News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/05

Started by JotaCC, 17 de May de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Luís Alberto: «Chegámos a pensar em ser campeões»
RECORDA MOMENTO NO TOPO DA MONTANHA

Com regresso ao trabalho apontado apenas para o próximo dia 24 de junho, foram muitos os jogadores do Sp. Braga que ontem partiram para férias, com o Brasil a ser o destino dominante. Foi o caso do médio Luís Alberto, contratado pelos Guerreiros do Minho a meio do campeonato ao Nacional da Madeira, onde esteve quatro épocas e meia e se afirmou como um dos pilares da equipa insular.

Luís Alberto, de 28 anos, apenas esteve presente em três partidas da equipa arsenalista e lesionou-se num momento em que se afirmava como uma das opções de Leonardo Jardim para o meio-campo. "Só tenho de, apesar de tudo, fazer um balanço positivo, pois o Sp. Braga conseguiu terminar o campeonato dentro dos objetivos e agora só esperamos poder repetir o que fizemos esta temporada e, quem sabe, até melhor", disse no momento da partida para Salvador da Baía.


Cinco do Sp. Braga nos oito de reserva
férias adiadas por motivos de força maior

Paulo Bento optou por não revelar os nomes dos oito jogadores que vão manter-se de prevenção até ao início do Europeu para a eventualidade de uma lesão no lote inicial de 23 eleitos. Mas se o selecionador optou pelo silêncio, Record está em condições de adiantar quais são os craques que ficam de reserva: cinco do Sp. Braga, um do Betis, um do Besiktas e um do Wolfsburgo.

Como se esperava, os homens de reserva abarcam todos os sectores da equipa e entres eles destacam-se o guarda-redes Quim, o médio Hugo Viana e o avançado Nuno Gomes, sendo que os dois primeiros foram as ausências mais polémicas da lista inicia. A inclusão de Nuno Gomes fica a dever-se à necessidade de manter um ponta-de-lança de prevenção, o mesmo se aplicando a Vieirinha, à procura da primeira internacionalização, que poderá funcionar a partir do flanco direito.

RECORD

JotaCC

Djamal custa mais de M€ 1,8

O anunciado emagrecimento do plantel do Braga para 22 jogadores de campo, a pensar no futuro contributo dos profissionais da equipa B, passará pela saída de alguns médios-defensivos. Enquanto Custódio é alvo da cobiça do Corunha; Vinícius e Djamal estão na linha da frente para rumarem a outras paragens, mas não se pense que o setor entrou em liquidação total. Até prova em contrário, apenas serão autorizadas transferências pelos preços adequados e, por isso, os minhotos já se deram ao "luxo" de recusarem uma proposta de compra no valor de 1,8 milhões de euros pelo passe de Djamal, apresentada pelo Al Wahda, um dos clubes mais endinheirados de Abu Dhabi, que disputa a Liga dos Emirados Árabes Unidos.

Os árabes seguem atentamente a carreira do internacional líbio desde a sua participação na última edição da Taça das Nações Africanas, tendo feito uma primeira abordagem em janeiro, praticamente em cima do fecho do mercado de inverno. Em vez de esmorecer com a primeira nega do Braga, o interesse do Al Wahda foi subindo de tom de tal forma que a segunda oferta foi substancialmente superior, embora insuficiente para convencer a sociedade desportiva a abrir mão de um contrato válido por mais três épocas. Perante isto, Djamal perdeu de vista, para já, a possibilidade de ganhar perto de um milhão e meio de euros em dois anos. Com 29 anos, o ex-jogador do Beira-Mar foi utilizado esta época em 30 jogos, alinhando como titular em 13 partidas do campeonato.


"Nuno Gomes tem valor para continuar"

Altruísta ou simplesmente sincero a constatar a realidade, Carlão deu um parecer positivo a António Salvador em relação à continuidade do companheiro Nuno Gomes. "Com certeza. Aprendi muito com ele. Tem saúde de um jovem, trabalha diariamente como os jogadores de 20, 25 anos, e tem mostrado o seu valor nos jogos em que participou", argumentou, sugerindo a renovação do contrato do internacional português.

