News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/04

Started by JotaCC, 27 de April de 2012, 07:06

Previous topic - Next topic

JotaCC

Hugo Viana e Rúben Amorim de regresso

Depois de ter cumprido castigo, em Paços de Ferreira, Hugo Viana entra directamente no onze do Sp. Braga que esta noite irá defrontar o Olhanense (20.15 horas). O regresso do médio é um dos destaques da convocatória de Leonardo Jardim, a par de Rúben Amorim, de volta aos eleitos após ter estado ausente da competição durante um mês e meio devido a uma rotura na coxa direita. O médio integra a lista de 20 convocados para o duelo que abre a 28.ª jornada da Liga, mas ainda é uma incógnita se irá ter entrada directa no onze no lugar de Mossoró.
Rúben Amorim ainda não apresenta os melhores índices físicos, por isso, Jardim não deverá apostar no médio de início. Paulo César, Ukra ou Nuno Gomes nas costas de Lima são as opções.
Para além de Hugo Viana e Rúben Amorim, Imorou é outra das novidades da lista. De fora por castigo ficam Mossoró (viu o quinto amarelo) e Vinicius (expulso em Paços de Ferreira). Salino e Paulo Vinícius e Baiano são os casos clínicos do plantel.
Os convocados são: guarda-redes: Quim e Berni; defesas: Nuno André Coelho, Ewerton, Miguel Lopes, Imorou, Elderson e Douglão; médios: Hugo Viana, Djamal, Rúben Amorim, Custódio e Luís Alberto; avançados: Hélder Barbosa, Alan, Ukra, Paulo César, Lima, Nuno Gomes e Carlão.

"Regulamentos para cumprir"

Em relação à eventual desistência da União de Leiria da competição - cenário que poderia beneficiar o Sp. Braga pela anulação de todos os resultados dos leirienses e alteração na pontuação [o Sp. Braga perdeu na primeira volta em Leiria], Leonardo Jardim foi explícito. "Não pensei sobre o assunto, mas os regulamentos devem ser cumpridos, independentemente de quem seja beneficiado".

Perspectiva de casa cheia no AXA

O objectivo do Sp. Braga é regressar aos triunfos, no duelo com o Olhanense. Para isso, Leonardo Jardim apela ao apoio especial dos adeptos, que esta noite vão ter entradas gratuitas e portas abertas no Estádio AXA. "É entrada gratuita para o jogo e fazia um apelo aos adeptos do Sp. Braga: é o penúltimo jogo em casa, gostaria de pedir um apoio especial à equipa para voltar novamente às vitórias", frisou na antevisão ao jogo. O técnico deixou ainda um apela à participação na caminhada organizada pela APPACDM, no domingo, pelas 9.30 horas, na Avenida Central. "É uma causa que a todos nós diz respeito e, neste momento de dificuldades, é importante perceber que existem outras pessoas com maiores e piores dificuldades do que as nossas".
Com entradas gratuitas no jogo desta noite, perspectiva-se casa cheia e grande ambiente nas bancadas do AXA. Pontapé de saída é às 20.15 horas.


"Consolidar lugar no pódio"

Consolidar um lugar no pódio. Há três jornadas sem vencer [empate em Paços de Ferreira e derrotas com FC Porto e Benfica], o Sp. Braga quer voltar aos triunfos esta noite, frente ao Olhanense (20.15 horas), para cimentar a terceira posição no campeonato e sonhar ainda com o segundo de acesso directo à 'Champions'. Leonardo Jardim lembra que o objectivo é vencer, por isso quer uma equipa concentrada, sem pensar nos adversários.
"A prioridade é vencer o jogo e não pensar nem no adversário que está na frente a três pontos, nem no que está atrás a seis. Temos que pensar em nós e procurar mais uma vez, com um adversário de valor, conquistar os três pontos. Não podemos perder tempo a pensar nos outros, porque é um factor de desconcentração. O nosso foco é o nosso trabalho e aquilo em que podemos intervir que é o nosso jogo, mais do que pensar nos adversários, temos que pensar no Sp. Braga", frisou o técnico.
Sem mostrar qualquer "arrependimento" por não ter assumido a candidatura ao título, Jardim foi peremptório: "nunca deixámos de assumir uma luta pelo título, nós não fizemos foi uma candidatura ao título, são duas coisas diferentes. Uma coisa é perspectivar a época desportiva em prol de um objectivo, fazer uma candidatura, construir um plantel para esse objectivo, outra coisa é interferir na luta pelo título com outras três equipas que tinham esse objectivo claramente definido".
Matematicamente ainda é possível ao Sp. Braga o segundo lugar, mas para o técnico a meta é assegurar o melhor lugar no pódio. "Queremos um lugar no pódio. Logo que conseguimos atingir um lugar entre os quatro, o nosso segundo objectivo foi conseguir um lugar no pódio e sempre a melhor classificação. Temos que consolidar o terceiro lugar, porque ainda não está garantido".
Quanto ao Olhanense, Jardim espera um adversário forte. "É uma equipa que tem feito um campeonato estável. Em termos físicos é muito forte, faz utilização disso para ter um jogo mais intenso e ser forte nos lances de bola parada e, normalmente, em termos de corredores tem jogadores rápidos que permitem transições. Temos que ter atenção para não sermos surpreendidos", alertou o treinador.


