News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/10

Started by JotaCC, 06 de October de 2012, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Dar sequência às vitórias

Quase a cem por cento. José Peseiro tem apenas uma baixa no plantel do Sp. Braga para a recepção ao Olhanense, amanhã, em jogo da 6.ª jornada da Liga Portuguesa. Depois do triunfo para a Liga dos Campeões - a meio da semana, na Turquia, frente ao Galatasaray - a equipa bracarense quer dar sequência ao registo vitorioso obtido em Guimarães, na última ronda do campeonato [2-0].

No pensamento arsenalista está também fazer esquecer, por completo, o resultado inesperado da época passada, quando o campeonato caminhava para o final e o Sp. Braga se viu afastado, em definitivo, do segundo lugar fruto da derrota caseira com a equipa de Olhão, por 2-1.

Para o jogo de amanhã, Peseiro poderá contar com Ismaily. O lateral - que foi substituído nos instantes finais do jogo em Istambul e causou apreensão - está integrado sem limitações no plantel. O brasileiro estará, assim, à disposição de Peseiro para o reencontro a equipa que representou nas duas últimas épocas.
Em sentido inverso está Carlão. O avançado continua a treinar condicionado, dividindo o trabalho entre ginásio e o relvado. Jogo entre Sp. Braga e Olhanense é às 16.30 horas.



Sp. Braga volta a ser o mais representado na selecção nacional

O Sp. Braga volta a ser o clube mais representado na selecção nacional. Beto, Custódio, Rúben Amorim, Rúben Micael e Éder foram chamados de novo por Paulo Bento para os jogos com Rússia e Irlanda do Norte, da fase de qualificação para o Mundial de 2014.
A par dos cinco convocados para a selecção portuguesa, juntam-se Zé Luís, Djamal e Elderson, também chamados às respectivas selecções.

Na convocatória de Portugal, a principal novidade é Luís Neto, central de 24 anos que esta época trocou o Nacional pelo Siena.

Os convocados são os seguintes:

Guarda-redes: Beto (Sp. Braga), Eduardo (Istambul BB) e Rui Patrício (Sporting)
Defesas: Bruno Alves (Zenit), Fábio Coentrão (Real Madrid), Sereno (Valladolid), Miguel Lopes (FC Porto), João Pereira (Valência), Pepe (Real Madrid) e Luís Neto (Siena)
Médios: Custódio (Sp. Braga), João Moutinho (FC Porto), Miguel Veloso (Dínamo Kiev), Raúl Meireles (Fenerbahçe), Rúben Amorim (Sp. Braga) e Rúben Micael (Sp. Braga)
Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Hélder Postiga (Saragoça), Nani (Manchester United), Pizzi (Corunha), Nélson Oliveira (Corunha), Varela (FC Porto) e Éder (Sp. Braga).
Portugal defronta a Rússia em Moscovo (dia 12) e recebe, quatro dias depois, a Irlanda do Norte, no Estádio do Dragão.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Carrossel de Peseiro
TREINADOR ALTEROU SEMPRE O ONZE

José Peseiro pode voltar a mexer no onze no jogo de amanhã, mas isso até nem é notícia em Braga, pois o treinador ainda não apresentou a mesma equipa em dois jogos consecutivos.

Aliás, nos 9 jogos oficiais já disputados José Peseiro não teve qualquer problema em assumir declaradamente uma cuidada gestão dos recursos humanos que tem à sua disposição, operando um total de 33 mexidas.

A única vez em que o técnico, de 52 anos, foi mais comedido neste peculiar aspeto, foi precisamente após o jogo da abertura do campeonato, no Estádio da Luz, em que o empate a duas bolas acabou por ser positivo e o onze estava a ser rotinado para o ciclo de dois jogos iniciais, sendo a Udinese incluída no mesmo "pacote" da Luz.


Luís Filipe: «Sp. Braga é uma equipa fortíssima»
LATERAL CONHECE BEM OS MINHOTOS

O lateral-direito Luís Filipe, de 33 anos, está a renascer esta época: depois de um ano marcado pelas lesões, tem vindo a subir de forma no Olhanense.
"Sou o mesmo Luís Filipe de sempre: sem lesões e jogando de forma continuada, algo que não sucedeu na última campanha e, felizmente, está a ocorrer agora, é natural que as boas exibições venham atrás", explica.

RECORD

JotaCC

"ESPREMIDO, ALAN DÁ SUMO ATÉ DIZER CHEGA"

Nada surpreendido com a retoma de Alan, treinador diz que o extremo tem o condão de se reinventar. "Agora é mais consistente", caracteriza

Desde finais de setembro que Alan tem o privilégio de dizer 33 quantas vezes lhe apetecer e não se pense que o capitão do Braga o faz em visitas repetidas ao médico. Por aí, os adeptos bem podem descansar: o capitão do Braga vende saúde e também não virou hipocondríaco desde o seu 33º aniversário. A crise era outra: prendia-se com o seu sub-rendimento em campo e tão depressa apareceu como passou à história, como se verificou nos jogos com o Vitória e o Besiktas. "Se alguém pensou que o Alan estava acabado como jogador, só pode sofrer de uma doença qualquer", sugere Manuel Cajuda, uma autoridade incontornável no futebol português quando se fala de Alan, entre muitos outros temas. "Conheço-o como conheço as minhas mãos. Tem uma capacidade técnica invulgar e uma inteligência que não é muito própria da vulgaridade dos jogadores", descreve.

