News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/10

Started by JotaCC, 02 de October de 2012, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Espírito ganhador em Istambul

O Sp. Braga joga na Turquia muito do seu futuro na edição deste ano Liga dos Campeões. Depois da derrota frente ao Cluj na jornada inaugural H (0-2), os 'Guerreiros do Minho' têm hoje que recuperar perante o Galatasaray os pontos e os milhões perdidos em casa.

Uma tarefa que não se advinha fácil para os pupilos de José Peseiro. Pela frente os bracarenses têm uma equipa que é das mais tituladas do futebol turco, a única a ganhar títulos europeus (Taça UEFA em 1999 e a supertaça europeia em 2000 com dois golos de Mário Jardel), e que nesta segunda ronda da 'Champions', vai fazer tudo para conquistar os três pontos da vitória. Há 15 dias, em Old Trafford, o Galatasaray perdeu pela margem mínima (1-0) com o Manchester United, na teoria o grande favorito do Grupo H.

Os 'arsenalistas' que jogaram na Turquia no passado mês de Fevereiro, preparam-se para voltar a sentir o impressionante ambiente que se vive nos estádios deste país com adeptos fervorosos e ruidosos.
Um cenário que não deve intimidar o Sporting de Braga que já este ano - mas para a edição 2011/12 da Liga Europa - venceu o Besiktas no reduto destes, por uma bola a zero.

O Sporting de Braga surge agora na Liga dos Campeões com uma equipa mais compacta, ainda mais experiente. Peseiro tem hoje um plantel mais recheado de soluções em relação há uns meses atrás. É verdade que o Galatasaray não é o Besiktas. O adversário do Sporting de Braga é quase imbatível na Turk Telecom Arena e tem no seu plantel jogadores com larga experiência no futebol mundial casos de Muslera, Hamit Altintop, Eboué, Felipe Melo ou Elmander, para além do experiente treinador Fathi Terim.

O antídoto para os Guerreiros do Minho superarem os 'Leões de Istambul' tem de ter doses elevadas de concentração, confiança, sofrimento e espírito de entreajuda. Nenhum destes ingredientes é desconhecido dos jogadores bracarenses que sabem não poderem perder pontos perante um adversário que quer igualmente recuperar, desta vez perante os seus adeptos, do desaire sofrido em Manchester.
O Sp. Braga está de regresso à Turquia onde foi feliz por duas vezes, não existindo motivos para não pensar que não há duas sem três.
Nestas paragens, o Sp. Braga já despachou o Sivassport e o Besiktas.

José Peseiro: "Queremos vencer o jogo"

Apesar da qualidade do adversário, o treinador do Sp. Braga, José Peseiro, deixou claro que o jogo desta noite, em Istambul, frente ao Galatasaray, é para vencer.
"O Sp. Braga não começou bem a Champions. Gostaríamos de ter vencido o Cluj, mas o que interessa agora é estarmos concentrados e empenhados para amanhã [hoje] e não nas próximas jornadas europeias. Sabemos que o Galatasaray é grande equipa, mas queremos fazer um bom jogo e vencer aqui", sublinhou o treinador, na conferência de antevisão ao desafio da segunda jornada da Liga dos Campeões.

Lembrando que não pediram "informações ao Carlos Carvalhal" - técnico que conhece bem o futebol turco - Peseiro acrescentou que viu o jogo do Galatasaray em Old Trafford, frente ao Manchester United.
"O Galatasaray fez um grande jogo em Manchester. Criou várias oportunidades e vi vários bons jogadores. Ainda assim, não tiramos da nossa ideia a vontade de vencer", frisou.

Depois da entrada em falso do primeiro jogo frente ao Cluj, José Peseiro quer vencer, mas não coloca de parte um empate como bom resultado em terreno turco. "Nós queremos vencer, mas o empate também não é um mau resultado sabemos do valor desta equipa e para vencer teremos de estar ao nosso melhor nível", destacou.

Mossoró: "Não temos medo do Galatasaray"

O médio do Sp. Braga, Mossoró, espera dificuldades no duelo desta noite frente aos turcos, no entanto, realçou que a equipa bracarense não irá entrar em campo com receio do adversário.
"Não temos medo do Galatasaray. Sabemos que é um adversário complicado, mas estamos preparados para fazer um grande jogo e sair com um resultado positivo. Vimos vídeos do Galatasaray, tem um meio-campo forte, uma boa transição para o ataque e uma linha ofensiva também com qualidade", referiu o jogador.

Quanto ao ambiente típico dos estádios na Turquia, Mossoró é claro: "é um factor positivo para eles, mas os adeptos não entram em campo. Temos a experiência do ano passado, do jogo com o Besiktas, que conseguimos vencer e espero que os adeptos sirvam para atrapalhar e não para incentivar".
Mossoró lembra que José Peseiro tem "mexido muito na equipa", no entanto, "todos os jogadores estão preparados para poder jogar e entrar na equipa".