"Como profissional o Nuno Gomes tem ainda mais qualidade do que atleta"


Nuno Gomes anunciou esta semana o desejo de jogar mais uma época - apesar de ainda não ter sido contactado pelo Sp. Braga para renovar contrato - e Leonardo Jardim aproveitou para tecer rasgados elogios ao experiente avançado.
"Tem sido um jogador, extremamente, importante pela qualidade que tem e pelo comportamento, principalmente. Neste momento, admiro mais o Nuno, porque o conheço pessoalmente. Como atleta, foi aquilo que toda a gente conhece, mas como profissional ainda tem mais qualidade do que como atleta. Não é por acaso que toda a gente tem admiração por ele, acho que é com total mérito, porque ele merece", confessou o técnico.
Questionado sobre a utilização do ponta-de-lança esta temporada, Jardim foi claro: "depende da análise. Posso dizer que dos últimos três anos é o ano em que está a ser mais utilizado. Mas outros podem dizer que ele é pouco utilizado. Depende da perspectiva".
Em termos de futuro, quando confrontado se gostaria que Nuno Gomes renovasse pelo Sp. Braga, Leonardo Jardim não quis abrir o jogo. "Em relação à próxima época, é como em todas as equipas, vão sair uns jogadores, entrar outros. As nossas perspectivas de futuro estão a ser trabalhadas internamente e não são ainda para revelar", sublinhou.


JotaCC

Comportamento admirável de Nuno Gomes
avançado conquistou o balneário

Confrontado com o desejo expresso por Nuno Gomes em jogar não só mais uma época, como com mais regularidade, o técnico Leonardo Jardim começou por dizer que "o avançado jogou mais este ano do que nas últimas três épocas", mas logo de seguida assumiu estar rendido à classe do goleador.

"O contexto da utilização depende sempre da perspetiva, mas em relação ao Nuno tenho de salientar a sua importância, não só pela qualidade como jogador, mas principalmente pelo comportamento como profissional", disse Leonardo Jardim, sem revelar como se processará o futuro do internacional português: "Admiro-o mais, agora que o conheço. Como atleta é o que todos conhecem, mas não é por acaso que todos têm admiração por ele. A próxima época será como em todas as equipas. Uns entram, outros vão sair. Não me vou pronunciar sobre esse assunto."


RECORD

JotaCC

SC Braga procura regressar aos triunfos frente ao Olhanense   

Há três jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória, depois de uma série de 13 partidas consecutivas a ganhar, o SC Braga procura regressar aos triunfos no campeonato para segurar o terceiro lugar.

Esta temporada, o último lugar do pódio garante a presença no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e os bracarenses querem repetir a experiência, depois de lá terem estado na época transata.

Praticamente afastada a possibilidade de disputar o título de campeão nacional, luta que os responsáveis minhotos nunca assumiram publicamente, a formação da cidade dos arcebispos quer vencer o Olhanense para dar um passo seguro para permanecer na terceira posição.

Nesta altura, são seis os pontos que separam o SC Braga do Sporting, quarto classificado, sendo que as duas equipas ainda se vão defrontar em Alvalade na última jornada do campeonato.

No entanto, os bracarenses, ao contrário dos leões, apenas dependem de si e contam com um calendário teoricamente mais fácil, uma vez que jogam duas vezes consecutivas em casa, diante do Olhanense e Beira-Mar, antes de irem a Alvalade na última jornada.

Pela frente, a equipa de Leonardo Jardim terá um adversário bastante tranquilo na tabela classificativa. Com a manutenção assegurada, o Olhanense procura vencer as últimas partidas para terminar a Liga na sétima posição, ultrapassando o Nacional da Madeira, que soma mais três pontos à entrada para a antepenúltima jornada.

