News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/09

Started by JotaCC, 06 de September de 2012, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

Duas semanas para atacar Cluj

Uma paragem numa boa altura. Para recarregar energias após a primeira derrota oficial da época e preparar com calma a fase de grupos da Liga dos Campeões. Com o campeonato parado este fim-de-semana e também no próximo devido aos compromissos da selecção nacional e da segunda eliminatória da Taça de Portugal - agendada para dia 16 - o Sp. Braga entra apenas de novo em campo no dia 19, com a recepção aos romenos do Cluj, em jogo da primeira jornada do Grupo H da 'Champions'.

Até lá, José Peseiro terá tempo para definir a estratégia de ataque à liga milionária, um dos objectivos desta temporada, em duas semanas de paragem que vão servir também para o grupo recuperar anímica e fisicamente, já que depois se segue um longo período até Dezembro sem pau-sas, entre jogos da Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões.

Durante esta semana - e face às nove ausências ao serviço das respectivas selecções (Beto, Nuno André Coelho, Custódio, Rúben Amorim, Rúben Micael, Éder, Djamal, Elderson e Zé Luís) - Peseiro foi obrigado a colmatar as baixas com atletas da equipa B. Ontem, na dupla sessão de trabalhos participaram Tomás, Gonçalo, Mauro, Florent, Guilherme e Manoel, cenário que se deverá repetir até à próxima semana, altura em que chegam os internacionais.

Jogo-treino com Arouca compensa paragem

Para compensar a paragem na competição, o Sp. Braga tem agendado um jogo-treino para amanhã, com o Arouca, da II Liga. Falta apenas ser divulgada a hora do particular.
Hoje, o plantel volta a treinar, a partir das 11.15 horas, numa sessão aberta aos adeptos.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

No próximo ano é a vez de Peseiro

Boa campanha na Champions pode elevar contingente

Leonardo Jardim mostrou-se satisfeito pelo facto de o futebol português estar representado por quatro técnicos no 14º Fórum de Elite de Treinadores, desejando que no próximo ano outro nome se possa juntar por força de uma boa campanha na Liga dos Campeões, concretamente José Peseiro (Braga). O atual técnico do Olympiacos revelou que os quatro treinadores portugueses estiveram juntos e debateram algumas problemáticas. "É sempre positivo ter treinadores portugueses nesta fase da Champions. Com certeza ainda poderemos ter o José Peseiro", assinalou, entre a garantia e ironia de que não houve desafios entre os técnicos que vão competir na prova mais importante de clubes a nível europeu. "Trocámos ideias, falámos sobre as nossas vidas", desvendou.
A uniformização a nível europeu dos prazos de inscrição de jogadores provenientes de outros emblemas também mereceu reparos de Leonardo Jardim: "Gostaríamos, como treinadores, que fosse tudo mais certo. Existe a necessidade das transferências quando se iniciam os campeonatos. O futebol cada vez mais é um negócio, temos de controlar essa situação. É difícil acabar com isso, a situação só pode ser combatida com um scouting eficaz e opções que permitam colmatar essas saídas", enfatizou.


DRAMAS DE UMA DEFESA

Cinco golos sofridos nas três primeiras jornadas são um registo único desde 1999 e, segundo os treinadores ouvidos por O JOGO, o resultado de uma estratégia defensiva muito típica de uma equipa que luta por títulos

Aaproximação do Braga aos clubes que normalmente lutam por títulos em Portugal não se mede apenas na ambição manifestada por José Peseiro no começo da época. No plano tático, tambémexistem cada vez mais semelhanças, como explicaram a OJOGO três treinadores que têm acompanhado atentamente o campeonato. A equipa arsenalista tem agora uma atitude dominante perante o adversário desde o início do encontro, procurando insistentemente o golo e utilizando um sistema defensivo que assenta numa pressão bem alta, que por vezes chega até a asfixiar o opositor. No entanto, Henrique Calisto sustenta que este processo defensivo faz com que os bracarenses, tal como FC Porto, Benfica ou Sporting, corram alguns riscos. "Quanto mais alta é a pressão, mais terreno sobra depois para as equipas comjogadores rápidos explorarem o contra-ataque", lembrou o técnico, atualmente sem trabalho.
Umbom exemplo da teoria de Calisto foi o segundo golo sofrido pelo Braga na derrota frente ao Paços de Ferreira. Paolo Hurtado surgiu isolado perante Beto e não teve "alternativa" se não bater o guarda-redes português, que encaixou de forma inglória quatro dos cinco golos que os arsenalistas contabilizam nas três primeiras jornadas do campeonato – no outro, foi Quim. O registo está longe de ser dos melhores da prova e quando se analisa o historial do clube em igual período nos últimos dez anos, não se encontra outro tão ineficaz (ver quadro). Só mesmo na temporada de 1999/2000, com Manuel Cajuda, é que os bracarenses chegaram ao fim das três jornadas iniciais com uma mãocheia de tentos sofridos.

