódio, Ruben Micael, Ruben Amorim e Éder, todos chamados por Paulo Bento para os jogos com a Rússia e a Irlanda do Norte, não estiveram à disposição do treinador, tal como Elderson (Nigéria), Djamal (Líbia) e Zé Luís (Cabo Verde).

Douglão apresentou dores (mialgia) na perna direita e efetuou tratamento no final do treino, no qual Carlão e Alan realizaram tratamento e treino condicionado no relvado.

Guilherme e Mauro trabalharam com o plantel principal, bem como Tiago Sá, guarda-redes dos juniores.

Para a manhã desta quarta-feira está previsto novo treino e uma visita a uma escola do concelho.

A Bola

JotaCC

Sp. Braga: «Não nos preocupa o atraso, são só 3 pontos»
[/b]Mossoró avisa que a equipa não pode é voltar a perder pontos em casa

Com o empate em casa este domingo frente ao Olhanense, o Sp. Braga viu os líderes do campeonato, F.C. Porto e Benfica descolarem, mas isso não parece afetar o plantel.

«Não nos preocupa. São três pontos de diferença só. Estamos no início do campeonato e já jogámos com o Benfica em casa deles. Estão a três pontos, tudo pode acontecer ainda. Temos um longo campeonato pela frente», garante Mossoró.

Ainda assim, o jogador arsenalista avisa que o resultado de domingo não deve repetir-se. «Não podemos é vacilar. Não podemos perder pontos em casa que no final podem fazer-nos falta».

No final da 6ª jornada, o Sp. Braga está em terceiro lugar com 11 pontos, antecedido por F.C. Porto e Benfica ambos com 14.

MAIS FUTEBOL