SC Braga com vantagem no confronto histórico

O Estádio Axa será palco do sétimo confronto entre SC Braga e Olhanense para a Liga portuguesa no norte do país.

No confronto histórico, os bracarenses somam quatro triunfos, enquanto o Olhanense venceu por uma ocasião, registando-se um empate na primeira vez que os dois emblemas se defrontaram.

Na temporada passada, o SC Braga ganhou por 3x1, com os golos a serem da autoria de Márcio Mossoró e de Lima, que bisou no encontro. Do lado dos algarvios, Maurício foi o marcador de serviço.

Custódio e Nuno André Coelho com números redondos na Liga


A partida diante do Olhanense será a 150ª de Custódio e a 50ª de Nuno André Coelho na Liga portuguesa.

Natural de Guimarães, o médio vai alcançar o registo histórico com a camisola do SC Braga, clube que representa desde a época passada, tendo deixado o Vitória de Guimarães para ingressar no principal rival.

Também com uma passagem pelo Sporting, onde chegou a ser capitão de equipa, Custódio teve o momento alto ao serviço dos bracarenses na Liga Europa, marcando na época passada o golo que garantiu a presença dos minhotos na final da competição, numa meia-final disputada frente ao Benfica.

Por sua vez, Nuno André Coelho, que chegou ao SC Braga no último verão, vai disputar o jogo 50 no principal escalão do futebol português.

O defesa-central estreou-se na competição ao serviço do Estrela da Amadora, na temporada 2008/2009. Depois de uma época na Reboleira regressou ao FC Porto, de onde saiu para o Sporting, envolvido no negócio que levou João Moutinho para o Dragão.

Pouco utilizado nos leões e fora das opções de Domingos Paciência para esta época, Nuno André Coelho ingressou no SC Braga, sendo que o azar já lhe bateu à porta com uma lesão no começo do campeonato, deixando-o fora dos relvados durante largos meses.


ZEROZERO

JotaCC

Jardim admira mais o atual Nuno Gomes

Sem convite à vista para renovar contrato pelo Braga, Nuno Gomes não deixou de subir de cotação aos olhos de Leonardo Jardim. O ponta de lança já assumiu que gostaria de ter jogado mais esta época, mas o treinador lembra que a utilização do avançado esta época foi muito superior em relação ao tempo somado nos últimos anos ao serviço do Benfica. "Depende da análise. Nos últimos três anos esta é a época em que está a ser mais utilizado. É um jogador extremamente importante pela sua qualidade e, sobretudo, pelo comportamento. Já admirava o Nuno Gomes, mas agora admiro-o ainda mais. Como profissional tem ainda mais qualidade do que como atleta", elogiou.

Na iminência de apostar esta noite na titularidade do avançado para compensar a ausência de Mossoró, por castigo, Jardim só não dá certezas quanto à sua permanência no plantel. "Vão sair uns e entrar outros. Ainda não chegámos a esse período. Tudo está a ser preparado internamente e não vamos divulgar o que vamos fazer", reagiu, prevendo um Olhanense com jogadores "atléticos" e "velozes" no contragolpe. "Além de serem fortes nos lances de bola parada, têm jogadores rápidos nos corredores. São perigosos nas transições", analisou, defensor de que a Liga deve aplicar a lei caso se verifique a desistência do Leiria, o que se traduzirá num benefício residual para os minhotos, face à possível subtração de pontos. "Sou da opinião que o regulamento deve ser cumprido", afirmou.

Já a prolongada renitência em assumir a candidatura do Braga ao título não gerou qualquer sentimento de arrependimento em Leonardo Jardim, nem roubou ambição à equipa. A três pontos do Benfica (segundo classificado), a equipa continua a apostar numa classificação histórica e, por isso, o treinador só admite vencer o Olhanense. "Não estou arrependido de não ter assumido a luta pelo título; o que não fizemos foi assumir uma candidatura, mas nunca deixámos de lutar pelo primeiro lugar. Tendo os nossos objetivos, interferimos até nessa luta, para a qual outras equipas se prepararam com outros recursos", lembrou, deixando bem claro que "o discurso" não sofreu alterações face aos últimos resultados. "Temos a noção de que dentro do pódio queremos a melhor classificação possível. Chegámos a andar no primeiro lugar, só não o conseguimos segurar", constatou.