Pertencente aos quadros dos japoneses do Kashima Antlers, o avançado brasileiro confessou ainda nada saber sobre o futuro no clube. "Disseram-me para ir de férias descansado e que depois me contactavam. Neste momento não sei de nada, tenho contrato com o Kashima e o Braga tem opção de compra, mas temos de esperar para ver o que acontece", comentou, dando conta de uma cláusula relativamente acessível. "Não é alta: são 2,5 milhões de euros", precisou.


Luís Alberto promete briga

Contratado em janeiro para compensar a ausência temporal de Djamal, Luís Alberto foi surpreendido por problemas físicos e por um Custódio em alta. De partida para férias, o médio brasileiro prevê um futuro mais risonho. "Vou brigar pelo meu espaço e o Custódio vai treinar para conquistar o dele. Quem escolhe é o treinador", declarou, fazendo votos para uma nova época ao mesmo nível da última. "Sentimos que podíamos ser campeões e há que olhar em frente".


Imorou voltou a França... de carro

Que se saiba Imorou não tem fobia a andar de avião, até porque já participou em várias viagens do Braga neste meio de transporte, mas mesmo assim preferiu voltar a França de... carro. A viagem, que teve como destino a pequena vila de Châteauroux, numa distância de mais de 1300 quilómetros, foi naturalmente longa, como revelou o próprio franco-beninense no Twitter. "12h para Braga-Châteauroux, razoável! Chegada às 2h da manhã", escreveu o lateral-esquerdo.


Hugo Viana lidera como Guerreiro da época


Com 173 apoiantes, o médio Hugo Viana liderava ontem, ao fim da tarde, a votação do Guerreiro do Minho que mais se destacou na época finda. Excluído da convocatória do selecionador nacional Paulo Bento para o Campeonato da Europa, o esquerdino português é seguido, com os votos de 75 participantes, pelo avançado Lima, que terminou o campeonato com 20 golos - tantos quantos os do benfiquista Cardozo. O guarda-redes Quim e o médio Custódio encerram o grupo dos que mais fãs colecionaram ao longo de uma temporada especial, marcada por 13 vitórias consecutivas.


Autêntico corrupio no aeroporto

Uns mais adiantados, outros ligeiramente atrasados, foram vários os jogadores do Braga que partiram ontem de férias. O corrupio no Aeroporto Francisco Sá Carneiro começou ainda de madrugada, quando Guilherme (médio cedido ao Gil Vicente) e Berni receberam os bilhetes de embarque rumo ao Brasil e a Itália, respetivamente, seguindo-se Baiano, Samuel, Ewerton, Luís Alberto, Paulo Vinícius, Vinícius - que fez ontem 26 anos - e, por fim, Lima. Os últimos três até tiveram de sair à pressa da Cidade dos Arcebispos, pois o voo rumo a Lisboa, de onde viajaram depois rumo ao país natal, foi antecipado em várias horas. Mesmo assim, todos tomaram o destino desejado, inclusive Carlão, que, ao invés dos colegas, escolheu sair do Aeroporto da Portela.


Miguel Lopes
"Tenho um pouco de Maicon e Daniel Alves"

Daniel Alves, do Barcelona, e Maicon (o do Inter de Milão, diga-se, para evitar confusões com o outro Maicon, do FC Porto, que até é grande amigo de Miguel Lopes...) enchem as medidas a um dos novatos entre os comandados de Paulo Bento. Miguel Lopes olha-os como modelos a seguir pela admiração que nutre ao vê-los jogar. Aos 25 anos, e contratualmente ligado ao FC Porto, o lateral afirma que "tem um pouco do futebol dos dois" brasileiros, apresentando-se como "um trabalhador pronto a dar o máximo pela Seleção". "Gosto muito do estilo de jogo de Daniel Alves pelas suas características defensivas e ofensivas. Depois, também há o Maicon. Julgo que tenho um bocado do jogo dos dois", atirou, ontem, após o primeiro treino do pré-estágio realizado no Estádio da Luz.

