News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/04

Started by JotaCC, 24 de April de 2012, 07:07

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Projecto da equipa B avança

Afinal, o projecto da equipa B vai mesmo avançar. Depois do recuo quando foi anunciada pela Liga a imposição de pagamento de uma percentagem da verba dos direitos televisivos e da publicidade estática, receita que seria utilizada para um fundo de solidariedade a beneficiar os restantes emblemas da Liga de Honra (onde irão actuar as equipas B), a SAD do Sp. Braga vai mesmo seguir em frente com o projecto.

Ao que o 'Correio do Minho' apurou, está ultrapassada - apesar de ainda não de forma oficial - a questão relacionada com as contrapartidas financeiras exigidas para as entradas das equipas B na Liga de Honra, até porque, não existia consenso e unanimidade quanto à criação do fundo de solidariedade entre os clubes, ficando, assim, decidido que não haverá qualquer tipo de contrapartida financeira.

A confirmar-se, na próxima temporada 20 12/2013 o projecto do renascimento da equipa B será já uma realidade. Quanto ao protocolo com o FC Vizela, clube satélite dos arsenalistas, ficará sem efeito na nova época, já que a base da futura equipa B será constituída pelos atletas que estão a rodar no emblema vizelense e por jogadores que sairão da equipa júnior.

Equipa B jogará no 1.º de Maio

Com o projecto da equipa B em andamento, certo é que o Estádio 1.º de Maio será o palco dos jogos da segunda formação bracarense. O 'velho' estádio será sujeito a pequenas obras para reunir as exigências da Liga.
Recorde-se que o projecto da equipa B visa proporcionar uma continuidade dos atletas que saem dos juniores, num maior aproveitamento da formação em termos de futuro, não só nos portugueses, mas também nos estrangeiros, numa aposta de profissionalização e valorização de activos.


'Um passo, por um sorriso' dos utentes da APPACDM



O treinador do Sporting Clube de Braga, Leonardo Jardim, volta a associar-se a uma caminhada solidária, desta feita, em prol da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Braga.
'Um passo, por um sorriso' é o mote para a II caminhada que se realiza este domingo (dia 29) com o objectivo de angariar verbas para a reconstrução da piscina do complexo de Lomar da APPACDM.

A iniciativa, a que se juntam também a Capital Europeia da Juventude (CEJ) e vários parceiros, foi ontem apresentada no Centro de Lomar da APPACDM, onde houve oportunidade de visitar as várias valências e a piscina que está a precisar de obras. O treinador do S. C. Braga espera que a caminhada do próximo domingo atinja um recorde de participantes e lançou um repto aos adeptos "para participarem cada vez mais neste tipo de eventos" e nesta caminhada em particular.

Com esta participação, Leonardo Jardim espera "ajudar a atingir os objectivos, quer na reconstrução da piscina para apoiar o trabalho com os jovens, quer para a associação conseguir ter capacidade financeira para dar continuidade a este trabalho que é gratificante".

O treinador sublinhou a importância de instituições como a APPACDM "porque num momento de crise do país verificamos que existem pessoas ainda com mais necessidades do que muitos de nós". "Estas pessoas, estas crianças são especiais, são diferentes e precisam da colaboração de todas as instituições, de todas as pessoas para que consigam ter um futuro melhor ou consigam viver o presente da melhor forma" afirmou Leonardo Jardim.

O treinador do Braga entregou à APPACDM uma camisola autografada do plantel principal "para ser leiloada e conseguirem tirar alguns dividendos para a piscina que tanto faz falta à associação" justificou.

São precisos 18 mil euros para a obra

A II caminhada 'Um passo, por um sorriso' acontece na manhã de domingo, a partir das 10.00 horas, com saída da Avenida Central para um percurso de cerca de 6,5 quilómetros com a duração prevista de uma hora e meia.
A inscrição pode ser feita mesmo no dia da caminhada e tem o valor de 2 euros.

A APPACDM de Braga precisa de angariar 18 mil euros para a reconstrução da piscina do Complexo de Lomar, que está 'seca' há dois anos.
A coordenadora da caminhada, Marta Barbosa, explicou que "na comunidade não existe um equipamento que consiga dar resposta às necessidades da pessoa com deficiência".
Por isso, esta caminhada pretende angariar o máximo possível.