Juntos, primeiro no Marítimo e depois no Vitória de Guimarães, Cajuda e Alan significaram fórmulas explosivas para os adversários. As tais quebras de ritmo também surgiram."Está a perder
algumas características e o modelo de jogo da equipa deve compensá-las cediam, mas o extremo dava sempre a volta por cima. "Como é um jogador de elevado rendimento, qualquer quebra momentânea tem o seu impacto. Sendo apoiado e motivado, passa logo. Olhe, bem espremido, dá sumo até dizer chega e sempre doce", sustenta o treinador, embora admitindo que o extremo já não é propriamente o mesmo de há cinco anos. "Tem a arte de se transformar e está para durar. Antes, era mais rápido e intenso; agora, é mais científico e consistente. São características de um jogador refinado", explica.
Somados esses adjetivos a uma técnica "superevoluída" e a "uma inteligência tática perfeita", Alan não desaparecerá tão cedo da equipa. "É uma boa dor de cabeça, mas é preciso estar atento. Está a perder algumas características e o modelo de jogo da equipa deve compensá-las. Há que contabilizar bem o que o Alan está a perder e a ganhar; caberá ao treinador aproveitar a soma dos fatores que cada jogador oferece", observa, assegurando, porém, que a essência de Alan sempre resistiu à erosão do tempo. "Tem uma característica pessoal enorme: é um homem com dez H grandes na horizontal pela humildade que tem no trabalho. E quando realço essa humildade não quero dizer que ele se limita a aceitar o mínimo. É humilde por saber lutar sempre pelo máximo. E isto é fantástico", argumenta.


Um pouco de "recreio" também ajuda a ganhar

Sentado no banco de suplentes até ao fim do jogo com o Rio Ave, Alan (na foto) teve o resguardo adequado para superar um inesperado mini-ciclo de quebra de forma. Na jornada seguinte, num duelo escaldante com o rival Vitória de Guimarães, ao ser utilizado de início, deixando o relvado somente no fim do jogo, percebeu-se logo qual era a anterior intenção de José Peseiro. "Por vezes, não jogando faz-se um grande jogo. Por vezes, ficando de fora dá-se um passo interessante para voltar à equipa depressa. Cada vez mais estamos na época da humanização do treino, que é muito mais do que treinar intensamente. Como os jogadores não são máquinas, o repouso, o descanso e até ficar de fora são armas importantes", avalia Manuel Cajuda, aplaudindo a opção do companheiro de profissão. "Os níveis de exigência são tão elevados que qualquer jogador precisa de um recreio, de modo a aliviar o stress. O ficar de fora fez bem ao Alan", sentencia.


> Invulgar
Se alguém pensou que o Alan estava acabado como jogador, só pode sofrer de uma doença qualquer. Conheço o Alan como conheço as minhas mãos: tem uma capacidade técnica e inteligência invulgares"


> Científico
Está para durar, não com as características de há cinco anos, mas com outras muito melhores. Tem a arte de se saber transformar. Antes, era mais rápido e intenso; agora, é mais científico e consistente"


> Humilde
Não é humilde por aceitar o mínimo, é humilde por saber lutar pelo máximo. E isto é fantástico"


Onde falha a TV filma o telemóvel

Scouting do Braga não se limita a gravar os jogos dos adversários na Champions. Peseiro quer ver tudo

Oprincípio da surpreendente vitória do Braga em Istambul, contra o todo-poderoso Galatasaray não se resumiu ao pontapé de saída do jogo, por indicação do árbitro norueguês Tom Hagen. Além do esforço despendido durante os 94 minutos de jogo, houve muito trabalho de campo desenvolvido sempre à porta fechada, à exceção dos primeiros 15 minutos abertos à comunicação social no Turk Telekom Arena, em vésperas da grande noite europeia, e num intervalo temporal ainda mais dilatado (cerca de duas semanas) muitas horas a visionar gravações de jogos do campeão turco a partir de transmissões televisivas e de imagens gravadas, em, simultâneo, pelos "smartphones" dos profissionais do departamento de scouting do Braga, que se fez representar em Old Trafford na primeira jornada do Grupo H da Liga dos Campeões para não perder pitada do jogo Manchester United-Galatasaray (1-0).
Pode parecer uma redundância tanto atropelo de imagens, mas na hora de sistematizar a informação recolhida em programas estatísticos dedicados ao futebol tudo faz sentido, pois há pormenores que escapam às câmaras da televisão, que só filmam as movimentações dos jogadores com bola.. . Em qualquer jogo televisionado, há sempre uma zona cinzenta que é ignorada e, por esse motivo, o clube não abdica de enviar observador analistas atentos aos tais pormenores "escondidos". Percebe-se agora por que razão José Peseiro afirmou que "não foi necessário pedir ajuda" à legião de portugueses emigrados no futebol turco para conhecer os segredos do Galatasaray. Em vez de recorrer ao técnico Carlos Carvalhal ou aos jogadores Hugo Almeida, Ricardo Quaresma, Manuel Fernandes, Raul Meireles e Eduardo.