Os números revelam que o processo defensivo ainda precisa de algumas afinações, e Carlos Brito não tem dúvidas de que José Peseiro as fará. "OBraga está bem servido de guarda-redes e defesas, é uma equipa equilibrada e tenho a certeza de que [José] Peseiro irá corrigir esses pequenos detalhes", referiu o treinador, lembrando que dois dos cinco golos foram consentidos frente ao Benfica, o que não impediu que os guerreiros do Minho saíssem da Luz com um excelente resultado final (empate a dois golos). Aliás, isso é mesmo a única coisa que interessa ao treinador natural de Coruche, que, segundo Predrag Jokanovic, "não se importa de sofrer, desde que ganhe". "Alguns treinadores preferem ter uma defesa estável e vencer só por 1-0, mas José Peseiro não; gosta de pressionar alto, jogar para o espetáculo e ganhar por 4-3", afiançou o sérvio, que foi orientado pelo agora técnico do Braga quando representava o Nacional.


José Peseiro chama seis jogadores da equipa B

Privado de vários jogadores que esta semana estão ao serviço das respetivas seleções, como são os casos de Beto, Nuno André Coelho, Custódio, Rúben Amorim, Rúben Micael, Éder (Portugal), Djamal (Líbia), Zé Luís (Cabo Verde) e Elderson (Nigéria), além de Cristiano e Aníbal (Sub-21), o técnico José Peseiro viu-se na necessidade de recorrer à equipa B arsenalista para aumentar o leque de opções para os dois treinos que orientou ontem. Desta forma, Gonçalo Silva, Tomás, Mauro, Florent, Guilherme e Manoel (na foto) foram promovidos pontualmente e treinaram ao lado dos jogadores do plantel principal. Numa altura em que o mais recente reforço, o avançado brasileiro Michel, procura adaptar-se o mais rápido possível, o central Haas continua a trabalhar à parte, a recuperar da lesão no menisco do joelho esquerdo, ao qual foi operado. Entretanto, hoje os adeptos poderão ver a equipa a treinar, nos campos de apoio do AXA, às 11h00.


Frenesim da Champions já se sente na Pedreira

Equipa de reportagem da UEFA recolheu imagens para anúncios publicitários e institucionais

O regresso do Braga à Liga dos Campeões já se sente pelos corredores do AXA. Apesar de o primeiro encontro em casa dos arsenalistas para a fase de grupos da competição milionária, contra os romenos do Cluj, estar agendado apenas para o dia 19 deste mês, a UEFA enviou ontem uma equipa de reportagem ao recinto da Cidade dos Arcebispos. O objetivo foi recolher imagens diurnas e noturnas da Pedreira, para serem utilizadas em anúncios publicitários e institucionais, isto duas temporadas depois de o estádio ter recebido pela primeira vez a principal prova de clubes do futebol europeu. A estreia aconteceu contra o Celtic, na terceira pré-eliminatória, ao qual se seguiram Sevilha (playoff), Shakhtar Donetsk, Partizan e Arsenal. Destes jogos, os arsenalistas só não conseguiram vencer um: contra a equipa ucraniana.


ELDERSON NÃO PENSA FALHAR A CAN

A Nigéria visita a Libéria, no sábado, para a primeira mão da eliminatória de acesso à fase final da CAN'2013, na África do Sul, e Elderson (na foto) não quer voltar a falhar a qualificação, como na edição anterior da prova. "Ninguém esperava que não nos qualificássemos. Estou certo de que aprendemos a lição e tudo faremos para ganhar no sábado. Quem diz que o jogo na Libéria será fácil não sabe nada de futebol", afirmou o lateral esquerdo do Braga ao sítio MTNFootball.com.


BILHETES PARA A LIGA DOS CAMPEÕES JÁ À VENDA

Os bilhetes para o primeiro jogo que o Braga vai disputar na fase de grupos das Liga dos Campeões, em casa, diante dos romenos do Cluj, a 19 de setembro, foram ontem postos à venda. Os detentores de lugar anual pagam 12 euros, ao passo que os restantes associados terão de desembolsar um pouco mais (17 euros), assim como os acompanhantes de sócio (22). Para o público em geral, há ingressos de 40, 60 e 75 euros. Os detentores de lugar anual poderão ainda comprar o pacote da Liga dos Campeões, que inclui os três jogos da prova e um do campeonato, entre outras vantagens.