Outro objectivo é dar a conhecer o trabalho da APPACDM e consciencializar a comunidade para a inclusão social, acrescentou Marta Barbosa.
O presidente da APPACDM, Alberto Silva e Sousa, reconheceu, à margem da apresentação da caminhada, os constrangimentos financeiros da instituição.
"Estamos a tentar conversar com os credores e esperamos ajuda a nível governativo" afirmou o dirigente da APPACDM que assume um passivo de 1,2 milhões de euros.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Evolução do Sporting não preocupa Jardim

O encurtamento da distância pontual entre Braga e Sporting criou a expectativa nos adeptos leoninos de ainda poderem chegar ao terceiro lugar no campeonato, até porque as duas equipas têm encontro marcado para a última jornada da prova. No entanto, a aproximação do equipa de Alvalade não deixou minimamente perturbado Leonardo Jardim, que se encontra convencido de que os arsenalistas conseguirão no mínimo o acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões. "Não estou preocupado com o que fazem os adversários, mas sim com a nossa equipa e com o próximo jogo, contra o Olhanense, que será à porta aberta. Esperamos que os adeptos venham apoiar o Braga para retomarmos as vitórias", declarou ontem o treinador dos bracarenses, que opta por se colocar à margem das mais recentes polémicas em torno da arbitragem, como a alegada quebra do sigilo em relação à nomeação de árbitros para os jogos.

A preparação para a receção ao Olhanense, de resto, começou ontem. O treinador do Braga aproveitou o embate da equipa algarvia com a Académica e deslocou-se ao Estádio Cidade de Coimbra na companhia de um dos observadores do clube para tirar notas, pois muita coisa mudou desde que a defrontou na primeira volta. Na altura Daúto Faquirá ainda era o homem do leme, mas os maus resultados averbados entretanto levaram-no a ser substituído por Sérgio Conceição.

Em proveito da APPACDM

Depois de ter contribuído para uma participação recorde da caminhada realizada pela Associação para a Inclusão do Autista (AIA), Leonardo Jardim aceitou apadrinhar uma iniciativa semelhante por parte da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), que se realiza domingo, às 10 horas. O objetivo é angariar fundos para a reconstrução de uma piscina de hidroterapia, daí que a participação tenha um custo simbólico de dois euros. Além disso, o plantel entregou uma camisola autografada à associação para ser leiloada.


Dupla dá autógrafos amanhã

Nuno Gomes e Alan vão passar parte da tarde de amanhã, feriado nacional, a distribuir autógrafos aos adeptos. A iniciativa, que terá como palco o Braga Parque e que começará por volta das 14h30, visa promover o encontro de sexta-feira com o Olhanense (20H15), que tem entrada gratuita para todas as pessoas. Quem passar pelo centro comercial até poderá vir a ter algumas surpresas.


"Custódio é melhor que Meireles e Veloso"

A propalada crise de médios-defensivos na Seleção Nacional, outrora disfarçada com as adaptações de Pepe (Real Madrid) e Raul Meireles (Chelsea), parece ter dado lugar a um curioso contexto de abundância. Miguel Veloso (Génova) foi a primeira solução encontrada por Paulo Bento, mas há quem diga que a melhor defende as cores do Braga. Por aí, Vandinho não faz a coisa por menos. "Entre os portugueses, Custódio é o melhor nessa posição. Só Fernando [FC Porto] consegue ser superior, mas não pode contar por ser brasileiro", destaca. Conhecedor das qualidades do ex-companheiro, titular indiscutível desde Janeiro, o atual jogador do Paraná acredita mesmo numa "surpresa" na convocatória para o Europeu. "Pelo que tem feito esta época, a chamada de Custódio seria o reconhecimento do seu trabalho. Paulo Bento jogou com ele no Sporting e conhece bem a sua mentalidade. É um jogador de grupo, muito importante em qualquer ambiente", argumentou.

Seis anos mais velho e experiente, o trinco brasileiro revela até que Custódio o ensinou a encarar a concorrência interna com um sorriso nos lábios, sem amuos nem guerrilhas. "É uma pessoa especial, e aprendi muito com ele. Aprendi, por exemplo, a respeitar as pessoas como profissional. Dava o máximo nos treinos enquanto esperava tranquilamente por uma oportunidade, respeitando sempre os companheiros. Admirei essa atitude profissional", destacou, assumindo, sem rodeios, que o 27 do Braga é superior aos consagrados Raul Meireles e Veloso. "Não digo que não tenham qualidade, mas Custódio é superior e um guerreiro", sentenciou.

O apogeu em Braga não surpreendeu Vandinho. "Tive a oportunidade de trabalhar ele e já sabia que isso ia acontecer. Além de ser excelente dentro e fora dos relvados, é uma referência no balneário do Braga", assegurou, justificando a integração serena de Custódio, um ex-vitoriano, na época passada com o "bom ambiente" do balneário do Braga e o reencontro com um "velho" conhecido: "Já conhecia Hugo Viana do Sporting, e isso ajuda sempre."