Quanto ao favorito no Grupo H, "é o Manchester United". "No futebol são 11 contra 11. Não começámos como queríamos e não é fácil dizer quem se vai classificar, quem perder fica com a vida mais complicada, mas no futebol tudo é possível, o favoritismo tem de se provar dentro de campo".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Tem de ser de gala
PROCURAR MANTER A TRADIÇÃO NA TURQUIA

Ao segundo jogo na fase de grupos da Champions, o Sp. Braga tem já um desafio que é tão importante como decisivo, depois da inesperada derrota no jogo de abertura com os romenos do Cluj. Tal como António Salvador realçou ontem, à partida para a Turquia, a equipa de Peseiro tem de levantar a cabeça no inferno do Turk Telekom Arena. Naturalmente, este Galatasaray, campeão turco e que deu que fazer ao Manchester United na primeira ronda, não será o adversário ideal, mas numa competição em que uma vitória vale 1 milhão de euros não se pode esperar adversários fáceis. O presidente do Sp. Braga e até o próprio treinador já deixaram bem vincado que o objetivo é chegar à próxima fase da Liga dos Campeões, pelo que um eventual desaire no confronto desta noite deitará tudo a perder. Ainda por cima, a fina ironia do calendário ditou que os bracarenses tenham pela frente, depois do jogo na Turquia, o duplo confronto com Manchester United, candidato número um a passar à próxima fase em primeiro lugar do Grupo H.


RECORD

Bruno3429

Sp. Braga: Peseiro quer vencer Galatasaray

"Acredito que somos capazes de vencer"

O Sp. Braga não começou bem na Liga dos Campeões. Gostaríamos de ter vencido o Cluj [0-2], mas o que interessa é estarmos concentrados e empenhados. Sabemos que o Galatasaray é uma grande equipa, mas queremos fazer um bom jogo e vencer. Não jogamos para empatar, mas sim para vencer, embora saibamos do valor e da capacidade do adversário. Acredito que somos capazes de ganhar", disse ontem José Peseiro, na antevisão do jogo de hoje com o Galatasaray, referente à segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Por:Mário Figueiredo

O treinador dos bracarenses assistiu ao jogo do Galatasaray em Old Trafford, frente ao Manchester United (derrota dos turcos por 0-1). "Fizeram um grande jogo em Manchester. Criaram várias oportunidades de golo e conseguiram equilibrar durante muito tempo a partida. Têm grandes jogadores e prefiro não nomear nenhum. Têm muitos e bons, provavelmente alguns nem vão jogar. Teremos de nos apresentar ao nosso melhor nível. Ainda assim, não tiramos da nossa ideia a vontade de vencer este jogo."

Questionado se pediu informações sobre o rival aos portugueses que alinham na Turquia, José Peseiro foi peremptório: "Não. Temos o nosso departamento de observação de jogos e fizemos o nosso trabalho."

Quem está optimista para o jogo de hoje é o presidente bracarense António Salvador. "O jogo não é decisivo, mas é importante para o nosso objectivo. O resultado da primeira jornada não foi o esperado e agora temos um adversário muito difícil, mas só há uma palavra para nós neste jogo: ganhar. Para isso é preciso sermos humildes, trabalhadores e guerreiros em campo", disse o líder bracarense, antes da partida para a Turquia.

Sobre a vitória em Guimarães (2-0), Salvador reconheceu: "As coisas estão a correr com normalidade. A equipa está unida, consciente das suas responsabilidades e sabe que só com vitórias alimenta as ambições."

"UM DOS MELHORES DA EUROPA"

"O Sp. Braga é uma das melhores equipas da Europa. Perderam com o Cluj, mas não foi um jogo decisivo. Nós também fizemos um grande jogo em Manchester, todos se orgulharam da nossa exibição, mas perdemos os três pontos", foi desta forma que Fatih Terim, treinador do Galatasaray, definiu a equipa portuguesa. O técnico turco defendeu que a sua equipa terá de ser "paciente" e de ter o apoio do público para vencer.

MOSSORÓ: "NÃO TEMOS MEDO"

"Não temos medo do Galatasaray. Sabemos que é um adversário complicado, mas estamos preparados para fazer um grande jogo e sair com um resultado positivo. Vimos vídeos do Galatasaray. Tem um meio-campo forte, uma boa transição para o ataque e uma linha ofensiva também com qualidade", afirmou ontem Mossoró.

Correio da Manhã

JotaCC

Sp. Braga quer silenciar o estádio mais barulhento

LIGA DOS CAMPEÕES Minhotos ' inauguram' novo recinto do Galatasaray, onde em 2011 foi batido recorde mundial de decibéis