ARTUR JORGE TREMIDO NA EQUIPA B

A continuidade de Artur Jorge no comando da equipa B está mais do que nunca dependente de uma vitória em Penafiel, o que ainda não sucedeu esta época. Em risco de cair na zona de despromoção na II Liga, o Braga B soma apenas cinco pontos e a SAD entende que o investimento de um milhão de euros justifica uma campanha melhor. À margem deste caso, o ex-treinador dos guarda-redes, Rui Correia, assinou o acordo de rescisão do contrato que o ligava ao clube, válido até 2014.


LULA DA SILVA É O 13 DO SATÉLITE GRÉMIO OSASCO

Em campanha eleitoral pelo Partido dos Trabalhadores, Lula da Silva deu um pulo até Osasco (Estado de São Paulo) na passada terça-feira para apoiar a candidatura de Jorge Lapas a prefeito da cidade e, num comício, teve como prenda a camisola 13 do Grémio Osasco, com quem o Braga assinou, em meados de setembro, um contrato de parceria. Ora, só pelo mediatismo e projeção, o Braga já saiu a ganhar, pois o "jersey" oferecido ao ex-Presidente da República do Brasil já vinha estampado o emblema arsenalista à frente e o nome do clube atrás, a meias com o do Grémio Osasco.



OLHANENSE

Os jogadores do Olhanense levam hoje para o Minho a certeza de que é possível pontuar no Estádio AXA, servindo-se de um exemplo da época passada, quando os golos de Cauê e Dady superaram o de Nuno André Coelho e carimbaram uma saborosa vitória. Tratou-se então do segundo triunfo de sempre dos algarvios na casa dos bracarenses, a juntar a quatro derrotas e um empate, no total das sete partidas lá disputadas até hoje. Mas desde que voltou ao escalão principal, nas derradeiras três épocas, foi essa a única vez que o onze de Olhão somou pontos frente aos arsenalistas.
Noutro âmbito, Sérgio Conceição anuncia hoje os convocados e fará a antevisão do jogo ao fim da manhã, antes da viagem para o Norte, sabendo-se já que Fernández está lesionado. Abaixa não é muito relevante, uma vez que o argentino emprestado pelo Benfica chegou sem ritmo e fora de forma, pelo que ainda não se estreou com a camisola rubro-negra.

O JOGO

Bruno3429

Lula da Silva já é adepto do Braga brasileiro
Por António Casanova

Luís Inácio Lula da Silva, popular e mundialmente (re)conhecido por Lula, foi presidente do Brasil de 1 de janeiro de 2003 a 31 de dezembro de 2010.

Como brasileiro que se preze, adora futebol e é apaixonado adepto do Corinthians. Mas desde ontem, depois de ter recebido do prefeito local, Emídio de Souza, a camisola do clube, também se assume como torcedor do Grêmio Esportivo Osasco/SC Braga, que é como agora se denomina o emblema com quem os arsenalistas assinaram, há um mês, uma parceria que, entre outras coisas, garante o direito de preferência sobre os atletas da equipa brasileira, a militar na série A2 do campeonato paulista, com a originalidade de o símbolo do SC Braga surgir em relevo na parte da frente da camisola.

Criado em 2007 e sediado em Osasco, o clube tem no gigante banco Bradesco o principal pilar financeiro.

A Bola

brigada da relote


Bruno3429

O meu objetivo é conquistar um título para o Braga» - Alan
Por António Casanova

Alan disse este sábado que uma das suas metas enquanto jogador é triunfar no SC Braga, conquistando títulos para o clube minhoto.

«Todos os jogadores têm objetivos e o meu é conquistar um título ao serviço do Sporting de Braga. Trabalhamos com esse fim em vista e acredito que será possível concretizar este desejo», afirmou Alan.

O jogador, que juntamente com Mossoró e Carlão apadrinhou esta manhã a abertura da nova época das escolinhas do SC Braga, no Estádio 1.º de Maio, falou também da importância da equipa para as camadas mais jovens:

«Os jogadores do SC Braga têm um papel muito importante também na sociedade e todos somos uma referência para os miúdos que aqui estão, a perseguir o sonho de um dia se tornarem profissionais como nós.»

Sobre jogo de amanhã com o Olhanense, o jogador apontou à conquista dos três pontos. «Vamos jogar para ganhar. A melhor forma de o fazer é naturalmente marcar mais golos que o adversário», declarou.