Os "outros" são distração

A palestra de Leonardo Jardim para o jogo com o Olhanense não deverá fugir muito desta ideia: "Há que vencer o jogo, sem pensar no adversário que está a três pontos (Benfica), nem no que está atrás, a seis (Sporting)". Focalizado somente no jogo com a equipa algarvia, o treinador não admite desvios. "Pensar nos outros será fator de desconcentração. O nosso foco é o nosso jogo, há que pensar só no Braga", avisou.


Amorim de volta à lista

O regresso de Rúben Amorim (na foto), após lesão, é a nota dominante da lista de 20 convocados do Braga para o jogo de hoje. O médio não era chamado desde que se lesionou a 10 de março, frente ao Leiria. De resto, Hugo Viana, após castigo, e Imorou, por opção, também estão de volta, sendo que Mossoró e Vinícius, ambos suspensos, ficaram de fora.


Adeptos desafiados

Apesar de ser público que as entradas serão gratuitas, Leonardo Jardim fez questão de apelar ao apoio dos adeptos. "Será importante para voltarmos às vitórias", referiu, pedindo igualmente uma participação maciça na caminhada da APPACDM, domingo de manhã.


Nuno André Coelho faz o jogo 50

O encontro de hoje marcará um momento relevante no percurso de Nuno André Coelho. O defesa-central vai cumprir o jogo 50 no principal escalão do futebol português, uma escalada iniciada em 2008/09 ao serviço do Estrela da Amadora, que o recebera por empréstimo do FC Porto. Nessa época, realizou 28 partidas no campeonato, atuando apenas uma vez na temporada seguinte pelos dragões. No Sporting, foi chamado à equipa nove ocasiões e no Braga soma 11 aparições... na I Liga, claro.


Bracarenses elogiados


Sérgio Conceição reiterou a vontade de querer alcançar a pontuação máxima possível e nem o facto de jogar no estádio do Braga o faz vacilar. No lançamento da partida desta noite, o técnico do Olhanense prometeu a mesma identidade, baseada no rigor defensivo e numa toada de ataque suscetível de "criar muitas oportunidades de golo". As ausências de três elementos, sobretudo as de Salvador Agra e Ismaily, são minimizadas por Conceição, em virtude do espírito de grupo e de entrega que caracteriza a equipa algarvia. "Quem entrar vai estar a cem por cento, até porque aqui não há titulares nem suplentes", vincou, aludindo à importância da data - os algarvios comemoram hoje 100 anos - e à tal vontade de continuar na mó de cima mesmo depois de garantida a permanência.

O jovem treinador elogiou o adversário, cuja estrutura diretiva tem realizado um "trabalho fantástico", e não considera que os três últimos resultados (duas derrotas e um empate) sejam sinónimo de fraqueza. "O Braga não quer perder o terceiro lugar e acredito que o espetáculo saia a ganhar, porque os dois conjuntos desejam os três pontos", avisou.

Jogo à parte, Sérgio Conceição não deixou o presidente da Académica sem resposta, na sequência da polémica desta semana. "É melhor ser um caso clínico do que um caso de Judiciária", atirou, depois de José Eduardo Simões ter dito que Conceição sofria de problema de foro psiquiátrico. O líder da Briosa andou recentemente a braços com a Justiça. O diferendo entre os dois diz respeito ao final da carreira do agora treinador.


Primeiro disse que sim depois escapou a Salvador

Foi por um triz que Sérgio Conceição não se tornou reforço do Braga, ainda como jogador em 2007/08. Mal tomou conhecimento que o internacional português tinha carta branca para se desvincular do Standard de Liège, António Salvador, o presidente do clube arsenalista, antecipou-se à concorrência, propondo um compromisso válido por duas épocas. A transferência só não ocorreu porque o jogador de 32 anos não conseguiu resistir a um convite milionário do Qadsia (Kuwait).


Fernando Alexandre deu bons sinais

Fernando Alexandre, que já estivera em dúvida para Coimbra (acabou por jogar os 90 minutos), voltou a acusar algumas dores durante a semana, mas ontem, no treino realizado em Cantanhede, deu sinais de estar recuperado e às ordens de Sérgio Conceição. Curiosamente, o médio, que é peça influente na manobra da equipa, está emprestado pelos bracarenses. Baixas certas são as dos castigados Ismaily e Salvador Agra - para além de Mateus - que deverão ser rendidos por Vítor Vinha e Toy, muito embora Vasco Fernandes e Jander sejam opções a considerar.


