News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/04

Started by JotaCC, 10 de April de 2012, 07:06

Previous topic - Next topic

JotaCC

Custódio em risco de suspensão

O médio Custódio, peça nuclear na máquina do SC Braga, parte para o jogo com o Paços de Ferreira, na Mata Real, sabendo de antemão que se for admoestado com o cartão amarelo ficará afastado do encontro com o Olhanense.

Ausência confirmada para a partida na Mata Real, no próximo dia 20, é Hugo Viana, que vai cumprir um jogo de castigo por ter completado frente ao FC Porto uma série de nove amarelos.

E se Rúben Amorim é uma solução a ter em conta para a vaga de Hugo Viana, Djamal e Vinícius são seguramente os jogadores de prevenção para uma eventual suspensão de Custódio.

A BOLA

JotaCC

Poder de reação
MOMENTO IMPLICA UMA RESPOSTA à IMAGEM DE 2009/10

Exige-se uma resposta e é para isso que Leonardo Jardim começa hoje a trabalhar. O treinador do Sp. Braga tem dez dias para preparar o jogo em Paços de Ferreira, marcado para o dia 20, na abertura da jornada 27, e começará por incidir o seu discurso de abertura da semana no plano psicológico.

As duas derrotas com Benfica e FC Porto, apesar de consecutivas, poderiam ser consideradas normais se o percurso da equipa fosse... normal, mas a realidade de um sonho que parece ter definitivamente fugido deixou a sua mossa no subconsciente do grupo e é com base na filosofia grupal que a resposta tem de ser dada.

RECORD

JotaCC

Salvar época com entrada directa na 'Champions'

É o grande desígnio depois da derrota com o FC Porto. Mesmo que o título nacional nunca tenha sido assumido pelo clube, o sonho da conquista inédita da Liga pairava entre a equipa, por isso, agora com a liderança mais longe - apesar de ainda, matematicamente, possível - as atenções centram-se no segundo lugar de acesso directo à Liga dos Campeões na próxima edição.

Com a distância de cinco pontos para o líder, e perante um calendário com duas deslocações a Paços de Ferreira e Alvalade, o sonho do título ficou, praticamente, pelo caminho num espaço de uma semana e naquele que é o pior ciclo da época, após os dois desaires consecutivos com o Benfica e FC Porto.

Dado quase como garantido o terceiro lugar - que abre a porta à terceira pré-eliminatória da 'Champions' - os arsenalistas colocam as atenções no segundo posto do pódio de acesso directo à milionária prova da UEFA. A conquista seria também inédita e significaria uma entrada de milhões de euros nos cofres do clube bracarense, quando comporado com o acesso via pré-eliminatória. Seria ainda uma espécie de salvação da época, marcada por alguns recordes é certo, mas onde os objectivos na Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga ficaram pelo caminho.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Expectativa por Rúben Amorim para a Mata Real

Sem poder contar com Hugo Viana na próxima jornada do campeonato - o médio viu o nono cartão amarelo da época contra o FC Porto -, Leonardo Jardim está obrigado a mexer no trio que se fixou no meio-campo nos últimos sete jogos. O substituto natural é Rúben Amorim, mas o médio emprestado pelo Benfica ainda recupera da lesão muscular na coxa direita sofrida na 22ª jornada, contra o Leiria. Há por isso uma enorme expectativa em torno da condição física que Rúben Amorim ganhará nestas duas semanas que antecedem a deslocação à Mata Real. Os responsáveis arsenalistas têm esperança que o médio possa alinhar, mas, caso contrário, há alternativas naturais, ao invés do que se verificou no jogo anterior, no qual Hugo Viana também não pôde jogar devido a castigo. À cabeça surge o brasileiro Luís Alberto, contratado ao Nacional em janeiro, pois trata-se de um médio que tanto joga na posição 8 como a trinco. Quando Hugo Viana não jogou em Aveiro, devido a castigo, Leonardo Jardim adaptou o jovem Rivera, que somou então os únicos minutos no campeonato; e quando foi poupado com o Leiria, teve como substituto Leandro Salino, um médio adaptado depois a lateral-direito.