Alan comentou também o desempenho da equipa na Liga dos Campeões, considerando que o SC Braga está empenhado em vencer na Europa: «A Champions League é onde estão os melhores clubes e os melhores jogadores. Começámos mal, a nossa campanha, com uma derrota em casa, frente ao Cluj, mas já demos a volta e retificámos esse resultado com o triunfo obtido na Turquia frente ao Galatasaray. Queremos também deixar a nossa marca nesta competição.»

A Bola

JotaCC

Alan: «Estamos na luta»
COMENTOU CAMPANHA NA CHAMPIONS

Alan mostrou-se este sábado determinado em ajudar o Sp. Braga a alcançar o sucesso nesta temporada, ele que lamentou o mau arranque na Champions, apesar de realçar que a equipa está na luta pelo apuramento.

"Entrámos mal na competição com a derrota frente ao Cluj, mas depois demos a volta à situação com o triunfo no terreno do Galatasaray. Estamos na luta", afirmou o capitão minhoto, este sábado, à margem da apresentação das escolinhas do Sp. Braga.

"Trabalhamos sempre para alcançar mais e o nosso objetivo passa por ganhar títulos", frisou Alan.

O extremo brasileiro deu ainda a receita "simples" para os minhotos vencerem o Olhanense na próxima jornada da Liga: "Marcar mais golos do que eles".

Para terminar, garantiu que a má fase a nível individual do início da temporada já está ultrapassada. "As coisas nem sempre correm como gostamos. O futebol é mesmo assim", atirou.

Ronaldo e Romário como referências de Alan
CRAQUE ESTEVE NA APRESENTAÇÃO DAS ESCOLINHAS

O capitão do Sp. Braga, Alan, esteve este sábado presente na apresentação das escolinhas do clube, numa iniciativa que decorreu no estádio 1.º de Maio e que contou também com a presença de Carlão e Mossoró.

O extremo brasileiro saudou a iniciativa e garante que gostava de também ter participado em ações semelhantes no início da carreira, revelando ainda que os compatriotas Ronaldo e Romário foram as inspirações da sua juventude.

"Ronaldo e Romário são dois jogadores que lutaram muito, começaram por baixo e ganharam muita coisa", afirmou Alan.

"Quando eu era pequeno também gostava de ter tido este tipo de iniciativas e, por isso, gosto muito de estar aqui. Quando era pequeno fui apoiado por muitos e felizmente cheguei onde cheguei. Sou um exemplo como todos", frisou.

Para além dos três jogadores do plantel minhoto, também o administrador da SAD João Gomes esteve presente no evento que reuniu cerca de 220 crianças.

RECORD

JotaCC

Alan: «O meu objetivo é conquistar um título no SC Braga»

Depois de algumas épocas à procura de rumo, Alan acabou por pousar em Braga em 2008 de onde não voltou a sair. A cumprir a quinta temporada nos arsenalistas, o brasileiro de 33 anos confessa que o grande sonho passa por conquistar um título ao serviço do SC Braga.

«Todos os jogadores têm objetivos e o meu é conquistar um título ao serviço do SC Braga. Trabalhamos com esse fim em vista e acredito que será possível concretizar este desejo», disse Alan, este sábado, à margem do arranque da nova época das escolinhas do SC Braga, no Estádio 1º de Maio.

O extremo brasileiro falou também do percurso da equipa na Liga dos Campeões, depois da vitória por 0x2 sobre o Galatasaray em Istambul.

«A Champions League é onde estão os melhores clubes e os melhores jogadores. Começámos mal, a nossa campanha, com uma derrota em casa, frente ao Cluj, mas já demos a volta e retificámos esse resultado com o triunfo obtido na Turquia frente ao Galatasaray. Queremos também deixar a nossa marca nesta competição.»

Quanto ao próximo jogo da Liga ZON Sagres, frente ao Olhanense, Alan aponta unicamente à vitória: «Vamos jogar para ganhar. A melhor forma de o fazer é naturalmente marcar mais golos que o adversário», sintetizou.

ZEROZERO

JotaCC

ALAN
"Espero conquistar um título"

Extremo brasileiro falou das ambições para a nova época, na qual tem o desejo de erguer um troféu.
Alan evidencia satisfação pelo bom momento do Braga, reforçado com o triunfo frente ao Galatasaray, na Turquia. "A Liga dos Campeões está a ser o que esperávamos. É uma competição difícil, entrámos mal mas conseguimos dar a volta e estamos na luta", referiu o jogador.

Admirador de Ronaldo, o fenómeno, e Romário, ex-jogadores que eram os "ídolos de infância" do jogador bracarense e colecionaram títulos na carreira, Alan mostra-se esperançado em erguer um troféu pelos arsenalistas. "Trabalhamos sempre para conquistar títulos. O meu objetivo é ainda conquistar um título", garantiu.

As declarações foram proferidas à margem da apresentação das escolinhas do Braga, onde Alan esteve com Mossoró e Carlão. O evento teve lugar no Estádio 1º de Maio e contou com a presença de 250 crianças.