Rúben Micael como alternativa

A equipa inicial que amanhã irá defrontar o Luxemburgo será muito diferente daquela que entrou em campo dia 15 de agosto, no particular com o Panamá. Nessa altura foram titulares Eduardo, Miguel Lopes, Rolando, Ricardo Costa, Hugo Viana e Nélson Oliveira, jogadores que não vão alinhar de início no jogo de amanhã. Rolando e Hugo Viana, por exemplo, nem foram convocados para esta dupla jornada com o Luxemburgo e o Azerbaijão. Já Rúben Micael, a atravessar um bom momento no Braga, depois de ter entrado bem na segunda parte com os panamianos, surge como uma boa alternativa a Raul Meireles e a João Moutinho, isto quando Paulo Bento sentir necessidade de mexer na equipa, até porque quatro dias depois há novo jogo, em Braga, com o Azerbaijão.


PRIMEIRA VEZ DE PIZZI E ÉDER

A viagem rumo ao Luxemburgo será particularmente marcante para Pizzi e Éder, isto porque tanto o avançado do Corunha como o do Braga foram convocados pela primeira vez para a seleção A. Nenhum deles será titular, mas não será surpresa que atinjam a primeira internacionalização amanhã ou no jogo seguinte, em Braga, diante do Azerbaijão.


O JOGO

JotaCC

Minhotos rejeitaram oferta de última hora do Lille
Barbosa sem acordo para deixar o Sp. Braga

Hélder Barbosa não vai deixar o Sp. Braga e foi convidado a renovar o seu contrato, que termina em Junho de 2013. O extremo recebeu uma proposta de última hora do Lille, mas os franceses não chegaram a acordo com o clube minhoto, que exigia, no mínimo, cinco milhões de euros pelo seu passe.

Além de Barbosa, os responsáveis do Sp. Braga pretendem prolongar os vínculos de Hugo Viana e Leandro Salino, cuja ligação ao clube também termina no final da época. Os novos contratos deverão ser estendidos por mais duas ou três épocas.

Entretanto, o plantel minhoto cumpriu dois treinos, já a pensar na recepção europeia ao Cluj (19 de Setembro). José Peseiro tem nove jogadores ao serviço das respectivas selecções.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Braga marca para amanhã jogo-treino com o Arouca

AXA, onde, na próxima terça-feira, a seleção portuguesa defronta a congénere do Azerbaijão, na segunda jornada das qualificações para o Mundial 2014.
Até lá, o treinador José Peseiro trabalhará com o que lhe resta do plantel, após a chamada de nove jogadores às re s petivas s e le ções: o cabo-verdiano Zé Luís, o líbio Djamal, o nigeriano Elderson e os portugueses Beto, Nuno André Coelho, Ruben Amorim, Custódio, Hugo Viana, Ruben Micael e Éder só deverão voltar ao clube a partir da próxima quarta-feira.
Na ausência destes internacionais, Peseiro trabalha com 16 futebolistas do plantel principal, a que se juntaram, ontem, nos dois treinos do dia, seis jogadores – Guilherme, Manoel, Gonçalo, Tomás, Florent e Mauro – respescados da equipa B.


JN

JotaCC

Propósito Salvador
JÁ FEZ CONTAS DO APURAMENTO NA CHAMPIONS

António Salvador é um líder de ideias firmes e não tira um objetivo da cabeça desde que o Sp. Braga garantiu a segunda participação da história numa fase de grupos da Liga dos Campeões: pagar o orçamento da época com os milhões que a UEFA distribui na prova milionária!

O presidente dos minhotos tem fé nesse propósito que será salvador para as finanças do clube, prosseguindo assim a política de rigor orçamental que tem caracterizado a sua gestão nos últimos 10 anos.

À partida, a tal ideia firme de António Salvador pode fazer sorrir o mais cético dos adeptos, mas parece perfeitamente atingível, dada a qualidade que a equipa de Peseiro já demonstrou. A equação, assim transformada, é simples: com 10 pontos acumulados no Grupo H e o respetivo apuramento para os "oitavos" da prova, entram mais 7 milhões de euros nos cofres da SAD arsenalista.

RECORD

brigada da relote


JotaCC

Sete atletas da equipa B chamados por Peseiro

O SC Braga realizou na manhã desta quinta-feira mais uma sessão de trabalho, numa semana em que José Peseiro tem o grupo reduzido devido à chamada de vários jogadores arsenalistas ao convívio das respetivas seleções nacionais.

Para colmatar as ausências dos internacionais, o técnico dos braguistas chamou ao apronto matinal de hoje sete atletas da equipa B minhota: Guilherme, Tomás, Paulo Silva, Mauro, Nikiema e os guarda-redes Pedro Cavadas e Bruno Martins.

Para as 17 horas desta sexta-feira está agendado um jogo particular, com o Arouca, da II Liga, que se realizará no Estádio 1.º de Maio.

Recorde-se que o Braga só regressa aos compromissos oficiais no próximo dia 19 de setembro, e logo com o jogo da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões frente ao Cluj, na Pedreira.

A BOLA