Em Istambul, diante de um histórico como o Galatasaray ( única equipa turca com trofeus europeus no museu) , José Peseiro quer ver o Sp. Braga "fazer um grande jogo e vencer". Mas o técnico bracarense também admite que "um ponto, a jogar fora, com este ambiente, pode não ser mau". E percebe- se, pois se há estádio onde a expressão "inferno turco" se faz sentir com mais propriedade é nesta Turk Telekom Arena, que hoje se estreia na ' Europa'.
Está registado oficialmente no livro de recordes do mundo do Guinness. A 31 de março de 2011, os adeptos do Galatasaray fizeram da novíssima Turk Telekom Arena ( estreada dois meses antes num particular com o Ajax) o estádio mais barulhento do mundo, ao concertarem o mais alto berro jamais registado num recinto desportivo: 131, 76 décibeis, no primeiro clássico disputado neste estádio frente ao rival Fenerbahce.
A proeza dos adeptos do Galatasaray não impediu o adversário de sair da Turk Telekom Arena com a vitória, por 2- 1. Aliás, desde essa primeira derrota na nova casa, o atual campeão turco já perdeu lá por mais três vezes. Afinal, um jogo de futebol não se ganha aos berros, mesmo na Turquia, onde moram ( oficialmente) os mais barulhentos dos adeptos.
Mas este é, sem dúvida, um fator extra de adversidade para o Sp. Braga, até porque este será o primeiro jogo europeu oficial no novo recinto do Galatasaray, cujos adeptos quererão certamente fazer jus à fama mundial nesta estreia do anfiteatro ( com capacidade para mais de 51 mil espectadores) na maior montra do futebol europeu de clubes – em 2011, quando o recinto foi inaugurado já a equipa tinha sido eliminada da Liga Europa; e na época passada o clube ficou fora das competições europeias, regressando agora com o título de campeão turco.
Mesmo assim, José Peseiro espera começar em Istambul a recuperar o prejuízo da derrota caseira na primeira jornada da prova, ante o Cluj ( 0- 2). "É verdade que não começámos bem a Champions, mas queremos vencer os nossos jogos. Estamos empenhados em conseguir os três pontos, sabendo que o Galatasaray é uma grande equipa", salientou o técnico.
Os turcos também perderam na primeira jornada, na visita a Old Trafford ( 1- 0), mas deixaram excelente impressão. "Vimos o Manchester United- Galatasaray e sei que a equipa turca fez um grande jogo. Ainda assim, não tiramos da nossa ideia que queremos vencer, mas para o conseguirmos temos de estar em grande nível", disse Peseiro. Para o presidente António Salvador, só há mesmo uma palavra para este jogo: "ganhar."


"É uma das melhores equipas da Europa"

Figura fulcral no resgate da honra do Galatasaray no último ano é Fatih Terim, o mais conceituado treinador turco, que levou a seleção nacional às meias- finais do Euro2008 e voltou na época passada ao clube pelo qual já ganhou uma Taça UEFA, em 1999- 2000. Para Terim, o Sp. Braga é "uma das melhores equipas da Europa", disse na conferência de imprensa de antevisão do encontro da segunda jornada do Grupo H. Hamit Altintop, antigo médio do Real Madrid, e o avançado sueco Elmander, estão em dúvida para o jogo.


DN

JotaCC

Sporting de Braga na Turquia para continuar tradição vitoriosa

Minhotos têm registo 100% vitorioso em solo turco. Peseiro quer mantê-lo, mas admite que um ponto pode não ser um mau resultado

Depois do arranque em falso na fase de grupos da Liga dos Campeões (derrota 0-2, em casa, frente ao Cluj), o Sporting de Braga precisa de limpar a imagem. E nada melhor do que ir à Turquia, onde esta noite defronta o Galatasaray. O emblema minhoto soma por vitórias as visitas ao país que marca a fronteira entre Europa e Ásia, com três golos marcados e nenhum sofrido: 0-1 no terreno do Besiktas (16 avos-de-final da Liga Europa 2011-12) e 0-2 em casa do Sivasspor, na terceira ronda da extinta Taça Intertoto, em 2008. A este dado soma-se o facto de o Sp. Braga não perder fora de portas, nas provas europeias, há seis jogos.

Razões para a confiança de José Peseiro: "O jogo com o Galatasaray é certamente importante, mas não o vemos como um ponto de viragem. O nosso objectivo é conseguirmos um resultado positivo", sublinhou o técnico, na conferência de imprensa. Porém, Peseiro admitiu que conquistar um ponto até pode não ser assim tão mau: "Não vamos jogar para o empate, mas, tendo em conta o ambiente, conseguir um ponto não seria mau de todo."
A formação bracarense obteve no fim-de-semana um resultado moralizador para a jornada europeia. No confronto com o rival Vitória de Guimarães (e no terreno deste), a equipa de Braga averbou uma vitória por dois golos sem resposta. E o avançado ex-Académica Éder, em grande forma (três golos nos últimos dois jogos), fez esquecer Lima, transferido para o Benfica.
Por seu lado, Fatih Terim mostrou-se cauteloso. O Galatasaray também entrou a perder na fase de grupos (0-1 frente ao Manchester United) e quer obter um resultado melhor: "Jogámos bem — de modo que orgulharia qualquer adepto do Galatasaray —, mas perdemos três pontos. O Braga também perdeu com o Cluj, só que as pessoas dizem que o resultado não espelhou o que se passou no relvado", notou o ex.seleccionador turco.
O adversário do Sporting de Braga vem de um resultado adverso no campeonato, tendo somado a primeira derrota (0-2, na visita ao Orduspor). No entanto, nas provas europeias, o Galatasaray perdeu apenas um dos últimos nove jogos. O emblema turco quererá também vingar a derrota sofrida no único jogo contra adversários portugueses: em 2008, o Galatasaray defrontou o Benfica na fase de grupos da Taça UEFA (0-2).

No outro jogo do Grupo H, o Cluj recebe o Manchester United. As duas equipas entraram na prova a vencer e hoje enfrentam-se na Roménia. Os red devils vêm de uma derrota no campeonato (2-3 frente ao Tottenham) e o treinador Alex Ferguson pede que a equipa esteja a melhor nível: "É preciso melhorar."