O JOGO

JotaCC

«O nosso objetivo passa por ganhar títulos»

Brasileiro está concentrado em ajudar o Braga a chegar às conquistas.
Alan, jogador do Sporting de Braga, elogia o trajeto da equipa esta época e promete trabalho para chegar aos tão ansiados títulos pelos minhotos.

«Entrámos mal na competição com a derrota frente ao Cluj, mas depois demos a volta à situação com o triunfo no terreno do Galatasaray. Estamos na luta. Trabalhamos sempre para alcançar mais e o nosso objetivo passa por ganhar títulos», terminou Alan.

SAPO DESPORTO

Bruno3429

«Para ganhar títulos temos que ser melhores que os outros» - José Peseiro
Por António Casanova

José Peseiro já fez o lançamento do jogo frente ao Olhanense, programado para este domingo à tarde. O objetivo do técnico do SC Braga é ver a equipa somar mais três pontos para se manter nos lugares de topo, antes de nova paragem de duas semanas da Liga, por causa dos compromissos das seleções e da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

- Se antes do jogo da Turquiaa equipa já estava motivada, depois do triunfo em Istambul a motivação será agora consideravelmente superior, verdade?-
Motivação a equipa teve e tem sempre. Estar num clube como o SC Braga e ter os objetivos que o SC Braga tem, não há outra possibilidade que não seja estarmos sempre motivados. Mas, nesta altura, estamos é muito mais confiantes, com certeza.

- Qual a melhor forma de abordar a jornada que se segue?-
Os jogos sempre se ganham no relvado, logo, convém que estejamos concentrados e determinados. É fundamental saber o que é que nós somos e o que nós podemos fazer. Já temos algum tempo de trabalho juntos e queremos colocar em jogo o que fazemos melhor neste momento: impor a nossa organização e, ao mesmo tempo, ter em atenção as características da Olhanense, que vem de um ciclo de três derrotas, duas delas sofridas com alguma dose de infelicidade, pois vi os seus jogos e não me parece que tenham sido inferiores ao V. Setúbal e ao Nacional. Isto, sem falar do jogo com o FC Porto, em que até conseguiram reagir e fazer boa recuperação depois de estarem a perder. Tem boa é equipa organizada à imagem do seu treinador, há uma ideia de jogo e que até agora não está a ter pontos, mas vai fazer mais pontos mas não queremos que comece amanhã essa recuperação

- Que dificuldades espera, então, encontrar do lado do Olhanense?-
O Olhanense tem boa equipa, é muito organizada, à imagem do seu treinador, há claramente uma ideia de jogo definida. É, igualmente, uma equipa que defende bem, que se aventura e arrisca, tem uma transição ofensiva forte, joga com critério, faz as coisas com método e certamente tentará reduzir o espaço para não conseguirmos jogar, para evitar situações de golo a nosso favor. O único problema do Olhanense é que não está a conseguir somar pontos, mas vai conquistá-los noutras alturas. Vamos é fazer tudo para que essa recuperação não comece amanhã.

- Éder tem estado em destaque nos últimos jogos. Esperava um rendimento tão elevado do seu atacante?
- Temos o Éder e mais avançados no plantel e a nossa expectativa é que joguem sempre bem. O Éder já tinha demonstrado valor, por isso, veio para o SC Braga e foi contratado antes mesmo de eu cá chegar. Se os responsáveis do clube não pensassem que era uma mais valia, não teria sido contratado. Não gosto de individualizar e lembro que as coisas estão a correr bem a ele e aos companheiros. Quando a equipa joga organizada, demonstra confiança e pratica bom futebol, as individualidades tiram claro partido disso. Ainda bem que o Éder está a jogar bem e a fazer golos.

- Esta manhã, na apresentação das escolhinhas do SC Braga, Alan disse ter o desejo de conquistar títulos pelo clube. E José Peseiro, também acredita que é possível fazer desta equipa a melhor? -
Fazer um melhor SC Braga?

Não, fazer do SC Braga o melhor da Liga?
Desde o início que dizemos que o SC Braga quer ganhar títulos, sabemos que há equipas com mais recursos, mas sabemos da valia dos nossos jogadores e que a equipa ainda tem condições para melhorar. Só que para ganhar títulos temos que ser melhores que os outros. Importante, no imediato, é vencer o Olhanense e somar os três pontos para estarmos nos primeiros lugares da Liga. E para ganhar temos que jogar bem e estar ao nível do que estivemos na Turquia. Ou melhor até.


«Futebol português precisa de um Sporting forte» - José Peseiro
Por António Casanova

A crise vivida pelo Sporting e o clássico que amanhã se joga no Dragão também foram temas lançados para a discussão na conferência de Imprensa de José Peseiro.

- Espera que o Sporting vença o FC Porto para assim tentar ultrapassar os dragões na classificação?- Não. Espero é ganhar ao Olhanense. Não vale a pena desviarmos a nossa atenção para qualquer outro jogo, as equipas estão todas próximas na tabela classificativa e mudar o foco é ir pelo caminho errado. Importante é estarmos focados não de forma obsessiva, mas de forma responsável, no jogo com o Olhanense.