Adeus ao descanso esta manhã

Depois de dois dias de folga, concedidos por Leonardo Jardim após a derrota com o FC Porto, o plantel regressa esta manhã (10h30) ao trabalho, realizando um treino à porta fechada nos campos de apoio do AXA. É o início da longa preparação para a Mata Real.


Trio no Estádio AXA em tratamento

Apesar de ontem ter sido dia de folga, três jogadores do plantel bracarense passaram a manhã no Estádio AXA. Paulo Vinícius, Leandro Salino e Rúben Amorim foram fazer tratamento às respetivas lesões, sendo que os dois primeiros não jogarão mais esta temporada.


Jogo-treino em equação no fim de semana


Para fazer face à paragem do campeonato, a equipa técnica liderada por Leonardo Jardim está a equacionar a possibilidade de efetuar um jogo-treino no fim de semana. Foi isso que aconteceu, por exemplo, em outubro, para manter o ritmo competitivo devido à paragem do campeonato.


Miguel encaixa no Dragão


Um irmão gémeo tem o privilégio de saber o que pensa o outro e o que lhe vai na alma. Por isso, Nuno Lopes, jogador do Beira-Mar, tem todas as condições para falar sobre o irmão, jogador do Braga, que no sábado brilhou diante do FC Porto, clube a que está contratualmente ligado. "No domingo de Páscoa estivemos todos juntos em família. Ele estava obviamente triste pelo resultado contra o FC Porto. O Braga tinha os seus objetivos e queria um resultado positivo, mas o meu irmão fez um bom jogo", contou Nuno, que nasceu "uns minutos depois" de Miguel, há 25 anos.

Nuno confidenciou que o irmão recebeu muitas mensagens, "principalmente da parte da família". Palavras de incentivo, especialmente pelo nível exibido diante de um grande. "Jogou muito bem, deu o seu melhor, teve o apoio necessário da família e dos amigos", relatou, revelando, inclusive, como o moralizou: "Antes do jogo mandei-lhe uma mensagem dizendo que ele não tinha que mostrar nada a ninguém, para ser ele próprio e de certeza que lhe ia correr bem. Depois do jogo liguei-lhe e disse-lhe que estava muito orgulhoso do que ele fez e para levantar a cabeça, porque tinha feito um grande jogo."

A exibição de Miguel foi de tal maneira positiva que foi considerado o melhor em campo do Braga em todos os jornais. "Fui eu que lhe disse que tinha sido a figura do jogo. Gosto de ver o que dizem os jornais sobre ele e tive o cuidado de lhe transmitir: 'Mano, foste o melhor em campo, mais uma vez se comprovou que não tens de mostrar nada e que só tens de jogar o que tu sabes; e o que tu sabes é muito'", revelou.

O irmão gémeo do lateral do Braga não tem dúvidas quanto às potencialidades deste, perspetivando-lhe um futuro risonho: "Tem todas as qualidades para estar no FC Porto, e não é só pelo que fez neste jogo. No Bétis, também mostrou muitas qualidades e tem todas as condições para fazer parte do plantel do FC Porto. Não é por ser contra o clube a que está ligado contratualmente que jogou bem; com o Benfica, também fez um grande jogo."

Miguel e Nuno jogaram juntos até aos seniores. A paixão pelo futebol começou no bairro onde viviam, em Marvila, e nas camadas jovens estiveram nas mesmas equipas: Oriental, Olivais Sul e Alverca. "Depois, o Miguel foi para o Benfica B e nunca mais jogámos juntos", recordou Nuno, que, como seria de esperar, não se cansa de o elogiar. "Não tem de demonstrar nada a ninguém, porque é um belíssimo jogador. Não é por ser meu irmão; qualquer pessoa concluirá que tem muitas qualidades", argumentou, apontando as principais virtudes de Miguel: "Gosto bastante da velocidade dele. Faz muito bem o chamado vaivém, tem oxigénio para mais do que 90 minutos e vai e vem quantas vezes for preciso. Tem também muita garra, não dá nenhum lance por perdido. Ele próprio gosta do um para um e é forte a atacar e a defender", rematou.