PUBLICO

JotaCC

NÃO OS SEGURAM FORA DE PORTAS

Seis jogos sem perder - Habituado a ganhar na Turquia, a equipa arsenalista joga hoje num dos palcos mais eletrizantes do futebol turco. Ganhar é o grande objetivo dos jogadores treinados por José Peseiro, mas o empate também permitirá manter a série sem perder, fora de casa, em competições europeias iniciada em 2011
Para o Braga arrancar para a tal fase de invencibilidade extramuros do AXA em jogos europeus, entrando aqui duelos com o Birmingham (1-3), NK Maribor (1-1), Brugge (1-1) e Besiktas (0-1), todos para a Liga Europa; e mais recentemente contra a Udinese (1-1), na segunda mão do play-off da Liga dos Campeões.


"A defesa é vulnerável e Selçuk o jogador-chave"

Avançado do rival Besiktas, desmontou o Galatasaray e aconselha o Braga a explorar o pendor ofensivo do campeão turco através de contragolpes rápidos, vigiando ao mesmo tempo o cérebro do meio-campo

Qual bólide de Fórmula 1, o Galatasaray tem um motor potente e um roncar quase tão sonoro como os adeptos que enchem o Estádio Turk TeleKom Arena em jogos da Champions, com capacidade para 65 mil espectadores. "O arranque deles é muito forte", classifica Hugo Almeida, avançado do rival Besiktas, que só não entrou em ação no primeiro dérbi da época por lesão. "Foi em nossa casa e terminou com um empate (3-3)", precisou, confirmando que o adversário do Braga pode morder em menos de um minuto. "Logo aos 20 segundos podiam ter feito um golo: um jogador isolou-se, mas falhou o remate", contou.

Conselheiro Hugo Almeida detetou as qualidades e defeitos do rival

Sentado na bancada, o internacional luso não ouviu a palestra, mas tem a certeza de que a equipa cumpriu à risca a estratégia. "A ideia era defender bem e ter atenção às bolas bombeadas para as costas da defesa", explicou, enumerando, os principais ref orços do campeão t urco. "Conseguiram outra vez o empréstimo do Felipe Melo (Juventus) e contrataram o Burak Yilmaz (ex-Trabzonspor), que foi o melhor marcador da Turquia, e o Hamit Altintop (ex-Real Madrid). Estão muitos fortes", sentenciou. O melhor da equipa figura, porém, entre os repetentes. "O médio Inan Selçuk é o jogador-chave. É excelente no último passe", justificou.
Por se tratar de uma equipa que "gosta de trocar a bola e atacar", o Galatasaray corre riscos e o Braga "tem jogadores experientes" para surpreender. "É no meio-campo que reside a força deles. Têm médios muito bons e atléticos, que correm muito, que não precisam de muitos espaços para criarem perigo. Já a defesa é vulnerável, pois adianta-se muito no terreno e o Braga pode criar algum perigo em situações de contra-ataque". Quanto ao ambiente da casa do Galatasaray, continua a ser "infernal". "O Braga vai jogar num contexto muito difícil, mas tem grandes jogadores. Apesar de terem perdido o Lima, poderão superiorizar-se com uma equipa coesa entre sectores", observou.

"Não encaro o Éder como um concorrente"

Com três golos no campeonato, Éder está a impor-se no Braga e já atingiu a primeira internacionalização A. Hugo Almeida está pronto para a luta, recusando o conceito de concorrência apertada na seleção. "Não o vejo como concorrente. Faço o meu trabalho e o Éder o dele, como sucede também com o Hélder Postiga e o Nélson Oliveira. É um grande orgulho estar lá. Represento a seleção com grande satisfação, depois é o mister quem decide", avisou. Envolvido de corpo e alma na missão de "qualificar Portugal para o Mundial", reage com diplomacia à estreia de Éder. "Se foi por causa da minha lesão? Atenção, o Pizzi também foi convocado", apontou. Quanto às qualidades do avançado do Braga, nem uma palavra por um motivo plausível. "Só assisto a jogos dos três grandes. Ainda não tive a oportunidade de vê-lo ao pormenor", fintou.