- Como antigo treinador do Sporting que comentário lhe merece a saída de Sá Pinto?-
Sobre o Sporting, não me esqueço que passei lá um momento muito importante da minha carreira. Aliás, se não tivesse passado pelo Sporting, provavelmente, não estaria agora a treinar o SC Braga. O Sporting um clube grandioso, histórico, com uma enorme massa adepta e que tem importância muito grande no futebol português. Por isso mesmo, entendo o futebol português precisa de um Sporting forte. Não falo como sportinguista, mas como profissional de futebol. O meu clube é o SC Braga, no entanto, quero e desejo que o Sporting encontre o caminho da estabilidade porque, repito, é importante para o futebol nacional existir um Sporting forte, capaz de ultrapassar a turbulência que está a viver.

A Bola

JotaCC

Peseiro: jogadores «mais confiantes» depois das vitórias
Treinador quer frente ao Olhanense um Braga ao «nível que esteve na Turquia ou melhor»

O treinador do Sporting de Braga disse este sábadp que a equipa está mais confiante depois das últimas vitórias e só pensa em somar três pontos no domingo, na receção ao Olhanense, da sexta jornada da I Liga de futebol.

Os minhotos vêm de duas vitórias moralizantes, ambas fora de casa e pelo mesmo resultado (2-0): primeiro diante o rival Vitória de Guimarães, para o campeonato, e poucos dias depois frente ao Galatasaray, em Istambul, para a Liga dos Campeões.

José Peseiro admite que os jogadores «estão sempre motivados», mas depois destes triunfos «mais confiantes, com certeza».

O Olhanense vem de três derrotas consecutivas na I Liga e ocupa a penúltima posição na tabela classificativa, mas o técnico espera uma «equipa perigosa» e, por isso, quer um Braga «organizado, concentrado e determinado», ao «nível que esteve na Turquia ou melhor».

«É uma equipa à imagem do seu treinador [Sérgio Conceição], organizada, que defende bem, mas que se aventura e arrisca com critério, há uma ideia de jogo. Tem tido alguma infelicidade e até agora não tem obtido muitos pontos, mas vai fazer mais, só não queremos é que comece amanhã [domingo] a sua recuperação», afirmou.

Depois desta jornada, o campeonato volta a parar por causa dos compromissos da Seleção A e José Peseiro quer vencer para manter a posição na tabela classificativa (terceiro classificado, a um ponto do duo que comanda, FC Porto e Benfica).

«Estar nos primeiros lugares é mais importante que outra coisa qualquer, temos objetivos, jogamos em casa, queremos vencer e somar mais três pontos», resumiu.

Alan disse hoje de manhã, numa cerimónia que marcou o início de época das «escolinhas» do Sporting de Braga, que quer ganhar um título esta temporada. Confrontando com a ambição do «capitão» bracarense, o treinador lembrou que esse é o discurso desde que a pré-temporada começou.

«Desde o início que dissemos que o Braga quer ganhar títulos em Portugal. Sabemos que há equipas com mais recursos, mas sei da valia dos jogadores e da equipa do Braga e penso que poderá ser melhor do que é atualmente», disse.

Sporting de Braga, terceiro classificado, com 10 pontos, e Olhanense 15.º, com quatro, defrontam-se no domingo, com início às 16:30, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Jorge Tavares, de Aveiro.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Estar nos primeiros lugares é o mais importante para Peseiro

O treinador do Sporting de Braga afirmou este sábado que o mais importante para a equipa é estar nos primeiros lugares da tabela de classificação da Liga de futebol. José Peseiro referiu ainda que espera que a recuperação do adversário, o Olhanense, não comece já no domingo.
Antes de uma nova paragem no campeonato por causa da seleção de futebol, o técnico bracarense quer segurar a posição na tabela. À partida para esta sexta jornada, o Sporting de Braga está em terceiro e tem apenas menos um ponto do que Benfica e FC Porto.

"Estar nos primeiros lugares é mais importante que outra coisa qualquer, temos objetivos, jogamos em casa, queremos vencer e somar mais três pontos", assumiu José Peseiro.

Confrontado com o facto de Alan ter revelado esta manhã que o seu objetivo é conquistar o título ao serviço do Sporting de Braga, o treinador não se mostrou surpreendido: "Desde o início que dissemos que o Braga quer ganhar títulos. Sabemos que há equipas com mais recursos, mas sabemos da valia dos jogadores e penso que o Braga poderá ser melhor do que é atualmente. Só que para ganhar títulos temos que ser melhores que os outros. Importante, no imediato, é vencer o Olhanense e somar os três pontos para estarmos nos primeiros lugares da Liga".

Em relação ao jogo de domingo, Peseiro admitiu que o plantel está "mais confiante" depois das vitórias fora de casa por 2-0 sobre o Vitória de Guimarães, para o campeonato, e sobre o Galatasaray, para a Liga dos Campeões.

O facto de o adversário desta ronda vir de três derrotas consecutivas na Liga e ocupar a penúltima posição foi desvalorizado por Peseiro, que preferiu classificar o Olhanense como uma "equipa perigosa" e pediu um Sporting de Braga "organizado, concentrado e determinado", ao "nível que esteve na Turquia ou melhor".