9

Depois de ter estado parado na primeira metade da época, Miguel Lopes soma nove jogos com a camisola do Braga: seis no campeonato, dois na Taça da Liga e um na Liga Europa. Agarrou a titularidade nos últimos quatro jogos, beneficiando da lesão de Leandro Salino. No total, leva 576 minutos de utilização.
4

Numa época em que o Braga voltou a lutar por títulos, Miguel Lopes é um dos jogadores do plantel que mais têm festejado ao longo da carreira. O lateral-direito soma quatro troféus: Taça de Portugal em 2009/10; Supertaça Cândido de Oliveira em 2009/10 e 2010/11; e título da Liga Adelante, em Espanha, ao serviço do Bétis. O seu palmarés incorpora ainda uma subida à I Liga pelo Rio Ave.
7

Miguel Lopes nunca foi internacional pela Seleção A, mas já em sete ocasiões vestiu a camisola das Quinas. A estreia aconteceu nos sub-19, escalão em que realizou dois jogos, somando três nos sub-21 e dois pelos sub-23.


Irmão viu cartão amarelo por confusão do árbitro

Há muitas histórias deliciosas de gémeos que tiram partido das semelhanças. Como, por exemplo, a de um que foi fazer o exame de Matemática na vez do irmão, que era fraco naquela disciplina e conseguiu uma nota fabulosa. Esta, contada por Nuno, não é menos curiosa. "Num jogo dos juniores do Alverca, fiz uma falta e o meu irmão juntou-se a uma série de colegas. O árbitro enganou-se e mostrou-lhe o amarelo a ele. Começamo-nos a rir, dissemos ao árbitro que éramos gémeos e ele, dirigindo-se ao meu irmão, respondeu: 'A mim ninguém me engana, foste tu que fizeste a falta.' E eu claro, sorridente, disse-lhe: 'Olha, mano, paciência, continua, vamos jogar direitinho para não levares o segundo.'"


"Mostrou que pode ir à Seleção"

São palavras de irmão, mas se estivesse no lugar de Paulo Bento, Nuno Lopes não pensava duas vezes na hora de escolher um dos laterais-direitos da Seleção. "O Miguel mostrou que tem valor para ser chamado. Sem dúvida que ele tem lugar na Seleção: estes dois jogos [com Benfica e FC Porto] deram para ver que há espaço para ele na Seleção Nacional", afirma convictamente o jogador do Beira-Mar, que revela o sonho do lateral do Braga. "A única coisa que ele me diz é que trabalha todos os dias para mostrar que tem qualidades para ajudar a Seleção e, claro, em primeiro lugar trabalha para ser útil ao clube que representa. Como qualquer jogador, tem esse sonho de ir ao Campeonato da Europa", contou a O JOGO Nuno Lopes.


O JOGO

JotaCC

Arranca a operação Paços de Ferreira

Depois do desaire frente ao FC Porto, o SC Braga já começou a lamber as feridas e a preparar o ataque à próxima vítima, na deslocação a Paços de Ferreira, onde a turma de Leonardo Jardim espera poder regressar às vitórias.

O encontro com os castores está apenas agendado para o próximo dia 20, mas os guerreiros já começaram a preparação do encontro, desta feita à porta fechada, no relvado secundário do Estádio AXA.

Baixa certa será o médio Hugo Viana, depois de ter completado o segundo ciclo de amarelos (atingiu o nono frente aos dragões), tal como Salino e Paulo Vinicius, por lesão. Rúben Amorim continua condicionado mas pode recuperar a tempo, e caso o faça pode ser mesmo a aposta de Jardim para suprir a vaga criada pela ausência de Hugo Viana, no miolo.

O plantel bracarense, regressa amanhã ao trabalho, na Pedreira.

A BOLA