Salvador quer topo e ganhar aos turcos

Líder do Braga deseja pelo título e uma noite mágica

Por mais assustador que seja o Galatasaray, especialmente no seu palco, o Braga só vai dar-se por contente com três pontos na bagagem quando regressar de Istambul. A derrota caseira com o Cluj, na primeira jornada do Grupo H da Champions, tornou o plano da viagem mais cristalino e, antes do embarque no avião, António Salvador não fez a coisa por menos. "O nosso objetivo é muito claro: ganhar", apontou, prevendo, porém, uma dura batalha. "Não sendo decisivo, é um jogo bastante importante para aquilo que é o nosso objetivo. A derrota em casa com o Cluj, na primeira jornada do grupo, não estava nas nossas previsões e o Galatasaray é um adversário muito difícil e de grande qualidade, mas só nos interessa ganhar. É a única solução possível para termos um objetivo claro", apreciou o presidente do clube bracarense.
A um ponto da liderança no campeonato, o Braga vende saúde, o que já não surpreende o dirigente arsenalista. "À exceção da derrota em Paços de Ferreira, as coisas têm corrido dentro da nossa normalidade no campeonato. A equipa está unida e jogar bem, consciente das responsabilidades", observou, certo que a equipa "tem a perfeita noção de que só com uma vitória" em Istambul poderá "manter os índices motivacionais necessários" para continuar a lutar pelo apuramento à fase seguinte. "Teremos de ser uma equipa humilde, muito trabalhadora e guerreira dentro do campo. Se assim for, será mais fácil alcançar a vitória", estimou.
Por entre alusões ao jogo desta noite diante do Galatasaray, António Salvador assumiu, por fim, o desejo de voltar a entrar na luta pelo título. "Sempre dissemos que queremos ficar nos três primeiros lugares e estamos lá. Dentro desses três primeiros lugares, vamos tentar alcançar a melhor classificação possível, chegando o mais frente possível", frisou, ciente de que a tarefa acarreta dificuldades face ao potencial da concorrência. "Sabemos que temos adversários de grande qualidade, mas queremos o topo, que é andar nos três primeiros lugares. Vamos tentar manter ou subir", declarou.


O 'Barbas' de Guimarães foi a Braga duas vezes

Não foi devido a fenómenos sobrenaturais que Adão Martins teve de percorrer de automóvel uma distância superior a 40 quilómetros, entre a aldeia de Rendufe, concelho de Guimarães, e o Estádio D. Afonso Henriques, para assistir na sexta-feira ao dérbi entre Vitória de Guimarães e Braga. Adepto e sócio do Braga desde a adolescência, o "Barbas", como é conhecido, também não se perdeu no percurso ou não fosse natural de São Torcato e residente em Rendufe, duas freguesias de Guimarães. Tudo estava devidamente programado: primeiro, juntar-se à claque dos Red Boys; segundo, seguir de autocarro com os adeptos arsenalistas até ao palco do Vitória; terceiro, após o regresso a Braga, voltar a pegar no carro e rumar a casa... em Guimarães. "Foi uma festa bonita", comentou Adão Martins, cuja filha já perdeu um namorado vitoriano que percebeu que iria ter um sogro bracarense. "Alguém assim jamais poderia ser bom marido", diz o 'Barbas'.


"Empate não é mau mas queremos vencer"

Para o treinador, a única forma de ganhar novo impulso no Grupo H é conquistar os três pontos

Em futebol, há sempre vida depois da morte. A derrota caseira com o Cluj deixou o Braga combalido, mas José Peseiro acredita que a equipa será capaz de se levantar no duelo com o Galatasaray e, principalmente, de vencer, em vez de cair de uma vez por todas na fase de grupos da Champions. O desastre caseiro com Cluj já lá vai e o Braga atual, vindo de uma vitória no dérbi do Minho, tornou-se diferente, para melhor. "De facto, não começámos bem a Champions. Queríamos ganhar ao Cluj, mas agora só estamos concentrados no jogo com o Galatasaray e queremos vencer, mesmo sabendo que o adversário tem uma grande equipa", anunciou o treinador arsenalista, embora sem esconder que encheu o bloco de notas de adjetivos elogiosos ao adversário desta noite em função do que viu no jogo com o Manchester United. "O Galatasaray equilibrou o jogo durante muitos momentos", realçou.
O segredo do campeão turco deve-se, em boa parte, à qualidade dos jogadores. Não faltam boas opções para todos os gostos e feitios, mas Pesei r o não destaca ninguém, apesar de ter sido desafiado pelos jornalistas turcos. "Têm grandes jogadores, mas prefiro não nomear nenhum. Têm muitos e bons. Teremos de nos apresentar ao nosso melhor nível", indicou José Peseiro, certo de que uma igualdade será sempre um desfecho aceitável no Turk Telekom Arena. "Queremos vencer o jogo, embora sabendo que empatar em casa do Galatasaray não é um mau resultado", comentou. A observação do treinador só não poderá ser entendida como uma "gaffe", porque o treinador foi suficientemente cristalino a traçar o objetivo. "Sabemos da capacidade do adversário e, por isso, teremos de estar em grande nível. Só assim será possível vencer", argumentou.


Terim inclui Guerreiros na elite europeia

Carismático treinador turco de 59 anos, Fatih Terim considera que o Braga "é uma das melhores equipas da Europa" e, por isso, não se deixa iludir pela derrota dos minhotos contra o Cluj. "Perderam, mas não foi um jogo decisivo. Nós também fizemos um grande jogo em Manchester, todos se orgulharam da nossa exibição, mas perdemos os três pontos", referiu o técnico do Galatasaray, que para superar este "jogo difícil" define a "paciência" e o "apoio dos adeptos" como fatores fundamentais. O ex-Real Madrid Hamit Altintop, devido a lesão, e o sueco Elmander, com uma intoxicação alimentar, são baixas quase certas.


MEETING DE EMPRESÁRIOS AO MAIS ALTO NÍVEL

Vários empresários viajaram com o Braga, como Mohamed Afzal, Gaspar Freire e Jorge Baidek. No regresso, Artur Fernandes, o presidente da Associação Nacional de Agentes FIFA, também apanhará "boleia". Da política, destaque para o autarca Mesquita Machado.