A fórmula para poder espreitar uma oportunidade no Campeonato da Europa está bem definida, sobretudo depois de ter ouvido da boca do selecionador Paulo Bento incentivos e a certeza de que integra o lote de convocados "por mérito próprio". "Fui muito bem recebido, temos um excelente grupo, agora tenho de trabalhar para dar o meu melhor à Seleção. O segredo para ter chegado aqui foi nunca ter desistido. Cumpri um sonho ter chegado à Seleção Nacional. Hoje [ontem] senti uma enorme alegria por ter feito o primeiro treino". A chamada ainda está a ser saboreada, ao jeito de uma grande surpresa. "Só comecei a pensar que podia estar na Seleção depois de ver as notícias nos jornais. Nunca me comunicaram nada, daí a surpresa. Foi um enorme orgulho ouvir as palavras de incentivo de Paulo Bento", disse, confessando não ter sido 'praxado' pelos colegas. O que o marcou mesmo foi a mensagem do técnico : "Deu-me força e confiança, disse-me que estava na Seleção Nacional por mérito próprio e agora era trabalhar."

Miguel Lopes, que até ao momento contabiliza 9 internacionalizações pelos escalões de jovens de Portugal, defende que esse pormenor não o deixa em desvantagem em termos de experiência face ao concorrente mais direto, João Pereira. "Creio que não atrapalha. Todos os jogadores convocados foram escolhidos pelo que fizeram durante a temporada. Sou mais um para ajudar. Somos grandes amigos [João Pereira], se tiver de jogar darei 100 por cento à equipa", afiançou Miguel Lopes.


"Só deu trabalho avisar os convidados"


A noiva Mónica Pina terá de escolher uma nova data de casamento com Miguel Lopes, depois da convocatória do futuro marido para o Campeonato Europeu. Nada que preocupe o lateral-direito, ainda que avisar os convidados para a cerimónia, prevista inicialmente para o próximo dia 26, "tenha dado trabalho". "É uma enorme alegria estar na Seleção, o casamento fica para outra data. Ainda não decidimos", disse, acrescentando: "É verdade que tive de falar com muitas pessoas para cancelar o casamento, mas as pessoas entenderam e deram-me muito apoio."

A primeira camisola é para a mãe Idalina


Grato pelo apoio familiar, Miguel Lopes já tem destinatário para a primeira camisola da Seleção Nacional que envergar: a mãe, Idalina de Almeida Costa, receberá a prova de um dos momentos marcantes na carreira de um dos seus filhos. "A primeira camisola vai de certeza para a minha mãe. Dá-me muito apoio e esteve sempre comigo nos momentos difíceis", lembrou, confessando, inclusive, que gostaria de envergar o mesmo número que utiliza em Braga, o 13, que em 1966 andou nas costas de Eusébio no Campeonato do Mundo de Inglaterra. "Gostava de usar esse número. Para muitos é o número do azar, mas não penso assim. Também acho que a motivação não se ganha com os números. Não os sinto", rematou o lateral.

Gémeo também tinha lugar


Nuno Lopes, irmão gémeo que joga no Beira-Mar, "tem condições para representar a Seleção Nacional", palavra do lateral bracarense. Aliás, Miguel Lopes admite mesmo que esse é um sonho para concretizar. "Era fantástico ter o meu irmão gémeo na Seleção. Tem condições para isso, pois tem muita qualidade e as mesmas características que eu. Com muito trabalho e sacrifício pode chegar a esse objetivo", sustentou, recusando tecer grandes comentários à ausência do colega Hugo Viana no lote dos 23: "O selecionador fez as escolhas que entendeu."