O treinador 'arsenalista' espera do outro lado do campo uma "equipa à imagem do seu treinador [Sérgio Conceição], organizada, que defende bem, mas que se aventura e arrisca com critério, há uma ideia de jogo". "Tem tido alguma infelicidade e até agora não tem obtido muitos pontos, mas vai fazer mais, só não queremos é que comece domingo a sua recuperação", atirou.

O Sporting de Braga recebe o Olhanense no domingo, às 16h30, numa partida com arbitragem de Jorge Tavares, de Aveiro.

RTP

JotaCC

JOSÉ PESEIRO
"Sempre disse que queremos ganhar títulos"

Embora recorde que há equipas com outros recursos, José Peseiro não muda o discurso e garante que o Braga procura troféus. Mas primeiro há que ganhar ao Olhanense.

Vencer o Olhanense é crucial na opinião de José Peseiro. "A importância da vitória com o Olhanense é continuarmos nos primeiros lugares da Liga. Perder e estar muito tempo parado é mais doloroso", referiu o treinador, recordando que o campeonato volta a ter uma pausa, dando lugar ao apuramento para o Mundial do Brasil.

"Jogamos em casa e queremos conquistar mais três pontos. Temos de jogar bem, ao nível do que estivemos contra o Galatasaray, ou melhor", avisou.

Questionado sobre a luta do Braga pela conquista de títulos, Peseiro relembra que "há equipas com mais recursos". "Mas sei do valor que esta equipa tem", acrescentou de imediato. "Sempre disse que este Braga quer ganhar títulos", rematou.


"Futebol português precisa de um Sporting forte"

A passagem por Alvalade, onde treinou em duas temporadas, foi importante em termos de carreira, garante.
Relacionadas
"Sempre disse que queremos ganhar títulos"
Treinador do Sporting durante duas temporadas, José Peseiro realça a importância de, em termos de carreira, ter passado por Alvalade e fala da necessidade de o nosso futebol ter os leões em força. "Passei pelo Sporting, foi um momento importante da minha carreira. Se não tivesse passado por lá, provavelmente não estaria agora aqui", começou por dizer, na conferência de antevisão do jogo do Braga com o Olhanense.

"É um clube grandioso, histórico, com uma enorme massa adepta. Sou bracarense e não sportinguista, no entanto o futebol português precisa de um Sporting estável e forte", acrescentou.

Quanto à saída de Sá Pinto, José Peseiro optou por não fazer comentários.

O JOGO

JotaCC

José Peseiro
"Faz falta ao futebol português um Sporting forte"
O treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, desejou neste sábado que o Sporting, clube que já orientou, "encontre estabilidade e confiança porque faz falta ao futebol português um Sporting forte".

Instado na qualidade de antigo treinador dos 'leões' sobre a recente saída de Ricardo Sá Pinto do comando técnico da equipa 'leonina', José Peseiro frisou que foi um "momento importante" da sua carreira ter sido treinador do Sporting (em 2004/05, tendo sido demitido pouco depois da época 2005/06 ter começado).
"Não tenho dúvidas que se não tivesse passado por lá, não estava cá [em Braga], porque, mesmo sem ganhar, o meu trabalho foi valorizado. O Sporting é um clube grandioso, histórico, com uma massa associativa muito grande, tem uma importância muito grande no futebol português", afirmou.
Peseiro, que falava na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Olhanense, da sexta jornada da I Liga, desejou que o clube de Alvalade "encontre estabilidade e confiança porque faz falta ao futebol português um Sporting forte".
"O Sporting é um clube histórico e não pode, de maneira nenhuma, viver sistematicamente momentos perturbados", reforçou.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

José Peseiro: «Queremos ganhar para continuarmos nos primeiros lugares»

José Peseiro fez a antevisão ao encontro do SC Braga com o Olhanense e apontou à conquista dos três pontos antes de mais uma paragem do campeonato.

«Queremos vencer o Olhanense para continuarmos nos primeiros lugares do campeonato. Perder e estar muito tempo parado é mais doloroso», afirmou o treinador dos bracarenses, que quer um SC Braga ao nível daquele que levou a melhor a sobre o Galatasaray.

«Jogamos em casa e queremos conquistar os três pontos. Temos de jogar bem e estar ao nível, ou até melhor, daquele em estivemos frente ao Galatasaray», acrescentou, demonstrando, uma vez mais, a vontade em ganhar títulos pelos arsenalistas.

«Há equipas com mais recursos do que nós na luta pelo título. Mas sei o valor que esta equipa e estes jogadores têm e sempre disse que este SC Braga quer ganhar títulos», atirou.

O atual momento do Sporting também foi motivo de conversa na conferência de imprensa de José Peseiro. O treinador dos minhotos lembrou a sua passagem por Alvalade e defende a existência de um Sporting forte para bem do futebol português.

