News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/04

Started by JotaCC, 09 de April de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Cambolhota inesperada
HECATOMBE EM apenas 15 dias

Não há lugar a frustrações em Braga para uma luta pelo título que nunca foi objetivo assumido, mas que a equipa soube manter em aberto até à derrota com o FC Porto.

A realidade aconselha cuidados redobrados na gestão das emoções até ao final da época, sendo que resta o prémio de consolação da Champions para dar brilho a uma época que acaba por ser do... quase, não obstante tantos recordes batidos e sonhos alimentados.

Neste momento, a distância pontual para o FC Porto aconselha prudência e clarividência no discurso, tal como Leonardo Jardim provou no final do jogo de anteontem, ao registar que ainda há objetivos pela frente com 4 jogos até ao final da Liga Zon Sagres e 12 pontos em discussão.

RECORD

JotaCC

Ainda falta crescer na liga dos grandes

Quem disse que os jogos entre adversários diretos não têm influência no desfecho de um campeonato? No que o Braga está a realizar, tiveram. E muito! Embora matematicamente os arsenalistas (terceiros classificados) ainda possam cortar a meta no primeiro lugar, as derrotas com Benfica (segundo) e FC Porto (primeiro), respetivamente, colocaram-nos numa situação delicada em que necessitam de ganhar sempre até ao cair do pano da competição e ainda de um empurrãozinho de terceiros para concretizar esse sonho. De resto, até agora a equipa de Leonardo Jardim só conquistou quatro pontos em 15 possíveis na miniliga com os denominados grandes, fruto de um triunfo contra o Sporting - ainda falta o embate da segunda volta - e de um empate na receção às águias; contra os dragões, que lideram destacados a competição, perderam sempre.

Confrontando este registo com o das outras duas temporadas em que o Braga se conseguiu intrometer na luta pelo título quase até ao fim, facilmente se constata que mesmo que a equipa vença fora o Sporting, se trata do pior de todos. Em 2009/10, quando só caíram na derradeira jornada do campeonato, os guerreiros do Minho, então liderados por Domingos Paciência, somaram 12 pontos, derrotando os leões duas vezes e Benfica e FC Porto na Pedreira. Foi a jogar na condição de visitada, de resto, que a equipa de Jesualdo Ferreira também amealhou seis dos oito pontos com que fechou a miniliga dos grandes em 2005/06, na qual venceu dragões e águias e somou dois empates com o clube de Alvalade.

Alargando o período de comparação às últimas dez épocas, a pontuação atual acaba por não ser tão baixa quanto isso. Aliás, em três delas o Braga também só contabilizou quatro pontos e em 2010/11 até se ficou pelos três. O pior registo acabou por ser alcançado em 2003/04, na primeira temporada completa realizada por Jesualdo Ferreira. Nessa, nem o fator casa valeu à equipa da Cidade dos Arcebispos, que perdeu todos os encontros com os tradicionais candidatos ao título.

Por muito que os treinadores prefiram desvalorizar a importância dos jogos com os adversários diretos, a verdade é que estes acabam por ter muita influência na definição da classificação. Caso contrário, ou seja, se subtraíssemos os pontos somados por todos neste minicampeonato dos grandes, o Braga seria o líder, com mais dois pontos que o FC Porto, um que o Benfica e oito que o Sporting.

12

É o melhor registo pontual frente aos três grandes, obtido em 2009/10

Pontos frente aos Grandes

ÉPOCA TREINADOR PONTOS

2011/12 Leonardo Jardim 4

2010/11 Domingos Paciência 3

2009/10 Domingos Paciência 12

2008/09 Jorge Jesus 4

2007/08 Jorge Costa/Manuel Machado 5

2006/07 Carlos Carvalhal

/Rogério Gonçalves/Jorge Costa 7

2005/06 Jesualdo Ferreira 8

2004/05 Jesualdo Ferreira 4

2003/04 Jesualdo Ferreira 0

2002/03 Castro Santos/Jesualdo Ferreira 4


Há mais de um ano sem sofrer duas derrotas seguidas

O Braga averbou, pela primeira vez no presente campeonato, duas derrotas consecutivas: primeiro na Luz, com o Benfica (2-1), e depois em casa, diante do FC Porto (1-0). Aos desaires anteriores na Liga ZON Sagres, o Braga reagiu de forma positiva, algo que não conseguiu agora, embora o teste com os dragões fosse de um grau de dificuldade mais elevado. Recorde-se que depois de perder no reduto do Leiria (1-0, na sétima jornada), a equipa de Leonardo Jardim recebeu e bateu o Feirense (3-0), e a seguir à derrota no Dragão (3-2) goleou, também em casa, o Paços de Ferreira por 5-2. Há mais de um ano, aliás, que o Braga não passava por um ciclo igual; o último havia sido registado em fevereiro do ano passado, altura em que os bracarenses perderam no AXA com o FC Porto (2-0) e o Paços de Ferreira (2-1). Agora não querem, é claro, repetir a última série de três derrotas seguidas, verificada entre a nona e a 11ª jornada da temporada transata.