O JOGO

JotaCC

'Temos que pensar só em nós',

Sporting de Braga quer voltar a ganhar

Leonardo Jardim quer terminar o campeonato no pódio, mas sabe que para isso tem de regressar às vitórias na receção ao Olhanense, depois de três jogos seguidos sem ganhar. 'A prioridade é vencer o jogo com o Olhanense e nem pensar no adversário que está à frente (Benfica), a três pontos, nem no que está atrás, a seis (Sporting). Temos que pensar em nós e procurar somar os três pontos', declarou o treinador bracarense, em conferência de imprensa.
Jardim disse ainda não estar arrependido de não ter assumido a luta pelo título, porque o clube nunca deixou de o fazer. 'Uma coisa é uma candidatura, em que se perspetiva uma época em prol de um objetivo, preenchemos um plantel e construímos uma organização de forma a conquistá-lo, outra é ter os nossos objetivos e interferir nessa luta com as outras três equipas', explicou, antes de deixar elogios a Nuno Gomes, em final de contrato: 'Acho-o um jogador extremamente importante pela qualidade que tem, mas principalmente pelo seu comportamento. Hoje, admiro-o mais ainda, porque conheço-o pessoalmente e como profissional tem ainda mais qualidade',

Urgente. Vitória precisa-se


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Jardim quer quebrar ciclo sem ganhar

Leonardo Jardim assegurou ontem que só está focado na recepção ao Olhanense (hoje, às 20h15, Sport TV1) e em quebrar o ciclo do Sp. Braga de três jogos sem ganhar. "A prioridade é vencer e não pensar no adversário que está à frente três pontos [Benfica] nem no que está seis pontos atrás [Sporting]. Poderia ser um foco de desconcentração", explicou.

Sobre Nuno Gomes, que expressou o desejo de jogar mais um ano, foi claro: "Vão sair uns e entrar outros na nova época, mas ainda não chegámos à fase das escolhas." Sublinhou, no entanto, que admira "mais do que nunca" o ponta-de-lança.

Para o embate com os algarvios, Jardim conta com Hugo Viana ( regressa após castigo). 

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Salino mais perto de regressar aos treinos
Por Pascoal Sousa

A contas com fratura do terço superior do perónio esquerdo, contraída na partida com o Feirense a 17 de março, Leandro Salino não jogará mais esta época, mas poderá dentro em breve regressar aos treinos.

O jogador tem neste momento uma tala ortopédica na perna esquerda, que vai retirar muito provavelmente já na próxima segunda-feira. A partir de então estará livre para voltar aos treinos.

O regresso não deixará de ser condicionado e o mais certo é Salino não jogar mais esta época, mas não deixa de ser um indício que o polivalente brasileiro estará a 100 por cento logo no arranque dos trabalhos da pré-temporada.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga-Olhanense: do retrovisor ao recorde (antevisão)
Antepenúltima jornada começa na «Pedreira»

A antepenúltima jornada da Liga arranca na «Pedreira», com o Sporting de Braga a receber o Olhanense a partir das 20h15, em jogo que pode acompanhar EM DIRETO no Maisfutebol.

Após três jogos sem ganhar, os «arsenalistas» estão obrigados a olhar tanto para a frente como para o retrovisor. O Benfica está a três pontos de distância, mas o Sporting também tem aproveitado para aproximar-se, e já só tem seis pontos de atraso. E é preciso não esquecer que a equipa de Leonardo Jardim visita Alvalade na derradeira ronda.

Hugo Viana deve voltar à titularidade no Sp. Braga, depois de ter cumprido um jogo de castigo, o motivo que afasta agora Mossoró e Vinícius das contas do técnico. De novo convocado está Rúben Amorim, que esteve um mês e meio parado por lesão.

O Olhanense comemora nesta sexta-feira o seu centenário, com a ambição de conquistar um triunfo que lhe permitiria bater o recorde de pontos conquistados no principal escalão do futebol português (34). Um bom resultado em Braga alimentaria ainda o desejo de roubar o sétimo lugar ao Nacional, que tem mais três pontos.

O técnico Sérgio Conceição não vai contar com Salvador Agra, que cumpre castigo, tal como Mateus e Ismaily. Luís Filipe e Nuno Piloto continuam lesionados.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Quim; Miguel Lopes, Douglão, Nuno André Coelho, Elderson; Alan, Custódio, Hugo Viana, Hélder Barbosa; Nuno Gomes e Lima

OLHANENSE: Fabiano; Mexer, André Pinto, Maurício, Vítor Vinha; Fernando Alexandre e Cauê; Toy, Rui Duarte e Wilson Eduardo; Dady

Maisfutebol