Mossoró respeita sem qualquer temor

Ter um "pensamento positivo" será meio caminho andado para o Braga surpreender em Istambul. Essa é a convicção de Mossoró, que diz encarar o Galatasaray "sem qualquer medo", antes respeito. "O favorito do grupo é o Manchester United, mas o futebol são 11 contra 11. Cada jogo tem a sua história. Não é fácil adivinhar quem vai conseguir a qualificação; agora, as coisas vão ficar mais complicadas para alguém amanhã [hoje]. Depois faremos as contas", analisou.


Carvalhal e companhia dispensados pelo scouting

Se fosse necessário consultar algum português rotinado no futebol turco, não faltariam boas alternativas, desde o técnico Carlos Carvalhal, agora no Istambul BB, aos jogadores Hugo Almeida, Ricardo Quaresma, Manuel Fernandes, Raul Meireles ou Eduardo, entre outros. Na hora de estudar o Galatasaray, Peseiro preferiu confiar no scouting do clube. "Não foi necessário pedir ajuda. Temos o nosso departamento de observação e fizemos o nosso trabalho", atalhou.


O JOGO

JotaCC

Liga Campeões: Benfica e Sp. Braga procuram primeiros triunfos
       
O Benfica e o Sporting de Braga procuram hoje o primeiro triunfo na Liga dos Campeões de futebol, mas terão tarefas complicadas na receção ao FC Barcelona e na visita ao Galatasaray.

Depois do empate a zero no terreno do Celtic de Glasgow na primeira ronda do Grupo G, os "encarnados", motivados pelo regresso à liderança da I Liga portuguesa, defrontam o "poderoso" FC Barcelona, que ainda só perdeu um encontro esta temporada e na primeira ronda venceu os russos do Spartak de Moscovo (3-2).

Para a partida do Estádio da Luz, em Lisboa, os "encarnados" já podem contar com o argentino Pablo Aimar, recuperado de lesão, enquanto nos catalães sobram ainda dúvidas sobre a utilização de Iniesta e Puyol.

Na Turquia, o Sporting de Braga vai tentar redimir-se do desaire frente aos romenos do Cluj, por 2-0, na ronda inaugural, em que o Galatasaray perdeu por 1-0 no terreno do Manchester United.

FUTEBOL 365

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

Sp. Braga e Benfica a ter de dar tudo
Grandes embates para os portugueses

Benfica e Sp. Braga entram em campo esta terça-feira, na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os «encarnados» recebem o todo-poderoso Barcelona e os minhotos enfrentam o inferno turco de Istambul e o Galatasaray.

No entanto, haverá mais portugueses em campo. Paulo Ferreira e Hilário podem alinhar pelo Chelsea frente ao Nordsjaelland; Ricardo Costa e João Pereira pelo Valência perante o Lille; e Mário Felgueiras, Nuno Claro, Ivo Pinto, Cadú, Nuno Diogo, Camora, Diogo Valente e Rui Pedro pelo Cluj, na receção ao Manchester United.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

São esperados 43 mil espectadores no Galatasaray-SC Braga
Por Nuno Vieira

A partida entre o Galatasaray e o SC Braga está a gerar grande expectativa junto das hostes turcas, tendo os responsáveis locais revelado que são esperados cerca de 43 mil espectadores nas bancadas do Estádio Turk Telekom.

Pela cidade já são vistos muitos adeptos com a camisola do campeão turco e é esperada uma forte mobilização, tal como habitualmente sucede quando o Galatasaray joga em casa, mesmo tendo em conta que a partida decorrer às 21.45 horas locais.

Esta partida também está a despertar o interesse da Imprensa, tendo sido acreditados cerca de 400 jornalistas.

O treinador português Carlos Carvalhal, do Istambul BB, foi o escolhido pela Galatasatay para comentar na televisão do clube o jogo em direto.

A Bola

JotaCC

LC: Galatasaray-Sp. Braga, 0-2 (crónica)
Istambul testemunha o crescimento europeu dos minhotos

Nunca voltes a um sítio onde já foste feliz, reza a cultura popular. Não faz qualquer sentido, se pensarmos no Sp. Braga e nas suas visitas retumbantes à Turquia. A cada regresso, o saque é maior e melhor: depois do Sivasspor e do Besiktas, foi a vez de cair o gigante Galatasaray.

Dois golos serviram para atestar a competência desta equipa de José Peseiro. A meio do primeiro tempo, e depois de suster as primeiras investidas otomanas, Rúben Micael comprovou a queda para marcar nas provas da UEFA e silenciou o inferno de Istambul.

Mérito para o oportunismo do madeirense e, antes, para a iniciativa fantástica de Éder e o remate fortíssimo de Rúben Amorim. Fernando Muslera defendeu para a frente e criou todas as condições para o Sp. Braga marcar.

Depois do sacrifício, da aplicação, do sofrimento, o Sp. Braga fez o segundo por Alan, num brilhante ensaio de contra-ataque. O passe de Éder é soberbo e a finalização do brasileiro ainda melhor. Uma grande equipa é isto: aguenta e mata.

Os três pontos colocam os minhotos em posição de continuar a lutar, sem uma pressão desmedida, pela qualificação. O CFR Cluj perdeu na receção ao Manchester United e continua com os três pontos conquistados na pedreira.