Médio poupado nas faltas

Ser rápido e eficaz a desarmar o inimigo, sem recorrer consecutivamente à falta, não estará ao alcance de qualquer um. Vandinho identifica essa qualidade em Custódio, mas diz que o mérito deve ser repartido. "Ele sabe que pode contar sempre com um companheiro se alguém passar por ele. Acontecia o mesmo comigo", observou, estabelecendo algumas diferenças entre ambos. "Ele é mais atrevido no jogo aéreo e motiva muito a equipa. Eu saía mais a jogar, dispunha de mais liberdade para subir", especificou.


Rúben Amorim operacional para o meio-campo

Afastado da competição desde o jogo com o Leiria, à 22ª jornada, Rúben Amorim deverá reaparecer na receção ao Olhanense. O internacional português já se encontra totalmente restabelecido de uma lesão muscular na coxa direita e treinou ontem pela primeira vez sem restrições, estando assim em condições de alinhar na próxima jornada, compensando a ausência, por castigo, de Mossoró. O sector do meio-campo será reforçado ainda com o regresso de Hugo Viana, ausente em Paços de Ferreira também por castigo. Com a reintegração de Rúben Amorim, o quadro clínico dos minhotos resume-se agora a Baiano, Paulo Vinícius e Salino.


Equipa B rejuvenesce 1º de Maio

A futura equipa B do Braga, que parecia sob ameaça devido às contrapartidas financeiras exigidas pelos clubes da Liga Orangina, está praticamente planificada. Resolvido este imbróglio, os arsenalistas iniciaram um conjunto de reuniões para calcular o orçamento, assim como a utilização do Estádio 1º de Maio, que será sujeito a pequenas obras nos balneários, e a escolha da equipa técnica.


O JOGO

JotaCC

Hóquei em Patins » Taça de Portugal
Luz e Dragão recebem finalistas


Este ano o Benfica encontra o Candelária mais cedo. Em 2011, defrontaram-se nos quartos de final e os açorianos afastaram os encarnados da Taça de Portugal. Hoje, é nos 16 avos-de-final que o Benfica recebe os insulares, finalistas da última Taça, ganha pela Oliveirense. Esta, responsável pela eliminação do FC Porto nas meias-finais, em 2011, joga amanhã no Dragão Caixa. Nesta fase haverá apenas mais um jogo entre equipas primodivisionárias (Valongo-Braga). O Sporting foi eliminado na 3ª ronda pelo Turquel, que defronta o Barcelos, e que na próxima época regressa à I Divisão.

16 avos de final
Hoje (20h00)

Benfica-Candelária

Amanhã (18h00)

Alenquer-Paço de Arcos

Marco-Infante Sagres

Valongo-HC Braga SAD

Lavra-Gulpilhares

Sobreira-C. Ourique

Sanjoanense-Juventude Viana

FC Porto-Oliveirense

Carvalhos-Riba d'Ave

HA Cambra-Física

Oeiras-Tigres

Académico-União Micaelense

Escola Livre-Sporting Tomar

Turquel-Barcelos (21h00)

Dia 12 de maio (18h00)

N. Sportinguista-Biblioteca

O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga só pensa em ganhar

Aproximação do Sporting não assusta Jardim

O treinador bracarense não se mostrou preocupado com a aproximação do Sporting, que agora está a apenas seis pontos do terceiro lugar ocupado pelos minhotos e na última jornada se desloca ao Minho.
Os «arsenalistas» somaram em Paços de Ferreira (1-1) o terceiro jogo consecutivo sem vencer no campeonato após duas derrotas diante de Benfica e FC Porto, resultados que foram aproveitados pelos «leões», que sob o comando de Ricardo Sá Pinto aproximaram-se do lugar que garante a presença no «playoff» de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Durante uma visita à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Braga, na qual foi a figura da apresentação da «II caminhada – Um passo por um sorriso», a ter lugar dia 29, Leonardo Jardim preferiu centrar as atenções na sua equipa. 'Não estou preocupado com os meus adversários, mas sim com a nossa equipa. Posso dizer que o próximo jogo em casa (diante o Olhanense) é importante para nós, é à porta aberta, e os adeptos devem vir apoiar o Sporting de Braga para retomar as vitórias', afirmou Leonardo Jardim.

Vitórias. Jardim pede apoio

PRIMEIRO DE JANEIRO