O JOGO

JotaCC

HC Braga já é sexto

Depois de ter perdido (nos penáltis) a final da Taça CERS para o Bassano, o HC Braga voltou ao campeonato com uma vitória: Foi em casa frente ao Infante Sagres (10-5), cumprindo o jogo em atraso da 26ª jornada. Subiu três posições e é sexto. Em igualdade pontual com o Valongo (33), o Braga tira vantagem no confronto direto. Segue-se a ida à Luz para os oitavos-de-final da Taça com o Benfica já depois de amanhã.

Resultados - 26ª jornada

Dia 12 Riba D'Ave 0-6 Ac. Espinho

Dia 12 Benfica 9-5 Oliveirense

Dia 12 Tigres 5-6 Juv. Viana

Dia 12 Candelária 3-2 Gulpilhares

Dia 13 FC Porto 10-3 Física

Dia 16 HC Braga 10-5 Infante de Sagres

Dia 18 Barcelos 21h00 Valongo

Próxima jornada - 27ª

Ontem 16/05/12

Benfica 7-4 Paço de Arcos

Quinta 24/05/12

Física-Tigres (21h30)

Sábado 26/05/12

Gulpilhares-FC Porto (18h00); J. Viana-HC Braga (21h30);Infante Sagres-Riba d'Ave (17h30); Ac. Espinho-Barcelos (18h30);

Terça 29/05/12

Oliveirense-Candelária (21h00)


O JOGO

JotaCC

Miguel Lopes quer contribuir para uma boa prestação no Euro2012

'Portugal não deve temer ninguém',


A novidade nos eleitos de Paulo Bento mostrou-se disponível para jogar em qualquer dos lados da defesa portuguesa na competição.

Miguel Lopes, convocado pela primeira vez para a seleção portuguesa, confessou o sonho de ter uma oportunidade de jogar no Euro2012, seja como lateral esquerdo ou direito. Eleito, de forma surpreendente, por Paulo Bento para estar na competição que se disputa entre 8 de junho e 1 de junho, na Polónia e Ucrânia, o jogador do Sporting de Braga assumiu que recebeu a notícia da convocatória com 'enorme alegria', porque vestir a camisola das quinas é um orgulho. 'O meu sonho é ter uma oportunidade de jogar, sentir o hino, que é uma enorme alegria. O hino nacional para mim é fantástico', frisou Miguel Lopes, na sua primeira conferência de imprensa como jogador da seleção.
Novato nestas andanças, o futebolista que está ligado contratualmente ao FC Porto confidenciou que não foi praxado pelos companheiros, mas foi 'muito bem recebido', 'A maior parte dos jogadores já conheço, estou aqui a trabalhar para dar o meu melhor. Se for escolha do «mister» vou dar cem por cento', prometeu, indicando que é indiferente jogar à esquerda ou à direita do eixo da defesa, uma vez que o importante é jogar.
Para Miguel Lopes, que começou a pensar que estaria na seleção ao ver as notícias que foram saindo nos jornais, Portugal tem de encarar o Europeu jogo a jogo e estar 'concentradíssimo', no objetivo único de ganhar jogos. 'Não devemos temer nada. Temos um grupo de trabalho cheio de excelentes jogadores', realçou o defesa que diz identificar-se com os brasileiros Daniel Alves, do Barcelona, e Maicon, do Inter de Milão, e que vai entregar a sua primeira camisola de internacional A à sua mãe.
Confirmada a presença no Campeonato da Europa, o jogador do Sporting de Braga acumula agora dois sonhos: o de ver Portugal sagrar-se campeão europeu e o de envergar o número 13: 'Gostava, porque costuma dizer-se que é o número do azar. Não penso assim. Era bom ter o 13 na camisola, mas é um simples número', finalizou.
A convocatória para o Euro2012 foi tão surpreendente que vai obrigar Miguel Lopes a reagendar o seu casamento, inicialmente marcado para 26 de maio: 'É um sonho estar aqui. Em relação ao casamento, marca-se outra data', desvalorizou.