Falar desta vitória fantástica do Sp. Braga é falar também da atuação extraordinária de Beto. Pelo ar e pelo chão, o guarda-redes esteve absolutamente perfeito. Não largou um único dos inúmeros cruzamentos que sobrevoaram a sua zona de ação e ainda desviou para a barra um pontapé perigoso de Aydin Yilmaz.

Beto foi, aliás, a imagem do acerto defensivo da equipa. Começou por esta solidez, esta concentração, esta obstinação em não falhar, o triunfo do Sp. Braga. O conjunto foi inteligente, obrigou o Galatasaray a começar demasiado cedo com o jogo direto e aproveitou, com o cinismo dos eleitos, a fragilidade turca na defesa.

A noite teve momentos épicos para o Sp. Braga. São estes jogos que catapultam a fama e a ambição de um clube. O Galatasaray está longe de ser uma equipa frágil e isso só pode valorizar a pilhagem do clube português.

As exibições individuais foram quase todas ótimas mas, além de Éder, é justo sublinhar a tremenda aparição de Éder, bem como a utilidade dos dois Rúbens e o trabalho incansável de Custódio e Hugo Viana.

Contas feitas, o Sp. Braga vai na terceira ronda a Old Trafford consciente de que é capaz de jogar olhos nos olhos em qualquer estádio europeu. O Teatro dos Sonhos pode muito bem ser um palco à medida da ambição europeia destes Guerreiros.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

«Jogo correu da forma como queríamos» - Rúben Amorim

Rúben Amorim considera que o SC Braga fez um bom resultado e uma boa exibição na Turquia, num jogo que diz que foi difícil.
«Vencemos um jogo difícil. Foi um jogo bastante tático. Correu da forma como nós queríamos. No jogo contra o Cluj fizemos 35 remates. Hoje foi um pouco ao contrário. Sabíamos que este jogo era importantíssimo. Fizemos um bom resultado e uma boa exibição», afirmou o médio à SportTV.


A BOLA

Bruno3429

«Soubemos sofrer e no momento certo fazer os golos» - Rúben Micael
Por Redação

Rúben Micael, marcador do primeiro golo do SC Braga no terreno do Galatasaray, considera que o segredo para a vitória da sua equipa na Turquia foi o facto de ter sabido sofrer nas fases de maior pressão dos turcos.

«Foi um jogo muito complicado. Sabíamos que eles iam ter muita bola mas soubemos sofrer e no momento certo ir lá e fazer os golos. Hoje tivemos poucas oportunidades mas o mais importante foi termos ganho o jogo»», afirmou o jogador em declarações à SportTV.

O próximo jogo do SC Braga é em Old Trafford, frente ao Manchester United. Micael, sem medo, diz que o objetivo é «ir a Inglaterra ganhar».

A Bola

JotaCC

SC Braga dá razão à tradição e segue na luta pelos «oitavos» (0x2)

Afinal há casos em que a tradição ainda é o que era e um deles é o do SC Braga que continua a só saber vencer em solo turco (três jogos, três vitórias). Em casa dos campeões da Turquia, o Galatasaray, os arsenalistas limparam a má imagem da primeira jornada e conquistaram os três pontos após vencerem por 0x2, graças aos golos de Rúben Micael e Alan.

Aos 27 minutos o médio internacional português praticamente ofereceu os três pontos à equipa orientada por José Peseiro. Aquele que já havia sido o herói em Udine voltou a estar em destaque e justificou por completo a aposta do treinador, que o decidiu lançar no 11 inicial em detrimento de Mossoró. Mesmo a terminar, o capitão Alan fez o segundo golo e dissipou todas as dúvidas.

Com a eficácia que não tinha sido vista contra o Cluj e após uma exibição de grande maturidade, o SC Braga está claramente na luta por um lugar nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, partilhando o segundo lugar com os romenos do Cluj, que esta noite foram derrotados em casa pelo Manchester United, líder do grupo H com seis pontos em dois jogos.

Aguentar os primeiros 20 minutos e marcar pelo herói da Champions

Foi excelente a atitude do SC Braga ao longo da primeira parte. No inferno de Istambul, os bracarenses criaram a primeira oportunidade de perigo, através de um cabeceamento de Custódio logo a começar, mas durante os primeiros viram o Galatasaray jogar.

Um domínio do jogo consentido por parte do SC Braga, uma vez que os campeões turcos nunca conseguiram chegar com perigo à area arsenalista e Beto poucas vezes foi colocado à prova. A exceção aconteceu aos sete minutos, quando Emre Çolak rematou para defesa algo apertada do guarda-redes do SC Braga.

Com um grande espírito de entreajuda entre todos os jogadores mas essencialmente com um excelente sentido posicional na defesa, como comprovou o excelente corte de Douglão que evitou o golo do Galatasaray após cruzamento de Nordin Amrabat, o SC Braga aguentou a esperada pressão inicial do adversário e começou a crescer e sem demoras chegou ao golo.

Aos 27 minutos, Rúben Micael, que em Udine foi fundamental na conquista do passaporte para a fase de grupos da Liga dos Campeões, bateu Fernando Muslera, que nada pôde fazer para evitar o golo do internacional português na sequência de uma recarga após remate de Rúben Amorim. De salientar, também, o excelente trabalho de Éder na jogada, pois foi o avançado, com uma grande arrancada, quem iniciou o lance.