«Passei pelo Sporting e esse foi um momento importante na minha carreira. Se não tivesse passado por lá, se calhar hoje não estaria aqui no SC Braga. É um clube grande, com muita história e com uma enorme massa adepta. Hoje sou bracarense mas o futebol português precisa de um Sporting forte e estável».

ZEROZERO

Bruno3429

Alan lesionou-se e falha jogo com o Olhanense

Alan é a grande ausência no SC Braga para a receção ao SC Olhanense, este domingo, na 6ª jornada da Liga ZON Sagres. O capitão dos arsenalistas lesionou-se no último treino e não foi convocado por José Peseiro.

O técnico do SC Braga chamou 20 jogadores para o desafio com os algarvios, agendado para as 16h30 de amanhã.

Zerozero

JotaCC

Alan de fora; Elderson regressa

A ausência de Alan, por problemas físicos, e o regresso de Elderson são as principais novidades na lista de convocados do SC Braga para a partida frente ao Olhanense.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Beto;

Defesas: Nuno coelho, Baiano, Elderson, Vinicius, Salino e Ismaily e Douglão;

Médios: Ruben Amorim, Mossoró, Ruben Micael, Djamal, Hugo Viana e Hélder Barbosa;

Avançados: Paulo César, Éder, José Luis e Michel.


Depois de seis ao Benfica, Leões Porto Salvo marcam sete ao SC Braga

O Leões de Porto Salvo segue invicto no campeonato nacional de futsal (seis jogo e seis vitórias). Depois de, a meio da semana, ter ganho ao Benfica por 6-4, este sábado voltou a marcar bastantes golos, tendo ganho ao SC Braga por 7-2.

Dos nove golos do encontro apenas um foi marcado na primeira parte, por Pupa. Na segunda metade, uma enxurrada de golos. Para a equipa de Porto Salvo marcaram Nuças, Diogo Santos, novamente Pupa, Jota e Ré. Nené e Jefferson apontaram os golos dos bracarenses.

Independentemente dos resultados deste domingo de Sporting e Benfica, o Leões de Porto Salvo já sabe que se manterá na liderança do campeonato, em virtude de ter um jogo a mais.

A BOLA

JotaCC

Sp Braga-Olhanense (antevisão): ficar no topo ou sair do fundo
O terceiro classificado defronta o penúltimo

O Momento

Sp. Braga:

Depois de um período menos bom, os minhotos recuperaram a confiança após duas vitórias por 2-0: primeiro frente ao V. Guimarães, para o campeonato, e poucos dias depois frente ao Galatasaray, em Istambul, para a Liga dos Campeões. Este domingo, o objetivo de José Peseiro é vencer para se manter junto aos líderes do campeonato.

Olhanense:

O Olhanense vem de três derrotas consecutivas na I Liga e ocupa a penúltima posição na tabela com apenas quatro pontos: uma vitória frente ao Estoril e um empate com a Académica. Sérgio Conceição sabe que precisa de começar a somar pontos, sob pena de o seu futuro e o do Olhanense se tornarem muito complicados.

Ausências:

Sp. Braga: Carlão e Alan lesionado.

Olhanense:

Discurso direto:

José Peseiro: «Estar nos primeiros lugares é mais importante que outra coisa qualquer, temos objetivos, jogamos em casa, queremos vencer e somar mais três pontos. O Olhanense é uma equipa à imagem do seu treinador, organizada, que defende bem, mas que se aventura e arrisca com critério, há uma ideia de jogo. Tem tido alguma infelicidade e até agora não tem obtido muitos pontos, mas vai fazer mais, só não queremos é que comece amanhã [domingo] a sua recuperação.»

Sérgio Conceição: «Nós queremos inverter [o mau ciclo de resultados]. Temos de olhar para a frente, trabalhar e ter consciência do que podemos fazer. Mais tarde ou mais cedo, pela qualidade que demonstrámos nos últimos jogos, pela vontade, pelas oportunidades que tivemos, as coisas vão mudar em relação aos resultados finais dos jogos».

Histórico de confrontos:

Contabilizam-se 16 encontros em Braga entre estas duas equipas. Dois jogos resultaram em empate, os algarvios ganharam 5 e os minhotos, com uma clara vantagem, ganharam 9. Na época passada, o Olhanense foi a Braga vencer por 2-1.

Equipas prováveis:

Sp. Braga: Beto; Baiano, Douglão, Paulo Vinícius e Elderson; Custódio e Hugo Viana; Rúben Amorim, Mossoró e Rúben Micael; Éder.

Outros convocados: Quim, Nuno André Coelho, Ismaily, Salino, Paulo César, Hélder Barbosa e Michel, Djamal, Zé Luís

Olhanense: Ricardo; Luís Filipe, Maurício, Nuno Reis e Jander; Fernando Alexandre e Rui Sampaio; Targino, Rui Duarte e David Silva; Djaniny

Outros convocados: Bracali, Vasco Fernandes, André Micael, Babanco, Nuno Piloto, Abdi, Ivanildo, Evandro Brandão e Yontcha

MAIS FUTEBOL