'Sonho', Miguel Lopes anseia agora pelo momento de ouvir o hino nacional, de preferência com a camisola «13» vestida


PRIMEIRO DE JANEIRO


JotaCC

«É natural que tenha muita gente à frente» - Custódio

À imagem do que sucede com todos os 23 jogadores chamados por Paulo Bento para representar Portugal no Euro-2012, também Custódio acalenta a ambição de integrar o onze da equipa das quinas.

No entanto, o jogador do SC Braga é o primeiro a reconhecer que, dado o seu estatuto de estreante, não será, à priori, primeira opção.

«Existe uma equipa que vem de trás, é natural que tenha muita gente à frente. Estou aqui com o intuito de ajudar e dar o máximo. Se for chamado, ficarei contente», diz Custódio, deixando elogios a João Moutinho, Raul Meireles e Carlos Martins, os médios a quem Paulo Bento costuma confiar a titularidade.

«É um meio-campo de grande qualidade. Se for esse, espero que Portugal consiga vencer, isso é o principal. Compete-me trabalhar, tentar conquistar o meu espaço e corresponder às expectativas do selecionador. Se conseguir entrar no onze melhor, mas o importante são as vitórias de Portugal», reforça.


«Se sou um protegido do selecionador? Pelo contrário» - Custódio

Custódio rejeita que o facto de ter trabalhado com Paulo Bento no Sporting, primeiro como colega de equipa e depois como jogador do atual selecionador nacional, o tenha beneficiado na convocatória para o Euro-2012.

«Eu um protegido do selecionador? Pelo contrário. No Sporting, o meio mês em que não joguei foi com Paulo Bento. Isso não faz sentido algum», argumenta o médio.

Ainda a propósito do selecionador, diz Custódio que os 42 anos de idade de Paulo Bento em nada diminuem a capacidade do treinador para conduzir Portugal a uma boa prestação no Europeu.

«É exatamente a mesma pessoa a o mesmo treinador dos tempos do Sporting, com a evolução normal. A idade não tem qualquer peso. Paulo Bento tem bastante experiência, como jogador e treinador», sublinha.

A BOLA

Bruno3429

«O segredo do SC Braga está à vista de todos» - Custódio
Por Redação

Custódio diz que a presença de dois jogadores do SC Braga na convocatória de Paulo Bento para o Euro-2012 «é o reflexo» do trabalho que está ser desenvolvido no clube minhoto.

«Qual é o segredo do sucesso do Braga? Está à vista de todos. É um clube bem estruturado e organizado e com um presidente ambicioso», diz o médio, que só agora vê abrirem-se as portas da equipa das quinas, algo que não aconteceu, por exemplo, quando representou o Sporting.

«Isso demonstra a qualidade do Braga, é um clube cada vez maior», destaca Custódio, realçando, a esse propósito, a «diminuição de jogadores portugueses nos clubes grandes».

A Bola

Pé Ligeiro

Braga: Leonardo Jardim não sai, diz presidente
António Salvador disse à TVI que não recebeu propostas pelo treinador


O presidente do Sp. Braga, António Salvador, garante que Leonardo Jardim vai ficar no clube. Depois de uma boa época à frente do clube, o treinador dos bracarenses, que tem mais dois anos de contrato, começou a ser falado para outros clubes, mas, em entrevista à TVI, o presidente afirmou que «não houve propostas».

«Sobre o Leonardo, falou-se na comunicação social [sobre uma possível ida para o F.C. Porto], mas ele disse-me: "comigo não houve conversas" e tenho a certeza de que ele vai continuar e desenvolver o projeto que temos cá para os próximos dois anos, que é a duração do contrato dele», disse António Salvador.

Mas o presidente acredita que, mesmo que tivesse havido propostas, não seria fácil levar o treinador. «Nós sabemos os contratos que fazemos. Hoje quem vem para o Braga, arrisca-se a ser cobiçado, mas o Braga dá condições muito boas e os profissionais devem pensar duas vezes quando querem mudar de clube. Ou é para um clube muito bom, e com contratos muito vantajosos, ou então preferem ficar cá e desenvolver o seu trabalho», frisou.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Artur Jorge confirmado na equipa B
Por Pascoal Sousa

Artur Jorge está confirmado como treinador da equipa B do SC Braga, notícia que A BOLA avançou na semana passada.