O Hugo Viana mais amarelado de sempre

O sinal amarelo volta a parar Hugo Viana. Admoestado pela nona vez, agora na receção ao FC Porto, o esquerdino vai perder o segundo jogo do campeonato devido a castigo: tinha falhado a visita a Aveiro por ter visto o quinto cartão com o Olhanense, e agora também não irá jogar na Mata Real, na próxima ronda.

Hugo Viana nunca tinha visto tantos cartões num campeonato. A vez em que ficou mais próximo dos números atuais aconteceu em 2004/05, temporada em que jogou no Sporting por empréstimo dos ingleses do Newcastle. Nessa altura, viu sete amarelos na Liga e cumpriu um jogo de suspensão, algo que apenas se repetiu esta época, e logo a dobrar. Já com a camisola do Braga, em 2009/10, não foi além dos três amarelos e, na temporada seguinte, somou apenas mais um. Marítimo, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Benfica, Olhanense, Sporting, Rio Ave, Leiria e FC Porto foram os adversários contra os quais o médio arsenalista foi advertido pelos árbitros na presente edição.

A realizar uma das épocas mais consistentes e elogiadas da carreira, não faltando quem defenda a sua presença no lote de escolhidos do selecionador Paulo Bento para a fase final do Campeonato da Europa, Hugo Viana tem no aspeto disciplinar o único senão do rendimento individual em 2011/12. Nem lesões o perturbaram e, além das suspensões, só perdeu um jogo (visita ao Leiria) porque Leonardo Jardim o quis poupar após um compromisso europeu.

9

Hugo Viana bateu o seu recorde de cartões amarelos num campeonato, depois dos sete que viu ao serviço do Sporting em 2004/05.


Custódio com cautelas em Paços de Ferreira


Depois de Hugo Viana, na próxima jornada será Custódio quem entrará em campo no limite. No jogo diante do FC Porto, o médio-defensivo somou o quarto cartão amarelo na Liga ZON Sagres - também fora admoestado contra Rio Ave, Leiria e Feirense -, pelo que em Paços de Ferreira já sabe que se pisar o risco ficará de fora na ronda subsequente, na qual os arsenalistas vão receber o Olhanense. Neste caso, a substituição seria simples e direta, porque há Djamal.


16 jogos sempre a marcar

Chegou ao fim a série de jogos do Braga sempre a marcar no campeonato, mas o nome de Leonardo Jardim já consta do livro de recordes do clube. Ao todo foram 16 encontros a faturar, que começou na décima jornada, com o Benfica, e terminou na 25ª, também com as águias. O anterior máximo pertencia à equipa de Manuel Cajuda (13, em 2000/01).


O Que Falta Jogar

Braga

Adv. Casa/fora 1ª Volta

P. Ferreira F V 5-2

Olhanense C V 4-3

Beira-Mar C V 2-1

Sporting F V 1-0

O JOGO

JotaCC

Equipa de Leonardo Jardim já perdeu três jogos sem o lateral-direito habitual titular
Sp. Braga 'acusa' ausência de Salino

A lesão de Leandro Salino no dia 17 de Março (vitória do Sp. Braga em casa do Feirense por 4-1) coincidiu com o início do declínio da equipa bracarense.

O habitual lateral-direito (adaptação de Leonardo Jardim, pois o brasileiro é médio de origem) sofreu uma fractura no perónio esquerdo e, desde então, o Sp. Braga perdeu três dos quatro jogos disputados [Gil Vicente nas meias-finais da Taça da Liga (empate a dois golos e derrota nas grandes penalidades, 2-4), Benfica (1-2, Liga) e FC Porto (1-0, Liga)]. Apesar de Miguel Lopes estar a dar boa conta do recado, o certo é que Salino é um jogador capaz de ajudar até no 'pressing' a meio-campo.

Sem Salino e com Alan longe da melhor forma, os bracarenses ressentiram-se e estão em 3º a 5 pontos do líder. O objectivo passa pelo 2º lugar – posição que dá entrada directa na fase de grupos da Liga dos Campeões.


CORREIO DA MANHA