Com o 0x1, a defesa do Galatasaray ficou bastante intranquila e o SC Braga continuou por cima do encontro, tendo estado por duas vezes esteve bastante perto de ampliar a vantagem. Primeiro foi Éder quem na cara de Muslera permitiu a defesa do guarda-redes e logo a seguir o mesmo protagonista dos bracarenses não conseguiu empurrar a bola para o fundo da baliza após um cabeceamento forte de Paulo Vinícius.

Apesar do domínio dos portugueses, a última ocasião de golo do primeiro tempo foi dos turcos, com Burak Yilmaz, naquele que foi o único erro clamoroso da defesa do SC Braga, a ganhar espaço entre os centrais e a cabecear ao lado da baliza.

Maturidade a defender, saber sofrer e terminar a marcar

Ao intervalo, sem dúvida que a meia centena de adeptos do SC Braga que decidiram acompanhar a equipa a Istambul estavam bem mais satisfeitos que os cerca de 50 mil apoiantes do Galatasaray. Para mudar isso, Fatih Terim apostou numa alteração para o início do segundo tempo, com Nordin Amrabat a ceder o lugar a Aydin Yilmaz.

A verdade é que os campeões da Turquia voltaram a entrar melhor no jogo, à imagem do que tinha acontecido na primeira parte. O Galatasaray, como se esperava, procurou chegar ao empate e as jogadas mais flagrantes aconteceram aos 59 minutos, com Beto a manter a vantagem do SC Braga com uma boa defesa após remate de Burak Yilmaz, e ao minuto 71, altura em que Riera obrigou o guarda-redes a mais uma intervenção segura.

Mas a mais soberana de todas surgiu aos 77 minutos, com Aydin Yilmaz a executar um forte remate e Beto a esticar-se e a defender a bola que ainda bateu na barra. Nessa altura já estava em campo Elmander, que tinha entrado para o lugar de Felipe Melo. Era clara a aposta dos turcos em jogar ao ataque.

José Peseiro respondeu e aos 78 minutos fez a primeira substituição no SC Braga, tirando Hugo Viana e fazendo entrar Djamal. O objetivo era dar mais força ao meio-campo e aproveitar as características defensivas do líbio para ajudar nas tarefas defensivas.

O objetivo foi cumprido e apesar da pressão final do Galatasaray foi o SC Braga quem voltou a marcar, com Alan a fechar o resultado no último minuto de compensação e a terminar de vez com o sofrimento dos minhotos.

Os três pontos seguem com justiça na bagagem do SC Braga na viagem de regresso a Portugal. Com eles, a esperança de seguir em frente para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

ZEROZERO

Bruno3429

Micael e Alan dão vitória ao Braga na Turquia
Micael marcou o primeiro golo da noite

Vitória por 0-2 sobre o Galatasaray apaga má imagem da derrota com o Cluj, deixando os bracarenses mais descansados para a jornada dupla com o M. United.

O Braga continua a sua senda vitoriosa pela Europa: o triunfo em Istambul sobre o Galatasaray por 0-2, com um golo de Rúben Micael na primeira parte – e outro de Alan nos descontos –, elevou para sete os jogos da equipa bracarense sem perder fora de casa.

Mais: a vitória, incontestável, num dos estádios mais difíceis da Europa, lança o Braga no Grupo, depois da derrota no jogo inaugural em casa com o Cluj (0-2).

Com este triunfo, que até podia ter sido mais elevado, a equipa de José Peseiro fica relançada, antes da dupla jornada com o M. United.

A formação inglesa venceu fora o Cluj, por 1-2, depois de ter estado a perder (valeram os dois golos de Van Persie), e lidera a tabela com seis pontos em dois encontros – vencera o primeiro encontro em Old Trafford o Galatasaray, por 1-0.

Os turcos são, assim, últimos do grupo, sem qualquer ponto.

Publico

Bruno3429

Braga bate Galatasaray em Istambul

O Sporting de Braga alcançou, esta noite de terça-feira, uma importante vitória diante do Galatasaray, na Turquia, por 0-2, na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O internacional luso Rúben Micael apontou, aos 27 minutos, o único golo da partida, e Alan, já nas compensações (90+4), fechou a contagem.

Com uma exibição personalizada, a equipa de José Peseiro segurou bem as investidas do Galatasaray na segunda parte e Beto, aos 77 minutos, fez a defesa da noite, a remate de Aydin Yilmaz.

Com este triunfo, o Sporting de Braga partilha com o Cluj o segundo lugar do grupo H, com três pontos. O Manchester United lidera com seis, enquanto o Galatasaray ocupa a última posição, com zero pontos.

JN

Bruno3429

Braga bate Galatasaray na Turquia

O Sporting de Braga venceu esta terça-feira o Galatasaray por 2-0. Ruben Micael abriu o marcador aos 27 minutos e Alan, já nos descontos da segunda parte, confirmou a vitória.

O Sporting de Braga soma os primeiros pontos na fase de grupos da Champions, depois da derrota caseira frente ao Cluj (0-2).

No outro jogo do grupo H, o Manchester United venceu por 2-1 o Cluj e comanda com seis pontos.

Correio da Manhã