O técnico que conduziu os juniores ao terceiro luga no Campeonato da categoria assinou por duas temporadas e terá como adjuntos João Pedro, Manuel Santos (preparador físico) e Orlando Silva (treinador de guarda-redes), anunciou há momentos a SAD, na página oficial do clube na Internet

A construção do plantel está também em marcha acelerada e dentro de pouco tempo já serão conhecidos os nomes de alguns juniores que vão participar no projeto da equipa B, bem como a estrutura diretiva que irá apoiar Artur Jorge.

A Bola

JotaCC

Sp. Braga: Artur Jorge vai orientar a equipa B
Antigo central passa dos juniores para a formação secundária

Artur Jorge, antigo central do Sp. Braga, vai ser o treinador da equipa B dos arsenalistas. O técnico transita dos juniores para a formação secundária.

O Sp. Braga vai recuperar a equipa B, que passará a competir na Liga de Honra.

João Pedro (treinador-adjunto), Manuel Santos (preparador físico) e Orlando Silva (treinador de guarda-redes) acompanham Artur Jorge na mudança.

MAIS FUTEBOL

Pé Ligeiro

«Vou voltar a 100 por cento» - Baiano

Baiano começou a época como titular indiscutível no lado direito da defesa, mas uma lesão grave no jogo com o Benfica, na 10.ª jornada, a 6 de novembro do ano passado, atirou-o para fora das contas de Leonardo Jardim.

O brasileiro ainda regressou a tempo de jogar na penúltima ronda, frente ao Beira-Mar. Oito minutos animadores para compensar todo o sofrimento. «Infelizmente este ano tive a lesão e acabou por me atrapalhar, mas espero voltar a 100 por cento e jogar. Fiquei triste, porque comecei bem. O mister passou-me sempre grande confiança», agradece o lateral.

Apesar do incentivo do treinador, Baiano partiu de férias com o sentimento de que perdeu uma grande oportunidade de mostrar o que realmente vale: «Foi difícil ver as coisas por fora durante cinco meses. Mas passou e agora vou levantar a cabeça. A equipa esteve bem. Cometemos algumas falhas durante um determinado período, mas o grupo fez um grande Campeonato. Infelizmente não conseguimos ficar nos dois primeiros lugares, mas o terceiro posto é uma boa classificação.»

Por fim, Baiano congratulou-se com a chamada de Miguel Lopes ao Europeu: «Houve muito mérito dele, porque fez um bom final de Campeonato.»

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

«Fiquei chateado por não jogar uma única vez» - Samuel


De férias no Brasil, Samuel já sabe que o seu futuro não passa pelo SC Braga. Com contrato até 2013, com mais três de opção, o agente do atleta e a SAD tentam chegar a acordo para rescindir amigavelmente o vínculo.

«Se tiver oportunidade de ir para outro clube e jogar, independentemente da Liga que for, tenho de aceitar e perseguir os objetivos que tenho na vida. É sempre difícil para um atleta estar a ser negociado, mas o Braga tem grandes jogadores e independentemente de ficar ou não a equipa tem todas as condições para fazer bom Campeonato», declarou, já conformado.

O central brasileiro chegou em janeiro a custo zero, proveniente do Anderlecht, mas não chegou a ser utilizado por Leonardo Jardim. Por um lado, o central compreende a opção do treinador, mas não esconde ter ficado muito dececionado com a passagem pelo Minho.

«A equipa vinha de 13 vitórias seguidas e os jogadores estavam todos bem. À reserva cabia trabalhar bem e mostrar ao treinador que podíamos entrar, e foi isso que eu fiz. Fico chateado por não ter sido utilizado uma única vez, porque nenhuma equipa contrata um jogador para ele não jogar, mas isso não me impediu de dar tudo por tudo.»
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!